Honkai Star Rail 1 ano depois. Apesar da história ter crescido muito o power creep e power scaling acabam arruinando o gameplay hardcore

 




E como Honkai Star Rail se saiu nesse 1 ano jogando?bom as coisas foram pra um lado que eu não imaginava. No inicio eu acreditava que HSR seria um jogo de apelo casual como Genshin,afinal foi isso que deu certo lá,e vendo os números altíssimos que o jogo rende todo mês era natural eles quererem fazer um jogo onde todo mundo pode jogar porque deu certo no Genshin porém as coisas mudaram totalmente de uns tempos pra cá e isso é preocupante demais pois o jogo está trabalhando com o conceito de power creep,ou seja de um personagem mais forte que o outro a ponto de inutilizá-lo,e o power scaling onde devido ao aumento de poder dos novos personagens os inimigos tem seu HP e defesa buffados requisitando builds mais exigentes e até mesmo coisas como Armas assinaturas dos personagens 5 estrelas  e inutilizando todo o resto do elenco . Tudo isso aconteceu em Penacony com a chegada da Acheron uma aplicadora de dano do caminho da Inexistência que veio com uma proposta interessante que é resolver um problema crônico desse jogo,que é valorizar alguns caminhos. Desde o começo o Caminho da Inexistência era meio desvalorizado exceto no time especialista de dot porque a proposta desse Caminho era dar debuffs nos inimigos. O problema é que o caminho da Harmonia que provem buffs pra sua equipe é muito quebrado e fica impossível competir porque buffar seus personagens é muito mais forte do que enfraquecer os inimigos e a Acheron exige que seu time obrigatoriamente tenha dois outros Inexistência pra ativar sua passiva e isso de certa forma poderia trazer mais equilíbrio porque as vezes só forçando o jogador a usar algo que ele de fato vai usar,isso acontece no Genshin e acontece aqui também.Porém o grande problema é o poder dela. A Acheron funciona de forma diferente. Todo seu kit é feito pra ela stackar sua Perícia Suprema,e as penalidades aplicadas a inimigos também e só assim ela causa dano de verdade,porém ninguém imaginava que seria tão alto.Ela causa acima de 400k de dano e isso com uma build humilde superando todos os outros que vieram antes dela de uma forma bem impactante. E isso gerou uma preocupação que HSR iria trabalhar cada vez mais com power creep. Mesmo a chegada da Acheron não tinha mudado tanto o jogo. da mesma forma que o Genshin,você ainda podia usar super builds nos personagens mais fracos do jogo e haviam showcases com gente usando o Jing Yuan um personagem bem desprezado porém as coisas mudaram drasticamente com a vinda da Firefy e da mecânica nova da Super Quebra.




