Reflexão da Cultura Pop: Uma geração sem imaginação que cobra realismo nas produções culturais,ultra realismo fazendo a indústria dos games estagnar . A tecnologia avançada matou a criatividade?

 





Empresas de cinema investem cerca de 200 bilhões pra dar vida a Heróis de HQs e precisam de uma bilheteria grande. Empresas de jogos gastando bilhões contratando atores famosos pra emprestar sua voz rosto,seus movimentos e até seu rosto a personagens dos seus jogos cada vez mais investindo em polígonos,em cinematografia,em realismo.Recentemente alguns movimentos na cultura pop me deixaram um pouco preocupado com o rumo das coisas e é difícil imaginar uma forma de reverter ou remediar isso,por isso quis fazer esse artigo,e se não entendeu  eu vou explicar bem meu ponto





Bom todo mundo sabe que estamos em 2024 e a tecnologia evoluiu de forma a dar vida a qualquer coisa que se possa imaginar.Os mundos fantásticos dos Super-Heróis,universos ficcionais completos e até uma tecnologia capaz de rejuvenescer atores pra dar mais realismo a filmes que se passam no passado de certas franquias como é o caso do Samuel L Jackson no filme da Capitã Marvel. Parece maravilhoso porém por outro lado a concorrente DC não conseguia atingir toda essa qualidade técnica e de roteiro que o MCU conseguiu,e a parte técnica sempre foi muito criticada nesse ponto.O MCU criou quase um monopólio de entretenimento com filmes super populares vendendo na casa do bilhão,os heróis invadem produtos,camisas de fãs,é popular entre pessoas de todas as idades e classes,temos brinquedos espalhados por aí com facilidade,porém um problema surgiu a partir daí: a Marvel se tornou refém da própria reinvenção que criou no cinema,novidade e tecnologia que ela proporcionou,então ela decidiu fazer entre inúmeros problemas que não vou detalhar aqui porque esse não é o foco,mas um desses problemas foi o excesso de produções que sobrecarregou os estúdios de efeitos especiais cada vez mais requisitados nessa era do CGI. E as produções perderam o requinte,cuidado e o público não perdoou chovendo inúmeras críticas.Por outro lado filmes de outras empresas como a DC já sofriam muitas críticas do uso do CG em várias batalhas,algumas válidas como no caso do Flash e outras um tanto exageradas demais e alguns filmes onde as pessoas dizem que o CG tá destoante,que isso tira todo o realismo do filme,que te tira do filme que é um termo muito usado pela crítica,por youtubers aí e esse é o ponto do que eu quero abordar aqui:essa questão da critica a falta de realismo no uso do CGI e toda essa coisa.A gente sabe que assistir filmes custa dinheiro,o ingresso no Brasil principálmente é caro,e as pessoas obviamente querem que seu dinheiro seja bem gasto,o que te dá um certo direito de exigir alguma qualidade. Porém um problema que surgiu com a tecnologia evoluída é a exigência exagerada a tudo ter que ser super realista,ser super integrado com as coisas reais que tem no filme e tem vezes que chega a ser engraçado porque tecnologia em CG é algo que envelhece rapidamente,e tudo que parecia impressionante na época vai parecer pior do que é feito agora,basta ver o primeiro filme dos Vingadores e comparar com o último que saiu.Isso porque a tecnologia tá sempre evoluindo cada vez mais e cada vez mais a exigência do público faz com que o que parecesse aceitável numa época seja repudiado hoje.Mesmo que os efeitos do filme original dos Vingadores não pareçam impressionantes hoje um dia eles foram motivo de