Bleach Remix Vol 15 parte 7 - Flor de Gelo: Começa a batalha dos 7 pecados capitais. A fé absoluta versus a total descrença. O confronto entre Ichigo e Ulquiorra chega a um belo desfecho
E aqui temos finalmente a batalha decisiva entre Ichigo contra Ulquiorra. Essa é a batalha dos 7 pecados capitais,cada capítulo é nomeado com um dos pecados,que significa cada um dos sentimentos que te tornam humano e corresponde a cada situação dessa luta. Ichigo agora demonstra que é capaz de enfrentar Ulquiorra mano a mano,coisa que ele era incapaz tempos atrás e ele acaba dizendo que foi ou por ele estar mais próximo de ser um Hollow ou o Ulquiorra que está se tornando cada vez mais perto de um humano.Ulquiorra então tenta de todas as formas desestabilizar o Ichigo e fazer ele desistir por estar numa posição onde não existe chance de ganhar,algo bem similar ao que Katakuri faz ao Luffy no arco Whole Cake em One Piecce. O Ulquiorra aqui é a antítese do protagonista Shonen,que sempre é a personificação da linha editorial da revista Shonen Jump represrntado pelos 3 pilares da revista,amizade,perseverança e vitória,que estão presentes no ichigo,o desejo que o motiva é proteger seus amigos precisa ter a perseverança de sempre superar um adversário intransponível que muito leitor interpreta erroneamernte como protagonismo,na verdade essa é a idéia que permeia a revista,que mostra aos jovens um protagonista idealista que superar as piores dificuldades e por fim ele precisa vencer de toda forma. E o Ulquiiorra é justamente o oposto de tudo isso pois ele é a personaificação do nilismo, da descrença,de você sempre usar a lógica e nunca acreditar em algo por acreditar,ao menos que seja possível logicamente.Fazer o adversário desistir do que ele considera bobagem vira basicamente o propósito de Ulquiorra nesta luta. Por isso que Ulquiorra tenta convencer o Ichigo de que a Orihime que ele deseja tanto salvar é uma deles,ou que ele é muito mais forte do que o Ichigo e ele nunca vai conseguir derrotar. Ao mesmo tempo vão surgindo outras figuras interrompendo a luta e cada uma delas é um reflexo dos pecados capitais humanos dando o título a cada capítulo. Então ela fica da seguinte forma
Inveja: representado pela Menoly,a Arrancar que assim que ouviu que Aizen não se importa mais com a Orihime decide aproveitar a chance e se vingar dela,como ela mesma diz,Orihime foi aquela que tomou tudo que era dela indicando que Menoly que queria ser a favorita do Aizen. Pena que foi uma personagem pouco explorada nesse sentido,se tornando mais secundária do que deveria. O que ela não cotava era com outra interrupção que no caso foi o Yammy.
Ambição: ainda se referindo a Menoly que veio até ali pra se vingar da Orihime,sua grande ambição mas ela é impedida por outro ambicioso que é o Yammy que depois de comer e dormir acumulando Reiatsu quer se meter na luta do Ulquiorra. Ela fica a beira da morte. Mas ele também é interrompido.
Orgulho: esse é mais do que óbvio já que se refere ao Uryuu que decidiu por Yammy no seu lugar atirando na parte de baixo do castelo,e o Uryuu é referido como o Quincy orgulhoso.
A Preguiça: esse é um pouco mais difícil de captar mas acredito que se refira ao capitão dos Exxeqias que luta contra a Rukia e de certa forma ao invés de encarar o inimigo ele cria vários soldados que nascem como brotos dos galhos que ele manifesta,o que pode ser interpretado como preguiça de encarar o seu adversário,então você manda outros lutarem no seu lugar.Ele e derrotado pela Rukia que simplesmente congela os soldados antes de brotarem.
