50 anos de Super Sentai:um panorama das séries através dos anos e a mudança dos tempos,a franquia que tem o privilégio de acompanhar 5 décadas ininterruptas das mudanças de padrão e estilo dentro da franquia




 E o Super Sentai completa 50 anos.Como já se foi discutido inúmeras vezes os bastidores das criação e curiosidades eu gostaria de fazer algo mais íntimo e pessoal pra tentar ilustrar as mudanças que tivemos no Tokusatsu através dos anos e isso acaba sendo um fator importante principalmente com aqueles inconformados com as ´serie atuais. O Super Sentai é a franquia onde melhor exemplo pra vermos as mudanças que nós tivemos pois ele passa ininterruptamente de 1975 até hoje salvo 1978 que não tivemos uma série.

Curiosamente as únicas séries Super Sentai que vieram pro Brasil no meio daquela enxurrada foram apenas 4: Google V,Changeman,Flashman e Maskman. Depois disso veio Power Rangers e tomou o lugar que era do Super Sentai e tomou também o imaginário popular porque qualquer referencia de Super Sentai que é feito em anime é associado a Power Rangers,mecha virou sinônimo de Megazord  etc. O Super Sentai acabou sendo escanteado pra algo que foi curtido pro nerd da década de 80. Mas o mais engraçado de se pensar nisso é que o Super Sentai que vimos foi apenas uma pequena fração de uma determinada época da franquia,ele foi apenas uma parte e tivemos de uma época específica as 3 e de uma era anterior veio Google V que surgiu repentinamente naquele lote italiano de séries anteriores a Juspion e a  maioria das séries que a Band passou eram exatamente da mesma época como Sharivan ou Machineman. E mesmo quando criança eu já notava uma diferença muito grande entre o Google V e o Changeman e eles tinham 3 anos de diferença. Essa percepção não foi a única que eu tive,ela se expandiu quando eu decidi assistir toda a franquia,pelo menos não era possível  assistir tudo em ordem cronológica ainda na época que comecei pelo fato de todas as séries ainda não estarem legendadas. Mas conforme eu fui assistindo e assim que todas finalmente estavam completas eu pude perceber com clareza. E isso também serviu de aprendizado e conhecimento extra porque eu consigo enxergar diferentes fases na franquia e gostaria de explanar todas elas.










A primeira fase eu classifico de Gorenger até Battle Fever J. O Denziman poderia estar aqui mas ela é igual o Kamen Rider Kabuto,uma série de transição que possui características da primeira era mas que já tem coisas da próxima era. Essa primeira fase é muito influenciada pelos filmes do 007. No passado o Tokusatsu era muito influenciado por produções ocidentais de sucesso que inspiravam empresas e artistas a criarem algo com tais elementos dentro do seu produto. Nessa fase da série as duas primeiras séries foram criadas pelo Shotaro Ishinomori sem a intenção de ser uma grande franquia. Tanto que ele na verdade era praticamente uma série da linha Henshun Hero com uma novidade:ao invés de 1 herói só a gente tinha uma equipe. E tanto a série como sua estrutura era feita similar a essas séries de Tokusatsu avulsas que tínhamos na década de 70. E como eles não tinham um robô o uso de veículos pra auxiliar era muito usado como nessas outras séries,o Gorenger tem até um tanque,e inclusive o Variblume que seria a nave que veio antes do conceito do robô gigante ser introduzido.O JAKQ faz a mesma coisa que Gorenger,tendo até equipamentos similares. Já o Battle Fever J introduz o robô gigante que aqui era já formado por completo e as lutas dele eram bem difeentes da dinâmica que a gente conhece mesmo de séries mais antigas. O clima de espionagem era muito forte e os heróis não tinham uma sequencia de transformação,eles geralmente giravam ou tiravam a roupa de um bracelete e vestiam o traje,isso era bem engraçado até. E as equipes tinham um finalizador em grupo igual outros heróis avulsos tinham. O Battle Fever J veio dois depois do cancelamento de JAKQ que acabou ainda em 1977 e não tivemos nenhuma série em 1978 porém nesse ano acoteceu algo bem inusitado, pois o a Marvel queria fazer seus heróis se popularizarem no Japão e o melhor meio era procurar um produto similar pra adentrar. O escolhido foi o Tokusatsu porque era Super Heróis e uma coisa leva a outra. Então o Spider-Man foi criado com toda liberdade basicamente se tornando um Tokusatsu da linha dos Henshin Hero padrão onde a única coisa do personagem é o nome. E a novidade é que ele pilotava um robô gigante o Leopardon.Esse foi o fator fundamental pro que veio a seguir.  Batlle Fever J que hoej é conhecido como o terceiro Super Sentai na verdade era pra ser seu sucessor da série do Spider-Man tal qual Choujin Bibyun era sucessor do Akumaizer 3. E era pra ser algo similar aos Vingadores porém o projeto mudou e se tornou Battle Fever J mas como já tinha ficado diferente daquilo que se esperava de um sucessor eles criaram uma linha de heróis seguindo o mesmo conceito de Gorenger e JAKQ e daí surgiu o Super Sentai que conhecemos. É por causa disso que o Battle Fever J tem aquele visual tão diferentão dos outros inclusive do próprio Gorenger e JAKQ do qual eles usaram os elementos. Dessa vez eles eram produzidos pelo Saburo Hatte um pseudônimo da equipe criativa da Toei. E depois disso o Denziman pareceu já ser produzido seguindo essa idéia de se criar uma franquia já que eles tinham contrato com a Marvel por 3 séries e ele já trouxe a padronização do visual pra você ligar  a marca ao público,algo que os Metal Heroes não tinham justamente por não serem pensados pra ser uma franquia. Na verdade hoje eu tenho minhas dúvidas se a Toei considera mesmo eles uma franquia ou foi apenas uma forma de eles chamarem todos esses heróis pra agrupar numa mesma linha igual o fandom faz com os denominados Henshin Heroes?de qualquer forma o Denziman ainda tem resquicios desses elementos de espionagem porém o grupo em sí não faz parte de qualquer organização militar ou de espionagem,eles tem poderes vindo do espaço e foram escolhidos a dedo pra isso. Por isso que ele já flerta com o estilo novo que veio a seguir.