Antes da Firefly veio o Boothill o primeiro personagem a integrar o novo time de Super Quebra que tem um funcionamento diferente da quebra comum graças a boa idéia de fazer o Desbravador da Harmonia ser um buffer diferente,ele aumenta a quebra do seu time e concedido no efeito de Super Quebra que causa danos altíssimos em personagens que estejam sob efeito da Perícia Suprema do desbravador que não vou entrar em detalhes técnicos porque são fórmulas e matemática é algo que gente só gosta de ver em RPG mas quem é mais técnico somente. Um personagem como Gallagher que era um healer que muitos não entendiam pois ele tinha mecânicas de ataque porém não causavam grande dano agora faziam sentido graças a Super Quebra,a entrada dessa mecânica e desse novo time que faz personagens causarem bastante dano. e o Boothill que apesar de não ser tão dependente deste time é todo feito pra essa mecânica conseguindo imbuir a fraqueza a seu Elemento no inimigo e causar danos altíssimos de Superquebra que passam dos 500k.E a Firefly é a mesma coisa porém ela precisa se transformar usando a combustão da Perícia Suprema pra poder dar fraqueza do elemento dela nos inimigo alvo e arrancar 50% da tenacidade dos adjacentes sem fraqueza e ela pode atacar até 3 vezes em um turno e o colldown da combustão aparece na barra de turnos e quando chega ela acaba voltado ao normal e no mínimo você vai precisar de um turno pra poder reativar a Perícia Surprema dela dela acabar e ter que usar ela de novo. Essa Suprema é que faz a Firefly ser uma máquina de destruição  causando 400k ou mais em todos os alvos assim que eles tem sua fraqueza quebrada. Ela simplesmente é tão absurda que praticamente ela pode ir em qualquer sala do MoC e fazer um estrago e você não precisa se preocupar com taca e dano,apenas ATQ% e Efeito de Quebra.E pra tentar compensar todo esse poder do fogo os inimigos do Salão esquecido que é o modo universal Endgame usando as regras do jogo do HSR foram buffados tendo mais de 2 milhões de HP e isso você pode imaginar o que aconteceu com o jogo não é?isso mesmo toda aquela variedade de times usáveis nesse modo se foi pra sempre. Qualquer personagem que não tenha poder de fogo sequer vai estar perto de terminar o estágio 12 desse salão,todos os 4 estrelas com algumas excessões ficaram inúteis e personagens antigos como a Seele perderam seu valor mesmo com super builds.Quem não tiver o poder suficiente não vai servir então todo seus investimento sejam Eidolons ou armas assinaturas não servem mais de nada,embora nesse MoC você ainda possa usar o Dr Ratio extremamente bem buildado por conta do buff dos ataques extras e da fraqueza elemental. Várias builds alternativas que usávamos no passado como a Silver Wolf e Welt de quebra são inúteis porque o dano deles é irrisório diante tanto da defesa quanto do HP buffados e o resultado disso é que o jogo não é mais amigável com o jogador F2P,agora as chances de você passar pelo menos é ter seus personagens mais fortes do jogo e se o personagem for padrão o mínimo de Chance e Dano subiu de 70-140 pra 70 e acima de 200 pra você não sofrer com os top tiers do jogo de tão difícil que foi. Eu estava fazendo meu time de dot esperando reruns mas agora é tarde demais pois a pela que me faltava era a Huohuo e agora ela pouco vai agregar a um time que já tá defasado pelo menos até lançarem novos power creeps de personagens existentes e talvez só a Black Swan terá algum valor por ser mais recente. E o jogo se tornou chato pra mim ainda mais com o anúncio da 2.5 onde a nova personagem Feixiao nada mais nada menos que um power creep do Dr Ratio,aquele mesmo que foi dado de graça no inicio da 2.0 que obrigatoriamente usa seu time FUA(Follow-Up Attack) com Topaz,Robin,Aventurine ou Lingsha a nova Healer da Abundância que vai vir nessa mesma atualização,e advinha só,eles simplesmente colocaram esses personagens premiu da Feixiao de uma vez só numa única atualização um atrás do outro sem tempo de você respirar.Se você tentar pegar a Feixiao sozinha vai se arrepender porque ela cai horrores sem um time dedicado e não existe opções baratas mais nesse jogo,elas não funcionam porque os inimigos foram buffados e a empresa também não lançou nada com exceção do Moze onde você vai precisar de sua Eidolon 2(conseguir obter 3 vezes o Moze no Banner)pra dar suporte pra Feixiao.A Março da Caça também serve mas a Topaz continua sendo a melhor escolha mas ela é a menos requisitada porque quem vai dar dano de verdade é a Feixiao então até um 4 estrelas serve e a própria Topaz também não causa danos absurdos. Ou seja Star Rail assumiu sua forma de Pay to Win safado onde quem casha tem vantagem absoluta nesse jogo enquanto no Genshin todos os personagens possuem alternativas baratas ou pelo menos que não vem todas de uma vez pra você escolher e o jogo não sofre power scaling severo,ou seja qualquer personagem ainda vai servir pro jogo com 4 anos de estrada e isso faz o Genshin recompensar o investimento que você fez lá atrás e tornou o HSR um jogo chato e um tanto elitista.Agora imagina a Acheron ou a Firefly com todo esse poder absurdo serem descartadas com outros aplicadores de dano que causam 1 milhão ou mais de dano sem fazer esforço com bosses com mais de 4 milhões de HP no próximo ano? eles vão continuar a fazer personagens dependentes de um time premium como a Feixiao?e vão colocar todos eles de uma vez só numa mesma atualização?até onde o jogador vai aceitar isso?ou talvez não aconteça nada e HSR continue vendendo horrores pois o jogador não quer ficar pra trás. Eu mesmo já desisti de seguir esse meta insano do jogo,eu não quero ter que gastar grana nisso,então a melhor opção pra mim é abandonar a gameplay hardcore que eu adotei diferente do Genshin pelo HSR ter um escopo menor. Agora a melhor coisa é curtir a trama do jogo que melhorou horrores e pegar os personagens que eu gostar mesmo se flopar no MoC,basta não ter pressa pra pegar ninguém.É o único jeito que encontrei pra seguir curtindo o HSR hoje.

Comentários