Zenless Zone Zero - a obra-prima da Hoyoverse,o jogo com mais personalidade e estilo que ela já criou com visuais impressionantes e gameplay frenética e empolgante

 




E eles conseguiram de novo.A Hoyoverse criou simplesmente outra obra-prima dos jogos de RPG Online ou os famosos RPG gacha como são conhecidos. Quando este jogo foi anunciado ele teve certa desconfiança pois depois do sucesso do mundo aberto gigantesco de Genshin Impact e os cenários mas ao estilo dos RPGs de turno clássico com tema espacial com Honkai Star Rail parecia que a Hoyoverse estava criando algo mais minimalista como se estivesse voltando aos tempos mais simples de Honkai Impact 3RD mas quando este jogo saiu nos mostrou que estávamos enganados,na verdade esse jogo é uma prova de que a Hoyoverse ao invés de simplesmente jogar seguro e permanecer na zona de conforto prefere arriscar em novas idéias e conceitos enquanto os concorrentes correm atrás de criar algo similar a seu antigo maior sucesso Genshin Impact. Nós tivemos recentemente a Kuro Games lançando seu Wuthering Waves que é um jogo que bebe bem da fonte de Genshin Impact mesmo oferecendo uma gameplay diferente e mais próxima aos Hack'n Slash,porém seu método de exploração é particamente o mesmo de Genshin Impact,os puzzles foi simplesmente copiados exatamente da mesma forma o que cria uma sensação de mais do mesmo e não trás muita originalidade. Então não só a Hoyoverse já saiu na frente apostando numa RPG com temática espacial e focando numa gameplay de turnos provando ter um êxito enorme graças a expertise com seu título anterior e que já te dá uma sensação de estar jogando algo diferente mesmo mantendo certas similaridades em alguns recursos oferecidos. E o ZZZ é o mais surpreendente de todos. Esse jogo foi feito por uma equipe totalmente nova,com certeza se trata de novos talentos contratados pra contribuir com suas próprias idéias criativas e eles mostram serviço com seu primeiro jogo o Zenless Zone Zero que já mostra a competência absurda desses novos talentos que se inspiraram em jogos de luta especialmente o Street Fighter 6 segundo seus próprios desenvolvedores pra compor esse jogo que é diferente de tudo que a Hoyoverse criou e inclusive esteticamente falando e o resultado disso tudo é algo realmente incrível e me pegou de surpreaa porque lá vou investir em mais um gacha que vai e obrigar a logar e farmar todos os dias,mas que vai valer cada segundo investindo nele.



Dessa vez ZZZ tem uma pegada totalmente urbana diferente da fantasia de Genshin e da Ópera Espacial de Star Rail e a trama se passa em Nova Eridu que tem esse nome pois a antiga foi destruída por um fenomeno conhecido como Hollow,esferas negras que corrompem o ser vivo os transformando em monstros.Diante dessa ameaça surgiram as facções que recebem pra fazer misssões nessas esferas por grana.Os protagonistas são os irmãos Wise e Belle,e como de costume nós escolhemos um deles porém diferente de Genshin e Star rail o protagonista não é uma figura de imersão,ele é um personagem com suas falas próprias e escolhendo um não elimina o outro da narrativa e nem faz eles serem antagonicos. Esse já é um diferencial do jogo e esses irmãos são os Proxy,seres que servem como guias dos Agentes das Facções através da sua rede de computadores.O irmão escolhido tem o poder de se conectar com criaturas robóticas chamadas Bangboo se tornando seu avatar dentro das esferas,algo que somente ele ou ela tem por algum motivo.E a trama segue com Belle e Wise trabalhando pelo pão de cada dia e recebendo pedidos de missões de diversas Facções que encontramos pelo caminho,algo bem mais minimalista que as jornadas épicas dos seus irmãos mais velhos da Hoyoverse. Existem inúmeras Facções no jogo muitas delas totalmente temáticas como os Serviços Veronica que temos somente maids (e um mordomo),a de construtores como os do Serviço Belobog,tem dos policiais,tem de grupos que exploram as Esferas Negras,tem de gangues de motoqueiros e até de idols virtuais. E os personagens são muito cativantes,como o Billy um robô pistoleiro que ama Tokusatsu,Nicole,uma garota que só pensa em dinheiro,e vários outros. A trams e desenrola de uma forma mais cotidiana do que as jornadas épicas de Star Rail e Genshin com os protagonistas tendo que ganhar seu pão de cada dia assim como as Facções que exploram as esferas negras como um trampo,ele também tem uma pegada mais voltada ao humor embora tenha alguns mistérios em relação a certos personagens,a origem das Eferas Negras,a sua navegadora Fairy que surge de repente do nada que pode fazer a história escalar com o tempo.É muito divertido e cativante.




