X-Men 97 e a X-Mania dos anos 90: como a série dos mutantes se tornou um fenômeno dos anos 90 se tornando uma franquia multimídia
Como muitos já sabem os X-Men não foram muito populares.Seus primeiros números foram até o 66 e depois disso foram republicadas as histórias antigas enquanto os mutantes faziam pontas em outras revistas até que uma equipe de roteiristas trouxe os X-Men de volta com uma nova roupagem,novos personagens e a franquia explodiu desde 1975. Esse evento é chamado de Segunda Genese como se fosse um marco zero pra publicação. Sob o comando de Chris Claremont os X-Men se tornaram a revista mais vendida da Marvel,gerou várias outras sub séries como Novos Mutantes e ela estava indo relativamente bem. Até que nos anos 90 o artista Jim Lee fez uma reformulação muito marcante que mudaria ainda mais o status quo da franquia,ele deu uma mudada imensa na arte dos personagens,com os visuais mais icônicos e ,marcantes de toda a trajetória dos mutantes e iniciou uma era onde os X-Men se tornaram tão populares que começaram a com força total alcançar outras mídias. O que a gente tinha de X-Men antigamente eram jogos meia boca do NES e a tentativa de levar um desenho pra TV que não saiu do piloto,o Pryde of X-Men que trazia os visuais e a formação mais famosa dos X-Men,aquela com Colossus e Noturno contando coma entrada da Kitty Pryde na equipe.E ao mesmo tempo naquela época era comum empresas de videogame japonesas licenciarem marcas americanas famosas pra transformar em jogos de Arcade,acredito que era um movimento pra popularizar suas maquinas nos EUA. Então a Konami que inclusive fez games de Arcade das Tartarugas Ninja pegou a marca dos X-Men e provavelmente usou elementos da série como um mershadising pro novo desenho,tanto que ele usava a mesma formação da equipe com a Crystal e o Magneto comandando Sentinelas e tendo como capanga personagens como Juggernaut e Emma Frost,só que o desenho não passou do primeiro episódio graças a venda da Marvel Entertainment Group da New World Pictures pra Andrews Group que acancelou quase todos os projetos do estúdio, mas pra sorte da Konami o jogo foi muito bem e fez um sucesso bem grande graças a competência da empresa na época.
O Nascimento da série animada de 1992
Quando os X-Men se tornou a HQ mais vendida da história com 8,1 milhão de dólares eu acredito que isso foi o suficiente pra Marvel imaginar que X-Men poderia se tornar uma marca popular de maior alcance e reiniciou o projeto da série animada só que dessa vez usando a imagem criada pela popularidade do Jim Lee pra promover a série.Embora exista alguns relatos que alguns não queriam isso por causa da saída abrupta do roteirista que foi fundar a Image com outos artistas eu não posso confirmar uma informação que não tem em nenhum lugar mas a idéia deu muito certo e a série dos X-Men ganhava força. Margareth Loesch bancou o projeto e o estúdio Graz ficou encarregado da animação juntamente ao estúdio coreano Akom e eles fizeram algo que foi sem precedentes pras animações,que foi fazer algo maior que os desenhos americanos fazem,onde eles geralmente precisam adaptar para um outro público um herói e mudava totalmente a narrativa e o estilo de história,então desenhos como o Superamigos e o Homem-Aranha e Seus Amigos eram feitos dessa forma,então as histórias tinham o mesmo tom de outras como Tartarugas Ninja e He-Man. O próprio Pryde of X-Men era feito nesses moldes com Mqagneto ocupando aquele papel do Destruidor e tendo vilões anda a ver com ele como seus capangas seguindo o padrão dos capangas do Mun-Ra e do Destruidor. Mas o X-Men era um pouco diferente.A idéia era capturar a essência das HQs ao mesmo tempo que mantinha uma linguagem mais voltada ao público infantil,e por mais que o nerd não goste esse tipo de coisa precisa ser feita pra garantir um público diferente do nerd que consome HQs e também é por isso que os filmes do MCU são tão repletos de comédias e