Protagonista Shonen: a representação do idealismo,determinação e força de vontade dos jovens





 Quem já pesquisou sobre animes ou mangás na internet, mais especificamente sobre o Battle Shonen que é um dos gêneros mais amados pelos leitores se torna comum em Youtube ou grupos de Discord as pessoas mostrarem um descontentamento com o protagonista Shonen dizendo que os protagonistas Shonen são bonzinhos demais,tem pessoas que ficam furiosas com o fato de muitos destes personagens não sentirem aquele desejo de dar o troco e promover vingança,ou matar quem fez algo ruím a eles (e sinceramente essas pessoas me assustam),ou por eles nunca agirem da forma como os anti-heróis agem. Hoje em dia é muito comum as pessoas quererem o realismo máximo em mangá Shonen. Porque eles acham que isso é muito mais crível do que o jeito "bonzinho demais" que os protagonistas Shonen agem porém esse tipo de desejo é um reflexo da maturidade da pessoa,quando a pessoa se torna adulta ela vai se afastando cada mais das coisas que são abordada no mangá Shonen,e seu decontentamento é nada mais um reflexo dos seus próprios desejos do que uma história precisa pra ser boa ou não,geralmente refletindo os conceitos que sua fase adulta deseja ver e não o que a obra que não é feita pra você e isso também é um reflexo dos dias de hoje onde as pessoas preferem não entender as coisas e colocar seus gostos acima disso.A filosofia deste blog é primeiro entender como as coisas são feitas e como elas são ao invés do gosto pessoal que eu deixo bem claro quando é,mas o mais importante é entender o porque as coisas são dessa forma e da outra e minha opinião não importa muito,se eu gosto ou não,então a idéia desse artigo é refletir sobre aquilo que gostamos.Se esse tipo de coisa não é mais do seu agrado talvez o mangá Shonen já não seja mais pra você. Só lembrando que a maioria dos mangás e animes são todos voltados a jovens por volta dos 15 aos 18 anos,então se passamos dessa idade não somos o público alvo e qualquer obra desse tipo vai ter elementos que esse público específico gosta. Isso não significa que você como adulto não possa gostar ou consumir isso mas é bom que isso fique claro.

Então dito isso precisamos entender que mangá Shonen é focado em públicos de 15 a 18 anos,que curtem algo mais idealista do que realista,estamos naquela idade onde precisamos correr atrás dos nossos sonhos e temos disposição pra fazer e acontecer. E o mangá Shonen vai pegar esse público que novamente temos que lembrar que são garotos de15 a 18 anos e é por isso que não vemos protagonistas femininas nessas histórias,e elas não possuem tanto foco,a não ser que esta seja o ideal do jovem adolescente(uma personagem tímida e fofa como a Hinata Hyuga de Naruto por exemplo)  ou em gêneros de romance e é por isso que normalmente personagens femininas são secundárias nesse tipo de história,por mais que muitas garotas leiam essas obras elas não são a maioria dos consumidores dela,ainda são dos garotos. E as garotas costumam ter mais preço por temáticas como romance ou qualquer coisa que tenha mais afinidade com elas e por isso existe uma demografia só pra elas. Isso também serve pra qualquer coisa produzida no Japão. É por esse motivo que não vemos uma mulher Kamen Rider como protagonista ou uma mulher vermelha no Super Sentai pois o foco das vendade são  jovens do sexo masculino embora tenhamos nossas Kamen Rider e as heroínas de Sentai mulheres e suas figures a venda,mas elas não são o público alvo primário. E é isso que determina o tom e teor da história e os elementos que ela terá. Existem exceções como Shingeki no Kyojin que apesar de ser uma mangá Shonen ele tem elementos que facilmente classificariam como Seinen. Então podemos descrever o mangá Shonen como mangás com ponto de vistas idealistas de jovens perseguindo seus sonhos e muitas das vezes sendo decisivos pra transformar o mundo onde vivem em um lugar melhor,obviamente depende da história e do estilo dela mas geralmente é esse tipo de coisa que iremos encontrar nessas obras.