extase na época que saiu. E o que mudou?talvez a percepção de qualidade das pessoas.Quanto mais a qualidade sobe mas o grau de exigência aumenta.Qualquer coisa abaixo não será aceitável.Mas será que um filme com a tecnologia dos Vingadores é tão ruím a ponto de ser considerada feia se fosse feio u m filme atual com ela?Essa é a questão,ao que parece tudo que significa que é baixo orçamento parece horrível pras pessoas. Não é a toa que efeitos especiais como das séries da CW eram muito criticados.Quando eu vi uma dessas séries eu achei aquilo ali muito de acordo,principalmente primeiro por ser uma série de TV com orçamento menor que o cinema e principalmente porque é extremamente complicado fazer heróis que precisam voar,se mover rapidamente na velocidade da luz sem usar CG e aquilo ficar 100% integrado e real. Eu vendo os efeitos dessas séries eu achei até impressionante visto que estava acostumado com os efeitos especiais de Tokusatsu,quem gosta de Tokusatsu sabe que são produções de baixo orçamento e quem assiste não se importa com isso e esse é um outro ponto Tokusatsu é feito pra um público infantil que não é exigente,tudo ali vai parecer mágica,o Tokusatsu nãos e preocupa com realismo,ele não tem medo de faze coisas absurdas com pouca tecnologia e não se importa com que vão achar disso,séries Live action eam feitas em épocas onde a tecnologia era muito mais limitada mas eles faziam emsmo assim.e ele em troca trás muita diversão e incentiva uma coisa muito importante: a imaginação(IMAGINATION!) onde você não se preocupa se aquilo é destoante ou se é real ou não,você simplesmente aceita e se diverte.E uma vez o cinema também foi assim porque nós víamos as soluções criativas de produções pra trazer vida a coisas surreais como o Robocop que trazia aqueles mechas em stop motion e todo via e se divertia sem se preocupar se aquilo te tirava do filme ou não,eu sinto que a tecnologia anda matando a magia,de você usar sua imginação e acreditar que aquilo que você vê está acontecendo.Eu acredito que aceitar é o termo mais fácil. Um exemplo bem claro disso é o Kamen Rider Ex AID onde os produtores simplesmente queriam fazer uma série que tivesse temática de videogame e que referenciasse e homenageasse isso,tanto no conceito do enredo quanto na estética sem se preocupar com o que ia pensar disso,se iria ficar destoante,se ia ficar muito cômico e graças a isso temos uma série ousada e criativa que fez algo que nenhuma série teria feito se fosse se elvar a sério demais digamos assim(do tipo "não vamos fazer isso porque vai parecer ridículo demais"),seus personagens se transformam em versões chibi similar aos modelos SDs(Super Deformed que hoje em dia a galera chama de chibi,os modelos cabeçudos com corpinhos dos personagens pra realçar o fator kawaii deles) da era 16 Bit,as lutas possuem uso de efeitos e estética de videogame incluindo um contador de hits lembrando jogos de luta e dança e vários nomes de ataques em nomes imensos e estilizados na tela,isso aqui pra mim que valorizo muito o fator artístico é mais interessante do que apenas ver um filme incrivelmente belo com CG realista. Eu gosto dessa coisa de abraçar a fantasia e abraçar o surreal então eu acho que o baixo orçamento não só abaixa o nível de exigência mas como ele incentiva mais a criatividade dos seus criadores.E eu mesmo percebi isso porque não fiquei tão exigente com efeitos especiais como os nerds ficam justamente por eu já estar acostumado com o Tokusatsu é maior.




