25 anos de Kamen Rider Kuuga de 2000,a série que não só trouxe Kamen Rider de volta como ele reinventou e mudou a forma como enxergamos Tokusatsu, o elevando para o próximo nível sendo o marco zero para o próprio Tokusatsu
Kamen Rider Kuuga foi um marco para o Tokusatsu. Nos anos 90 Ultraman Tiga trouxe o Tokusatsu para o próximo nível trazendo uma série bem sóbria com um aprofundamento inédito de todos os seus personagens,um visual bem mais arrojado ao seu herói,ele decidiu abandonar de vez a película decidindo investir no vídeo já prevendo as mudanças na tecnologia de efeitos especiais e todo know-how adquirido em sua incursão pelo ocidente ao produzir séries americanas de Ultraman com a tecnologia de lá. Ultraman Tiga trouxe uma história muito boa e personagens muito humanos e profundos embora ele mantivesse um formato típico de séries do gênero com aquele formato episódico e as tramas desses episódios fechadas em sí mesmas. Em seguida o Super Sentai também passaria a explorar mais o desenvolvimento dos seus personagens ao invés de se concentrar mais na ação.Porém o mundo do Tokusatsu não estava preparado para o que viria nos anos 2000,pois uma série iria mudar tudo que conhecíamos sobre Tokusatsu e a forma como enxergamos Tokusatsu.Uma série que surgiu de uma fatalidade. Em 1998 perdíamos o grande mangaká Shotaro Ishinomori responsável por criar a maioria dos Super Heróis da Toei. Assim sendo nada mais justo que a Toei homenagear o autor e ela decidiu criar novas versões de programas mais populares do autor e o primeiro foi Moeru Robocon em 1999 que era um remake da série mais longeva criada por ele com 118 episódios,a séries estreou no horário que pertenciam aos Metal Heroes.No ano seguinte ela iria reparar uma nova série do herói que mudou pra sempre o destino da Toei Company lá nos 70 que a fez se tornar uma das maiores produtoras de Tokusatsu do Japão,o Kamen Rider. Ele se chamaria Kuuga,e segundo informações ele foi baseado em rascunhos de um novo projeto que o autor queria fazer.Porém esse novo Kamen Rider seria diferente de tudo que já existiu pois a Toei queria trazer de volta ao programa os antigos fãs do herói,e apresentar pra um novo público ao mesmo tempo.Por isso eles pensaram em dar um novo formato ao programa fazendo ele se parecer com um Drama,e um Drama policial. Dramas são o equivalente as séries americanas que estamos acostumados a ver. Ao contrário do que muita gente pensa existem Dramas de todos os tipos,tanto os de romance pro público feminino,tem os policiais,tem sobre médicos,sobre equipes de resgate como bombeiros,tem suspense,terror,pro público adolescente,de fantasia,históricos e adaptações de mangá ou anime famosos.E como bem sabemos Dramas trazem abordagens mais realistas pros personagens,dependendo do foco da série. A idéia era essa para Kamen Rider Kuuga onde o herói seria auxiliado pela polícia que iria iniciar um processo de investigação criminal em torno do ataque dos inimigos intercalando entre os personagens e as lutas.Esse novo formato é algo sem precendentes para o Tokusatsu pois estávamos acostumados ao tom maniqueísta e mundos onde o bem e o mal são bem definidos,temos vilões querendo dominar ou destruir tudo,lutas na pedreira e uma estrutura episódica com o monstro da semana,dessa vez tudo seria diferente,muitas pessoas mesmo no fandom do Tokusatsu não fazem idéia do quão gigantesco é isso para o Tokusatsu.A série abandonou de vez o formato película passando a adotar o formato em vídeo e ele foi filmado em 16:9 pra dar a um aspecto mais cinemático a obra. O Tokusatsu que nós conhecemos acabaria de mudar pra sempre
