Toei anuncia nova franquia de Tokusatsu: Project R.E.D. com a série Chou Uchuu Keiji Gavan Infinity no lugar do Super Sentai que irá mesmo chegar ao fim
E amigos fomos surpreendidos com uma bomba no dia 23/11/2025 pela Toei,o anúncio de uma nova série chamada de Project R.E. D. (Record of Extraordinary Dimensions) e de acordo com eles essa nova franquia é mesmo uma franquia independente onde teremos novos heróis metálicos com armadura vermelha. E apesar disso indicar que o protagonista vermelho possa ser um herói solo a série pode não ter um formato definido e outros heróis podem surgir numa mesma série
E a primeira série é Chou Uchuu Keiji Gavan Infinity e sim,ele vai ter uma armadura vermelha e pela imagem anda a ver com o herói original de 1982,vai ser algo inspirado nas inovações que ele trouxe mas sendo um novo universo feito do zero. verdade seja dita,isso foi fito apenas pelo fato do nome Gavan ser muito popular até hoje e chamar atenção,como se trata de algo totalmente novo digamos desde o próprio Gavan,mais 40 anos atrás se arriscar em um projeto desconhecido seria algo arriscado então pelo visto eles preferiram criar uma nova série com o nome Gavan onde em comum ele deve ter apenas algumas pequenas coisas e ser algo completamente diferente. A idéia da Toei é realizar crossovers entre futuras séries e expandir esse universo em múltiplas frentes o que significa que a idéia de um universo compartilhado já está a todo vapor. Não se trata apenas de uma série Gavan pra tapar buraco da TV Asahi até ela decidir o que fazer com o horário,é realmente o nascimento de uma franquia. Se o resultado de Project RED for a consequência do final de Gozyuger como eu teorrizei no útimo artigo isso já criaria uma familiriaridade,pois um universos de heróis se encerraria e outro começaria. Se o mundo do sentia vai existir sem heróis novos ou ele irá recomeçar com esses novos heróis não se sabe mas existe a possibilidade desta conexão.E os rumores do tal Universe Heroes nãos e mostraram reais embora algumas cosias dele possam talvez ser verdade já que eles disseram que teria um Gavan vermelho,só que surgiu outro rumor diferente do primeiro depois então o tal Universe Heroes foi um erro de interpretação do post da Cartoon Club(distribuidora tailandesa) como eu havia dito pois agora é Project RED.
O fim de uma era...e o inicio de uma nova
Conforme dito no artigo anterior sobre o fim do Super Sentai agora é oficial,esse é o fim de uma longa era. É difícil saber o que sentir nessa hora porque dá uma tristeza ver uma franquia de décadas que conheço desde meus 6 anos de idade chegar ao fim dessa forma. é uma franquia já icônica,referenciada em milhares de obras porém mesmo nosso apego sentimental não pode negar a realidade: o Super Sentai tem dificuldades de ser mantido pela Toei,não dá rpa comercializar no ocidente porque o estilo da série é muito ligada a Power Rangers no imaginário popular e a franquia no Japão não consegue crescer mais do que ela é hoje mesmo com as inovações feitas nos últimos 6 anos. Então enquanto Kamen Rider se torna mais lucrativo e atraente e consegue ser vendido no ocidente o Super Sentai parece estar preso em uma jaula incapaz de dar voos mais altos. E conforme a história já nos mostrou toda vez que uma franquia já não dá mais certo,a saída é cria algo novo,algo diferente em seu lugar. A franquia Super Sentia talvez esteja dizendo adeus ou apenas uma té logo até ela se tornar necessária ou o cenário pra ela dor melhor que o atual. assim como os Kamen Riders voltaram de um longo hiato. Outro motivo pra essa tristeza é que o Super sentai está no imaginário japonês,sendo referenciada em múltiplas obras,Sailor Moon só existiu por causa dele,Precure também,então meu receio é que sem a franquia estar ativa ela acabe aos poucos desaparecendo do imaginário das pessoas,não seja mais referenciada e vire algo esquecido que é só lembrado pro quem assistiu na época,o que acontece com os Metal Heroes. Quando os rumores do novo Gavan surgiram muitos americanos que nunca tinham visto sequer uma série começaram a se interessar por elas,e olha que todas elas estão traduzidas(com exceção de Kabutack e Robotack) por fansubs ou lançadas oficialmente nos EUA como o Juspion por exemplo,o que me deixou surpreso. Apenas pessoas que viveram essa época costumam lembrar dessas séries,até tem algum cosplay que surge aqui e ali mas e menor quantidade que as séries novas então fica aquela sensação que daqui a muitos anos o Super sentai possa até mesmo ser esquecido.Apesar de que a Toei ainda pode produzir filmes de aniversários ou especiais do TTFC trazendo de volta personagens antigos,tudo depende da Toei.
Por outro lado é excitante vermos uma cosia nova em Tokusatsu depois de tantos anos,é muito difícil nos dias de hoje novas coisas serem criadas. A coisa nova mais recente que tivemos foi GARO e a série das Girls x Heroines que só durou 5 anos,mas GARO ainda permanece trazendo séries e filmes esporadicamente.Então uma série inspirada nos antigos Metal Heroes mas como algo totalmente novo me deixa animado em ver como isso vai ser embora isso talvez seja um banho de água fria nos fãs nostálgicos de Metal Heroes pois o novo Gavan abria possibilidade pra seu retorno porém ficou claro que não vai ser isso e nem tem como ser porque hoje o Tokusatsu é muito diferente que há 4,ou a 30 anos atrás,mesmo que os Metal Heroes voltassem eles poderiam ser completamente diferentes do que a gente viu e muitos ficariam frustrados,tenho certeza.De qualquer forma gora a Toei pode criar algo muito inovador e diferente de tudo que vimos antes.Os Kamen Riders voltaram reformulados substituindo os Metal Heroes e conseguiram prrencher o vazio deixado pelo fim dessas produções e talvez o Project RED possa fazer o mesmo pelo Super Senai e talvez se tornar uma nova série icônica e referenciada em inúmeras obras pras futuras gerações.Tdo depende da qualidade e sucesso dessa nova série e estou ansioso pra saber mais sobre ela em breve quando saírem as primeiras scans e a coletiva oficial de imprensa. Enquanto isso embora seja uma deus ou um até breve o Super Sentai vai sempre permanecer nos nossos corações e poderemos revisitar as 49 séries dessa franquia além de seus vários filmes e spin-offs igual fazemos hoje com os Metal Heroes lembrando dessa franquia com carinho enquanto damos boas vindas ao novo Project RED.




Comentários
Postar um comentário