Koichi Sakamoto,o diretor que transforma Tokusatsu em verdadeiros filmes de ação

 



Formado na universidade de Adachi, Koichi Sakamoto é um grande fã de Jackie Chan e Super Sentai,era ele que vestia o traje do Blue Mask em Maskman e ele fazia várias performances em estádios japoneses e ele inclusive trabalhou em Guyver. A sua história de verdade com Tokusatsu começa não no Japão mas nos EUA quando formado na Alpha Stunts ele foi escolhido pra liderar a segunda unidade de ação de Mighty Morphin Power Rangers,e se você for ver nos créditos vai ver o nome dele na segunda temporada em diante.




Sakamoto teve uma grande experiência nos EUA em como fazer filmes de ação e um pouco disso nós já vemos quando ele assume como um dos principais membros da MMPR Productions agindo como produtor executivo e coordenador de cenas de ação principalmente na era Disney. A gente nota que existe uma influência muito forte em Sakamoto na franquia Power Rangers quando esta trás veículos exclusivos não existentes nas suas contrapartes japonesas e as cenas de ação são espetaculares. Seu grande foco são nos efeitos práticos,na câmera meio de lado em cenas com closes muito próximos,personagens caminhando de forma estilosa naquelas cenas em câmera lenta antes de uma grande luta onde ela acelera por breve instantes enquanto passa pelos atores lentamente e um espetáculo de explosõees com cenas em veículos e tudo isso podemos conferir em várias temporadas de Power Rangers como Dino Thunder ou SPD que ele não era o diretor principal mas imprimia seu estilo aos outros diretores.Ele foi diretor principal em Time Force,Wild Force e Ninja Storm assumindo como produtor executivo nas demais séries. Sakamoto também gosta muito de fazer cenas corpo a corpo com os próprios atores pra dar mais realismo e empolgação nas cenas,então ele abandona aquela idéia de dublê ou fazer os atores se transformarem logo que aprecem já que diferente de antigamente onde a maioria dos atores eram dublês,hoje sãoa tores formados mesmo em agência muitas vezes atuando também como modelos,então dificilmente eles vão fazer cenas arriscadas,porém,o negócio dele é fazer todo mundo trabalhar,seja um cara que sabe artes marciais ou não,um diretor bem "a moda antiga" e inclusive muitos dublês e suit actors aparecem em suas produções fazendo papeis de antagonistas. Só que como Power Rangers é uma produção infantil norte-americana existem limitações no que ele pode ou não fazer e a coisa muda completamente quando Sakamoto retorna ao Japão e passa a trabalha com as principais franquias de lá sendo bastante ousado e até mesmo revolucionário ao imprimir uma marca. Ele começa fazendo a direção de simplesmente talvez o melhor filme da franquia Ultra o Ultra Galaxy Legends que foi um crossover de Ultraman com a série Mega Monster Battle e ele faz até mesmo os gingantescos Ultras com aquele jeitão de luta livre de Kaijuu lutarem de forma empolgante com cenas de ação e luta incríveis. Depois ele participa dirigindo episódios de Kamen Rider W especialmente no maravilhoso filme Forever A to Z com cenas de ação incríveis,participando também de Gokaiger. Em Kamen Rider Fourze ele foi o diretor principal não só traduzindo perfeitamente a imaginação do roteirista Kazuki takahashi de Gurren Laggan e Kill La Kill como também coloca sua marca com personagens vestidos de forma bem estilosa,um pouco do fanservice com mulheres bonitas em roupas curtas,e ação empolgante com os atores lutando antes da transformação. Mas é nos filmes pra cinema de Fourze que Sakamoto transforma o Tokusatsu em verdadeiros filmes de ação com elementos e características que vemos em filmes holywoodianos como Os Mercenários e John Wick. No filme de Fourze temos por exemplo a bela agente Inga Blink interpretada pela Mai Shiranui da vida real Miki Hara que interpretou a Cutie Honey no Live acton de 2007 e aqui é uma agente secreta típica de filmes de ação com roupa de couro preto e muitas artes de combate militares,disferindo sopapos com beleza impar.Com ação maravilhosa com cenas de perseguição de carro coisa que era mais comum nas séries oitentistas e noventistas Space Here Come é um filme sensacional e empolgante. Mas sem dúvida o trabalho que mais me deixou de boca aberta e me fez questionar se o que eu estava assistindo era mesmo Tokusatsu foi com o primeiro V-Cinext de Kamen Rider, o W Returns com duas histórias,a primeira focada em Accel e a segunda que foi a que mais me impressionou focada no Kamen Rider Eternal. Esse filme começa com uma tipíca luta de W contra um Dophant mas depois ele foca em um flashback mostrando o Kamen Rider Eternal convocando um grupo de maercenários,a Never. A primeira delas já é mostra uma mulher fugindo da prisão e lutando contra os guardas,é algo que você não vê em Tokusatsu,eu acho que a cadeia foi algo mostrado com mais afinco em Ryuki com o Asakura mas bem pouco,e no Power Rangers RPM,embora agencias de polícia sejam comuns em Kuuga e agito e ainda assim a forma como  W Returns: Kamen Rider Eternal ,ostra é como se fosse em filmes ocidentais. E aí mostra esse grupo lutando como mercenários no exterior enfrentando terroristas e outros mercenários como se você não tivesse assistindo Kamen Rider mas sim um filme estrelado pelo Stallone mas com todo aquele jeitão estilosos que as produções japonesas tem dando um toque e sabor mais do que especial a este filme. E tudo com ação puramente feita com efeitos práticos. Sakamoto só usa CG quando a ação exige algo sobrehumano demais,então geralmente quando os personagens se transformam e lutam numa escala maior é que ele usa esse artifício. Ainda com Fourze temos simplesmente o melhor filme de Kamen Rider já feito,o Movie Wars Mega Max comemorando o aniversário de 40 anos da franquia de forma bem estilosa e na sequencia o Movie Wars Ultimatum o crossover de Fourze com o Wizard que já começa com Ryuusei o Kamen Rider Meteor trabalhando como agente secreto da Interpol,encarando mafiosos estrangeiros vestido no estilo e distribuindo pancadaria no estilo John Wick e o retorno da Inga Blink agindo como parceira dele. Ver a Poitrine lutando no estilo Sakamoto é uma coisa maravilhosa também,é algo que nunca iamginaria ver nem nos meu sonhos.