Na verdade esse é o maior motivo do Tokusatsu ser ainda um produto de nicho mesmo que muitas séries sejam muito melhores em qualidade de roteiro e personagens que vários filmes do MCU em sua glória,filmes até muito criticado por questões de roteiro. Porque a percepção da pessoa sobre a tecnologia a deixa muito exigente,principalmente com aquela visão de que "Tokusatsu não é mais pra mim em certa idade,eu preciso de algo mais complexo",convencer uma pessoa que trata Chainsaw Man como Machado de Assis porque te faz refletir sobre um monte de coisas a ver um Super sentai sem compromisso é difícil,fazer um nerd acostumado a toda a tecnologia grandiosa do MCU é mais ainda. Crianças não tem acesso ao Tokusatsu como na gloriosa época da Manchete o que fez ele lentamente sair do mainstream e cada vez mais atingir um nicho e o reflexo a gente vê na cultura pop,o Tokusatsu é deixado de lado,não temos séries disponíveis ao alcance do público,não temos brinquedos oficiais a venda ao alcance do povão,nem mesmo através da picaretagem da indústria nacional como era na época da Manchete e a referencia de Super Heróis vai ser sempre o MCU. Os Power Ranges se tornaram mais populares mas devido a natureza do produto como algo infantil aos moldes dos desenhos americanos como Ben 10 ele é visto como algo que tu assiste até uma certa idade e deixa pra lá,e tem até gente dizendo que Power Rangers já deu o que tinha que dar sem perceber que o propósito é sempre a renovação do público. Eu fiquei até surpreso ao ver um canal grande de nerdice ter se aventurado no universo de Tokusatsu após e cansar das desilusões com os filmes de heróis atuais em decadência e se surpreender com a diversão que o Tokusatsu proporciaona sem aquela cobrança gigantesca pela qualidade e realismo absoluto.É algo que o cinema proporcionava muito numa era sem internet.O resultado de tudo isso é uma geração sem imaginação,que quer que tudo seja coerente e realista visualmente falando.Você pode notar que qualquer pessoa que cresceu vendo Tokusatsu é bem menos exigente quanto aos efeitos visuais,a gente até assiste a séries que já eram consideradas defasadas e com efeitos ruíns como Cybercop numa boa. Recentemente tivemos uma declaração polêmica do Simon Bennet sobre as pessoas não aceitarem os monstros de borracha que vemos no Tokusatsu e que precisamos de um reboot e muitos fãs ficaram irritados porém o que ele falou é exatamente a realidade e bate com tudo o que eu falei até agora.O primeiro filme de Power Rangers com grande orçamento(o de 2017) foi um passo nesse processo tentando criar um filme que fosse realista e fantasioso,e o resultado é algo que não parece Power Rangers.Armaduras que tem um aspecto alienígena pra dar o contexto que Zordon e seu assitente Alpha vieram de outro planeta e sua tecnologia teria que refletir como tal,e o filme não parece Power Rangers.Uma preocupação absurda que as pessoas o levassem a sério inclusive dando uma profundidade tão grande aos personagens pra tirar a imagem simplista da série original tomam conta de quase todo filme e os heróis ficaram por apenas 30 minutos finais dele.Esse é o problema.Se você fizer um filme mais fiel ao conceito original da série como o de 1995 a galera não ia aceitar hoje como aceitou bem naquela época.




