Os motivos de Dragon Ball Super ser sim uma boa continuação de Dragon Ball Z e Dragon Ball

 



Dragon Ball Super foi o revival da franquia de Dragon Ball que ninguém imaginaria voltando 18 anos depois com histórias inéditas. Após o sucesso do remaster safado da série,o Dragon Ball Kai, dos filmes Batalha dos deuses e o Renascimento de Freeza a Toei e a Shieisha perceberam que Dragon Ball ainda tinha força e os fãs queriam mais. No entanto esses dois filmes causaram uma polêmica bizarra e pelo que eu apurei foi só aqui no brasil: os novos filmes do Dragon Ball estavam muito infantis. O novo Super Saiyajin God não tem criatividade alguma. E inúmeros problemas que muita gente aí diz que esses filmes tem. E se você é fã de Tokusatsu aqui no Brasil já deve imaginar do que se trata: fãs de longa data que não aceitam qualquer mudança naquilo que eles curtiam na infância,e isso acontece porque o fã se sente o dono da obra,e não permite qualquer mudancinha que seja.Claro que a série não pode ser como Dragon Ball GT que é uma série mediana e não está no mesmo nível  de história que o Toriyama Eu gosto muito da Pan tanto o visual quanto a personalidade forte dela nessa série,e no SSJ4 que é em criativo por sinal mas a história não é lá essas coisas,não tem como dizer de forma diferente. Mas muita crítica ao Super é injusta e fruto da nostalgia e de um problema na transmissão da série pois Dragon Ball original que parece sempre ser enclipsado é esquecido por muitos e a transmissão no SBT não foi completa e anos depois e um outro contexto ele passa na Band e pra muita gente foi o primeiro contato com a franquia e isso já cria um conceito do que seria a essência da série,a idolatria ao Z e tudo isso e esquecem do Dragon ball e esquecem até dos outros mangás que o Toriyamna fez,qual é a pegada do autor. Porém os filmes de Dragon Ball Z tal qual o Super mesmo não sendo 100% feito pelo Toriyama, ele provavelmente dá alguma direção tanto pra Toei quanto do Toyotaro do tom que ele quer pra trama e dar uma direção de como eles devem conduzir. E tudo de acordo com o que ele mesmo gosta,do tipo de história que ele gosta de escrever. assim como eu disse em dois artigos sobre a trajetória de Dragon Ball e em como ele saiu de um mangá de comédia nada me faz acreditar que a fase Z de Dragon Ball não é uma cosia 100% do Akira Toriyama mas sim de uma direção que a Jump queria que a série deveria tomar e por coincidência foi justamente após o fim de Hokuto no Ken,e o mangá que antes era de comédia e aventura ficou cada vez mais violento,os traços do autor foram ficando cada vez mais com o padrão estético similar ao de Tetsuo Hara pro Hokuto no Ken,eu não tenho duvida que eles queriam que Dragon Ball fosse igual esse mangá que foi um grande sucesso. E existe algumas informações oficiais que podem comprovar isso,a primeira é que Dragon Ball ia terminar com Piccolo o que faz total sentido por todo o contexto que essa saga foi criada,com Goku fazendo algo grandioso e de brinde ganhando pela primeira vez o Tenkaichi Budokai e recusando substituir o Kami-Sama,se casando enfim com a Chi Chi etc,a segunda é que os 3 primeiros editores do Toriyama eram conhecidos como carrascos que interferiam no processo criativo da obra o tempo todo. E uma informação oficial nova que eu tive comprova que de fato tivemos Hokuto no Ken como influência direta a obra,e foi quando o Torishima revelou que tentou uma forma de alavancar a obra que não ia bem e ao ler Hokuto ele percebeu que o caminho das artes marciais era o melhor caminho pra série e sugeriu o torneio Tenkaichi Budokai. E isso fez a obra alavancar. Se Hokuto teve influência nessa época com certeza ele deve ter tido mais influência mais tarde.O próprio traço do Toriyama que deu ênfase aos corpos musculosos dos personagens,característica de Hokuto no Ken,a ênfase no ki com a aura de batalha similar ao que Hokuto fazia,tudo isso já é um indicativo que a série sim influenciou muito Dragon Ball pela sua fase Z que se afastava tanto do que a obra era que se você ler o mangá do inicio e depois pega do final não parecem nem a mesma obra apesar que o Toriyama tentou ao máximo ser bem sutil e natural nas mudanças que a obra teve.




