As explosões dinâmicas de Kagaku Sentai Dynaman de 1983,uma série que trouxe novidades que permaneceram por décadas no Super Sentai
Vários vulcões adormecidos surgem e estranhos humanos com caudas surgem atacando a humanidade. Esses são os Yubijin(significa pessoas com calda literalmente) seres que vieram a Terra por um meteoro milhares de anos e estavam vivendo no subterrâneo evoluindo por contra própria desenvolvendo suas caldas e quanto mais caldas a pessoa tiver maior status ela possui e os seres que vivem ali formaram o império Jashinka que tem como objetivo,é claro a conquista do mundo terreno e sair do subterrâneo.Mas o Dr Yumeno já previa isso e criou o Kagaku Sentai Dynaman que vive escondido sob a fachada de um Centro de Invenções que reúne vários inventores do Japão e os mais talentosos foram selecionados pra fazer parte do Dynaman. Porém eles se depararam com Jashinka atacando as pessoas se reunindo e tendo uma luta difícil contra eles até que se reúnem nesse lugar e descobrem toda a história e se tornam Dynaman.
Em Dynaman temos o Hokuto Dan/Dyna Red um inventor especialista em robótica que é praticante de kendo e motocross. Ryu Hoshikawa é Dyna Black um ninja que tem o desejo de se comunicar com forma de vida alienígenas. Yousuke Shima é Dyna Blue e sonha em inventar algo que possibilite os humanos a respirar embaixo dágua,ele é um surfista. Kousaki Nango,um fazendeiro especialista em plantas é o Dyna Yellow e Rei Tachibana/Dyna Pink que procura forma de se comunicar com os animais.E eles são comandados por Yumeno com o propósito de realizar seus sonhos e os das crianças. Enquanto em Jashinka temos o Imperador Atom de 9 caldas,seu filho o General de 7 caldas Karr,o Principe Megido filho de Atom com 4,E se em Goggle V a batalha era entre não cientistas contra uma ciência maligna aqui em Dynaman a batalha é entre inventores cientistas e as formas evoluídas malignas,seres que evoluíram de forma errada e se sentem superiores aos humanos.
Aqui em Dynaman temos novidades em relação aos Sentai anteriores.Como Dyna Red corta uma das caudas do Pricipe Megido ele fica furioso prometendo se vingar e aqui é criada pela primeira vez aquela rivalidade do Red com um general inimigo.Dynaman possui episódios melhores e mais divertidos que seu antecessor.Tem um episódio muito bom onde Dan decide participar de uma corrida de motocross a pedido das crianças que estão sempre no Centro de Invenções e tudo ia bem até Megido ter a idéia de usar isso como forma de roubar o Dy Jupter e então eles sabotam a corrida e colocam uma bomba na moto onde ele precisa ficar acima de 20km/h ou então ela vai explodir. Pra piorar mesmo suas habilidades de piloto não poderão impedir Dan de acabar caindo no terreno difícil daquela montanha e então Ryu tenta fazer de tudo pra tirar a bomba antes do prazo dado por Megido pra entregarem a nave e isso gera umas cenas muito legais onde ele tenta tirar a bomba com a moto em movimento por terrenos traiçoeiros e pra botar mais pressão ainda Megido também tem um controle manual,a forma como isso é resolvido é muito legal. E tudo em Jashinka funciona através da evolução então eles possuem um dispositivo chamado de Progressor onde ele é composto pela água conhecida como a Sopa Primordial que deu origem a vida e lá ele pode fazer o processo de uma criatura de 3.5 bilhões acontecer instantaneamente e até ir mais adiante tornando as criaturas e Shinka Juu(Feras Shinka) e esse aqui é o Hirohisa Soda já mostrando toda sua criatividade que veríamos durante toda sua passagem,e isso é muito legal,se uma criatura é do período cretáceo então ela tem o poder de tornar pessoas em fósseis,se ele é um morcego ele pode jogar uma fumaça que cria máscaras que fazem humanos não resistirem a luz obrigando eles a se refugiar no subterrâneo fazendo com que Jashinka possa passar a habitar a Terra enquanto os humanos teriam que se refugiar no subterrâneo em seu lugar.Claro Dynaman ainda é um Sentai pré-Bioman então as histórias são sempre episódicas com o conceito de "pare o próximo plano dos vilões da vez e comemorem no final" porém Dynaman já trás um sabor mais agradável e divertido que seu antecessor conseguindo igualar o nível novamente com séries passadas como Sun Vulcan e Denziman e até indo um pouco mais além destas pois Dynaman trás um salto em termos de ação dessa vez deixando tudo bem mais divertido.