Então sabendo a ambientação do jogo precisamos entender como ele funciona.diferente dos jogos da Hoyoverse a ambientação de ZZZ é minimalista,lembrando bastante Persona a partir do 3 só que menos burocrático,ou seja temos a cidade inicial onde os Proxies mantém uma locadora de vídeo como fachada pra sua base de operações na Rua Seis e aqui temos um calendário e diversas atividades como jogar fliperama,tomar café,comer macarrão porém você não tem aquela decisão difícil de ter que escolher fazer algo e deixar outro pra trás,aqui não á assim. Existem períodos do dia e missões e personagens assim como lojas podem estar disponíveis dependendo do horário e até o momento só passamos o tempo fazendo tarefas porém prometeram futuramente termos um controle sobre isso. As Comissões ]sao separadas por história em vermelho,as sidemissions em azul e até missões especiais em verde, a maioria tem a ver com os personagens principais do jogo em eventos de encontro com seus protagonistas. Os Proxies também podem fazer missões de história no seu PC,missões de exploração,e as missões de combate. Existem também as missões de personagens e por enquanto apenas os Rank S estão disponíveis,e temos uma trama dividida em 3 partes que ajudam a contar histórias de um personagem específico.




Bom pra quem não conhece como um jogo de RPG Online com sistema gacha funciona aqui vai uma explicação: diferente dos jogos de RPGs padrão onde a sua progressão pelo mundo aumenta a dificuldade e os desafios podendo chegar ao late game e tentar seus personagens em lv máximo contra boss secretos.Aqui é parecido com os MMOs,toda a estrutura do jogo é feita pros eu farm,toda a parte da história é bem fácil,chefes que enfrentamos ali se tornam boss semanais pra você farmar materias pra melhorar seus personagens e o real desafio é apenas o late game onde você vai testar seus personagens em lv máximo nos desafios do jogo contra o tempo,que aqui é a Defesa Shyu que irei detalhar mais a frente. E obviamente por ser um jogo gratuito a idéia é que você consegue ver toda a trama,e jogar em vários modos de jogo e progredir pela história normalmente porém o seu farm é progressivamente lento limitado a energia diária que aqui é 240 pro dia e pra se ter toda a energia cheia leva 24h por dia. Os Boss do jogo da história se tornam Boss pro farm semanal de ítens que ajudam a upar as habilidades dos personagens e assim por diante.A sua conta possui o level de Interlaço que quanto mais alto mais você progride na conta podendo subir seus personagens pra leveis mais altos,destravar modos de jogo, subir o nível de Agente melhorar o drop(porém aumentando a dificuldade,tenha cuidado aí) e obter recompensas adcionais.