E por isso o Denziman pertence a segunda geração de Super Sentai e oidemis perceber que nessa segunda era todo tem um padrão visual bem parecido tanto nos capacetes como detalhes do uniforme e junto de Denziman temos Sun Vulcan(última série da parceria com a Marvel),Google V e Dynaman. Este último já mudou de novo o padrão dos uniformes pro spandex que conhecemos e o visual do capacetes não é igual,também não temos os famosos cachecols que os heróis possuíam até o inicio dos anos 80 mas o estilo da série ainda é igual dessas outras. Essa é a fase que eu considero a mais louca do Super Sentai. É a fase onde se buscou um dinamismo absurdo das cenas de ação da séries,na forma civil era como nos bons filmes de ação oitentistas com muita correria,explosão,pulando morro,saltos,e tudo isso de uma forma bem ágil,algo que o Tokusatsu não tinha na década de 70,enquanto na forma de Super heróis a loucura era absurda com efeitos de aceleração tanto pra trás quanto reverso,mudanças rápidas de cortes com personagens até em locais diferentes fazendo seu roll call,muito close,repetição de movimentos por todos os heróis. Fora os golpes especiais mais loucos que se poderia ter como o braço do Dyna Red que ficava maior e musculoso pra ele desferir um forte soco,ou o Dyna Yellow que tinha uma prancha de surfe,e toda essa loucura era muito frenético.Ou seja ação e mais ação da forma mais insana possível,da qual se você piscar o olho não entende nada do que tá acontecendo porque os cortes são muito rápidos de uma cena pra outra.O próprio Dynaman era uma série com uma quantidade absurda de explosões que era o slogan dela.Histórias simples,forte apelo cômico e muita ação era o que ditava essa segunda onda do Super Sentai