tiradinhas porque agora o público é mais amplo,desde pai,mãe,tia e as crianças principalmente. A gente percebe nas primeiras temporadas principalmente essas características,como as piadas e tiradinhas(principalmente o Wolverine que era especialista) que os personagens tem e até alguns mutantes como os capangas do Sinistro exercendo um pouco aquele papel dos capangas do destruidor mas as histórias eram adaptadas de forma mais próxima possível do original tendo sagas mais simplificadas e mudadas de acordo com o ambiente da série mas mantendo toda a essência da história da qual foi baseada. Então os desenho dos X-Men tinha mais complexidade que os exemplos citados da época mantendo toda aquela questão da aceitação,o preconceito contra mutantes e tendo um certo sendo de continuidade com diversos foreshadows e cliffhangers que levavam a acontecimentos futuros,tudo muito bem feito e amarrado e o resultado foi um sucesso total e a porta de entrada pra muitos na franquia que poderiam até se tornar futuros novos leitores. A partir a terceira temporada a série passa a ter um tom mais autoral do que comercial adaptando de maneira bem mais séria vários arcos clássicos dos X-Men,a maioria da época do Claremont e sano uma equipe mesclada das equipes azul e dourada das HQs usando os casuais criados por Lee como base. E aí os X-Men passaram a se tornar ainda mais populares.
Videogames de qualidade finalmente
Com isso os games dos mutantes passaram a ser produzidos com mais fidelidade e carinho por empresas mais competentes. A sega criou um jogo muito bacana chamado X-Men e o X-Men 2 Clone Wars. E lembram quando eu disse que existia uma moda das empresas japonesas pegarem marcas americanas famosas e criarem Arcades delas?a Capcom estava nessa empreitada junto da Konami também pegando vários sucessos famosos como Cadilacs e Dinossauros,Alien vs Predador e um herói da Marvel o Justiceiro que saiu em 1993. E aproveitando a vinda da animação dos X-Men pro Japão uma nova parceria foi feita pra promover a série coma empresa licenciando a marca pra Capcom produzir jogos usando elas. O primeiro jogo saiu pros Snes com o nome de X-Men Mutant Apocalypse,um jogo de ação que já usava os novos visuais do Lee e no mês seguinte a esse lançamento X-Men Children of the Atom chegava como um autentico jogo de luta,a especialidade da empresa pra placa CPS2. Novamente o desenho não foi muito bem por lá mas o Arcade foi,graças o incrível talento da equipe da Capcom que andava já se superando. A placa CPS2 começou com um aperitivo daqueles,o SSF2 que era uma versão melhorada do jogo seguida do Turbo mas o real póder da placa foi visto no jogo seguinte o Darkstalkers que era uma coisa absurda com sprites incríveis repleto de animações que era como um anime jogável.e X-Men Childrem of the Atom seguiu essa evolução trazendo um jogo com um visual espantoso,a melhor representação dos X-Men já vista num videogame com sprites grandes,detalhados,muito bem animados,usando as artes do Jim Lee que foi o grande chamariz do título. Quando o jogo saiu nos EUA foi uma explosão já aproveitando a popularidade imensa da série e isso também acabou criando uma das franquias mais icônicas da Capcom a franquia Versus,em parceira com a Marvel que bem inusitada fez muito sucesso. O grande segredo do sucesso de Children of the Atom foi colocar elementos tanto de Street Fighter quanto Darkstalkers(nesse caso o sistema de combos e a forma da barra de Super) com mais velocidade e impacto nos super ataques dos personagens. Os cena´prios eram o que chamavam mais atenção por conta de uma novidade,eles agora não rolavam apenas pra esquerda e direita mas pra cima e também pra baixo.com os Super Pulos,um aspecto presente nessa versão podemos ver quão enormes são os cenários e muitos deles possuem níveis distintos podendo se expandir pra baixo.O sistema de jogo usa o Magic Combo da franquia Darkstalkers que é algo similar aos Targets Combos