Um panorama dos animes infantis e como ele influenciou o Tokusatsu moderno e também sobre o choque de gerações
Animes infantis existem há muitos anos como a franquia Time Bokan dos anos 70 da qual a mais famosa foi Yoru no Yatterman e a série Yuusha,uma franquia de Mecha infantil nos anos 90 do qual o mais famoso é o Gaogaigar.No entanto um anime mudaria pra sempre a forma como os animes infantis seriam feitos e foi Pokemon em 1997.
A origem de tudo
Pokemon nasceu como um jogo de Gameboy de 1996 dividido em duas versões e ele era um RPG com batalha entre monstros amigos de crianças.Pra que a marca tivesse um alcance maior a Nintendo fez parceria com o estúdio OLM que lançaria o anime que foi responsável por deixar a série famosa inclusive mundialmente. A primeira fase do anime Pokemon estreou em 1997 e durou 276 episódios já que diferente de sua versão ocidental que dividia essa primeira fase em múltiplos arcos no Japão não existia isso, mesmo quando a série adicionava os continentes e Pokemons novos dos jogos que iam surgindo. Isso ocorre porque não existia mudanças bruscas na série mesmo tendo um personagem que saiu temporariamente nas Ligas Laranja,mas essa não conta pois essa fase não é adaptada de um jogo,foi só uma fase criada até o jogo Gold e Silver da segunda geração viessem). Somente quando os produtores sentiram uma necessidade de uma renovação maior eles decidiram fazer mudanças mais bruscas e dividir a série em fases como é comum nas franquias de longa duração,só que com a diferença de que o protagonista Satoshi(Ash no ocidente) permanecia junto ao Pikachu que era o Pokemon favorito do público e o mascote da franquia permaneciam ,e neste caso ele adicionava novos companheiros de aventura que sempre eram substituídos a cada nova geração de jogos surgia,alghuns destes inspirados nos personagens dos jogos,como a Haruka(May na versão ocidental0 e Hikari(Dawn na versão ocidental) e a Serena.E o protagonista mudava o visual pra indicar a nova fase pra dizer que a coisa era nova de fato. Assim surgiram várias temporadas com novos subtítulos adicionados pra diferenciar cada uma como Advanced que é a real segunda fase da franquia de animes,Diamond & Pearl e etc. O segredo do sucesso do Pokemon estava em dois fatores: colecionismo e competitividade pois o jogo te incentiva a colecionar todos os Pokemon do jogo que no primeiro eram 150 e esse número aumentava a cada novo jogo. E a competividade pois você treinava e evoluía as criaturas pra participar de torneios. E o grande atrativo é o formato RPG respeitado pois Satoshi e seu Pikachu percorrem o mundo em várias regiões cada um com seus próprios Pokemons e ginásios. O único contra é que sem a substituição do protagonista eles tem que fazer sempre ele não conseguir realizar seu sonho senão a trama acaba então o Satoshi acabou por anos perdendo várias ligas até ele ganhar a última pois eles sentiram finalmente que não havia mais o que fazer e o sibstituiram an atual temporada Horizons mas eles fizeram de uma forma que deixou seu final em aberto pra trazer ele de volta caso desse errado,já que é uma manobra arriscada tirar dois personagens que sao a cara da franquia. O sucesso de Pokemon fez inúmeros outros surgirem como Monster Farm,Medarot e Digimon. Os dois primeiros também vieram dos videogames porém o anime deles não fez muito sucesso,tiveram apenas duas temporadas no máximo e acabou que eles seguiram nos jogos que são publicados até hoje. Desses o Medarot é o mais similar a Pokemon com duas versões do mesmo jogo vendidas simultaneamente mas dessa vez são robozinhos customizáveis ao invés de monstrinhos. Já Digimon não veio de uma franquia de jogos(ele veio de um Virtual Pet que eram como aparelhinhos digitais pra criar monstros que eram febre no fim dos anos 90 chamado Digital Monsters que era a versão masculina do Tamagochi que era feito pras meninas) e todo o merchadising deriva da série então ele não tem um anime constantemente transmitido todos os anos pra servir de vitrine pra vender outras coisas e séries de anime novas surgem de tempos em tempos assim como jogos da franquia. Ele também não incentiva competitividade embora o colecionismo de figures acaba sendo uma constante mas aí já é mais similar a qualquer anime que temos por aí.
E tendo muitos animes no estilo disputando a atenção das crianças algumas produtoras como a Takara Tommy já famosa no ramo de brinquedos como a própria franquia Yuusha decidiu em parceria também com a OLM criar animes da série Beyblade vinda do mangá. Esta série tinha um trunfo pra empresa que o diferenciava dos demais,nada de monstrinhos,robôs ou algo do tipo,nós tínhamos na verdade os brinquedos propriamente ditos como foco que no caso e eram piões super radicais totalmente customizáveis pra deixar mais leve,pesado entre outras coisas e assim que o anime estreou no ano de 2001 foi um grande sucesso. A obra também incentiva o colecionismo e a competitividade pois existia campeonatos de Beyblade no anime e diferente do Pokemon onde a competição dependia dos jogos,o Beyblade dependia apensa da aquisição do próprio brinquedo e batalhar com seus amiguinhos. A série no entanto demorou um pouco pra ganhar regularidade,pois o primeiro anime teve 3 temporadas e foi até 2003 e só depois de um longo hiato de 6 anos uma nova série de animes foi surgir que foi a Metal que teve 3 temporadas também mas diferente de antes não tivemos que esperar muito,logo no ano seguinte ela foi substituída pela linha Burst que terminou em 2022 sendo substituída pela nova série X que estava prevista pra estrear em julho de 2023 mas não tenho informações se ela estreou ou não.
E uma franquia improvável que não se imaginava no seu inicio que ele faria parte dessa leva de franquias de animes infantis mas acabou graças a uma única coisa que surgiu nele: Yu-Gi-Oh! a série que tinha tudo pra ser mais um mangá da Shonen jump que poderia até fazer um sucesso e teria seu anime cujo ciclo e se encerraria com o término da obra pelo autor como de costume porém um elemento que foi adicionado na história do mangá chamou mais atenção que tudo que ele tinha: o Card Game que fez a caixa de correios da Shueisha chover de pedidos querendo saber dele e os produtores viram a chance de se explorar e ganhar muito dinheiro em cima já que era o que mais as pessoas queriam ver de todos os jogos que tinham nele.PÇra quem não sabe ainda Yu Gi Oh1 tinha como proposta um valentão da semana fazer algum mal com as pessoas ao redor do Yugi e o faraó com uma personalidade bem mais perversa punir esse malvadão com jogos das trevas que variavam de jogos reais até outros criados pelo próprio autor Kazuki Takahashi e não só no Card game.Mas como o Card game chamava mais o interesse do público o atitor então fez dele o foco da história. Assim uma série que eram sobre jogos passou a ser só sobre este jogo conhecido como Magic & Wizards(inspirado no Magic the Gathering) mas que foi alterado pra Duel Monster nas adaptações em anime pra não dar treta com direitos autorais.Yu Gi Oh! E graças a uma genial adaptação em anime ele se tornou uma franquia de sucesso absoluto duradouro até hoje. Tudo aconteceu da seguinte forma: a Toei adaptou Yu-Gi-Oh! em anime dos primeiros 7 volumes quando a obra não focava no Card Game e parece não ter feito muito sucesso,e com certa razão,pois me desculpem quem gosta dessa fase do mangá que tem até certos tons sombrios ams era algo bizarro demais,inclusive a motivação de certos epersonagens pra ser malvadão eram bem toscas em muitos casos e a maioria das trams eram bem chatinhas,as melhores sempre envolviam o Card Game com Kaiba ou com as Reliquias do Milênio e seus mistérios.Ele teve apenas 27 episódios e 1 filme. Mas o Card Game que chamou a tenção de verdade das pessoas fez a Konami crescer o olho e comprar os direitos de criar o TCG oficial da série e com a parceria com Stúdio Gallop que conseguiu os direitos de adaptação em anime. Mas aí que vem a jogada genial. Como o anime da Toei já tinha adaptado a primeira fase da série que não interessava nem o público e nem as produtoras eles decidiram readaptar a série já partindo da primeira grande saga,a do Reino dos Duelistas e adicionando tudo que foi importante pro desenvolvimentos dos personagens que vieram dos primeiros 7 volumes e readaptando tudo mudando o contexto pra dar mais coerência,e o melhor é que o Card Game se tornou o foco deixando a série mais consistente,não mudando sua temática pra outra de uma hora pra outra deixando tudo mais orgânico e natural.Eles melhoram muitas coisa da narrativa embora outras eles cometiam alguns errinhos também,mas no geral eu prefiro a adaptação em anime. E esse segundo anime de Yu-Gi-Oh! servia como vitrine pro jogo de cartas porém como o ciclo