E obviamente o elemento central dos jogos que são os banners dos personagens,ao invés de apenas um grupo de uns 10 personagens dos RPGs comuns com eles aprendendo diversas habilidades,aqui temos diversos personagens lançados com diversas atualizações do jogo e conseguimos eles em sua maioria(fora alguns de graça) através dos banners de eventos de atualização e os Banners comus,então temos em primeiro lugar o Banner padrão contendo alguns personagens Rank S(a categoria mais alta do jogo) simples e os personagens Rank A além dos Motores W(as armas do jogo,ou melhor esferas que os personagens equipam nas armas) Rank B e Rank A,aqui as chances são iguais pra todo personagem e pra poder pegar personagens precisamos de um ítem chamado Polícromo que ganhamos fazendo várias coisas no jogo,desde abrir abaús e missões e eventos da atualização.Com isso podemos comprar a Gravação Original,o ítem que te permite invocar nos Banners,a cada 160 Policromos você compra um desses na loja do jogo e com 10 invocações o personagem ou Arma Rank A é garantido. E com 90 o Rank S é garantido.Todos com chances iguais no banner padrão. Porém existem os Banners Limitados referentes a atualização do jogo onde dois personagens Rank A e um limitado Rank S tem 50% do seu drop aumentado. E aqui funciona o velho sistema de 50/50 onde você tem 50% de chance de obter o personagem do Banner ou os outros  50% os que estão junto do Banner e são os mesmos do Banner padrão. Se você der 90 tiros e perder o 50/50 vai obter um personagem Rank S do Banner padrão com chances iguais pra cada um dos 7 que tem nele. Porém os próximos 90 tiros dados no banner vai garantir o personagem Rank S e o valor do contador é transferido pro próximo banner limitado quando este for trocado. Se você não conseguir o personagem limitado que está em vigor mas tiver trocado de Banner nãos e preocupe porque o contador não é resetado fazendo você garantir o personagem Rank S limitado. As chances de se obter antes do garantido são bem baixas,mas pode acabar acontecendo e minha dica é se preparar e pegar personagens desejados apenas se você tiver o equivalente a 160 tiros,isso porque o jogo possui um Softy Pity interno secreto que faz as chances de drop aumentarem a partir do contador 76,então dificilmente vcê vai precisar dar os 90 tiros pra ter o seu persoangem.É uma forma de incentivar as pessoas a jogarem. Existe o banner dos Motores W que funcionam igual do Star Rail,ele vem com o Motor assinatura do personagem limitado em vígor mas a contagem diminui pra 80 e dessa vez existe 75% de chance de se obter o Motor limitado,e os outros 25% é dividido entre os Motores assinaturas dos personagens Rank S do Banner padrão. E outros Motores Rank A vem com a mesma contagem dos personagens e lembrando que os próprios personagens também podem vir nesse banner. Por último temos a novidade que são os Bangboos que são bichinhos mecânicos que lembram coelhos que são assistentes.Eles tem o seu próprio sistema de tiros e forma própria de se obter que sempre é de graça,nada custa seus preciosos Policromos.Basta escolher um da lista de Rank S e ele virá sempre garantido.Dito isso é bom frisar que temos 3 tipos de moedas no jogo,os Denny é a moeda padrão do jogo que servem pra fazer tudo,inclusive buildar os personagens,temos os Policromos e temos ítens especiais que ganhamos ao atirar nos Banners,o mais comum é  o Ecos de Sinal  que serve pra comprar os ítens limitados tanto de gravação original comum quanto criptografada e eles tem um limite de 5 cada por mês onde a loja reseta. E temos Sinais Residuais  que vem sempre que tiramos um Motor W Rank A,S ou quando vem uma cópia repetida de um personagem. Essas moedas são raras e eu aconselho a só usar pra comprar as gravações Criptografadas,porque aqui temos também a chance de comprar o Motor assinatura dos Rank S padrão,aqueles mesmo que podem vir nos Banners e alguns persoangens Rank A que sempre resetam a cada mês,mas não vale a pena investir nisso porque é muito custoso.




