Reflexão da Cultura Pop Japonesa: Vintage,a apreciação pelas obras clássicas e porque muitos de nós gostamos do antigo

Você sabe o que é Vintage?essa é a palavra utilizada por apreciadores de obras clássicas,essas obras antigas que marcaram época e definiram as que vieram depois. Ultimamente o termo datado é usado a exaustão quando se trata de obras antigas vistas sob o contexto atual com tecnologia superior o que de certo modo acaba se tornando um termo perjorativo que de certa forma acaba desmerecendo obras antigas que usavam a tecnologia da época.Sim,a tecnologia evolui e certas coisas ficam ultrapassadas porém é preciso salientar que isso não deveria ser encarado como uma depreciação e sim deveríamos cultuar isso,cada obra reflete a tecnologia,cultura,influências de cada era e isso é praticamente uma máquina do tempo pra nós,a única forma de voltarmos a uma época que não existe mais. Porém coisas como "essa obra envelheceu mal" é um desserviço. Por isso o termo vintage surgiu,uma forma muito mais apreciativa pelos clássicos não colocando as obras datadas como coisas ruíns mas como um reflexo natural de sua época.




Eu sou um apreciador de obras antigas embora eu ainda tenha um certo limite embora eu não menospreze e respeite. Eu tenho dificuldade pra assistir obras em preto e branco,me dá uma aflição e desconforto enorme. Eu também não curto jogos de antes da era dos 8 bits como o famoso Atari 2600.Em relação a Tokusatsu não tem tanta opção porque obras muito antigas são lost media mas temos os filmes do Godzilla e outros Kaijuu,eu curto mais os filmes dos anos 70 deles. E o Tokusatsu geral a partir de 1966 com o Ultraman em diante. Então pela minha própria experiência com as obras antigas vou mostrar quais são as sensações que eu tenho com as obras antigas que pode ser diferente de pessoa pra pessoa.




Começando pelo Tokusatsu que é a minha maior paixão,se tem uma coisa que eu adoro são as séries antigas e a forma como tudo era feito.O Tokusatsu é voltado pro público infantil e ele não tem medo de não parecer realista,o mais importante é a diversão. E a criatividade dos produtores em driblar limitações técnicas pra trazer os heróis pra realidade é sempre muito legal. Então aqueles efeitos práticos massivos são muito bem vindos mas é difícil por em palavras a sensação que eu tenho assistindo séries antigas e tudo que eu posso dizer é que eu acho muito charmoso e atrativo os efeitos especiais antigos.As maquetes que sempre impressionam como as da Tsuburaya,inclusive tem lutas dos Ultras na chuva e até simulando um maremoto,eu acho incrível isso até hoje,as fantasias do robô gigante onde era uma pessoa vestindo um traje de robô assim como os monstros e os truques que eles usavam pra dar uma sensação de imponência e imensidão colocando o robô filmado de baixo pra cima.A década de 80 e 90 eram muito atrativas pois lá o Tokusatsu começou a se inspirar no modelo de cinema de ação americano e investiu pesado em coreografias e sequências de ação.perseguição de carro,saltos em despenhadeiro,pilotando barco a motor e inúmeras coisas tudo com efeitos práticos.E uma coisa que eu acho maravilhoso no Tokusatsu eram as filmagens em película que davam um aspecto tão único a filmagem,ela dava uma espécie de efeito bem brilhoso e quando você via uma cena você identificava que era uma produção japonesa porque os ocidentais sempre usavam filmagem em vídeo pelo que eu lembre,eu não sou muito versado nas produções ocidentais fora o que eu via quando criança.Hoje em dia é mais difícil cada era ter uma assinatura porque tudo é muito similar.Eu por exemplo gosto muito do Tokusatsu e dos efeitos especiais do inicio dos anos 2000 onde o CG estava sendo experimental,que dá um identidade visual própria tanto que se você ver alguma cena dessa época você já identifica.hoje em dia o maior diferencial entre as séries da geração HDTV em diante acaba mais nos efeitos especiais que melhoram a cada época,embora King-Ohger foi a série com maior identidade visual própria que vi nos últimos tempos. Hoje em dia vendo o cinema ocidental e a preocupação imensa em tudo parecer real e convincente eu sinto que naquela época era muito mais interessante trabalhar porque ninguém pensava nisso,caso contrário não teríamos Star Wars porque iriam pensar que a tecnologia atual seria impossível fazer uma história espacial convincente,e essa é a desculpa pras pessoas pros filmes de Super Heróis não terem dado certo antes doz X-Men ou do UCM.




Nos animes a coisa é bem mais simples,antigamente as séries tinham um estilo muito distinto. As séries dos anos 70 tinham uma identidade visual muito similar ao estilo que o Osamu Tezuka e a década de 80 acaba sendo minha favorita até porque eu tenho uma tendencia de gostar mais de obras oitentistas mas eu curto muito a estética visual das séries principalmente dos OVAs onde tudo já se liberta daquele estilo do Tezuka e cada artista trás uma identidade visual própria.Eu adoro s séries de ficção científica futurista dos anos 80 onde acabou se construindo o retrofuturismo,aquele futuro onde coisas retro permanecem,como por exemplo ninguém imaginar na época que teria uma midia de vídeo mais avançada como um DVDs e ainda manter o videocassete mesmo que a série se passe em 2080 por exemplo.Os OVAs sem dúvida são minha maior paixão,eu adoro ver as obras desenhadas pelo Haruhiko Mikimoto como Iczer-1 por exemplo e obviamente nada de digital,tudo era feito no acetato,o que dá cores e uma sensação única muito similar a filmagem em película do Tokusatsu,e esse talvez seja o motivo de muitos terem essa sensação melhor do que o que é feito hoje.No caso dos animes eu confesso que ele se tornou um atrativo pra mim novamente mais a partir da era da Ufotable onde os filtros e os efeitos especiais 3D surgiram deixando tudo mais bonito nessa era da produção digital.Apenas algumas obras me chamavam atenção na era 2000 como Princess Tutu,FMA e Gurren Laggan.






