Capcom Fighting Collection 2 é um ode aos games clássicos e a melhor seleção de jogos,a maioria que ficaram presos na Naomi/Dreamcast

 




Capcom Fighting Collection 2 foi lançado e essa é a melhor coletânea porque jogos clássicos,um deles considerado um dos melhores jogos de luta de todos os tempos. Essa coletânea poderia muito bem se chamar Naomi Collection 2 já que a maioria dos jogos veio dessa placa. Temos Capcom Vs SNK e Capcom Vs SNK 2,Street Fighter Alpha 3,Project Justice e Power Stone 1 e 2. A surpresa é o Plasma Sword a sequencia do Star Gladiator que não saiu pra Naomi mas sim a ZN2 que é uma placa de PS1 turbinada,porém ele ganhou uma versão Dreamcast do qual essa versão é baseada. E o que ficou sobrando no churrasco é o extremamente polêmico Capcom Fighting Evolution que também não saiu na Naomi e sim numa placa baseada no PS2 e está aqui porque sim.Esse emulador assim como os anteriores foi muito inspirado pelo Fightcade se inspirando muito nele pra trazer seus recursos. Pra começar você pode ir nas opções gerais do jogo no primeiro menu e configurar os controles. Se você sua um controle de arcade ou um Fightpad de 6 botões como eu é extremamente importante fazer isso porque por padrão você usa o botão tátil do PS4/5 por exemplo(não faço idéia de como é nas outras plataformas) pra entrar no menu do jogo e aqui você pode alterar. Infelizmente acaba que ficamos com um botão a menos pra usar já que esses controles não oferecem a mesma gama de botões que o PS4 tem normalmente.Também é possível alterar a configuração de Imput Delay do online.Depois é só escolher se quer partidas online,offline e outras opções como o museu pra ver as artes dos jogos e suas músicas.No modo online uma coisa que fica bem clara é que não podemos alterar suas opções,elas seguem um padrão. O Capcom Vs SNK 2 por padrão possui o modo EO habilitado pra jogar online,essa versão é baseada na do Gamecube onde um bug do roll cancel que era uma manobra que cancelava o roll em qualquer golpe ganhando a invencibilidade do roll.Curiosamente os chefes estão habilitados também e isso vale pra todos os jogos que possuem.daí basta você ligar o online de algum jogo e escolher entre a espera padrão em menus ou no próprio jogo ou na galeria.Você pode treinar em cada jogo selecionando ele com o botão de iniciar(Options ou Start).E aqui vem a coisa mais sensacional dessa coletânea que faz superar o Fightcade.Assim como no Fightcade podemos jogar em mais de um jogo online ao mesmo tempo sem qualquer necessidade de fechar um jogo pra entrar em outro,basta aceitar pra ser transportado instantaneamente a tela de versus onde estiver.Se você tiver praticando treino no Project Justice e for desafiado no Capcom vs SNK assim que aceitar já é levado a tela de versus do crossover dos sonhos sem necessidade de ter que sair do Project Justice pra entrar no CVS1 porém enquanto no Fightcade você é obrigado a entrar em canais que é como um lobby de espera com várias pessoas nele,eu posso iniciar um jogo com qualquer pessoa sem estar conectado a nenhuma sala e nm jogar só com quem estiver nela,é como jogar uma partida rankeada ou casual em qualquer jogo aí no mercado mas aqui ainda dá pra você criar um lobby também. Mas o melhor de tudo é poder ligar todos,eu disse TODOS os jogos online ao mesmo tempo. A sensação é de ter um fliperama só pra você onde você chama geral e desafia cada pessoa em cada máquina do estabelecimento. é uma sensação muito bacana. No Fightcade só é permitido 3 jogos de uma vez só.os jogos possuem sua versão japonesa e americana,você pode ligar o modo inter regional pra jogar contra gringos.E como de costume novamente a empresa por trás do porte sabe o que o fã quer e deu uma quantidade grande de filtros pra usarmos e simular a experiência de jogar como se estivesse num CRT e algumas opções são no nível do mame que tinha até o momento o melhor filtro de scanlines da história.Podemos configurar os controles a vontade tendo dois slots personalizados inclusive e tendo vários atalhos pra facilitar os usuários de Dual Sense/Shock 4 ou controle de Xbox,SwitchE além disso temos as músicas remixadas de alguns jogos como CVS 2 e embora pareça legal no caso deste jogo específico eu prefiro as originais,e eles mudam pra outro narrador que não é muito bom também. Hora de falar um pouco dos jogos citados.