A Ira: Ichigo então decide lutar contra Ulquiorra com todo o seu poder colocando sua máscara. Mostrando uma grande força capaz de encurralar completamente seu adversário,obrigando Ulquiorra a finalmente liberar sua Ressurection, Murcielago. Dessa vez pra mostrar que agora o Ichigo não teria a mínima chance mesmo se tornando Vaizard ele literalmente dá uma surra monumental em Ichigo com seu Cero Oscuras. Mesmo completamente encurralado Ichigo se recusa a desistir e o sempre calmo e racional Ulquiorra irritado grita que não adianta. Constantemente ele tenta fazer o Ichigo desistir de sua crença e fé que vai alcançar seu objetivo mas chegou ao ponto que ele fica irritado por conta disso. Isso porque como dito antes a fé,e a crença em algo impossível pra Ulquiorra,é algo que foge da lógica e é inadmissível pro Ulquiorra que é um total descrente. Ele então questiona ao Ichigo se ele ainda tem confiança após ver a diferença entre os poderes deles e Ichigo responde da forma que o protagonista Shonen responderia: "e daí,acha que vou desisitir?. Eu já sabia que você era forte. E ver isso não muda absolutamente nada. Eu vou te derrotar". Então Ulquiorra decide pra mostrar de uma vez por todas a Ichigo o verdadeiro desespero, algo que ele mantém segredo de tudo e de todos,uma segunda Ressurection que o deixa ainda mais forte e com uma aparença fenomenal,o design disso aqui é uma obra de arte. Segundo Ulquiorra ele é o único espada a ter uma segunda forma e nem mesmo o próprio Aizen sabia. Com certeza isso significa que o Ulquiorra só por esse fator é o mais forte dos Espadas mas como ninguém viu a real extensão do seu poder foi dado o número 4 a ele incluindo sua forma primeira Ressurection. E apesar de termos uma pequena reviravolta que já comento na classificação dos Espadas faz total sentido o Ulquiorra ser o real Espada mais forte pois ele além de ter sido trabalhado em todo o arco é o principal adversário do protagonista até o momento,a maior barreira a ser superada,alguém que facilmente derrota um Vaizard de força gigantesca como o Ichigo e é a luta mais importante.
Luxuria: esse é o ponto mais interpretativo. Não tenho uma resposta concreta do que seria a representação da luxuria. Pode ser duas coisas,o poder absurdo que Ulquiorra possui,ou talvez o fato que o motivador de ambos lutarem seja uma mulher que foi decisiva nessa luta,o fator de a própria Orihime ter criado a reviravolta. Mas não necessariamente no sentido romântico já que muita gente acredita que o Ulquiorra desenvolveu sentimentos amorosos pela Orihime,algo que nunca fica claro ou mesmo subentendido então não dá pra confirmar algo que não possui uma base.Mas aqui Ulquiorra simplesmente tenta como última tentativa de fazer seu adversário desistir,e Ichigo continua mantendo sua vontade de lutar e obviamente Ulquiorra segue não dando chances e ele ainda questiona o Ichigo que é tolice achar que pode vencer contra um adversário que lhe mostra desespero,e que se isso é o que significa o coração humano é esse coração que faz os humanos se ferirem. Então o Ichigo solta uma frase memorável: "eu não luto porque acho que posso vencer. E sim porque eu TENHO que vencer." O grande motivador do Ichigo,o que faz ele seguir em frente e mostrar determinação é proteger o seus amigos,e pra isso ele vai ter que derrotar seu adversário de qualquer jeito. Da mesma forma que em One Piece se alguém ficar no caminho de Luffy em realizar seu desejo de ser Rei dos Piratas ou de Naruto querer ser o Hokage que vai ganahar orespeito e admiração de todos.notem que esses mangás tem estilos diferentes,OP é o Shonen mais clássico que coloca emoção e drama nas lutas grandiosas,Naruto coloca o sentimento na luta mas elas tendem a pender pra tática e reviravoltas,e Bleach deixa a emoção e o drama de lado pra focar mais na filosofia,porém em comum são todos os seus protagonistas que são muito semelhantes entre si,mostrando que dá pra se trabalhar com clichês de formas distintas dependendo do estilo do autor.
