Analisando ponto a ponto Dragon Ball,como um mangá de comédia e aventura com ação virou um mangá de lutas titânicas e desvendar os motivos que levaram a isso

 




Quem conhece Akira Toriyama sabe que ele é um autor que foca em 3 coisas principais: mundos de fantasia que lembram muito fabulas japonesas,um estilo caricato pra tudo e um foco em comédia ou gag e podemos dizer que Dragon Ball foi a série que mais fugiu desse estilo que ele costuma aplicar em todas as obras.Ou pelo menos podemos dizer que ele fugiu disso.Muito desse artigo eu já falei sobre a tal infantilização do Dragon Ball Super então eu vou repetir muito do que eu disse ali,porém não se preocupem pois irei detalhar ainda mais isso com coisas novas. Aqui eu vou analisar e bancar o Detetive Conan e descobrir com pistas da obra e em declarações que vemos de bastidores sobre como Dragon Ball mudou com o tempo,e obviamente não é a verdade e sim suposições mas conforme eu vou mostrar nesse artigo muita coisa do que eu disser aqui vai fazer sentido.







Quem viu o estilo de Toriyama em Dr Slump percebe que esse mangá é uma comédia bem bobinha num mundo fantástico que não se leva a sério em nenhum momento fazendo piadas de quarta parede e duplo sentido,algo que a gente veria depois em Dragon Ball também. Os personagens são bem caricatos nessa obra e coisas bizarras e malucas ocorrem o tempo todo.O estilo dele lembra um pouco obras como Urusei Yatsura e também algumas séries de Tokusatsu infantis como Robocon,a franquia Fushigi Comedy,é um humor bem japonês que pode ser meio excêntrico demais pros nossos padrões.Com Dragon Ball Toriyama fez algo um pouco diferente mesmo mantendo o seu humor característico e seu estilo de mundo,ele pôs coisas que gostava como artes marciais inspirados nos filmes de Kung-Fu principalmente do Jackie Chan do qual era grande fã e o elemento de ação com aventura era marca registrada da série em seu início. Uma coisa que chama muita atenção em Dragon Ball é como a arte do Toriyama é diferenciada e única e os mundos que ele cria também,especialmente os veículos e mechas,tudo tem uma personalidade única que não é replicada por ninguém,é algo que você bate o olho e sabe que é do autor. As casas em formato redondo,os veículos que são como caricaturas dos veículos reais e os animais e criaturas,tudo é mágico em Dragon Ball.e era um mangá onde a aventura e a comédia era uníssonos e essa primeira parte que engloba os 10 primeiros capítulos parece muito a história da Jornada ao Oeste do qual  ela se inspirou com Goku e Bulma numa jornada em busca das Dragon Balls. Note que na Jornada pro Oeste havia um homem macaco que voava numa Nuvem Dourada e que se tornava um macaco gigante. Não havia nada de raça guerreira e origem alienígena por trás.com tantas criaturas mágicas e fantásticas no universo de Dragon Ball alguém incomum como Son Goku era perfeitamente normal embora as próprias pessoas daquele mundos e surpreendiam com essas peculiaridades do Goku. Essa primeira parte em busca das Dragon Balls é bem a cara das histórias curtas do Toriyama,se acabasse ali não teria sido nada estranho e talvez fosse a intenção inicial,porém é provável que Dragon Ball fez bastante sucesso que o incentivou a seguir publicando. Então a partir daí Toriyama continua imprimindo sua marca registrada dando uma ênfase maior nas artes marciais porém tudo é muito cômico.Mesmo situações mais "sérias" como ter um exército querendo dominação mundial não era algo que tirava o tom de comédia da obra.Talvez a parte mais séria fosse a luta contra Tao Pai Pai onde vemos o elemento morte aparecer pela primeira vez e Goku fazer uma boa ação e encarar um inimigo perigoso tendo que treinar pra derrotá-lo. Quando Goku visita a Vovó Uranai ela prevê o futuro dizendo que Goku iria salvar o mundo um dia. Essa talvez fosse a grande preparação pro grande final da série. Que parecia ser um combate mortal contra um vilão super poderoso que ameaçava o mundo,aquele final épico de kung-fu que Toriyama tanto adorava e se inspirava pra fazer o mangá. O primeiro elemento sério e denso da franquia foi justamente quando Kuririn aparece morto na final do 22o torneio que muda o tom da narrativa.Até momento Dragon Ball nãos e levava tão a sério mas dessa vez a coisa foi mais tensa,aí já era realmente mais Battle Shonen com um vilão super poderosos que lançava poderosos raios e que conseguia devastar uma cidade inteira e tal  e tudo levava a crer que o 23o torneio seria o final perfeito pra série.E o que leva eu a pensar dessa forma são algumas questões importantes: Goku queria se tornar o lutador mais forte do mundo e pra isso precisava superar Piccolo que era no momento o ser mais forte do mundo de Dragon Ball superando o próprio Kami-sama,e conquistar o torneio que ele bateu na trave duas vezes era o grande objetivo desde que ele participou da primeira vez. E no fim havia aquela grande reflexão do Kami-sama como o criador das Dragon Balls,se sua criação não tinha atraído problemas e todos fazendo ele perceber que sua criação fez com que Goku surgisse,se reunisse com Bulma e formasse vários amigos culminando na salvação o mundo,e tudo termina com Goku já adulto se casando,uma promessa que ele fez desde o inicio da série. Era o final perfeito. Porém algumas coisas aconteceram naquela época. Hokuto no Ken o grande mangá Battle Shonen de sucesso chegava ao fim praticamente nessa mesma época que Dragon Ball mudou e se tornou mais Battle Shonen também.Os editores da Jump  provavelmente vendo todo o sucesso que essa parte final de Dragon Ball deve ter causado,pois isso pode ter ocasionado aumento significativo nas vendas e sem um dos seus grandes carros chefe fez com que eles pudessem acreditar que Dragon Ball poderia ser o novo Hokuto no Ken.Lembrando que o editor tem um peso muito grande no processo criativo de qualquer obra. Existem declarações oficiais desses editores do Toriyama que Dragon Ball se inspirou em Hokuto no Ken na "fase Z"(lembrando que Dragon Ball é uma coisa só no mangá,a única divisão que existe é o Super) e não tem como questionar,basta ver que o tom da série ficou mais sério,mais focado na pancadaria,o mundo e aventura junto com a comédia foram deixados de lado e o traço do Toriyama também foi ficando mais parecido com a arte de Hokuto no Ken.