E aí nós temos o protagonista Shonen. Conforme já falei em outros artigos o protagonista Shonen é concebido de uma maneira similar ao Super-Herói,o protagonista Shonen geralmente é o jovem com uma visão diferenciada do mundo e livre das amarras impostas a ele pela sociedade onde vive ou da organização que el poderá fazer parte. Geralmente esses personagens são a visão idealizada de uma pessoa que possui o melhor que nós temos e por isso eles são especiais e fazem a diferença naquele mundo daquela história .Então o protagonista Shonen ideal não é exatamente aquele que persegue seus sonhos mas aquele que faz a diferença entre as pessoas aos eu redor geralmente transformando a vida delas,extraindo o melhor delas,fazendo algo bom praquele mundo. Uma forma muito comum de demonstrar bem isso é criar aquele desafio que parece intransponível geralmente na forma de um inimigo extremamente poderoso que o leva aos limites e então mesmo o protagonista estando no limite de suas forças consegue a determinação pra obter a vitória. Muita gente não entende isso e acredita que isso não passa de puro protagonismo que é outra forma de batizar o Deus Ex Machina mas nada mais nada menos que o autor tentando inspirar os jovens a superar barreiras. Se você trocar o vilão por sei lá,as provas pra passar de ano de uma matéria muito complicada verá porque os jovens se relacionam com essas coisas,o que faz até mesmo você entender porque um mangá que abusa bastante disso como Fairy Tail faz bastante sucesso. Também vale lembrar da linha editorial da revista da qual a obra é publicada que define seus elementos. Na Shonen Jump existem 3 diretrizes: amizade,perseverança e vitória,que casa com aquilo que falei acima, então qualquer autor que queira trabalhar na Jump precisa entregar essas 3 diretrizes em sua obra e qualquer mangá que fuja dessas características tende a ser rejeitado sua publicação na revista porque eles seguem uma linha editorial que já atrai seus leitores,embora hoje em dia a Jump permite algum mangá coringa,aquele que subverte as suas regras pra dar uma opção alternativa que atraia outro tipo de público,eu creio que ela fez isso com maior força tanto após a vinda de Deah Note quanto depois de recusar Shingeki no Kyokin e ver o mangá explodir em outra revista.O mangá atual que eu considero que encaixa nesse papel é o Jujutsu Kaisen pois essa obra é muito mais parecida com Chainsaw Man que hoje é publicada fora da Jump do que um Naruto ou Bleach e isso porque ele meio que subverte as linha editorias da revista. A linha editorial da Jump é essa e outras revistas podem usar coisas similares também,então é quase uma regra,afinal é normal outras editoras copiarem formulas de sucesso pra obter o seu. Dito isso a gente pode analisar alguns protagonistas e suas características.Vou apenas me concentrar nos protagonistas das principais obras da Shonen Jump mas isso aqui pode servir pra muitas outras revistas como a Shonen Magazine ou Shonen Sunday.





A gente pode começar com o Goku,o personagem que literalmente moldou todos os demais protagonistas que vieram depois dele. Goku é o personagem que no inicio da série era bem puro e inocente por ter vivido longe da civilização e desconhecer tudo,e essa bondade é demonstrada pelo fato de ele poder voar na Kinto Un,sua nuvem dourada.O  Goku era aquele tipo de personagem que não possuía ambição com as Dragon Balls,seu único obejtivo ao topar proteger Bulma enquanto as procura era obter aquela que e era a lembrança deixada pelo avô e vemos isso sempre que ele prioriza outros ao invés dele como quando ele decidiu abrir mão da esfera de 4 estrelas que era lembrança de seu avô pra trazer o pai de um indiozinho que ele conheceu então a gente percebe muito essa característica do protagonista Shonen nele. E mesmo com a fase da pancadaria ele ainda se mostrou dessa forma por querer fugir de sua natureza Saiyajin,e apenas lutar por gostar de lutar e não pelo prazer de matar alguém.Uma outra característica do Goku que acabou sendo um padrão de protagonistas Shonen é a capacidade de com seu carisma conseguir trazer adversários pro seu lado e virarem grandes aliados ou amigos,isso aconteceu com Tenshinhan,Piccolo e Vegeta.Esse é um tipo de coisa que se repete bastante.E quem acha que por acaso o Goku ficou sério(e já vi gente dizer que o Goku era sanguinário,imagina isso) no DBZ e no Super ele ficou bobo,não é nada disso,ele sempre manteve esse ar ingênuo e cômico,basta ver as interações dele com o Sr Kaioh,com a Chichi,o tom da história muda então o foco da comédia esses momentos do Goku tambéms e tornam mais frequentes.