Então temos o ponto alto desse artigo,um fenomeno incomum e inacreditável ocorreu.Godzilla Minus One que é uma produção de Tokusatsu conseguiu surpreender Holywood pois se tratava de um filme de orçamento de apenas inacreditáveis 15 milhões que de forma convincente conseguiu entregar um filme bastante convincente e ninguém acreditava no que via. Inclusive ele conseguiu até mesmo o feito de ganhar o Oscar. Como eu sei hoje em dia que o Oscar não pode ser levado a sério eu não acreditava que era sério e fiquei imaginando que os caras tinham feito mágica,ou algo revolucionário e quando vi o filme enfim eu pude entender porque todo mundo se impressionou porém o que a Toho fez nesse filme falando de forma bem sincera na verdade não é muito diferente do que ela tinha feito recentemente com seus filmes do monstrão japoneses. Note que na verdade o que eles fizeram foram valer cada centavo gasto e não extrapolar criando algo megalomaníaco. O Godzilla por exemplo só apareceu em cerca de 3 cenas durante o filme todo.Então quando ele aparecia era convincente tanto ele quanto a destruição que ele causava..Se o Godzilla aparecesse com mais frequência não seria possível manter essa qualidade então como forma de manter o público preso eles criaram uma trama que trazia de volta o clima dramático do primeiro filme de 1954,a história toda é centrada no protagonista que era um piloto que fugiu da guerra,uma trama bem tocante e bem feita,e o Godzilla nem parece o protagonista,só pra se ter uma idéia ele apareceu bem mais em Shin Godzilla. O que acontece é que a Toho levou seu personagem a sério e soube usar o dinheiro que tinha em mãos pra entregar um grande filme que na sua maior parte ocorre em cenários realistas que não requerem uso constante dos efeitos visuais. O mesmo fenômeno aconteceu com Top Gun Maverick que usa filmagens reais da cabine e mais efeitos práticos. Esses dois filmes trouxeram a maga do cinema de volta e por isso eles impressionaram muita gente mas seriam considerados filmes bons e normais em década passadas. Isso mostra que nem só o orçamento faz um filme mas se eu for bem sincero não daria pra fazer um filme de heróis com poucos recursos a mão,a questão é o uso desses recursos e se os recurso conseguem trazer bons resultados.Eu não reclamaria de um filme atual com a mesma tecnologia mesmo que ela pareça ultrapassada hoje.E tivemos One Piece que parece ter resgatado aquela imaginação perdida por Holywood.Enquanto todas as discussões sobre se era ou não possível fazer um Live Action de um mangá tão cartunesco OP chegou de fininho e surpreendeu até os mais incrédulos e fez isso simplesmente não tendo medo de ser o que era,usando um estilo mais similar ao que Tim Buton fazia em seus filmes pra dar sustentação aos elementos bizarros e fez muita gente gostar,exatamente isso que eu falo de usar a criatividade e abraçar a fantasia sem mdeo de ser feliz e o Live Action de OP de desacreditado tornaria uma das melhores adaptações já feitas ao menos na primeira temporada.








