Honkai Star Rail finalmente chegou ao PS5. Hora de embarcar no expresso astral desse RPG de turnos sensacional da Hoyoverse,a mesma de Genshin Impact

 




Não há como negar que os jogos Free To Play que nasceram nos Mobiles andam conquistando e cativando jogadores. Esse tipo de jogo consiste em um núcleo centrado na build e farm pros seus vários personagens colecionáveis fiquem mais fortes com uma ampla customização extremamente complexa que acaba sendo uma experiência viciante,e uma fórmula muito parecida com MMOS só que oferecendo uma experiencia mais voltada ao Single Player .Esses jogos também são polêmicos já que por serem de graça a forma de monetização dele vem  de uma forma diferente dos MMOs como o famoso Ragnarok Online que te dá a opção de pagar uma mensalidade pra ter os recursos do jogo mais rapidamente,aqui é diferente pois ele consiste em um sistema caríssimo de pacotes de moedas virtuais do jogo  que compramos que servem pra você trocar por um ítem que serve pra rodar em banners de personagens e armas com chances de probabilidade dividida entre os personagens ou armas de lá o que faz com que você dependa da probabilidade,o tão comentado sistema gacha que vem do termo gachapon, que são aquelas máquinas japonesas que você insere uma moeda e recebe uma capsula sem saber o que vem dentro. Então você pode tentar duas vezes nessas máquinas e obter dois ítens repetidos ou conseguir o que quer na sorte. Você deve se perguntar:como esses jogos onde não podemos comprar nosso personagens  e armas diretamente mas sim a chance de obtê-los faz sucesso, e eu digo que existe um fator psicológico que faz com que esses jogos façam sucesso e consiste no fator surpresa. Quando você compra algo você já sabe o que vai vir,não existe surpresa porque você sabe o que comprou. Com  esse sistema randomico você não sabe o que comprou a expectativa de saber o que vai vir é maior,pode ser algo que você quer muito e te deixar radiante ou pode ser algo que seja o que não quer e te frustrar. No brasil também existe um sistema assim antes dessas máquinas que eram os álbuns de figurinhas que ao invés de as editoras simplesmente venderem um livro com ilustrações de algo,seja uma série,um anime eles lucravam bem mais vendendo o álbum e as ilustrações são vendidas  a parte dividindo em pedaços em pacotes fechados que você compra sem saber o que vai vir,pode vir uma figurinha repetida,ou algo que faltava pra você completar aquela ilustração. Só que aqui no caso são vários personagens. Você ainda pode obter esses recursos que falei no jogo embora tenha que se dedicar a ele pra obter de graça o que não é fácil e mesmo assim ainda não poderá ter todos eles sem cashar no jogo. Ainda assim é possível se divertir e obter vários personagens jogando de graça,basta não cair em tentação que dá pra se divertir e se dar bem mesmo com essas limitações. Geralmente são jogos estilo anime já que ele tem como público alvo primário eles. No entanto esses jogos como eram feitos com o celular em mente eram bem simples consistindo muitas vezes em jogos  contando com uma história contada por meio de imagens estáticas e gameplays simples consistindo no personagem enfrentando vários inimigos em cenários fechados simples,também com estilo ação ou o combate por turnos,algo bem simplezinho mesmo até que a empresa chinesa Hoyoverse veio com um projeto ambicioso de se criar o chamado game de anime perfeito já que ela é uma empresa feita por otakus ferrenhos e adicionaram uma coisa grandiosa a essa fórmula dos games mobile que é oferecer simplesmente um mundo aberto gigantesco pra se explorar livremente aliada a uma história melhor apresentada com cutscenes ingame e CGs e uma qualidade gráfica a par com jogos Triplo A e  também uma coisa muito importante,esse tipo de jogo era muito voltado ao Pay To Win onde o jogador ralava muito pra obter as melhores coisas,quem pagava tinha acesso as coisa mais rapidamente sendo obrigado a ter sempre o que o jogo tem de melhor pra passar os desafios do jogo e Genshin veio com uma proposta mais casual onde qualquer personagem do jogo que você goste seja perfeitamente viável mesmo tendo diferenças de força e classe não sendo tão obrigatório pegar sempre o que existe de melhor e nem obrigando o jogador a farmar loucamente em busca da melhor build e dos melhores personagens pra continuar jogando. Embora a gestão de recurso devido a limitações ainda seja uma constante dá pra jogar Genshin Impact tranquilamenete sem se importar com nada disso,apenas com atenção ao gerenciamento de recursos como se fosse um RPG convencional. Apesar dos elementos similares aos MMOs que sempre precisam te manter jogando,fazendo você ficar farmando bastante e coletando recursos pra obter novos personagens alimentados com eventos premiados toda atualização e na ampla customização de personagens, Genshin era um jogo com forte foco no Single Player e na exploração,apesar de ele também alimentar o jogador hardcore que gosta de extrair 100% do combate do jogo estudando as melhores opções. Isso refletiu em um sucesso gigantesco e o campeão de vendas e downloads, e Genshin ainda se preocupa em oferecer um mundo complexo com uma lore imensa e personagens cativantes dando uma surra em muita empresa veterana japonesa que anda patinando em dar um rumo as suas franquias consagradas de décadas. E agora com todo expertise obtido a Hoyoverse novamente vem com uma nova proposta trazendo a série Honkai que ela é famosa e que começaram mas dessa vez num formato diferente do Genshin,sendo um jogo mais parecido com um RPG tradicional como Persona ou  Final Fantasy X com cenários mais contidos e um combate por turnos. Uma aposta arriscada já que esse tipo de jogo geralmente é mais popular com ação mas fazendo tudo com qualidade e competência até mesmo aqueles que não curtem vão querer experimentar e não deu outra,Star Rail é o atual TOP 1 dos gachas sem ter nem mesmo um ano de vida e fazer quem não gosta de turnos dar uma chance e depois de algum tempo nos PCs e Mobiles ele finalmente chega no PS5 então é hora de mostrar o que esse grande jogo é capaz.

