O Live Action de One Piece fez o que parecia ser impossível: uma adaptação ocidental fiel que respeita a história,modifica o que é preciso sem tirar sua essência. Pode ser um novo marco pras adaptações de anime






Qual o propósito de se fazer um Live Action de um anime?essa é uma pergunta que muita gente faz e a resposta é mais simples do que se imagina. Primeiro é dar ao fã a chance de ver o universo que ele ama sob nova perspectiva,no caso uma ambientada no mundo  com pessoas de verdade. E a outra é a mais importante de todas: expandir o público da série pois o anime só vai atrair fãs de anime mas nem sempre o público geral vai querer assistir e por isso que o MCU existe,porque eles querem que pessoas que não são fãs de HQs consumam obras dos seus personagens. Uma coisa que acontecia aqui em casa era minha mãe sempre assistir os filmes do Superman.Obviamente ela nunca assistiria o desenho animado que passava na TV mas ela com certeza assistiria um filme com atores e ela adorava o Christopher Reeve. É por isso que o mercado de Live Action de anime se tornou uma importante fatia do mercado japonês e ao contrário do que muitos acreditam existem ótimos Live Actions japoneses como Kaguya-Sama,Solanin,Rurouni Kenshin,Bleach,Kanojo Okarishimasu e muitos outros e devido ao sucesso que essas obras fazem nos EUA logo empresas ocidentais começaram a se interessar em fazer seus Live Actions aproveitando o boom das adaptações de Super-Heróis que estavam rendendo uma boa grana. O problema é: como adaptar pro estilo ocidental algo que além de uma mídia diferente possui aspectos narrativos distintos?a resposta acaba sendo a pior possível:eles decidem literalmente ocidentalizar tudo,os personagens,o universo da obra,a história pra ser algo tipicamente americano com as fórmulas dos filmes americanos e o resultado foram atrocidades como Dragon Ball Evolution onde transformaram o Goku num adolescente colegial americano que sofre bullying.Tentaram fazer um Karatê Kid com a série e o resultado é o fracasso porque além de distorcer a obra eles ainda dão pra estúdios B genéricos que já são ruíns em fazer algo que é cultural deles então sequer entendem a obra ou o que fez o ocidental ler ou assitir ela.




Quando o Live Action de OP foi anunciado pela Netflix eu fiquei muito incrédulo pois OP é a obra mais difícil de se adaptar de todas as outras tirando Dragon Ball de se adaptar pra Live Action. Já seria difícil no Japão onde existem maiores acertos com Live Actions,vez ou outra sai algumas atrocidades como o de Shingeki no Kyojin então imagine no ocidente onde até mesmo obras fáceis de se adaptar ao ocidente como Death Note e Cowboy Bebop fracassaram nesse aspecto a chance de OP dar certo eram poucas,quase nulas. Mesmo com a equipe de desenvolvimento e os atores declarando amor a obra não era o suficiente pra te convencer,afinal eles tem um interesse que isso dê certo,são pagos pra isso. Mesmo com o aval do autor e suas declarações que gostou do resultado não era garantia de nada afinal até o Kurumada deu aval pro Live Action de Saint Seiya e percebemos que ele fez isso por marketing,ninguém vai fazer propaganda negativa do seu produto.. E o trailer veio e embora muita gente tenha gostado eu não curti nem um pouco e parecia que algo sairia errado de novo,mas ao menos parecia ser o mais fiel possível, embora o Luffy  ficou parecendo o Baianinho das casas Bahia  se mostrava apenas um cosplay de luxo e os efeitos não pareceram convencer,e o histórico ruím justifica essa desconfiança. E eu simplesmente acreditei que seria mais uma falha,uma bomba nuclear até que ele saiu e eu decidi dar uma chance,até porque começaram a vir opiniões cheias de elogios,então o melhor era conferir por mim mesmo já que o fandom de OP é um tanto idolatra da obra. E pra minha surpresa esse Live Action destruiu qualquer incredibilidade que eu tinha e dá forma que eu mais gosto:me provando que estou errado,me fazendo engolir minhas palavras mostrando que tudo que eles diziam era verdade e que sim,eles são apaixonados pela obra e se esforçaram pra fazer a coisa funcionar e o melhor de tudo,o Oda não falou nada da boca pra fora,ele realmente participou de cada etapa da produção pois ele foi o Produtor Excecutivo,ou seja, nada passaria sem o olhar dele,roteiro,figurino,alterações,NADA. E com todo esse respeito OP conseguiu um milagre: se tornar o primeiro Live Action bom feito no ocidente e mais ainda, talvez um dos melhores já feitos junto com Rurouni Kenshin e Bleach.



Mas como isso conseguiu funcionar?