E uma outra informação oficial confirma que o último editor,o Kondo deu mais liberdade criativa e assim que isso aconteceu o Toriyama imediatamente trouxe a comédia perdida da obra de volta,ele inclusive deu um papel importante ao Mr Satan que era um personagem que o Kondo gostou muito,ele criou o Gotenks e inseriu muito mais comédia até mesmo nas lutas,o traço dele começou a ficar mais relaxado,não abusando mais daqueles grandes painéis de página inteira como era antes e grandes quadros. E esse tipo de humor é uma característica intrínseca do autor que faz mangás em sua maioria imensa de comédia com um humor bem inocente,bem infantil. Nos anos 2000 Toriyama se livra das influências de Hokuto no Ken e já percebemos nas novas artworks que ele fez de Dragon Ball apresentando os heróis mais magros e um pouquinho mais caricatos. O especial chamado O Retorno de Son Goku e seus Amigos é um reflexo de tudo isso e permaneceu no Super,vemos o DNA real do autor,se o Dragon Ball na fase Z era uns 70/80% Toriyama então o Super é uns 90% Toriyama.E a gente percebe um retorno de vários elementos esquecidos e muita criatividade ao expandir a franquia,e não apenas enfiar novos vilões como o GT fez. 




Pra começar temos a introdução de novos seres divinos os Anjos e os Hakaishin que são o oposto aos Kaiohshin e eles são absurdamente mais poderosos devido a seu cargo que é eliminar civilizações indesejadas e o Beerus é um personagem impiedoso e arrogante,muito assustador porém ele carrega o elemento de humor do Toriyama inclusive com aquela mania de comida,e principalmente pelo Whis que é o contraponto dele,sendo o sujeito que quebra a pose do Beerus diversas vezes fazendo ele ficar sem ação. E ao contrário do que muitos afirmam o Beerus não foi feito pra ser uma ameaça real,ele não é um vilão,por isso que a batalha dele segue os seus próprios caprichos.




Outro acerto do Toriyama foi o retorno de Freeza num papel muito melhor do que ser apenas aquele vilão que voltou e foi derrotado de novo embora o segundo filme fosse basicamente isso,um fanservice com o maior vilão voltando com uma nova transformação ganha de modo super conveniente e que apenas muda a cor do vilão mas depois disso quando o Freeza é convocado pro Torneio do Poder é que ele vem com algo que eu particularmente gostei muito porque todos sabem que o Freeza não é o tipo de vilão que se converte como Vegeta ou Piccolo mas ao mesmo tempo ele é inteligente de formar uma aliança pelos eu próprio bem e não é confiável,a qualquer momento fica aquela dúvida se ele vai passar a perna no grupo do Goku porque ele tem sempre segundas intenções e isso que dá uma dinâmica legal. Agora o SSJ God e o SSJ Blue embora tenham origens bem convenientes e são criticadas por falta de criatividade na verdade reflete a simplicidade do Toriyama.Por mais que eu curta todo o conceito e visual do SSJ4 ele não tem a cara do autor,e essas novas transformações são muito mais a cara dele. E sem dúvida o que deu mais graça ainda a tudo foi a expansão do universo da série com a adição do multiverso e dessa vez não é aquele multiverso manjado das HQs que cansamos de ver,é algo bem próprio com aquele conceito de Terras gêmeas,são 7 universos divididos em pares(sempre tem que ser 7) com a óbvia exceção. Nisso a gente tem o torneio do Champa onde conhecemos personagens de outros universos como o Hit um personagem muito interessante.Aqui teve uma outra coisa legal,eles resolveram aquele mistério do porque o Goku não usava mais o Kaiohken transformado em Super Saiyajin e a transformação Blue possibilita ele utilizar isso.




