A História dos OVAs,alternativa pra melhor qualidade técnica e temas mais pesados no anime nos anos 80 e 90
O OVA como todos já sabem é a sigla pra Original Video Animation,nada mais que produções originais pro mercado de vídeo. O OVA tem uma história bem interessante sobre seu propósito de existir. Quando o Videocassete começou a ser adquirido nos lares japoneses acabou mudando muito a forma como o anime normalmente é comercializado,pois todo mundo sabe que animes ocupam grades nas TVs pra chegar no consumidor,porém agora a pessoa poderia adquirir episódios da série favorita e assistir no seu videocassete a hora que quisesse e animes lançados no mercado de Home Vídeo tiveram uma alta nas vendas e as produtoras percebendo isso viram nesse mercado uma oportunidade de trazer uma nova forma de comercializar anime. E existiam muitas vantagens em se criar séries de anime exclusivas pro mercado de vídeo. A primeira é que eles não estariam presos pela censura que as emissoras de TV geralmente impõem nas séries,evitando certos assunto serem abordados o que dá liberdade criativa a seus idealizadores de colocar o que quiserem com temas mais profundos,violência e fanservice e isso complementa o artigo sobre a cultura das waifus que eu fiz porque basicamente o OVA ajudou bastante a criação do gênero ecchi pro anime. E também por não estarem presos a prazos e orçamentos apertados as empresas poderiam investir numa qualidade superior de animação porém suas histórias são bem mais curtas e objetivas com muita liberdade em cima até mesmo de licenças de outras mídias. Obras que fizeram pouco sucesso a ponto de ganhar uma série de TV viam no OVA a chance de brilhar em outra mídia e mesmo que muitas vezes os produtores precisem fazer alterações profundas inclusive criando finais próprios pra essas obras a recepção do público foi muito positiva. É muito parecido com o que acontece com Akira. O filme é incapaz de reproduzir todos os detalhes da trama de 6 volumes do mangá e ainda assim consegue ser uma boa adaptação. Então séries como Video Girl Ai,Oh my Godess e Bastard! conseguiram obter bons resultados mesmo com alterações e condensações da história. Curiosamente a forma como os OVAs eram vendidos poderia fazer qualquer um ficar de cabelo em pé porque era só uma única fita com um único episódio que poderia variar conforme a necessidade,tendo 25 minutos como nas produções da TV,45,50 ou até 1:30,praticamente a duração de um filme e a pessoa tinha de esperar um intervalo de vários meses entre um lançamento e outro,e daí também explica porque as séries de OVA eram tão curtas,eram muito caras com tempos longos de produção.
O primeiro OVA foi Dallos escrito e dirigido por Mamoru Oshi que mas tarde faria o filme de Ghost in the Shell. Eu particularmente sou apaixonado por OVAs pela qualidade técnica e características únicas delas,mais precisamente dos anos 80 e 90. Nós tivemos um belo gostinho disso com o US Mangá exibido na Rede Manchete. A US Mangá era uma distribuidora ocidental de animes que a essa altura estava dominando o mercado de vídeo norte americano e a Manchete querendo aproveitar o boom dos animes causado por Saint Seiya trouxe os OVAs da US Mangá pro Brasil e pudemos ver os OVAs de Detonator Orgun,MD Geist,Zeorymer,Fatal Fury e tantos outros aí. Embora a ingenuidade e desconhecimento da emissora tenha prejudicado muito essa questão pois eles não sabiam que os OVAs eram muito mais pesados que os animes que estavam acostumados,tem séries que fazem a violência de Saint Seiya parecer inofensiva como um desenho dos Ursinhos carinhosos,com um nível de gore altíssimo e pelo lote da segunda ser menos interessante que a da primeira. O US Mangá poderia ter se dado bem em horário nobre longe do alcance das crianças. O maior OVA já feito foi a série Ginga Eyuu Densetsu que tem inacreditáveis 110 episódios fora as prequels que vieram nos anos 2000. Eu não sei como este era comercializado mas acredito que devido a qualidade técnica não ser muito diferente das produções da TV eles produziam esses episódios em massa,aproveitando somente a liberdade total criativa que produções de vídeo davam.