Já na parte dos games eu cresci praticamente com o SNES e os jogos incríveis da Capcom e SNK nos arcades e obviamente a pixel art é muito apreciada. E naquela época pra compensar as limitações tecnologias existiam decisões artísticas que sempre trás uma inovação e coisas interessantes como o Mode 7 do SNES que dava aquele efeito de aumentar e diminuir os sprites pra dar um efeito de zoom. E uma dos meus favoritos absolutos era a pré-renderização que fazia com que se digitalizasse objetos 3D pra torná-los 2D  e o Donkey Kong Contry é legal até hoje. Eu lembro de ficar de boca aberta quando eu vi esse jogo. Outro que impressionou bastante foi o Super Mario RPG.E eu achava legal até as coisas que hoje seriam consideradas toscas como aquela técnica de digitalizar os atores reais em sprites com o Mortal Kombat. E o jogo 2D que me impressionou bastante com Yoshi's Island que trazia um mundo que aprecia desenhado em lápis de cor com aqueles sprites que cresciam na tela,esse jogo até hoje eu acho lindíssimo.E a era dos 32 bits seguiu com essa mesma criatividade dos 16 bits mas dessa vez aproveitando o novo poder do 3D.Então nós temos coisas realmente interessantes como os novos jogos de RPG que combinavam o 2D com 3D,geralmente os sprites eram usados nos personagens e os cenários eram em 3D. E ao contrário do que as pessoas normalmente na comunidade gamer acham,que os jogos 3D envelhecem mal diferente dos pixels que sempre se mantem bonitos eu já gosto muito dos jogos 3D dessa época. Eu fiquei de boca aberta quando vi jogos em 3D pela primeira vez,quando vi Mario 64 e Tomb Raider com toda aquela liberdade de movimentação em 3 dimensões eu fiquei maluco. Da mesma forma que os efeitos especiais antigos de Tokusatsu eu acho bem charmoso essa época do 3D quando não existia o hyper realismo.Hoje em dia tudo é bem cinza e agora obrigatoriamente eles pegam rostos de atores famosso pra dar vida a seus personagens e muitas vezes como nos caso dos Tomb Raider atuais eu entro imediatamente no vale da estranheza. O Tomb Raider clássico mesmo tinha um visual bem cartoon,como as animações 3D da Pixar ou Dreamworks e eu acho bem mais legal que o hyper realismo e eu fico feliz quando vejo que jogos como Tekken 8 e FFVII Rebirth ainda usam a estilização japonesa deixando os personagens com aquele aspecto mais anime diferente da série Resident Evil que foi pro caminho do hyper realismo até em Devil May cry porém mantendo a estilização somente no Street Fighter 6 que mescla essa estilização ao realismo. Outro estilo gráfico que retornou foi a pré-renderização só que de uma forma diferente da do Donkey Kong,a empresa pegava apenas os cenários dos jogos e uma imagem em CG estática que dava uma ilusão de 3D bem legal,porém a câmera era fixa. O jogo que melhor usou esse recurso foi o Final Fantasy pois existiam partes do jogo onde o cenário era animado,entrava um CGI que fazia o cenário se movimentar e isso era muito legal. Hoje em dia os jogos andam menos criativos,e são poucos que ainda tentam uma estilização porque o público quer ver mais potencia e realismo nos gráficos e em mim o efeito é o contrário,quanto mais realista um jogo é visualmente menos interesse eu tenho por ele,e quanto mais estilizado mas eu sinto atração. Isso é decisivo quando eu acabo preferindo FFVII remake ao The Witcher 3,embora este seja um jogo bonito.Uma coisa bem interessante que andou acontecendo recentemente é o relançamento de jogos clássicos melhorando sua estética sem refazê-lo por completo como é o caso do FFVIII Remaster que manteve os cenários pré-renderizados,os elementos de gameplay,a estética e o visual 32 bit mas ele recebeu um tapa no visual onde eles melhoraram os modelos 3D sem deixar aquele aspecto antigo neles,a mesma coisa ocorreu no Tomb Raider I a III Remastered onde eles refizeram os modelos da Lara pra fazer ela se parecer mais com o modelo feito em CG dela da época e eles melhoraram os cenários sem refazer tudo e perder aquele aspecto clássico.Existem jogos índies que tentam reproduzir o estilo visual antigo mas eu acho que fica algo muito artificial,eu geralmente prefiro quando jogos pegam um estilo de gameplay antiga e usa de forma nova aproveitando a tecnologia atual como o Super Mario Wonder que não pega apenas aquele estilo antigo 2D dos jogos antigos,não,ele simplesmente se reinventa usando a tecnologia atual.

Esses são apenas alguns exemplos de como eu aprecio o vintage na cultura pop japonesa e a gente tem que aprender a valorizar os clássicos pois foram eles que moldaram o que nós vemos agora.






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