70 anos de Tokusatsu parte 2 : mais curiosidades e relatos da minha experiência e observações sobre essas produções

 




A primeira pergunta que muitos fazem quando falamos sobre isso é: "por que gostar de Tokusatsu?". Por serem produções infantis são bastante subestimadas,e isso por bem ou por mal é por causa talvez da impressão que Power Ranger causa,porque Power Rangers costuma ter séries com tramas muito superficiais e simples demais,acho que falta um pouco da emoção que a gente sente nas obras e inclusive não é só o Tokusatsu que passa por isso,eu acho que os desenhos americanos tem uma diferença muito grande pro anime também,até séries infantis como Digimon costuma te dar um sentimento a mais,o que um He-Man não proporcionaria.Acredito que isso faz quem não conhece acreditar que as séries japonesas são iguais a Power Rangers no tom das histórias e na linguagem o que não é verdade porque Power Rangers é uma coisa mais similar a desenhos como Ben-10,como as 3 Espiãs demais,etc. Enquanto o Tokusatsu é algo mais próximo de um Digimon Tamers,ou até de um mangá Shonen. Curiosamente o David Yost que interpretou Billy até disse que quando eles assistiram Zyuranger pra ter uma idéia de como era o projeto que estavam trabalhando e eles acharam a série bem dramática e violenta,algo que os americanos não estão acostumados porque a forma como eles fazem séries infantis é diferente,eles não costumam criar dramas,morte é algo impensável.o mesmo choque nós tivemos quando os animes começaram a aparecer desde a vinda de Saint Seiya,a gente até percebe que séries mais cômicas como Sailor Moon também gostam de trabalhar o drama e os americanos parecem não se preocupar com isso nas obras infantis. Eu ainda sinto uma diferença grande mesmo quando comparo o Sentai atual que é bem mais leve que antigamente com o Power Rangers atual. O Tokusatsu  carrega a forma única e especial de se contar histórias que só os japoneses fazem.Eles gostam de colocar um significado nas coisas,e fazer as crianças aprenderem valores morais universais,sem aquela lição de moral que os desenhos antigos faziam por exemplo,é algo mais sútil e natural,e entre estes valores estão: se preocupar com a família,com amigos,com o futuro das crianças,das pessoas queridas.Temos exemplos em animes onde nos emocionamos com a trama de cada personagem de One Piece,com o sonho de Naruto.Já senti muita emoção em dramas como Tokusatsu Gagaga e Majisuka Gakuen. Então a forma de narrativa japonesa enriquece muito o Tokusatsu em muitas vezes. Mesmo séries mais simples acabam sendo mais divertidas e interessantes de acompanhar que uma série regular de Power Rangers,ainda mais nos dias atuais. Em uma determinada época após assistir muitas séries atuais incríveis como Shinkenger,Timeranger,Kamen Rider Kuuga,555 eu acreditva que o motivo que me fazia gostar de Tokusatsu era que ele conseguia contar histórias tão profundas ou emocionantes quanto meus Shonen Mangás favoritos porém após explorar mais e mais essas produções eu percebi que esse era um pensamento reducionista pois eu estaria ignorando as obras mais simples de décadas como as de 60 e 70 que tinham mais simplicidade e até maior ingenuidade por ser o padrão da época então depois de refletir muito eu percebi que o motivo de eu gostar de Tokusatsu é que essas produções são divertidas,criativas,não tem medo de ser lúdico,não tem qualquer compromisso com realismo e também podem contar ótimas histórias ou simplesmente te divertir com a ação. São produções extremamente atraentes. Visto que o pensamento do público atualmente sempre se refere a coerência com o realismo,da qualidade dos efeitos e dos produtores de se preocuparem com outras questões que não a diversão,eu sinto que o Tokusatsu consegue conquistar o público por serem produções honestas e muito divertidas e que podem tocar nossos corações, e até mexer com nossos sentimentos.Antigamente a gente não se importava com o efeito de stop motion dos robôs de Robocop,a gente até se impressionava com isso.e Hoje a discussão que temos é se o CGI tira ou não sua imersão enquanto no Tokusatsu a gente simplesmente aceita que aquilo está acontecendo. 

