Shingeki no Kyojin/Attack on Titan e as asas da liberdade. Como a liberdade,ou melhor a falta dela causou todas as tragédias mostradas na obra.Começou com uma menina com poder divino escrava de seus sentimentos e termina com um rapz escravo de seu próprio desejo de liberdade

 





Enfim Shingeki no Kyojin um dos maiores e mais populares mangás/animes da atualidade terminou e como eu já esperava o final levantou muita polêmica em relação as decisões dos autores.Eu esperava porque isso anda acontecendo muito ultimamente,obras como Naruto,Bleach(nesse caso não foi necessariamente só o final)Claymore e até obras de romance como Go-Tobun no Hanayome pela escolha da gêmea feita pelo protagonista , Shokugeki no Souma  como Oresuki desagradaram pessoas com seus finais e isso vai além,não apenas o final passa a ser considerado como ruím mas toda obra é completamente invalidada por causa disso..Isso porque as pessoas de fato criam muitas expectativas e quando não são atendidas acabam nisso.Inclusive quando fui contra-argumentar se o final realmente invalidava o resto e  pessoas enfurecidas vieram me rebater dizendo que o autor tinha jogado tudo que fez no lixo,que ele destruiu o que construiu e que certas coisas não tinham sido abordadas pelo autor no final e vendo o último capítulo e até vendo vários pontos da obra me faz crer que as pessoas realmente ao ler uma obra não param pra refletir se aquilo faz mesmo sentido ou o que o autor queria Em obras como One Piece independente do que ele for ou como isso vai terminar eu nunca invalidaria o que a obra já me proporcionou no caminho,não é como a jornada termina e sim a  própria jornada em sí. E refletindo sobre a série enquanto a assistia inclusive que eu estava me perguntando até os episódios que Eren parecia se mostrar de fato como o super vilão, a ameaça final,que é quando pensávamos que ele era o antagonista da trama e qual era a mensagem por trás disso. Será que era algo como Death Note onde o protagonista no seu desejo de justiça a todo custo se corrompe e isso de alguma forma contribui pro tema de ciclo de ódio que a obra abordava?porém algo parecia fora de lugar e esse último epsódio de quase 1h e 30 min de duração mudou totalmente minha perspectiva sobre o Eren eu percebi que a temática central de SnK não era o ciclo de ódio mas uma coisa que existe desde os primórdios da humanidade,algo que as pessoas desejam e querem o tempo todo: a liberdade. Liberdade que é um direto fundamental e o maior que a humanidade possui. É ela que nos dá a capacidade de sonhar,de querer uma moradia,uma família,algum bem que nos agrade entre inúmeras coisas e quando somos escravizados por algo nós perdemos literalmente tudo isso.E isso mesmo vale até pelo mais nobre dos sentimentos que se forem extremos e distorcidos também seremos escravizados por ele como no caso da Ymir Fritz. Inclusive vários personagens dessa obra são escravizados de alguma forma seja literalmente como os Eldianos de Marley e personagens como Reiner que é escravizado elo seu desejo de ser um herói e o quanto isso o atormentava,algo semelhante com Zeke que queria ele mesmo pela sua própria idéia de liberdade de fazer com que seus iguais não nascessem pois isso seria a verdadeira liberdade segundo ele, pois pra ele se você não nasce,não sofre e muitos personagens são assim. E a partir desse tema é que os demais se desenvolvem como o ciclo de ódio, a “divida histórica”,o sofrimento e outras que surgiram aqui.Antes de abordar algumas coisa como a própria Ymir vamos recapitular o que vimos até aqui