que temos,onde golpes em sequencia podem ser feitos com uma hierarquia do fraco pro forte,existem os Super Pulos e uma barra de Super segmentada em em 3 níveis de uma forma similar ao que veríamos na série Alpha mais tarde. No nível 2 é possível usar algo que ficou exclusivo desse jogo,que é o X-Ability,uma habilidade única pra cada personagem onde le usa seu poder mutante.A Psylocke pode se multiplicar,o Wolverine ativa seu fator de cura,a Tempestade pode voar.E com o lv 3 dá pra usar os Super de cada personagem que aqui são chamados de Hyper X.Alguns dubladores da série animada fazem as vozes dos personagens aqui também e é até engraçado ver eles gritando o nome dos golpes no estilo japonês de ser. Quebrar arremesso também consome parte da barra.Essa versão possui 10 personagens e o Akuma do SSF2T como personagem secreto. Magneto e Juggernaut não são jogáveis. O game é baseado na história que fez sucesso antes do jogo sair Atração fatal porém segue sua própria forma então anda de ver o magneto arrancando o adamantium do Wolverine mas o plot básico é similar com Magneto acabando com o campo eletromagnético da Terra e criando uma utopia mutante chamada Avalon com seus Acolitos e convidando mutantes pra sua nova terra prometida ,um enorme asteroide. Uma curiosidade muito interessante é que apesar de serem personagens americanos os X-Men gritam o nome de seus golpes ao estilo japonês então é até engraçado ver o Ciclope gritando "Optic Blast" ao disparar suas rajadas. A Marvel repetiu a idéia no ano de 1995 porém dessa vez com os heróis da Marvel em geral e seu Marvel Super Heroes baseado na saga do Infinito,e de forma invertida primeiro veio o jogo de luta que usa uma versão melhorada do sistema de CotA e no ano seguinte seu jogo de Snes nos mesmos moldes do Mutant Apocalipse,o War of the Gems e esse jogo também trouxe personagens de X-Men. porém o ano de 1996 trouxe o mais importante game dessa parceria e que levou a criação da mais inusitada e bem sucedida franquia do universo dos jogos de luta,sim,X-Men vs. Street Fighter,a combinação mais inusitada e nada a ver que nem as mentes mais insanas ousariam imaginar e que deu muito mais certo. X-Men vs. Street Fighter pega o mesmo sistema desses jogos anteriores mas agora com um sistema de Tag Team acoplado. Obviamente o sistema das X-Abilities foi alterado e se tornou golpes comuns mais nerfados pra não haver discrepâncias na gameplay e o mais interessante é que os personagens de SF tiveram seus golpes alterados pra ficarem maiores e mais exagerados,como o Ryu que manda um Shinkuu Hafouken que mais parece um Kamehameha pra poder bater de frente com golpes como as Rajadas Opticas do Ciclope. Com muita velocidade e gameplay frenético logo vieram outros sucessos dos anos 90 sempre com alguns personagens de X-Men como o Marvel Super Heroes vs. Street Fighter que estranhamente é só um update do jogo anterior,inclusive a maioria dos cenários vem dos X-Men o que é mais engraçado essa reciclagem típica da Capcom.E na sequencia Marvel vs Capcom incluindo personagens de diversas franquias de ambas as empresas que gerou mais três sequências depois se tornando o favorito dos competidores mesmo sendo um jogo bem quebrado e insano em gameplay em qualquer versão. Mas quem é casual pode curtir usar os super raios com os amigos também e isso que faz esses jogos tão sensacionais. E a Activision também quis embarcar nessa e licenciou os jogos dos mutantes também criando a interessante franquia X-Men Mutant Academy com o visual dos X-Men mais atuais das HQs da época que esse jogo saiu perto do fim dos anos 90,então temos visuais novos pra Vampira e Tempestade por exemplo e um enredo baseado em sagas atuais como Operação Tolerância Zero. É um jogo 3D que lembra muito o SF EX combinando elementos 2D e 3D com 3 tipos diferentes de especiais que enchem de acordo com os botões usados,uma idéia inteligente pra fazer tudo ser útil em combate.