E com isso temos o sistema de combate do ZZZ onde usaremos os personagens obtidos. ZZZ usa um sistema que lembra o antigo Honkai impact 3RD antes das atualizações um estilo Hack n' Slash clássico,mas com vários elementos de jogos de luta como Street Fighter 6 e Marvel vs Capcom. Diferente de Genshin aqui temos apenas 3 personagens e eles são. Não existe botões de pulo ou combates aéreos,tudo é realizado no chão. você pode atacar com golpes comuns,tem a habilidade especial,um dash que funciona também com esquiva. Com o direcional neutro ou seja sem direção apertada o personagem usa um recuo similar a dos jogos de luta. Existe um botão de troca e aqui o interessante é que podemos até trocar enquanto atacamos,o personagem trocado inclusive já fica pronto enquanto a animação do ataque do personagem trocado é efetuado o que ajuda em vários combos. O Supremo do personagem é diferente dos outros jogos,ele possui um medidor de pontos chamado db que vai subindo quando atacamos,e quando chega a 3000 ele enche porém ele é compartilhado por todo o time então é preciso sabedoria pra saber em quem usar. Além da barra de PV temos a de energia que se divide em dois seguimentos, ele serve pra usarmos a Habilidade Especial reforçada que muda as propriedades da Habilidade Especial. E existe uma barra de atordoamento dos inimigos que ao ser preenchido o inimigo fica atordoado,o FFXIII trouxe esse sistema que é utilizado em praticamente qualquer RPG hoje em dia. E existe o sistema de Anomalia que quando atacamos o inimigo com fraqueza a um Atributo que são a mesma coisa que os Elementos dos outros jogos e quando preenchido ele causa um status que varia de acordo com o Elemento. Fogo causa um efeito similar ao Dano Contínuo do HSR,o Burn, e ele causa dano em intervalos de tempo,existe o Shock que limita as ações do inimigo,existe o Assault  que causa um grande dano físico e faz os inimigos não te interromperem,existe o Corrupution que é do Eter que faz os inimigos atacarem uns aos outros,o Freeze e o Shatter que é o congelamento do gelo e a quebra do gelo com o inimigo congelado.Além disso se você atacar com personagens de atributos diferentes eles causam o Desorder,um grande dano. Lembrando que Anomalias possuem um cooldown interno,ou seja um tempo de resfriamento pra evitar que você cause a Anomalia a todo instante. E existe o ataque em cadeia que até o momento que escrevo é algo que ativa automaticamente assim que o inimigo é atordoado mas a partir da versão 1.1 ele poderá ser feito manualmente,os personagens atacam automaticamente de forma similar ao Delayed Hyper Combo do Marvel vs Capcom 2 onde nós usamos o Hyper Combo do personagem e executamos o comando do Hyper Combo dos assistentes trocando de personagem e executando seu Hyper Combo,a diferença é que o ataque feito é automaticamente tendo seu próprio multiplicador. Além disso temos a Assistência Perfeita que suamos quando o inimigo usa certos ataques que faz aparecer um brilho e apertando o botão de troca no momento que o golpe acertar ele faz um parry(Assistência Defensiva) e apertando de novo ele realiza uma Assistência Imediata e o personagem reserva entra em campo aplicando um ataque e a Esquiva Perfeita que sob as mesmas condições apertamos a esquiva e isso faz o tempo ficar mais lento e durante esse modo ao apertar o ataque ativamos a Contraesquiva,um golpe poderoso.Pra ativar é preciso ter Pontos de Assistência que recuperamos de 1 a 3 pontos ao usar ataques em Cadeia. Certas habilidades especiais ativam a Assistência Reativa,o personagem pisca na barra de troca indicando que ele está disponível ou quando sofremos ataques pesados que nos jogam pra trás. O Bangboo pode ser muito útil no combate,cada um possui 3 passivas,A,B ou C e eles podem ser usados em Ataques em cadeia contra Boss.