Uma geral do que vimos




Obviamente eu não vou entrar em detalhes sobre personagens pois SnK tem vários e todos tem muitas camadas,motivações e passados e isso tornaria o post muito extenso, mas apenas vamos refletir sobre muitos dos aspectos do que vimos. No inicio já com seu anime SnK surpreendeu todo mundo pois ele parecia um anime de survivor que graças a sua direção conseguia passar tensão e adrenalina e choque suficientes pra tirar o fôlego de muitos,afinal fazer criaturas tão caricatas parecerem assustadoras é mérito pra poucos e inclusive até meu professor de informática  na época que disse não assistir animes desde a infância com DBZ acabou se interessando em ver o anime de tamanha popularidade ele se tornou. Humanidade versus Titãs,poucos recursos de sobreviver e uma enorme sensação de perigo. Porém as coisas foram mudando e algo parecia nos mostrar que SnK não seria mais uma anime de lutas com Titãs versus a humanidade num clima dark de gore e sobrevivência pois o pai do Eren havia lhe dado uma estranha injeção e havia um segredo no porão de sua casa e uma chave pra desvendar um grande mistério. Em seguida o protagonista aparentemente morre mas acaba ele mesmo virando um Titã revelando que seres humanos podem se tornar Titãs por algum motivo misterioso e descobrem que sua própria companheira era uma Titã e ela não parecia quem dizia ser realmente. A possibilidade do colossal e do blindado também serem humanos era grande e acabou sendo verdade,um outro titã consciente surge também e percebemos que existe um grande mistério e uma enorme conspiração dentro das muralhas pois a elite parecia esconder segredo das pessoas e de fato o rei era apenas um fantoche controlado por outra família que pretendia deixar o segredo dos Titãs e das muralhas fora do conhecimento de parte do exército e da população,segredos extremante complexos que mostraram que o inimigo não era Titãs mas sim humanos e isso gerou um arco político que afastou o público que gostava mais do clima de survivor de antes,algo até compreensível porém SnK mostrou muito mais do que ele parecia ser graças a isso. Muitas reviravoltas e sacrifícios os levam de volta ao porão onde eles descobrem que existe um mundo lá fora e diversas nações e que e eles mesmo são descendentes de  uma nação chamada Eldia.O problema é que o Rei de Eldia,o primeiro Fritz usou uma escrava que encontrou um estranho parasita num local misterioso que a fez se tornar uma Titã,a primeira da história e ele a usou como arma pra oprimir seu rival,a nação de Marley e causar um perigo imenso no mundo.Marley conseguiu de certa forma pegar os poderes de Titãs que foram divididos em 9 e virou o jogo obrigando o Rei a se exilar sob o voto de não guerrear e cercando uma ilha com muralhas recheadas de titãs como um aviso pra não mexerem com eles. Os outros Eldianos capturados foram pra Marley e colocados em campos de concentração e eles manipularam ahistória pra fazer o mundo acreditar que Eldia era um grupo de demônio que eles precisavam manter sob controle servindo a Marley pra que pudessem se “purificar” e pagar uma dívida histórica,mesmo os descendentes que não tinha nada a ver com os erros cometidos por seus ancestrais e aí rola um diálogo interessante sobre o ciclo de ódio e como ele nunca termina causando mais dor,mais sofrimento. Obviamente não vou abordar em detalhes,muitas pessoas falaram bem e bastante sobre o assunto e novamente não quero me estender mas saiba que tudo isso está no mangá,no anime pra você ver e refletir sobre esses temas.Mas ainda tinha mais um ponto fora da curva total que viria a seguir




O protagonista que se torna o vilão da história.Só que não,mas de certa forma ele precisou ser