Agora entrando na conversa sobre jogos ultimamente eu vi um fenômeno muito interessante acontecendo,as pessoas decepcionadas com os jogos atuais vem buscando cada vez jogar jogos antigos mas não só isso,temos pessoas que ficam cada vez mais cansadas de ver um evento de games e não se impressionar,vendo mais do mesmo.Por que isso acontece?o mesmo motivo do cinema de uma forma um pouco diferente,no caso a tecnologia dos videogames evoluiu muito e as empresas estão cada vez mais engajadas em impressionar o público buscam cada vez mais realismo,mais cinematográfia,contratando atores famosos pra emprestar sua voz,capturar movimentos e até seus rostos pois eles buscam as expressões faciais mais realistas e isso e isso acabou virando um padrão repetitivo da indústria.A gente chegou num momento onde percebemos que os jogos estão incrivelmente bonitos mas não gera mais aquela sensação de novidade porque eles simplesmente repetem a mesma coisa e o pior é que parece que todos os jogos tem a mesma cara e mesma paleta de cores,com aquele tom cinzento e opaco meio similar aquele efeito que filmes replicavam de Matrix que davam aquele tom esverdeado.Se o que você quer é realismo então existe cenários onde temos dias em que você acorda e sente que o dia está bonito,que o céu está mais azul e tudo parece com mais cores vibrantes,mas o jogos de hoje não são assim.Tudo é muito sério muito sombrio,muito genérico. Quando olhamos pro passado percebemos que no passado a falta de tecnologia fazia com que os produtores trouxessem novas técnicas gráficas quando queriam emular algo em hardwares mais limitados.O Super Nes era um grande console pra jogos 2D embora nem chegasse pero do poder dos arcades e do Neo Geo. Porém o 3D batia a porta com força,consoles como o PlayStation já preparados pra essa tecnologia chegara e o Nintendo 64 parecia um projeto distante então a solução da Rare era criar um método gráfico capaz de simular o 3D em ambientes 2D então foi criada a pré-renderização onde objetos em 3D feitos por poderosos computadores da Silicon Grafics eram digitalizados.Isso rendeu um dos jogos mais diferentes e carismáticos do mundo dos games que se mantém belo estéticamente até hoje. Killer Instinct também foi um caso assim e seu sucessor também porém aconteceu algo bem engraçado com o port de Killer Instinct Gold pro N64. Como o N64 tinha uma limitação de armazenamento e talvez até de hardware comparado a placa de arcade que rodava o jogo e eles lançaram um port que fazia o jogo ficar muito similar tecnicamente ao primeiro KI pra arcade mas com a diferença de ter ambientes 3D já que era a área que o N64 se saia melhor que o 2D. Muitos viram KIG como algo considerado ultrapassado principalmente comparado a títulos gigantes em 3D como Mario 64 e os jogos de luta 3D como Virtua Fighter 3 e Tekken 3 porém olhando pra ele atualmente vejo que ele envelheceu muito melhor que esses jogos de luta em questão estética e visual embora eu não seja daquele tipo que pensa que só a pixel art tinha valor na gerações antigas como a maioria,eu acho jogos em 3D dessa época muito charmosos mesmo sendo poligonais demais pros dias atuais e até hoje eu aprecio os Tomb Raider clássicos.Mas voltando,aqui o motivo de eu achar KIG mais atrativo é justamente o efeito da pré-renderização é um efeito legal e até hoje eu acho Donkey Kong um jogo muito bonito,e o Killer Instinct me proporciona uma sensação visual muito única.E muitas empresas faziam o possível pra trazer coisas distintas.como por exemplo a digitalização de atores reais pro 2D como Mortal Kombat fez.Um dos mais usados era a combinação de ambientes 3D com sprites 2D muito utilizado nos RPGs que geravam um efeito interessante.o Yoshi's Island que dava um efeito que tudo era desenhado a cera e lápis de cor com efeitos especiais meio em 3D que deixavam chefes incríveis,existem muitos deles que marcaram a minha memória.Ou mesmo o efeito de Mode 7 do SNES E nem preciso falar do Cell Shading um efeito que simulava o estilo de animação em gráficos 2D que surgiu meio que no fim dessa Ser mais que se popularizaram e evoluíram na geração dos 128 bit.Ou seja naquela época com todas essa criatividade e métodos distintos de se fazer gráficos fazia com que a gente não tivesse uma sensação de mesmice. Hoje as empresas apenas apostam na cinematografia e os jogos ficam muito repetitivos porque a evolução tecnológica não é tão gritante como antes.Lembra quando Super Mario 64 foi revelado e deixou todos de boca aberta?ou mesmo o PS2?agora esse tipo de situação vai diminuir.Existem muitas outras questões que pioram a situação dos jogos que não vou focar,vou focar apenas no visual.






Mas felizmente um movimento muito interessante começa a acontecer.Jogadores insatisfeitos com os jogos atuais preferem apostar em jogos antigos,jogos de baixo orçamento ou jogos indies que oferecem algo diferente.Vi pessoas percebendo que as lives da Sony e Microsoft não oferecem nada de novo e que a Nintendo mostrou jogos mais interessantes que não apelam pros gráficos e trazem mais variedade.Quem diria a Nintendo que muitos não levavam mais a sério trazendo variedade pra sua Direct. Claro jogos realistas ainda tem que existir,e é difícil,um caminho sem volta a evolução tecnológica porque tem muita gente cobrando isso ainda mas talvez as empresas pensem que precisam inovar mais em coisas novas do que a mesmice e os jogos de serviço. Jogos como Dragon Ball Sparking Zero deixaram todo mundo de boca aberta,mesmo sem um visual realista ele não só trás a melhor representação dos personagens da franquia já vistos como ele melhora sua imersão na sensação de estar controlando um guerreiro Z. Zenless Zone Zero é um jogo que trás um aspecto artístico único e incrível com seu estilo anime te dando uma sensação de controlar mesmo um anime e Metaphor ReFantazio trás a estilização da Atlus e seu Persona Team sem precisar usar 100% da capacidade do console. A Capcom percebeu isso também e apostou em Kunitsu-Gami um jogo com cara de indie,você investe menos grana,menos pressão pra vender e mais liberdade criativa.O Hi-Fi Rush foi algo que bombou na comunidade de games.A Square também vai lançar um jogo do criador de Final Fantasy que vai ter uma mescla menor,sendo mais estilo old school mas não necessariamente retrô.E falando em retrô teremos tanto aqueles jogos que são considerados sucessores espirituais trazendo o antigo gameplay e estilo visual como o Eyuuden Chronicles que novamente combina sprites 2D com cenários 3D,como o estilo retrô como o novo jogo dos Power Rangers estilo beat'up. E relançamentos como Dragon Quest 2D HD.