Em seguida podemos citar o Yusuke do Yu Yu Hakusho por ele já ter uma diferenciação de outros protagonistas mas mesmo assim carregar as idéias que eles possuem. O caso do Yusuke é bem curioso pois ele é um yankee,um delinquente estudantil,e vemos que Yusuke não é nem um pouco puro ou ingênuo,muito pelo contrário,Yusuke fuma(só no mangá),joga jogos de azar,mata aula porém ele também tem um bom coração esse sacrificou pra salvar um menino de ser atropelado.Conforme Yusuke se torna o Detetive Espiritual precisa ficar forte pra enfrentar vários inimigos e o piro deles foi Toguro que foi o teste máximo que ele precisava ter pra não se corromper pois apesar de admirar a grande força de Toguro e almejar chegar a ser como ele, Yusuke não abandonou tudo pra obter força como Toguro fez e não sucumbiu como Sensui ao se deparar com situações perversas do mundo dos vivos,mesmo quando descobre ser um Youkai se tornando uma ameaça pra organização que trabalhava. E como não poderia faltar Yusuke é capaz de fazer a diferença ao ambiente em que ele está,ele fez uma guerra sangrenta no Makai repleta de tensão e intrigas virar uma disputa amistosa de um torneio pra decidir seu governante,sem precisar de mortes ou conflitos.




Então nós temos o Naruto. Naruto era um jovem que sofre preconceito por possuir a perigosa Kyuubi dentro de sí que uma vez quase destruiu toda a vila onde vivia. Naruto apesar de bem infantil e cabeça dura que é uma caraterística dos protagonistas Shonen,além do bom coração ele é aquele personagem sem muito talento que compensa com trabalho duro e determinação,uma determinação tão forte que é capaz até mesmo de inspirar pessoas ao seu redor. Como todo protagonista Shonen ele valoriza a amizade mais do que nunca,tanto que ele possui determinação de ir trás de um amigo que sucumbiu a vingança mesmo quando este o tentou matar,e até mesmo quando parecia que não existia mais salvação e até seus amigos que queriam ajudá-lo começavam a ter dúvidas dessa possibilidade,como nós sabemos bem o protagonista Shonen é aquele que faz as escolhas que ninguém faz e os sacrifícios que não somos capazes de fazer e ter virtudes que muitos de nós não termos de acreditar que pode reverter uma situação complicada e obviamente no fim da história ele consegue obter a vitóriae hoje seu amigo que já foi visto como uma causa perdida se torna seu maior confidente. E uma coisa interessante do Naruto é que sua determinação até conseguiu conquistar o perigoso monstro de 9 caudas dentro dele e  principalmente o fator de seus principais antagonistas serem na verdade os Narutos que deram errado,e por isso que fica mais aceitável ele conseguir convence-los a acreditar mais uma vez(claro,se você entender isso porque acredite muita gente acha que foi o protagonismo e que aquilo e até apelidaram perjorativamente de Discurso no Jutsu). O Nagato e o Obito eram como o Naruto mas se depararam com uma tragédia que fizeram desistir de tudo e tentar mudar o mundo a força. Mas como o Naruto é o diferenciado ele permaneceu firme mesmo com sua vila destruída pelo Pain,com sua amiga e futura namorada sofrendo um ataque mortal de seu inimigo o fazendo perder controle e ser possuído quase totalmente peal Kyuubi,ele superou isso pra continuar em frente,diferente do Nagato e do Obito que simplesmente desistiram de tudo. Quando eles percebem que o Naruto era o mesmo que eles mas não optou em fugir eles passaram pro lado dele.É uma coisa que não aconteceria com qualquer,um,não rolaria com um Madara por exemplo.