Mas então como aplicamos tudo isso em combate?primeiro precisamos entender a classe dos personagens que usamos. O Atacante é o causador de dano principal,ele usa Taxa e Dano critico pra aplicar o maior dano possível,padrão em jogos no estilo. O Atordoador por outro lado é o responsável pro preencher o medido de atordoamento do personagem e faze-los ficar atordoados mais tempo. O Assistente é o suporte que vai buffar os aliados ou debuffar os inimigos. O Anomalo é especialista em causar dano de Anomalia dos oponentes tendo uma função similar ao Atacante. E o Defensor é responsável por prover escudos e usar movimentos defensivos e contra-atacar seus oponentes.Não temos healers nesse jogo e não existe forma de recuperar PV exceto em missões de história com certos ítens especiais somente dela. Então pra montarmos um time precisamos de um causado de dano,um Atacante vai precisar de um Assistente e um Atordoador pra ter um funcionamento bom,não é recomendado usar dos Atacantes,dois Assistentes ou dois Atordoadores nas equipes. Um Anomalo pode ter um Atordoador ou Assistente e até um Atacante ou Defensor,aqui é preciso um cuidado pois o medidor de Anomalia é compartilhado entre seus personagens,então personagens com atributos iguais interferem no dano da Anomalia,se seu personagem tiver nível mais baixo com uma build ruím ele vai interferir no Dano do seu Anomalo e cair seu DPS. Além dessas classes existem outros fatores importantes na composição das equipes,o Atributo e as facções. Se o personagem parceiro de time for da mesma Facção ou do mesmo Atributo ele vai ativar uma segunda passiva especial. O sistema de batalhas do ZZZ segue o estilo dos jogos de luta modernos, fácil de jogar mais difícil de masterizar. Você não vai ter problemas se apertar botões como louco mas vai ter problemas nos modos mais difíceis do late game,tendo que aprender quando ativar passivas especiais do seu personagem,buffs,debuffs,saber como a gameplay de cada um funciona o que torna esse até o momento um dos sistemas mais complexos criados pra um jogo desse estilo. Só pra se ter uma idéia nós temos a classe de Atacante ligado a seu Atributo porém mesmo assim a forma de gameplay deles pode variar. Billy,Corin e Nekomata são ambos Atacantes Físicos porém Billy é expert em dano em área, a Nekomata é expert em Contraesquivas do qual ela aprimora seu dano e se sai bem atacando o oponente pelas costas,e a Corin por perfurar seus inimigos com sua serra e ficar muito vulnerável só é indicada pra atacar inimigos já atordoados.até mesmo Assistentes que aplicam buffs são bem distintos como exemplo a Nicole que ela é feita pra buffar Ataques em cadeia e Assistências Reativas.Os combates são rápidos e frenéticos,e são muito empolgantes.




E falando nisso temos as habilidades do personagem.Cada personagem possui uma passiva principal e ela vai evoluindo conforme conseguimos os materiais dos Boss de Elite e são divididas em A,B,C,D,E, e F sendo que cada um é maior que o outro progressivamente. E nós temos as habilidades comuns dos personagens que sobem conforme usamos materiais de Agentes obtidos na HIA,temos uma que aumenta toda a forma de ataques básicos sejam normais ou aprimorados dependendo do personagem,uma que melhora todos os tipos de esquiva do jogo incluindo a Contraesquiva,as técnicas de Assistência,Habilidade Especial comum ou reforçada e por último o Ataque em Cadeia e o Supremo do personagem  que ficam num lugar só. cada classe tem um atributo principal a ser buscado. Como o gasto upando os personagens é muito alto e limitado é preciso saber o que elevar e deixar de lado,existem personagens que não usam ataque básico,geralmente Assistentes então não é preciso upar,técnicas como Assistência Reativa só são boas no seu atacante ou Anomalo. Saber os atributos principais de casa classe também é importante,o  Atacante quer Taxa Critica que quanto maior mais aumenta a chance do personagem desferir um Dano Critico. Anomalos por outro lado querem Proeficiência de Anomalia que aumenta o dano da Anomalia e a Maestria de Anomalia que aumenta a velocidade que a Anomalia é causada. Já suportes escalam dependendo de qual atributo ele usa,a Rina por exemplo escala seu buff com Perfuração,esse atributo é o famoso PEN,penetração de defesa inimiga,ele ignora parte da  defesa inimiga e causa dano direto,enquanto a Lucy é o ATQ%. O Atordoador vai buscar Impacto,que é o atributo que aumenta o atordoamento. 



