JUDGMENT TIME: Shin Kamen Rider: o filme de Hideaki Anno que assim como sua trama se divide entre o limiar entre a dor e a felicidade,o filme se divide entre o clássico e o moderno,a referencia e o fanservice e seu estilo próprio
Shin Kamen Rider finalmente está entre nós disponível via Amazon Prime e era o filme mais aguardado por mim principalmente porque eu gosto bastante do primeiro Kamen Rider e queria ver a visão de Anno que também é um fã de Tokusatsu,e inclusive o próprio Evangelion tem fortes influências de Ultraseven conforme disse no review do Shin Ultraman e como fã ele saberia como ninguém como modernizar a série sem perder a essência e ele provou isso muito bem com o Shin Ultraman e no fim das contas eu tinha razão em acreditar no Anno. Já vou dizendo que não existem grandes reviravoltas ou coisas mirabolantes na trama mas não revelarei tudo que acontece de mais importante assim mesmo.
Shin Kamen Rider é assim como sua temática uma divisão entre o clássico e o moderno,uma linha tênue entre essas duas vertentes. A sensação que você tem é de assistir uma série de Tokusatsu dos anos 70 mas com toda a modernidade da tecnologia atual,é bem simples em sua narrativa e ao mesmo tempo complexo em certos aspectos como sua própria temátcia sobre a relação entre dor e felicidade,e causará certa estranheza em quem está acostumado as séries atuais mas com certeza vai levar a loucura quem gosta das séries antigas. Enquanto Ultraman é um símbolo de esperança como Anno mostrou muito bem em Shin Ultraman o Kamen Rider é o símbolo da justiça. É um herói trágico que se torna um não humano pra combater outros não humanos. No limiar entre a humanidade e sua natureza monstruosa,entre sua razão e a brutalidade.O dilema entre matar alguém e perder sua humanidade pra salvar alguém ou perder esse alguém se não fizer algo. O filme já começa indo direto ao ponto mostrando Takeshi Hongo e Ruriko Midorikawa fugindo da Shocker e o filme não faz questão de mostrar como tudo isso começou,ele já parte pra açãos em muita cerimonia pulando todo aquele processo da captura de Hongo com a transformação igual vemos no original. Já é uma perseguição de carro sensacional que mostra que Anno gosta de usar efeitos práticos,mas CGs nas cenas mais necessárias onde a coisa "mecânica" não iria dar o efeito necessário pra mostrar algo grandioso como um salto imenso sendo feito. Assim que se encontram com o Dr. Midorikawa que diz de cara que transformou Takeshi pois ele desejava isso, ele desejava ter poder pra proteger os mais fracos e agora ele tem. É algo que é explicado mais a frente no filme, seu pai morreu tentando negociar com um bandido que usava uma mulher como refém porém ele se recusou a atirar pois queria salvar ambos o que deixou uma ferida em Hongo,ele queria poder pois se sentia fraco. Queria sentir a empatia que seu pai sentia,mesmo sentindo uma ferida por acreditar que seu pai abandonou a família pra salvar estranhos. Pra você se tornar herói é preciso fazer as escolhas que as pessoas comuns não fazem,se arriscar pra salvar alguém que você nem mesmo conhece. E também como Kamen Rider no caso, precisa lidar com a violência instintiva que é amplificada pelo seu traje que inibe o sentimento ruím de amtar alguém .Como é costume do Anno ele intercala diálogos rápidos com outros extremamente complexos repletos de termos científicos que explicam tintin opor tintin como o seu traje funciona,o que cada coisa nele serve e sobre Prana que simplificando é uma energia especial que torna uma pessoa num super humano. O cinto do Rider tem o poder de reunir esse Prana, E os inimigos também o usam. O termo Kaizou Ningen(Humano Modificado) foi alterado pra Augments. Estes usam o Prana pra alimentar seus egos e por isso sendo absorvidos por eles. A gente vê isso nos vários inimigos da série como o famoso Spider-Aug que sempre é primeiro Kaijin a ser combatido por um Kamen Rider que sente prazer em proporcionar dor a seus alvos.Outros como o Bat-Aug preferem usar isso como epidemia. Anno brinca com a idéia da felicidade.Enquanto no original a Shocker é uma organização militar advinda do Nazismo que planeja a dominação mundial com seus Humanos Modificados,aqui é uma coisa mais científica com uma organização formada a partir de um bilionário que criou uma IA e que deseja a salvação da humanidade procurando trazer a ela a verdadeira felicidade pra um grande número de pessoas. Porém esse não era o verdadeiro objetivo e sim encontrar uma forma de salvar aqueles que sofrem um profundo desespero.O homem se sucicidou e deixou tudo nas mãos das duas IAs, a I e a K que é o androide observador. Então buscando salvar esses desesperados foi fundada a organização clandestina das sombras,a Shocker.E através desta idéia conceitual que a máquina não tem do que é a verdadeira felicidade,ela remove toda a dor e sofrimento das pessoas deixando nelas apenas a felicidade,que os torna monstros egoístas como os exemplos citados anteriormente,que não sabem mais diferenciar o certo e o errado,eles acreditam que até táticas genocidas irão trazer benefícios a alguém. Curiosamente existe uma organização do governo que apoiam Ruriko e Hongo através de dois agentes sem revelar quem são e por outro lado a felicidade dos Augments é uma forma de distorce e realiza seu próprio desejo egoísta do que é a felicidade,algo que uma máquina que comanda a organização desconhece e procura entender, tudo é um limiar entre a dor e a felicidade. A felicidade é uma realização egoísta,ou autruísta?Você acha certo obter a felicidade a custas dos outros?Você deve impor a felicidade aos outros dos eu próprio ponto de vista?sendo que isso na verdade irá levar a humanidade a destruição?O próprio Rider sente a dor de não ser humano e lutar solitariamente sacrificando tudo,até a sí mesmo pra trazer felicidade a alguém. A gentileza pode ser uma fraqueza,mais pode ser sua força,entender a dor do outro é verdadeiro caminho pra salvar os outros e não força-los ao que você realmente quer. Mudar primeiro a nós mesmos antes de mudar o mundo. A dor e a felicidade estão relacionados e Anno brilhantemente nos mostra isso. E o protagonista aprende com isso também.
