Meus destaques dos animes que vi na temporada de Abril de 2024 - fugindo dos padrões de sempre dos isekai e animes medievais

 A algum tempo eu queria trazer esse tipo de conteúdo pois como eu costumo assistir animes de temporada é sempre bom salientar os títulos que causaram maior engajamento. E com a proliferação infinita de animes isekai ou com mundos medievais bem genéricos essa temporada foi uma grata surpresa por temos muitos animes com estilos distintos que acabaram sendo um sopro em um monte de mesmices que vemos já a muitos anos.Eu vou destacar alguns deles aqui,e apesar de no momento que escrevo isso não terem terminado já é possível se avaliar a qualidade deles por estarem bem perto do seus final. Espero poder trazer um post desses todo fim aproximado de temporada lembrando que são apenas os animes que vi,são muitos deles por temporada e acabo não podendo ver tudo.


 


1-Henjin wo Salad Bowl



Este anime aqui é um Isekai porem é um reverso,ou seja uma princesa de um mundo de fantasia chamada sara e sua serva Livia que é uma cavaleira protetora vão parar no mundo real e a partir daqui viver a vida no nosso mundo.Sara encontra um detetive pouco renomado e duro chamado Sousuke que passa a tornar sara sua assistente após descobrir que a garota além de muito inteligente tem poderes mágicos bem fortes. Sara é muito alto astral e ela é fanática por mangás do detetive Conan. Por outro lado Livia virou uma sem teto que acaba tentando sobreviver pra provar que ainda está a altura de servir a princesa. E essa série é um divertido slice of life urbano que reúne uma gama de personagens excentricos que criam situações bem divertidas como uma mulher dona de uma seita religiosa que na verdade extorque grana dos seus membros criando falsos milagres e lavagem cerebral,tem uma música que acaba convidando Livia a trabalhar numa casa de acompanhantes de luxo que acaba depois levando uma batida da polícia e várias outras situações bem divertidas(a parte da Sara falando a real sobre revendedores é impagável) e que fogem do convencional de uma indústria saturada de obras isekai e de mundos medievais.




2-Yoru no Kurage wa Oyogenai



Esse foi uma grata surpresa. Um anime que também pode ser considerado um anime musical mas ele foca mais nas personagens. Ele conta a história de Mahiru uma garota que foi a Tóquio e desitiu de desenhar que acaba se encantando pela voz de uma cantora de rua,a  Kano que acaba descobrindo que Mahiru é a ilustradora que desenhou um grafite no muro que a deixou encantada,um desenho de uma água-viva(que inclusive tem todo um contexto profundo em relação a trama por isso o Kurage no título) e essa Kano é uma ex-idol que se afastou do showbizz por ter socado uma colega de grupo e então elas duas decidem usar seus talentos pra criar uma banda anônima e ela poder se expressar e se vingar daqueles que a caluniaram. E o legal desse anime são as personagens que são muito carismáticas e todas são muito desajustadas. Mahiru tem um complexo de inferioridade,ela não gosta de sí mesma e não se acha boa desenhando,temos Mei que é uma garota de uma família rica que era pressionada a ser boa no piano e encontrou liberdade pois sua idol favorita tinha te animado e se tornou sua grande motivação de vida inclusive se tornando bem fanatica por ela,replicando seu visual antigo e tal e essa garota por acaso é justamente a Kano e Kiui que é uma Vtuber que é desajustada socialmente se toando uma reclusa. Uma coisa que é muito boa é quando eles revelam a verdade sobre a agressão de Kano a sua parceira de equipe e o real motivo que levou aquilo que é muito bom e cria um momento bem tenso e de desenvolvimento na série.


3-Girls Band Cry



Esse anime é um tanto estranho pois ele é da Toei e feito em cg só que um CG bem diferente do padrão que a gente vê,ele é mais estilizado com cores mais pastéis em certos momentos,parecendo bastante cutscenes de videogames. Porém ele é muito bom e ele vai se parecer muito com Yoru no Kurage pois ele também trás um grupo de garotas desajustadas que acaba formando uma banda de rock porém este anime é um pouco diferente,primeiro porque as garotas vão formar de fato um abanda real então elas não são dubladas por seyuus o que pode causar estranheza já que atuação delas é mais realista do que o padrão mais caricato dos animes e também não é o ponto forte delas. Na trama temos Nina que também deixa o iterior pra se aventurar em Toquio e ela também encontra uma artista de rua chamada Momoka que havia deixado sua banda por divergencias criativas pra formar uma nova banda. Então as coincidencias com Yoru no Kurage não terminam aqui temos uma garota de classe mais alta chamada Awa,só que essa é uma atriz que apenas é por conta da tradição familiar de ter as mulheres seguindo os mesmos passos coisas que ela não quer e mais tarde entram pro time a pacata e alegre que perdeu sua mãe em um acidente e sofre discriminação pros er mestiça e a meio ranzinza, Tomo que fugiu de casa após seus pais negligenciarem seus sonhos de ser uma artista que tocará no Budokan que é o sonho de qualquer artista japonês. Além de momentos muito divertidos do queinteto nós temos as brigas constantes pois Nina é bastante teimosa e incisiva enquanto Momoka é mais realista. Um momento bem interessante na série é quando sabemos sobre como Momoka deixou o grupo que tocava,isso é um reflexo de como os artistas acabam tendo que encarar,uma coisa é você tocar aquilo que quer e outra se adequar a padrões mais comerciais,e o grupo foi induzido a virar uma banda de idols,coisa que Momoka era contra mas as suas amigas queriam ingressar o showbizz e acataram a decisão de sua agência fazendo elas romperem.Constantemente Nina fica fula com Momoka por elas tocarem a música dela em um outro ritmo e querendo incitar Momoka a querer derrotar o grupo e mostrar que não estava certa,mas Momoka acha que elas tomaram uma decisão bem lógica se quiserem se manter no mercado.