Os Discos são seus equipamentos do jogo,é similar aos artefatos do Genshin e as Reliquias do Star Rail. Aqui temos 6 slots de discos os 3 primeiros tem atributos principais o 1 possui PV,o 2 tem ataque e o 3 defesa flat. Nos discos 4,5 e 6 a coisa complica um pouco pois eles possuem mais sub atributos que são ataque defesa e Vida porcentagem que servem pra todos os slots de 4 a 6 e temos os exclusivos de cada slot. o 4 vai ter Taca e dano Critico e Proficiência de Anomalia,o 5 vai ter dano Elemental que é igual aos dos outros jogos,e Taxa de Perfuração. E o 6 vai ter Maestria de Anomalia,recuperação de Energia que também é similar aos dos outros jogos porém aqui não é do Supremo e sim da Habilidade Especial reforçada e o Impacto. Cada set possui uma passiva que são ativadas equipando conjuntos como nos outros jogos porém aqui é possível equipar 3 sets de duas peças e ativar a primeira passiva de ambos. A segunda passiva só ativa com 4 peças de um mesmo conjunto então o recomendado é sempre ter 4 peças de um conjunto e duas de outro. A vantagem do ZZZ é a liberdade de equipar qualquer slot pra preencher conjuntos pois no HSR como sabem existem Ornamentos Planos que são conjuntos separados e obrigatórios e sempre são fixos. Eles tem classificações de B,A e S sendo que quanto maior o rank,mais sub atributos você vai ter,podendo ter um total de 4 com Rank S, e mais lv máximo ele vai atingir como o S que vai até 15 no total. A forma de evoluir é similar ao Star Rail,tem um ítem que sobe o lv e em determinados lvs você ganha um sub status extra e se tiver todos ele vai procar um já existente aumentando seu valor mas é totalmente aleatórias ambas as condições. Os Sub Status são os mesmos dos atributos principais de todos os 6 discos. Então nem preciso dizer que evoluir Discos B é pura perda de tempo e os A só em certos lvs e os mais valiosos são os Rank S porém tome cuidado,estes tem drop aumentado de acordo com um determinado lv de interlaço que é o lv da sua conta,é mais indicado farmar no Rank de Interlaço 45 em diante sendo que o Rank Máximo dropa mais facilmente. Esse é o básico dos sistemas de jogo e obviamente teremos personagens que podem burlar algumas regras dessas e dar um estio diferente. Os Motores W,as armas dos personagens funcionam de maneira similar a Star Rail,ele vai ter o atributo ataque e um atributo secundário que pode variar de Recuperação de Energia,ATQ% etc. E apenas personagens da classe certa podem equipar certos Motores pra ativar suas passivas,nenhum segredo aqui.




Uma coisa que torna ZZZ diferente de tudo que se viu são as Dungeons que aqui não seguem o padrão dos cenários com seu persoangem explorando.Aqui todas as sungeons assumem um formato de Rogue Like simples com TVs representando os cainhos e puzzles que teremos de fazer pra prosseguir,algumas TVs possuem ítens que precisam ser pegos pois temos Policromos também aqui,e obviamente existem batalhas contra inimigos normais e chefes. Cada cenário e puzzles são diferentes e únicos. Obviamente por ser algo um tanto incomum essas TVs podem incomodar certos jogadores que preferem o método tradicional porém eu sempre aplaudo empresas que arriscam a fazer algo diferente que fuja do padrão,que dfá uma identidade própria pro jogo,esse tipo de jogo já exige dedicação constante e pode levar anos pra ser concluído já que se trata de jogos de serviço com expansões regulares e jogar mais do mesmo acaba cansando. Essas dungeons das TVs estão disponíveis apenas no modo história e nas missões da área extra de exploração. Modos de jogo alternativos também são encontrados aqui como o Rally onde passamos por diversos cenários conseguindo os Ressonios que são cards que melhoram nossos atributos e dão bônus.Existe a Defesa Zero que é similar ao Universo Simulado do Star Rail,nós recebemos Ressonios em diversos estágios que também suam o sistema das TVs pra exploração e resetam semanalmente te dando 4 cartas de desafios que precisam ser cumpridos a cada semana. E o principal modo onde iremos usar os nossos personagens e times em lv máximo onde temos que derrotar ordas de inimigos no estilo abismo ou Salão Esquecido está presente e temos de formar dois times e conseguir o rank S pra obter todas as recompensas,existe os desafios padrão e os que resetam a cada quinzena.É qaui onde você vai ter que aprender a jogar e saber ser hardcore no jogo.