Ainda entre episódios iniciais e uma coisa bem curiosa é que o filme de Dynaman que passa agora no inicio da temporada diferente dos filmes anteriores,aqueles exibidos em festivais da Toei que nada mais são que episódios da TV estendidos e pela primeira vez teve um filme editado pra se transformar num episódio comum(o 32),e geralmente é o contrário que ocorre,um episódio comum é exibido como um filme no festival, porém devido a mudança de timeslot Dynaman a partir do episódio 10 passou a ter 20 min ao invés dos 24 tradicionais fazendo o filme que tem 26 perder 6 minutos de filmagem e eles tiveram que alterar algumas coisas.Nesse momento entra em cena a vilã bonita da vez que não pode faltar,e dessa vez ela é a Princesa Quimera,que é prima do Megido já que sua mãe é irmã do imperador Atom,e eles não se bicam,com Quimera provocando Megido o tempo todo e ela tem 4 caudas assim como ele,as caudas dela são bem diferentes,lembrando um coelho ou algo assim e ela é especialista em magia e uma é bem bizarra porque ela coloca corda nos Dynaman(igual bonecos de dar corda) controlando seus movimentos.mas a vilã não consegue ter bom resultado como esperado.Depois disso temos bons episódios,o bacana de Dynaman é que ele sempre tem episódios legais como quando tentaram raptar noivas pra extrair sua essencia pra criar o Elixir da Imortalidade pro Imperador Atom que só poderia ser criado num momento especifico e a Rei tem que entrar em ação se disfarçando como noivas. Tem o famoso episódio onde o Sentai da vez promove o turismo no Japão de forma disfarçada em episódios em regiões especificas,praticamente todo Sentia antigo tem uma série de episódios assim e dessa vez é em Kyushu onde Jashinka pretendia fazer um vulcão entrar em erupção destruindo tudo,uma parte muito legal é ver os Dynaman transformados andando a cavalo,algo que a gente só vai ver em Gingaman.
Depois de muitos episódios temos um que é bem interessante,um casal Yubijin infiltrado na sociedade como humanos tem um filho que treina Kendo com Dan e são convocados pra usar isso a seu favor pra matar o Dan porém a coisa dá errado,e eles são forçados a tentar matar Dan porém eles por viverem tanto tempo no mundo humano se apegaram a ele e agora querem viver uma vida como humanos em paz.Isso é bem típico do Hirohisa Soda,de colocar um outro lado no povo que os inimigos pertencem pra mostrar que nem todo mundo do outro lado é perverso e no fim os Dynaman acabam ajudando o casal que sobrevivem junto com seu filho podendo viver em paz. Então até agora já vimos as melhorias que Dynaman trouxe em relação as séries da mesma fase mas e aí?seria só isso?na verdade não pois Dynaman mostra algumas surpresas a partir do episódio 33 onde uma série de episódios continuos rolam diferente do seu antecessor onde só ocorria no arco final.Começa com Megido libertando Mamoth Shinka a mais poderosa Shinkajuu que ia ser usado por Karr como um trunfo defintivo,isso porque a criatura é incontrolável e os Dynaman sofrem muito,ficando numa corrida onde Megido precisava conter o bicho e os