Capcom vs SNK(2000)



O primeiro Capcom vs SNK foi a realização de um sonho. Pra muita gente nova talvez não entenda a importância desse título já que a SNK nunca mais foi o que ela era,na verdade anda decepcionando muito,bem longe de concorrer com qualquer empresa mas na sua era de ouro ela conseguia competir de igual pra igual com a Capcom nos arcades e usando um único hardware que sofria alguns upgrades básicos. E essa concorrência saldável parecia algo como Sega vs Nintendo mas na verdade as duas eram mais amigáveis uma com a outra do que pensavam e num encontro fizeram essa proposta de uma parceria em conjunto.O jogo de luta pra arcades ficaria a cargo da Capcom que fez o possível pra referenciar e homenagear as duas empresas,até hoje o jogo visualmente é deslumbrante usando cenários 2D com elementos de pré-renderização e vários efeitos como as sombras do cenário do beco que se movem acompanhando o personagem,que é algo incrível,esse jogo visualmente é superior a sua sequencia até por ele ter tido um tempo de produção maior. No gameplay a Capcom testou algumas cosias pra misturar elementos de jogos da s duas empresas mas o que vimos foi mais um KOF vs Street Fighter que um Capcom vs SNK visto que temos apenas Nakoruru,Raiden(que depois ironicamente entrou pra KOF) e Morrigan vindo de fora,os personagens que pertencem a franquia como Fatal Fury também estão em KOF e basicamente temos duas barras aqui que simulam a jogabilidade dos dois carros chefes das duas empresas,a Capcom Groove com uma barra similar a de SF Alpha 2 e 3(Z-ISM) e a SNK Groove com a barra do KoF 94 e 95 que pode ser carregada e permite DMs infinitos com a energia baixa ou o Super lv 3 quando tiver com o medidor cheio,tendo esquivas com rolamento(apenas pra frente) e podendo dar dashes(Capcom) ou run(SNK) e o sistema de 4 botões similar aos jogos da SNK. A apresentação visual é belíssima mas jogando esse jogo eu sinto ele um tanto limitado parecendo o KOF 94 pois o ratio é limitado pelos personagens então não podemos montar nossos time a nosso bel prazer,mas eu gosto bastante desse jogo e tive o prazer de ver ele no fliperama,que deixou todo mundo maluco pois ninguém imaginava ver duas empresas juntas num único jogo


Capcom vs SNK2(2001)



