Como Dragon Ball Z Budokai e Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi reiventaram os jogos e anime e uma trajetória pelos jogos de luta da franquia até atingir um novo patamar com o novo Dragon Ball Sparking Zero
Quem iria imaginar que um jogo baseado em anime fosse bater as pré-vendas de jogos grandes como Call of Duty Black Ops e Silent Hill 2 Remake?pois Dragon Ball Sparking Zero conseguiu esse feito e isso é algo muito grande mas como que surge essa vontade de se jogar games baseados em anime?eu acho que a resposta pra isso é bem simples,os videogames possuem o fator interatividade onde podemos controlar nossos personagens favoritos e daí vem a popularidade dos games baseados em animes.Infelizmente eu não consegui descobrir qual foi o primeiro jogo de anime adaptado até por não conhecer muito bem a geração do Atari mas desconfio que franquias como Gundam,Hokuto no Ken e Dragon Ball estão entre os pioneiros nesse quesito por serem obras bem antigas. E antigamente as empresas queriam fazer lucro em cima de franquias famosas levando elas pra tudo quanto lugar e o videogame não seria diferente e normalmente as empresas tem um foco bem causual mirando nos fãs do anime em primeiro lugar e obviamente elas buscavam baratear o máximo possível a produção e lucrar muito com isso geralmente contratando empresas desenvolvedoras pequenas e baratas e esse método continua sendo feito até mesmo nos dias de hoje.Algumas dessas empresas tentavam surfar na onda do momento e algumas colocavam bastante criatividade até na hora de fazer um jogo baseado em anime onde ele pega fórmulas de sucesso do momento ao mesmo tempo em que precisam inserir as características da série em questão dentro do jogo.
Dragon Ball teve uma carreira bem longa nos jogos de luta.Seu primeiro real jogo de luta foi Dragon Ball Z Super Butouden do bom e velho SNES já que antigamente haviam jogos de 1 vs 1 mas usando sistema de cartas pras lutas então um jogo mais tradicional foi esse.Lançado em 1993 esse jogo foi lançado em meio a febre do Strreet Fighter 2 que reinventou os Fighting Games. Sendo um game 2D com comandos tradicionais e desenvolvido pela desconhecida TOSE Soft que existe até hoje inclusive ela faz alguns remakes de jogos antigos pros consoles atuais,a empresa no entanto seguiu o caminho um tanto peculiar e não copiar a fórmula de SF2 na cara dura como muitas empresas faziam. Esse não é aquele jogo onde você vai pegar um Goku e ele vai ser aquele arquétipo Shoto(como nomeiam nos Fighting ames personagens como Ryu que tem projétil,anti-aéreo e algo parecido com um Tatsumaki Senpuu Kyaku. Butouden era bem diferente e os personagens tinham normalmente comandos físicos que envolvem alguma sequencia rápida de golpes,anti-aéreos e afins e muitos golpes que usam o Ki como raios rasteiros ou que perseguem o oponente etc. O jogo usava um botão de soco e chute e um botão de bolas de energia que curiosamente é uma padrão comum até nos jogos atuais de DB.E por último havia a novidade de ter um botão de voar. Isso fazia a tela ficar dividida pra indicar a distancia(tinha um minimapa na tela) e a novidade eram os Super Raios que tinham toda aquela dramaticidade e exageros do anime onde você inclusive podia se defender usando um comando e gastando sua barra de ki o que fazia esse jogo ser bem diferenciado. De perto o personagem manda uma versão mais simples dos golpes como o Kame Hame Ha que vira literalmente um Hadouken.O grande destaque dessa série eram as músicas que eram muito legais. Apensar de você não poder carregar o ki e ter que esperar mito pra barra encher(se ficar sem você fica cansado e vulnerável e não consegue usar os poderes).E também tinha um modo história com número limitados de continues. Era uma época onde não tínhamos as inúmeras skins e versões de personagens,a gente via o Vegeta usando o traje da saga Cell em todas as sagas no entanto esse jogo trazia versões normais e SSJ dos personagens.
Na sequencia veio Super Butouden 2 o primeiro jogo de DBZ que joguei na vida,e isso muito antes do anime ser popular,mesmos sem saber direito o que tava acontecendo na história. Esse jogo é uma versão bem melhorada do Super Butouden,é menos travado embora ainda lento,dava pra contornar ativando o modo turbo com código. Agora dava pra carregar o ki e os gráficos,tamanho dos sprites,animações melhorou absurdamente. Outra novidade é o Meteor Attack que é uma sequencia devastadora que cada personagem tem. Muitos consideram o melhor jogo da franquia dessa primeira geração por assim dizer. Lançado ainda em 1993 trazendo o final da saga Cell já que o jogo anterior trazia a história desde o confronto de Goku com Piccolo no torneio de artes marciais até o Cell contando com um modo história com múltiplos caminhos e escolhas do ponto de vista de 4 personagens e tendo que perder lutas pra seguir a mesma tram do anime e de quebra ele trouxe Bojack,Zangya e Broly dos filmes tambem.Depois disso em 1994 ela decidiu lançar um versão pro Mega Drive com outro nome,o Buyuu Retsuden que basicamente traia personagens da saga desde Freeza até Cell e tendo jogabilidade identica embora ele tenha limitações por causa dos 3 botões e um modo história estilo what if. No entanto ainda em 1994 Super Butouden 3 decepcionou bastante por cortar o modo história e termos apenas o torneio sem qualquer cutscene e com os créditos rolando quando você o termina em referencia ao começo da saga Boo e trazendo personagens até o Majin Boo gordo que era a saga que passava na época não tendo ainda persoangens como o Goku SSJ3 ou Gotenks. Ao que parece esse jogo acabou decepcionando bastante e a TOSE decidiu dar outra direção aos jogos.
No ano seguinte com a presença dos poderosos consoles de 32 bit a Bandai decidiu investir na novidade do momento.e a TOSE criou então um jogo bem experimental que pode ser considerado um sucessor espitirual da série Butouden mas que trás muitas diferenças.Ele por incrível que pareça foi o primeiro jogo de luta da história a combinar Sprites com cenários 3D. curiosamente ele usa uma técnica diferente do tradicional e usa cell drawnings(ou acetato) pra compor seus sprites que é a mesma técnica usada pra criar animes o que dá um efeito curioso.E ele também usa isso pra mostrar uma apresentação dos personagens porém os desenhos são tão mal feitos que parecem até feito pro fãs. No jogo ao invés da tela dividida existe um efeito de zoom pra dar a ilusão que o personagem está voando.Em compensação so super raios foram excluídos do jogo e eles apenas possuem a versão mais simples que era como era feito de perto nos jogos Butouden. Todo o resto dos sistemas era similares dos jogos Butouden inclusive com os Meteor Attacks também sendo feitos aqui. O problema é que ele aprece um jogo bem estranho até mesmo pra época apesar do atraente elenco de 22 personagens jogáveis e inclusive tendo mais 5 secretos o maior elenco de jogos da franquia até então e ter uma abertura sensacional. Não tendo qualquer modo história e sendo bem esquisito ele aprece ter tido uma recepção bem negativa. Mas o curioso é que no mesmo ano talvez por criticas a esse jogo a Bandai decidiu lançar uma versão diferente dele pro Saturn retomando o nome Butouden e trazendo de volta o mesmo estilo de gameplay. E assim saiu o Shin Butouden que retoma o mesmo estilo de gameplay contando com tela dividida os Super Raios de volta com o mesmo esquema de antes. Os sprites dos personagens foram reciclados do Ultimate Battle 22 e agora os 5 personagens secretos estão disponíveis desde o começo mas eles não reciclaram totalmente,eles fizeram questão de refazer todas as animações dos golpes e até dando golpes diferentes pra cada um com efeitos melhores que a versão UB22 e até Meteor Attacks diferentes pra vários personagens. Os cenários agora são todos em 2D e existem cenários diferentes da versão UB22 como o cenário da nave do Babidi pro exemplo. E também temos um modo história onde escolhemos todos os personagens e o final muda de acordo com ele e até mesmo os vilões tem seu final onde eles conseguem cumprir seus objetivos mas não tem cutscenes,é apenas um modo arcade básico com um final depois de zerar. Assim como o UB22 ele não tem personagens que só viera a aparecer no anime depois como Vegetto e o Kid Boo.