Dynaman precisavam derrotado até que Megido acaba sendo enganando por seu pai fazendo acreditar que uma corrente especial ia parar o monstro quando na verdade eles queriam intencionalmente prender o Dan ao Mamoth coma s correntes pra destruir ambos de uma vez. Os Dynaman superam esse desafio e acabam obrigando Karr a criar monstros mais fortes e eles acaba dando um upgrade na máquina que agora é o Mecha Progressor onde os monstros são criados e ele cria os Mecha Shinka que são animais combinados com máquina e eles são tão poderosos que como era de se esperar resistem ao Super Dynamite,o golpe finalizador o que obriga o grupo a ter que se virar enquanto não encontram uma técnica nova,ele funciona de uma forma similar a Bioman onde os heróis tem que se virar até achar uma solução.Aí tem várias possibilidades como eles criarem uma arma de um metal resistente vindo de um meteoro que um cientista criou porém ele nega entregar,e esse metal foi usado pra criar um robô que protege sua filha que os Dynaman não querem destruir só pra pegar o meteoro por causa da menina.Depois o próprio comandante tem que fazer os Dynaman conseguirem despertar o novo ataque os atacando ferozmente e isso fez com que Dan percebesse que a força centrifuga poderia ser usada com a explosão e assim o New Super Dynamite é criado.Um outro cientista vem alertar Himeno sobre algo que estaria ocorrendo num lugar importante pro Jashinka chamada de Caverna Milenar onde alguém parecia estar preso lá. No fim das contas esse alguém consegue sair e descobrimos se tratar da General Zenobia que foi condenada a essa prisão por tentar roubar o trono do Imperador só que diante de tantas derrotas pelos Dynaman ela acaba se aliando as fileiras do império. E diante de uma falha de Megido em obter uma super arma ele é que acaba sendo condenado a Caverna Milenar tendo o restante de suas caudas cortadas pela própria Zenobia.Depois de alguns episódios Megido foge. E de repente surge um misterioso guerreiro de preto que rouba a espada do imperador e propositalmente dá a Nango que vigiava dois irmãos que tiveram seus pais mortos por Jashinka e ele aproveita o poder da espada pra se vingar porém como a vingança nunca é plena,mata a alma e a envenena o Imperador Atom joga uma maldição que deixa Nango louco e ele só poderia se livrar da espada se derramasse sangue humano então Dan acaba se ferindo com a espada de propósito pra tal. O tal guerreiro misterioso se apresenta como Dark Kinight mas apesar de todo o mistério e da tentativa de ludibriar todos com uma mudança de voz fica claro que ele é Megido,afinal o princípe fugiu da caverna e logo depois surge esse guerreiro que não fica a favor nem dos Dynaman e nem de Jashinka e que não tem caudas,então era óbvio pra quem não sabia na época.E ele age dessa forma tentando ajudar os Dyaman e Jashinka ao mesmo tempo mas não ficando do lado de nenhum e acaba até mesmo atacando ambos pra algum fim.Ele chega mesmo até incitar Zenobia a se rebelar contra o imperador Aton a questionando se ela estaria satisfeita em apenas servi-lo.