História



No universo de Star Rail que é paralelo a outros jogos da Hoyoverse como Honkai Impact 3RD e Genshin que fazem parte do mesmo multiverso existem os deuses chamados Aeons,que é quando um ser vivo consegue ascender a divindade e quando se torna um Aeon ele cria um Caminho que é um conceito filosófico que compõem as coisas do mundo como por exemplo a Erudição é o Caminho responsável pelo conhecimento. O universo passou a ser ameaçado por seres conhecidos como A Legião Anti-matéria comandado pelo Aeon da destruição.O seu propósito é simplesmente destruir tudo e toda a matéria que eles tocam se tornam uma substância nociva chamada Stellarium que pode transformar pessoas em monstros. Um dia uma organização de caçadores de Stellarium invade a Estação Espacial Herta cuja gênio que dá nome ao lugar escondia as coisas mais preciosas do universo que aqui são chamadas de Curios e as duas membros desse grupo Kafka e Silver Wolf despertam o Desbravador(o protagonista) injetando o Stellarium em seu corpo e esse Desbravador que pode ser um homem conhecido como Callius ou uma mulher chamada Stelle(a escolha não altera nada a história,só a forma de tratamento dependendo do gênero escolhido igual o Genshin) bem durante um ataque da Legião,então um grupo de desbravadores do Expresso Astral(claramente inspirado no  Galaxy Express 999,o trem do aclamado anime de mesmo nome de 1978 do lendário autor Leiji Matsumoto,criador de Uchuu Senkan Yamato e Captain Harlock) que ajudam o Desbravador e acabam além de salvar a estação o convidam a participar do Expresso pra que este possa descobrir quem é já que o Desbravador não possui memórias. O expresso é comandado pela bela Himeko e possui como integrantes o Welt um personagem de Honkai Impact 3RD que agora veio a este universo,Dan Heng vindo de Xianzhuou que foge do seu passado e 7 de Março que assim como o Desbravador não sabe nada dos eu passado e nem seu nome e recebeu da data que foi encontrada. E assim como Genshin possui 7 nações em Star Rail temos diverso planetas onde habitam os vários personagens que podemos pegar no jogo(porém apenas esses que citei são o grupo do protagonista canonicamente) cada um com sua trama,persoangens,cultura,lore e a lore se expande através de ítens,localidades,equipamentos e lendas locais expandindo esse universo bem rico. Além disso assim como no Genshin alguns personagens,alguns NPCS,e as localidades tem sua própria trama através de sidequests bem elaboradas,até mesmo eventos pequenos de sidequests ou os eventos de atualização tem um propósito pra existirem,os personagens que podemos obter(não todos por enquanto) possuem missões dedicadas a eles onde conhecemos mais sua história e sua personalidade,ou como ele se relaciona com o local onde ele vive ou sua profissões naquele mundo te dando muitas tramas reflexivas e mais contemplativas

Mas como ele funciona?



