Bleach Remix vol 5: O Arco da Soul Society Parte 2: Batalha Sangrenta - grandes personagens fazem grandes mangás e conhecemos mais dos oficiais da Soul Society e suas histórias

 



Abarai Renji foi apresentado em Bleach como um cara que parecia arrogante e não se importava com a Rukia querendo leva-la pra ser julgada. E quando sua execução é decidida vemos que Renji é próximo da Rukia o que causa estranhamento e nesse volume temos a surpresa de saber que Renji tem um passado com a Rukia. E isso é excelente porque não entrega a idéia por trás do personagem de cara,ele faz pensar ser uma coisa e no fim era outra. Renji decide desobedecer as ordens da Soul Society e  enfrentar Ichigo ele mesmo,talvez pra se provar,ou talvez porque Ichigo refletia algo que o Renji não tinha coragem:de encarar um batalhão inteiro com muitos soldados poderosos pra salvar a Rukia, e não porque ele era confiante e sim porque ele sentia que devia fazer isso,pois Ichigo sabia que ele era o responsável pela Rukia ser executada, então ele decidiu encarar tudo e a todos pra isso,mesmo que não consiga. É algo que ele precisa fazer. Essa personalidade do Ichigo e seu meio de agir está presente em toda a obra e veremos lá na frente quando Ichigo encarar um certo personagem de rank 4 que era extremamente mais forte que ele agir com a mesma atitude fazendo o seu adversário perder sua compostura também. Renji não teve coragem de fazer o que Ichigo fez então quando Ichigo vence a luta de uma forma maravilhosa por sinal,afinal o ensinamento de Urahara é bem interessante,ele precisava pressionar Ichigo pra que ele evoluísse mostrando a ele que quando um oponente parte pra cima com intenção de matar o medo é seu maior empecilho. Se ele desvia,tem medo de ser ferido,se ataca tem medo de matar e se tenta proteger alguém é porque tem medo da pessoa ser ferida. Ao invés disso ele precisa ter determinação,então sua mentalidade precisa mudar,se desviar é pra não se deixar acertar,se tentar proteger alguém não deve deixar essa pessoa morrer,se tentar atacar,tem que matar. Com essa determinação é que Ichigo acaba virando o jogo,e a partir disso vemos o passado do Renji com a Rukia onde ambos eram de Rukongai. Vocês devem se lembar que Rukia tinha dito ao menino do periquito que a Soul Society era um lugar maravilhoso pra se viver,ele na verdade mentia pra confortar o menino e faze-lo aceitar melhor sua nova condição mas a verdade é que o lugar onde as almas vivem não é um bom lugar pra se viver.

Como dito antes Bleach tenta ir na contramão do Shonen e oferecer uma visão menos preto no branco e mais cinza então mesmo aqueles que precisam manter a ordem entre o mundo dos vivos e mortos,também são um organização rígida e que toma decisões de cunho duvidoso e a Soul Society é reflexo disso. Imagino que também seja difícil administrar uma área enorme com milhares de almas de pessoas de épocas distintas vivendo juntas e o resultado disso é pobreza e miséria. Essa parte do flashback ficou melhor no anime pois ela tem mais tempo e detalhes mas ainda assim já serve pra ilustrar bem o background desses dois personagens vivendo em meio a miséria num lugar onde os adultos viram assassinos e bandidos e as crianças se tornam cães vira-latas sem dono e assim Renji conhece Rukia quando precisavam roubar pra sobreviver e assim eles junto a outras 3 crianças formavam uma família e apesar dos problemas tentam encontrar alguma alegria mesmo com sua situação. Até que a realidade bateu e os 3 acabam morrendo anos depois. Rukia percebe que a única forma de viver uma vida decente é ingressar na Seireitei e se tornar Shinigami e assim eles partem aproveitando que não importa sua origem,se tiver poder está apto a ingressar nos esquadrões. Porém após algum tempo Renji viu Rukia sendo abordada pela família Kuchiki e ela revela que eles queriam adotá-la e facilitar as coisa pra que ela se tornasse membro das 13 divisões rapidamente. Renji acreditando que viver como uma nobre era o melhor decide incentiva-la embora por dentro ele parecesse tenso. Na verdade Renji já sabia que um dia Rukia poderia ter um destino como ela teve agora vivendo na família nobre dos Kuchiki que como veremos mais a frente precisa ser exemplo de disciplina e zelo da Soul Society.se alguém sair da linha por qualquer motivo mesmo um familiar pode te levar a corte pro julgamento. Ele então treinou feito um louco pra poder chegar ao nível do Byakuya mas sem sucesso. Agora derrotado Renji acaba implorando pra que Ichigo salve a Rukia e faça o que ele não teve coragem de fazer.Eu gosto da analogia que ele faz com Rukia sendo a estrela que ele não conseguiu pegar,por isso o título do episódio é a Estrela e o Vira-Lata,Rukia seia a estrla que com sua personalidade forte,certa elegância e a forma como ela se portava com atitude liderava seu grupo e tinha brilho próprio e Renji ainda era o vira-lata que apenas latia em direção a estrela que ele não teve coragem de pular e alcançar.

