As teorias que poderiam explicar as coisas sem explicação de Power Rangers Samurai de 2011 e Super Samurai de 2012 e como adaptar algo 100% japonês e com raízes históricas de sua própria cultura sem uma boa justificativa pra tudo não é uma boa idéia

 




Power Rangers Samurai foi a primeira produção da Saban após se restabelecer e comprar a série novamente. Porém talvez por estarem tendo que recomeçar a Saban não foi tão ousada quanto na época de Mighty Morphin onde eles decidiram não aproveitar quase nada da série original, Zyuranger e dessa vez Power Rangers Samurai decidiu aproveitar quase 100% do material original de Shinkenger,desde a história a similaridade entre seus personagens e isso acabou gerando problemas pois a série não se preocupa em detalhar sua lore particular,já que ele está adaptando quase todo material do Shinkenger e isso causa várias inconsistências na série.Aqui eu vou tentar criar uma teoria que poderia resolver esses problemas baseado no que temos na série.Este artigo contém spoilers tanto de Shinkenger quanto de Power Rangers Samurai então eu sugiro ter assistido as duas séries pra não ter a experiência estragada embora Samurai tenha muita coisa de Shinkenger ainda existem coisas originais na versão japonesa dele.




Como todo mundo sabe Power Rangers Samurai conta  na própria série que sua origem foi no Japão e que os poderes e o dever como Ranger são passados de geração em geração. E a nova geração de Rangers samurai precisa deter os Nighloks seres de outra dimensão que antes estavam selados poréms e libertaram e que precisam de água pra sobreviver e pra isso eles precisam abrir um portal pra que o Rio Sanzu flua no mundo humano. Xandred é o grande líder dos Nightloks e seus comparsas que enviam monstros pra tal tarefa. E temos o líder o Ranger Vermelho que vem da família Shiba cujo representante da era moderna é Jayden que precisa convocar seus parceiros pra essa missões. Aqui nós temos algumas diferenças em relação ao Shinkenger pois nele o Shinken Red Takeru Shiba é o Tono(lorde feudal) e seus companheiros são seus vassalos que precisam servir ao Tono sem hesitar mesmo que precisem sacrificar suas vidas por ele.Jayden é série porém mais sociável e amigável que Takeru que tenta criar uma relação distante com os seus companheiros e vamos descobrindo o porque durante a série. Kevin o Ranger Azul é o mais disciplinado entre eles sempre levando a sério o caminho do Samurai,a sua contraparte Ryuunosuke também é um devotado só que mais caricato que idolatra o Tono.Mike,o Ranger Verde, assim como Chiaki é o que leva menos a ´serio seu dever porém a diferença é que Chiaki é muito mais rebelde e ele não se dá bem com Takeru.Mia,a Ranger Rosa herdou de Mako a paixão por cozinhar,só que ambas cozinham mal porém Mako tem aquele aspecto de mãe sendo sempre sábia e madura. Emily,a Ranger Amarela e Kotoha são as mais similares,com a mesma história de terem tido que ocupar o lugar que era pra ser da irmã mais velha e se mostram sem confiança e ambas tocam flauta. E Antonio,o Ranger Dourado,o único sem origem japonesa e que gosta de pescar é similar ao Genta de Shinkenger,ambos amigos de infância do vermelho, porém este é mais escandaloso e engraçado que ele,e também é vendedor de sushi porém ambos sem pertencer a uma família de Samurai conseguiram ser um com sua especialidade em tecnologia.






Deker assim como Juzou é um monstro que assume uma forma humana e que precisa satisfazer a sede de sangue de Uramasa a lâmina amaldiçoada que porta lhe dando um grande prazer de lutar. E Dayu que também possui o mesmo nome que sua versão original. Só que a trama de ambos é a que mais sofreu modificações,no original a trama dos dois que não tem ligação alguma entre sí e são bem mais trágicas e pesadas que de suas versões americanas.Em Samurai as histórias dos dois estão relacionadas,Deker e uma mulher chamda Dahlia que era a versão humana de Dayu se casaram e ela o presenteou com Uramasa que não era uma lâmina amaldiçoada o chamando de Samurai indicando que le praticava o caminho do Bushido.Porém sua casa foi incendiada e ela teve que fazer acordo com um Nightlok chamado Serrator pra salvar a vida do seu amado que estava a beira da morte e então foi transformado em um Nighlok meio humano sem memória que tem como proposito apenas lutar e satisfazer sua espada que agora é amaldiçoada. E Dahlia também se torna uma Nighlok.Curiosamente essa história é descrita num desenho antigo no Portão Tengen então não sabemos quando isso aconteceu porque a série não diz e nem porque esse desenho é retratado como se isso tivesse acontecido no Japão.




A aparição de Lauren que é o grande plot twist da série é diferente da versão japonesa. Sua contraparte é Kaoru Shiba que é bem mais estoica é séria que a original embora seja uma pessoa boa.Na versão americana Lauren é a irmã mais velha de Jayden e a verdadeira Ranger Vermelha da era moderna.Ele era apenas uma chamariz pra fazer Xandred não descobrir que sua irmã estava secretamente treinando a Força Simbolo que iria selar o monstro novamente. No original Kaoru e Takeru não tem nenhuma ligação de sangue,ela é a verdadeira Tono e líder do clã Shiba enquanto ele era um Kagemusha que a substitui pelo mesmo motivo que na versão americana,ser a sombra que protege a lorde original até que ela estivesse pronta pra assumir a liderança do  Shinkenger.