Mesmo sendo uma vitrine pra brinquedos sua equipe de produção na maior parte tem o compromisso de contar boas histórias e fazer algo marcante,sua própria visão artística e por isso que o Tokusatsu consegue ser mais especial pra mim até do que outras produções infantis.E um dos principais e mais importantes motivos e que faz o Tokusatsu ser hipnotizante pra mim é que essas produções são únicas,não existe nada parecido com isso.Eu até chego a brincar que Xena Hercules e Star Trek são Tokusatsu devido a certas semelhanças porém eles são mais séries norte americanas mas com aquele toque mais exagerado que faz eles ficarem próximos as séries Tokusatsu.E o Tokusatsu é um tipo de produção que é só bater o olho pra identificarmos o que é,o uso intensivo de efeitos especiais,maquetes,suitmaker(os caras que vestem roupas de mechas ou monstros) etc. E são tantas séries marcantes tanto da infância quanto da fase adulta.







E não pensem que apenas séries antigas possuem drama e emoção,séries atuais também.Os Kamen Rider modernos são especialistas em criar dramas em suas histórias.Eu inclusive tinha visto alguém postar algo desdenhando as séries atuais com uma cena emotiva de Flashman dizendo que nenhuma série atual tem mais isso e eu desmenti o sujeito mostrando uma cena de Ryusoulger onde a mãe de uma personagem foi revivida assim com várias pessoas por um monstro e essa mãe resolveu fazer o prato favorito dela uma última oportunidade,e quando o monstro foi vencido e ela teve de ir embora a cena de despedida foi linda e tocante. mesmo o Super Sentai procura hoje em dia ser mais leve que um Kamen Rider e tenha uma veia mais cômica por ter um públco alvo menor temos esse tipo de coisa e numa série de 2019.Uma forma que eu tenho de desmentir pessoas que só conheceram a fase da Manchete repleta de séries cujo público alvo era o infanto-juvenil,o que já automaticamente fazia o tom de drama ser maior, e nunca sequer conheceu Tokusatsu em sua totalidade é tirar essa imagem da infantilização maior que as séries atuais deixam nessas pessoas mostrando coisas infantis das antigas séries.Como exemplo aquele Kaijin sabonete do Kamen Rider Super-1 que esfregava o corpo de forma meio ridícula pra usar a espuma e derreter as pessoas.

Um dos meus maiores desejos foi realizado apenas depois de adulto.Sempre que eu via as séries que não passaram no Brasil eu ficava com a vontade de assistir todas as séries e depois disso eu consegui assistir a todas as séries de todas as franquias de Tokusatsu,seja Kamen Rider,Ultraman,os Metal Heroes,eu consegui ver todas elas e sem dúvida pude entender a trajetória dessas séries,as principais influências que elas tiveram,inclusive dá pra contar algumas curiosidades e falar sobre as série mais diferentes que pude experimentar.