Sem mais o que fazer com o mundo Toriyama teve que expandir o mundo além da Terra  afinal Goku já era o mais forte do mundo e qual a melhor forma de expandir mais o universo da franquia? ir pro espaço,e pra isso ele fez com que Goku se tornasse um alienígena pra justificar essa expansão e não ser apenas algo jogado,e daí toda aquela referencia da Jornada ao Oeste se torna uma explicação justificada,o Goku ter uma cauda e virar um macaco gigante na lua cheia era porque os seres do seu planeta natal também eram assim. Eu sinto que a arte do Toriyama perdeu um pouco daquele estilo mágico pra ser algo mais Battle Shonen,inclsuive aumentando a massa muscular dos personagens pra ficar mais ao estilo de Hokuto no Ken e ele se tornar de vez seus sucessor.claro,a arte é muito boa e icônica mas aquele estilo mais fábula japonesa do começo se perdeu bastante. Com grandes paineis mostrando as expressões e a musculatura dos personagens,e especialmente as tansformações.Toda transformação seja da forma final do Freeza,do Super Saiyajin do Goku ou o Super Saiyajin 2 tinha uma página enorme mostrando com detalhes. E aquele Dragon Ball de aventura e comédia se foi pra sempre,a comédia foi bem diluída embora presente e tudo foi ficando mais sério e mais violento,seguindo os moldes da saga do Piccollo e ampliados pois agora os poderes dos personagens eram capazes de causar terremotos e até destruir um planeta inteiro.Com tanto poder até a busca das Dragon Balls e o sentimento de aventura não tinham mais razão de existir. E a gente percebe que Toriyama apenas estava seguindo o que achava ser o melhor pra série e talvez o que seus editores pensavam ser o melhor pra série e não necessariamente o tipo de história que ele gostava de escrever,embora a gente não possa dizer que os editores da Jump não estariam corretos(caso o que eu disse seja o que aconteceu mesmo) pois foi justamente essa fase que fez a obra se tornar um fenômeno gigantesco que é hoje. E eu gosto bastante da "fase Z" embora eu prefira o Dragon Ball clássico. E não dá pra dizer o contrário,a pancadaria é da boa,personagens iconicos como Vegeta e Freeza surgiram e o Super Saiyajiin se torna a transformação mais icônica da história.mas curiosamente existem relatos que dizem que os 3 editores da Jump eram bem incisivos no que queriam com a obra e por conta disso Toriyama se inspirou neles pra criar os grandes vilões da série. Com Dragon Ball fazendo sucesso existe uma idéia de que Freeza poderia ser a saga que encerraria a série pois Goku derrota o principal vilão relacionado a sua raça. Ele se torna o Super Saiyajin a maior lenda e teria uma suposta morte definitiva. Faz sentido se pensarmos assim. Mas a série continuou e vemos na saga seguinte a mão do editor cada vez mais alta interferindo até na criação de personagens pois o Androide 17  e o Trunks foram feitos pensando em atrair mais o publico feminino,eles tem aquele ar bonitão(o famoso ikemen) e até a forma final do Cell foi  daquela forma pelo editor não gostar das outras formas antigas dele. Nessa época surgia mais uma possibilidade de um encerramento de  Dragon Ball  ou uma mudança de direção na série poderia se desenhar pois além da Red Ribbon ser um inimigo clássico retornando com um tom mais sério devido as mudanças de direção da obra poderia ser o encerramento perfeito e por algum motivo Toriyama decidiu que iria fazer algo que ele parecia pensar em fazer faz tempo que era deixar o protagonismo da série pro Gohan. O Goku morrer em Namek poderia ser a primeira tentativa e a saga do Cell a segunda tentativa. Mas no fim o Goku era já uma personagem tão icônico e grandioso que o Gohan não conseguiria igualar pra carregar a série nas costas. E no fim Goku foi mantido. Porém algo fez com que Dragon Ball mudasse novamente de direção e uma mudança bem definitiva que afetou a franquia mesmo nos dias atuais.









Toriyama teve um último editor após Kazuhiko Torishima e Yu Kondo,este era Fuyuto Takeda, mais tranquilo e amigável(e curiosamente bem parecido com o Majin Boo gordo que também é mais amigável) e que era dito que lhe dava total liberdade criativa. Eu sinto que nesse momento foi que o Toriyama se sentiu livre novamente pra ele fazer o que mais gosta de fazer na série e drasticamente ele trás alguns dos elementos perdidos ou diluídos da série  de volta e é a comédia. Uma coisa que notamos bem no mangá nessa fase do Majin Boo é a mudança brusca no tom e no estilo de contar a história que o Toriyama adota e essa mudança acontece depois que o Vegeta se sacrifica. Até aí Dragon Ball adotava aquele mesmo padrão sério mesmo com um vilão mais bobinho como Majin Boo  e a composição das páginas com aqueles grandes painéis de uma página super detalhados  ainda era a mesma de antes. Mas a partir daí tudo muda drasticamente,Toriyama  passa a não mais detalhar seu traço(eu sinto que ele tá bem mais relaxado,quase como o Togashi no fim de Yu Yu Hakusho) pelo menos não tanto quanto antes e nem mais abusa tanto dos paineis imensos pra detalhar uma transformação de impacto,e ele também costuma colocar muito mais quadrinhos e mais informações e coisas ocorrendo numa página só do que antes. E a comédia que é o que o autor mais gosta de fazer voltou com tudo.Primeiro ele deu mais destaque pro Mr Satan que é o personagem cômico introduzido na saga Cell talvez pra quebrar aquela seriedade toda da saga fazendo ele interagir com Majin Boo que também era um vilão cômico embora o papel dele seja semelhante aos Androides que surgem como vilões mas depois se aliam ao grupo de protagonistas. E como ele tirou de cena Goku,Vegeta,Gohan restando somente Goten e Trunks onde teve a oportunidade de criar um herói cômico com mentalidade infantil e que parodia heróis de Tokusatsu que foi o Gotenks que proporciona a luta mais cômica de Dragon Ball e nem o Piccolo tão sério escapou,e é muito mais do que as Forças Ginyu,ele lembra muito aquelas lutas como contra o ninja lá da Red Ribbon do começo. Eu acredito fortemente que essas mudanças ocorreram justamente quando Toriyama trocou de editor,seria coincidência demais . E se pensa que o tom cômico fica apenas em personagens como Gotenks ou situações ele está presente em várias partes,da luta do Vegetto,a luta final com Majin Boo em sua forma definitiva,e até nas interações com o Kaiohshin velho onde o Vegeta fica furiosos com o Goku oferecer a Bulma pra ele apalpar em troca de fazer vista grossa com o uso das Dragon Balls e isso é piada típica do inicio de Dragon Ball e foi se perdendo conforme as coisas ficam sérias.











