A ascensão do HD-2D e da pixel art. Jogos novos ou remakes com arte clássica aliada a tecnologia moderna,e uma reflexão sobre o valor do jogos x qualidade técnica

 







Existiu uma época onde os jogos 2D eram o padrão do mercado,sejam através das grandes máquinas de arcade,sejam nos consoles doméstico como NES ou Master System,esse estilo foi muito bem usado pelas empresas,porém a tecnologia evolui muito rápido e nos anos 90 os jogos 3D surgiam indicando o próximo passo da evolução dos videogames. Esse era o futuro. Novos e interessantes ambientes 3D te davam uma sensação diferente ao jogar. No entanto os gráficos 2D ainda estavam presentes,e agora os designers usavam sua criatividade pra deixá-los atraentes e dar uma sensação diferente do que tinha antes.Tínhamos jogos que mesclavam gráficos em pixels 2D com cenários 3D com mais quadros de animação,novos efeitos em 3D.No entanto as coisas mudariam com a sexta geração de videogames. Os jogos 3D se tornavam cada vez mais realistas e aqueles polígonos quadrados eram cada vez mais coisa do passado e jogos como Dead or Alive 2 ainda em 1999 impressionavam com seus modelos 3D com expressões faciais,animação de cabelo e roupas,texturas que simulam coisas como couro com maior fidelidade. E com o tempo o 3D se tornava o padrão e cada vez mais jogos se tornavam 3D. O 2D era algo muito presente nos JRPGs,no entanto grandes franquias como Star Ocean,Grandia,Wild Arms e tantas outras começaram a flertar com 3D a partir da geração PS2,Gamecube e XBoX enquanto alguns jogos ainda mantinham seus velho estilo mas o uso do cell shading pra simular o estilo anime e até o mais tradicional jogo de RPG se rendeu a isso o Dragon Quest em sua oitava versão e os jogos com ambientações cada vez mais impressionantes decretavam cada vez mais a morte do 2D e na sétima geração de consoles esse estilo gráfico estaria fadado a morrer se não fosse algo que mudou tudo nessa geração.Jogos cada vez mais realistas e com orçamentos astronômicos surgiram mas em meio a isso as grandes empresas fabricantes de consoles como a Sony começaram a dar espaço a um novo movimento que cada vez ia se tornar mais forte,o do desenvolvedor independente,os famosos índies.empresas pequenas que longe dos grandes orçamentos e dos patrocinadores que botavam seu bedelho nos jogos conseguiam oferecer uma alternativa criativa e diferente de se fazer jogos,e muitos deles movido pela paixão dos jogos do passado tentaram criar algo similar ao que era feito na época. 





E isso fez com que os jogos feitos a moda antiga ressurgissem e tomassem uma parte da fatia do mercado engajando mais e mais pessoas seja pela nostalgia ou por gostar do estilo antigo de se fazer jogos.E assim nasceu o termo conhecido como pixel arte onde a forma como enxergamos isso mudou totalmente,dessa vez não era um padrão gráfico de uma época distante que a tecnologia oferecia naquela época,pixel arte passou a ser um estilo,uma forma artística de fazer jogos que fugiam dos grandes orçamentos e do padrão do mercado bilionário de games. Propositalmente jogos são feitos dessa forma mesmo tendo a seu dispor toda a tecnologia de criar jogos mais reais que a realidade. Essa é a idéia por trás da pixel arte. E muitos devem estar se perguntando:"mas veja estou comprando um console de 4 mil reais pra jogar jogos com cara de jogo antigo?qual o sentido disso?". Puramente artístico ou nostálgico,ou de preferência pessoal,só isso. Fazer algo no padrão antigo deixou de ser uma limitação da época pra se tornar arte. E eu te pergunto:será que a tecnologia determina o valor das coisas?Chrono Trigger deixou de ser um grande JRPG porque ele não tem os gráficos incríveis de FFVII Remake?É algo parecido com o Tokusatsu,essas produções tem baixo orçamento,longe do padrão das séries de TV holywoodianos e anos luz de distância dos filmes de orçamento bilionário dos grandes estúdios holywoodianos. No entanto nós apreciamos esse baixo orçamento,passou a fazer parte do charme,de um estilo de se fazer série onde o que importa não é ter grandes efeitos especiais de fazer cair o queixo mas de termos o suficiente pra fazer a fantasia acontecer.E olha que no meu caso eu ainda gostaria que também fosse produzido Tokusatsu a moda antiga com película e efeitos 100% práticos,ou seja algo mais antigo do que é feito agora.