Curiosamente dois jogos diferentes surgiram em 1996. O primeiro é o Hyper Dimension que seria uma outra sequencia espiritual da série Butouden experimentando várias coisas diferentes. Nesse jogo sua barra de HP é a mesma de energia e se você carregar o Ki você aumenta tanto sua energia quanto seu HP então é preciso balancear isso e muitas lutas podem até ser bem demoradas por conta disso. O sistema de jogo é um pouco mais fluído que a franquia Butouden e sem os Super Raios de forma similar a UB22 porém ele tem um sistema novo de voo onde os cenários são interconectados e se você atirar o personagem pra cima no estilão MK3 você pode levar o personagem pra um cenário de combate aéreo com livre movimento mas o movimento é um tanto lento demais. De resto ele se parece muito com um jogo Butouden com vários golpes físicos e de raio igual da franquia Butouden e os famoso Meteor Attacks. O outro jogo era o Dragon Ball Idainaru Dragon Ball Densetsu pro PS1 que na verdade é uma sequencia de um jogo do PC Engine de 1994 chamado Idainaru Son Goku Densetsu e esse foi o primeiro jogo que ao invés de levar a franquia pra um gênero específico ele tentou criar um sistema de combate novo que visava simular o combate da série. O primeiro tratava de abordar Goku desde criança até o fim da saga Cell e o segundo toda a saga Z de Dragon Ball com pequenos sprites e movimentação livre em cenários 2D mas nada de jogabilidade tradicional,aqui(que agora usa sprites com cenários 3D) existe um cabo de guerra onde precisamos atacar o oponente e usar os Meteor Attacks que aqui são aquelas sequencias onde o personagem isola o inimigo longe e teleporta pra atacar típico do anime e mangá e preencher a barra a seu favor pra aí sim os personagens dispararem um super ataque e causar dano no oponente já que não dá pra causar dano normalmente.Apesar da tentativa de recriar as batalhas do anime nessa primeira tentativa era muito repetitivo e básico demais.
Em seguida veio aquele que ficou conhecido como o último jogo de Dragon Ball lançado,o Dragon Ball Final Bout. Com um foco grande em Dragon Ball GT,o jogo faz o mesmo que Boruto faz ultimamente que é vincular seu nome ao da série Naruto em seus jogos já que não consegue sustentação sozinha então por isso esse jogo nãos e chama DBGT e ele trás um elenco de personagens das duas série,tanto Z quanto GT. Esse foi o primer jogo 3D da franquia. E ele é um meio termo entre os sistemas do UB22 e da série Butouden contando até com elementos do Hyper Dimension e do Idainaru DBZ Densetsu. Aqui não temos o sistema de divisão de tela mas devido a natureza do jogo ser 3D não era mais necessário e lembra um pouco o Hyper Dimension mas bem melhorado. Ele usa os sistemas de super raios da série Butouden com as mesmas características como as diferenças de se fazer de perto ou longe porém os Meteor Attacks são bem diferentes,agora eles são um sistema genérico bem similar aquele do Idainaru DBZ Densetsu onde o personagem precisa usar um laucher e ficar espancando os botões pra lançar uma sequencia,e repetir a mesma sequencia de novo e de novo e o oponente fazendo o mesmo pra escapar ficando mais difícil a janela pra continuara cada vez que fazemos. Final Bout tinha visuais muito legais e músicas incríveis a maioria remixadas dos jogos antigos da franquia Butouden porém a inexperiência com o 3D trouxe uma experiência enfadonha como lentidão,controles com imput delay altíssimo e uma colisão nojenta e sem sentido onde as caixas de colisão não fazem sentido,você acerta um personagem do alto com um golpe no chão,é bizarro.Ele também tinha um abertura incrível com uma música inédita cantada pelo Kageyama e uma apresentação visual melhor embora seja estranho o Freeza ter uma cebeça imensa na sua artwork nesse jogo.