Voltando a luta, a Orihime decide pedir pro Uryuu leva-la pra tentar alguma coisa,afinal ela não quer mais ser um fardo e ficar parada enquanto o Ichigo se mata por causa dela. Chegando lá ela se depara com uma imagem desesperadora,Ulquiorra mais uma vez mostra como ele mata qualquer fé e esperança que uma pessoa possa ter dando o golpe final em Ichigo mais uma vez abrindo um buraco em seu peito. Orihime desesperada pensa que ela acreditava que o Ichigo poderia realmente vencer e sem saber o que fazer ela apenas em seu pensamento chama constantemente o nome do Ichigo até que ela solta um grito de socorro e é isso que desencadeia algo,Ichigo não estava morto,ele ouve o pedido de socorro e diante disso sua vontade máxima de proteger alguém desperta uma nova e surpreendente transformação. Nela Ichigo está novamente transformado em Hollow completamente sem controle,uma forma mais imponente que aquela que ele mostrou quando estava pra se tornar um Vaizard,mostrando que o processo foi muito similar,só que agora com a evolução do seu poder Ichigo se torna um Hollow menos monstruoso mas igualmente assustador e sem controle, e ele parte pra cima do Ulquiorra, literalmente destronando seu adversário com brutalidade,já arrancando seu braço. Ele ataca até mesmo o Uryuu numa tentativa de parar o Ichigo de matar seu oponente,algo que ele nunca faria se tivesse são. Curiosamente seguindo sua própria lógica é Ulquiorra que sendo encurralado aceita a morte diante do adversário claramente superior. Porém ele sobrevive ao Cero do Ichigo Hollow, o suficiente pra quebrar seu chifre e fazer o adversário voltar ao normal. Em seguida o buraco em seu peito é fechado mostrando que ele tem a mesma regeneração do Ulquiorra e Ichigo se levanta percebendo que mais uma vez perdeu o controle ao ver a situação. Ele então tem a mesma decisão que ele teve na luta contra Byakuya,pedindo pra Ulquiorra cortar seu braço e perna pra ficarem em condições de igualdade,já que o Ichigo não deseja superar seu adversário de forma injusta,ele precisa superar o adversário com sua própria força ou a vitória não tem sentido pra ele. Só que era tarde demais pois o Ulquiorra começa a se tornar cinzas e então ele pede ao Ichigo pra matá-lo e o Ichigo obviamente se recusa porque não seria justo. Ulquiorra diz que ele novamente tendo atitudes imprevisíveis e ele olha pra Orihime e se lamenta dizendo: "justo agora que comecei a me interessar pro vocês." Estendendo seu braço pergunta a ela se ela sente medo dele e Orihime diz que não. Enquanto desaparece aos poucos Ulquiorra faz as mesmas perguntas de antes. "Como ele é?Eu terei ele se partir o crânio de vocês?se rasgar seu peito?será que assim poderei vê-lo?vocês humanos falam do coração com tanta felicidade. É como se..." e olhando pra Orihime ele diz: "ah agora eu entendi e estica sua mão em direção a ela. "então é isto.Isto que eu sinto na palma da minha mão é o coração". Ulquiorra morre finalmente compreendendo o que é o coração.Não é algo que se consegue ver,e sim o que sentimos. A conexão que temos com as pessoas. A beleza dessa luta está nesse subtexto embora seja uma luta grandiosa e cheia de momentos de pancadaria incríveis.
Porém nem tudo é perfeito pois o Yammy que havia caído de Las Noches graças a armadilha do Uryuu se deparou com Rukia,Renji e Sado. Vendo que o Ulquiorra morre ele pensou que iria ajudá-lo. Os demais reparam que ele é o Espada 10 e que podem lidar com ele e então vem a terrível revelação,Yammy libera sua Ressurection e revela que na verdade ele não é o Espada 10 e sim o 0 pois ele é o único que pode trocar de número de acordo com a quantidade de Reiatsu acumulada. A idéia do Kubo era tentar surpreender com um personagem que ninguém dava nada se revelando o mais forte de todos,coisa que funciona em Dragon Ball com personagens como o Mestre Kame e o sr Kaioh mas aqui tem o efeito contrário. O Yammy é um personagem detestável e sem nenhuma profundidade. Ele deveria ser junto ao Ulquiorra uma referencia ao Nappa e o Vegeta,porém o Nappa funciona melhor porque ele causa um estrago absurdo antes do Goku chegar,coisa que o Yammy nunca conseguiu fazer bem mesmo quando ele atacou Karakura da primeira vez. Então fazer dele o Espada mais forte é um desserviço com os demais Espadas que são mais interessantes que o Yammy. mas fica pior nos próximos volumes.Se serve como consolo isso não tira o fato do Ulquiorra ser o real Espada mais forte por possuir uma segunda Ressurection.