Depois de um tempo eu me descobri um grande fã de sci-fi espacial,especialmente dos mais antigos,e me dei mais conta disso após assistir Ultraman.Apesar de Ultraman não ser uma série muito adorada no Brasil,e ao menos a minha impressão é que nos EUA ela também não tem tanto impacto, o Ultraman tem uma abordagem muito diferente do que normalmente o Tokusatsu oferece. Eu diria que o Ultraman seria o nosso Star Trek do Tokusatsu(que por sinal só agora eu decidi correr atrás dele também) e de certa forma Ultraman tem uma pegada muito mais sci-fi do que as outras franquias especialmente nas fases mais clássicas até Mebius,talvez prolongada um pouco mais nos filmes que vieram do Zero e isso é algo que sinto que foi muito diluído nas séries atuais que procuram seguir mais a fórmula do Tokusatsu moderno com o Kaiju da semana,e em boa parte das séries tendo um vilão alien que decide agir no meio dela. Então as séries e concentravam bastante no dia a dia das patrulhas que protegiam a Terra e eles s metiam em várias histórias,desde investigar ilhas perdidas,parar em dimensões alternativas,combater invasores do espaço,coisas estranhas ativadas por algum efeito cósmico e coisas assim,o que é um prato cheio pra quem gosta de ficção científica e normalmente tramas mais contemplativas e reflexivas.Por incrível que pareça eu costumo curtir mais o primeiro Ultraman do que no Ultraseven mesmo sabendo da qualidade do roteiro bem superior de vários episódios porque o Ultraseven se concentrava unicamente em combater invasores do espaço e isso deixava a série menos variada.Felizmente anos depois lançaram uma série que unia perfeitamente a idéia dos dois melhorando e sofisticando em absolutamente tudo que foi o Ultraman Tiga que considero a melhor série Ultra já feita até hoje. A partir dessas séries dos anos 90 eu sentia Ultraman ainda mais parecido com Star Trek com a equipe de defesa da Terra parecendo algo grandioso,com grandes sedes e múltiplos trabalhadores,algo que se perdeu completamente(talvez estejam cortando custos) e as equipes atuais que por sorte voltaram porque na tentativa de popularizar mais a série e fazer ela mais parecida com a concorrência até as patrulhas que davam uma identidade única a Ultraman foi cortada mas felizmente elas voltaram mas sem toda a grandiosidade que as equipes dos anos 90 e 2000 mostravam.Mesmo tendo similaridades com Star Trek o interessante aqui é que temos uma série que não é influenciada por ela diferente do que geralmente acontece pois ambas nasceram no mesmo ano e o Ultraman veio primeiro,em Julho e Star Trek só em Setembro



E se Ultraman não foi influenciado por Star Trek por terem nascido no mesmo ano o mesmo não dá pra dizer de uma série que foi fortemente influenciada por ela que foi Power Rangers Lost Galaxy.Essa série tem conceito similar a Star Trek com a humanidade desbravando o espaço e inclusive eles usaram o mesmo conceito da série Voyager de e eles se perderem,daí o nome da série. E a outra influência de LG é o Robotech que usava o conceito da imigração pra outros planetas mas ele possuía uma nave gigantesca que simulava o ambiente da Terra artificialmente pra que as pessoas se sentissem mais confortáveis.Ah! essa época dos Power Rangers é fantástica pois quando Judd Lynn era o produtor e diretor parecia ter mais liberdade criativa em usar referencias do cinema americano pra compor suas séries como In Space que tem muitas referencias de Star Wars ou mesmo RPM que tem referencias de Mad Max.Hoje eu senti ele muito preso pelo formato meio genérico que as séries atuais adotaram. Mesmo que PR tenha um estigma de ser considerado "bobinho demais", por grande parte da cultura Nerd/Geek e ter aquelas tiradinhas e diálogos típicos de produções americanas temos sim boas séries,inclsuive criando um contraste interessante em suas contrapartes japonesas.um exemplo disso é Power Rangers Lightspeed Rescue que fez um estilo um pouco distinto do original que era uma família pra ser algo mais digamos corporativo como se eles fossem uma organização de resgate,com uma equipe gigante trabalhando diferente do original que era o pai e seus filhos,essa era a equipe de resgate.Temos Power Rangers Timeforce que tem um tom bem maduro pois ele segue os passos da série original e ele oferece um vilão diferente e complexo com um belo final. E Power Rangers SPD é um ponto de vista um tanto diferente do original Dekaranger. E RPM é algo fora da curva. Eu diria que essas séries junto de Lost Galaxy são aquelas que fazem as pessoas que torcem o nariz pra Power Rangers terem uma apreciação.O mesmo não posso dizer pra outras séries com exceção da sexalogia Zordon que é algo que está nos nossos corações com carinho por marcar uma época.Uma coisa que ajuda muito Power rangers é que o produtor executivo da maioria das séries era o Koichi Sakamoto que torna Tokusatsu em cinema de ação e ele já fazia isso comandando as coreografias incríveis na era Disney. Hoje Power Rangers me parece genérico e chato,a maioria das séries que vieram da nova Saban quando ela readquiriu os direitos da marca tentavam apelar pra nostalgia tentando replicar a mesma fórmula do Mighty Morphin Power Rangers,tanto no formato e tom quanto da necessidade até de trazer de volta as duplas cômicas como Bulk e Skull,com aquele mesmo pastelão daquela época,sendo que ela havia quebrado esse formato depois de Turbo. Talvez pelo fato dos americanos terem um apego maior pela primeira série e o costume de se criar heróis icônicos que são insubstituíveis como o Superman,Batman que são explorados comercialmente até hoje desde os anos 30 e que virou uma sombra da franquia eterna e as empresa explora excessivamente essa primeira série em tudo,até brinquedos. Eu perdi qualquer vontade de revisitar as séries atuais depois de assistir.