Não é uma tarefa fácil  explicar Star Rail devido a grande complexidade mas vamos lá. Honkai Star Rail é um RPG Online o que significa que é obrigatório ter internet pra poder jogar já que tudo que é obtido fica guardado no servidor e ele é um Free To Play por serviço o que significa que você pode jogá-lo de graça e sendo por serviço tenha em mente que o jogo não estará completo,apenas uma parte dele, e ele vai recebendo atualizações constantes expandindo a história trazendo novas regiões,personagens e melhorando a experiência geral,é como acompanhar aquele seu mangá Shonen favorito como Naruto e One Piece que toda semana tem um capítulo novo expandindo aquele universo e sua história. E obviamente por ser Free To Play a Hoyoverse precisa tirar lucro de outras fontes então existe uma certa limitação no que se pode fazer nesse jogo principalmente pra quem joga de graça. Por exemplo podemos explorar seus cenários e fazer missões livremente,obter ítens etc. Mas no que se refere a coisas que interferem diretamente no sistema como a obtenção de personagens e armas e equipamentos é que a coisa fica mais complicada porque neste jogo não podemos simplesmente comprar os personagens e armas diretamente com dinheiro real mas sim  as chances de se obter os mesmos. Diferente dos RPGs convencionais onde temos uma party fixa onde cada um irá ter uma árvore de habilidades que ele possa aprender além das armas compradas em lojas do mundo do jogo em jogos como Star Rail as várias habilidades são divididas entre múltiplos personagens que são lançados de tempos em tempos e podem chegar a casa da centena,é aí que a variedade de gameplay surge porque muitos personagens tem o mesmo elemento, porém a forma como usam seus ataques mudam muito. Aqui as armas e personagens são classificados em níveis de estrelas que indicam sua força e raridade sendo 3 estrelas(apenas as armas),4 estrelas e 5 estrelas e quanto mais alto mais difícil e custoso é obtê-los. Pra se conseguir é preciso rodar nos banners que o jogo te oferece que usam o famoso sistema gacha. Existem basicamente 3 tipos de banner nos jogo,o das armas que aqui são os Cones de Luz que na verdade não são armas propriamente ditas mas um ítem que te dá a altera seus status como se você tivesse trocando de arma mas mantendo sua arma característica diferente do Genshin que temos classes de armas como Espadas,Arcos,Lanças e cada personagem só podia equipar  o tipo de arma que ele usa,então ele não troca de arma,apenas seus atributos que mudam através desses Cones,o que é bem diferente e interessante,mas tem um porém,embora o personagem possa equipar qualquer Cone,apenas os Cones pertencentes ao Caminho do personagem equipado ativarão suas passivas,o que limita um pouco mais isso. Outra diferença é que não existem Cones abaixo de 3 estrelas diferente do Genshin.Pra finalizar existe uma outra diferença pro Genshin,personagens 5 Estrelas possuem Cones 4 estrelas assinatura e eles funcionam bem naquele personagem mas servem também pra outros do mesmo Caminho Continuando a falar dos banners,temos o banner padrão também chamado de mochileiro e o banner limitado. O banner padrão vai oferecer todos os personagens ilimitados do jogo, aqueles personagens 5 estrelas mais fracos e básicos(embora no começo eles sejam bem fortes na falta de outros ocupando a mesma função) e os personagens 4 estrelas além dos Cones de Luz de 3 a 5 estrelas. A probabilidade muda dependendo da raridade do ítem, o de maior são os 3 estrelas obviamente,os 4 estrelas tem uma chance muito menor e os 5 estrelas tem uma menor ainda. Então obter um personagem ou arma mais raro de cara depende da probabilidade e sorte. E aqui cada um vai dividir igualmente a proporção então pode acabar você tendo a sorte de tirar dois ítens iguais um atrás do outro por exemplo. Porém existe um sistema de pity que te permite obter um personagem garantido em um número específico. Por exemplo a cada 10 tiros no banner você obtém um ítem 4 estrelas garantido e a cada 90 um 5 estrelas. Ao obter o seu histórico reseta e recomeça de novo. Já os banners limitados que se chamam assim porque eles ficam um determinado número de dias até ser substituídos por outros diferente do padrão que é fixo vem os personagens mais fortes do jogo,personagens muito importantes a trama e esses são os que você vai querer investir porque nesses banners algum personagem limitado tem seu drop 50% aumentado então com 90 tiros você