E com esse engajamento imenso fez até produtoras bilionárias como a famosa Square Enix se render a isso e ela decidiu então criar e patentear a marca HD 2D,que é usado pra dar os gráficos em pixel art com cenários 3D e um interessante efeitos tridimensionais como luz,sombra,névoa entre outros.E geralmente ela desenvolve o jogo ou contrata empresas terceirizadas como Acquire,Arte Piazza entre outras.E tudo isso começou com o jogo Octopath Traveller da Acquire, um jogo atual feito nos moldes antigos inclusive ele se parece muito com jogos como Live A Live onde escolhemos 8 personagens diferentes vivendo num mesmo mundo tendo sua própria história e depois eles se reunem no fim do jogo.Todo o estilo do jogo é recriado pra parecer uma evolução do que vimos nos RPGs do SNES com cenários 3D pra dar uma nova perspectiva tridimensional ao jogo,e com efeitos de zoom.Os cenários são feitos de modo a não se distanciar muito do estilo dos pixels que vemos nos personagens,era comum a percepção de que os cenários era uma coisa bem diferente nos jogos da era do PS1 e aqui eles fazem de modo a parecer com os estilo visual dos cenários 2D de antigamente.e a fidelidade visual desse estilo é tanta que não temos retratos dos personagens nas caixas de texto apesar de termos a dublagem,e curiosamente os chefes são feitos igual nos jogos antigos da Square,geralmente todo os persoangens e NPCs eram reproduzidos no formato SD(Super Deformed) que hoje as pessoas chamam de chibi mas os chefes eram diferentes,eles vinham com um sprite gigantesco com proporções humanas normais com todo detalhe e exuberância em contraste com o visual padrão dos persoangens e NPCs que seguem ainda o estilo SD,na verdade não são só os chefes,mas todo inimigo comum do jogo é assim,mas os chefes chamam mais atenção principalmente os de Live A Live Remaster que eram enormes na tela,acho que era maior que sprites de jogos de luta.Então com esse estilo clássico intacto fez Octopath Traveller vender 3 milhões de cópias um número bem alto pra um jogo desse porte. E a Square ficou animada porque ela já vinha trazendo seus jogos mais obscuros em remasters pra Android iOS e pros consoles,tivemos Romancing Saga 2 e 3 remasterizados pela Arte Piazza,velha conhecida porf azer remakes de jogos da Square desde a geração PS1 como Front Mission 1st ou Dragon Quest V pro PS2,e agora o ela usa o HD 2D pra fazer remakes mais modestos de jogos clássicos o que se tornou algo bem vindo pros fãs.Sendo assim jogos como Live a Live que foi um fracasso de vendas na época mas se tornou um cult com o passar do anos pode ganhar um remake inteiro no formato HD 2D e ao mesmo tempos endo lançado oficialmente no ocidente. Jogos antigos como Front Mission 1st(remaster em cima da versão do PS1) e 2 tiveram uma nova chance,além é claro de mais novas IPs Triangle Strategy dos mesmos criadores do Octopath surgiram e o próprio Octopath que ganhou uma continuação após o primeiro ser bem sucedido.E dando sequencia ao estilo a Square trouxe de volta Dragon Quest III nesse formato que deu uma bela renovada no jogo mais popular da franquia no Japão e já temos o I e o II vindo aí pra fechar a trilogia mas eu acredito que todos os demais jogos 2D irão ser recriados nesse formato em breve.







Repare como o HD-2D é fiel aos JRPGs da era 16-bit.Acima temos a boss battle do FFVI original exibindo sprites enormes de chefes,abaixo temos Octopath Traveller e por último o remake de Live a Live que deixou eles ainda maiores que a versão original de Snes





Ao mesmo tempo mesmo o termo sendo patenteado pela Square  não impediu que outras empresas também tentassem esse estilo ou em algo similar imitando os clássicos JRPGs do PS1.Temos por exemplo Eyuuden Chronicles que veio pelos mesmos criadores de Suikoden sendo uma espécie de sucessor espiritual que tem o estilo visual recriando aquele modelo dos jogos 2D com cenários 3D do PS1 então é diferente do formato da Square mas tendo a mesma idéia de recriar um modelo já usado anteriormente um pouco mais polido e bonito graças a tecnologia atual e que a época não permitia.E a Konami fez um remaster de Suikoden 1 e 2 onde ela refez vários aspectos do jogo como a parte dos cenários e efeitos especiais dando um novo charme a um título clássico.e outras empresas vieram na onda como a Gungho a dona atual dos direitos dos jogos da Game Arts que trouxe Grandia 1 e 2 junto com Lunar 1 e 2.Então é por meio tanto dos remasters quanto de IP novas que o charme dos games em pixel art não irão morrer.