Esse tipo de abordagem com muita ação desenfreada no estilo dos filmes de ação continuou na fase seguinte e essa era a tônica do Tokusatsu oitentista que veio inclusive pra renovar as produções que careciam de inovação e poderiam ter chegado ao fim,porém tudo que Gavan trouxe criou um novo sabor ao Tokusatsu e o Super Sentai acompanhou isso,tendo coreografias ainda mais elaboradas e uma ação bem rápida e mais crível e uma mudança muito importante aconteceu na segunda metade da década de 80. Bioman foi a série de 1984 que trouxe novo ar pro Super Sentai e como um todo na época os produtores estavam buscando um público alvo mais amplo e quando a idade do público aumenta,o tom das séries muda então se buscou ter um pouco mais de seriedade pro Super Sentai em contraste com a loucura total do inicio dos anos 80,então a segunda metade é basicamente o que a gente conheceu anos atrás na Manchete,as séries tem forte apelo dramático,tem um pouco mais de seriedade,ele não deixa de ter elementos infantis e coisas e poderes super absurdos mas eles são bem mais diluídos,a gente não vai mais ver aqueles golpes malucos como o do Dyna Punch nem aquelas armas estranhas como as do Google V que eram instrumentos de esportes olimpicos,ou aquele finalizador que veio do Gorenger e permaneceu em algumas séries como o Sun Vulcan onde os persoangens usam uma bola de futebol americano pra atacar. O Sentai  fica com elementos mais próximo do que os Metal Heroes estavam fazendo. Essa fase durou de Bioman até Fiveman. Essas histórias dramáticas foram bem marcantes especialmente os vilões que não eram mais só aqueles generais que comandam tudo e no fim da série tem uma luta contra os heróis como o monstro da semana e perdem,existe um conflito,uma rivalidade  maior e momentos da derrota de cada um é algo mais grandioso como vemos aquele épico duelo do Change Dragon Com Buba,ou do Red Flash com Kaura,a destruição do Flash King e a contagem regressiva do final do Flashman davam um tom mais sério pra franquia. Da mesma forma ele abordava coisas como o amor em Maskman e todo dilema do Red Mask com a princesa do grupo inimigo,ao mesmo tempo que ele tinha todo aquele conflito do azul que passa a ser um vilão.Os enredos ficam bem mais elaborados também porque antigamente o Super Sentai era basicamente o enredo do episódio da semana e agora existe um fio condutor da narrativa com episódios chave intercalando com aqueles mais soltos por assim dizer. E a trilha sonora repleta de sintentizadores,toda aquela ambientação oitentista que você bate o olho e identifica. A abertura de Maskman tem toda aquela estética de fim dos anos 80,é algo muito significativo fora o J-Rock muito presente com Hironobu Kageyama dava o novo tom da série e esse foi um movimento bem pequeno pra talvez um certo desconhecimento de grande parte do que curtia na década de 80 e não reparava mais profundamente que aquilo que eles idealizaram na cabeça era na verdade só uma fase porque é assim mesmo,a sociedade vai mudando,as tendencias mudam e as séries tentam se reinventar pra permanecer em evidencia ao longo dos anos. Liveman manteve o tom de drama e a coisa meio que perdeu fôlego já em Turboranger tivemos uma tentiva de mudança com os personagens colegiais e robôs em forma de carro porém essas mudanças não eram muito grandes e ele na verdade se parecia muito com o que era feito antes e o que era pra ser um diferencial na verdade não foi, e inclusive a Toei acreditou que as mudanças causaram a queda de interesse fazendo tudo voltar ao que era antes em Fiveman porém não era por isso que o interesse caiu,foram a s inovações que não foram bruscas o suficiente e parece que a baixa recepção de Fiveman mostrou a empresa que eles já estavam cansados do formato que se repetia.










