Como a metalinguagem ajuda a entender melhor Kamen Rider Decade,a série mais controversa da franquia

 



Kamen Rider Decade é uma série extremamente polêmica pois ela é acusada de ser confusa,com um roteiro falho e sem sentido e claro a aqueles que tem um ódio mortal pela série que é bem exagerado pra falar a verdade. Eu curto a série porque ela tem muto fanservice e tem pontos bons especialmente a produção e efeitos que eram bons pra época mas realmente comparada a qualquer outra série Decade perde bastante. Mas a verdade é que muita coisa da série só pode ser compreendida de uma forma não convencional pois o seu roteiro na verdade foi concebido pra um público mais velho que acompanhou pelo menos desde o Kamen Rider Kuuga,ao mesmo tempo que ele faz as crianças se interessarem pelas séries antigas também,então a trama é bem mais complexa do que parece e ela tem em sí muita coisa extremamente subjetiva,ele tem uma trama meio abstrata,fantasiosa e repleta de metalinguagem que serve pra você compreender melhor certas nuances que permeiam a trama. E como eu sei disso?porque além da série apresentar certas características e subtextos também temos alguns comentários da equipe de produção que reforçam isso. O Kamen Rider Decade é baseado nos aspectos da vida real inseridas dentro da trama,que é a a metalinguagem e também no Ganbaride que é um arcade de cartas japonês que reúne todos os personagens da franquia.




O primeiro sinal da metalinguagem é o Wataru Kurenai,o Kamen Rider Kiva que aqui ele assume um papel de guia na jornada do Tsukasa pelos 9 mundos Riders. Wataru tem um conhecimento absurdo sobre o que ocorre e poderes até sencientes,ele viaja livremente entre as dimensões e faz projeções pra mostrar a Tsukasa o que ocorre. Isso acontece porque o Wataru não é o mesmo Wataru de Kamen Rider Kiva,ele na verdade é a representação do autor dentro da história,ou seja,uma meta-ficção(segundo o que foi dito na revista Toei Hero Max Cross W Special Decade de 2009) que serve de guia pro Decade explicando tudo que ele precisa saber e por isso ele é senciente,sendo um auto você literalmente pode fazer tudo,então o Wataru consegue mudar de dimensão,congelar o tempo e fazer uma projeção mostrando os váriis planetas Terras.E Kamen Rider Decade é extremamente abstrato e fantasioso,nós percebemos que as coisas acontecem como se fosse mágica e não existe qualquer forma de se obedecer a lógica. A loja de fotos de Natsumi simplesmente consegue viajar entre os mundos simplesmente com um painel surge na tela sem qualquer razão pra isso. Tsukasa também assume um papel dentro de cada mundo como um cozinheiro por exemplo como se fosse mágica. Decade abraça a fantasia como nenhum Tokusatsu fez antes e como sabemos no Tokusatsu tudo é possível,e em Decade isso não é diferente.E isso é permitido graças a narrativa japonesa e seu Sistema de Apresentação onde a lógica é quebrada em nome de apresentar uma idéia. Se o roteirista quiser que o Kamen Rider Black e o RX coexistam num mesmo filme ele pode fazer isso sem nenhuma amarra a qualquer regra estabelecida.



Uma coisa que precisa ficar clara é que o filme All Riders vs Dai Shocker não é canônico(o termo real não é esse mas vou usar mesmo assim). Infelizmente ele causa muita confusão porque nesse filme eles revelam a história de Decade e o passado de Tsukasa. Na verdade era comum no inicio da era Heisei filmes de Kamen Rider que contam um final alternativo,mais conhecido como Gaiden onde apenas o seu conhecimento básico da série é necessário,então a história vai pra uma outra vertente.Ryuki,555,Blade são exemplos de várias séries com finais alternativos em seus filmes. Por isso mesmo que Kamen Rider Femme tenha sido a primeira Kamen Rider mulher,na verdade apenas Kivala pode ser considerada a primeira Rider mulher da linha cronológica oficial,desconsiderando Ixa e Kaixa que tiveram usuárias femininas por apenas um episódio e usuários masculinos também.Esse filme é a mesma coisa. Na série a história de Tsukasa nunca é contada...porque ele não tem uma. Isso aqui é outro segredo de Kamen Rider Decade pra você entender melhor a história pois isso também é uma metalinguagem.