Agora visualmente ZZZ é espetacular. Assim como Persona 5 estilo e personalidade é o nome desse jogo.Ele é super estilizado tendo um mundo retrofuturista proposital diferente de alguns animes oitentistas que tem um retrofuturismo sem querer já que não tem como prever coisas que surgem no futuro como os Smartphones eas TVs LCD. Aqui temos tanto a internet de ponta como sistemas antigos audivisuais como Discos de Vinil, e as fitas videocassete o que dá um contraste interessante na ambientação do jogo que é única já que muitos jogos buscam ter a mesma ambientação de fantasia do Genshin Impact. é comum vermos estudantes usando uniformes escolares ao estilo japonês,policiais,gangues de rua,Idols Virtuais,hackers,construções modernas com aquele tempero clássico. Os menus são uma obra de arte pois ele possui esse estilo retrô estilizado que lembra as fitas VHS passando pelo fundo.Ambientação urbana com uma pegada similar a cultura de rua de Shibuya como vemos no jogo World End With You da Square Enix. A mesma riqueza se aplica aos personagens que tem a maior variedade e riqueza comparados a seus irmãos mais velhos Genshin e Honkai,cada personagem tem seu próprio estilo,tamanho e idade .Nós temos personagens voluptuosas,temos as super magras como a Koleda,temos as comuns,as mais estilo menininha como a Nekomata,tem todo tipo de arquétipo de personagem aqui e cada personagem,até mesmo animais antropomórficos temos como o Ben que é um urso humanoide e os famosos humanos com aspectos de animais tendo orelhas e caudas como as nekomimis dos animes. Porém ele trás coisas inesperadas como uma garota meio tubarão como a Ellen que possui cauda e dentes similar a um tubarão embora seja uma garota normal tem a sua própria forma de agir,de andar,de lutar o que impressiona pois é muito comum reciclarem modelos nesses jogos pra poupar tempo,em ZZZ não temos essa reciclagem cada personagem é único,isso é simplesmente sensacional e o jogo dá um show quando o assunto são as animações super fluídas e detalhadas e as cutscenes são as mais incríveis que a Hoyoverse ja fez.Até mesmo os NPCs são detalhados e distintos muitas vezes possuindo quase o mesmo nível de detalhes dos personagens principais do jogo,isso é realmente fantástico.A ambientação do jogo te permite ver eles em seus cotidianos com alguns deles aparecendo apenas em certos pontos do dia,é comum vermos até personagens principais do jogo em diferentes momentos fazendo coisas diferentes então é comum vermos a Ellen voltando da escola conversando com suas amigas,ou telefonando pra alguém nas cabines telefõnicas.obviamente o cenário mais minimalista com paredes invisíveis ou barreiras limitadoras facilitam muito mas não pensem que o jogo é leve por causa disso,tanto que na Praça Lumina nós percebemos uma queda brutal de framerate por ter uma quantidade enorme de elementos presentes. E os cenários de ZZZ superam Persona 5 nesse sentido,já que ambos tem a mesma proposta de jogo como comparativo.Felizmente a taxa de quadros se mantem firme nos combates com cenários mais limitados e modestos com construções pra todo lado dentro das Esferas. ZZZ é um colírio. Quando entramos na tela dos personagens vemos seus modelos detalhados fazendo poses diferentes em cada menu,esse jogo é uma obra-prima visual. E sonoramente ele também cumpre seu papel,com um estilo mais focado no hip-hop podendo também ter R&B,Rock e Soul.A tela de invocação é a mais estilosa e bonita que eu já vi num gacha,e quando você tira um Rank S ele toca um hip hop cantado que ainda por cima tem duas versões.Outra atração do jogo é a forma como a história é contada,temos o tradicional estilo Visual Novel só que ao invés de um artwork 2D vemos os modelos 3D dos personagens fazendo movimentos limitados,temos as cutscenes usando CG e temos uma novidade,um estilo que lembra um mangá só que colorido,o que dá ainda mais personalidade ao jogo. São tantos detalhes artísticos que daria pra fazer um artigo só sobre isso.