Essa quarta onda tecnicamente começa em Jetman e vai até Carranger porém o Jetman era uma série bem diferenciada,ele nem poderia ser considerada de transição,mas ele já possuía muitos elementos do que iriam compor essa quarta fase como o retorno dos monstros bizarros e de aspecto mais infantil que tínhamos na franquia que veio pra contrastar com o forte drama. Isso porque era exatamente esse tom que se buscou nessa época. A idéia era mudar muitos conceitos enraizados na franquia e que permaneciam mesmo com as mudanças de tom das primeiras eras. Se buscava novamente um apelo maior as crianças criando mais humor,monstros com aspecto mais infantil e flertava com temas meio bizarros e bem fantasiosos ao mesmo tempo que se mantia o drama da fase anterior. E pra inovar de verdade desta vez não era apenas colocar uma temática de carros e um grupo de adolescentes e manter os mesmos elementos de sempre achando que isso era inovação,a inovação veio pra valer a começar pelo conceito dos mechas que talvez tirando Turboranger sempre buscou esse estilo mais militar com jatos e tanques pra algo mais inovador tendo por exemplo dinossauros,criaturas mitologicas,animais,muitos mechas eram divindades sencientes e os temas do Super Sentai flertavam com coisas nunca vistas antes como a fantasia,mitologia,e ninjas. Até a trilha sonora muda bastante como as endings que tentam buscar outros estilos como mambo ou samba e mostrando os heróis em situações cotidianas e divertidas.Os heróis vão se afastando daquele padrão oitentista que a gente conhecia sendo mais falhos,principalmmente porque o humor se tornou mais presente e ver os heróis cometendo besteira como acontece com os Kakuranger quase todo o tempo acaba contribuindo pra isso,eles vão aprendendo,vão melhorando,mas não é aquele desenvolvimento mais profundo de personagem que a gente tá acostumado hoje em dia. Os vilões também fugiram do padrão e passaram a ter um apelo cômico também dependendo da série. Os anos 90 foi uma loucura pois foi uma fase de muita experimentação,talvez com aquela tentativa de fugir de uma mesmice que pudesse por em risco a franquia de novo, então você consegue ver que temos séries bem únicas com coisas que existem apenas nelas como Kakuranger que é dividida em duas partes,tem um narrador,onomatopéias e uma pegada bem forte de humor bem tipicamente japonês ou Carranger que literalmente fundiu o Super Sentai a já extinta linha de séries chamda pela Toei de Fushigi Comedy dando aquele humor nonsense de séries como Poitrine(leia "Poatrin") e no meio disso tudo a série mais ou menos padrão era Ohranger mas mesmo ela ainda seguia todos os conceitos novos introduzidos,então todas essas series tinham características únicas mas ao mesmo tempo tinham uma mesma linguagem por assim dizer.








E assim chegamos na quinta fase que é a fase da modernização da franquia,naquela época da metade dos anos 90 os produtos culturais buscavam uma sofisticação e uma seriedade ainda maior,eu creio que as influências da chegada do novo milênio e do conceito de um futuro que estava próximo influenciaram muito nisso e também eu creio que a vinda de Evangelion contribuiu muito porque o impacto no anime foi muito forte e a série do Ultraman Tiga já buscou essa maior sofisticação na produção,no roteiro e principalmente na busca por personagens mais profundos e complexos e mais próximos do público pra que o heróis não sejam apenas aquele modelo perfeito que se tem a seguir mas sim que o heróis podem ser  pessoas comuns com qualidades e defeitos,e que crescem com o desenrolar da  história mas com um algo a mais que a torna um herói. Não é a toa que Megaranger o primeiro dessa nova era se passa numa escola mas diferente de Turboranger aqui a escola tem um papel maior na trama e os adolescentes parecem realmente adolescentes porque os de Turboranger pareciam muito maduros pra idade deles porque seguiam o padrão antigo de herói de Tokusatsu e isso fazia deles muito similares ao que já vimos. Agora embora o padrão de herói já tinha sido quebrado na fase anterior com suas séries mais focadas em humor tendo heróis mais "irresponsáveis" aqui isso se solidificou em mais algumas camadas,o Red de Megaranger é só uma adolescente comum que gosta de jogar videogame,não é muito inteligente ou aplicado aos estudos mas possui um coração grande e não pensa duas vezes antes de se jogar na frente do perigo pra proteger quem ele ama. E isso tem sido a tônica de Megaranger que mostrava bem as relações dos protagonsitas com outros estudantes ou até mesmo entre sí,coisa que a gente só via em Jetman.Isso sem dúvida foi um marco. E timidamente um elemento começa a aparecer aos poucos,que é a computação gráfica. Tecnicamente eu colocaria nessa fase as séries que vão de Megaranger a Timeranger. Eu acho que as fortes mudanças ainda viriam maiores nos anos 2000.