Uma curiosidade ainda mais interessante é que as séries antigas de Tokusatsu sofriam muitas influências externas em seu andamento e era comum séries antigas mudarem completamente seu tom e estilo pra tentar ganhar mais audiência e uma das séries que mais sofreu com isso foi o Ultraman Leo.A impressão que Leo dá em seu inicio era que ele queria pegar a tendência dos filmes de artes marciais que decolaram no mundo com o Bruce Lee criando um Ultra artista marcial que precisava treinar e ficar mais forte pra superar seus inimigos.Tentando trazer um clima mais nostálgico da seriedade de Ultraseven,e não por coincidência temos o retorno de Dan Moroboushi que muitos anos antes do mestre Paimei fazer a protagonista de Kill Bill sofrer deu o mesmo severo treinamento fruto dos filmes de artes marciais que eram populares em um tom dramático onde pessoas morriam a todo momento. Porém tudo isso mudou de uma hora pra outra,Leo não precisa treinar,Seven não era mais severo e o tom das histórias ficou mais leve e cômico e inclusive o Leo começou a combater Kaiju que eram inspirados no folclore japonês.E advinhe qual série Ultra tinha exatamente essas mesmas características e fez muito sucesso?o Ultraman Tarô,então acredito que tentaram repetir a mesma fórmula, porém vendo que isso não deu certo e devido a problemas de orçamento acredito que deixaram os produtores livres pra fazer o que quiserem então eles radicalmente colocaram de volta drama na história matando a maior parte do elenco da série e com uma grande lição de superação de uma perda e seguir lutando ligando a história do garoto que permaneceu na série,Toru e a do próprio Leo que perdeu tudo uma vez. Outra série Ultra que sofreu esse problema foi o Ultraman 80 que no começo devido a exigências da TBS tentou ser um programa mais familiar como os dramas que passavam situadas nas escolas tendo professores incentivadores das crianças,porém a equipe de produção queria algo mais sci-fi.E isso acabou batendo com o fato de que não poderiam mais usar a escola como locação e daí a equipe tornou 80 em uma série mais sci-fi como eles queriam num tom similar a Ultraseven.Mas ao que parece isso não deu certo(será que desagradou quem preferiu a fase da escola?não sei) e eles mudaram de novo a série com um tom mais infantil com episódios absurdos como de uma criança que consegue controlar um Kaiju voador que engoliu seu avião de controle remoto e a presença maior de crianças protagonizando as histórias. Já tivemos momentos onde JAKQ que era uma série séria e dramática ter mudado pro estilo mais cômico e amigável de Goranger ou mudanças drásticas como Turboranger que eliminou antes da hora todos os seus vilões e os substituindo por outros antes do fim da série,e isso foi causado por audiência também.