Isso porque como sabemos Tokusatsu é uma vitrine pra se vender brinquedos. Porém como todo produto cultural mesmo tendo séries que tem o propósito de vender brinquedos nós temos artistas por trás que sentem o desejo de deixar sua marca,ou fazer algo que é capaz de deixar alguma marca nas pessoas,essa é a alma do artista.Fazer pessoas sentirem alegria emoção,chorar,vibrar,tudo isso é o desejo deles. O Tokusatsu pra nossa sorte estava repleto de pessoas assim,por isso tivemos séries que mostravam camadas a mais,tivemos episódios marcantes como em Ultraseven que trás discussões sobre armas de guerra e o usod a humaindade por elas por exemplo sempre relembrando os erros da Segunda Guerra. Teve um episódio tão pesado que foi banido por tratar de assuntos considerados muito sensíveis. No Brasil as pessoas puderam perceber isso com as séries dos anos 80 com muitos dramas em séries como Flashman por exemplo. E no Tokusatsu também tínhamos séries que eram capazes de ir além de apenas uma série pra vender brinquedos. Metalder era uma série com uma atmosfera mais melancólica e com um vilão com um objetivo mais crível que o padrão.Em 1991 Jetman em meio as incertezas sobre o futuro da franquia Super sentai deu carta branca pra Keita Amemiya e Toshiki Inoue em subverter as convenções do gênero e oferecer uma série com uma maior humanidade dos seus personagens ao mesmo tempo que ele tinha certos assuntos e abordagens mais maduros ao mesmo tempo que ainda mantinha o espírito da franquia e muitas de suas características e isso se tornou marcante e cult.Teve o próprio Ulttrman Tiga conforme eu abordei e todas essas séries mostravam que o Tokusatsu poderia ser algo mais.E a possibilidade que foi dada graças a essas mudanças se tornou real,e agora Kamen Rider trás uma nova abordagem onde os personagens são mais humanos e mais realistas na medida do possível e as séries tem o foco em mostrar mais as conversas entre os personagens e nos sentimentos deles além de abordar mais elementos da sociedade. Não existem mais as organizações do mal querendo dominar o mundo,sendo algo mais complexo também.Foi um formato que duraria mais 4 anos quando sofreu uma nova e lenta mudança, mas o drama e o forte desenvolvimento se mantiveram até o dias de hoje como Gavv não deixa mentir mesmo que essa proposta tenha se alterado bastante.
Em Kamen Rider Kuuga ruínas arqueológicas antigas são descobertas e acabam revivendo uma tribo antiga de monstros chamados de Grongis que tem como objetivo fazer jogos de força entre eles onde eles são classificados e rankeados e os jogos que eles fazem é exterminar os humanos.Quem mata mais possui os ranks mais altos e tudo funciona de uma forma bem tribal Os Grongis assumem aparencia humana e não nutrem qualquer tipo de empatia por ninguém,nem mesmo entre sí.Yusuke Godai acaba também indo parar na caverna,e acaba despertando o poder de Kuuga em sí mesmo que ficou uma vez no passado contra os Grongi e então ele decide usar esse poder pra proteger as pessoas. e ele vai receber ajuda de Ichijou Kaoru um policial que é o primeiro a saber que Godai é Kuuga enquanto a própria polícia o trata como uma forma de vida desconhecida que não se sabia se era aliada ou inimiga. Ele então secretamente forncece apoio a Godai.
Yusuke Godai é o que a gente poderia chamar de o heróis mais puro da era moderna do Tokusatsu.Sempre sorridente e positivo com a vida,Godai é de uma personalidade simples,e o grande propósito de vida é fazer as pessoas sorrirem com seus mil truques e logo de cara vemos ele fazer um truque com as bolas pra alegrar um menino que estava triste.Ele ao ver uma menina que havia perdido o pai policial morto por um Grongi não hesitou em querer ele mesmo dar um jeito nas criaturas.Esse seu jeito que as vezes parece meio avoado,meio bobo é decisivo pra algo crucial nessa história que veremos depois.Ichijou já é o cara que Godai pode confiar pois ele é um oficial pronto pra cumprir seu dever e dar suporte ao Godai.
Kuuga foi trazido a vida pelo roteirista Naruhisa Arakawa,esse que é uma das mentes brilhantes do Tokusatsu no inicio de sua era moderna,tendo trabalhado como um dos vários roteiristas em adaptações de animes como Blue Seed e até mesmo o primeiro Dragon Ball,e sendo escritor secundário de séries como Kamen Rdier Black,Jetman,Zyuranger entre outros. Porém seu papel de escrito principal veio em Kuuga e ele mostrou seu talento m dar a profundidade humana ao Tokusatsu e também a estabelecer o estilo drama da série.Ele trabalhou sendo roteirista principal em Abaranger,Dekaranger,foi co-roteirista ao lado de Junko Komura em Go-Onger,e também do lendario Gokaiger e também de Akibaranger.
Kuuga trás ao mesmo tempo que a investigação policial e toda a investigação sobre os mistérios dos Grongis pela Sakurako,uma assistente de um professor de arqueologia Kuuga também reflete questões sobre a sociedade moderna naquela época.Um dos episódios mais marcantes que sempre cito ao falar da série é o episódio do professor que estava desiludido em lecionar.Ele encontra um jardim que foi tanto pedido pelos alunos sendo completamente abandonado,como se eles só cuidassem dele se for ordenado,eles não se importam por sí só. Ele encontra um livro de formatura com mensagens de alunos e um deles o agradeceu por algo que ele disse e prometeu que eles se reencontrariam em um determinado dia e justamente era naquele. O próprio professor tinha se esquecido. Mas se esse garoto se lembrasse da promessa isso poderia de fato recuperar sua fé na educação.Obviamente era Godai e ele se lembrou da promessa porém ele estava em mais uma luta com os Grongis. Visitando a antiga cidade onde lecionou o professor encontra a Sakurako e ela descobre que esse era professor do Godai,e ele por coincidência tinha encontrado aquele livros então provavelmente não iria até lá, e ela vai com ele até a escola e a encontra abandonada. Porém ela o incentiva a pular a cerca acreditando que ele viria. Lá o professor revela toda sua frustração.Ele diz não entender mais a educação. Os administradores dizem pra dar mais espaço as crianças enquanto os pais pedem pra que tenham melhores notas.As próprias crianças dizem que não tem esperanças. Ele se questiona o que deveria ensiná-las ou talvez ele não tenha nada a ensiná-las.Ele se questiona o porque ter se tornado um professor. E acredita que se ver o Godai,se ele se lembrar da promessa sem ele pedir,que realmente houve algum significado dele como professor.É um diálogo tão poderoso e tão humano,muitas vezes nós nos pegamos nos questionamos o nosso valor e se o que fizemos fez diferença na vida de alguém.Pra um educador deve pesar ainda mais pois você está ensinando e guiando as pessoas em suas vidas,isso é algo realmente incrível e veio de uma série de Tokusatsu com Super Herói que enfrenta monstros.Quando eles continuam a conversar sobre Godai,que parte da promessa deles envolvia o Godai descobrir 2000 truques pra fazer as pessoas sorrirem e Sakurako faz o sinal de positivo característico,o professor se lembra que ensinou isso pra ele,na Roma antiga esse é um sinal de afirmação,um gesto que foi feito pra aqueles que fazem a coisa certa.Godai perdeu o pai e isso foi algo muito triste mas pela sua mãe e pela sua irmã,seu professor diz que ele deve se tornar alguém que vai trabalhar duro pra preservar os sorrisos delas.O professor chora emocionado porque Godai ainda se lembrava disso e seguiu com essa filosofia. E ao cair da noite após uma luta ele finalmente encontra seu professor,um reencontro emocionante onde eles apenas sorriem um pro outro fazendo aquele sinal de positivo.Com certeza depois de tudo aquilo o professor deve ter voltado a escola com seu espirito renovado.É isso que torna Kuuga tão incrível,tão especial.
Em outro episódio a irmã de Godai que sabe que ele é Kuuga mostra preocupação porque ele luta contra aqueles monstros desconhecidos arriscando a vida.Ela revela que acreditava que ele não tinha escolha mas que ela achava que ele estava assustador, ele parecia estar se tornando outra pessoa. E Godai diz que também está com medo. Ela o indaga se mesmo assim ele faria isso e Godai confirma que sim, e ela pergunta o porque e Godai pergunta porque ela decidiu ser professora de uma creche e ela fica pensativa e Godai a questiona se não foi pra fazer as pessoas sorrirem. Ele está fazendo o que ele precisa fazer enquanto ela faz o que ela precisa fazer. Ou seja a "vocação" de Godai é lutar pra proteger o sorriso das pessoas,enquanto sua irmã faz o mesmo lecionando.E isso a tranquiliza.Existe também uma mulher grávida que fica refletindo se era bom pro seu filho nascer num mundo onde essas criaturas desconhecidas estão atacando. Kuuga possui esses assuntos cotidianos e preocupações reais que tornam essa trama toda bem rica,é uma valor maior do que simplesmente ter mistérios e reviravoltas.
Da mesma forma temos o principal tema da série que é uma atualização de algo que era o conceito do Kamen Rider original,o humano que obtém o poder dos monstros que ele luta,gerando dilemas e conflitos entre ser humano e não. Godai vai se tornando mais e mais forte,e através das profecias ele vais e aproximando de se tornar cada vez mais como os Grongis. Os power ups que Kuuga ganha tem um peso maior que nas outras séries. Chega um ponto onde o Rider Kick cria uma micro explosão nuclear que afeta tudo ao redor,então ele e Ichijou tem que se preocupar em levar as lutas de Kuuga pra longe da cidade. E tudo isso resulta numa profecia onde Kuuga vai se tornar a sua versão mais obscura de todas. Ao mesmo tempo que surge o grande rei dos Grongis,o N Daguva Zeba que foi antagonista do antigo Kuuga e num combate ambos foram selados naquela caverna. Segundo a profecia o Rei dos Grongis irá trazer a escuridão para o mundo. Sua aparição é devastadora pois ele incendeia uma parte da cidade e Kuuga não pôde fazer nada.Pela primeira vez Godai é tomado pelo desespero...e pelo ódio potencializado por Kuuga que o levaria cada vez mais perto de perder sua humanidade. Além disso os efeitos colaterais do corpo de Godai poderia fazer ele não se transformar mais. Godai fica num dilema mas não havia outra escolha.Se tornar um monstro pra derrotar outro é o destino do Kamen Rider. Por isso a luta entre os dois é emblemática porque não é uma luta épica ou grandiosa como uma batalha final e sim uma luta emocional e interna ,um conflito pessoal onde o maior inimigo de Godai era ele mesmo e não apenas o monstro super poderoso diante dele. Por isso que ao derrotar o inimigo Godai grita e chora intensamente. Esse é uma da lutas finais mais emblemáticas do Tokusatsu.