 4-Seyuu no Radio no Uraomote



Esse conta a história de Yasumi uma gal que é dubladora e cria uma personagem mais normal pra poder ter mais chances de conseguir público e de Yuhi uma garota anti-social que faz um estilo mais idol fofinha pra conseguir mais chances de sucesso.As duas acabam sendo convocadas por suas produtoras a fazer um programa de rádio juntas mas elas por terem personalidades distintas não se bicam mas tem que fingir serem melhores amigas.Esse anime parecia algo descompromissado porém ele mostra um rico bastidor da indústria de dublagem e situações que podem ser parecidas com o que ocorre,como o fato de rolar uma convocação de Yuhi pra dublar um anime e ela ser vista junto de uma forma intima com o diretor o que faz pessoas suspeitarem que ela faz o teste do sofá mas na realidade o diretor era seu pai. Isso obrigou as duas a revelarem suas reais personalidades ao público. Se por um lado isso atraiu muito público por elas usarem suas reais personalidades por outro pessoas se afastaram por gostarem das suas antigas personagens,muitas acabam se inspirando e se motivando nessas artistas e é o caso de outra dubladora que é muito hostil com elas por conta de expor suas personagens mas que na verdade era uma fã e parte dessa hostilidade além de ser por uma questão profissional era porque ela gostava e se motivava por conta da dupla "original".Ele mostra a dificuldade de conseguir o papel,frustração e a volta por ciam pra melhora e nãos e acomodar,é muito legal.


5-Kaijuu No. 8

Esse aqui todo mundo já conhece,é o grande hype da temporada. Eu acho ele um anime divertido porém os outros citados acima foram melhores pra mim mas Kaijuu foi uma surpresa interessante pois ele é um mangá da Shonen Jump +,a revista digital da famosa editora Shueisha, que já fazia sucesso antes do anime estrear e ele é um Shonen bem diferente pois a temática dele é algo comum em Tokusatsu porém incomum nos animes. Ele conta a história de Kafka que vive num mundo onde esses seres gigantescos surgiram e ele faz uma promessa a uma amiga de infância,a Mina que iriam ingressar juntos e combater essas criaturas que lhe tiraram tudo. Porém o tempo passou e Mina se tornou uma comandante respeitada nas forças de combate militares aos Kaijuu porém Kafka virou apenas o cara da limpeza que faz o trabalho de analisar os Kaijuus e limpar toda a sujeira pós os combates e a situação muda quando uma criatura o parasita fazendo ele mesmo se tornar um Kaijuu. Ele é incentivado a por um novato na limpeza a ingressarem juntos no esquadrão e ele tem que ainda esconder sua identidade. Muito divertido,bem animado com lutas impressionantes e personagens legais.E é uma satisfação imensa ver depois de Holywood usar um termo de um nicho tão pequeno que é o Tokusatsu ser também suado em animes lembrando que  Kaijuu significa "Fera Estranha" geralmente usadas pros monstros gigantes enquanto os monstros  de tamanho normais são chamados Kaijin "humano estranho"

Menção Honrosa: Sasayaku You ni koi na Utau



Esse aqui é um yuri que surpreendeu um pouco por subverter expectativas pois a trama conta a história de Himari que em sua nova escola e em seu primeiro dia acaba se deparando com um grupo de música que formou uma banda e se apaixona a primeira vista pela vocalista temporaria do grupo Yori e de cara ela a chama e se declara pra ela.com o choque da garota ter se apaixonado a primeira vista Yori conversa com ela e acaba se encantando pela garota também e decide se declarar também e pra sua surpresa descobre que a garota não havia se apaixonado por ela exatamente mas por sua música e ela se confundiu e Himari costuma dizer que ama as pessoas que ela gosta não românticamente por anão conhecer o que é o amor e essa é a subversão da série pois quem se apaixonou a primeira vista foi a outra garota e não a protagonista e Yori está disposta a fazer Himari compreender o que é esse sentimento conseguindo tentar fazer se apaixonar por ela e além disso temos a líder do clube musical que na verdade também é apaixonada por Yori e esse anime tem vários possíveis casais yuri que já vi num anime assim.E é um anime bem divertido de se assistir.


Infelizmente a maioria desses animes não está oficialmente no Brasil. O único é o Kaijuu No 8 na Crunchyroll então apenas por meios alternativos é possível ver porém a escassez dos fansubs rápidos como era antigamente fazem as vezes algumas dessas séries terem uma demora muito grande até sua tradução e a forma mais rápida de conseguir ver em tempo real é em inglês.

Comentários