Entre as séries de Tokusatsu que eu assisti uma das mais diferentonas que assisti foi Tenkouki Mikazuki,essa série é muito diferente de tudo que eu vi de Tokusatsu,primeiro porque ele é uma série curta mas com 6 episódios de 1h de duração coisa incomum e outra que ele não foi produzido nem pela Toei,Tsuburaya ou grandes gigantes do gênero. Ele tenta trazer uma versão repaginada do primeiro conceito de animes de mecha onde um robô gigante era controlado por um garoto,com uma pegada mais sci-fi.Uma coisa que me surpreendeu nessa série era a sensação incrivelmente imersiva de grandiosidade que ele emanava.Eu sentia mesmo como aquele mecha era gigantesco com vários panoramas dele em meio a cidade e os prédios,um trabalho fantástico do diretor Keita Amemiya o mesmo de Jetman e incluive ele reprisa a dobradinha que fez com Toshiki Inoue nessa mesma série aqui em Tenouki Mikazuki.É uma série que vale a pena conferir.E as produções focadas no público adulto também foram experiências bem estranhas e interessantes. Como por exemplo Kamen Tenshi Rosetta.Essas séries tem um formato bem similar ao Tokusatsu padrão porém coma diferença de que ele não possui as censuras e os limites das produções infantis,então ele pode mostrar,bordéis,mafiosos,pode chocar o público com reviravoltas mais impactantes e desse seguimento que visava explorar a nostalgia do público adulto mas com uma roupagem mais adulta que nasceu a franquia GARO de Keita Aememiya.Mas a série que mais surpreendeu nesse sentido foi Vanny Knights onde o final da série tem uma reviravolta que vira a série de cabeça pra baixo de uma forma inesperada e ele tem o final mais mindblow que já vi,é totalmente interpretativo.



Nesse sentido a Tsuburaya era a empresa que mais investia em séries com formatos diferentes,inclusive muitas delas nem são conhecidas como  Kyukyu Shirei/Emergency Directive 10-4·10-10 e Azteckaiser(ess foi produzido por Go Nagai uma das mais estranhas e interessantes nesse sentido foi Izenborg que é de uma trilogia que fala sobre viagem no tempo pra era dos dinossauros,e essa é a mais peculiar porque ela é uma louca mistura de anime,Tokusatsu e até usa técnicas de stop motion.Eu explico:os personagens são feitos em anime em cenários live action e quando eles formam o robô gigante ele é totalmente live action usando a famosa suitmaker como conhecemos.









Além de Shotaro Ishinomori,outro autor de mangá que foi requisitado pra participar de série Tokusatsu é Go Nagai que ficou envolvido em Azteckaiser e Battle Hawk.Recentemente figuras da indústria do anime e do mangá vinham participando de séries de Tokusatsu seja no roteiro ou na direção como Kazuki Nakashima que foi roteirista de Gurren Laggan e Kill La Kill que fez o roteiro de Kamen Rider Fourze e inclusive a gente pode perceber todo os elementos desses animes presentes na série.Riku Sanjo autor de Dragon Quest Dai ni Daibouken fez o roteiro de Kamen Rider W,Drive e de Kyoryuger.




Séries que acabaram me surpreendendo foram Kabutack e Robotack,os eternamente odiados pelos fãs BR já que Metal Heroes foram as séries mais presentes aqui e que muitos acreditavam em informações mentirosas de que essas séries derrubaram a "franquia" mas isso não foi verdade. Primeiro porque Metal Heroes não era considerada uma franquia até 2005.Essas produções não seguiam um padrão e eram muito flexíveis.Com o sucesso de Pokemon,a Toei decidiu então aproveitar a onda de bichinhos amigos de crianças e trouxe de volta um estilo de Tokusatsu mais próximo que e eles tinham disso que eram o de robozinhos amigos de criança que pegaram a carona de Doraemon como Robocon, então eles fundiram o estilo das séries de hoje franquia Metal Heroes com essas séries de robos amigos de crianças pra criar Kabutack e Robotack e se você acompanhar essas séries com a mentalidade correta vai perceber o quão divertidas elas são.Uma proposta bem mais leve e inocente do que de costume.O que extinguiu os Metal Heroes foi a morte de Ishinomori onde no lugar da nova série eles decidiram trazer grandes sucessos do autor repaginados,a primeira foi Moero Robocon em 1999 e no ano 2000 o Kamen Rider Kuga e esse fez tanto sucesso que reviveu a franquia que passou a ocupar a faixa dos Metal Heroes.De qualquer jeito nossos heróis metálicos foram fruto de uma época e já parecia que a Toei não sabia o que mais fazer com eles.Se a franquia Kamen Rider que é um nome mais forte conseguiu surgir com força não havia mais motivos pra continuar não é mesmo?