O gênero predominante nos OVAS eram a ficção científica,especialmente a cyberpunk como Gunmm,Armitage III,o sucesso absoluto Bubblegum Crisis,séries policiais como You Are Under Arrest e Tank Police Dominion,muitos originais,outros adaptações de mangá.Os OVAs como já dito mostravam temas e coisas que não eram comuns nas séries de TV que tinham dificuldade em explorar temas mais maduros e controversos vide Mobile Suit Gundam que foi um fracasso de audiência no início mas depois que saiu nos cinemas ele foi muito popular embora aqui ele tivesse pego carona no final da série que deixou o público mais interessado nela. A mesma coisa com Yamato que só foi obter sucesso com o longa compilando a série em 1977,cerca de 3 anos depois do anime pra TV
E os OVAs foram um sucesso absurdo até surgir algo que ferrou a economia japonesa porque nos anos 90 os produtos japoneses invadiram os lares americanos tendo uma qualidade superior. Então o que o governo americano faz?melhora o desempenho do seu mercado nacional pra ter competitividade?não,ao invés disso ele cria métodos de dificultar a importação e aí a economia japonesa sofreu com as importações e as pessoas preferiam comprar alimentos e outras coisas importantes em relação ao vídeo e o mercado perdeu força. Porém os OVAs voltaram repaginados sendo usados como complementos das séries,onde continuações em OVA eram lançadas embora isso já era praticando antes,na década de 80 mesmo, como os OVAS de Yoroiden Samurai Troopers e os OVAs de Shurato.Também não podemos esquecer que Saint Seiya também foi lançado em OVA porém numa estratégia dupla disponibilizaram num canal a cabo chamado Sky Perfect os episódios que lançavam simultaneamente em vídeo. Ginga Eyuu Densetsu como já dito ganhou novas produções nos anos 2000.No entanto com canais de TV que impediam censura e com as empresas de anime criando novas técnicas pra oferecer animação de qualidade superior mesmo em produções de TV como o revolucionário Evangelion trouxe, várias empresas surgiram como a Kyoto Animation que trazia animes de TV que tinham a mesma qualidade técnica de filmes,e isso tirou o propósito inicial dos OVAs que era oferecer uma qualidade técnica superior a TV e inferior ao cinema e com a internet e serviços de streamming dominando o mercado os OVAs passaram a apenas oferecer episódios extras de animes da temporada que geralmente vem em edições limitadas junto com o volume do material original ou até mesmo algumas minisséries curtas como o To Love Ru onde o fanservice tava liberado nesses OVAs de cerca de 6 episódios. Curiosamente a única série exclusiva de OVAs foi Strike the Blood que continuou exclusivamente seus lançamentos em vídeos,talvez pra evitar a pressão dos animes semanais,porém a qualidade técnica é praticamente igual a única temporada de TV (que foi apenas a primeira temporada) tendo apenas um aumento no fanservice como extra. Tenchi Muyo que foi uma dessas séries precursoras dos OVAs também seguiu lançando séries de OVA continuando histórias de mais de 30 anos atrás. A época de ouro dos OVAs é algo que praticamente faz parte do passado agora.
Algumas recomendações
Dallos(Pierrot,1983)
Só o fato de ter sido o primeiro OVa já vale a conferida porém Dallos possui uma tram de Mamoru Oshi sobre a humanidade colonizando o espaço por ter extraído tudo da Terra.
Armitage III (Pioneer LDC 1994)
Essa é uma história pra quem curte um cyberpunk daqueles onde a sociedade possui avançados andróides e isso faz a população ter uma negação muito forte já que eles acham que esses andróides roubam seus empregos. Nós temos o protegonista Rosso que é o tipico policial que não gosta de robôs e a carismática Naomi Armitage e sua personaldade forte que se torna sua parceira. Muita ação com tons mais realistas diferentes dos outros no estilo. Uma delícia.
Bubblegun Crisis (Artimic AIC,Yomex,1987)
Nessa série futurista no ano de 2032 existe a AD Police que possui belas guerreias que enfrentam os mechas Boomers da corporação Genon com suas poderosas armaduras de combate. O character design é de Kenichi Sonoda famoso por criar lindas garotas boas de briga e cenas de ação espetaculares marcam esse OVA
Ginga Eyuu Densetsu (Kitty Films,1988)
Essa é a melhor série de OVAs já feita na história pois ele é baseado em uma Novel. Essa história tem dois protagonistas no meio de uma disputa entre duas grandes forças,o Império que visa o expansionismo galático conquistando tudo e a Aliança dos Planetas Livres que são a resistência e essa história é incrivelmente rica porque ela mostra todos os lados sobre a Monarquia e a República,as coisas boas e ruíns de cada uma. De um lado temos Yang Wenli que só queria trabalhar como historiador as devido a seu intelecto é obrigado a liderar exércitos em guerra que não é dele por algo que ele não acredita e não funciona e do outro temos Reindhardt Von Lohengramm que teve sua irmã,única família tomada dele por ser pobre,e seu pai a vendeu ao imperador. A partir daí ele decide se infiltrar no império subindo de status no exército até ascender a posição de nobre e acabar com a corrupção do império e essa história é absurdamente complexa com múltiplas reviravoltas. E não se apegue a personagens porque nenhum deles é garantido terminar bem esse anime. Mas a forma como a política é tratada é incrível. Longo mas recompensador em todos os sentidos.
Gall Force (Artmic,AIC,1986)
Antes de Bubblegum Crisis o Artimic,AIC e Kenichi Sonoda uniram forças nessa Opera Espacial que mostra uma guerra entre duas raças,uma é a Paranoides e outra as Solenóides que são todas mulheres que se reproduzem apenas por clonagem além de uma androide criada com o próposito de acabar coma guerra que perdeu o sentido. Combates espaciais de primeira. A série é bem extensa possuindo 6 partes. No brasil apenas as duas últimas consideradas as mais fracas passaram e por isso que ninguém entendia nada da trama.
Gunsmith Cats(OLM,1995)
Adaptado do mangá criado por Kenichi Sonoda ele trás duas caçadoras de recompensa atirando e quebrando em tudo. É tudo que você precisa saber.
Gunmm(Madhouse,1993)
Adaptado do mangá de Yukito Tsukishiuro que muitos devem conhecer porque teve um filme live action(Alita Battle Angel como é conhecida no ocidente) bem estranho lançado recentemente. Esse é aquele cyberpunk clássico onde a humanidade se mecaniza e temos a protagonista que não sabe quem ela é,e esconde em seu corpo uma mortal arma de combate.
Iczer-1(AIC,1985)
Este aqui é muito bom,ele é uma adaptação de um one-shot do autor Aran Rei e conta a história de uma aliien chamada Iczer-1 que junto da humana Nagisa tem que unir forças e enfrentar aliens da raça da garota de cabelos espetados.Conta com o belíssimo character design de Haruhiko Mikimoto,de Macross e do recente Kotetsujou Kabaneri,mas conhecido popularmente como "Shingeki do Trem" e quem conhece sabe que ele desenha personagens femininas lindíssimas e cheias de detalhes e esse OVA tem várias referencias de Tokusatsu como por exemplo Kikaider e cenas de ação incríveis com mechas.Iczer teve duas continuações a Iczer-3 que passou na US Mangá e a fraca iczer Girl Iczellion que na verdade é um reboot e nenhum deles trás Haruhiko Mikimoto apesar de Iczer-3 trazer Masami Obari como design de mechas o que faz essas sequencias perderem o charme.
IRIA: Zeiram the Animation(Ashi Productions,1994)
Iria é uma animação de Zeiram,que é um filme live action dirigido por Keita Amemiya em 1991 e o segundo em 1996 e a trama se passa antes do evento dos dois filmes,com character design de Masakazu Katsura de Video Girl Ai.Iria tem um estilo Steampunk que agrada bastante com excelente qualidade técnica
Bastard!!(AIC,1996)
Adaptado do mangá de Kazuki Hagiwara Bastard trás o poderoso Dark Schneider o herói mais politicamente incorreto dos anos 90 num mundo medieval com figuras e localidades com nomes baseados em bandas de rock e trás batalhas insanas com muito fanservice.
Record of Lodoss War(Madhouse,1990)
Baseado num RPG criado por Ryo Mizuno(não um jogo de videogame mas o RPG real) essa é a clássica história medieval com guerreiros,magos anões e tem uma qualidade excelente
Megazone 23(Artland,Tatsunoko,1985)
Quase a mesma equipe por trás de Macross se uniram nesse projeto que trás de volta Haruhiko Mikimoto e um mundo futurista repleto de ação e romance,os elementos que tornaram Macross famoso. Ele possui 4 OVAs bem longos então é bem proveitoso.
Tenchi Muyo(AIC,1992)
muito conhecido nos anos 2000 no brasil esta série nasceu de um OVA,esse que inclusive foi o responsável pelo fim do Band Kids pois a Sonia Abraão viu as cenas de nudez do anime e achou um absurdo denunciando o programa enquanto passava tragédias diariamente em seu programa em plena luz do dia. De qualquer modo Tenchi Muyo foi o primeiro anime de harém da história. Aqui a idéia básica é que são as diversas heroínas com personalidades e apelos distintos que vendem a série e que foi passado por gerações onde o protagonista se vê rodeado de garotas bonitas todas apaixonadas por eles(quase todas) mas Tenchi Muyo além da vida cotidiana e a comédia também tem batalhas e muito bem feitas pra um anime desse estilo.Como Tenchi Muyo Ryohki (como ficou conhecida a série de OVAs) não teve reprise esse pode continuar inédito pra muitos nessa franquia gigantesca com filmes,séries de TV paralelas e spin-offs. A série principal de OVAs possui 5 temporadas lançadas ao longo dos anos,a quinta foi em 2020 por incrível que pareça. No Brasil o que vimos foi Tenchi Universe(que possui dois filmes ainda) e Shin Tenchi Muyo com aberturas trocadas inclusives as músicas trocadas,uma salada. Os dois OVAs foram exibidas sem reprise apenas uma vez,ela parou no meio da primeira reprise,quem viu viu na época,quem não viu...teve que esperar a internet.
El Hazard(AIC,1995)
Com o sucesso de Tenchi Muyo a AIC uniu forças com a Pioneer LDC novamente pra trazer algo similar então temos El Hazard que seria um Isekai antes desse gênero ganhar esse nome e se tornar popular atualmente. Esse passou no Band Kids também porém só a sua série de TV paralela chamada El Hazard The Wanderess que veio depois deste OVA e era bem mais comportada e levinha diferente do OVA que tem muito fanservice. A trama do OVA é bem mais surpreendente do que o do anime pra TV inclusive. Ele possui uma continuação, El Hazard 2 e uma série de TV chamada El Hazard Alternative World de 13 episódios continuando a trama dele
Detonator Orgun(AIC,1991)
Dirigido por Masami Obari este é um velho conhecido da US mangá da rede manchete e fala de um jovem e uma ligação com uma armadura alienígena.A trama não é incrível mas é bem divertido
Meioh Project Zeorymer(AIC,Artimic,1983)
Putro conhecido do US Mangá,baseado num mangá escrito por Chimi Moriwo e literalmente essa história foi uma das inspirações de Evangelion pois trás conspirações,protagonista fragilizado psicologicamente,este aqui é uma boa pedida pra quem curte mechas.
Oh! My Godess(AIC,1993)
pra quem gosta de comédia romântica mas não tem paciência pra acompanhar mais 300 capítulos de um Kanojo Okarishimasu da vida o OVA de Oh! My Godess que é baseado num mangá bem longo do auto Kosuke Fusjishima mais conhecido como o character design oficial da série de jogos de RPG da Namco Bandai Games Tales Of é bem mais objetivo e é muito bem feito
Top Wo Nerae Gunbusters(Gainax,1988)
A novata na época Gainax se destacou bstante com esta série dirigida por Hideaki Anno e com o maravilhoso design de Haruhiko Mikimoto, Gunbusters tem waifus,batalhas incríveis,animação espetacular e é muito divertido com uma trama que trás garotas(porque tem que ser garotas) pilotando mechas contra aliens invasores.
Sol Bianca(AIC,1990)
Neste OVA uma cara comum acaba indo parar na nave de piratas espaciais ,todas mulheres que leva o nome da série. Mulheres bonitas quebrando tudo no espaço,não tem coisa melhor.
Fatal Fury 1 e 2(Studio Comet,1992/1993)
Pode se dizer que entre as poucas adaptações boas de videogames essa se destaca graças ao character design de Masami obari e por adaptar livremente mas ainda manter a essencia do jogo,algo que Art of Fighting e Samurai Shodown falharam.As cenas de luta são excelentes e o design da uma personalidade bem única aos clássicos personagens da produtora SNK.
Esses foram apenas algumas séries aí desse universo único que eram os OVAs da década de 80 e 90 lembrando que algumas séries de TV famosas também tem continuações em OVAs como Dirty Pair,Samurai Troopers e Shurato. E tem outras como o mega violento Genocyber que não sei como não fez a Manchete fechar as portas mais cedo de tão violento que era esse anime passando em pelas 7 horas da noite.uma época realmente única nesse gênero.
No ocidente Megazone 23 ficou mais conhecido por ter sido transformado no bizarro Robotech -The Movie que misturou o ova com algumas cenas de Sourthen Cross(segunda fase de Robotech ) e um final americano exclusivo animado pelos japoneses(tudo isso porque a distribuidora Cannon Films famosa por filmes de Chuck Norris e do idolo do meu pai Charles Bronson achou que não havia ação o bastante no primeiro corte do filme ,que seria uma dublagem mais direta de M 23 apenas com alguns diálogos fazendo referência ao Robotech da tv).
ResponderExcluirNão foram apenas animes ousados que enfureceram gente hipócrita .Lendo sobre a história da tv americana se descobre que até coisas como Superman da Filmation e Rambo-Freedom Force foram canceladas por pressão de grupos puritanos .Por mais que os "progressistas " atuais sejam insanos não deve-se negar o quanto conservadores mais estúpidos já contribuiram com a censura ,e mesmo que hoje tenham muito pouco poder ainda é deprimente ler as besteiras escritas por certos idiotas que se gabam de ser anti-woke mas falam besteiras parecidas chegando a bancarem " médicos sem diploma" falando sobre o excesso de endorfina causado por animes violentos e certos jogos(queria ver se na infância alguém os proibisse de assistir Safiri e Spectreman com os mesmos argumentos).
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