E como sempre aqui vai algumas dicas sobre esse jogo: administre bem seus recursos. Não saia upando os personagens a torto e a direito porque leva muito tempo pra farmar ítens e deixa-los tinindo. Você pode focar naqueles considerados mais fortes ou cuja gameplay agradar mais.Prefira fazer duas composições prontas primeiro pra só depois focar nos outros personagens que possui. Nunca deixe sua energia no máximo,sempre gaste ela quando encher totalmente.Nunca gaste materiais a torto e a dieito,aprenda a racionalizar os ítens pois a vida de quem joga de graça é complicada e você pode ficar travado no jogo se fizer algo errado não tendo força sequer pra farmar ítens e melhorar seus personagens.Nunca gaste com ítens Rank B a menos que seja necessário mas tente obter ítens de Rank A como os Motores W o mais rápido possível. já os Discos use só no início os Rank B como quebra-galho antes do late game enquanto está upando seu Interlaço,e os Rank A até certo ponto pois o que interessa são os Rank S.Se você quiser otimizar a upagem de Discos aumente o lv somente se procar substatus bons que servem no personagem específico que podem variar,é bom pesquisar sobre cada Agente e o que ele precisa. Nunca gaste Policromos com Gravações Originais,apenas as Criptografadas que são as do banner limitado.Nunca use Policromos pra recarregar sua Energia,não vale a pena.Use as Baterias que recarregam energia sabiamente(eu geralmente prefiro pra dar uma acelerada no farm dos status dos personagens pois usar com  farm de Discos pra mim não vale a pena porque o drop dos status deles é aleatório,não é uma melhora certa como os ítens de habilidades dos Agentes de passivas etc,embora tenha aqueles que usam pra acelerar o farm de Discos) porque são difíceis de obter. Existe uma loja dentro da Defesa das Esferas Negras com um carinha que gasta dois tipos de moedas,as verdes sempre que conseguimos nos Boss semanais e as roxas,use as verdes apenas pra conseguir o ítem Afinador de Discos que te permite escolher o Status principal dos Discos pois é um ítem mais raro.As Roxas dá pra usar pra obter certos ítens e Denny,e o gastod e denny é brutal nesse jogo então pode seruma boa pois ganhamos aos montes isso na Esfera Zero. Não compre cosias no jogo a não ser Armas Rank A que são vendidas nas lojas e o café que melhora o drop de certos ítens e te dá mais 60 de energia.Existe uma loja com três Bangboos que vendem materiais,eu aconselho comprar só quando tiver faltando ítens e você não tiver energia sobrando pra seguir farmando. E o jogo exige dedicação principalmente sendo Free to Play,é preciso logar todo os dia,fazer todas as diárias,semanais e gastar Energia pro farm pois os personagens tem tempo pra ficar nos Banners limitados,então é melhor garantir ter Policromos suficientes quando aquele personagem legal vier ou que você precisa. Lembrando que eles podem retornar em 4 meses caso não consiga a tempo. A história do jogo vai sendo expandida e atualizada conforme os anos,e sempre sai novos personagens a cada 20 dias e por enquanto são dois novos Rank S e um Rank A(nem sempre pode seguir essa regra) por atualização,cada atualização possui 20 dias então o Banner é trocado.





Então esse foi o básico sobre ZZZ,lembrando que por ser um jogo pro serviço diversas melhorias,novos sistemas e mudanças na gameplay podem ser feitas mas o jogo já é incrível neste começo de vida com um jogo de personalidade e estiloso.

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