Uma série de mangá dos anos 90 foi muito influenciada por X-Men. Rurouni Kenshin cujo autor Nobuhiro Watsuki era uma fã confesso dos mutantes criou alguns personagens que referenciam o grupo mutante como o Jin-E que foi baseado no Gambit,Akamatsu que foi baseado no Omega Red e o Kujiranami Hyougo baseado no Apocalipse.não se sabe se essa paixão dos X-Men foi fruto da série animada ou talvez de venda de Hqs por lá mas é interessante ver uma obra japonesa que geralmente não emplaca por lá(tão inusitado quanto a iniciativa da Capcom com jogos) como heróis de HQs porém a Marvel já fez animes dos X-Men em parceria com a Madhouse,uma dos X-Men e outra do Wolverine.
E chegamos então em 2024 e surpreendendo a todos uma inesperada continuação da série animada dos X-Men de 92 foi anunciado prometendo fidelidade a série original continuando exatamente de onde ela parou. Aproveitando a nostalgia dessa série animada a expectativa foi muito grande. Dessa vez sem estar preso a programação infantil das TVs e aproveitando que a maioria do seu público já é adulta o novo desenho dos X-Men mantém o estilo da série clássica com um traço similar porém atualizado,uma parceira com um estúdio coreano de animação,uma forma bem similar de adaptação de histórias clássicas mesclando vários arcos inclusive de forma mais simples e resumida já que os X-Men possuem décadas de sagas fora os grupos como os X-Factor e Novos Mutantes participando ativamente da trama e com uma bela animação,embora ela não seja como um anime,você não vai ver esse tipo de qualidade mas a série entrega boas cenas de luta e principalmente o tom das HQs que mescla muito drama,desenvolvimento de personagens ao estilo Chris Claremont e com eventos surpreendentes como o extermínio de Genhosha baseado em E de Extinção.Sem seu professor os X-Men tem que seguir em frente agora liderados por Magneto que pra quem viu o original sabia que ele tinha deixado de ser uma ameaça pros X-Men inclusive ajudando o grupo. Encarando seu Julgamento igual o arco dos anos 80 Magneto mostra que mudou e que poderia herdar o sonho de Xavier...porém uma série de eventos ocorre enquanto o dilema dos X-Men permanece como Ciclope e Jean querendo levar uma vida normal com seu filho e acabando descobrir que nunca serão normais pois aquela Jean é um clone de Sinistro que enlouquece quando a real Jean que tinha fugido aparece. Nunca é dito quando a troca é feita e nem na séri original temos idéia embora eu suspeite que foi na época que Apocalypse dominou o eixo do tempo na série clássica. Tem o dilema da Vampira que revelou ter um caso com Magneto,o único que neutralizava seu toque,eles esconderam isso durante todo o tempo e também temos Magneto escolhido pra liderar Genshosha que seria reconhecido pela ONU,até que um sentinela gigante causa um genocídio no lugar matando todos,e Gambit acab se sacrificando e coloca os X-Men e o sonho do Xavier em cheque com direito a Magneto se revoltando e declarando a guerra no mundo inteiro que termina com elementos de Atração Fatal,um arco clássico e culminando numa batalha final épíca com a presença de cameos de vários heróis da Marvel igual era no desenho original mas aqui é ainda maior e que pode nos levar as sagas ascensão de Apocalipse e As Aventuras de Ciclope e Fênix..Esse é o X-Men em sua mais pura essência,preservando a idéia do um milagre no tempo em que vivemos.Uma das melhores series de animação de heróis da história que captura ainda mais a essência das HQs.
A pergunta que fica é: será que X-Men 97 pode despertar uma nova X-Mania nos anos 2020?só o tempo dirá.
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