E falando nisso normalmente quando falamos de Tokusatsu só vem a mente os Super Heróis e os filmes de Kaiju porém essas produções são bem mais ecléticas do que acreditamos.Na década de 70 existiam várias séries feitas pra família que foram o embrião do que se tornou a Fushigi Comedy Series na década de 80.Séries variadas focadas em protagonistas mirins que interagiam hora com robozinhos,hora com bruxas como na série 5Nen 3 Kumi Mahou Gumi de 1977 que foi o trabalho de estréia da Machiko Soga que fez depois uma ponta em Battle fever até ser escalada pra inúmeros papéis de vilãs,mas antes ela começou sendo uma bruxinha amiga das crianças.Séries como Suki Suki Majou Sensei fazem parte deste estilo.Mais tarde na década de 80 foi criada a Fushigi Comedy Series que era uma grade das manhãs de Domingo que sempre focavam em séries idênticas a essas que falei da década de 70 e que teve desde os robozinhos,aos aliens bondosos,a crianças detetive e o Mahou Shoujo que foi o encerramento da franquia É estranho imaginar que hoje em dia esse tipo de série já não existe mais,e hoje em dia o Tokusatsu acaba se resumindo a Super Heróis e filmes de Kaiju.Recentemente parecia que um novo seguimento foi aberto com a vinda da franquia da Takara Tommy Girls x Heroínes que visava promover jovens garotas adolescentes a carreira de Idol inclusive usando as séries como vitrine,assim renovando as bandas criadas além da venda de brinquedos.Porém ao que parece a última série não foi muito bem e a Takara Tommy preferiu encerrar. Aparentemente a banda musical Girl x Girls parece caminhar com as próprias pernas sem as séries.Mas não se sabe se acabou mesmo ou não.As histórias eram bem centradas num público infantil bem nichado,garotas por volta dos 6 anos e por isso elas tinham um tom bem bobinho,isso de certa forma acaba complicando mais pra angariar público diferente de Precure que é um nicho um pouco maior e ainda é anime.A Takara Tomy que também fez Ryukendo e a duologia Tomica Heroes tem o costume de não trabalhar com franquias longas,então não sabemos se é por causa do sucesso ou se é uma política da empresa,a franquia mais longa deles é a Pretty Series que começou no inicio dos anos 2010 e continua até hoje.A próposito Ryukendo é sensacional,recomendadíssimo.