Este pode ser considerado um dos melhores jogos de luta de todos os tempos. Sem muita demora a Capcom preparou a sequencia direta do primeiro jogo. Visualmente no entanto ele é bem inferior ao primeiro,a Capcom decidiu trazer cenários completamente em 3D,muitos deles envelheceram mal ou tem escolhas meio questionáveis enquanto outros são muito belos como o cenário do telhado na chuva e ele não tem aquela apresentação deslumbrante e grandiosa como o primeiro tinha. Eles decidiram remover aquele efeito estranho quando você defendia e aquele zoo leve similar a jogos antigos como AOF. Mas na gameplay eles refinaram tudo ao extremo e tudo está melhor e mais completo.Percebendo que 4 botões era limitante a Capcom preferiu usar seu clássico esquema de 6 botões. Agora ao invés de 2 Grooves temos 6 cada um inspirado e um jogo da Capcom ou SNK. o C-Groove é basicamente o emso do anteior com a diferença que podemos cancelar o lv 2 que só existe nesse Groove com qualquer golpe ou até mesmo o Lv1. O A é similar ao do Alpha 3 podendo realizar Custom Combos com a barra dividida em dois nívis mais podendo ainda fazer em um Super lv 1. o P -Groove se assimila ao SF3 tendo apenas uma barra maior que as outras podendo apenas realizar os lv 3 e podemos fazer Parry. O S-Groove é similar ao do jogo anterior porém agora temos aquela esquiva da KOF 94. O N-Groove é similar ao Advanced de 98. O K-Groove é a barra de rage do samurai shodow e podemos usar Just Defended de Garou. cada Groove vai ter sub sistemas que variam em cada Groove,o rolamento pra frente só vai estar disponível pra alguns,em certos Grooves podemos rolar como nas KOFs,enquanto outros podemos fazer um Delayed Stand(atrasar o levantamento). Então é meio complicado apesar de que cada seleção de Grorove mostra os recursos que ele tem ali.E agora os times variam de 1 a 3,não existe mais a possibilidade de termos 4 personagens num time e o sistema ratio ainda permanece igual podendo variar de 1 a 4. Pra criar o time você é livre pra finalizar a seleção de acordo com o que quiser,como selecionar um personagem só e ir pro END pra ter um personagem único de ratio 4.E agora podemos escolher livremente o ratio dos persoangens retirando aquele limitador de times.a maioria absoluta dos jogadores vai preferir usar 3 contra 3 com o rato 1-1-2(parece até esquema de futebol) porque ter menos personagens que seu oponente mesmo com ratio maior é arriscado.Com os botões extras,com um elenco mais robusto tendo mais personagens de fora de KOF vindo da SNK Capcom vs SNK 2 se tornou um dos maiores da história e com razão.A versão base do jogo online se baseaia na versão EO que remove o roll cancel que era um bug do jogo que fazia a invencibilidade do roll ser transferido pro golpe cancelado nele.Os chefes estão disponíveis também porem todos são canhão de vidro mesmo no ratio 4.


Street Fighter Alpha 3 Upper(1999)



Essa é a versão baseada na dos consoles pra placa Naomi e ele trouxe os personagens extras que saíram no PS1,Saturn além de ele ter sido portado pro Dreamcast contendo tudo que ele tinha no PS1 e com versões melhores e mais livres do Dramatic Battle.Aqui é uma versão modificada com idioma inglês do jogo já que nunca saiu no ocidente.Basicamente ele é o mesmo jogo.Esse jogo é a razão de eu ir na contramão da opinião da galera sobre jogos de luta serem mais fáceis hoje que antigamente e eu figo que isso é uma meia verdade. Capcom vs SNK 2 tem links de 1 frame mas isso não parece ser algo tão essencial pra você aprender a jogar bem esse jogo,talvez faça até mais diferença no competitivo a não ser que apareça caras que joguem bem sem isso.Guilty Gear sempre foi um jogo bem difícil também.mas vendo SF Alpha 3 ele mostra toda a simplicidade dos jogos antigos. A execução é mais exigente mas também não permite fazer tanta coisa mirabolante foa do V-ISM do jogo. Não temos links,não temos combos imensos pra fazer longas punições,não temos aquele jogo absurdo de okizeme que tem nos SF modernos,não tem parry.Tem dois tipos de counter mas ele faz o personagem ficar mais vulnerável quando recebe mas é só.Você não precisa ser um mestre em combos e punições pra ser bom,tudo que você precisa é de um conhecimento básico de footsies pra se divertir,e fica visível que embora a execução tenha sido facilitada os jogos modernos estão repletos de mecânicas e até personagens que possuem mecânicas únicas como a Juri que tem estoques de Fuhazan e o Jamie que tem o lv de bêbida,aqui as coisas são bem mais de boa e o mais complexo que vamos encontrar é o Gen que tem dois estilos de luta diferentes que mudam os golpes dele e o V-ISM que é preciso muito treino pra usar com maestria.Mas nem se compara a jogar com um Zetsu.Eu que tenho uma dificuldade com jogos modernos pela quantidade de coisas que preciso lidar e ainda não ser tão bom em executar longos combos pude me divertir sabendo um pouco dos fundamentos dos jogos de luta antigos que joguei a minha vida toda mesmo com caras muito bons que me ganharam no online,mas eu senti mais que eles foram melhores no neutro e no footsies do que eu do que serem os mestres de tudo como geralmente ocorre quando encaro um oponente no SF5 e no 6. No KOF 98 o máximo de punição que tínhamos era um golpe normal,um comand attack e o DM de cada personagem. Hoje tu faz um golpe EX pra deixar o cara em crumple,outro EX pra fazer ele ficar vulnerável no ar,pra cancelar em outro golpe e canelando em mais um especial em seguida do Super dele e a gente fica meia hora olhando o cara te combando.As vezes cometemos algum erro como usar um anti-aéreo na hora errada e pagamos com a derrota porque o cara pode te combar e arrancar metade do seu HP,colocar num 50/50 e se tu errar é GG.E a simplicidade do SF Alpha 3 é tão gostosa e olha que antes eu não curtia essa versão mais o Daigo mudou minha opinião porque pra ele esse é o SF perfeito pois ele limita o jogo e tartaruga com a barra guard que pune severamente quem joga defensivamente com uma barra menor quando sofre um guard crush e movimentos defensivos também diminuem a barra,então aqui você precisa ter mais equilibrio entre arriscar atacar e se defender e não apenas ficar esperando e jogar no erro do adversário.Até o momento isso faz Alpha 3 ser insuperável e é muito bom ver que até o momento muitos estão jogando porque ele cai na mesma idéia das versões Um de KOF 98 e 2002 onde tem gente que prefere o jogo como ele era e faz quererem jogar a versão vanilla.Pelo menos espero que siga assim.Aqui não tem mistério temos 3 ISMS pra cada personagem e os golpes disponíveis e mecânicas dependem da barra utilizada, A X é similar a do SSF2 Turbo,a A é igual o SF Alpha mas sem custom combos e a perigosa V tem custom combos maiores e mais roubados que no Alpha 2.Existe botões pra arremesso,se recuperar no ar ou rolar no chão também. A trilha sonora desse jogo é espetacular e ela é diferente daquele padrão SNK que ela tinha antes dos anos 2000.