Ainda existem outros estilos gráficos que impressionam como o do apaixonante Sea of Stars um maravilhoso jogo índie que se bater o olho já vai querer jogar por ele se inspirar no Chrono Trigger e a gente percebe pela composição dos cenários,combates e nos mapas aquele toque de Chrono Trigger.Existe a Dotnod que cria sprites em pixel arts com um estilo artístico moderno sem parecer retrô embora mantenha a johabilidade tradicional com implementações como Streets of Rage 4.






Talvez a única coisa que possa ser um tanto quanto polêmica sobre esses tipo de jogo é o preço. Poir não ser um triplo A esses jogos costumam ter um preço mais baixo que o valor padrão.No entanto muitos podem alegar que um jogo com um visual que nem usa 10% da capacidade técnica dos consoles atuais não deveria ser tão caro,ainda mais em termos de Brasil onde tudo fica mais caro do que deveria devido a alta carga tributária que nós temos.Então eu gostaria de propor a seguinte reflexão:qual é o valor da sua diversão?você acredita que aquele jogo proporciona diversão que valha o preço nele investido?será que é preciso o valor máximo de tecnologia pra um jogo ter valor?é igual o Tokusatsu que são produções que não oferecem a mesma qualidade técnica que os grandes filmes holywoodianos porém o impacto sentimental pode ser tão grande ou maior pra você,e hoje em dia está bem fácil por assim dizer. Da mesma forma que uma obra antiga pode te trazer tanta emoção quanto uma recente.Mas de fato o preço de um jogo assim deve ser mais baixo que um triplo A porém a noção de diversão que as pessoas ou de quanto aquele jogo tem valor mudou muito desde então.Numa época onde as pessoas criticam a falta de um salto técnico da atual geração de videogames e a falta de jogos e acritica em cima de você comprar uma plataforma nova pra jogar games antigos.Oras, a retrocompatibilidade foi colocada justamente pra isso,não tem sentido você criticar.um jogo antigo não tem menos valor que um jogo.eu acredito que um título importante como Chrono Trigger freito em HD-2D valeria todo o investimento principalmente se isso significar uma experiência superior ao original. Muitos estão podendo conhecer RPGs obscuros e experimentais como Live A Live que te dá uma experiência única e distinta dos outros RPGs padrão com um visual ainda mais caprichado sem mudar totalmente o jogo como um FFVII Remake faz. Talvez pagar 299,90 por um Dragon Quest III HD-2D que além de considerado o melhor jogo da série no Japão e que tivemos pouca chance de experimentar pelo pouco apelo do gênero na época de um jogo que parou o Japão de tal forma que tiveram que proibir a Enix de lançar jogos em dia úteis. Num visual incrivelmente charmoso que preserva bastante do espirito do original ao mesmo tempo que trás um pouco de modernidade. E o resultado está sendo extraordinário, Dragon Quest III vendeu mais que FF16 com toda sua tecnologia exuberante,Octopath vendeu 3 milhões de cópias mesmo sendo uma IP nova com visual retrô, é uma opção que facilita a vida das empresas que não precisam refazer um jogo completamente demandando mais trabalho em tempo,deixando isso pra títulos selecionados como o FFVII por exemplo.

E com isso a forma como nós enxergamos o mercado de jogos precisa mudar totalmente,onde talvez a busca por um novo console nãos e resuma a apenas salto tecnológico gráfico mas de melhorar a performance de jogos antigos e manter a idéia das empresas em ter mais liberdade criativa de investir em idéias alternativas como o HD-2D que foi uma sacada genial da Square Enix que vem tropeçando nos seus títulos mais importantes com toda sua exuberância técnica. Então temos que dar uma olhada nesses títulos a nossa volta como Octopath Traveller,Sea of Star,Ninja Gaiden Ragebound,Shinobi e com certeza a indústria ainda poderá se manter saúdavel e criativa como era antigamente quando as limitações técnicas obrigava as empresas a pensar em saídas inteligentes pra reproduzir seus jogos. E o pixel art agora saiu da condição de estilo técnico pra opção puramente estético agradando os fãs do estilo.





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