Nos dias atuais eu reclamo muito que a franquia Super Sentai sofria de estagnação ,pelo menos isso de 2015 até 2020 mas em várias eras o Super Sentai era uma série que sempre estava trazendo novidades. Quando eu pude assistir todas as séries da franquia eu pude ter uma noção real disso.As 3 primeiras séries da franquia tinham forte tom de espionagem,eu diria até que Denziman ainda tinha um pouco mas ele faz uma transição pra próxima fase. Em seguida surgiu a fase mais insana da franquia com o trio Sun Vulcan,Google 5 e Dynaman,essa tentava criar um dinamismo muito forte  que surgiu no Tokusatsu a partir da década de 80 quando as séries buscavam ser mais rápidas e dinâmicas e essas séries eram loucura pura com muito troque rápido de câmera a tal ponto que se você piscasse o olho não entendia mais nada. Em seguida Bioman inaugurou as séries onde a franquia assumiu uma postura digamos mais séria pois eles queriam elevar o público alvo da franquia e introduzindo o elemento mais dramático. E essa fase durou bastante e quase levou ao fim da franquia porque as pessoas antigamente se cansavam muito rápido de repetição,isso aconteceu com os Metal Heroes,Juspion e Spielvan não tinham audiências tão boas devido a similaridades com as séries anteriores dos Uchuu Keiji,o que fez om que eles diversificassem mais a a partir de Metalder.Exceedraft não foi tão bem quanto Solbrain e Winspector,aconteceu com Ultraman e Kamen Rider,essas duas entraram em diversos hiatos muito por conta disso,e isso acabou provocando a segunda maior mudança da franquia(a primeira eu considero que foi Bioman que trouxe) onde as séries começaram a alterar a estrutura da série,abandonando o padrão militar dos mechas e trazendo novas temáticas variadas,mexendo com fantasia,com mitologia chinesa,mitologia japonesa,criando séries cômicas non sense,a experimentação foi muito grande aqui.E depois disso outra grande mudança veio com a total modernização da franquia com Megaranger,eu diria que essa fase durou mais ou menos até a franquia receber sua versão HD. essa era que vai atravessando os anos 2000 trazem tramas mais sofisticadas e desenvolvimento maior dos personagens,ainda variando bastante seus temas. Em seguida pode-se dizer que Boukenger trouxe a era moderna da franquia.Eu diria que essa fase durou mais ou menos até Gokaiger quando aparentemente surgiu a necessidade de trazer novidades a franquia com Go-Busters mas eles voltaram atrás por conta da audiência e vendas terem caído e fizeram tudo ser como antes em Kyoryuger. E após ToQGer a gente sente a estagnação total da franquia,séries mesmo com temáticas nunca usadas são sempre iguais,e as tramas,os personagens parecem perder a graça,e a gente nãos ente mais aquele mesmo tesão das equipes novas em desenvolver a franquia. Tivemos até boas séries nesse período como Ryusoulger e Kiramager mas aquela sensação de mais do mesmo permanecia. E Donbrothers deu um fôlego novo e parecia ser assim com King-Ohger mas tudo voltou a ser como era antes em Boonboomger que novamente se parece com as séries de 2015 a 2020. O futuro da franquia é incerto quanto ao formato das próximas séries.




Durante muito tempo eu não ligava muito pra Godzilla.Eu passei a curtir mais depois de maratonar todos os filmes e consegui gostar de vários deles.Os meus favoritos são da década de 70,aqueilo lá é puro suco de Tokusatsu,o filme do Mecha Godzilla é sensacional.Os melhores filmes pra mim são do Godzilla da década de 80 que formavam uma continuidade e esses filmes são maravilhosos.E por fim um dos filmes que eu mais gosto embora ele pareça não ser bem quisto pelo fandom é o Godzilla Final Wars. Aquele filme é uma insanidade absurda e é maravilhoso justamente por ser insano demais,é um filme feito pra celebrar a era showa que mescla ainda artes marciais ao estilo Matrix,é uma doideira total mas eu amo esse filme.um filme de Tokusatsu que não é do gênero Kaiju que eu curto muito é o Latitude Zero que tem atores americanos mas é dirigido pela equipe liderada por Ishiro Honda do Godzilla e é um filme sci-fi clássico que eu adoro.

  




É interessante ver que os japoneses sabendo que Tokusatsu são obras infantis não tem vergonha de fazer os maiores absurdos acontecerem e que de certa forma mesmo parecendo bobo soa bem criativo.Em um episódio de Hurricaneger temos um monstro que dispara raio que faz todos se apaixonarem loucamente por qualquer coisa seja uma pessoa ou objeto e ficar louca com aquilo.É um plano que soa bobo porém toda a economia japonesa sofre problemas porque as pessoas pararam de trabalhar,é um tipo de coisa que acaba sendo eficiente mesmo parecendo bobo. Não dá pra dizer que não são criativos. Muitos se lembram de Jiban pela sua morte dramática e marcante mas esquecem de episódios bizarros onde um monstro Biolon tem o poder de com seus esporos fazerem as pessoas sentirem nojo da cidade grande e despertarem a vontade de se mudar pro inteiro com seu ar puro enquanto o vilão iria conseguir dominar a Tóquio totalmente vazia.E não tem nenhum problema ter esse tipo de coisa,essas séries são feias pra crianças e podem se permitir serem mais inocentes.