Acho que o principal segredo do sucesso desse Live Action de OP é que ele passa uma vibe muito similar a Piratas no Caribe na ambientação,no estilo da aventura,na forma da narrativa. Porém com os personagens no melhor estilo Tim Burton de ser. Quem conhece as obras do diretor sabe que ele tem o dom de criar mundos fantasiosos repletos de personagens caricatos e bizarros,sem qualquer compromisso em ser realista,isso em uma época onde as pessoas não cobravam realismo 100% em tudo,um problema bastante sério que ocorre no pensamento de todo mundo e até de produtores que precisam dar um sentido realista em tudo principalmente em adaptações de Super-Heróis pro cinema como o próprio Power Rangers e com a adaptação de Saint Seiya que parecem ter vergonha do material original e precisam desesperadamente dar um tom mais realista em tudo,ao ponto de ficar bizarro.E quando não tem tanto essa vergonha eles precisam ficar tirando sarro das suas convenções o tempo todo,sempre fazendo piada de sí mesmo. Em Power Rangers eles tentaram dar um aspecto alienígena nos trajes dos heróis pra fazer sentido na vida real pro ser tratar de uma tecnologia alien,ela precisava ter um estética alien,deixando tudo extremamente feio e bizarro,uma prova de que o realismo excessivo é prejudicial a fantasia. Em OP eles abraçaram a fantasia deixando os personagens no estilo Tim Burton deixando claro que aquilo é um mundo fantasioso,onde as pessoas não vaão ser realistas em comportamento,vestuário etc  onde é normal um almirante da marinha ter bigode e um boné de rato,pessoas de cabelos coloridos,piratas palhaço,telefones caramujo e outras coisas malucas que OP tem e isso funcionou perfeitamente pra ele. Porque quem conhece Oda sabe que ele não mede consequencias ao criar os personangens mais bizarros e malucos já vistos com um exagero na forma dessas figuras que estão longe do tipo humano normal,e esse estilão Burton de ser funciona bem quando fazendo com que as pessoas aceitem com mais facilidade tudo aquilo. E obviamente a fidelidade é o melhor aspecto,o respeito aos personagens,a a sua história e o que os torna grandiosos,aquilo que fez OP ser um dos maiores fenômenos da história. Afinal o que faz um personagem como Zoro ser um personagem sensacional?é por ele ser bonzão?por ser forte e ter golpes legais?não é só isso,e sim porque ele fez uma promessa a sua amiga de infância que era superior a ele a tudo que ele não aceitava perder mas após ouvir dela que ela tinha uma preocupação com o fato de por ser mulher logo ela seria superada pelos homem ele a fez não desistir por causa disso e fazer a promessa de serem os melhores espadachins juntos,só que  infelizmente ela acaba morrendo num acidente,e Zoro então decide carregar a espada que ela usava junto consigo e se tornar o espadachim mais forte pelos dois. Não apenas por sí mesmo mas por ela. São as histórias emocionais de personagens que sofreram na infância e agora eles são carregados pelos fortes sonhos. É a obra que te faz chorar por causa de um navio,um simples navio destruído.O Luffy não pode ser medido pelos seus berros,gula ou seu jeito descompromissado,mas sim na capacidade dele de saber quem ele é e o que ele quer e não deixar ninguém impedir de fazer isso,e identificar como as pessoas sãod e verdade e seu real valor apenas ao observá-las. Quando em um momento em que Nami se mostrou ser uma traidora o sempre sério e cool Zoro acreditava que era mesmo uma traidora porém Luffy e Sanji percebiam que havia algo a mais,e que ela não mostrou aquilo que ela realmente disse,ou seus reais sentimentos. Ou seja mesmo que um personagem pareça ser o bonzão ou o descolado,não significa que ele vai ser perfeito,é preciso ter outros tipos de personalidade e visão de mundo pra se ter um bom balanço de um grupo e Oda faz isso magnificamente,nenhum personagem pode ser subestimado,mesmo que não se goste da personalidade ou do jeito de ser  e é gratificante saber que os produtores do Live Action perceberam isso e replicaram fielmanete ssa característica. Mesmo se você não conhecer OP vai sentir o quanto esses personagens são fortes e bem construídos porque o Live Action os respeita. Ver a discussão do grupo do Luffy a respeito da Nami é tão satisfatório quanto me lembrava no material original e no seu anime. E eles não mudaram a essência dos personagens ou alteraram a obra pra distorcer e enfiar alguma ideologia que ele acredita por achar que sua visão é melhor que o autor,algo que The Witcher,Anéis do Poder e pelas declarações do elenco do futuro Live Action da  Branca de Neve esse também não vai demonstrar nenhum respeito pela obra original.