Essa ousadia de Sakamoto é vista principalmente em filmes fora do universo Tokusatsu como Aka x Pink de 2013 onde ele chamou várias atrizes de Tokusatsu famosas por aí e fez um filme de luta e ação incrível onde vemos Yuria Haiga,que foi a Mari de Kamen Rider 555(que deve ter tido um treinamento absurdo) lutando de forma convincente como se ela fosse uma dublê desde o início.O filme ainda trás um clube da luta feminino e cenas de sexo lésbicas,pra ver como a coisa é.Ainda temos outros filmes bem legais dele como Travellers Jigen Keisatsu e Shiromajou Gakuen que era uma minissérie que juntaram num filme. Ainda ele fez uma versão bem safadinha da personagem de Shotaro Ishinomori,a 009-1 que é um filme muito bom por sinal










De volta ao Tokusatsu Sakamoto dirigiu a série que tem um dos grupos mais estilosos e a ação mais empolgante já feita,Zyuden Sentai Kyoryuger. O Super sentai teve alguns grupos assim como Gokaiger e Go-Buster mas em Kyoryuger ele faz os personagens terem estilo e atitude em todos os sentidos,até na hora de lutar,falar e na personalidade de cada um. Um filme que tem um começo sensacional é o Gaburincho of Music que é o filme com o início mais estiloso dos Kyoryuger que lutam em meio a um concerto de uma idol enfrentando belas vilãs super estilosas também. Kyoryuger une toda a incrível capacidade de Riku Sanjo de construir personagens carismáticos e com  vários coadjuvantes tão interessantes quanto os protagonistas junto com a direção empolgante criando uma obra-prima no estilo. Kyoryuger é sensacional.Uma pena que Sakamoto não dirigiu Go-Busters,é um grupo que tem a cara dele e se dessem um V-Cinext na sua mão,Sakamoto faria milagres. Porém ele dirigiu Kyoryuger vs Go-Busters pra compensar e aí meus amigos, ele fez chover nesse filme que além do fanservice com os personagens clássicos de Abaranger e Zyuranger,esse filme  tem de tudo,até Yoko e Amy de colegiais e uma cena de perseguição de carro com os Go-Busters maravilhosa abrindo o filme com estilo. Sakamoto também dirigiu Ultraman Ginga S e com certeza a atriz Moga mogami que protagonizou a série Shiromajou Gakuen no papel da bela androide de roupas curtas porradeira Zero/Mana foi coisa dele.










Mas a obra-rima de Sakamoto foi quando o diretor deu vida as novas gerações de heróis clássicos e veio talvez o melhor filme de Tokusatsu já feito,o Sharivan Next Generation que é um dos filmes mais violentos da franquia e mais tensos onde o roteiro de Narushisa Arakawa junto a direção fantástica de Sakamoto faz raelmente você se sentir num thriller policial com o toque de Tokusatsu graças as mãos de Sakamoto. E apesar de não chocar tanto quanto o anterior Shaider Next Generation com uma pegada mais cômica não deixa a peteca cair,principalmente as cenas de luta protagonizadas pela nova parceira do Shaider ao estilo Annie,a Tamy te fazendo relembra da nostalgia de ver Naomi Morinaga em sua plena forma na década de 80 na série original.