Então o foco volta ser na luta em Karakura Fake quando Harribel está pra liberar sua Ressurection. Então a trama volta pra antes de ela fazer isso,que é mostrado que todos os Espadas estão levando grande vantagem sobre os Shinigami.Então Harribel decide acabar logo com isso invocando Tiburon sua Ressurection que é uma transformação tão sexy que foi censurada no anime. Ela atinge rapidamente Hitsugaya o partindo em dois porém era só um clone de gelo. A luta entre eles basicamente é pra mostrar que apesar do Hitsugaya ser inexperiente por ser jovem ele compensa com inteligência e com a natureza de sua Zanpakutou que é counter natural da Harribel que usa poderes aquáticos embora a espada tenha até mesmo o poder de ferver o gelo do rapaz. E isso obriga ele a usar uma técnica que nunca fez antes em Bankai onde ele conjura um caixão enorme de gelo a aprisionando nele.
Na luta contra Barragan, Soi Fong percebe que ao se aproximar seus movimentos se tornam lentos e imagina se ele controla a gravidade ou algo do tipo. Então Barragan faz uma revelação muito importante,que cada Espada controla um aspecto da Morte,aquilo que leva um ser humano a morte. Ela reflete a ideologia,habilidade e a razão da existência de cada um. Então temos Stark que é a solidão,Harribel que é o Sacrifício,Ulquiorra que é o vazio,Nnoitra que é o desespero,Grimmjow que é a destruição,Zommari é a toxidade,Izayel é a loucura,Aroniero é a avareza e Yammy é a ira. Isso corrobora com aquilo que venho dizendo sobre os Espadas nas resenhas passadas sejam porque essas coisas são exatamente o que definia cada um como no caso do Nnoitra que era um amnáiaco por lutas pelo desespero de não poder fugir da realidade dos Hollows. E no caso de Barragan ele controla a senilidade,o controle sobre o tempo,ou seja tudo que ele toca envelhece rapidamente. Ele invoca sua Ressurection, a Arrogante se tornando literalmente a representação da morte original que seria dado aos Shinigami na cultura real. Por isso que ele fala que é engraçado ver os Shinigami terem medo da morte. Com sua técnica Respira Soi Fong perde o braço que se tornou ossos e não restou outra alternativa a não ser pedir a Omaeda servir de isca enquanto ela prepara algo e esse algo é a sua Bankai,a Juhou Raikouben que ela não gosta de utilizar,porque é literalmente como se fosse uma bazuca enorme que é inadequada a missões de stealth e assasinato. Ela disparar contra Barragan em cheio. Enquanto isso Stark segue lutando contra um desinteressado Shunsui. Quando ele viu a técnica de Hitsugaya ficou interessado em saber sobre a Bankai. E pergunta se entre a Bankai de Shunsui e a do Histsugaya é a mais forte e Shunsui diz não saber dizer afinal Hitsugaya é um prodígio mas ele acredita que ele poderia superá-lo em 100 anos. Esse diálogo é a justificativa que faz você acreditar que Shunsui pode derrotar o Stark sem a Bankai.Porém existe outra justificativa,o Ukitake pede pra que ele não use a Bankai ainda mais a vista de todos ali o que indica que é algo tão poderoso que poderia ferir seus próprios aliados. Stark quer fazer Shunsui liberar a Bankai e ele decide chamar Lillynette.Ele explica que quando o Hollow evolui pra Arrancar divide sua força entre um corpo e uma arma. Porém no caso dele é diferente porque ele se dividiu em dois corpos e uma arma. Significa que Lilynette na verdade é parte do próprio Stark.Esse capítulo se chama Eu Odeio a Solidão mas Ela me Ama, que diz muito sobe o personagem antes do background ser revelado. Stark tem como condição de morte a Solidão. Ele se dividiu em duas pessoas. Ele é a representação do lobo,e existe aquele termo do lobo solitário referindo a pessoas anti-sociais ou que querem fazer as coisas sozinhas. Quando ele invoca sua Ressurection é o Los Lobos pra dar mais ênfase nisso. Ukitake intervem na luta com sua técnica de devolver o Cero adversário que ele dispara através da Lilynette convertida em duas pistolas e ele rapidamente descobre o segredo por trás dessa técnica o que mostra grande astúcia do Espada.Porém a luta é subitamente interrompida pois surge uma garganta e dentro d la o Wonderweiss que rapidamente abate Ukitake e quando Shunsui tenta intervir recebe um tiro de Stark que diz que isso significa que Aizen não pode mais esperar. Uma criatura que estava junto a Aizen quando ele fugiu da Soul Society aparece,um ser estranho de um olho e desfaz a técnica do Yamamoto e Aizen se liberta. Os demais Espadas também reaparecem vivos e tudo parecia estar desfavorável até que então os Vaizards interferem na luta e assim termina esse volume.
Comentários
Postar um comentário