tem 50% de chance de obter o personagem tema daquele banner e os outros 50% de todos os outros 5 estrelas( os 5 estelas são só os personagens) que é dividido proporcionalmente entre eles,e por isso esse sistema é popularmente chamado de 50/50. Além disso 3 personagens 4 estrelas são escolhidos pro banner tendo suas chances 50% aumentadas e nesse caso os outros 50 são divididos entre Cones de Luz 4 Estrelas e os outros personagens 4 estrelas. Se por acaso você perder o 50% do banner pra um personagem ilimitado do banner padrão o próximo será garantido ser o limitado do banner. Então se você perder o personagem 5 estrelas pra outro que não seja no banner os próximos serão o personagem do banner e isso é compartilhado e contabilizado mesmo se o banner mudar então o planejamento é importante. O Banner de Cone de Luz é a mesma coisa porém com um Pity menor,a cada 80. E diferente do Genshiin os banners de personagens que compartilham banners são separados e compartilhados sua contagem porém tem um motivo pra isso,os Cones são muito mais limitados porque além de ser obrigatório usar esse Cone em personagens do mesmo caminho ele tem que ter uma passiva que sirva naquele personagem,então são armas bem menos flexíveis que no Gesnhin então tem que se pensar muito antes de atirar em um já que tanto o banner de Cones e personagens custam os Passes Especiais que não são fáceis de acumular.Como em todo Gacha você pode conseguir personagens repetidos e estes se transformam em força pro personagem,que no Genshin eram as Constelações que ativam habilidades novas e aqui são os Eidolons e cada personagem tem 6 Eidolons. Quando você tira acima disso ganha Brasas Inextinguíveis,uma outra moeda que serve pra trocar por Passes. Os Cones de Luz liberam as Luz Estelar Imortal e os de 4 estrelas liberam as Brasas Inextinguíveis também Pra se conseguir atirar nos banners você vai precisar de dois ítens especiais e esses são o Passe do Star Rail(prateados) usados apenas no banner padrão e de iniciante e o Passe Especial de Star Rail(dourados) no Banner de Cones e no Banner Limitados e eles custam uma moeda chamada Jade Estelar. Cada 160 dessas dá pra trocar por um desses passes. Dá pra se obter Jades fazendo inúmeras coisas como quests principais,secundárias,eventos e outras várias coisas. Porém é bem mais escasso,e você jogando de graça vai ter mais dificuldade em juntar Jades suficientes pra ter todos os 5 estrelas desejados tendo que fazer escolhas de quem você quer ter,não dá pra ter todo mundo. No entanto quem tem grana pode comprar os pacotes de Fragmentos Oníricos,a moeda virtual do jogo que são vendidos por dinheiro real nas lojas. Ele possui diversos pacotes com quantias de Jades diferentes e quanto mais Cristais tiver mais caras são. Aí é só trocar cada Fragmento por uma Jade. Lembrando que Fragmentos também podem ser usados comprar coisas como roupas extras de personagens,por enquanto Star Rail não tem mas futuramente é certo ter novas roupas pros personagens .Então quem tem grana pra torrar consegue as coisas com mais rapidez do que quem joga de graça e podendo ter todos os personagens lançados no jogo,tem gente aí que gasta horrores na gringa,lá os pacotes são 90 dólares,mais caro que um jogo Triplo A obtendo as 6 constelações dos personagens limitados,lembrando que você pode perder o 50% em todas as tentativas pra isso. E acredite esses pacotes são ridiculamente caros no Brasil podendo facilmente ultrapassar os 500 reais pelo mais caro deles que te dá  equivalente a uns 40 Passes Especiais. Porém mesmo com essa limitação você pode ter uma variedade bem grande de personagens e obter pelo menos aquele que você mais gosta entre todos os outros bastando se planejar e isso sem gastar nenhum centavo. Pra quem acha os pacotes de Cristais caro demais existe a Passe de Suprimento do Expresso mensal que custa 25 reais que te dá 3.000 Jades e 300 fragmentos que equivale a uns 20 tiros convertendo os Cristais em Jade porém exige login diário obrigatório,se perder um dia você perde as Jades obtidas nesse dia sem reembolso ou através do Passe de Batalha mensal que te dá alguns Passes Especiais cumprindo tarefas no jogo como criar um certo números de comidas ou sintetizar ítens,fazendo desejos nos banners entre vários outros,dá pra se obter diretamente os Passes Especiais ali além de escolher completando o lv 50 vários Cones de Luz exclusivos do Passe a sua escolha,pode se escolher um por passe.