Na sequencia nós tivemos o que pra mim é a melhor saga do Super,a saga do Goku Black. Foi um acerto enorme trazer o Trunks do futuro de volta,e todo aquele clima tenso embora ainda tenha as piadas em momentos mais descontraídos mas eles tentaram recriar um pouco do clima da ótima saga do Cell aquela que eu considero a que tem o melhor roteiro.Aqui o destaque é a interação do Trunks do futuro com o do presente,a ótima idéia de tornar Mai um par romântico do Trunks,isso porque como toso sabem a ganhe do Pilaf que sumiu na série desde a saga do Piccolo Daimaoh e eles voltaram a ser crianças graças as Dragon Balls. e com isso abriu margem pra Mai aparecer adulta no futuro do Trunks e ela ficou muito interessante aqui,lembrando que essa versão da Mai é mais jovem que aquela que vimos no inicio do Dragon Ball. Explicaram também como surgiu Babidi na linha do tempo do Trunks.E teve todo aquele mistério de quem era o Goku Black,a vantagem de acompanhar junto do japão é criar teorias sobre isso,teve várias bem malucas até sobre ele ser o Goten porém ele é fruto de outro resgate da saga do Cell que são os múltiplos futuros e múltiplas linhas do tempo,fãs já montaram essas linhas da saga Cell e aqui eles deram a versão oficial que é bem mais confusa mas faz sentido se tratando de viagem no tempo costurando todo os acontecimentos.E óbvio que teve a introdução do vilão mais profundo do Dragon Ball,que diferente de todos ele tinha uma motivação e tem a ver com aquele velho dilema de "a humanidade faz besteira,então vamos nos livrar dela" e é um vilão muito interessante. Nesse arco nós tivemos o Vegetto retornando embora novamente criaram uma desculpa meio furada pro Potara não permitir uma fusão eterna,um retcom pra poder usar as fusões de novo,incluive no último arco do Super. E no final não foi ele que resolveu mas sim o Trunks com um método meio contestável porém ele tem um simbolismo,aquela "Espada Genkidama" carregava o simbolismo de todos os cidadãos do futuro salvarem seu próprio futuro. O problema é que de um modo meio sem sentido Zamasu conseguiu destruir o futuro de Trunks obrigando ele e a amai os últimos que restaram a ficar em outra linha do tempo.




E então veio o Troneio do Poder pra fechar com chave de ouro trazendo uma disputa entre escolhidos dos 7 universos pra fazer um Battle Royale e trazendo vários personagens interessantes como a Kale e a Kaulifla e o uso do Potara pra trazer Kefla,e temos pela primeira vez duas Saiyajin mulheres e canonizando a transformação do Broly já que esse filme é muito aclamado,o Jiren que vira o rival dessa versão,o Toppo que é um personagem que tem a reviravolta quando ele vira um Hakaishin já que ele era um amante da justiça até despertar e claro tivemos a que considero a melhor transformação do Goku,o Ultra Instinto que deixa ele mais imponente do que nunca. Além disso tem a música de abertura que é maravilhosa,a participação do Freeza e do Androide 17 que surpreendeu todos e a luta final que foi transmitida em telões no mundo inteiro como se fosse uma final da Champions League,um marco que só Dragon Ball Super conseguiu