Então chegamos na reta final de Dynaman onde um novo Mecha Shinka usaria um gás que ele transforma absorvendo o magma de uma caverna que tinha o objetivo de exterminar a humanidade em massa porém ele causou efeitos estranhos ao invés disso,desde fazer as orelhas ficarem gigantes,a nascer chifres e coisas do tipo em humanos. Mesmo com a falha Karr percebeu o que aconteceu:aquilo na verdade é uma substância que mesmo não sendo usado pra exterminar humanos poderia ser usada pra fazer os Yubijin evoluírem ainda mais fazendo ganhar caudas adicionais. Assim o imperador poderia ganhar sua décima cauda antes mesmo de conseguir dominar a superfície e segundo as lendas de Jashinka ganhar poderes incalculáveis. Pra isso precisariam investigar melhor a caverna de onde o magma foi obtido.Enquanto isso o Dr Yumeno acaba agindo de uma forma estranha,ele cura Nango que foi atingido pelo gás porém sumiu imediatamente. A general Zenobia quer descobrir o que Karr descobriu e ela acaba sendo abordada por Dark Knight que conta a ela que a descoberta de Karr era uma forma de aumentar as caudas dos Yubijin e que se ela conseguir isso antes dele poderia obter as 10 caudas antes do Imperado Aton e pra isso deveria formar uma aliança com ele. Ela tomada pela sua ambição viu a chance de superar o Imperador.Os Dynaman que procuravam pistas escassas pelo seu chefe ouviu a conversa deles. Enquanto Karr descobre uma substância química que se misturou ao Magma conhecida como Retrogene e assim eles poderão fazer o Jashinka ganhar mais caudas.Porém Zenobia e Dark Knight roubam a substância mas acabam sendo interrompidos pelos Dynaman.De repente o fluido parou de escorrer pela caverna e o Dr Yumeno continuou desaparecido.Os Dynaman analisaram as mostras obtidas de Jashinka e conseguiram descobrir sobre o Retrogene e que aquilo na verdade era um experimento de um cientista chamado Ooyama que havia criado 15 anos atrás. Buscando pistas do doutro eles são levados a uma mulher adolescente pintora que morreu ainda em sua juventude mas tinha deixado pra trás um retrato pintado que levaria a descobrirem quem ele é, Já que o Dr. Ooyama desapareceu sem deixar rastros.E eles acabam descobrindo que na verdade era o Dr Yumeno.Enquanto os Dynaman pareciam confusos com o fato Dan ainda pede confiança ao doutor afinal ele curou Nango.Então eles acabam chegando a conclusão que quem parou o Retrogene na caverna tenha sido Yumeno e partem pra lá.Chegando no local encontram o doutor tentando eliminar os vestígios do Retrogen. Ele decide contar a verdade aos Dynaman,visando criar uma experimento fantástico quando jovem Yumeno foi descoberto por Jashinka e sua amada que foi quem pintou o quadro acabou morrendo por conta disso.Ele se sentiu culpado se livrando do experimento na caverna e criando os Dynaman e o Centro de Invenções assim como a Dyna Base e assim redimir seus pecados levando as crianças a seus sonhos com as invenções.Enquanto Zenobia tenta ludibriar Karr fazendo acreditar que ela estava querendo garantir a décima cauda do Imperador Aton os Dynaman pegam o último cilindro tentando impedir que Jashinka fique com aquilo conseguindo destruir o monstro da semana com o cilindro junto.Isso obriga o General Karr a ter que sequestrar o Dr Yumeno pra poder obriga-lo a criar o Retrogene mais uma vez.Ele acaba ameaçando várias pessoas se o Dr Yumeno não se entregasse e Yumeno decide fazer uma tática suicida levando consigo uma bomba que Dan acaba percebendo mas não conseguiu impedir Yumeno de ir a Jashinka.No meio da confusão Zenobia com ajuda de Dark Knight consegue manipular o monstro da semana pra que ele levasse Yumeno a eles ao mesmo tempo que arma uma armadilha que fizesse o imperador acreditar que Karr era um traidor. Disposto a provar que era leal Karr enfrenta os Dynaman pessoalmente e acaba sendo derrotado falecendo assim que ativa o Big Bang Beam pro monstro derrotado antes crescer.E Zenobia revela seu triunfo ao imperador que percebeu a lealdade de Karr prometendo se vingar de sua morte. Karr deixou um monstro final pro imperador caso ocorresse algo a ele enquanto Yumeno é hipnotizado e forçado a criar o Retrogene. Dessa vez o Imperador iria pessoalmente atrás de Zenobia porém é parado por Dark Knight que desafia Aton pra um duelo saindo vencedor.Enquanto Zenobia evoluia ganhando suas 10 caudas surgindo diante de todos ali. E os Dynaman também presenciam tudo. mas algo estranho acontece,Zenobia começa a se contorcer de dor e seu corpo definha até ela virar um esqueleto.Dan percebe finalmente quem o Dark Knight é e parte sua mascara revelando ser Megido. Tudo que ele fez foi por sua vingança se aproveitando da ambição de Zenobia.Ele havia encontrado um pergaminho secreto na Caverna Milenar mostrando que a obtenção da décima cauda levaria os Yubijin a morte. Como cada um nasce com um número de caudas determinado não é isso que torna o Yubijin forte mas sim o treinamento e dedicação. E Megido provou isso derrotando o próprio Imperador mesmo sem nenhuma das suas caudas. Assim Megido decide se proclamar Imperador de Jashinka e desafia os Dynaman que acabam enfrentando também o último mecha Shinka. Enquanto isso Aton em seus últimos momentos pede a Quimera e os Yubijin restantes a seguirem Megido como Imperador pois ele provou sua força o derrotando. Quimera então cumpre o desejo entregando a espada do Imperador a Megido mostrando que todos irão segui-lo. Assim Megido então decide trancar os Dynaman na Caverna Milenar.