Aqui o Luffy é menos espalhafatoso e mais reflexivo que o original onde o autor brincava com sua excentricidade fazendo o Luffy mostrar através de atitudes e ações o que ele deveria fazer e como agir.Aqui a gente vê um pouco mais do personagem  verbalizando o que sente que deixa o personagem mais fácil de se compreender e aceitar pelo público original ao mesmo tempo que mantém sua essência,sua Descrição de Personagem  que é um elemento narrativo que determina como ele age e pensa se mantém,ele ainda é o cara que é a determinação em pessoa,aquele símbolo máximo do que é ser um mangá da Shonen Jump..O seu visual ainda parece o Baianinho das casas Bahia,aquela sensação de que uma pessoa comum apenas se vestiu de Luffy pra interpretar embora talvez isso nem seja exatamente um defeito já que o Luffy é pra ser aquele cara que você olha e dúvida que seja grande coisa até vermos duas atitudes e determinação além disso o ator compensa muito ao interpretar muito bem e passar carisma ao personagem. A Nami está perfeita,é a atriz que mais se aproxima da personagem original,e ela passa o sentimento muito bom,especialmente no arco dela que é meu favorito do East Blue,a interpretação dela da Nami,seus conflitos e aflições é perfeito. Buggy tem também um ator sensacional que passa um ar engraçado e ameaçador ao palhaço ao mesmo tempo. O Garp também tá incrível,no início parecia meio forçado um almirante juntar um grupo de cadetes só pra perseguir um pirata novato ainda que fosse seu neto mas a série justifica muito bem isso,com ele tendo liberdade de ação ao ter um cargo menor na Marinha e pelo fatod e ele ter medo que o Luffy tenha um destino igual do Gold Roger,inclusive o final é totalmente anime,aquele momento que um personagem olha pro outro e vê as mesmas atitudes e expressões,isso é incrível vindo de uma adaptação ocidental. Ou seja a participação dele ser meio cedo funcionou perfeitamente na série deram mais destaque ao Coby tambem e ficou mito bom,ele inclusive que ajuda o Garp a perceber que Luffy é um pirata em sua essência,ele nunca vai desisitr do seu sonho não importa o percalço. Ter o Arlong invadindo o Baratie ao invés do Don Krieg foi excelente pois mostrou muito bem a sensação de terror e o ódio que ele sente ao humanos e fez com que a série não tivesse que incluir mas coisas ainda já que o objetivo é deicar a história mais enxuta e ais fácil de ser absorvida por quem não é fã da série.E apesar da história ficar enxuta,cerca de 40 episódios em 8 de 1 hora o que seria equivalente a mais ou menos mais de 20 episódios de 24 min ficou excelente também,eles alteraram coisas pra ter um contexto melhor,incluiram coisas que só seriam abordadas mais pra frente deixando a coisa com um contexto melhor,afinal o Oda apesar de ser um auto excelente na época de OP era um novato ainda,então melhorar coisas do original não é tão impossível assim. E eu acredito que mesmo se o Live Action for a frente com novas temporadas eles farão mais reduções ainda pra deixar tudo menos complexo,afinal Op tem mais de 1000 episódios,então não fiquem surpresos se o mundo não parecer tão complexo quanto do original. Nos primeiros episódios Op não parecia que iria conseguir passar a mesma emoção da série,a parte do shanks deixou um pouco a desejar por exemplo porém as demais passagens ficaram muito bem feitas como o passado do Sanji  onde eles conseguiram transmitir perfeitamente o sentimento do original.só é uma pena que os momentos tanto do Sanji protegendo o Baratie quanto do Ussop defendendo sua vila foram cortados também,mas pelo menos o background e o core dos personagens se mantiveram. Temos alguns pontos negativos como Zoro que é o ponto mais fraco desse filme porque o Zoro do Mackenyu ao invés de ser turrão como na obra original é quase inexpressivo. Ele mais parecia o Sasuke do Naruto que o Zoro em vários momentos e nas cenas mais dramáticas ele não entrega emoção necessária. E como brinde existem os trajes que os personagens usam na obra original que eles fizeram questão de manter igual aqui.Assim como os cenários como o famoso pomar de tangerinas da vila da Nami.A trilha sonora é incrível e ela cresce a cada cena. As cenas de ação não são muito incríveis,mas como isso é um Live Action e não um anime de battle shonen faz sentido elas serem mais minimalistas mas mantiveram os golpes originais,e com os nomes,uma explicação legal do porque disso que já tínhamos visto no trailer.