Power Rangers Samurai tem um elenco de atores muito bom e algumas mudanças são bem legais.Uma mudança é a armadura que eles usam quando pilotam os Zords que não existe no original assim como a forma Shogun do famoso Battlelizer,aquelas armaduras que surgiram a partir de In Space A minha favorita é em relação a Lauren que por ser apenas a irmã do Ranger Vermelho acaba se mostrando uma garota muito doce que se preocupa muito com o irmão e se emociona ao se reunir com ele já que foi separada dele a muito tempo e isso é muito diferente da versão japonesa. Ela sofre com a decisão o irmão de deixar o grupo.Mesmo com sua aparição curta sendo apenas no final nesse pouco tempo ela se mostrou uma personagem muito adorável tanto que o fandom gosta muito dela.Porém o fato de Samurai adaptar muitas coisas de Shinkenger ao pé da letra fez as coisa ficarem bem estranhas e sem sentido.Curiosamente até mesmo a roteirista original Yasuko Kobayashi é creditada coisa que não ocorreu nas outras temporadas de tanto que ele puxa o roteiro original e isso mostra o quão problemático é adaptar uma trama 100% japonesa.O primeiro problema é com relação a descendencia. Como os decendentes de Samurai se tornaram americanos de múltiplas etnias?a série não explica. Por que os Nightloks mudaram o ataque do Japão pros EUA? a série não explica.Em um certo momento eles precisam libertar o Zord Touro que foi o primeiro criado datado de 300 anos atrás mas era incontrolável e teve que ser selado pelo primeiro Ranger Vermelho confiando isso a uma famólia de confiança.Família essa que também vive nos EUA e que cujos membros s atuais também são americanos Só que se o primeiro Ranger Vermelho era japonês por que o Zord Touro foi selado nos EUA?a série não explica.Outra coisa é que existe um Portão Tengen famoso no Japão nos EUA e tem um monge lá que apesar de ser ocidental possui um nome japonês. Existe uma pintura japonesa que conta a origem de Deker e Dayu e ela também causa confusão porque os personagens também são ocidentais conforme explicado acima.




Então vamos as teorias. Pra tentar justificar tudo isso é preciso criar uma motivação pra batalha mudar do Japão aos EUA.Talvez os Nighloks sentiram mais facilidade em entrar no mundo humano nos EUA que no Japão.Isso seria um boa justificativa e bem simples.Aí todos os Rangers Samurai teriam que ser obrigados a migrar pros EUA assim como as coisas ligadas a ela como os fundadores do Templo Tengen e a família que vigia o Zord Touro. As batalhas então seguiram nos EUA ainda na era antiga e o Zord Touro foi criado e selado ali justificando ele ter sido selado nos EUA,preservando os pergaminhos sobre o mesmo no idioma e costumes originais. Isso explicaria porque os discos foram perdidos em batalha por lá também. E sobre a descendencia isso também é resolvido. Como as batalhas agora são nos EUA os japoneses Rangers samurai originais tiveram que se estabelecer por lá e se relacionaram com os habitantes locais gerando descendentes que se distanciaram dos ancestrais pela enorme diferença de anos. A única família 100% japonesa nesse caso seria da Mia. Quanto o Deker é o mais complicado de explicar. Se a história dele acontecer na época do Japão feudal é um tanto estranho porque eles não parecem um casal antigo já que Deker a presenteia com um violão ocidental(que teria se originado a partir de 1928 na Espanha) .Levando isso em consideração a história deles pode ter surgido na época que o violão passou a ser difundido na sociedade ocidental).Pra justificar o desenho precisaria de fato ser uma história antiga que foi transformada numa lenda por uma pintura. Agora porque o cenário da pintura é como se fosse o Japão não tem como justificar(será que quem pintou sabia a história toda?). Essa confusão toda acontece porque no original Dayu e Juzou eram japoneses da época do Japão feudal e sua tragédia fazia todo sentido ser retratada numa pintura tanto que ela mostra um cenário no Japão.Na versão americana isso ficou bem sem sentido e mantiveram assim porque eles tinham que manter o mesmo acontecimento de Shinkenger onde Mako descobre a origem da Dayu do mesmo jeito reproduzindo isso em Samurai com Mia descobrindo a origem da Dayu.

Lembrando que tudo isso são teorias e não informações oficiais. será que elas fizeram sentido?enfim Power Rangers Samurai mostra o quão problemático é ter que adaptar quase 100% uma série Sentai totalmente japonesa e com raízes históricas ainda por cima coisa que não ocorre em Ninja Storm e nem Ninja Steel justamente por criarem algo 100% americano.E hoje em dia Power Rangers Samurai é considerado apenas uma versão morna e  muito inferior de Shinkenger.


Comentários

  1. Um problema diferente em Ninja Steel que alguns fãs apontaram é tentar ligar tudo ,tudo mesmo a ets,o pai do vermelho ser um shinobi tradicional(era americano,mas nesse caso apenas aprendeu a arte em vez de se dizer integrante de uma antigo clã japonês) não influi em nada na história ,mesmo ele guardando as estrelas ninguém explica a ligação dos ninjas terráqueos com os shurikens espaciais ou por que há tantos aliens usando ninjutsu e com ideogramas japoneses em suas roupas .Mas a verdade é que até hoje muitos roteiristas americanos não fazem idéia do que são samurais,ronins ou ninjas,outro dia vi um video onde um mestre japonês legitimo assistiu TMNT de 1987,e logo no início ensinou que shinobis legitimos não usam o estilo de duas katanas de Leonardo e nenhum jamais fez uso de nunchakus como Michelangelo.Nem quero saber o que ele acharia se visse o primeiro filme com um rato se tornando um Jounin só de olhar o dono treinando...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas