Na estrada da juventude com Kousoku Sentai Turboranger de 1989,a primeira série com 5 adolescentes com garra em uma tentativa de inovação da fase 3 do Super Sentai
Turboranger é um caso curisoso de "eu vi o futuro repetir o passado" porque o caso dessa série e da próxima série,Fiveman é muito similar a de Juspion e Spielvan,pois desta vez a Toei parecia disposta a querer mudar a fórmula da franquia e trazer algumas inovações porém que acabou se deparando com perdas de audiência que podem ter levado ela a recuar nas invoações na série seguinte,algo que irei me aprofundar mais ao falar da série Fiveman mas aqui a gente já pode sentir um pouco do que tudo isso representou pra franquia. Turboranger trouxe uma novidade que dessa vez o grupo de heróis não seriam de adultos mas sim de estudantes colegiais.Talvez pra aproveitar os sucessos de Sukeban Deka e de Gana-No Asuka-Gumi que traziam colegiais como protagonistas?talvez, mas isso sem dúvida não foi algo ao acaso. E também a temática de carros que também não parece ser coincidência, pois em 1987 a série Transformers americana tinha chegado ao fim e ao mesmo tempo estreava no Japão a série do Transformers fazendo sucesso,então se aproveitar da onda é o papel das grandes empresas.Lembrando que o tema de carros não é incomum,a franquia vem investindo nisso aplicando o conceito do segundo robô desde Flashman,o Flash Titan era um caminhão gigante,o Land Galaxy de Maskman também assim como o Bison Liner e o Sai Fire de Liveman então fazer a série principal do mecha ser totalmente baseada em carros era muito possível em algum momento embora fosse difícil de acreditar que o Sentai abandonasse o padrão dos caças e tanques de sempre,mas Turboranger resolveu apostar nisso.E acredito firmemente que foi exatamente isso que segurou a série pois como sabemos bem o tema de carros foi usada mais 3 vezes ao longo da franquia,fora as séries que tinham seu mecha de carro extra. E seguindo com as mudanças além de um apelo maior ao público infantil dessa vez com histórias mais cômicas e situações mais absurdas,os vilões da família Bohma teriam um aspecto tribal e possuidores de poderes mágicos tendo elementos de fantasia.Tem um monstro que transforma todo mundo em Samurai(o objetivo era fazer a sociedade moderna entrar em colapso se tornando antiga,a criatividade dos roteiros me surpreende),tem outros que transforma pessoas em robos,tem todo tipo de loucura aqui. Isso não parece familiar?pois é justamente elementos que teríamos na chamada quarta fase do Super Sentai,heróis que fugiam mais do padrão de antes,magia e fantasia e mechas sem o estilo militar.Porém como iremos ver Turboranger mesmo mudando um pouco o seu estilo ainda tinha um pé na terceira fase do Super Sentai,e como Fiveman que era o Super Sentai da terceira fase em essência essa série não entra na quarta dase e nem como uma série de transição mesmo que ela fosse perfeita pra isso,mais ainda até do que Jetman que era muito fora da curva pra cumprir esse papel,mas que acabou cumprindo mesmo assim por possuir os mesmo tipo de características e por estar entre uma fase e outra de fato.Uma coisa curiosa é que a série possui um episódio Zero onde ele encontra as equipes Sentai anteriores,é só um episódio fora da cronologia da série servindo de apresentação porém nele o primeiro Sentai é apresentado como Battle Fever J e não o Gorenger que ficou de fora com JAKQ e isso pode ter acontecido por um suposto desentendimento entre Shotaro Ishinomori e a Toei por ele ter ficado em papel secundário na composição do Kamen Rider Black,ficando de fora da serie do RX inclusive.
Então Turboranger mudou mas não mudou ao mesmo tempo não mudou tanto assim. É um tanto parecido com a fase do Super Sentai do meio dos anos 2010 onde séries traziam vários temas diferentes nunca vistos como Lupinranger vs Patranger que trazia dois Sentais rivais no estio policia vs ladrão dos contos de Arsene Lupin,ou Kyuranger onde ao invés do Super Sentia ser o grupo que iria impedir o império do mal de dominar o universo,temos o universo já dominado pelos império do mal fazendo os mocinhos assumirem o papel de salvadores e libertadores. Porém mesmo que isso pareça inovação no papel, na verdade quando assistimos essas duas séries percebemos que elas não inovam de verdade porque a fórmula das séries da época e da anterior ainda se faz muito presente então podemos dizer que a inovação é meio "superficial". E a Toei deve ter imaginado a mesma coisa que aconteceu na época do Juspion,que as inovações em sí derrubaram a série e então recuaram mas a verdade é que se não houver mudanças mais impactantes as pessoas não irão dar tanta atenção por pensar ser mais do mesmo,mas isso é apenas suposição da percepção do público porém é inegável que apenas quando uma franquia mostra reais inovações é que ela irá chamar atenção de novo,aconteceu com Jetman e Zyuranger e aconteceu com Jiraiya e Jiban mesmo batendo na trave com Metalder.mas como sabemos tudo isso é passado,e numa época onde a sua baixa audiência ou inicio da queda da franquia já não tem mais importância alguma visto que já é passado qual o real valor de Turboranger agora?é o que veremos a seguir.
Turboranger começa com um selo sendo quebrado e pessoas muito suspeitas saindo de lá,esse é o império do mal da vez os Bohma,e estudantes de uma escola comum de Tóquio ouvindo um chamado importante de uma voz feminina alertando que eles precisam lutar contra esses vilões e eles são transportados pra onde está a confusão e se deparam com a pequena dada Sealon e com um cientista que os salva do perigo explicando que os Bohma são uma tribo que existia há 20 mil anos e que enfrentaram as dadas e a humanidade sendo vencidos e selados,mas como a humanidade poluiu a natureza e cada vez menos as pessoas acreditam em fadas o selo enfraqueceu.O cientista Dr Dazai encontrou a dada e junto com um óculos especial que projetou que permite a ele ver as fadas já que apenas jovens de coração puro podem vê-la construiu o arsenal potencializado com a magia da Sealon que uma equipe de escolhidos iria usar,os Turboranger.Apesar de não dito fica implícito que o Turboranger ,heróis um tanto estranhos com poderes de carros mesclado ao poder das fadas tem essa idéia devido pela paixão do Dr Dazai por carros,a gente vê que existem várias miniaturas em sua casa decorando os móveis.E agora eles precisam de 5 adolescente com garra pra combater os vilões já que eles podem enxergar as dadas e o poder se manifesta de maneira perfeita na juventude,uma justificativa melhor que de Mighty Morphin Power Ranger diga-se de passagem.Existe também a Fera Estelar protetora da terra Lakia que guardava o selo dos Bohma e acabou sendo ferida e ela se sacrifica se tornando uma constelação pra proteger os jovens de longe.
Então temos como Turboranger Riki o Red Turbo,que faz parte do clube de beisebol e é um rapaz perseverante e com alma ardente. Daichi o Black Turbo do clube de corrida é o cara forte do grupo,Yohei,o Blue Turbo é brincalhão e mulherengo do clube de natação, Shunsuke,o Yellow Turbo é do clube de ginástica tendo um coração gentil principalmente depois que perdeu o irmão mais novo e Haruna a Pink Turbo é a única donzela da equipe(um tanto estranho depois de Sukeban Deka,talvez tenha faltado atriz?ou foi escolha consciente?)que é do clube de torcida. E os Bohma temos o cientista que quase não vemos fazendo algo cientifico Lehda,o mais velho,temos Zimba que é um samurai de armadura,Jarmin a mulher do grupo, Zulten que é o monstro alivio cômico que sempre tem que ter e que tem uma estranha transformação onde ele vira um veículo já mostrando o elemento fantasioso maior da série e são comandados por Ragon com um aspecto mais montruoso dessa vez,ele é bem assustador comparado a outros vilões de Sentai passados.
Ter baixa audiência na época de sua exibição não é sinônimo de uma série ruím mas Turboranger é uma boa série. Pode apostar que sim,ela é bem divertida,que dá mais um pouco daquela ação oitentista que estamos acostumados a ver com a séries que passaram no Brasil,inclusive algo que não tinha mencionado nos posts dos Super Sentai dos anos 80 é que todos eles são escritos pelo mesmo roteirista que assumiu de Goggle V até Fiveman que é o Hirohisa Soda,então a escrita dele funciona bem e é bem similar na maioria das séries que ele assume, lembrando que existem vários co-roteiristas nas séries antigas então a qualidade e tom dos episódios pode variar. Temos bons momentos na série como o episódio onde uma colega de classe de Yohei se mudou pra uma casa onde uma amiga dele de infância foi embora por ser assombrada mas na verdade era um Bohma que vivia lá,tem o episódio da garota flautista que tinha problema na mão e foi seduzida por um Bohmajuu a curar seu braço em troca de ela tocar flauta e roubar a alma de crianças,e ela fica muito mal com isso sendo ajudada por Yohei,tem o episódio onde dois irmão Bohmajuu são acordados porém um fica cansado da guerra e com medo do irmãos e ferir e acabar morrendo no processo, já que esse procura sempre a guerra e ama a luta,esse monstro não quer mais batalhar e isso acaba mexendo com Shunsuke que como dito acima perdeu o irmão mais novo num acidente e ele tenta de todas as formas ajudar esse Bohmajuu a parar seu irmão que insiste em querer lutar.Depois de um tempo aparece um estudante,o "Joelstar renegado" Hikaru Nagareboshi que é um "aluno novo" que só quer procurar um adversário forte e ele tenta desafiar os Turboranger,o engraçado é que rola aqueles momentos exagerados estilo Sukeban Deka onde o rapaz mostra toda sua habilidade como tocar piano de cabeça pra baixo,dá mortal,voadora,pula tão alto que vai ao telhado e as garotas da escola achando ele o máximo,o cara tá fazendo coisas que nenhum humano normal poderia fazer.Só que os Turboranger mesmo na sua forma civil tem habilidades absurdas que a gente vê na série igual Sukeban Deka também(devido ao poder das fadas?).É revelado que ele é na verdade um Nagare Bohma e ele tem essa aparencia humana e sangra vermelho como os humanos e fica esse mistério de quem ele é já que ele diz ter esquecido de sua história e ficou vagando por 20 mil anos e esse personagem tendo aparecido tão cedo é o que me faz pensar que a reviravolta que acontece lá pro episódio 28 não foi ao acaso e aquilo já tava tudo planejado pra ser uma grande virada da série,como eu disse pode ser que Turboranger tenha conseguido se segurar nas vendas de brinquedo.Tem também os episódios onde os Turboranger passam um sufoco e tem que se superar como o episódio onde o Riki acaba se ferindo sério contra Nagareboshi, porém seus amigos sem ele acabam aprisionados por um monstro e Riki mesmo todo esfolado tem que se virar e salvar todos eles com grandes momentos de superação dignos de um Saint Seiya. Tem o episódio onde o Yohei se fere e é envenenado ficando a beia da morte e Haruna é obrigada a usar uma estratégia ousada de fingir perder a memória pra que Zolten a ludibriasse fazendo ela acreditar que era uma Bohma(ao que parece Haruna já conhecendo a personalidade do vilão que é bem traiçoeiro ia tentar algo assim pra apenas se divertir usando amigos contra o outro),e Haruna finge ser uma vilã até criar uma situação em que ela é atingida pelo monstro e consegue o antídoto.
Então a série vai indo até que no episódio 28 começa a grande reviravolta da série. Nagareboshi sonha com uma garota estranha que diz que chegou a hora de ele assumir o lugar de Bohma e ele fica sem entender nada,a garota lhe dá poderes estranhos inclusive. Bohma arma um plano pra eliminar os Turboranger porém Nagareboshi se aproveita da situação e tomar o controle do Bohamajuu pra fazer o Turbo Track de Black Turbo ficar avariado e impedir que eles formem o Turbo Robo.Nesse interim os principais vilões de Bohma surpreendentemente começam a ser derrotados antes do fim da série um a um durante essa arco de episódios.E nessa hora surge uma base que vira um robo gigantesco que ajuda a equipe e quando eles entram na base encontram o Dr Dazai que diz que estava construindo um novo robo que ele começou simultaneamente ao Turbo Robo e que este não ficou pronto ainda,ele é o Rughe Fighter só que como não está pronto ele precisa terminar antes do inimigo atacar e os Turboranger precisam impedir que descubram,porém Daichi que tem um apreço enorme pelo Turbo Truck tentou salvar a máquina mas é pego por Jamim sendo salvo pelos outros ele consegue fazer o Turbo Truck andar na base da gambiarra e ganhar tempo até o Dr Dazai conseguir terminar o Rughe Fighter a tempo,uma perseguição implacável de Jarmin ocorre. E com isso o novo robo o Turbo Rugher aparece.E nesse combate é a vez de Jarmin ser destruída.Porém o Dr Dazai que tinha ficado pra consertar o Turbo Truck é raptado pelo Nagareboshi que exige trocar o cientista pela máquina porém os Turboranger fingiram estar dentro da máquina quando na verdade só estava o Red Turbo nela e conseguem o Dr Dazai de volta enquanto o vilão se destrai. E em seguida é a vez de Lehda ser derrotado por Red Turbo.O Império Bohma está caindo e tudo isso antes da série terminar,então algo bem inusitado está pra ocorrer.E graças a isso eles conseguem através daquele milagre típico de Tokusatsu uma nova forma que é a união dos dois mechas pra formar o Super Turbo Robo.
Eis que de repente temos a escolha da nova cinderela na escola e a Haruna praticamente ganhou por unanimidade pra inveja de uma das garotas chamada Sayako Tsukikage que de repente ao desejar que o espelho que Haruna estava se olhando quebrasse,ele realmente se quebra e depois quando ela pressiona o time de vôlei a deixa-la participar demonstra seu saque e de repente a bola explode. Sem saber o que aconteceu Riki decide ir com ela em casa e enquanto isso Nagareboshi reconheceu ela como a garota que apareceu no seu sonho.Ao chegar em casa os pais da menina hostilizam Riki mas ela insiste em chamá-lo pra comemorar seu aniversário,ela diz que existe uma lenda em sua familia que ao atingir 18 anos a pessoa destinada dela surge,enquanto seus pais lhe servem vinho(parece estranho isso mas eles tem 18 anos na série) mas que na verdade estava envenenado e Riki percebeu a tempo.Eis que eles se revelam Bohmas,e Nagareboshi surge e pega a garota. Os seus pais revelam a verdade: Sayako não é humana e sim uma Nagare Bohma que eles cuidaram até ela fazer 18 anos e encontrar a pessoa destinada que no caso seria outro Nagare Bohma,o Nagareboshi.A garota fica assustada com tanta revelação mas Nagareboshi tenta convencê-la de que ela não é humana,que é desprezada pelas pessoas que não enxergam sua beleza(algo potencializado por conta da escolha da cinderela) e enquanto os Turboranger lutam Sayoko acaba caindo do penhasco onde estavam e ela desperta o fio vermelho do destino e se transforma exatamente igual no sonho do Nagareboshi na Nagare Bohma Kirika enquanto Yamimaru sofre a mesma transformação(aparentemente por causa daquele mesmo sonho onde a Kirika,talvez de forma inconsciente surgiu e deu um poder pra ele) e agora eles querem fazer parte do Império Bohma mesmo sendo mistura de Bohma com humanos.E Ragon delega tarefas pra dupla pra então aceitarem eles como verdadeiros Bohma.
Essa reviravolta parece algo realmente planejado porque foi algo muito similar ao que aconteceu em Liveman que por volta do episódio 28,29 introduziu dois novos membros do grupo e junto com eles veio o segundo robô e esse segundo robô se une ao primeiro fazendo o Super Live Robo. E aqui é bem similar:temos uma nova base que passa a ser o QG da equipe, de onde os mechas da equipe irão sair,temos o novo robô Rughe Fighter,que pode se unir ao Turbo formando o Super Turbo Robo que assim como em Liveman ele só aparece pra dar o golpe final já que ele é maior do que o monstro,bem similar ao Great Titan anteriormente em Flashman.Só que ao invés de aparecer dois novos heróis surgem na verdade dois novos vilões pra substituir 3 generais antigos. O ponto mais interessante disso é que não é algo de qualquer jeito apenas pra surpreender,tem uma idéia por trás disso que é a seguinte:como os Turboranger são jovens adolescentes lutando pelo futuro da humanidade,os vilões precisam ser também adolescentes que levariam Bohma pro futuro então esse paralelo que ficou é muito legal,e essa batalha de adolescentes vs adolescentes(mesmo o Nagareboshi tendo na verdade 20 mil anos mas deu pra entender) é tão levado a sério que Yamimaru e Kirika mesmo se tornando vilões com suas roupas chamativas ainda usam suas formas humanas vestindo uniforme escolar,e esses vilões novos vão ter um peso diferente porque eles tem uma camada a mais que os torna tão bons quanto os vilões que tivemos antes,já que eles possuem uma relação direta com os personagens(no caso mais a Kirika) e também mais peso nas suas ações que até lembra um pouco Liveman nesse sentido. Kirika por exemplo era apaixonada pelo Riki ao ponto de ter uma bola autografada dele.Ela também se encontrou com Shunsuke quando era criança,quando este a protegeu de outras crianças que queriam machucá-la,só que ela só se lembra das partes tristes. E ao que parece Yamimaru tinha mentido sobre não lembrar quem ele era porque agora ele começa a revelar sua raiva pela humanidade se lembrando de um caso onde ele tentava usar seus poderes pra se aproximar das pessoas só porque queria comer mas ele foi caçado pelos demais humanos por causa disso,esses poderes e os assustavam,e ele também era recusado no império Bohma por ser meio humano e isso fazia com que ele não tivesse nenhum lugar ao quela pertencer,não é toa que ele vagou 20 mil anos como andarilho e por casa disso ele é essa pessoa que ele mostrou durante toda a primeira parte da série quando ele surgiu.É um peso similar aos vilões de Liveman que tinham essa ambição mas eles tinham uma história dramática por trás.Alguns episódios depois e Yamimaru e Kirika cansados de Ragon decidem armar uma armadilha atraindo o Red Turbo pra encarar Ragon numa prisão de teia feita com seus fios vermelhos que só vão sair com um deles morto,independente do resultado eles vão roubar a coroa dos Bohma que é responsável pela origem deles e usar esse poder pra destruir o Turbo Builder. Red Turbo consegue derrotar Ragon mas não era o fim do vilão pois ele pega a coroa de volta e vira gigante. O Red Turbo consegue sair e ajudar seus amigos mas nada funciona contra Ragon, e nem o Super Turbo Robo dá cabo do vilão, então é hora do gattai mais insano do Super Sentai até então,o Super Turbo vai se juntar ao Turbo Builder pra formar o colossal Super Turbo Builder num estilo similar ao Great Titan e com isso eles destroem Ragon.Uma transformação colossal mas que é usada duas vezes na série já que a base deles não é móvel. Mas o plano de Kirika e Yamimaru ainda deu certo porque sem Ragon eles podem dominar Bohma completamente e só sobrou o Zulten que decide servi-los.
Nesse meio tempo tem alguns episódios,um deles é um daqueles que questionamos a sanidade dos roteiristas pois os vilões usam um monstro que hipinotiza através de livros que ao lerem faz as pessoas andarem até sangrar os pés,que já é mega exagerado,os vilões decidem usar um caminhão pra distribuir os livros(mesmo tendo um dragão,só depois que ele aparece),mas fica ainda mais bizarro porque o Yohei encontra um helicóptero,pede pro cara seguir o caminhão,a perseguição acontece e Kirika o derruba do helicóptero ele cai de uma latura bem grande mais sofre poucos ferimentos e o cara do helicoptero vai embora como se não tivesse acontecido nada. Mas como o Yohei convenientemente escapou ileso tá tudo bem. Depois de mais um episódio Ragon dá sinais que sobreviveu já que surge uma luz que faz o Bohma derrotado crescer do anda e após isso o Ragon aparece vivo mas sem se mostrar a todos ainda.
Depois disso ainda rola uns episódios legais antes da reta final,em um deles tem um rapaz zoado na escola que descobre a identidade dos Turboranger e quer ser um deles. mas eles explicam que não basta querer,e ele não teria o poder das fadas,então ele acaba enganando Yohei,rouba o seu bracelete de transformação e descobrimos que surpreendentemente ele foi banhado por fada quando criança também então ele pode ser o Blue Turbo. Só que mesmo transformado ele acaba não fazendo nada diante dos vilões e percebe que Yohei é mais corajoso que ele mesmo sem se transformar,essa era a grande lição que ele precisou aprender,pra ser um Turboranger, é preciso coragem pra arriscar a vida e querer proteger as pessoas,ele então cria com a ciência uma bala especial que danifica a arma do monstro e devolve o bracelete pra Yohei.Tem o episódio onde Kirika tenta encontrar uma armadura pra se provar. e um episódio que trás a virada pra reta final,os Turboranger lutam intensamente com os Nagare Bohma e Haruna deseja que eles parem de lutar.então aparece um portal das fadas onde um ítem que é a pedra do amor estaria lá que segundo as lendas traria paz eterna a quem desejara ela,então rola uma treta nesse palácio até que Haruna usa a pedra e não acontece nada. Eis que surge Ragon que armou tudo aquilo esperando que ambos perdessem seus poderes ao lutar uns contra os outros.Sem nada que o impedisse ele retoma o Império Bohma. Apenas Haruna consegue lutar tentando reparar seu erro,e é muito legal porque ela luta sozinha usando o que restou de poder dos 5 pra se transformar e derrota o monstro e também pilota sozinha o Turbo Rugger conseguindo a muito custo derrotar de vez a criatura. Enquanto isso Kirika e Yamimaru em suas formas humanas de Nagareboshi e Sayako são salvos por um homem velho que se apresenta como Nagare Bohma e ele diz que eles não precisam mais lutar só que não dão ouvidos.Os Turboranger tem problemas porque sua professora é transformada por um monstro e obriga Sealon a usar seus poderes e tornar a professora em fada trocando de lugar com ela mas ela corre risco de vida.Sem poder se transformar os Turboranger tem que lidar com os vilões porém o forte desejo de salvá-la faz com que eles se transformarem de novo naquele tom lúdico que nós gostamos.Vendo que os Turboranger se transformaram por conta própria Kirika e Yamimaru tentam se expor ao perigo pra ser atingidos por raios igual aconteceu aos Turboranger porém o ancião os para e revela a real origem de Nagare Bohma onde um Bohma mais forte de todos,chamado chamado Kimen Bohma ferido em batalha encontrou um a mulher humana gentil que cuida de seus ferimentos se apaixonando por ela.Sendo desprezado por ambas as raças eles se isolam e tem uma filha e ele explica que a origem dos Nagare Bohma é de união entre as duas raças e não lutas um contra o outro.Porém Yamimaru não dá ouvidos e Ragon aproveita e o transforma em Bohmajuu e agora Sayoko se arrisca pra trazer ele ao normal obrigando o velho a usar os poderes de um pingente que ele carrega.Quando Ragon se aproveita pra destruir a dupla Nagare Bohma eis que eles também recuperam seus poderes e ignoram os pedidos do velho de parar de lutar.Eis que ele acaba revelando aso Turboranger sua real forma que é o Kimen Bohma e também o que tinha no pendante,a mulher igual a Kirika então esta é sua filha na verdade(lembrando que a Kirika tinha forma de bebê por 20 mil anos até ser criada pelos últimos 18 anos crescendo normalmente).Como último desejo ele implora aos Turboranger pra parar a luta deles. Mesmo revelando a verdade Kirika escolhe o caminho da luta mas ela fica abalada ao ver o tumulo do seu pai verdadeiro que os Turboranger fizeram em sua homenagem. Kirika aparece diante do tumulo e iria prestar sua homenagem mas ao ser observada pelo Yamimaru ela desiste. Agora Neo Ragon quer usar um grande selo que aprisiona 180 Bohmajuus que agora enfraqueceu devido a poluição do planeta. Yamimaru quer impedir isso mas ele quer derrotar Turboranger e Neo Ragon. Parece que a magoa de Yamimaru nunca vai embora,ele se recusa mesmo com Riki insistindo em honrar o desejo de Kimen Bohma e devido a toda essa ira que o corroe, Kirika desiste de lutar e tenta impedir Yamimaru.Este continua insistindo na luta e quer lutar sozinho e quando os vilões pensaram ter liberado o selo na verdade eles libertam o monstro que vai libertar o real selo o Fuuin Bohma.Eles precisam de sacrificios pra liberar o selo e tentam fazer isso raptando Yamimaru e Kirika mas os Turboranger conseguem resgatá-los.E Yamimaru ainda insiste em lutar com Red Turbo e os dois tem uma luta derradeira onde Red Turbo derrota Yamimaru sem matá-lo pra não magoar Kirika e ele desaparece.
Os Turboranger partem pra encarar Ragon e até Yamimaru arrisca a a vida usando poderes das trevas ao limite pra ficar invulnerável diante do vilão mas não dá certo.E eis que de repente a professora deles aparece,nunca é dito como ela descobriu,ela apenas diz que estava procurando por eles por causa da formatura, mas eu acredito que seria óbvio ela ligar os pontos,5 alunos que lhe escondiam coisas como vimos em nos episódios finais como aquele que aparece a irmã dela que luta kung fu e os Turboranger também são 5, e dá o incentivo necessário pra eles lutarem com mais este esforço final e eles conseguem derrotar Ragon,ele fica gigante,derrotam ele com Super Turbo Robo porém o castelo dele é lançado pra destruir os elo como último recurso e os Turboranger mais uma vez usa o Super Turbo Builder mas o problema é que Yamimaru ainda está lá dentro.Ele parece ter deixado o ódio pra trás e pretende morrer junto com o castelo porém o laço do destino surge de Kirika e o puxa pra fora permitindo os Turboranger destruírem o castelo e o selo junto. na formatura os Turboranger se despedem de Sayako e Nagareboshi que perderam seus poderes e a professora consegue ver Sealon que se despede e se une a Lakia no céu.
Diria que Turboranger está no mesmo nível próximo ao de Maskman,os vilões da série do inicio são bem qualquer coisa porém Yamimaru e Kirika trouxe de volta o mesmo nível, de vilões como Igum,então como os personagens tem o mesmo nível, e as situações também as duas séries acabam tendo quase o mesmo peso,a reta final é muito boa,e é uma série que vale a pena principalmente pra quem fosta da fase 3 do Super Sentai.A atriz que interpreta Kirika também aparece como a persoangem Kujaku em Dairanger e o ator que interpreta o Riki canta a música de abertura e o encerramento e ele também canta a música de abertura de Zyuranger.E a série de fato até trouxe novidades a fórmula dessa terceira fase porém não mudou tanto assim,apesar dos personagens serem adolescentes eles são até maduros demais pra sua idade,não distanciando tanto eles dos protagonistas anteriores,e acho que isso se deve a época que é o final dos anos 80 onde o padrão dos heróis era bem definido como personagens bastante heróicos e altruístas,então foi preciso em 1997 já na era moderna do Super sentai vermos de fato essa questão dos estudantes colegiais e da própria escola que é Turboranger é meio sub aproveitado se resumido a só termos alguns estudantes com problemas relacionados aos Bohma,então em Megaranger essa questão dos estudantes e da escola é abordada de uma forma mais interessante,porém Turboranger não deixa de ser divertido como uma típica série dos anos 80 dessa fase maravilhosa do Super Sentai que é a terceira fase.









.jpg)



Comentários
Postar um comentário