Mas como o jogo funciona?




Star Rail é um RPG de turnos. Nele usamos 4 personagens na sua party. Diferente de outros jogos não podemos usar ítens durante as batalhas,apenas antes pra dar bônus,e também não é possível reviver um personagem caído. Então ter healer e personagens que suam escudo pode ser essencial. Todos os seus personagens possuem um Caminho,que determina o tipo de personagem que ele é. Por exemplo a Caça é um tipo de personagem é um que ataca o inimigo ferozmente que causa dano em um único inimigo. É um personagem que tem a função apenas de atacar,é o cara da linha de frente. Já o caminho da Erudição são aqueles que que atacam em área.A Destruição é a mesma coisa porém ele possui técnicas de suporte mais limitadas.No Suporte temos a Harmonia que são focados em buffs pro seu time,aumento de velocidade,de dano etc.Inexistência são os debuffs nos inimigos,redução de defesa,de dano etc. A Abundância são os Healers do jogo e por último a Preservação que dá escudos.Cada personagem é ligado a um elemento que também são 7: Vento,Fogo,Gelo,Elétrico,Quântico,Imaginário e Físico.Só lembrando que assim como no Genshin o desbravador é o único personagem que pode usar todos os Elementos,ele ganha um novo a cada novo mundo adicionado que deve acontecer anualmente como é no Genshin. Esses Elementos não reagem entre sí porém cada inimigo vai ter uma fraqueza contra esse Elemento e ele serve pra você quebrar um sistema chamado de Tenacidade,onde cada inimigo possui uma barra e essa diminui mais rapidamente se usarmos o Elemento do qual ele é fraco. Quando você zera essa barra causa o Efeito de Quebra que faz o inimigo ficar vulnerável e incapaz de fazer algo por um limite de turnos dependendo do atributo Efeito de Quebra que quanto maior mais dano a Tenacidade você causa bastando nesse tempo você descer o braço. Além disso certos elementos vão causar um efeito no inimigo. Como o dano Físico que causa Sangramento onde o inimigo vai perder HP continuamente igual aquele estado de veneno do Final Fantasy. E tome cuidado porque seus personagens também sofrem desse efeito. Seus personagens possui ataques básicos,uma Perícia,e um ataque supremo que depende da energia carregada durante a luta.As perícias consomem pontos de Perícia,que você regenera com ataques normais então balancear isso na luta é essencial. A Perícia Suprema podem ser ativados a qualquer momento interrompendo o turno dos outros personagens e inimigos.Existe uma barra de ação,aquilo que Final Fantasy X trouxe aos jogos de turno revolucionando esse sistema então cada ação determina quando seu personagem vai agir de novo e é possível manipular essa barra a seu favor pra poder atacar mais vezes que o oponente. Os personagens possui Rastros que são seus Talentos como no Genshin e aqui cada personagem vai ter os seus e diferente do Genshin é possível evoluir suas passivas e existem mais atributos que podem ser melhorados permanentemente igual as Matérias do Final Fantasy VII Remake ou o Sphere Grid do Final Fantasy X,como por exemplo mais HP,Mais Vida etc. Porém existem melhorias que não servem pra função daquele personagem como aumentar o dano Elemental de um Healer então não é recomendado gastar recursos nisso porém existem algumas melhorias que ficam adjacentes a outras sem importância que você é obrigado a ativar pra ter acesso a melhoria que realmente importa sendo inevitável. Os atributos que você precisa variam em cada personagem,alguns escalam o dano com ataque,outros com defesa. Fora do combate é possível usar a Técnica única de cada personagem lhe dando vantagem antes do combate ou permitindo a fuga caso não queira lutar e se você acertar o inimigo com ataque da fraqueza dele já começa com o Escudo quebrado podendo até mesmo quebrar o escudo por completo,fique atento nisso. cada personagem do jogo vai te trazer novas formas de uso das mecânicas do jogo como poder te dar mais ponto de Perícia,ou consumir mais dele pra causar um dano maior entre outras coisas.