Uma coisa que preciso acrescentar aqui é que Dragon Ball Super trouxe de volta a estratégia que Dragon Ball tinha e que foi se perdendo na fase Z onde o que só importava era o ki maior,os super raios e um monte de coisa. O fato de cosias como o Butter ser o mais veloz do universo ou o poder de parar o tempo do Gurdo não fizeram diferença alguma na série,faltava algo a mais e o Super trouxe isso porque o SSJ Blue não é a solução pra todos os problemas,é uma transformação que gasta energia e requer um uso inteligente,o Super Saiyajin God proporciona mais velocidade.A gente vê coisas como o Mestre Kame compensando a falta de poder diante dos inimigos com sua experiência. Soa absurdo?sim,mas é mais interessante do que o papel que ele desempenhava na série. E o Super deu chance de vários personagens escanteados graças a escala de poder poderem participar também. A forma como os combates funcionam aqui me lembram mais o Dragon Ball clássico e essa sensação é ótima e vemos bem isso em ação no filme do Broly,no duelo contra o Hit,é algo mais profundo que só a pancadaria desenfreada de antes.




O filme do Broly foi muito bom porque ele deu um papel mais interessante pro Bardock,não que aquele Bardock do especiak de TV não fosse legal mas esse aqui é bem melhor trabalhado,toda a viagem do Goku a Terra tem outro sentido aqui assim como a relação dos Saiyajin com o Freeza. Eles canonizaram o Broly,deram mais profundidade a ele que tinha um backgrond horroroso no filme,eles canonizaram o Gogeta que foi a coisa mais sensacional desse filme,a fusão do Goku e Vegeta foi o maior bait criado pela Toei,todo o marketing desse filme foi feito em cima dessa fusão e quando formos ver ela aparece por 5 minutos no filme. Precisávamos de algo pra fazer juz a essa forma tão legal e usar isso nesse filme foi uma tacada de mestre,fizeram justiça ao Gogeta enfim.O filme é pancadaria boa do inicio ao fim com toda aquela estratégia que mencionei e valeu muito a pena.



O filme do Super Hero foi criado pra dar mais destaque a Gohan e Piccolo e outra vez trazendo a Red Ribon de volta porém é um filme bem mais descontraído,uma trama paralela,nós tivemos as novas formas dos personagens que como de costume surgem da forma mais conveniente possível,nem comento o quão bizarro isso é,o Piccolo Orange que eu não achei muito interessante e o Gohan Beast     que resgata aquele mesmo estilo do SSJ2 e pelo que deu a entender essa forma é uma evolução da forma Ultimate do Gohan algo similar ao Ultra Instinto que é um poder original dos Anjos(no mangá ainda tem o Ultra Ego que é a dos Hakaishin) então anda mais justo que o Kaiohshin também ter a sua forma.





Claro que o Super não é perfeito e nem falo da animação péssima que ele teve no inicio e que foi salva graças ao excelente diretor que entrou que é o mesmo de One Piece nos arcos de Wano e Egghead e sim por alguns erros que ele comete de continuidade,algo natural visto que é uma obra que foi feita 18 anos atrás então nem eu me lembro o que fiz 1 ano atrás quanto mais há 18 então tem erros como o Piccolo comendo comida,sendo que na fase Z foi estabelecido que Namekianos só consomem água embora esse erro também foi feito no anime de Dragon Ball mas naquela ocasião foi sem querer já que ninguém iria imaginar que Piccolo seria um alienígena.Tem o Gou contando antes da hora que o Majin Boo reencarnou sendo que ele só faz isso no final do Z. Aquelas conveniencias também do Freeza conseguir uma nova transformação treinando pela primeira vez na vida e as formas do Piccolo também. Tem umas enrolaçãozinhas aqui e ali(muitas feitas pra economizar animação já que eels não tem um material original feito em mangá pra seguir já que o mangá do Super é feito em simultâneo com várias alterações) mas nada disso pra mim tira o brilho da série que trouxe muito mais coisas boas que ruíns. Lembrando que DBZ não era perfeito,tinha muitos probleminhas aqui e ali também.

E com tudo Dragon Ball Super é sim uma ótima continuação do Z e do clássico e valeu muito a pena acompanhar pela primeira vez a série junto aos japoneses já que quando a série veio todos os spoilers vieram junto e aqui não foi assim,foi algo histórico e emblemático o retorno de Dragon Ball.


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