A sequencia que culmina na morte do doutor é uma representação bem similar ao que acontece na série original de 71,inclusive com ele virando espuma ao morrer e Anno deu um sentido lógico pra isso também. Na série original Ruriko acreditava que Hongo havia matado seu pai e queria saber a verdade.Aqui ela é uma mulher que também é um experimento da Shocker que tenta esconder seus sentimentos e desejos pra parar a organização. orém ela acaba revelando seus verdadeiros sentimentos durante o filme,a gente percebe isso em um momento no inicio onde Hongo diz que o último desejo seu pai antes de morrer era que Hongo a protegesse e que ela de cara tenta fingir que não se importa com seu pai porque pra ela,era só mais uma ferramenta dele, mas sua expressão já denúncia que não, e esse é um detalhe que eu gosto bastante. ela demonstra seus sentimentos com sua única amiga na organização,a Wasp-Aug,e na mensagem que ela deixa no final.
A cena do inicio com a batalha contra o Aranha é sensacional porque Anno mostra para nós uma luta que combina todos os aspectos antigos e modernos te dando uma sensação de estar assistindo uma série setentista porém em 2023.Como aqueles closes rápidos com a tela se aproximando rapidamente quando um personagem aparece num lugar alto se aproximando de seu rosto e ela voltando na mesma velocidade ao inimigo,com todos aqueles cortes super dinâmicos rapidamente mostrando uma cena depois da outra,e com aquelas cenas de tomadas de saltos acrobáticos(com os Suit Actors usando trampolins) que também era costume nos anos 70. Até mesmo uma cena onde o Rider enfrenta vários soldados(ainda usando aquela pintura vermelha) de forma similar a série clássica. Também percebemos aquele toque autoral do diretor com várias mudanças de ângulo nas cenas ou tomadas realmente bonitas como aquela do por do Sol sem aquele efeito de entardecer artificial que as séries modernas fazem. Existem referencias a vários episódios da série como aquele onde os Kamen Rider 1 e 2 combatem vários clones deles. É de forma bem similar ao que vimos em Shin Ultraman também. A violência é bem grande nesse filme com os Riders fazendo os inimigos sangrarem bastante em cada golpe. Ichimonji Hayato tem uma personalidade mas descontraída e que ama a liberdade de forma similar ao original e ele sempre tem umas falas muito legais no filme.E vejam só, em uma cena do filme Hayato quebra a perna do Hongo,uma clara referencia ao que aconteceu na série original onde Hiroshi Fujioka se acidentou e o protagonista Hongo foi substituído pelo Rider 2,o Hayato. Existe ainda um convidado especial,a personificação do Robot K,uma criação do Ishinomori que aqui é um robô que serve apenas pra observar a humanidade e tudo que acontece pra poder identificar a felicidade que ela precisa pra fazer ela ir além. E espere por uma surpresinha no final que não vou contar pra não estragar a surpresa.
O grande vilão da série é o irmão da Ruriko,Ichiro Midorikawa.Devido a um incidente que levou a sorte de sua mãe ele deseja fazer a humanidade ser transferida através do Prana a uma dimensão diferente onde seus corpos humanos não existem e a mentira não é permitida,ele acredita que essa é salvação pra dor e ele se torna o Kamen Rider 0
De certa forma Shin Kamen Rider carrega a mesma simplicidade narrativa de Shin Ultraman,sendo bem direto ao ponto mostrando o herói enfrentando os vilões como se fosse o vilão da semana das séries tradicionais dos anos 70 pra TV mas é um filme bem divertido e reflexivo com toda sua criatividade cinematográfica com hyper estilização, ele é bastante autoral, e dá um sabor nostálgico e ao mesmo tempo diferente. Que respeita o herói e sua essência. E que principalmente sabe que isso é um Tokusatsu,ele não tem vergonha de ser o que é,ele não precisa ser realista,ele pode muito bem se permitir ser absurdo tendo um monte de vilões extravagantes e excêntricos e coisas absurdas como a luta entre a Wasp-Aug e o Kamen Rider,uam das mais insanas já feitas num Tokusatsu e pode usar seu CG pra mostrar que a série não tem nenhuma obrigação de ser algo sério como os filmes de Super Heróis de Holywood insistem em tentar ser,e ainda assim ter profundidade em sua temática, exatamente como o Tokusatsu é.e isso já faz Shin Kamen Rider valer a pena.
Comentários
Postar um comentário