Como Star Rail é um jogo de natureza casual você não precisa ficar desesperado pra obter um personagem forte,você pode pegar qualquer um e investir bem alto nele pra se dar bem,mesmo os 4 estrelas considerados mais fracos pela comunidade. O seu progresso no jogo depende de duas coisas essencias no começo: o Rank de Desbravamento e o nível de Equilibrio. Ele é parecido com Genshin,cada coisa que se faz sejam missões de história,sidequests,abrir baús,fazer várias coisa acumulam níveis de Desbravamento que é uma forma de deixar mais organizado seu progresso. Certos recursos são só disponíves após determinado Rank de Desbravamento. o Nível de Equilíbrio é a dificuldade dos monstros do mapa do jogo,quanto maior mais fortes e melhor drops eles deixam. Então é bom tomar cuidado,esteja preparado antes de subir seu nível de Equilibrio de mundo caso contrário poderá ficar travado não conseguindo enfrentar os inimigos e consequentemente não podendo farmar pra subir seu nível, então tome cuidado. Existem partes do jogo que obrigam você a aumentar o Equilibrio pra continuar subindo o Rank de Desbravamento que fica acumulado até você fazer a Prova de Equilibrio,e isso é importante pra habilitar novos recursos e seguir a progressão dos seus personagens. Então o level de seus personagens dependem do Rank de Desbravamento,certos leveis de personagens requerem níveis mais altos de Desbravamento,assim a empresa consegue balancear o farm,com a exploração,não é nenhum bicho de 7 cabeças. Já o seu farm no jogo é limitado também,isso porque você não pode sair por aí farmando o dia inteiro,é preciso gastar um recurso chamado Poder de Exploração que no momento que escrevo esse post ele tem 240 por dia sendo que ele regenera 1 a cada 6 minutos levando umas 18h pra ele encher completamente.Existe um refil que acumula a cada vez que o limite fica cheio evitando aquela coisa que ocorre em Gachas que te obrigam a sempre gastar a energia do jogo e nunca deixar ela cheia pra que você consiga mais rapidamente os recursos num dia mesmo assim é preciso ficar atento e nunca deixar essa Energia vazia já que o refil acumula bem pouco. A única forma de recuperar ela de imediato é gastando Jade o que não é recomendado ou usar o Combustível que regenera uma certa quantia porém esse ítem é escasso e é preciso usar com sabedoria,geralmente você escolhe: usar no início apenas com Rastros,Créditos ou XP pra evoluir seus personagens enquanto as Relíquias apenas depois do Nível de Desbravamento no 50 ou mais onde as Relíquias mais raras, de 5 estrelas tem o drop maior. Então quais as opções que nós temos?diferente do Genshin os ítens pra evoluir seus personagens e Cones de Luz ficam no mesmo lugar,na verdade os itens são similares por exemplo existe a Obsidians da Desolação pra Rastros de personagens e existe a Obsiana do Temor pros Cones. Primeiramente temos os Calices Dourados e Rubros. No primeiro farmamos ítens de XP e créditos assim como as Linhas Ley do Genshin porém ele tem um ítem a mais que é o material de evolução de XP dos Cones de Luz,diferente do Genshin onde temos aqueles minérios rosas que a gente consegue  no ferreiro na síntese transformando minérios de ferro e brancos  que obtemos no mundo aberto nele. No Calice Rubro nós farmamos ítens pra elevar o nível dos Rastros dos personagens e Cones como dito acima. Existem Dominios pra cada Caminho do personagem e eles estão disponíveis diariamente diferente do Genshin onde os Talentos só estão disponíveis em dias específicos.  Na Sombra Estagnada estão os locais onde farmamos os ítens de Ascensão dos personagens e também dos Cones de luz que é diferente do Genshin onde nós tínhamos os Boss de Mundo. Diferentes dos RPGs convencionais em Star Rail você quando chega a um determinado limite(lv 40,50 etc) você precisa de ítens de Ascensão pra poder seguir evoluindo nos níveis mais altos.Pra isso é preciso derrotar os Boss de Mundo espalhados pelos diversos locais sendo que cada personagem vai ter os seus.Aqui também pegamos os ítens de Ascensão dos Cones de Luz que tem a mesma função dos personagens. Já nos Ecos da Guerra  são os locais dos Boss Semanais te dá os ítens especiais pra Rastros quando você quer ir além do lv 7 de cada, assim no Gesnhin e eles resetam toda segunda-feira e por isso são chamados de Boss Semanais. Diferente do Genshin você pode enfrentar um mesmo chefe 3 vezes seguidas,depois disso você tem que esperar o reset semanalmente o que facilita quando queremos pegar materias de um único personagem mais rapidamente,mesmo mantendo o drop limitado a 3 vezes por semana embora você possa fazer outros Boss Semanais com drop e até 3 vezes também. Já as Cavernas da Corrosão estão suas Reliquias de 4 peças,da mesma forma que no Genshin esses ítens são equipamentos que transformam seu personagem numa máquina de matar dando atributos bons de acordo com a escala do personagem e seu tipo de Caminho,elas lhe concedem mais  Bônus Elemental,que faz você causar mais dano de Elemento do personagem,a Chance de Critico(no Genshin é a famosa Taxa Critica),que dá mais possibilidade de fazer seu personagem dar o dano e o Dano Critico que pode duplicar ou triplicar o dano padrão do personagem(exemplo: se seu personagem causa 1000 de dano e ele tem 50% de critico então quando ele critar,vai causar 1500) e o novo Status chamado de taxa de Acerto de Efeito que aumenta o Efeito Elemental que o inimigo leva.No Genshin Impact nós temos 5 Artefatos e no Star Rail temos 6,isso porque existem status exclusivos como Velocidade e Efeito de Quebra que determina o quanto de dano a gente causa a Tenacidade(Escudo) dos inimigos.E funcionam da mesma forma duas peças de um mesmo conjunto te dão um efeito passivo,e 4 peças do mesmo conjunto te dão um outro efeito adicional. Eles são abertos diariamente e aqui onde nos torturamos...digo ficamos buscando as Reliquias perfeitas pros nosso personagens,cada um vai ter uma que se encaixa perfeitamente com ele. Uma coisa importante pra quem joga Genshin é que aqui o nível dos Dominios e o farm dependem do seu  Rank de Desbravamento,que quanto mais alto  mais ele vai habilitando outras versões mais fortes desse Dominio que podem ir dependendo do Dominio de 1 a 5 com inimigos mais fortes, porém seu drop aumenta também. Por isso que é importante começar a farmar Reliquias no Rank 50,porque as Reliquias de 5 estrelas só vão estar disponíveis nos Dominios de lv mais alto e não vale a pena farmar Reliquias de 4 Estrelas. E agora a grande novidade,em Star Rail além do conjunto de 4 Reliquias  temos um conjunto extra de duas peças chamadas Ornamentos Planos que dão mais um efeito. Elas são responsáveis pelo Bônus de dano Elemental como no Genshin enquanto a outra é equivalente as Areias de tempo do Genshin que é a outra temos o famoso atributo Taxa de Recarga de Energia que aumenta sua carga de Pericia Suprema,quanto maior, mais vezes ele pode usar. Pra conseguir essas pelas extras é preciso fazer o Universo Simulado que te dão essas peças como recompensa a a partir do Mundo 3.Lembrando que as Reliquias te dão atributos aleatóriamente então você vai precisar de um farm pesado e paciência,conseguir uma peça boa pode levar meses.Esses são divididos entre os atributos principais e o sub atributos,como no Genshin cada tipo de Reliquia pode evoluir a um determinado ponto e ter uma determinada quantidade de sub atributos. Os de 3 estrelas tem vão até o lv 9 e ter dois substatus 4 estrelas vão até o lv 12 e 3 substatus e os de 5 vão ao 16 com 4 substatus e.A cada 3 leveis um sub atributo  existente pode aumentar ou aparecer um novo aleatório se tiver faltando,pois nem toda peça vem com todos eles. Lembrando que existem tanto status exclusivos de uma peça como no capacete que só tem Vida flat e a Luva que só tem Ataque Flat, além das outras que tem atributos globais(Ataque %,Defesa %,Vida%) e atributos exclusivos de cada peça  como o  Corpo que tem Chance de Critico,Dano Critico,Bônus de Cura e  Taxa de acerto de Efeito,Botas que tem ,Velocidade e Efeito de Quebra,e entre Ornamentos temos a Esfera com Bônus Elemental e a Corda com Recarga de Energia, como também substatus exclusivos como Resistência a Efeito que impede seu personagem de sofrer o efeito do Elemento inimigo. Existe a Resina Modeladora em que você pode obter uma peça com os Status principais e do modelo que quer mais os sub atributos são ainda aleatórios e você precisa gastar 10 Reliquias pra conseguir uma.