Além disso existe um game de luta pra arcades de DBZ chamado de Super Battle desenvolvido pela tradicional Banpresto sendo um pouco mais similar a um Street Fighter tanto que o Goku é como o Ryu naquele jogo e que ganhou uma sequencia chamada DBZ2 Super Battle .
E então com o fim dos animes os jogos também encerravam sua produção e ficamos muitos anos sem qualquer jogo de Dragon Ball até que o console PS2 surgiu e a Bandai sentiu que era hora de trazer a franquia de volta e tudo isso só foi possível graças a falência da SNK por incrível que pareça que por sua vez nos trouxe o mais revolucionário game de anime da empresa,o Dragon Ball Z Budokai. Na época a bandai parecia interessada em trazer diversos games de anime pra várias plataformas,como jogos de Inuyasha,Sayuuki pra PS1 e esse Dragon Ball Z Budokai pro PS2 revivendo os jogos de Dragon Ball e ele foi desenvolvido por outra empresa pequena e novata a recém fundada Dimps Corporation que foi criada pelo Takashi Nishiyama,o cara que foi o pai de Street Fighter 1 e do Fatal Fury que após a falência da SNk se juntou a capcom com outros ex funcionários porém eles saíram da Capcom após controversa produção do cancelado Capcom Fighting All Stars formou a Dimps com outros ex funcionários e a bandai decidiu deixar ela criar um novo jogo e graças a expertise do time eles conseguiram trazer uma inovação muito forte pra jogos de anime e esse jogo mudou tudo.Graças a nova tecnologia da geração 128 bits era possível reproduzir os eventos do anime de forma cinematográfica e foi com isso que a empresa conseguiu chamar a atenção pra sí,já começando a apresentar seu modo de fazer jogos recriando a OP clássica de DBZ toda com a engine gráfica do jogo que foi bem legal além de trazer custscenes cinematográficas pras sagas de Dragon Ball que iam do inicio até Cell com uma fidelidade maior que os jogos anteriores. O jogo é uma espécie de Tekken ou Soul Calibur da vida bem mais simplificado já que o foco é o fã que não tem o costume de competir em jogos de luta e trazendo uma ampla personalização do personagem onde podemos equipar capsulas pra obter golpes especiais e até transformações,e sim personagens podem se transforar na luta o que deixou muita gente louca na época e não só isso mas melhoria nos status e power ups como se fosse um RPG. Além disso ele trás muitas semelhanças de sistemas da série Butouden como os próprios comandos que são bem similares e os golpes possuem bastante ângulos de câmera dando mais imersão imensa principalmente nas Ultimates dos personagens(um ataque mega cinemático) o que fez este jogo ser popular e virou uma referencia pra adaptações de anime pra games que passaram a seguir esse padrão daqui por diante fazendo surgir diversas franquias de anime com jogabilidade similar como a série Ultimate Ninja(Narutimate Hero no Japão) de Naruto ou jogos feitos pela própria Dimps de outros animes como o Yu Yu Hakusho Final. E sem dúvidas o que fez a diferença além de possuir transformações em tempo real e um sistema de jogo melhor elaborados que os games antigos outro fator é a velocidade,porque esse foi o melhor jogo que reproduzia a velocidade das batalhas de Dragon Ball que jogos antigos falham em colocar tudo de forma muito lenta. Hoje ele é bem feinho mas abriu portas pra novas e interessantes jogos baseados em animes. Sua sequencia o Budokai 2 trouxe o visual cel shading que tava se popularizando na época sendo bem mais agradável apesar do modo campanha dele ser um jogo de tabuleiro ao invés das cutscenes animadas trazendo personagens da saga Boo e as fusões que podem ser equipadas. Mas o supra sumo veio com Budokai 3 que trouxe uma velocidade ainda maior,novos golpes como os ataques de teleporte,Ultimates ainda mais impressionantes e um modo campanha onde podemos explorar o mundo da série evoluindo 8 personagens que escolhemos e travando lutas da história desde o começo até a saga Boo e finalmente temos todos os personagens e campanha de todas as sagas num só lugar com a campanha decente pra jogar.Existia um sistema de Super Armor que dava pra usar um sistema evoluído dos Meteor Attacks da franquia Butouden e derivados onde precisamos advinhar os botões apertados durante sequencias cinemáticas Budokai 3 foi o ápice e ninguém poderia imaginar o que ainda estava por vir..no ano de 2005.
Nesse ano a Bandai anunciava um novo projeto de game de Dragon Ball o mais ousado que eles fizeram até hoje e dessa vez como outra empresa japonesa desconhecida mas um pouco mais tradicional a Spike que tinha o objetivo de trazer o jogo mais ambicioso de Dragon Ball já feito,o Sparking que aqui no ocidente foi chamado de Budokai Tenkaichi talvez pra fazer um marketing em cima da série anterior de jogos,o Budokai.Quando eu vi esse jogo anunciado num preview numa revista,eu não acreditei. Era um jogo com uma proposta inacreditável,ao invés de um jogo de luta 2D como no passado como Street Fighter,ao invés de um jogo 3D como Tekken ele vai ser um jogo em arena que tem como objetivo simular mais fielmente as batalhas do anime com arenas gigantescas e uma perspectiva 3D onde podemos voar livremente,batalhas corpo a corpo ou usar super raios(não igual era no Butouden é claro) com velocidade,intensidade,interação com cenários pois eles são destrutíveis. Isso é algo absurdo pra um game. Obviamente Tenkaichi não era o primeiro jogo de arena e nem o primeiro jogo de anime em arena,existia a série VS da franquia Gundam que é um jogo de arena com um sistema de jogo que atrai competição pra ele muito famoso no Japão mas ele é o primeiro anime Battle Shonen a usar esse sistema com uma franquia mundialmente conhecida. e isso foi algo grande com um impacto enorme.E como se não bastasse o jogo já oferecer tudo isso ele ainda por cima trazia uma quantidade massiva e absurda de personagens,praticamente todos os mais importantes estão aqui e já seria uma lista que deixaria qualquer fã da franquia satisfeito pois ele tem 60 personagens com todas suas transformações,até aquelas nunca exploradas em games como o Super vegeta e Super Trunks e parecia que estava tudo ali,uma campanha que trazia todas essas lutas do anime envolvendo esses personagens.O sistema de capsulas foi trocado pelo sistema de brincos Potara que não te dava acesso as transformações,apenas os power ups e mudanças de status,você podia dar mais HP a personagens mais fracos que pro padrão tem HPs menores que personagens muito mais fortes por exemplo,e isso era bem menos limitador que a franquia Budokai onde muitas capsulas ocupam vários slots seja transformações ou técnicas tendo que você escolher o que deixar no personagem.Outra coisa legal eram os diverso torneios cada um tinha um horário e regras distintas baseadas nos torneios dos animes e era muito legal. Como era um jogo muito experimental o sistema ainda tinha problemas e limitações,como o corpo a corpo que deixava a desejar e os sistemas eram meio truncados. Só que tudo isso seria corrigido no ano seguinte com a sequencia,então Sparking Neo ou Budokai Tenkaichi 2 veio e reformulou totalmente o sistema de combate deixando mais dinâmico,mais rápido,fluído,com mais opções de combos e por incrível que pareça eles trouxeram ainda mais personagens,de coadjuvantes a personagens de filmes,de Dragon Ball GT e Dragon Ball Clássico totalizando cerca de mais de 130 personagens e trazendo uma campanha massiva reproduzindo um sistema similar com o mapa explorável igual era no Budokai 3 e com a customização e evolução sempre presente. Mas ainda poderia melhorar, e então veio a obra-prima dos jogos de anime,Sparking Meteor,Budokai Tenkaichi 3 que veio ainda melhor com mais velocidade,mais combos,opções e personagens trazendo um elenco massivo de 162 personagens englobando as 3 séries e os filmes,era a experiência definitiva da franquia e mudou pra sempre a história dos jogos de anime que de Budokai passaram a adotar o Tenkaichi como um padrão fazendo surgir a franquia Naruto Ultimate Ninja Storm que veio da Ultimate Ninja mas trazendo o gameplay em arena tentando simular o combate em anime.
E no meio tempo onde Dragon Ball Tenkaichi 2 era lançado um game bem estranho e obscuro chamado Super Dragon Ball Z foi lançado pros Arcades e foi desenvolvido pela Craft & Meister empresa de Noritaka Funamizu um dos criadores do SFII e a intenção deles era fazer um jogo mais competitivo de DBZ e o jogo chama atenção pela arte onde a idéia era fazer o jogo mais similar um mangá do que o anime como é de costume e o resultado é muito bom pois parece mesmo o estilo de arte do Toriyama,porém é a única coisa boa que posso dizer desse jogo que é um tanto excentrico.ele tenta ser um jogo que mistura o estilo de Street Fighter porém numa arena de livre exploração a lá Battle Arena Toshinden ou o Soul Edge/Calibur e a idéia e um sistema mais cadenciado com toda aquela complexidade de um jogo de luta porém é um sistema de combate lento demais e o mais estranho é que certos golpes foram adaptados igual no Ultimate Battle 22 perdendo aquela sensação de grandiosidade e o segundo ponto ruím é as loucuras que esse jogo adiciona como o Gohan com a roupa de Kaiohshin e a espada Z e o mais estranho é que ele possui uma segunda espada que ninguém sabe de onde tiraram essa idéia,o Big Bang Attack de Vegeta que mais parece um naruto(uma rodela que colocam no Ramen) ou o Mecha Freeza que quando nós evoluímos(existe um sistema de evolução) ele fica armado com uma bazuca e manda minas com sua cauda(?) fora termos a Chicihi adulta usando o bastão mágico(?) e o leque Bashosen e tem alguns outros ataques estranhos. Isso acaba tirando a fidelidade a obra algo que é muito cobrado em jogos de anime. então SDBZ ficou esquecido ainda mais tendo 18 personagens que mesmo que podemos customizar seus golpes dando a eles variações distintas não agradou e todas essas estranhezas somadas.
Só que a Bandai tendo sua mina de ouro nas mãos tinha aquela mania de querer lucrar muito com jogos de Dragon Ball mas sem realmente trazer algo novo,então eles começaram a desenvolver os sucessores espirituais,basicamente jogos novos reutilizando conceitos de outros jogos,mas com algumas mudanças e modificações aqui e ali e até maiores limitações. Dragon Ball Infinite World lançado apenas um ano depois do Budokai Tenkaichi era nada mais que um Budokai com outro nome e comandos um pouco alterados.ele só trouxe um mapa mais amplo de uma forma até similar aquele do Budokai 2 mas com minigames como correr pelo caminho da serpente e o resto dos sistemas,dos modelos dos personagens tudo era praticamente o Budokai 3.Da mesma forma tivemos a entrada da série na nova geração com Burst Limit que tentava se diferenciar mais de Budokai não trazendo aquele sistema de customização de capsulas mas trazendo uma gameplay similar a desse jogo,com diversas limitações em relação ao anterior e com os repetitivos Drama Pieces que é o substituto do sistema de capsulas apenas pros power ups desta vez que apenas serve pra interromper lutas com animações desnecessárias já que no Budokai se ativava bem rapidamente sem interromper a ação. Acabou não chamando atenção por conta do gameplay que já não oferecia o que Tenkaichi tinha e do elenco curto que só trazia ceca de uns 20 personagens desde do começo a saga Cell de novo como foi no primeiro Budokai. Apesar dos visuais mais incríveis da franquia proporcionado pelos novos consoles Xbox 360 e PS3 ele ficou no limbo.a empresa ainda tinha outra carta na manga que era mais um sucessor espiritual da franquia Sparking que agora foi renomada como Raging Blast. O jogo é praticamente idêntico a Tenkaichi,apenas trazendo comandos diferentes e algumas limitações e inclusive encurtando o elenco de personagens já que usavam uma nova engine e tiveram de fazer tudo do zero com o pouco tempo de 2 anos que tinham entre o Tenkaichi 3 e este jogo. E a verdade é que Raging Blast pareceu um Tenkaichi nerfado mas deve ter vendido o bastante pra ter uma continuação e esse é bem estranho porque Raging Blast 2 decidiu excluir os modelos cel shading do jogo pra algo mais hibrido e que parece até um filme da pixar de tão estranho e um combate meio lento. Apesar de trazer novidades do novo especial.O Retorno de Son Goku e seus amigos ele também não chamou tanta atenção.Então a Spike lançou um novo título extremamente pretensioso o Ultimate Tenkaichi que tinha a proposta de trazer a experiência mais cinemática e imersiva de Dragon Ball mas que se revelou um jogo extremamente limitador que jogava fora todo o controle do jogador por um sistema de gameplay semi-automático onde fazemos apenas umas poucas sequencias de golpes(que lembram os ataques Meteor do Budokai 3) e basicamente ele se resumia a fazer apenas isso,umas poucas escolhas pros personagens azerem combos automáticos e um sistema punitivo que fazia um jokenpo quando você não tentava cercar o oponente e golpear suas costa pra sempre ter seu Meteor Attack garantido que mais uma vez te limita a fazer uma coisa só. Apesar do visual incrível que trouxe uma modelagem bem mais interessante que o Raging Blast 2 e que se parecia mais com o mangá o jogo é um dos mais odiados. E por incrível que pareça a franquia Butouden foi revivida nesse meio tempo nos portateis. Primeiro o Ultimate Butouden do DS que foi feito pela mesma empresa que fez o Dragon Ball Origins,eu não vou muito a fundo nesse jogo porque joguei bem pouco já que o DS era algo fora de alcance e o emulador não deu muito certo pra mim. E em seguida a Arc System Works a mesma empresa de Guilty Gear e que foi contratada pra fazer alguns games portáteis da série e foi encarregada de fazer o Extreme Butouden um jogo de luta que usa um sistema de Assist similar ao Marvel Vs Capcom 1 com vários personagens de toda a franquia pra atacar o inimigo rapidamente.Esse eu não joguei tão a fundo também,eu só vou dizer que assim como o anterior esse jogo nada tem a ver com os jogos antigos sendo mais similares a franquia Budokai com sequencias de combos simples e os Super Raios que não são tão dramáticos como antigamente mas foi o protótipo de algo muito maior que a empresa faria ainda. Fora isso ainda tem várias versões portáteis da franquia Budokai como o Shin Budokai,o Another Road e o Tag Team tudo pro PSP com leves modificações em relação as versões console.
Em seguida a Bandai decidiu dar novos rumos a série com mais jogos diferentes e experimentais como Battle of Z que me lembra muito o estilo do jogo Dragon Ball Idainaru Densetsu do PS1,aquele primeiro que tentou simular uma experiência de combate mais fiel a série,esse aqui obviamente é muito mais elaborado,ele tem um cenário 3d imenso com lutas de 3 vs 3 simultaneamente igual o Idainaru mas que mais uma vez não chamava atenção mesmo trazendo conteúdo do novo filme de DBZ o Batalha dos Deuses.É até difícil dizer que esse é um jogo de luta de tão diferente que ele é.
Agora eu devo ceder espaço pra fazer menções a duas séries de games que causam muita confusão na comunidade,pois por incrível que apreça tem gente que acredita que eles são games de luta,o primeiro é o Xenoverse 1 e 2 que na verdade não é um jogo de luta de arena mas sim um RPG online onde temos um sistema de criação de personagens e participamos de um lobby com missões com outros jogadores online e participamos de diversas Raids com nossos amigos e ele é uma idéia vinda diretamente do extinto Dragon Ball online que trazia uma história alternativa focada no Trunks do Futuro trabalhando com patrulheiro do tempo e vários personagens desses jogo aparecem e a idéia é consertar linhas do tempo de Dragon Ball que foram alteradas.Como ele tem um combate similar a um arena game muitos confundem porém ele tem um combate mais simples com um sistema de até 3 vs 3 simultaneamente igual o Battle of Z.O segundo jogo saiu em 2016 e tem conteúdo lançado até hoje porque ele é praticamente um jogo de serviço sem ser Free To Play.Até versões PS5 e Xbox Series ele ganhou. O outro jogo é o Kakarot que mesmo se vendendo como um RPG e mesmo assim as pessoas queriam um multiplayer nesse jogo por conta do sistema de combate que inclusive é criticado por ser mais simples que jogos de arena,sendo que mesmo sendo parecido não é um jogo de luta e sim um RPG que tem um sistema que simula o sistema de combate da série e não ser um jogo de luta mais profundo.
Ao mesmo tempo ela contratou novamente a Arc System Works uma empresa que a aquela atura já tinha chamado a atenção graças a uma nova engine que simulava o estilo dos sprites 2D mas com gráficos 3D em Guilty Gear XRD e então decidiram dar o projeto do Dragon Ball FighterZ,um genuíno Fighting Game 2D ao estilo Guilty Gear ao invés os jogos mais simples feitos pela empresa como o Extreme Butouden pra eles criar com visuais espetaculares 3 vs 3 com estilo que combina o melhor de Guilty Gear com Marvel vs Capcom 3 e que trouxe as batalhas mais frenéticas da série embora nesse jogo nãos e pode voar. O jogo é competitivo,cada personagem é único em gameplay e mecânicas,mesmo versões alternativas de certos personagens diferente do Budokai Tenkaichi que não tem uma mudança tão brusca na gameplay de cada personagem,aqui você pode ser competitivo e tentar pesquisar as caixas de colisões e a framedata dos golpes de cada personagem,com treinos árduos e ele teve um cenário grande de E-Sports infelizmente arruinado pelo descaso da Bandai com esse jogo que se mantém de pé graças a comunidade.Os visuais incríveis e gameplay impecável tornam esse um dos melhores jogos de Dragon Ball já feitos.
Até que de repente num evento showcase de games um trailer que ninguém esperava,um anuncio com Goku aparecendo e se transformando em SSJBlue e com os dizeres que Budokai Tenkaichi retornou e agora foi chamado de Dragon Ball Sparking Zero nomeado assim como na sua versão japonesa pra unificar a marca e marcar um recomeço,daí o zero. Depois de 17 anos este jogo retorna na nona geração de consoles deixando todos surpresos e felizes,todos estavam esperando por uma sequencia e ela veio. Com o anuncio oficial usando a Unreal Engine 5 com os visuais mais impressionantes da franquia e a gameplay mais imersiva já vista com direito a vento reagindo ao cabelo e roupas de personagens,uma destruição mais massiva de cenários e um sistema de voo mais livre e dinâmico parecia inacreditável,algo que apenas essa geração poderia proporcionar. E cada trailer o hype de todos aumentavam e quando vimos que eles fizeram inúmeras surpresas,primeiro revelando um elenco de 164 personagens dois a mais que o Tenkaichi 3 porém contando com o elenco de Super,e inclusive causando uma certa desconfiança que teríamos personagens do elenco base do Tenkaichi 3 vindo como DLC porém surgiu um vazamento do último trailer revelando que não era tudo e tínhamos mais personagens ainda,vindo dos filmes que muitos acharam que seriam cortados mas não foram pois agora temos 182 personagens fora as DLCs. Com a melhor experiência de Dragon Ball já feita em um game,a mais fiel possível,com a Bandai ouvindo o feedback do público e fazendo correções com o tempo e a confiança de que eles estão realmente pensando no jogador e oferecer o melhor jogo de Dragon Ball já feito não é a toa que esse jogo vem batendo recordes e elevando o patamar de jogos adaptados de animes.Numa época onde os jogos vem quebrados,com conteúdo cortado,com a empresa xingando os fãs que criticam os jogos ruíns que lançam é realmente algo sem precendentes,realmente é o único jogo onde a versão Deluxe realmente vale o preço porque ele vai vir com mais 20 personagens do Dragon Ball Super Super Hero(é estranho falar o nome desse filme) e do vindouro anime que estréia junto ao lançamento do jogo Dragon Ball Daima,a última a obra que Toriyama nos deu eu não tenho dúvida que Dragon Ball Sparking Zero fará história onde é difícil acreditar que antigamente os jogos de anime eram mais limitados tanto em visual,gameplay,e até nas opções de personagens,e até seus trajes e agora ele oferece mais do que a gente pede,a experiência mais completa que emula os combates,os trajes e toda a destruição que do anime.Sem dúvida o lançamento desse novo jogo vai se tornar um verdadeiro evento digno de grandes franquias de jogos e esse é um momento muito especial.
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