Ichigo Kurosaki é o tipo de personagem que não segue tanto o padrão dos personagens atuais,aquele que sonha ser o maior alguma coisa,ele não quer ser o maior Shinigami de todos ou ser o Comandante dos 13 Esquadrões,o único propósito do Ichigo é proteger seus amigos,o que segue a linha editorial da revista.Porém o Ichigo tem uma peculiaridades, a principal delas é que o Ichigo é aquele tipo de personagem menos cerebral,e que ele não segue as regras ou pelo menos não gosta de seguir regras que pareçam injustas.O Ichigo vai contra toda a burocracia da Soul Society e isso é muito presente no começo da obra nas duas primeiras sagas.Se a Soul Society decidiu punir com a morte a Rukia por ter ido contra as regras e dado seu poder a um humano ele simplesmente vai lá pra salvar ela.Isso cria uma situação bem interessante com o Byakuya,que por ser nobre ele precisa obedecer as regras pra servir de exemplo pro resto,mas ao mesmo tempo existia a promessa a sua esposa de proteger a Rukia,essa situação deixou ele sem saber o que fazer,enquanto o Ichigo não tem essas amarras burocráticas,ele simplesmente foi lá salvar a Rukia porque achou um absurdo ela ser executada só por querer ajudá-lo. Desde então o Ichigo se torna aquela personagem que luta contra toda a burocracia e toda rigidez da Soul Society que toma decisões meio extremas como essa e ele também vai contra qualquer coisa que não pareça certa.Como no momento mais emblemático do Ichigo onde na saga Fullbringer quando ele encara Ginjou que finge ajuda-lo a recuperar seus poderes com o propósito de os roubar pra executar seu plano de vingança a Soul Society .Ichigo descobriu que estava sendo vigiado pela Soul Society caso ele fosse uma ameaça,e o distintivo de Shinigami substituto tinha esse propósito,e isso que fez Ginjou se rebelar,ele se sentiu traído e as pessoas que o ajudaram não conseguiram confiar nele.Porém o Ichigo percebeu algo que o Ginjou não tinha percebido,se o Ukitake que lhe entregou o distintivo quisesse mesmo vigiá-lo quando ele simplesmente faria de forma que não soubesse,o Ukitake propositalmente deixou pistas  pra que o Ichigo percebesse. Além disso a Soul Society ajudou o Ichigo a recuperar seus poderes prova que ele conseguiu mudar as regras rigidas de lá. Como dito o protagonista é aquele que faz a diferença no mundo ao seu redor,então ele conseguiu mudar a Soul Society que nunca faria isso antes do Ichigo aparecer.



Temos também o Midoriya Izuku de My Hero Academia,eu acho que esse personagem é o grande motivador desse post por causa de um acontecimento da obra que fez muita gente entender completamente errado tanto o personagem como o momento que ele passou. O Midoriya assim como todo protagonista Shonen é aquele jovem que busca compensar sua falta de força pra suportar o poder colossal que ele adquiriu com trabalho duro,que tem um coração gentil,porém Midoriya é bem mais racional e inteligente diferente dos outros. Existe um acontecimento importante na obra onde todo o sistema de heróis é esfacelado e literalmente o mundo fica um caos e Midoriya se sentindo culpado já que o vilão fez tudo isso porque queria seu poder,decide se isolar e virar uma espécie de vigilante ao estilo do Batman. Aqui muita gente achou que os acontecimentos pesados desse arco iriam fazer o Midoriya agir como um anti-herói e apelidaram como Deku Dark só que isso não tem nada a ver. O Midoriya continua sendo o mesmo só que ele passou por uma situação totalmente depressiva onde ele sentiu que tinha que carregar todo o peso do mundo nas costas e proteger todo mundo sozinho,ele estava mentalmente e espiritualmente exausto,é por isso que aquela cena dos amigos tentando parar o Midoriya pela intensa amizade que eles construíram é tão forte e fazem ele voltar ao que era,de ser uma pessoa que precisa dos seus amigos que vão estar lá pra carregar o fardo pesado junto com ele,e isso acontece porque o Midoriya é o diferencial,até mesmo é representado na obra pela conversa dos espíritos dos usuários do One For All dentro dele que demonstram que ele é o diferencial,ele é o cara que toma as decisões que ninguém mais toma e faz o que as pessoas não fazem,aquele que não escolheria o caminho daquela ex-heroína que tentou matá-lo mesmo quando ela é morta injustamente na sua frente,por pouco ele sucumbe,mas não fez e isso é o modelo do herói clássico,o herói ideal pra uma história sobre Super-Heróis,muita gente ficou decepcionada de maneira sem sentido justamente por não compreender a essência do protagonista Shonen,a Descrição do Personagem que é o que o autor determina como aquele personagem vai agir,pensar se comportar,tudo isso é definido na sua criação e principalmente a intenção por trás daquele arco.Quem entende se emociona pra caramba nessa parte.



E pra finalizar temos o Luffy que de todos os protagonistas Shonen ele é meu favorito junto com o Kenshin Himura que é um personagem que foge um pouco dessas regrinhas e por isso não coloquei ele aqui. Eu já falei bastante sobre o Luffy no artigo sobre One Piece e também do Live Action mas não custa repetir,ele é o sinônimo máximo da Shonen Jump e personifica todos os outros protagonsitas juntos. No inicio Luffy parece ser mais um daqueles personagens com pouca inteligência,muita fome,muita gritaria e muita vontade porém esse personagem é muito mais profundo do que se imaginam. Primeiro o Luffy é aquele personagem que você olha pra ele e não dá nada,ele é só um moleque esquisito que come muito,grita muito e não nem um pouco inteligente,que tem um corpo de borracha e se veste como um caipira, porém o Luffy possui uma característica muito especial que mescla um pouco do que vemos no Ichigo em relação a ser aquele protagonista que não tá nem aí pra regras,pra burocracia,que não é absorvido pelas mazelas do mundo onde habita com um pouco do Goku e sua ingenuidade e um pouco do Naruto com a determinação. Luffy é um personagem que é inspirador pras pessoas. ele tem o dom de saber quando uma pessoa mente,quando ela precisa de ajuda.o que fazer e quando deve fazer,ele simplesmente nãos e importa em quem a pessoa é,de qual grupo ela pertence,ele vai ajudar sempre quem precisa.Ele odeia coisas que impedem o sonho das pessoas,qualqer coisa que lhes tire a liberdade e a escolha,qualquer tipo de injustiça.Todos os seus futuros companheiros eram pessoas que se prendiam a algo que os impedia de realizar seu próprios sonhos.Luffy sabe quem ele é e o que quer e tem muita coragem de peitar os maiores piratas se ficarem no seu caminho. Existem muitos momentos emblemáticos e memoráveis do Luffy que daria pra fazer um artigo só deles,um desses momentos que eu mais gosto é no arco de Wano quando ele deveria estar infiltrado,ele começa a perseguir o Kid,um outro pirata que invade o esconderijo do Kaido,o grande vilão do arco pela frente sem pensar muito, até que vê os piratas do Kaido desperdiçando Sopa de Feijão Doce,que faz ele lembrar quando conheceu a pequena Tama que o ajudou  quando Luffy tinha naufragado se perdendo dos seus amigos e acabou compartilhando o pouco de comida que ela tinha pra alimentá-lo,ela vivia em meio a pobreza,bebendo água do rio contaminado pra disfarçar a fome. Quando ela come uma sopa de feijão pela primeira vez chora de alegria.Ele se lembra de todos esses momentos e ele se revolta por conta disso,e isso é que torna o Luffy um protagonista tão incrível e inspirador. Ele se torna um pirata fora da lei apenas pelo desejo de ser livre e se aventurar,fez amizade com um rapaz que queria entrar pra Marinha que seriam seus inimigos.Mesmo depois de mais de 1000 Capítulos Oda não cansa de nos emocionar com momentos inspiradores de Luffy com determinação e força de vontade que fazem até você sentir mais forte de tão contagiante que é. Por isso que eu considero ele a personificação da Shonen Jump.