Fora tudo isso temos a Loja da Herta que funciona igual a Loja da Paimon com as mesmas coisas,existem ítens cada tipo de moeda no jogo,inclusive aquela que vende personagens 4 estrelas e que resetam a cada 20 dias e  a novidade é que temos Cones de Luz assinatura a venda dos personagens ilimitados e claro tem a moeda virtual do jogo pra se comprar,os fragmentos Oníricos. Existem as missões regulares que lhe dão prêmios como as missões diárias que precisam ser feitas concluindo certos objetivos como pegar certos ítens ou usar algum ataque ou fazendo uma quest pequena como é no Genshin mas é opcional.A cada tarefa completada você acumula pontos que variam de 100 a 500 e quando atinge ese limite as missões acabam e temos de esperar o reset do servidor.Existe uma loja no jogo que substitui as árvores do Genshin(e a fonte de Fontaine) onde a gente usava selos pra destravar prêmios que achamos com baús,aqui é uma loja normal onde compramos ítens de farm e algumas Eidolons do desbravador e a cada número específico de gasto você ganha as recompensas. E também as atribuições onde mandamos os personagens pra expedições atrás de ítens igual no Genshin mas como Star Rail tem uma exploração limitada aqui temos ítens de farm também.Você pode enviar um personagem pra outro jogador pra ajudá-lo no mundo dele. E a Loja do Universo Simulado que reseta semanalmente e custa uma moeda obtida fazendo o conteúdo.Existem várias e várias coisas no jogo que dão recompensas e o jogo tem um tutorial completo ensinando cada uma delas que eles adicionam bem lentamente. E obviamente os eventos,cada atualização tem um evento com uma trama própria e é temporário,então é essencial fazer assim que tiver disponíveis,embora existam condições de missões de história concluídas pra se poder fazê-las.




Pra finalizar esta parte existe uma coisa MUITO importante a se saber sobre Star Rails e outros jogos no estilo dele,seu formato de progressão é diferente. Em RPGs comuns você progride na história normalmente e esta exige um lv mínimo pra se passar no jogo que normalmente é em torno do 45 mas depende do jogo, claro. No entanto existe o chamado endgame ou late game que são tarefas extras como sidequests e desafios contra chefes secretos que irão exigir seus personagens no lv máximo que é 100 normalmente e novamente depende do jogo. Nesses jogos online como Star rail é um tanto diferente. O seu Rank de desbravamento e o Nível  de Equilibrio determinam quantos níveis você pode aumentar em seu personagem e com tudo no máximo você pode chegar ao lv 80,o nível dos inimigos do mapa que também pode chegar a 80 e além disso existem as Reliquias e armas que aumentam ainda mais a força do seu personagem,porém o jogo não possui um late game real como nos RPGs convencionais já que ele nunca termina e as quests e sidequests já estão disponíveis mesmo com o jogo ainda não finalizado então a forma de endgame desses jogos é diferente. No Genshin por exemplo isso toma a forma de um modo de jogo permanente feito especificamente pra experimentar os seus personagens no lv mais alto que é chamado Abismo Spiral que se trata de uma câmara composta por 3 salas,cada uma vai gerar desafios com múltiplos inimigos dentro de um limite de tempo. Ao completar dentro do tempo você recebe uma avaliação em estrelas e só com 3 em cada sala você recebe todas as recompensas, e as 4 últimas salas resetam quinzenalmente,mas você pode fazer quantas vezes você quiser apesar da recompensa só vir uma vez.Então esse é um modo que serve pra você testar múltiplas composições,testar vários personagens no lv máximo e ver o que se pode fazer. Então pra você apenas explorar o jogo e curtir a trama não é preciso farmar Reliquias,isso é especificamente pra usar no Abismo Espiral. No Star Rail existe algo parecido com isso que é o Salão Esquecido que tem as mesmas regras porém ao invés de tempo temos ciclos de turno onde você precisa terminar a luta antes desse ciclo chegar. Eu diria que o Universo Simulado poderia ser encarado como um late game,nele você passa por imitações dos cenários que você já passou no jogo normal tendo inimigos e chefes mais difíceis e bônus de buffs que escolhemos quando derrotamos os inimigos,e esse modo vai exigir seus personagens em lv mais alto nos Mundos mais difíceis porém isso é meio controverso porque como esse modo também é um lugar pra farmar um ítem específico que são os Ornamentos,ele poderia ser encarado como um local de farm também.