E chegamos a fase onde o Tokusatsu abandona de vez a película e passa a filmar tudo em vídeo.Isso porque a tecnologia 3D e o avanço da computação gráfica começou a acontecer e agora só efeitos práticos não iriam aparecer. É uma época bem peculiar porque como o CGI ainda era um tanto rudimentar ele me lembra muito uma particularidade característica da geração PlayStation que é reflexo de um único momento da indústria,a pré-renderização que visava manter o realismo e economizar processamento podendo criar ambientes 2D com personagens 3D interagindo neles. E o CG do Tokusatsu nessa época é  algo de você bater o olho e já identificar de qual época a série veio.E dessa vez os produtores decidiram por a criatividade em dia pra aproveitar a nova tecnologia que possibilitou a criação de mechas animados com o uso do CG pra dar mais animação e movimento pra eles,em Gaoranger os mechas ao mesmo tempo que são robôs são criaturas vivas e eles quiseram dar um comportamento mais animal aos movimentos dele. Ao mesmo tempo começam a aparecer um padrão que são os uniformes civis,agora várias equipes tem um uniforme que eles usam no cotidiano com as cores respectivas e o Tokusatsu volta a flertar com temáticas muito variados experimentando o que deu certo com nova roupagem nova como os dinossauros de Abaranger ou os ninjas de Hurricaneger ao mesmo tempo que trás temáticas inéditas como os policiais de Dekaranger que trouxeram muito da vibe dos Uchuu Keiji e a magia ao estilo Harry Potter de Magiranger.O tom maior de anime nos personagens e na forma de atuação dos atores também chama muito aa tenção e com direito a frases de efeito e tudo mais. Aqui começam as tradicionais danças de encerramento que Dekaranger inaugurou e permaneceu por anos. Essa fase vai de Gaoranger até Magiranger. Eu diria que não tem tanta diferença dessa fase pra próxima porém um elemento mudou muito tudo,a chegada da alta definição.O padrão musical muda bastante também tendo a presença de músicas pop.











E chegamos a era do HD.e as coisas mudaram bastante nesse novo formato,isso é geral e não apenas pro Tokusatsu. A melhoria nos efeitos especiais e novas técnicas de filmagem trazem o Tokusatsu pra nossa era e o mais interessante aqui é que eu sinto a partir daqui uma menor diferença entre as eras,a moda e os costumes não mudaram muito,a gente viu a tecnologia evoluindo com a chegada dos smartphones,o aumento cada vez maior da internet,então vemos coisas ainda comuns mesmo nos dias atuais. E no Super Sentai vai cada vez mais se aproximando do estilo anime cada vez mais,seja nas atuações,no estilo de vilões que se aproxima do que a gente vê no Shonen Mangá moderno e inclusive as atuações melhoram muito.As histórias estão cada vez mais diferenciadas,nós já tivemos magos,policiais,e agora temos aventureiros,praticantes de kung-fu,anjos,samurais.Entra em cena os jingles das transformações igual vemos em Kamen Rider,mas o fator colecionismo ainda dependia das séries. Os cards de Goseiger e as Ranger Keys de Gokaiger são peças perfeitas mas outras séries como Gekiranger não tem upgrades colecionáveis como Kamen Rider. Essa era temos as séries de Boukenger a Gokaiger.













Go-Buster ia iniciar uma nova era pro Super Sentai,ou pelo menos era isso que parecia. A série tinha um visual mais arrojado abandonando o Spandex,tirando muitas convenções da franquia,tendo um tom moderno,parecia algo mais próximo dos Kamen Rider porém ao que parece(e deixando claro que isso são só teorias) acredito que a Toei acreditou que foi o mesmo que aconteceu com Turboranger,as inovações não teriam sido aceitas e decidiram voltar as raízes,trazendo de volta os elementos já conhecidos. Por isso em Kyoryuger temos o spandex de volta,os roll calls de volta e acho que esse período até começou bem porque Go-Buster,Porém tal qual aconteceu naquele final dos anos 80 não foram as inovações que fizeram o super sentai cair em vendas e audiência mas sim a falta de reais novidades na franquia Kyoryuger e Toqger são séries incríveis porém o cansaço chegou rapidamente a franquia com cada vez menos vendas de brinquedos e audiência,a falta de algo mais nas séries pra torná-las tão clássicas e marcantes como nas eras passadas e parecia que a Toei não conseguia perceber o que tava errado, a solução era tentar repetir de novo temas já consagrados como Ninninger trazendo ninjas com comédia outra vez tentando repetir os passos de Kakuranger e Hurricaneger.Outro fator é a diferenciação entre o Kamen Rider e o Super Sentai onde o tom das séries é determinada pelo público alvo. O Super Sentai fica o tempo todo explorando o tema mais cômico e isso deixa as séries meio leves demais e perde um bocado em emoção diferente das tentativas passadas.E as séries se tornam mornas e o público perde o interesse porque nada muito grandiosos acontece. Essa fase eu considero as séries de Go-Buster a Zyuohger.