O caminho pra uma nova era foi pavimentado. Em 1991 Jetman havia rompido os limites do Tokusatsu e oferecido uma série que não alterava o que era,mas subvertia oferecendo um pouco mais de humanidade aos heróis e vilões com um final que foi marcado pra história sendo tão diferenciado quanto a própria série. No entanto Kamen Rider Kuuga permitiu que isso fosse ainda maior diferenciando de tudo que já havia sido feito em Tokusatsu tornando a complexidade da trama e o desenvolvimento algo que se tornaria o padrão,e não apenas a excessão a regra.O sucesso de Kuuga foi tão devastador que a Toei e a Ishinomori sentiram que o melhor a se fazer era reviver a franquia Kamen Rider com o novo formato. Shinichirou Shirakura foi o produtor que foi responsável por ditar novas regras,os Kamen Riders lutaria por justiça a partir de agora onde cada heróis vai ter o seu próprio conceito de justiça o que pode levar a conflitos entre Kamen Riders pois a partir de agora não terísamos apenas um Rider por série,poderíamos ter dois ou nove,depende do que a empresa quer.O visual e os poderes do herói passaram a ter uma liberdade ainda maior já que Kuuga e agito ainda mantinham certas semelhanças com as séries oitentistas como ZO e Black. Em Ryuki de 2002 existe um especial de vídeo que mostra a diferença da nova fase pra antiga bem explicitamente,nele o protagonsita Shinji Kido que sonha em parar um Battle Royale de Riders valendo um desejo realizado acaba sonhando que esses Riders tão antagonicos se tornavam heróis clichês do passado onde os mesmos tinham dizeres repletos de frases heróicas e altruístas se unindo pra proteger a Terra,com certeza algo que nosso heróis gostaria,mas tudo era um sonho.Os novos Kamen Riders trouxeram novas possibilidades ao Tokusatsu,e as eras foram determinadas sem seguir totalmente as regras reais de tão diferentes que as séries se tornaram,tanto que as séries da Era Heisei em seu inicio como ZO e J foram consideradas pertencentes a era Showa enquanto as séries a partir de Kuuga foram chamadas de séries da era Heisei, porém acabaram herdando essa função sozinhos praticamente por anos,pois a série Ultrmana até tentou fazer uma série muito similar aos Rider Heisei,o Ultraman Nexus de 2004 usando um formato muito similar,porém as mudanças que eles fizeram foram longe demais e a série não emplacou obrigando a Tsuburaya a recuar e fazer tudo a moda antiga ainda.O Super Sentai ainda manteve o formato trazendo apenas aquelas inovações típicas das décadas em que a franquia estava até que em 2022 ela trouxe um formato muito similar aos Riders Heisei mas ainda mantendo sua faixa etária intacta e muitas características da franquia enquanto jogava várias outras fora,e isso foi mantido talvez pra diferenciar ela do Kamen Rider e oferecer rodutos ligeiramentes distintos com públicos alvos também distintos.
Como deu pra perceber Kamen Rider Kuuga não foi apenas um marco zero pra franquia Kamen Rider e não foi apenas uma ousadia simples em abandonar as raízes da franquia,ele também foi um marco zero pro próprio Tokusatsu,possibilitando séries que visavam o luvro coma s vendas de brinquedos as crianças ao mesmo tempo que concedia tramas mais profundas e complexas pro público adolescente e até mesmo quem sabe até os adultos.Além disso Kuuga é uma série incrível e bastante contemplativa diferente até mesmo das séries que vieram depois,e por isso eu considero ela o melhor Kamen Rider de todos os tempos.E isso até séries com tramas memoráveis como Build e Gaim,ou que trazia dramas e relações pessoais profundas cheias de reviravoltas e mistérios como 555 e Ryuki.O herói que apenas deseja proteger o sorriso das pessoas e histórias mais singelas como a do professor que citei e a do conflito interno do herói acabam sendo cativantes demais e por isso Kuuga é uma obra-prima e a série mais importante do Tokusatsu depois de Ultraman e Kamen Rider.
Comentários
Postar um comentário