Yumeno que sobreviveu decide então usar os misseis do Dy Jupter pra tira-los da Caverna mas acabam dando de cara com a nave Gran Grizmo que tenta impedir o ferido doutor que acaba desmaiando. Os Dynaman acabam encontrando uma fresta que abriu com o tremor da batalha e chama a Dy Jupter pelo piloto automático.Eles chama o doutor que acorda e com os misseis destrói a porta da Caverna Milenar.É hora da batalha final. Quimera enfrenta Dyna Pink e os demais enfrentam Megido que acabam ambos derrotados. Então eles acabam partindo pro Gran Gizmo porém os Dynaman usando o Dyna Robo acaba com a nave destruindo Jashinka de uma vez por todas. Agora como jovens comuns os Dynaman podem regressar ao centro de Invenções pois eles devolveram o manhã as crianças que podem tornar seus sonhos felizes em grandes invenções.
E este foi Kagaku Sentai Dynaman. Mesmo se não levarmos em conta as fases que é uma divisão que eu criei apenas pra diferenciar as séries com características em comum poderá perceber que o Super sentai em sua fase clássica sempre entregava algum tipo de novidade a cada entrada da franquia e Dynaman já trouxe coisas que veríamos nas fases seguintes pois esta série mesmo se parecendo com as entradas anteriores já trazia mais ação,uniformes mais bonitos,e também as famosas reviravoltas no final,embora bem mais simples,ela trouxe o Dark Knight o vilão que era inimigo tanto dos heróis e vilões e as reviravoltas do final com Zenobia traindo o Imperador por sua própria ambição e Megido conseguindo triunfar e se tornar Imperador após ser preso e humilhado.Uma coisa interessante é vermos a união dos vilões nesse momento,é mais comum a organização começar a se destruir por dentro mas aqui mesmo isso ocorrendo os que sobraram mostraram uma união com Quimera que sempre tinha uma rivalidade com Megido o seguindo e jurando lealdade como novo Imperador. É uma pequena amostra do que veríamos a seguir de uma forma mais ampla e melhorada e a assinatura de Hirogisa Soda que costuma criar muitas reviravoltas com os vilões das séries que escreveu.Também não podemos não citar a grande participação de Junichi Haruta como Dyna Black depois de fazer o Goggle Black,aqui seu personagem é mais divertido e engraçado mas ainda assim mostrando toda sua habilidade como membro do JAC de forma sensacional e ele não está sozinho pois o Dyna Blue tem seu ator Koji Unoki como também membro do JAC e usuário do uniforme de Dyna Blue proporcionando ótimas cenas de ação sem dublês.Temos também a Sayoko Hugiwara que mais tarde seria a vilã Leh Nefel em Flashman assim como Masashi Ishibashi como Karr que já interpretou vilões em JAKQ e Battle Fever J. Dynaman fecha com chave de ouro a segunda fase da franquia podendo ser facilmente considerada a melhor delas,a maioria dos episódios é muito legal diferente de Goggle V, muito recomendado pra quem quer uma ação oitentista mesmo sem uma grande narrativa,e preparando o Super Sentai pro próximo nível que veríamos em Bioman.









Comentários
Postar um comentário