Na fase seguinte a Toei tentava inovar nos temas e nas técnicas de filmagem usando muitos drones  a partir de Lupinranger vs Patranger. Kyuranger tentou aproveitar o retorno de Star Wars criando uma série espacial que trazia uma variedade grande de personagens com peculiaridade próprias em seus uniformes e ele trouxe 12 heróis e dessa vez eles não tinham que salvar o universo,o universo já era dominado pelos vilões e eles eram a resistência que tinha que libertar o universo. Parece inovador?mas a verdade é que não era pois a estrutura básica da série ainda era igual as outras,da mesma forma que Lupinranger vs Patranger usando da história favorita dos japoneses,o conto de Arsene Lupin e duas equipes de Super Sentai diferentes porém ele cai na mesma armadilha de Kyuranger porque o core da série ainda é o mesmo de sempre,ainda com aqueles problemas que eu citei do clima das séries e do tom.Ryulsoulger foi pro outro lado uma série com um tema bem batido que foi o de dinossauros mas que se saiu melhor que todas as outras desse período por sair um pouco desse estilo pra oferecer mais um pouco mais drama então essa série tem uns momentos bem mais marcantes,e eles chamaram um roteirista de Dramas pra escrever e isso fez diferença.Enquanto Kiramager chama mais atenção por sua vilã Yodonna que fez mais sucesso até dos que os heróis e olha que tinha até a atriz que fez a Kanon em Kamen Rider Ghost pra dar beleza e charme pras heroínas,embora ele tenha um plot legal mas tá longe de ser um dos top tiers e tinha sido a tônica do Super Sentai nesse período de meia década até que a Toei finalmente decidiu mudar pra valer as coisas daqui pra frente.









Então Shinichirou Shirakura o maior responsável pelo sucesso dos Riders modernos foi chamado e ele prometeu uma mudança forte na franquia e ponto de querer um plano ambicioso de tornar ela maior até que os Kamen Riders.não é pra tanto mas é bom quando você pensa grande. E começamos já com Zenkaiger um Sentai com uma formação nunca vista antes composta por um humano e 4 robôs,embora as mudanças da série não foram intensas,ela lembra um pouco a vinda de Kuuga que carregava ainda certas coisas do passado mas também não trás as mudanças radicais que Tiga trouxe. Isso viria no ano seguinte. E aí em 2022 veio Donbrothers e a inovação radical prometida veio com força e ele jogou praticamente todas as convenções do Super Sentai embora,até a narrativa muda,pra algo um pouco similar ao que os Kamen Riders faziam,não chega a ser igual,mas ele vai deixando o formato menos episódico que antes e sem encerramento,ele vai trabalhando múltiplos núcleos do elenco de uma vez ao invés do personagem foco do episódio que era o costume,a forma que os vilões agem,a aestrutura geral,tá tudo bem diferente de antes.Essas mudanças foram muito mais intensas que as de Go-Busters inclusive.E assim como essa série depois de Donbrohers o spandex foi completamente abandonado tentando dar um visual mais variado,que combina mais com a nossa época,eles tiraram as sainhas das heroínas,e tudo perdeu aquele aspecto muito simplificado,acho que todo mundo concorda que ToQGer e Kyoryuger a coisa já tava muito batida e meio pobre demais visualmente no uniforme dos heróis. E no ano seguinte veio algo que foi como um meteoro que foi King-Ohger usando uma nova tecnologia que permitia cenários serem criados no mesmo estilo da série do Mandalorian e que possibilitou algo nunca visto antes no Tokusatsu que é uma série num mundo de fantasia dando um ar de drama de época pro Super Sentai foi algo fora da curva mesmo com King-Ohger sendo muito comentado e tendo uma quantidade absurda de cosplays. As cenas de ação ganharem uma intensidade cinematográfica nunca vista antes com direito a muitas cenas congeladas pra destacar movimentos,muitos closes em ângulos distintos,tudo de um jeito bem arrojado. As mudanças feitas na franquia ajudaram muito a popularizar o Super Sentai novamente,as pessoas criaram de novo interesse pala franquia. Embora Boonboomger tenha dado um susto  trazendo várias convenções da franquia de volta fazendo ela parecer uma série do passado,exceto pelos visuais que atendem a nova era,ele na sua segunda metade ganhou uma personalidade mais própria,porém a série Gozyuger trouxe de volta as inovações ganhas nessa fase e desde o começo da série o que é mais importante,não temos os encerramentos de novo que é uma tônica dessa nova fase também e o futuro parece de fato brilhante pro Super Sentai porque a gente percebe que as séries saíram da mesmice pra ter cada uma a sua própria personalidade usando a mesma estrutura igual ocorre com os Kamen Riders e a gente ganha muito com isso.