Existe algumas dúvidas sobre certas coisas serem classificadas como Tokusatsu.um exemplo claro é o Sailor Moon que é considerado um Live Action puro e simples pelos fãs mas na verdade ele tem todos os elementos de Tokusatsu inclusive o método de produção,as características que citei acima,é feito pela Toei Company,tem uma staff que trabalha em Tokusatsu incluindo diretor e roteirista e ele possui baixo orçamento.Tendo tudo isso em consideração então ele pode ser considerado um Tokusatsu diferente do Bleach que possui uma padrão de produção de cinema. Antigamente na década de 60 principalmente era muito comum transformar mangás de sucesso em Tokusatsu por algum motivo então nós tivemos Magma Taishi que é um mangá de Osamu Tezuka,Kamen no Ninja Aka Kage e Giant Robo que são mangás criados pelo Mitsuteru Yokoyama. Curiosamente todos eles ganharam uma adaptação em anime bem mais tarde.Acredita-se também que as séries Live Action de Tetsuwan Atom e do Tetsujin 28 Go também sejam Tokusatsu,mas eles são lost media. Outro mangá popular que virou Tokusatsu nesta mesma época é o Cutie Honey Live de 2005 sendo que antes tivemos uma produção pro cinema dirigido pelo Hideaki Anno.Supostamente o Fuma no Kojiro de 2007 poderia ser considerado um Tokusatsu também. Algumas produções também são bem duvidosas como Zeiram que teve dos filmes e ele é classificado como apenas um filme de ficção científica mas ele foi dirigido pelo Keita Amemiya,o mesmo de Jetman,do Kamen Rider ZO etc. E apesar de Sukeban Deka ter uma linguagem similar ao Tokusatsu ele é um Live Action puro e simples assim como Kamen Teacher.





Existem séries avulsas da Toei estrelada por atores de famosas séries da empresa usando o elenco todo ou parte dele.Por exemplo Chou Inazuma e Chou Inazuma Spark é estrelado por atores de Dekaranger.Toei Hero Next 4 é uma história sobre civis comuns interpretados por atores de Kyoryuger e é ambientado no mesmo mundo da série.





No popular anime Lucky Star as referencias as séries Tokusatsu também eram presentes e num dos episódios foi cantado o tema de Uchuu Tetsujin Kyodain no seu encerramento que era sempre a protagonista cantando num karaokê..Falando em Kyodain existiu todo um engano em relação ao termo Henshin Hero onde se acreditou que era um termo errado porque parecia ser uma franquia porém esse termo não foi usado pra definir essas séries avulsas como franquias erroneamente mas sim pra classificar esse tipo de heróis que surgiram devido ao boom provocado por Kamen Rider que mudou pra sempre o Tokusatsu como conhecemos.O estilo todo próprio do personagem usar um traje se transformando e não apenas vestindo uma roupa como os heróis americanos é tudo graças a Kamen Rider e por isso o termo Henshin Hero não é errado,ele define que esses heróis se transformam diferente dos anteriores.Sendo que o Ultraman se transforma mas de modo diferente,é um ser em simbiose com outro. Tudo que veio antes de Ultraman eram heróis ou que usavam equipamentos de combate,armas ou coisas do tipo.Sendo que até a década de 60 os heróis japoneses imitavam os americanos. Então Kamen Rider foi responsável pelo diferencial que os heróis japoneses criados e que ironicamente foi levado aos EUA pelos Power Rangers.

Então por enquanto é só,em breve mais artigos sobre os 70 anos de Tokusatsu com mais alguns assuntos interessantes.

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