E com isso finalizo o artigo,acredito que isso já dá uma idéia do que significa o protagonista Shonen,eles são personagens que tem como objetivo ser a inspiração pros jovens que são leitores da revista.E também serve pra quem leu até aqui conseguir compreender porque algumas obras fazem tanto sucesso mesmo que a pessoa não veja nada de revolucionário nelas,ou por ter muita simplicidade,como por exemplo o Kimetsu no Yaiba ou Black Clover que muitos questionam o sucesso,basta adcionar a dose de emoção que uma obra precisa e terá a resposta.Vale dizer que isso é algo bastante similar aos Super Heróis tanto os japoneses quanto os americanos porque vemos constantemente a preferencia grande pelo Batman ao invés de Superman,esse personagem é bastante criticado especialmente pelas novas gerações,pelos mesmos exatos motivos que os protagonistas Shonen são criticados,e inclusive a gente vê uma proliferação de personagens que são  literalmente versões do Superman com caráter dúbio,ou o próprio Superman que tenta ser descontruído pra agradar essa gente que tem um gosto por anti-heróis. E graças a isso surgiu uma história que considero genial, que o Superman contra a Elite que é uma história onde a sociedade questiona se nos tempos modernos o Superman é necessário e então surge um grupo conhecido como A Elite que é a personificação dos anti-heróis modernos que muitas vezes não seguem um código de conduta pra fazer suas ações,o que faz eles terem atitudes de caráter duvidoso,mas é justamente isso que faz as pessoas começarem a gostar deles,principalmente por eles serem estilosos e fugirem daquele padrão "escoteiro" e durante a história é mostrado porque um herói inspirador que nos faz querer sermos melhores é necessário mais do que nunca na era moderna. Essa história tem em animação e eu recomendo. Hoje em dia estão surgindo muitos Isekai onde mostram protagonistas que são perdedores no mundo real e vão pra um mundo de fantasia onde eles se tornam os heróis,e extremamente overpower,recebendo muitas vezes tudo de mão beijada que é o completo oposto do que o protagonista Shonen tenta passar nas suas histórias,algumas dessas histórias são muito boas,mas muitas delas infelizmente mostram um protagonista que não precisa do esforço pra poder seguir em frente,muitas vezes servindo pra satisfazer as fantasias otaku sendo nem um pouco inspiradoras e mais uma forma de ganhar dinheiro fácil, e pra nossa sorte ainda temos o mangá Shonen que seguem essas idéias do trabalho duro,da meritocracia e da determinação de fazer o impossível se tornar possível.

Comentários

  1. Uma curiosidade é que nos anos 70 a enorme repercussão de Devilman estimulou alguns mangakas a experimentarem fazer shonen com algumas características de Seinen.Um exemplo que chamou atenção no ocidente foi o primeiro mangá de Spiderman por Ryoichi Ikegami.Iniciamente simplesmente tentou adaptar as história originais para o cenário japonês,mas logo o autor se cansou disso e resolveu se distanciar do trabalho de Stan Lee colocando sua própria visão sombria de um jovem poderoso enfrentando um mundo cruel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário