Reflexão da Cultura Pop:O futuro dos videogames é ser multiplataforma?essa é a solução que pode beneficiar a todo nós,veja como

 






Existiu uma época onde a exclusividade era a identidade do console.O consumidor ia atrás da plataforma onde seus jogos favoritos estavam.Foi assim que o PlayStation nadou de braçadas por oferecer mais jogos que seus concorrentes.Essa filosofia persistiu por anos porém algo mudou no caminho.A 6a geração de videogames fez com que os custos de produção dos jogos ficasse maior e já não valia mais a pena pra empresas manterem seus títulos em um lugar sí.assim títulos famosos que eram a cara do PlayStation como Devil May Cry e Tekken passaram a ser multiplataforma. esse talvez fosse um sinal pra tudo que veio a seguir.




Se por um lado a política dos exclusivos da Sony se mantinha com seu PlayStation Studios e em parcerias exclusivas com as third partys,além de muitas empresas japonesas preferirem seus jogos no PlayStation porque o Xbox não ia bem no mercado japonês algo lá atrás que nunca percebemos indicava o que seria o futuro e que a exclusividade já não seria mais um fator determinante pra venda de consoles e que outras coisa o substituiriam.




Com a Nintendo pulando fora da disputa direta por poder de hardware e oferecendo novas experiências de gameplay num hardware barato a empresa conseguiu uma hegemonia absurda na venda de consoels e jogos mesmo eles não tendo poder suficiente pra bater de frente com a concorrência e mesmo muitos jogos que ultrapassavam os limites técnicos do hardware não viessem pra ele. Isso já era um sinal de que as coisa estavam mudando.Mas existe muito mais além disso que não pudemos enxergar.




A primeira coisa seriam os seus jogos digitais e sua biblioteca de jogos. Quando compramos um console e mídias digitais se tornaria dificl nos livrar de um console pra comprar outro. E a retrocompatiblidade permitiu as empresas conseguirem fidelizar o público pois ele não iria perder seus jogos já obtidos podendo levar todos pra próxima geração e foi assim que o Xbox e o PlayStaion conseguiram atrair a fidelidade do jogador.Esse é um fator crucial pro que viria  seguir.




O fator mais determinante pra que uma plataforma consiga se estabelecer foi a democratização dos jogos.Já não precisávamos mais depender das grandes empresas e dos Triplo A caríssimos pra nos divertir com jogos.Temos jogos índies, muitos experimentais e outros revivendo gameplays praticadas no passado,temos os double A jogos mais modestos e mais baratos e isso fez com que a crise dos triplo A não afetasse a venda de consoles.O PS5 está batendo recordes dos seus antecessores mesmo muitos apontando que essa é a "pior geração". Isso porque existem ouras alternativas de jogos pro jogador escolher pra todo tipo de publico,já fiz um artigo completo sobre isso. Isso fez com que o jogador não dependesse mais dos exclusivos pra se divertir.Ele agora tem opções de reviver ou conhecer jogos passados com remaster,,ter toda a biblioteca de um conole a sua disposição e até ursufruir de serviços de aluguel de jogos como a Plus e a Gamepass.Isso foi uma virada de jogo tremenda.




Então a Microsoft percebendo que não adianta ela tentar convencer o jogador de PlayStation a comprar sua plataforma tomou uma decisão inusitada,resolveu que era mais fácil ela levar seus jogos a concorrência pra poder obter mais livro e o resultado deu muito certo.Depois que Forza Horizon saiu pro PS5 foi o jogo mais vendido do ano naquela palataforma,pelo menos até Ghost of Yotei sair mas esse fator é muito relevante e mostra que sua decisão foi muito acertada.




E recentemente vazou por aí uma vaga de emprego na Sony pra um gestor de multiplataformas dizendo claramente que a Sony deseja expandir seus jogos nas plataformas Xbox,Steam,Epic,e Switch e isso é algo muito grande.Tudo leva a crer que de fato isso irá acontecer mesmo.Ou seja, Sony deve ter percebido também que seu público é fiel então ela não precisa mais manter um exclusivo na plataforma porque a realidade é que qualquer jogador que abrir a loja da Sony ou da Microsoft e ver um monte de jogos pra jogar já vaie star satisfeito e pode se manter fiel pela biblioteca de jogos e seus amigos online que tem o mesmo console. E essa é a melhor notícia pra nós consumidores.




Vendo esse cenário não dá pra não desejar que a Nintendo perceba a mesma coisa e resolva aderir a multiplataforma também porque o Switch tem a vantagem da portabilidade,ninguém vai deixar de comprar um switch caso queria essa funcionalidade. Se ela lançar seus jogos em outras plataforma ela pode obter mais lucro.o problema é a mente atrasada e orgulho dos chefões da empresa que podem nao querer pensar dessa forma.Mas arrepia só de imaginar que podemos ter Zelda,Uncharted e Gears of War num só lugar,e a nossa escolha por um videogame vais er como escolhemos nosso celular,qualquer marca roda o chip de qualquer operadora,você vai comparar um modelo que oferecer algo que te interesse.As possibilidades são enormes e nós consumidores só temos a ganahr com isso.O futuro parece brilhante e eu torço pra que todas as empresas virem multiplataforma.Mas a Sony e Microsoft já tomando este passo já é algo grande pra nós.Recentemente uma coisa inusitada aconteceu,a Game Freak subsidiária da Nintendo responsável por Pokemon anunciou um jogo pro PS5 e isso me deixou com a pulga atrás da orelha,será que isso é um sinal?melhor não sonhar muito mas esse fator vai ficar na mente por um bom tempo.

E aí cabe você como consumidor ir atrás da plataforma onde te dê vantagem ou o que você quer. nada de vestir camisa de empresa bilionária porque ela presta serviço pra gente e não caridade,tudo é bem caro por sinal.De qualquer forma esse futuro dos videogames onde tudo será possível ser jogado em todo lugar é algo muito brilhante.

Comentários