Algumas dicas importantes: nunca gaste seu repositor de energia do Desbravamento,o Combustível a toa pois são raros. Você pode fazer de duas formas.Farmar ítens de rastros rapidamente,que são bônus permanentes,ou guardar pra gastar tudo nas Reliquias 5 estrelas depois.Lembrando que as Reliquias dependem de RNG,então você pode gastar Combustível achando que está acelerando o progresso mas está gastando recurso fora com algo aleatório,fica  a seu critério já que jogadores se dão bem fazendo das duas maneiras.No inicio só é preciso se preocupar com XP e Créditos depois os Rastros e ítens pra evoluir Cones.Reliquias não é aconselhável antes do Rank 50 e nível de equilibrio 5 ou 6 onde você tem mais chance de dropar Reliquias 5 estrelas e tenha cuidado com gerenciamento de recurso e nãos aia gastando tudo.Só eleve Cones de 3 estrelas até um determinado ponto,não foque muito neles, mas faça nos 4 e 5 estrelas no geral. Nunca gaste Jades com Passes de Star Rail,apenas os Passes Especiais dos Banners de Cones e limitados,e nunca gaste Jades com nada além disso,lembrando que o jogo te dá bastante Passe de Star Rail. Nunca eleve Reliquias abaixo de 4 estrelas. Nunca deixe o Poder de Desbravamento totalmente cheio,pois você pode conseguir farmar mais vezes,alguns precism de 10 de Energia como os Calices Dourado e Rubro,outros de 40 como as Cavernas. Existe um refil no jogo mas ele enche bem lentamente.Fiz um teste e em um dia sem farmar os meus 240 Poder do desbravamento só gerou 85 no refil. E principalmente não tenha pressa ou obrigação de se completar tudo.faça as coisas sem pressa porque Farmar Reliqueias boas é um parto,demora meses pra se conseguir um bom,e por pouca recompensa,o Salão Esquecido e Universo Simulado tem que ser modos desafiadores pra ser divertido e não frustrante. Então não é ruím não conseguir completar todas as estrelas do Salão Esquecido,o negócio é curtir a história e a exploração. E também não seja ganancioso e dê prioridades ao que se quer mais entre os seus favoritos como os personagens.E nunca atire por 4 estrelas a não ser que queira ariscar porque ele pode acabar te dando um 5 estrelas que não quer por isso.



O poder visual do Star Rail



Visualmente o jogo é deslumbrante. A Hoyoverse conseguiu melhorar mais ainda os visuais belíssimos de Genshin Impact e apesar de não termos aquele mundo aberto gigantesco repleto de natureza o Star Rail exibe muita beleza em seus cenários e principalmente nos modelos de personagens que alémd e melhores que em Genshin Impact eles possuem mais arquétipos de personagens,com mais variação de idade e altura e também sincronia labial nas cutscenes ingame,possui mais expressões faciais também,embora essas cutscenes também sejam mais escassas que no Genshin assim como a exploração que é bem mais limitada com você interagindo com alguns objetos nos cenários e poucos NPCs,ao menos esses NPCs tem diversas linhas de diálogo pra compensar isso.Os ataques especiais são um show a parte e cada um é mais lindo e impressionante que o outro. E tudo rodando a 60 FPS e com velocidade altíssima do SSD dedicado do PS5,mais rápido que os SSDs do mercado,embora s cutscenes em Cg rodem a 30 igual no Genshin infelizmente. Mas Star Rail te dá uma sensação de estar num anime e dos bons graças ao chacacter design espetacular que a Hoyoverse sempre tem.

Já a trilha sonora te leva ao paraíso,pois ela te dá todo o clima futurista de uma jornada pelo espaço e ele até uma pegada um pouco diferente do Genshin em certas partes. Destaque pra Take the Jorney uma música cantada lindíssima.


Finalizando Honkai Star Rails em dúvida é a melhor experiência que já tive em um RPG de tmática espacial junto com Xenosaga,tem um combate incrível,persoangens cativantes,um excelente universo em expansão.

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