Esse sem dúvida foi o elemento que mais surpreendeu e eu achei pessoalmente bem genial por parte do autor. Eren o protagonista que grita,é inconsequente,que ninguém gosta,que preferem mais o inteligente,estiloso e forte Levi de repente vira a chave e se torna o vilão da história.Na verdade o Eren e o Isayama nos enganaram direitinho porque no mangá e anime haviam fortes indícios de que sim,o que o Eren fez de fato era algo que estava intrínseco nele desde o inicio e de alguns flashbacks que mostram que ele iria até as últimas consequências por seu desejo de liberdade.Tudo começa com a visão do Eren ao beijar a mão da Historia e ele viu algo que o mudou,lembrando que o mangá e anime mexe com tempo e espaço,tudo parece estar ligado pelos Caminhos dos Eldianos que conectam todos eles através das memórias do Fundador que tem sangue real..Após o timeskip ele passa a agir sozinho se infiltrando em Marley,literalmente declarando guerra já que eles pretendiam atacar Paradis de todo jeito,matando milhares de pessoas inocentes no processo,agindo indiferente com seus amigos até a revolta que criou a Facção Yeager onde ele disse duras palavras a Mikasa e Armin,ele simplesmente trai,inicia um golpe de estado,se alia a seu irmão Zeke que tinha planos próprios,e depois também o trai revelando querer o poder de Ymir pra acabar com o mundo todo, que ele considera seu inimigo,uma forma de livrar o mundo da opressão com um grande plano de extermínio em massa. Muitas pessoas no entanto tiveram dúvidas sobre isso porque Eren amava seus amigos acima de tudo porém certos diálogos davam credibilidade a isso e certas construções do Eren te levavam acreditar nisso também. Mas a dúvida existia. Os próprios amigos de Eren tinham essa dúvida.Mas lutaram contra ele e no fim Mikasa o mata no penúltimo capítulo após uma  visão misteriosa e no último capítulo descobrimos então que o Eren fingiu ser o vilão da história porque segundo suas visões não havia outra escolha,o mundo sofreria uma chacina,ae todos os amigos de Eren iriam morrer não importando a mudança que ele tentasse, e no final só sobrou o fardo absurdamente pesado de exterminar 80% da população sobrando só 20%,um estado bem similar a própria polução da Ilha de Paradis  e nessa luta final e ele escolheu se sacrificar,se tornar a maior ameaça que precisava ser destruída de um modo bem similar ao que Sasuke queria fazer no final de Naruto e o que o Lelouch fez no final de Code Geass, e com isso eliminar do mundo a transformação em Titã e tornar os Eldianos amigos de Eren em heróis que salvaram o mundo diante de um verdadeiro demônio que seria o próprio Eren de todas as nações. Por uma atitude egoísta,por seus amigos,de um jeito desajeitado porque,como o próprio Eren diz nesse episódio foi literalmente um idiota ter acesso a muito poder,e confuso e sem saber como alterar um futuro que aprecia inevitável sentiu que era a coisa a se fazer,não é altruísmo e de forma nenhuma foi algo que causou um final feliz como muitos acreditaram quando o capítulo saiu no mangá,a primeira versão dele na verdade,porque o autor fez uma versão nova e estendida,inclusive alterando diálogos que soariam mal interpretados principalmente pelo final ter causado polêmica,tem gente doida achando que o Isaiyama estava glorificando o genocídio o que é absurdo e sem sentido,o próprio diálogo com o Armin mostra que não houve passada de pano alguma então isso é descabido. Esse final  faz sentido com a construção do Eren,e mostra principalmente as pessoas como um contexto similar a complexidade do mundo real que Shingeki possui  onde mesmo quando precisamos tomar decisões que visam proteger pessoas queridas em situações extremas,não existe uma resposta fácil,principalmente pra aquelas pessoas que veem países em guerras e sem entender nada do contexto da situação já tomam lados ou acreditam que pode ser resolvido facilmente um conflito de séculos de pessoas com visões disitintas sobre o mundo e sua ideologia.Voltando,outro elemento importante nessa equação, Ymir a fundadora amava Karl Fritz,o Rei mesmo após todas as coisas que ele fez a ela,desde que ela libertou os porcos da prisão,pois ela mesma sendo escrava parecia não querer isso aqueles pobres animais,e o Rei a libertou pra caça-la depois.Pois destino talvez ela chegou no parasita que a tornou titã e uma arma útil ao Rei  que ainda arranca sua língua e ela o obedece por amor,um amor doentito e nocivo.Existe uma página onde Ymir observa um casal se beijando,o que parecia talvez,uma cerimônia de casamento.Por que ela observava tanto?era como se ela também quisesse aquilo.E talvez ela pensasse que com o Rei,sendo útil  ela teria  o amor dele mais em vão. A expressão de Ymir era de tristeza mesmo durante a gestação. E no fim ela protege o rei de um lança e mesmo após a morte ela contribuiu por 2 mil anos no seu plano de perpetuar o poder dos Titãs dividindo eles entre suas filhas e seus descendentes o que mais uma vez gerou toda essa nova onda de sofrimento e escravidão dos personagens e por fim na busca de alguém que a livrasse desse amor que a escravizava.Sim,esse tipo de coisa é algo que pode acontecer até mesmo na vida real,a chamada Síndrome do Estocomo onde uma pessoa sequestrada por exemplo pode desenvolver uma paixão doentia pelos eu sequestrador é bem triste e medonho uma dependência dessa, mas de fato isso acontece e