E enfim chegamos ao fim do artigo,espero que tenha sido um pouco útil pra gente perceber como o Super Sentai precisou mudar ao longo dos anos e como a mudança era algo comum desde o começo da franquia e isso trás um sabor diferente pra cada era o que faz com que assistir o Super Sentai tenha sempre um sabor único pra cada época,eu consigo olhar pra uma série como Go-Onger e depois voltar atrás nas séries oitentistas e nem dá pra acreditar que são da mesma franquia,a gente tem aqueles heróis padrão que patrulham a cidade,que são super sérios e centrados e que tem o discurso pronto pro vilão,e tem aqueles vilões que dizem que vão mandar os heróis pro inferno e que vai trazer as cabeças deles pro seu imperador e aí vemos os heróis de Go-Onger que são pessoas desmioladas que vivem salvando o mundo viajando por aí com seu trailer móvel e salvam o mundo de vilões que querem poluir o mundo pra ele virar o habitat mais adequado pra eles viverem já que são máquinas.E os heróis são parceiros dos seus mechas que são criaturas vivas no estilo Digimon.E o Super Sentai é a única série que de fato vemos uma transição de eras justamente por ele não ter tido hiatos. O Ultraman por exemplo só possui uma série nos anos 80 que é o Ultraman 80 e só nela que vemos o padrão estético,da moda e da música daquela época,a abertura tem o mesmo estilo  e mesmo grupo das músicas de fundo da série Gavan .Mas não temos outras séries acompanhando as mudanças da década de 80.Eu ficava até pensando em como seria o Ultraman com o mesmo estilo das séries de Metal Heroes e Super Sentai que tínhamos durante toda a década de 80,só que uma pena que não tivemos,o máximo que podemos ter um gostinho é num filme do Ultraman Tarô de 84 que é na maior parte pura reciclagem de filmagens antigas mas só vemos a estética mais oitentista nas cenas novas do filme e o Andro Melos também que é de 84 tem muito disso mas é só. E depois disso a franquia só volta em 96 já na era do Tokusatsu moderno,na verdade é ele que inicia isso.O Kamen Rider possui duas séries do inicio dos anos 80 como o Skyrider e o Super-1 e vemos aquele padrão estético do inicio dos anos 80 mas depois de um novo hiato já vamos pro Black com toda uma nova estética oitentista já do fim da década que dão um tom diferente brusco pra essas duas séries,ali a gente percebe a similaridade de Black com as outras séris da época tanto no tom da trama,como da produção,dos efeitos especiais,então ele já deu um gostinho maior junto ao RX mas ainda assim não tivemos séries constantes em toda essa década. Uma coisa curiosa é que qundo eu vi o filme do ZX que você realmente sente que ele é um filme de 1984 mesmo protagonizado pelos heróis antigos junto ao ZX,você vê na produção e nas cenas de ação a diferença gritante comparada as séries setentistas.E na década de 90 temos pouco material acompanhando as mudanças. Então o Sentai ele tem essa vantagem de vermos até o momento 50 anos de material ininterrupto mostrando todas as fases do Tokusatsu,e as mudanças que o tempo foi trazendo.E cada era tem seu próprio sabor único,você assiste Google V e é de um jeito,já o Changeman já é outro jeito,o Kakuranger já é outro jeito,Go-Onger é a mesma coisa então é muito legal isso e quem tiver coragem de encarar quase 50 séries pode ter a chance de experimentar tudo isso ou pelo menos pegar um pouquinho de cada era pra degustar,o Super sentai é como experimentar o mesmo prato adornado com coisas diferentes.E que a gente possa ter mais e mais pratos pela frente.

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