E é por causa disso que o Dragon Ball Super não infantilizou a série como muitos ainda insistem em afirmar,foi uma mudança de direção natural da franquia que já começou em Majin Boo e o Toriyama seguiu esse mesmo estilo e tom trazendo de volta os elementos perdidos do inicio da obra como o Pilaf que tava sumido por anos(mas não trouxe a Lunch de volta né?) e o tom de humor sempre presente em personagens como Bills. É basicamente o Toriyama fazendo o que ele gosta de fazer sem abandonar aquilo que fez Dragon Ball popular como as lutas titânicas então temos novas transformações,elas seguem o padrão simples que o Toriyama adota,tem as desculpas pra ter novas versões igual ocorre quando o vegeta se tornou Super Saiyajin que foi bem qualquer coisa comparado a tudo que ocorreu com o Goku em Namek e depois ainda teve Goten e Trunks que já se tornaram SSJ,de qualquer jeito,sei lá,deram um espirro e viraram SSJ. Tem as coisas que o Toriyama esquece coisa que já é costumeira dele e agora piora porque temos que dar um desconto pois ele não escrevia anda faz mais de 20 anos e continua embora dessa vez o Toriyama não tenha o total controle criativo,ele cria o argumento,personagens e a trama central e a equipe do anime ou o Toyotaro no mangá desenvolvem isso cada uma  sua maneira e por isso que deu pra fazer ambos simultaneamente e não foi preciso esperar o mangá pra adaptar pro anime. Uma coisa que podemos notar no Akira Toriyama pós Dragon Ball é que ele não só resgatou aquilo que ele mais gostava de fazer como aquela arte mais diferenciada,detalhada e mágica,basta a gente ver a fase do Toriyama com Dragon Quest VIII do PlayStation 2 ,e a arte dele tá melhor do que nunca,muito detalhada. Já os personagens de Dragon Ball  perderam aquela musculatura imensa que veio no estilo Hokuto no Ken e os personagens ficaram mais magros o que fez muita gente estranhar.O jeitão mais caricato mesclado com as coisas que viriam depois na fase de Dragon Ball deram um tom bem interessante nas outra obras que ele desenhou.Você já percebe uma diferença muito grande nas artes das capas da Edição Defintiva do mangá Dragon Ball. Bom conforme eu disse aqueles elementos de humor do Dragon Ball clássico retornam especialmente no Super e isso desagradou muita gente como já era esperado,pelo menos aqui no Brasil onde o Dragon Ball clássico sequer passou completo e não tivemos toda uma construção da história.Ao invés disso a série já recomeçou no brasil pelo Dragon Ball Z, 3 anos depois(quase 4) com uma nova geração de fãs surgindo que acabou conquistando muita gente que ficou vidrada com aquele estilo de tom que a série tinha.É o que acontece geralmente com o Dragon Ball clássico,ele é muito eclipsado pelo Z e até nos produtos isso se reflete e o Dragon Ball clássico só passou completo depois que o Z tinha terminado,e muita gente nem deu bola pra isso,ele sequer é lembrado ou reverenciado. E obviamente sempre tem aquelas opiniões extremas como dizer que o DBZ é o Dragon Ball raiz pra desmerecer o Super sendo que o Dragon Ball raiz  de verdade seria o clássico né,que todo mundo parece esquecer disso. Quando Dragon Ball Daima foi anunciado  causou uma comoção especialmente desse lado do fandom que odeia o Super pois ele iria mais a fundo no resgate aos elementos do Dragon Ball clássico com todo mundo virando criança com seu Bastão Mágico,o resgate da aventura explorando uma parte da história com o o mundo demoníaco de onde Dabura veio e tem ligação direta com outra obra do Toriyama chamada Sandland que não por coincidência vai ganhar agora uma adaptação em anime mesmo ele tendo sido publicado em mangá em 2000 e um jogo. Eu acho que tomaram essa decisão por conta que o protagonista vem exatamente do mundo que Goku vai explorar no Daima então é o timing perfeito pra se explorar essa obra que se passa no mesmo universo da série mesmo tendo um tom diferente. E claro que o Daima vai ser uma homenagem aos 40 anos de Dragon Ball e apenas isso,não há necessidade de revolta,existe muitas chances do Super retornar e adaptar sagas que só temos no mangá atualmente ou até novos filmes mas devido ao falecimento do autor tudo ainda é incerto nesse ponto. Lá no Japão o pessoal aceitou e abraço o Super de boa,o filme do Super Hero que foi o mais criticado pelos fãs brasileiros se tornou o mais bem sucedido em bilheteria tanto no Japão quanto mundialmente,ele foi superior a todos os filmes anteriores.

Então esse foi o ponto a ponto de Dragon Ball e os motivos que levaram o mangá a ser o que ele é hoje.Embora nunca mais veremos a arte única e inconfundível de Toriyama mesmo que o próprio Toyotaro tente replicar não é a mesma coisa.O futuro do Super é incerto sem seu criador e não sabemos qual decisões Toyotaro pode tomar por conta própria caso ele fique sendo responsável pela obra. Mas ao menos esses 45 anos de carreira do Toriyama temos um material muito rico pra explorar. 

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