tem relação direta com o tema de liberdade que foi abordado na série.E isso faz todo sentido com o pouco que vimos da Ymir n aquele capítulo único focando nela e sua origem ainda que não deixando suas intenções ou sua personalidade,seus pensamentos expostos ao leitor em suas atitudes estranhas de submissão em relação ao Rei que a usava como uma ferramenta. Por que a Mikasa seria a pessoa que a libertaria?vendo que Mikasa conseguiu escolher matar o seu grande amor diante de uma escolha difícil,algo que nem a própria Ymir é a resposta que fica mais evidente pra mim,a Ymir era uma escrava mas não só no sentido fisíco mas seus sentimentos também,ela sem dúvida era a pessoa menos livre dessa história incapaz de ir contra isso,e no fim ela acabou se unindo a alguém que percebeu quem ela era e o que ela queria,alguém que desejasse a liberdade a qualquer custo.Eren no final das contas também era um escravo do seu próprio desejo de liberdade,a visão que ele teve do futuro,e as decisões que ele tomou buscando liberdade e a de seus amigos a todo custo,ao sacrífico de quase o mundo inteiro,e tudo isso foi decidido porque em SnK o futuro não é imutável,por conta do Paradoxo de Bootstrap,um dos métodos de viagem no tempo que se difere daquela onde mudamos completamente o futuro como no filme de Volta pro Futuro ou apenas criamos outra realidade alternativa como já vimos até em Dragon Ball  e nessa teoria  é impossível mudar algo que tem que acontecer,e ocorrem coisas que não fariam sentido na lógica como você construir uma máquina do tempo no futuro e viajar pra entregar ao seu eu o método de criação da mesma,o que faz com que algo que aconteceu no futuro seja o motivador dele acontecer no passado,já vimos isso em Final Fantasy VIII também.Óbvio que esse fator todo fez todos os transformados no capítulo passado voltarem ao normal pois o poder titã foi eliminado e de fato tira o peso da tensão absurda causada no episódio passado mas vendo esse contexto faz sentido,afinal era Ymir que mantinha os Caminhos então com ela morta,tudo iria se desafazer,desde a transformação Titã até os personagens nos Caminhos seriam libertados inclusive é mostrado quando Levi se despede quando vemos Sasha se despedindo do Connie,e as transformações foram juntos e o parasita sem o corpo também morre.Uma coisa que reforça que Eren de fato não era um vilão era a icônica cena do espelho onde ele parecia se condicionar a fazer o que ele ia fazer,dizendo pra sí mesmo que deveria seguir em frente e e lutar(esse meme do “tatakae” é do fandom do Kamen Rider,isso existe desde 2002 com o personagem Shiro Kanzaki viu?) e também aquela cena icônica de ele salvando um garoto que roubou comida mas que de fato não adiantaria anda devido ao que ele ia fazer então Eren em prantos pede perdão deseperadamente ao garoto,por mais que tenhamos aquele flashback do Eren matando aqueles bandidos no passado pra salvar Mikasa possam afirmar outra coisa. Então de fatos fomos condicionados a pensar nisso pelo autor, e mesmo assim também temos coisas que fariam você acreditar em outra coisa,e isso que eu posso chamar de sacada bem feita apesar de muita gente afirmar que era previsível e óbvio que ia dar nesse caminho porém não, e porque qualquer resultado que fosse seria validado. Aquela fala misteriosa do Coruja dizendo pro pai do Eren proteger Mikasa e Armin mesmo sem eles sequer existirem naquele ponto da história pode ser o indicativo de que Eren já estava agindo e deixou muita gente confusa inclusive. No fim as coisas não mudaram muito e Paradis vivia reclusa e com medo de uma invasão,aumentando seu exército(com ajuda dos Yeageristas que idolatram o Eren sem nem saber suas reais intenções seguindo o discurso deles ) e o desejo de lutar nos seus cidadãos, e cabe agora a Armin e aqueles que sobreviveram trazer paz um dia,contando tudo que aconteceu aquelas pessoas com Historia na linha de frente num mundo onde não existem mais titãs e sofre as consequencias do extermínio quase totale fica a dúvida se a liberdade tão importante será alcançada.Foi longe de ser um final feliz como todo mundo pensou mas deu uma esperança no final,e isso fica pra nossa imaginação a menos que tenhamos algo depois. No fim é mostrado Mikasa levando Eren pro tumulo que era o local onde ele descansava,e ao contrário do que ele queria(não sei se aquela visão era algo da Mikasa ou foi o Eren que mostrou um dos futuros como seria se ela tivesse fugido com ele) e mais tarde mostra que ala não abandona o cachecol mas teve sua própria família e seus descendentes algo que o anime falhou em mostrar pois o zoom ficou distante demais então quem não leu é capaz de passar batido por esse detalhe e sendo ele baseado na versão estendida ele mostra como a civilização progrediu,as guerras continuaram acontecendo e centenas de anos depois um explorador e seu cachorro encontram aquela árvore de onde originou o parasita. O parasita é um elemento que ficou em mistério em Shingeki. O que ele era e da onde veio não tinha importância,ele apenas se agarrou na Ymir pra sobreviver como qualquer espécie faria. Esse episódio tem uma reflexão muito boa do Armim com o Zeke onde ele fala que a humanidade só existe pra reproduzir,e o Armin diz que não,são as pequenas coisas como correr pelo campo com o vento no rosto ou jogar bola com a pessoa mais importante é o que torna viver o especial. 



