Yasuko Kobayashi: a melhor roteirista de Tokusatsu da história,a vida e obra dessa genial escritora que também já adaptou roteiros pra animes como Shingeki no Kyojin

 






Existem pessoas que se tornam verdadeiras lendas dentro do Tokusatsu.Uma delas é o diretor Koichi Sakamoto que transforma as séries em verdadeiros filmes de ação holywoodianos. E se o diretor é aquele que transforma aquilo que vemos na tela,é o roteirista que da alma ao que vemos na tela.E uma das mais impressionantes roteiristas de Tokusatsu é Yasuko Kobayashi, nascida em 7 de abril de 1965 e ela começou escrevendo episódios de Janperson de 1993 mas ela não era a roteirista principal,antigamente o Tokusatsu tinha muitos roteiristas de episódios e ela era uma deles. As coisas começam a mudar a partir do fim dos anos 90 que é quando eu disse que o Tokusatsu passou a ter uma sofisticação principalmente no roteiro onde o roteiro precisa muito mais de um roteirista principal e ter uma maior continuidade na trama além do fio condutor ser mais complexo que antes.A principal característica da Kobayashi é que ela costuma ser bem ousada na escrita da história a começar pela construção do relacionamento dos personagens,muitos times de Super Sentai por exemplo não tem uma relação tão amigável no começo,exceto se eles já se conhecerem de longa data,e ela também costuma construir relações de personagens com visões opostas ou que sejam muito diferentes entre sí.Essa mulher é incrível e tudo que ela escreve é simplesmente incrível e as melhores séries de Tokusatsu que temos tem o dedo dela. Então vamos conhecer o que ela fez



Senjuu Sentai Gingaman(1998)





Aqui é onde ela assumiu pela primeira vez o roteiro principal de uma série. Gingaman é uma série muito boa que mostra uma tribo que veio de uma dimensão paralela coexistindo com a nossa e os protagonistas são amigos de longa data que foram escolhidos pra ser os heróis lendários e o clima disso é muito legal e diferente. E eles enfrentam piratas espaciais e uma característica marcante nesses vilões é que eles se auto sabotam o tempo todo em busca de glória.O destaque entre os personagens são dois,o primeiro é o Goki que é o típico grandalhão gentil,ele tem uma personalidade oposta a seu tamanho e força e também ao Kuroi Kishi que ele tem uma história bem triste e quer vingança.Essa é uma ótima série que já mostra o cartão de visitas da roteirista


Mirai Sentai Timeranger(2000)




Esse aqui tem artigo too dedicado a ele e é a obra-prima da Yasuko Kobayashi. Com um tom mais maduro que as séries normais da franquia essa série é simplesmente espetacular principalmente a construção dos relacionamentos dos personagens,discute dilemas morais,e tem uma reta final espetacular.


Kamen Rider Ryuki(2002)



Kamen Rider Ryuki nos trás uma battle royale de Kamen Riders onde eles precisam eliminar uns aos outros pois somente um terá seu desejo realizado.Ele vai a fundo onde vai a ambição humana por um desejo,existem aqueles que tem um desejo nobre,outros egoístas. Existe até um Kamen Rider psicopata,um dos mais marcantes da franquia o Ouja e no meio disso tudo está Shinji que deseja apenas parar essa loucura e impedir que as pessoas se matem e por causa disso é o que mais sofre.Essa série é simplesmente incrível,um dos melhores Riders Heisei que existe e ele pode ter sido a inspiração pra um dos animes mais impactantes da indústria,Madoka magia pois Gen Urobouchi é um grande fã da série.

Pretty Guardian Sailor Moon(2003)



A série live action de Sailor Moon é uma das favoritas dos fãs e muito desse sucesso foi graças ao roteiro original que Yasuko Kobayashi deu a série que combina os dramas do mangá com um melhor desenvolvimento de personagens do anime clássico e o resultado é muito bom porque o Sailor Moon versão Tokusatsu é apaixonante,embora muitos possam estranhar certas escolhas como fazer Luna e Artemis terem a aparencia de bichos de pelúcia(e não gatos reais) e as coreografias estranhas de luta que segundo um artigo muito antigo que eu li parece que foi a idéia da própria Naoko fazer as lutas de Sailor Moon muito mais semelhantes a um balé,e parece realmente ser isso porque se observamos bem é realmente um balé as lutas da série.E o tom dramático e emocional da Kobayashi se faz presente nessa série gerando muitos momentos emocionantes.

Kamen Rider Den-O(2007)



Indo pra um lado mais divertido Den-O é escrito em parceria com Shouji Yonemura.Essa série foi praticamente o molde do que viria a se tornar os Riders atuais e essa série aqui tem uma viagem temporal que é totalmente diferente de qualquer outra já feita e ela é muito criativa onde as memórias são um elemento fundamental pra se viajar no tempo. Den-O segue uma linha mais cômica e mais divertida no entanto o drama e desenvolvimento profundo dos personagens e as questões mais sensíveis como o relacionamento entre Airi Nogami e Yuuto Sakurai estão aqui.E a série foi um fenômeno no Japão conseguindo se tornar a mais popular série Rider de todas.