Aproveitando pra desmentir algumas falácias sobre One Piece e falando sobre o segredo de sucesso



Existe uma discussão no fandom de OP onde sempre que se incentiva uma pessoa assistir existe aquele comentário um tanto infeliz que diz o seguinte: "One Piece fica bom após o capítulo 100" e isso é a pior coisa e a pior falácia que o fandom da obra diz porque ela além de matar qualquer incentivo a  alguém querer assitir a série, já que não é qualquer pessoa que vai se animar ouvindo que precisa assistir 100 episódios pra daí sim a série ficar boa também  faz com que ele mesmo desmereça a própria obra que gosta pois o vislumbre que ele tem com as grandiosas sagas de OP e a construção imensa de mundo que ele tem nubla a visão que se tem do começo da série onde tudo era menor e menos grandisoso. Acredite,One Piece já é bom desde o começo e o arco inicial e o Eat Blue é super importante porque é aqui onde nós conhecemos um pouco sobre o mundo da obra e seus principais personagens. É aqui que vemos o background da Nami,do Sanji,do Zoro,do Ussop e todos são emocionantes especialmente o da Nami que depois que você assiste,não vai largar mais a série.Quando eu vi OP no SBT que era a pior versão,aquela censurada da 4 Kids ainda assim me prendi imediatamente a série até ela parar de passar na TV e eu correr pro mangá. Os personagens e suas motivações e suas histórias de vida são tão importantes quanto saber o que é o Século Perdido, o segredo dos D,etc,então não caia nessa conversa fiada que a obra só fica boa a partir de tal episódio,nenhum mangá Shonen sobrevive apenas 100 capítulos depois,senão ele teria sido cancelado prontamente. Na verdade eu acho o começo muito melhor que sagas como Tritões e Punk Hazard,arcos que até me fizeram parar de ler OP de tão chatos que eram. O que normalmente ocorre no inicio é que todo mangá da Jump precisa conseguir primeiro a estabilidade com arcos pequenos e apresentando aos poucos cada elemento básico e assim conquistar um  público fiel pra aí o autor desenvolver as grandes sagas e grandes histórias e expandir o mundo.Se a trama não é popular ela simplesmente é encerrada mesmo se for no meio de uma coisa demorada,é assim que funciona a revista. E OP faz sucesso por conta não só daquilo tudo que eu falei. Ele tem um formato bem fácil de se entrar pois cada arco Luffy visita uma ilha diferente com sua própria história,então um leito leigo vai facilmente ler sem se preocupar muito com as questões mais complexas da trama e assim ele consegue o sucesso prolongado. É a mesma coisa que o anime de Pokemon fazia até 2022,cada jogo novo introduzia uma nova região no mesmo mundo com ovos Pokemon e no anime o protagonista Satoshi ia pra esse novo continente como se fosse um novo começo sempre. A obra também tem um aspecto de RPG que os japoneses amam assim como nós ocidentais onde os protagonistas viajam pelo mundo fantástico sempre chegando a uma nova região e sempre evoluindo aos poucos e isso torna gratificante acompanhar. Além disso a obra tem elementos que agradam qualquer perfil de público,tem o drama que agrada os mais velhos,lutas insanas pros fãs de pancadaria,mundos ricos pra quem gosta de detalhes,personagens femininas fantásticas,tem o humor que agrada as crianças. OP tem tudo pra todo mundo.




E com isso o Live Action de OP já é um sucesso,eu realmente não sei o que eles irão fazer com essa nova mídia já que quanto mais OP avançar mais difícil vai ser adaptá-lo mas já foi o suficiente pra popularizar mais a obra no mundo como o Oda imaginou ao aceitar a produção desse Live Action.Talvez um dia eu volte pra obra também.

Comentários

  1. Um problema é que se as adaptações em anime virarem moda em Hollywood o que virá a seguir pode não ser muito bom.O possível filme de Naruto parece estar nas mãos de gente que adora "consertar" obras.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Infelizmente o sucesso de OP-a série não parece ter feito certas pessoas em Hollywood despertar..contiinuam aparecendo boatos de que o remake do Quarteto Fantástico transformará Reed em um machista estilo anos 60 e que até o live-action de BAMBI fará mudanças polêmicas...duas adaptações de animes que me causam temor são os possiveis live-actions de Sword Art Online e Tiger & Bunny por terem temas e e certos personagens que podem ser usados por roteiristas americanos "iluminados" para fazer militância.

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  4. Hoje chegou a noticia de que a segunda temporada terá um novo showrunner...não quero ser como aqueles que ficam anunciando que o Apocalipse é amanhã após assistir novela de andróides na record,mas essa decisão é suspeita,e o trabalho mais famoso desse novo "tripulante" ter sido a série de Percy Jackson não inspira confiança.È esperar para ver se Oda novamente vai conseguir impedir um naufrágio...

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