SnK se tornou uma obra bem marcante pra mim,eu pessoalmente gostei muito das mudanças e das coisas que foram abordadas e da mensagem passadas,me fez refletir muito sobre a vida e com certeza se tornou um dos maiores mangás/animes de todos os tempos,eu acho uma obra é mais do que plot twists,surpresas,mistérios,provavelmente serei o único ser humano a ter gostado desse final e não achei  que o mangá se perdeu ou que ele é perfeito mas que toda obra tem algo importante pra passar e gostar ou não do resultado acaba sendo questão de gosto pessoal,pois pra mim aquilo faz sentido com a proposta e com a temática da liberdade que ele quer passar,isso é mais importante do que a minha ou a opinião de outro,acho muito bom o autor se manter fiel a sua temática ainda que isso desagrade parte do público que queria coisas como a Ymir ter um passado e uma história super incrível com uma motivação grandiosa por trás,e não ele mostrou algo simples,que ocorre na vida real com muitas pessoas.Ou um final totalmente trágico com o Eren super vilão,dificilmente acho que aconteceria,eu  até ouvi por aí que o autor pretendia, mas mudou de idéia.Só da obra ter refutado o argumento absurdo da divida histórica já foi recompensador. A adaptação em anime foi incr´viel mesmo quando trocou de estúdio e tendo algumas perdas, mas graças a composição de roteiro pela nossa maravilhosa Yasuko Kobayashi responsável pelo roteiro de vários Tokusatsu clássicos incríveis que foram além  como Timeranger,Shinkenger,Kamen Rider Ryuki(olha a coincidência do "tatakae"?) que melhorou muito diversas passagens da obra.Agora existem mistérios na obra,essa coisa meio Lovecraftiana de existir algo que está além da compreensão humana,de seres ou mundo não vistos, tendo parasita que não tem uma origem definida que se une a uma menina e que cria um mundo e Caminhos numa espécie de limbo que conecta todos e de onde ele veio permanece um mistério o que é bom,pois eu aprendi com Evangelion,Lain,Ico,Shadow of the Colossus,Dark Souls e Bloodborne que certas coisa precisam ficar apenas pra nossa imaginação e exercer nossa criatividade.Existe muito a ser debatido e ser discutido sobre a obra por muitos anos. Existe também a possibilidade que SnK retorne com spin offs e outras histórias nesse universo,uma obra não necessariamente acaba quando ela tem seu fim publicado por mais paradoxal essa frase soe. Eu gostaria de outras histórias desse universo.

Comentários

  1. Infelizmente posso prever vários conservadores no X e no Youtube atacando esse final em vez de criticar civilizadamente,embora no momento estejam mais interessados em provar que Godzilla Minus One é um filme comunista(os comunistas caviar só não agradecem porque tem que manter a imagem).

    ResponderExcluir

Postar um comentário