No filme Movie Wars 2010 é dito por Wataru que Kamen Rider Decade não tinha uma história. E que o papel dele era ir a todos os mundos e destruir os Kamen Riders que estavam sendo esquecidos e faze-los renascer se eternizarem. Isso conversa com o que eu disse lá no começo,que a idéia dos produtores era fazer o público mais velho que cresceu assistindo a era Heisei curtir uma trama mais madura e complexa ao mesmo tempo faz as crianças se interessarem pelos Riders antigos. É costume no Japão ter uma nova série Tokusatsu todos os anos e é comum séries começarem a serem esquecidas ao longo dos anos. O papel do Decade é revisitar todas as séries e fazer elas permanecerem na memória do público então na história de Decade a viagem entre os mundos é a forma de fazer Decade revisitar esses Riders através do conceito do Big Bang onde a criação se fez após uma destruição as batalhas com os Riders e sua morte e renascimento faria eles se manterem eternos. Eles renasceram pela morte do próprio Tsukasa e talvez seu poderdimensional de unir os mundos,criar memórias deles também serviu pra revive-los e se eternizarem,essa é outra metalinguagem que casa com a própria jornada de Decada,a série em sí.Também é por causa disso que Wataru e os outros Riders decidem eliminar Decade no fim da série e no inicio do Movie Wars,porque ao invés de destruir os Riders ele os ajudou,porém esse destino foi alterado pela Natsumi que reuniu fotos com as memórias do mundo que visitaram e foram essas memorias de todos que formaram um "novo" Tsukasa reviver e redefinir seu papel fugindo do destino e criando sua própria história. Decade decide que a própria viagem entre mundos era sua próprio mundo e que a jornada de viajar por eles era sua própria história e assim o personagem ganha um novo propósito,e ele fica literalmente vagando de vez em quando em algumas séries e especias da franquia Rider.  Então podemos concluir disso que Decade é um Rider que não possui uma história e nem um mundo,ele não tem um lugar a qual pertence,isso fica bem nítido na série porque a presença de Decade causa desordem e caos e ele é odiado por todo mundo inclusive por Narutaki que não tem sua identidade revelada mas provavelmente ele deve ser aluma entidade que observa o tempo e espaço e seu ódio por Decade vem pelo fato que o Decade causa caos pelo tempo e espaço. Claro que tudo isso é só uma interpretação possível baseado no que a série nos diz. Não é claro. No filme essa idéia do Decade de aceitar quem ele é e perceber que não pertence a lugar nenhum acaba indo de encontro ao pela da Tackle nesse filme que é uma fantasma também sem lugar pra ir,ficou presa a este mundo.O Decade acabou se sacrificando pra cumprir o seu papel de salvar os mundos da desordem. 




Obviamente  não sabemos se essa era a idéia do Sho Aikawa o roteirista de Decade que saiu da produção por divergências criativas. Ele não revelou o que aconteceu mas talvez possa ter rolado uma interferência da Toei na série,quem sabe a presença dos Riders Showa(que o Shinichirou Shirakura era contra também) que não deveriam estar na série já que a intenção era homenagear a era Heisei seja o motivo disso.Sabemos que por os Showa Riders é uma forma de se vender mais e mais produtos da serie e eles sempre fizeram isso desde os clássicos. Também teve uma mudança no filme que seria o final da série exibida numa prévia que mostrava várias coisas interessantes como 2 Tsukasas e esse final foi totalmente alterado e reescrito pra ser parte do filme crossover com W,o Movie Wars 2010. Mas ao menos no produto final sabemos que a intenção do roteiro era manter as idéias de abstratismo de Aikawa que permaneceram na obra até o fim. e decidiram que Decade de fato não seria um Rider a ter uma história convencional dentro da série e está tudo bem com isso.Obviamente algumas coisa ficaram de fora como não sabemos o que Tsukasa fez antes de perder a memória e como ele conheceu Kaito e porque Kaito tem o Diend Driver que é igual o de Decade,talvez ele também tenha surgido do nada pra que ajudasse o destruidor de mundos a cumprir seu papel. Apesar de muitos arcos serem bem pobres em roteiro enquanto outros são bem legais o Kamen Rider Deacde também proporcionou ótimos momentos como o épico encontro de Kotaro Minami como Black e RX ao mesmo tempo fazendo seu henshin clássico,isso foi sensacional,até que não gosta de Decade tem de admitir. Decade foi o primeiro Rider Heisei que assisti porque achei que seria como Gokaiger e foi uma péssima idéia porque eu fiquei boiando nela apesar de ter me divertido muito,eu tive que ver a era Heisei inteira pra poder reassistir e entender melhor. E mesmo sendo uma séri Rank D dentro da era Hisei eu curto ela,igual outras séries que foram similares como Cybercop,Spielvan por exemplo.


Comentários