Capcom Fighting Evolution(2004)



Esse aqui é um caso engraçado.Quando a Capcom saiu do mercado de arcades nos anos 2000 entrou num hiato danado até que do anda depois do cancelamento do promissor Capcom All Stars decidem fazer um novo jogo pra arcade usando a placa da Sony baseada no PS2 o System 246 da Namco.Só que esse jogo é um tanto..estranho. Capcom Fighting Evolution teve a idéia de pegar 5 jogos de luta da empresa e colocar as mesmas mecânicas deles mescladas com as outras. ou seja se um personagem é do SF Alpha ele vai ter a barra de custom combo igual era no CVS2,se ele for de Darkstalkers vai ter a barra de Darkstalkers com golpes ES(os Ex do jogo) e poder atingir os inimigos no chão etc. Isso tem cara de mugen não é?pois não é só isso que dá cara de mugen por jogo,a Capcom literalmente pegou os sprites dos jogos originais com todas as características que eles tem,e muitos personagens de SF2 vieram do Capcom vs SNK e com as magias transparentes e até os efeitos,os personagens de SF3 vindo diretamente da CPS3 tendo uma animação superior a personagens que vieram do SF Alpha.E de todos os personagens a única original era uma programada pro cancelado Capcom All Stars,a Ingrid que tem uma barra própria que lembra a barra do Alpha 3 Z-ISM. E como se não bastasse os cenários desse jogo são HORROROSOS.É sério,eu achei que esse jogo foi feito pela SNK Playmore nos seus tempos que ainda era Playmore,eles parecem um PNG de baixa resolução,vários personagens cameos sequer tem um sprite,é tudo imagem estática. Parece realmente um mugen e esse é o motivo de odiarem esse jogo.Em termos de gameplay ele é até interessante mas o elenco de personagens é curto tendo apenas 4 de cada franquia e muitos ficaram de fora como a Morrigan que é mais popular que o jogo dela,o Darkstalkers,ja é bizarro ela ter ficado de fora do SVC Chaos e aqui também?então esse jogo é uma das ovelhas negras da Capcom embora a intenção seja boa.Como ele é um jogo que veio num pacote com outros 7 até compensa tirar umas partidas porque essa salada de gameplays diferentes é até divertida mas se fosse solo não compensaria a menos que ele valesse pelo menos uns 10 reais.


Project Justice(2001)



A continuação de Rival Schools saiu na Naomi e foi portado pro Dreamcast.Infelizmente diferente do Rival Schools que fez um sucesso enorme no PS1 graças a porrada de extras que o jogo tinha principalmente no Japão graças a um Date Sim. que ele possuía e até aberturas em anime com música cantada,vozes dos seyuus na história o jogo no Sreamcast passou despercebido primeiro que o Dreamcast não fez muito sucesso,e segundo que o nome do jogo no ocidente pode ter deixado as pessoas confusas já que muitos não iam associar Project Justice com Rival School sem ver o jogo.Mas o principal problema é que não tínhamos o mesmo capricho da adaptação do pS1 do seu antecessor,não temos abertura em anime,não temos vozes dubladas pelos seyuus do jogo,não temos o date sim e no seu lugar temos um modo de tabuleiro bem chato sem uma história legal por trás. ao menos na gameplay PJ melhorou tudo do antecessor adcionando um terceiro personagem na conta e agora temos dois especiais de duplas e um com todos os 3 juntos.Temos mais personagens e mais personagens secretos.esse jogo é um xodó de muita gente repleto de carisma e qualidade que vale a pena conferir.


Plasma Sword(1998)



Esse aqui sofreu o mesmo problema do Project Justice,ganhou um nome diferente do anterior no ocidente e foi portado pro Dreamcast onde novamente passou batido assim como o original. Star Gladiator original era muito similar a Soul Calibur contendo até ring outs e mecânicas similares porém o Star Gladiator 2 tenta ser mais parecido com um jogo de luta 2 D tradicional,e temos sidesteps e mudanças de ângulos mas a jogabilidade é praticamente toda 2D. O jogo mistura mecânicas como o Plasma Combos com outras como Plasma Field,Plasma Revenge etc. Um problema que esse jogo tem é que antes apenas o Hayato tinha uma contraparte no jogo original o Black Hayato. Mas agora TODOS os personagens tem uma contraparte e eles só tem de diferente a história e o visual porque os golpes são os mesmo do original(sim sem nenhuma diferença) então ao invés de 22 personagens temos 11 e outros 11 reciclados.Apesar de ser o Star Wars da Capcom esse jogo não é lá essas coisas


Power Stone(1999) e Power Stone 2(2000)




E temos um jogo de luta bem diferentão da Capcom,na verdade esses jogos lembram muito aqueles jogos de luta diferentões do PS1 como aqueles da Dream Factory(uma parceira da Square) como Tobal No.1 e Ergheiz e temos uma rena livre pra explorar e interagir podendo jogar objetos nos eu oponente e pegar as power stones pra transformar seus personagens. O segundo jogo evolui de forma gritante os cenários e essas interações. Eu não tive a chance de jogar muito na época,e muitos dizem ser muito divertido embora esse tipo de jogo não faça a minha praia.


E com isso Capcom Fighting Collection 2 mais uma vez acerta com a melhor coletânea de jogo de luta da história com jogos que ficaram presos ao Dreamcast e tendo um carinho e cuidado muito maior que a coletânea de aniversário de SF que era muito limitada e agora um CF3 é mais que necessário pra trazer jogos como SSF2T e 3RD Strike pra cena.O único problema que essas coletâneas enfrentam é a concorrência com o Fightcade mesmo tendo uma interface nada amigável e demorar séculos pra baixar um jogo pelo próprio emulador ainda é complicado disputar com algo totalmente gratuito. Porém a vantagem dessa coletânea em específico é que o online dele roda muito melhor que no Fightcade graças ao fato de que o Flycast que era o emulador embutido de Naomi no Fightcade não conseguir rodar um online decente desses jogos,mesmo que ainda dê pra jogar CVS2 de certo modo nele. a experiência sem roll cancels parece mais atraente.E provavelmente encontraremos mais gringos jogando que brasileiros justamente por conta disso.O online dele tá bem movimentado,é de boa achar partida e espero que continue assim pra incentivar mais coletâneas dessas no futuro porque sim,jogos remasterizados e coletâneas de jogos clássicos são importantes sim.Só faltou um crossplay pra podermos jogar com jogadores de outras plataformas.

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