de um autor não dura pra sempre eles precisavam fazer algo pra continuar mantendo o TCG em evidência. Então a saída da Konami e da Gallop seria eles continuarem a série por eles mesmos fazer de Yu Gi Oh um mangá Shonem pra uma franquia gigantesca de animes infanto-juvenis que sempre mudaria os persoangens e a história a cada 3 anos(exatamente igual Pokemon) sempre adicionando novas cartas e novidades do sistema de jogo. E assim surgiu a primeira série derivada,Yu-Gi-Oh! GX e a cada 3 anos uma nova série viria em seguir e tivemos as temporadas Zexal,5Ds,Arc-V e etc . Nem preciso falar que além de incentivar o colecionismo e a competição,com Yu Gi-Oh você pode jogar tanto com o Card Game real quanto com jogos da franquia que são constantemente atualizados,muitos deles com as regras oficiais do TCG também então ele ataca em duas frentes.E os animes tem até uma departamento especial com o intuito de fazer cada anime reproduzir com fidelidade as jogadas reais do TCG. A franquia anteriormente era focada num público infanto-juvenil com protagonistas adolescentes no colegial mas agora isso mudou e seus protagonistas agora são crianças do fundamental e as séries ganharam um toma mais leve e cômico ao estilo Pokemon visando renovar o ´público com uma nova modalidade do Card Game mas simples devido a complexidade absurda que afastava novos jogadores e agora temos 3 estilos,o Master Duel,o Speed Duel criado já com essa idéia de oferecer algo simples para novatos e o novo Rush que os animes atuais focam como Sevens e o Go Rush que está em transmissão. E assim Yu-Gi-Oh! sempre continua em evidência.
As influências no Tokusatsu e o choque cultural das gerações
Como vocês já devem imaginar,os animes infantis e seus brinquedos foram uma grande influência no Tokusatsu. Na verdade as séries infantis ressoam em uníssono porque as inspirações,estilos e estética acabam mudando conforme as eras e quando você vê os animes infantis atuais como as franquias Precure,Beyblade verão similaridades muito grandes com o Tokusatsu moderno. A Toei tem como carros chefe a franquia Kamen Rider e Super Sentai. Mas podemos dizer que foi na franquia Kamen Rider que é o principal carro chefe da empresa que vemos mais dessas influências pois o Super Sentai a principal característica das obras infantis não é algo constante isso mas no Kamen Rider é que é o colecionismo e o visual. Tudo começou na Era Heisei quando os Kamen Rider mudaram e adotraram um formato dos Dramas japoneses como quem já leu os artigos deste blog já sabem de cor. Naquela época a adição de cartas como power ups do herói já existiam mas ítens colecionáveis não era uma constante. E ainda por cima as séries tinham um estilo mais sóbrio e menos fantasioso. Porém a série Kamen Rider Hibiki mudaria pra sempre isso, pois ela era uma série que foi considerada muito assustadora pra crianças e choveu reclamações a Toei, e isso fez com que uma grande mudança foi feita pra que fizesse a franquia ficar mais próxima as crianças e o Kamen Rider Kabuto começou a mudar um pouco o estilo sendo uma série de transição tendo mais situações fantasiosas,um protagonista excêntrico,as frases de efeito que fazem com que as crianças repitam e se liguem mais ao personagem, mas foi Kamen Rider Den-O que já começou a mudar pra valer, tendo uma série com foco maior em comédia e tendo os monstros Imagins com um forte apelo infantil sendo cômicos e bem coloridos com um tom fantasioso imenso na série,e até mudanças nos padrões dos vilões que tinham uma método diferente ao atacar os humanos por causa da complexidade da realização do desejo pra voltar no tempo,o protagonsita azarado e fraco que precisa amadurecer e evoluir e muitas coisas que foram moldando as séries atuais. No Kamen Rider Kiva já tínhamos o Kivat que era o morceguinho falante que tinha um jeito de mascote e era o ítem de transformação do herói. Em Kamen Rider Decade além do sistema de cartas pra já dar aquele apelo ao colecionismo e trouxe outro padrão pra franquia,que são os cintos de transformação com vozes e falas chamativas na hora de transformar e dar seus ataques especiais( o icônico FINAL ATTACK RIDE DDDDDD-DECADE!!!!). E aí tivemos Kamen Rider W que trouxe de vez o novo padrão da franquia que seria adotado até hoje; sempre teríamos visuais coloridos,situações surreais,fusão de várias temáticas em uma só série,ítens e armas com mais cara de brinquedo e power ups em forma de ítens colecionáveis. E assim temos os Gaia Memories que são Pendrives,as Core Medals de OOO,os Cadeados de Gaim etc. Esses colecionáveis parecem já influenciados pelas séries infantis como Beyblade além de a liberdade criativa pra fazer as tramas mais insanas com as temáticas mais variadas e que não tem medo de abraça-las assim como em Beyblade que tem um mundo que gira em cima dos brinquedos e esses brinquedos de visual radical possuem feras sagradas habitando nelas,mundos surreais que realizam a fantasia das crianças porque tudo gira em torno do brinquedo,as tramas são ligadas ao brinqedo e os brinqiedos até são usados pra salvar o mundo,crianças com visual que mais parecem saídos de Battle Shonens(tem umas que tem cicatriz no rosto igual guerreiros ninja) e e obviamente me um monte de piões colecionáveis.A outra influência obviamente é One Piece uma série com um universo fantasisoso e persoangens caricatos onde praticamente tudo é possível e os poderes mais malucos das Akuma no Mi dão liberdade criativa imensa ao criador que cria coisas como um rapaz que tem corpo de borracha,outro de sabão e até um que vira uma jaqueta que possui o corpo de quem a vestir. E séries Kamen Rider com temáticas malucas mescladas e visuais bem coloridos e atrativos as crianças surgiram, como Gaim, que tinha uma temática que misturava dança de rua,armaduras samurai com temáticas de frutas e batalhas Pokemon usando os cadeados que invocam monstros(pelo menos no inicio) e vemos coisas insanas como frutas se tornando os cadeados magicamente assim que eram colhidas pra ser usados nos Sengoku Drivers,os cintos da série e a dimensão dos Invés(os inimigos da série) que se abre com um zíper gigante em referencia estética a temática da série que é em relação as roupas dos dançarino de rua. Não achou doido o suficiente?então que tal criaturas feitas de medalhas da série Kamen Rider OOO, de tempos ancestrais que se alimentam da ganância humana e fazem isso inserindo medalhas nas pessoas fazendo surgir uma entrada de moedas gigante nelas iguais das máquinas de refrigerante. Ou um Rider que usa um cinto que é referencia aos Gachapons,aquelas máquinas que você insere uma moeda e uma esfera com um brinde dentro surge. O cinto inclusive faz aquele mesmo barulho dessas máquinas. Como a série tem a temática de medalhas eles adoram fazer referencia a tudo que se usa moedas,inclusive a moto do Rider é disfarçada de uma máquina de refrigerantes.E tudo isso pra criança já identificar aquilo e achar legal porque são coisas que ela está acostumada a conviver,faz parte das suas brincadeiras diárias. E tudo isso é aparte do acervo dos seu herói favorito o que torna tudo tão legal quanto os brinquedos de Beyblade salvando o mundo do mal. Sem abandonar a essência da série pois o Kamen Rider ainda é o herói que carrega o fardo de usar o poder dos seu inimigos pra enfrentá-los e a dor e o peso de ser um Kamen Rider ainda permanece desde seus primórdios. A imaginação dos produtores em criar qualquer coisa que a imaginação puder estava solta como Kamen Rider EX-AID com o visual radical inspirado nos games e com os efeitos dos games surgindo na vida real como o contador de hits quando se acerta um inimigo e coisas repletas desses efeitos. Isso tudo sem abandonar o público mais adolescente e até os adultos com suas tramas mais complexas e com uma carga dramática maior,inclusive maior que em Ultraman atuais e que no Super Sentai embora tenha também bastante comédia,as piadas no entanto sempre são pontuais e Isso teve efeito imediato nas vendas e na estabilidade da série que passou a passar todos os anos ininterruptamente bem diferente do que era na década de 70.Seguindo a onda as séries Ultraman da nova geração também vieram bem diferentes colocando os Ultras com mais personalidade,(dependendo da série eles interagem diretamente com seus hospedeiros),frases de efeito,situações mais cômicas, inúmeros ítens colecionáveis que servem como power up e suas transformações embora ele não aposte numa mudança tão radical nos visuais. O Super sentai não costuma focar tanto em power ups pois isso depende da série. Em Ryusoulger havia várias chaves,em Kyoryuger as pilhas e em Zenkaiger as engrenagens. Porém séries como o recente King-Ohger não tem. Geralmente o colecionismo é aplicado mas aos mechas que sempre tem vários que se tornam novas partes dele. Visualmente a série faz um design mais discreto da temática da série. Nesse ponto os Kamen Riders são bem mais ousados do que Ultraman e Super Sentai nesse aspecto.
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Os piões da série Beyblade... |
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...e as Gaia Memories de Kamen Rider W além delas... |
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...temos as Lockseeds de Kamen Rider Gaim. Notaram as semelhanças? |
Nós percebemos o quanto a idéia do colecionismo trazida pela série Pokemon influencia o Tokusatsu e todas as séries infantis que tentam trazer um apelo muito maior as crianças do que nunca. E isso faz com que as séries sejam bem diferentes do que eram há muitos anos atrás. E obviamente isso faz o choque de gerações existir entre aqueles que eram jovens e assistiram as séries antigas e que tem contato com o que é feito hoje. Por isso existe uma certa resistência daqueles que curtiam essas séries na infância ao retornar e se deparar com algo completamente diferente. Eu mesmo estranhei bastante as séries Riders atuais que vieram pós Decade e tive que ter um processo de entendimento e adaptação. Porém nem todas as pessoas conseguem isso e rola aquela famosa briga entre as gerações onde os mais velhos que acusam as séries atuais de serem "mais infantis" do que antigamente, mas na verdade foi só a percepção dos padrões que mudaram. E isso não acontece só com o Tokusatsu mais acontece com praticamente quase todos os exemplos citados aqui. Pesquisando sobre Yu-Gi-Oh!,uma série que não tinha contato faz anos eu também percebi essas mudanças de gerações e como ela ficou bem similar as séries Kamen Rider e outras séries infantis de hoje em dia,com um estilo distinto do que a gente via no Yu Gi Oh! clássico. E vejo as reclamações das pessoas que viram o Yu-Gi-Oh! no passado com toda aquela mitologia egípcia e acabam estranhando muito as séries atuais com uma pegada ainda mais fantasiosa que antes e os argumentos são bem similares como a suposta "infantilização" das séries. As séries Pokemon também surgiram com uma pegada bem diferente como Apli Monster e Ghost Game. Enquanto em outras como Pokemon,como a série já transparência seu estilo mais infantil,a estranheza mesmo se dá ao visual mais extravagante dos novos Pokemon que surgiram com os anos.
Sobre isso eu sempre uso o exemplo perfeito. Na minha época de criança,eu e todas as demais crianças brincavam com simples piões de madeira,nada extravagante. E hoje as crianças preferem o super radical hi-tech e customizável Beyblade. Então as coisas mudam e as crianças crescem num mundo diferente com novas coisas. Principalmente numa era tecnológica. Se você foi da geração Manchete e diz que seu filho gosta das séries que você assistia tá tudo bem,não é uma coisa certa ele não gostar,mas a maioria com certeza vai preferir as coisas mais chamativas e mais coloridas de hoje em dia que as coisas mais antigas. As séries multi-geração precisam sempre angariar um novo público e sentem necessidade de sempre inovar e se renovar pra continuar existindo.um reflexo da sociedade que está sempre em mudança. Nos anos 80 a música era diferente,as roupas,a forma de falar,as gírias,a tecnologia era outra,as influencias dos autores que produziam as coisas eram diferentes.Isso porque a humanidade precisa sempre inovar,seja na moda nas músicas,sempre precisam trazer novas coisas,é algo natural.Eu sei o que muitos vão dizer, e que existem certos grupos que usam esse pretexto pra enfiar suas ideologias malucas nas séries as estragando,mas sabemos bem que esses grupos sequestram pautas baseadas na realidade e distorce-as a seu favor, mas isso não muda o fato de que o ser humano muda conforme as eras e seus costumes também mudam. E não existe nada de errado na forma como as séries infantis são feitas hoje,e existem coisas boas e ruíns em todas as épocas.
As gerações mudam mas a fantasia,os valores morais e a imaginação e sonhos continuam altos não importam as gerações e espero que os animes infantis e o Tokusatsus sempre tragam novidades.
A primeira fase de Pokemon tem muitas curiosidades nos bastidores.O escritor Takeshi Shudo tinha planos diferentes para o anime,queria fazer algo mais curto e colocar mais elementos sombrios.Para se ter uma idéia ele queria que no final os Pokemon iniciassem uma revolta contra a humanidade porque na verdade odiavam batalhas e o lider seria Pikachu!!! Obviamente isso foi negado e Shudo acabou saindo do anime ,porém foram publicadas duas light novels escritas por ele (Pocket Monsters -The Animation) que contém algumas dessa idéias sombrias abandonadas,como os Pokemon aparentemente terem substituido os animais normais,é comum treinadores abandonarem suas familias(a mãe de Ash foi abandonada pelo pai ainda criança e pelo marido aos 18 anos),garotos de 10 anos são legalmente adultos e ser treinador é simplesmente a opção de carreira mais lucrativa para habitantes de cidades pobres.Obviamente nada nos livros é considerado canônico.
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