 Hinamori e Kira que aparecem ficam assustados com o estado do Renji o Renji ficam espantados com a força dos invasores e o Capitão Byakuya ainda pede que eles o joguem na prisão por ter desobedecido as ordens. em seguida o comandante Yamamoto declara estado de emergência permitindo oficiais de patente superior de agir e enquanto isso Histugaya o capitão do décimo esquadrão diz a Hinamori tomar cuidado com o terceiro esquadrão mesmo que ela seja amiga de Kira. Enquanto Hanatarou cuida das feridas de Ichigo vemos pela primeira vez o ítem que será importante no desenrolar da série,a máscara Hollow que surgiu do nada e impediu Renji de ter matado o Ichigo.Seria coincidência? Lembrando que o Renji tinha dito que seu poder era restringido no mundo dos vivos pra não causar dano aos vivos então ele estava muito mais forte. Hinamori que tem uma devoção muito grande a seu capitão, o Aizen decide ir a seus aposentos pra tentar se acalmar e ela acabou adormecendo. No dia seguinte ela acorda e percebe que ele não está lá e quando ela sai de lá e se dirige a um certo lugar ela fica apavorada com algo que ela acabou de ver dando um grito de desespero chamando a atenção de vários Shinigami, quando eles correm até lá se deparam com algo sem precedentes. O capitão Aizen foi encontrado morto e pendurado por sua espada. Hinamori vê Gin e se lembra das palavras de Histugaya pedindo ela tomar cuidado com o terceiro esquadrão e principalmente quando Aizen sair sozinho e então ela perde o controle e tenta ataca-lo sendo impedida por Kira e os dois iniciam uma luta mas são detidos por Hitsugaya que decide joga-los na prisão pra tentar acalmar as coisas e além disso ele confronta Gin dizendo que sabia a intenção dele de matar Hinamori caso ele não tivesse intervido. Como vocês devem saber se conhecem Bleach, essa parte é tudo uma grande tramoia do vilão da série que usa esse estado de emergência da Soul Society pra iniciar a próxima etapa de seu plano desviando o foco do que ele estaria fazendo e criando um falso mandante de tudo,que é o Gin.

Depois disso o foco agora é no Sado e ele tem lembranças do passado quando conheceu Ichigo. Talvez por Ichigo perceber que Sado é alguém como ele,uma pessoa que não faz mal a ninguém mas é odiado por parecer diferente se aproxima do nosso gigante.Sado ajudou Ichigo que estava brigando com os Senpai que não gostavam do seu cabelo. Ele passa a apelidar o amigo de Chad devido a uma personalidade famosa.De volta ao presente Sado consegue vencer facilmente ois oficiais do sétimo esquadrão mas o que Sado não sabia é que seu adversário era o capitão Kyoraku Shunsui do oitavo esquadrão acompanhado da sua bela tenente Nanao Ise. Kyoraku é um cara meio relaxado,desleixado e muito brincalhão. Ichigo recuperados e dirige ao mesmo lugar onde enfrentou Renji e pra surpresa deles não havia segurança ali. O problema é que eles sentem uma Reiatsu extremamente forte a espreita. Na prisão a tenente do décimo esquadrão Rangiku Matsmoto entrega a Hinamori uma carta deixada pelo capitão Azien já prevendo que algo aconteceria e revela a ela quem estaria por trás disso e ao ler ela fica bem chocada mas não vemos o que ela descobriu.

Diante de Ichigo surge Kenpachi Zaraki,um dos personagens mais amadaos dessa obra. Kenpachi é um cara enorme e assustador e com cara de psicopata que é um personagem bastante peculiar pois ele não se importa com Rukia ou com os invasores,o que importa pra ele é ter um oponente poderoso pra que ele possa se divertir com a luta. Num estilo que lembra muito o de Musashi Miyamoto,um Samurai que vivia cruzando o Japão pra testar suas habilidades e tinha poucos rivais Kenpachi se mostra aqui um verdeiro maníaco por lutas. Ele imediatamente mostra toda sua personalidade abrindo seu peito pra que o Ichigo o ataque diretamente pra lhe dar uma vantagem. O Ichigo acha que ele é um louco e sim,Zaraki é um louco por lutas. E seu poder é tão grande quanto Ikkaku descreveu porque Ichigo o ataca e ao invés de ferir o oponente se ferindo ao atracar o gigante capitão de tão intenso que era seu poder. Kenpachi tem o signficado de "Aquele que mesmo se for retalhado jamais cairá" e Ichigo fica encurralado.

Ao mesmo tempo Sado encara Shunsui que do seu jeito relaxado prefere sentar e beber saque do que lutar,e ele até pede isso pra ganhar um tempo o segurando ali.  Sado não pode recuar e ataca Shunsui que se desvia facilmente de todos os ataques. Shunsui então pergunta por que ele estaria se arriscando tanto pra salvar uma pessoa que mal conhece,no caso a Rukia e Sado diz que sim,de fato ela é alguém que conviveu muito pouco pra formar um laço mas o Ichigo quer salvá-la e pra ele só isso basta pra ele arriscar sua vida.indo um pouco na contramão do Shonen onde os personagens se tornam imediatamente grandes amigos,em Bleach esse tipo de coisa precisa de mais tempo de convivência. No passado vemos Sado em perigo contra alguns Yankees,e depois de Ichigo dar cabo deles,pergunta ao gigante porque ele não ataca sendo tão forte e Sado diz que prometeu a seu avô que nunca iria usar seu punho por proveito próprio. De origem hispânica,porém nascido em Okinawa Sado carrega o medalhão de seu avô que ele valoriza tanto quanto sua própria vida.Quando criança Sado era um garoto imaturo que usava seu corpo gigante pra intimidar os outros,afinal,quando se tem uma vantagem a pessoa é tentada a tirar proveito dela,mas aí o seu avô lhe guia pro caminho correto. Só que o líder da gangue descobriu sobre seu amuleto e captura Sado. porém Ichigo vem ao resgate e consegue recuperar seu medalhão que seria destruído pelo meliante.Enquanto vê Ichigo lutar Sado lembra de uma promessa que Ichigo lhe fez. Que ele poderia continuar sendo do jeito que é,não lutando por sí mesmo,mas ele deveria lutar se fosse pelo próprio Ichigo,pois se houvesse algo que Sado desejasse arriscar a vida pra proteger ele arriscaria a dele  também. Lembrando que pra Ichigo a coisa mais importante do mundo e sua filosofia de vida é a proteção que ele carrega em seu próprio nome,então é natural ele fazer essa promessa. Sado também faz a mesma promessa diante de Shunsui mas isso não e suficiente e ele acaba tombando e Ichigo logo percebe isso o que é um gatilho pra ele que estava fugindo mais uma vez seguir a idéia de Urahara e não ter medo e com determinação lutar e com isso ele até consegue ferir Kenpachi que já estava entediado pela primeira vez.

Durante a autopsia do capitão Aizen Unohana Retsu a capitã do quarto esquadrão diante de Sajin Komamura capitão do oitavo esquadrão e Kaname Tousen do nono ela constata que foi causado por uma Zanpakutou. Diante de seu tenentes vemos um pouco da personalidade de Tousen que diz odiar guerra e que o conflito deveria ser encerrado rapidamente. De volta a luta vemos Ichigo conseguindo desviar dos golpes de Kenpachi mas isso era por causa dos guizos que ele usava pra facilitar a luta pros seus oponentes. a diferença era gritante. Uma coisa muito interessante é o diálogo que Ichigo tem com Kenpachi onde ele pergunta o nome de sua Zanpakutou e ele revela que ela não tem nome e que ele conta apenas com sua força inclusive zombando de quem não o faz.Ichigo subestimou Kenpachi e tomba novamente,e recebe a visita do velho Zangetsu que lhe pergunta se Ichigo quer realmente vencer e com a resposta dada ele o leva a seu mundo interno. Lá Ichigo recebe um Asauchi,que é uma espada simples de soldados da Gotei 13 de baixa patente mas ele questiona  dizendo querer sua espada.Zangetsu portando a Zanetsu(?) joga a espada mas eis que de repente uma outra figura surge e pega a espada e ele usa um kimono de Shinigami mas branco. Quando ele se vira vemos que ele é um Ichigo com uma aparencia meio fantasmagórica.Chamando Ichigo de parceiro ele empunha a Zangetsu mostrando a Ichigo que aquela espada era incrível mas era ele que falhava em empunhar. Isso porque pra ele bastava saber o nome só que só saber o nome de alguem estranho não significa que você o conhece e ele mostra a Ichigo que o tempo todo só lutou por sí mesmo e  queria ficar forte por puro egoísmo. Ichigo percebe entãoque ele não é muito diferente do Kenpachi. Percebendo isso Ichigo implora pra que Zangetsu lhe empreste seu poder e assim ele irá emprestar seu poder a ele também. Conhecer a sí mesmo é a grande filosofia por trás da Zanpakutou e cada vez que Ichigo conhece a sí mesmo ele consegue destravar mais seu enorme poder.Ao recuperar sua espada Ichigo parte e vemos que o Zangetsu tinha pedido ao outro Ichigo que o ajudasse nesse ponto,e ele diz que faria mesmo contra a vontade,afinal se Ichigo tombasse eles iriam junto e estranhamente Zangetsu absorve o Ichigo branco,isso é muito importante,tanto no arco seguinte quanto no último arco de Bleach,e ainda alerta de que um dia esse poder será seu. Em seguida Zangetsu revela um pouco dos seus sentimentos,algo que também será abordado na última saga de Bleach,ele diz  que ele odeia chuva e quando Ichigo está angustiado o céu daquele lugar nubla,e quando está triste a chuva cai. ele odeia isso pois a sensação é terrível quando a chuva cai naquele lugar solitário. E para que isso não aconteça mais ele irá emprestar todo o poder que precisar,e que basta confiar nele que ele nunca mais deixará uma só gota cair naquele céu. Essa poesia é um dos charmes dessa obra,uma coisa que eu gosto muito. 

Então Ichigo levanta,Zangetsu está estancando seus ferimentos e Kenpachi fica surpreso e sente um prazer imenso como nunca sentiu antes e remove seu tapa-olho mostrando que ele estava escondendo sua imensa força pra poder se divertir na luta pois seu tapa-olho consegue devorar infinitamente sua energia espiritual. mesmo com imenso poder a Ichigo não havia mais o que temer. Pois Ichigo lutava junto com sua espada. Agora ele pode ouvir o gemido da lâmina do Kenpachi que por mais que o chame,ele não consegue escutar por confiar demais em sua própria força. E com ajuda de Zangetsu Ichigo dá um golpe definitivo e consegue vencer Kenpachi. Yachiru,a sua tenente agradece Ichigo mesmo desmaiado, pois o Kenpachi ficou muito feliz com a luta e o carrega pra longe. Uma cena do passado mostra Kenpachi em meio a muitos corpos ensaguentados e Yachiru se aproxima dele e ele questiona se a garota não tem medo dele. A menina apenas sorri e se aproxima tocando sua mão.Ele ergunta se ela tem um nome e percebe que não e que ele também não tem. Ao acordar Kenpachi pergunta sobre Ichigo e ao saber que ele não morreu e fica aliviado pois ele poderá retribuir o favor que ele fez mas Yachiru fica fula porque ela acha que Kenpachi venceu porque Ichigo trapaceou e estava lutando dois contra um. kenpachi então começa a refletir sobre lutar junto a sua Zanpakutou.Ele pergunta se Yachiru se lembra quando ele lhe deu esse nome. na época ele também não tinha um mesmo com todos a seu redor tendo nome,e ele não aguentava isso. O nome Yachiru vem da pessoa que Kenpachi mais admirava,guarde essa informação porque ela é muito importante pro arco final de Bleach e é parte intrínseca do desenvolvimento desse personagem. naquele dia Zaraki decidiu se dar o nome de Kenpachi,aquele que seria o mais forte.Então mesmo sabendo que seria tarde demais ele pergunta o nome da sua Zanpakutou mas sem resposta ele fica angustiado desejando ser o mais forte.Porque agora ele encontrou finalmente um parceiro de batalhas e faiza tempo que nãos e sentia assim. essa é outra informação boa pra se guardar pro último arco.Após isso vemos um perfil da Yachiru,uma menina que cresceu em meio a sangue e mortes,um mundo coberto pela cor vermelha. Eis que de repente surge,ele Zaraki,que imediatamente limpou todo o sangue que ela via eliminando todos ao seu redor e então ele lhe deu um nome.Se não fosse por ele,ela não estaria ali. Ela promete ao Kenpachi que irão ficar mais fortes e em seu pensamento ela diz que desde aquele dia Kenpachi passou a ser tudo no mundo pra ela.mesmos endo os supostos antagonistas os capitães e oficias do Gotei 13 tem suas próprias histórias de vida e passaram por sofrimento e dor. O que torna esses personagens tão especiais.

E no último capítulo desse volume Rukia fica refletindo se merece ser salva e ela menciona um nome: Kaien. Ganju e Hanatarou haviam ido a sua prisão enquanto Ichigo lutava e lá só tinha uns guardas genéricos então foi fácil pra eles os derrubarem e em seguida Ganju curioso pra saber quem era a tal Rukia que Ichigo queria salvar, fica extremamente surpreso quando a vê. E Ganju a reconhece e faz uma impactante revelação,porque Rukia era a pessoa que havia assassinado seu irmão Kaien Shiba,algo mencionado no volume passado e  o mais surpreendente é que a própria Rukia naquele dia carregando o corpo dele havia assumido isso. Isso é realmente algo bem chocante e que levanta muitas perguntas porém antes mesmo que isso vai a frente eles sentem uma perigosa Reiatsu se aproximando. Aquele era Byakuya Kuchiki!

Sim,amigos as coisa estão ficando mais itensas e vemos uma melhora enorme nos traços do Kubo Tite principalmente na expressão dos personagens como a expressão da Hinamori ao ver o Gin após a morte de Aizen ou o olhar assassino da Rukia no flashback do Ganju. Os Shinigami mostram ser personagens com grandes histórias,personalidade e muito bem construídos e ficamos curiosos pra saber como aqueles dois vão conseguir encarar Byakuya.

Comentários