E Sakamoto continuou trabalhando com Tokusatsu até que ele teve uma idéia bastante arriscada e ousada. Aproveitando  a moda de universo compartilhado de heróis trazida pelo MCU da Marvel no cinema Sakamoto teve a idéia de criar seus próprios Avengers com os heróis clássicos da Toei juntos numa única equipe,no caso os Metal Heroes e o Super Sentai. Ele começa esse projeto aproveitando a carona da vinda das versões atualizadas dos Uchu Keiji pra dar o start na empreitada porém ela não foi bem sucedida ao que parece pois o projeto parece ter sido abandonado desde 2018. E a gente percebe que a idéia era boa mas o grande segredo sucesso do MCU que acabou fazendo esse projeto não aparecer ter sido bem sucedido foi o foco no público que eles queriam,pois a ideia seria trazer o fã antigo ou trazer um público novo?o MCU abraçou todo mundo e foi um sucesso por causa disso,pois ele abraçou ambos de forma competente e com cuidado. Mas Space Squad embora tenha filmes muito bons mesmo, falha em te obrigar a ver filmes anteriores como o do Gavan de 2012,sendo que um deles não é recomendado pra crianças(Sharivan Next Generation) pra ter um background melhor e isso acaba complicando. Assim Gavan vs Dekaranger já começa dessa forma com um filme bem pesado,o Episode zero  Girls in Trouble que mescla terror com garotas bonitas num clima bem ais violento que convencional com personagens muito fortes na criançada como os Dekaranger com a Jasmine e a favorita de muitos Umeko. Gavan vs Dekaranger,o filme principal parece ter um tom mais adequado pra abraçar ambos os públicos mais confunde todos com versões diferentes de vilões clássicos que não tem muito um background ou um porque naquele contexto. E eles tentaram promover fazendo eles aparecerem num episódio prévio pra fazer propaganda em Kyuryanger,você imagina uma criança assistindo Girls in Trouble?eles miraram muito errado dessa vez. E ainda por cima já nessa época o Super Sentai já estava em baixa sofrendo com baixa audiência e vendas,então a coisa já desanda por aí. Talvez inserir os Kamen Riders juntos pudesse despertar um interesse maior. Sem sombra de dúvidas as cenas finais com vários heróis reunidos gerou muito hype mas ficou nisso. Logo depois,outro problema surgiu,o ator do novo Sharivan saiu do meio artístico obrigando Sakamoto a por um Jiraiya Next Generation as pressas,nem ator ele pôde escolher,então temos um personagem com participação pífia,totalmente novo já que ele não é o Toha,sem background ou um rosto no filme Kyuranger vs Spac Squad,o último prego no caixão do projeto pelo visto. Tentaram novamente mirar nos dois públicos mas a idéia não pareceu ter dado resultado e a cena final com Fire do Winspector aparecendo vai ficar só na vontade.










Depois disso Sakamoto segue fazendo trabalhos em Tokusatsu muitas vezes chamado pra fazer filmes de heróis atuais ou dirigindo vários episódios de séries como Kamen Rider Saber,Ryusolger e o maravilhoso filme de Kamen Rider Revice,o Battle Família. O diretor continua afiado embora muitas vezes parece pouco inspirado como no filme Red Fox e no recente V-Cinext de Kamen Rider Revice,o Revive Forward que não tem muita coisa memorável,exceto um clone do Hiromi portando uma katana vestido de forma estilosa que é algos ensacional como sempre.E também dirigindo os curtas Ultra Galaxy Fight que são maravilhosos. Ainda  continua sendo um dos maiores diretores que o mundo do Tokusatsu já viu e parece estar inspirando outros como Takayuki Shibasaki que se não me engano era dublê também.

Comentários

  1. Deve-se considerar que PR Time Force e Wild Force tiveram a sorte de pertencerem a uma época com censura menos rigorosa(tazvez inflluenciada por coisas como DBZ,Digimon e Superman TAS sendo febre entre garotos americanos).Acho que o estilo de Sakamoto não combinaria bem a atual era hasbro politicamente correta demais.Uma curiosidade é que o primeiro trabalho dele para a Saban na verdade foi na primeira temporada dos mais impopulares VR Troopers. VRT pode ter sido um festival de edições ruins mas as lutas civis e as cenas no Battle Grid(quando os 3 vestiam trajes modificados dos MMPR) já mostravam um pouco do estilo de Sakamoto.Lembro que uma vez fui ver o filme Wendy Wu por curiosidade pronto para mudar de canal em poucos minutos,mas quando ação começou suspeitei que Sakamoto estava envolvido antes de ver os créditos no final sendo uma das raras vezes que assisti o disney channel por duas horas seguidas.

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  2. Foi engraçado ver Ultraman Regulos esse fim de semana e acabar recordando os melhores momentos de PR Jungle Fury...claro que Sakamoto consegue fazer um trabalho bem melhor com a ajuda de roteiristas japoneses e sem executivos americanos reclamando até de ninjas usando shuriken.

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