A indústria dos games anda se perdendo muito principalmente porque você gasta muito pra produzir um jogo e algumas empresas acabam fazendo praticas nada saudáveis pra compensar esse gasto colocando as polêmicas microtransações onde muitas andam perdendo a mão na tentativa de obter o lucro. Jogos de serviço viraram uma forma fácil de se ganhar grana,teve um certo sucesso em algum tempo mas as praticas predatórias andam causando um mal estar diverso.E qualquer tentativa parece uma cópia de algum jogo como Overwatch. E ainda nesse cenários temosos jogos de esporte e FPS que acaba tendo que ter todo ano.

Pra concluir eu não sei se existe volta nesse caminho porque você tomar uma decisão corajosa como a Nintendo que decidiu focar menos em hardware e sim criar novas formas de se jogar é algo que acabaria alienando muitos jogadores especialmente esses que cobram sempre os 4K com 60fps porém a estratégia da Nintendo se mostrou vencedora duas vezes,uma com o Wii e outra agora com o Switch.Eu acho que o poder computacional maior é necessário porque acredite em mim,jogar Genshin Impact com 60FPS no PS5 depois de jogar ele sempre a 30 com algumas quedas em situações específicas acaba não tendo preço,mas talvez se for usado pra um caso assim específico seria melhor do que só trazer uma nova experiência gráfica maior. Jogos com novas tecnologias capazes de te dar a sensação de controlar um anime como a Arc System Works também porém notem que GG Strive utiliza ainda a Unreal Engine 4 ao invés da 5 e o resultado consegue ser incrível.E do outro lado o Sparking Zero proporciona algo que a Unreal Engine 5 e a nova geração de consoles oferece,então ainda é importante a evolução tecnológica. Precisamos de mais Sparking Zeros. A questão é que precisamos de algo além do realismo e da cinematografia como opções pra não gerar mais essa mesmice. 

Eu não tenho uma resposta definitiva e seria muita pretensão minha se eu tivesse,eu observo a situação e vejo o que anda sendo feito.Já na parte do cinema o grande problema é essa percepção do público de ver cada vez coisas mais impressionantes,e não dar chance a produções menores que focam na diversão.Mas serve ao menos pra gente refletir sobre as cosias que gostamos e esse é o intuíto desse artigo,espero que tenham gostado.

Comentários

  1. Embora hoje Doctor Who seja algo que afugenta todos fora da "bolha woke" ler sobre os bastidores da fase clássica da franquia é fascinante,uma época em a produção era limitada por orçamentos realmente baixos e nenhum Eiji Tsuburaya para compensar os roteiristas eram obrigados a soltar a imaginação,como na criação dos Daleks fugindo dos clichês de aliens idênticos aos terrâqueos ou monstros tradicionais.E anos 70 quando a crise dificultou continuar enviando O Doutor para várias épocas diferentes,a série se tornou uma interessante mistura de James Bond e Sci Fi aproveitando as habilidades do ator Jon Pertwee.Os primeiros anos do renascimento também são interessantes,com a equipe assumindo que fez alguns efeitos CG propositadamente bizarros para manter a sensação "excêntrica" da série.Infelizmente a medida que orçamento foi aumentando e DW foi tornando mais "holywoodiana" os retcons e ideologias da BBC atual começaram a desfigurar o progama,chegando no momento atual onde fãs antigos passaram a imitar os Daleks: "Exterminate,Exterminate,Exterminate"...

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