Samurai Sentai Shinkenger(2009)




Outra série que é uma obra-prima da Kobayashi. Em Shinkenger todos os membros são Super sentai que são passados de geração em geração pra combater os Ayakashis que querem faze o Rio Sanzu transbordar e criarem o ambiente ideal pra ocupar a Terra.O Vermelho é o Tono(lorde) e os demais são seus vassalos que devem acatar e dar suas vidas pra protege-lo.Akém de todo o costume samurai ser traduzido com perfeição em Shinkenger o relacionamento entre os personagens e seu desenvolvimentos dão um brilho total a obra. Takeru que é o Tono tenta manter uma realação fria  distante com seus vassalos,porém a relação entre eles fica muito mais forte conforme o tempo passa e isso acaba sendo doloroso porque ele possui um segredo e isso causa a maior reviravolta já feita em uma série do gênero que é (SPOILER) quando descobrimos que Takeru não é o Tono e sim um Kagemusha que age pra enganar o inimigo.Quando o rela Tono chega que é uma mulher chamada Kaoru Shiba Takeru tem qu deixar o gruo e se torna um ronin cujo único propósito na vida depois de perder tudo é ter um duelo até a morte com seu rival jurado.É um dos momentos mais emocionantes de Shinkenger que é uam das séris favoritas dos japoneses.

Kamen Rider OOO(2010)



aqui temos uma série que fala sobre a ganancia humana e o protagonista é um sujeito sem ambição alguma que vive como um eremita e que tem que se unir a um Greed extremamente ambicioso e sem se importar com os outros,ambos são opostos mas com o tempo eles acabam se tornando parceiros perfeitos e isso que dá brilho ao Kamen Rider OOO que dá aquele desenvolvimento mais sentimental já característico da roteirista.

Tokumei Sentai Go-Busters(2012)




E no super sentai mais moderno e arrojado até então Kobayashi nos presenteia com uma trama cheia de surpresas só que dessa vez os personagens já tem uma relação de longa data e a questão que fica são os conflitos entre eles e suas personalidades distintas.Go-Busters é uma série incrível em todos os aspectos,desde visual,lutas,enredo,persoangens.

Resha Sentai ToQGer(2014)




Essa série fez todo mundo ficar desconfiado pois o seu visual era meio simples e não chamava atenção e a sua temática de trens onde os personagens usavam o poder da IMAGINATION não parecia atraente,porém havia algo a mais ali e era o nome de Yasuko Kobayashi que já era garantia de uma série incrível e não deu outra,ToQGer é uma série com uma sensibilidade tão grande e depois que descobrimos o grande segredo que os protagonistas guardam ela se torna mais especial. Seus vilões também tem uma profundidade bem marcante então tudo que ToQGer tinha pra dar errado acabou dando certo graças a isso.

Kamen Rider AMAZONS(2016)



Essa é a despedida ao menos por enquanto,porque nunca se sabe da Kobayashi como roteirista de Tokusatsu.E deram a ela uma série onde ela tinha liberdade total,uma série sem as amarras dos programas infantis,uma série criada pro público adulto. E se a Kobayashi faz maravilhas coma s séries infantis imagina o que ela faria com uma série adulta?e AMAZONS tem violência,terror e uma trama psicológica cheia de momentos tensos e intensos de uma forma que te deixa perturbador.A situações mais dramáticas e absurdas que a autora poderia criar ela criou aqui e o resultado é sublime.Pra quem achou o Ouja meio que longe demais não viu nada ainda. Infelizmente ela não pode participar do filme que encerra a obra e que teve uma resultado bem fraco sem ela.E AMAZONS é uma série perturbadora e desconfortável de um jeito inacreditável.


E isso é tudo sobre essa autora incrível que nos deu séries tão marcantes.Infelizmente ela não faz nada desde 2017,se concentrando ema adaptar roteiros de animes como Shingeki no kyojin.Ela também é roteirista original de Cashern Sins uma nova reimanginação do clásico da Tatsunoko e éa roteirista do primeiro anime de GAROU,o Honoo no Kokuin.Uma curiosidade  interessante é que como Power Rangers Samurai pegou praticamente quase todo o roteiro de Shinkenger a Yasuko Kobayashi é creditada nos episódios de Samurai.Um dia espero que ela retorne ao Tokusatsu com outra obra sensacional mas por enquanto tudo que ela fez já marcou história.


Comentários

  1. Alguns chamaram Takeuchi de hipócrita porque reclamava do anime clássico(e vendo Haruka mais carismática e linda e Chibiusa menos repetitiva em Crystal tem que se admitir que em vários pontos estava certa) mas apoiou as mudanças "radicais" no live-action.Mas deve-se lembrar que o tokusatsu sempre assumiu ser uma reimainação ,enquanto a proposta do anime era ser uma adaptação mais direita,é fácil entender porque a autora se enfureceu com as últimas temporadas.O que importa é que continue vetando adaptações americanas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas