O Genshin me Impactou: como Genshin Impact um jogo gacha conseguiu ser mais do que um simples caça-níqueis,algo realmente cativante e bem feito. É possível aproveitar um jogo Gacha sem gastar nele?vamos descobrir

 





Esta não é uma análise do jogo completa s as impressões sobre o jogo e também um guia pra quem quer apenas curtir a aventura e não apenas jogar pra evoluir,ou ficar mais forte,se quiser isso não faltam vídeos na internet




Genshin Impact é um fenômeno e o que tem de fanarts,cosplays dos personagens do jogo,canais e coisas sobre o jogo.no entanto um grande problema em torno dele me fez o ignorar completamente pelo menos até agora: Free to Play. Essa palavra tentadora e ao mesmo tempo assustadora já faz você imaginar a real natureza do jogo,nada é realmente de graça e o Free to Play tem um preço que corta sua esperança que são as limitações impostas a ele. E pra piorar Genshin Impact possui o mercenário e nada justo sistema Gacha.Se você não sabe o que é Gacha ele é um termo que veio do Gachapon da Bandai que são máquinas onde você insere uma moeda e ela te dá uma capsula com um item surpresa que você não sabe o que é. Você pode tanto tirar um ítem que não tenha quanto o mesmo ítem nas 15 vezes que você tirar. O truque psicológico é o colecionismo pois lá tem um ítem precioso que te cativa e você vai gastar todo seu dinheiro até conseguir.Só que no caso do Gacha quando se trás pro jogo de videogame a coisa é pior porque personagens e equipamentos como armas são gerados por um sistema aleatório que dependem de probabilidade pra virem o que te obriga sempre a gastar grana pra conseguir as moedas de troca.E geralmente um jogo Gacha é bem simplezinho como Bleach Brave Souls que é apenas como aqueles Beat'n Up onde você anda algumas telas enfrentando os inimigos e encarando um chefe e repetindo isso infinitamente.O que te seduz nele não é só os personagens adorados que você precisa pegar num Gacha mas também as estatísticas complexas de um RPG,os famosos atributos,as Builds e tudo que você faz num RPG e o que faz você sempre querer customizar absolutamente tudo enquanto não percebe o quanto o jogo é na verdade repetitivo e simplório usando principalmente sua paixão pelo anime como atrativo.Porém Genshin chegou e fez algo diferente de tudo que um Gacha já fez e se tornou mega popular mesmo com a produtora querewndo cada real do seu bolso e vou explicar o porque



O Plot

Nele vemos cutscenes bem feitas onde uma deusa acaba capturando o irmão que não escolher enquanto o outro é mandado a o mundo de  Teyvat  sem suas habilidades.Então você assume  o papel de Aether ou Lumine em busca do seu irmão perdido enquanto se torna um aventureiro atrás de baús por aí.E isso é só um resumo pobre porque a trama é bem interessante.





A complexidade e o mundo impressionante de Genshin Impact e o que se pode fazer nele

O grande triunfo de Genshin Impact frente a jogos Gacha e MMORPGs são as coisas que ele inova pra trazer até mesmo jogadores pro jogo como eu que geralmente fico longe de qualquer coisa com Gacha nele. Primeiro ele tirou toda a obrigatoriedade de se divertir completamente dependendo do Gacha e segundo tirou o aspecto hardcore dos MMORPGs que impede os casuais de tentar progredir.Quer dizer ele ainda te limita a ficar mais forte com limitações e a busca por equipamentos e personagens é forte é muito mais difícil do quem paga mas isso é o mínimo de um jogo assim,qualquer MMOPRG gratuito é dessa forma.Mas ele compensa isso sendo ambicioso ao oferecer pra você mesmo num jogo Free to Play um gigantesco mundo aberto e grandioso repleto de coisas pra se fazer e coisas que tanto dependem de grana real quanto não e por incrível que pareça dá pra se curtir pelo menos 99% do jogo sem sequer gastar um real nele ou gastando bem pouco fazendo por incrível que pareça se sentira vontade com isso porque não parece que ele só quer arrancar seu dinheiro e nada mais.O mundo do jogo é complexo e ele não tá lá de enfeite,ele tem uma mitologia e riqueza imensas que tornam tudo único e agradável.Cada cidade é baseada no nosso mundo e cada um tem sua cultura,religião e costumes,suas histórias que lemos em livros.Todos da cidade tem algo pra te contar e desempenham um papel naquele lugar o que deixa tudo mais crível e interessante,você realmente sente como se tivesse dentro de um mundo de um jogo e não num jogo de fato.E cada um vai ter seu grupo de personagens principais,NPCs,vendedores e cada um com sua história desde as mais simples e banais que vemos no nosso mundinho real até as coisas mais grandiosas e fantasiosas como ser um adolescente cavaleiro capaz de congelar tudo num único movimento,sendo um herói de guerra,tipico de anime e isso é muito bacana,até os inimigos do mapa tem sua própria história.Eu senti de um certo modo uma sensação de estar jogando um The Witcher versão anime cheio de waifus pois temos centenas de ítens,objetos com descrições detalhadas,contos e lendas e muita coisa pra se ler,cada arma e acessório tem uma descrição e uma história por trás,muito similar a um Dark Souls da vida.A narrativa é literalmente muito simples comparados aos grandes RPGs mas ela te dá um clima de aventura muito similar a fórmula mágica do Dragon Quest que também é um RPG de trama simples mas com aquele clima de aventura imersivo e carismático que te prende.E em Genshin vai mais além a colocar mais complexidade em todas as coisa fazendo o clima de aventura ser ainda maior e mais imersivo.E ele impressiona ainda mais no tanto de coisa que dá pra fazer sem precisar gastar grana pra se divertir nele: o mundo imenso é explorado num sistema totalmente inspirado no Zelda Breath of the Wild tento na verticalidade dos cenários quanto nos elementos como a barra de stamina que te faz subir nas coisas,nadar e correr e pode ser aumentada,na culinária que te dá bônus e inimigos pra eliminar em certos pontos que tão acampando,o planador pra te tirar de lugares altos ou levar a outros mais altos que não dá pra fazer escalando.Tem muitos puzzles simples mais legai de se fazer como usar Elementos nos pilares com o símbolo deles pra tirar um baú ou escondidos,de você nem imagina por não ter uma representação visual indicando qualquer coisa mas se sua curiosidade te fizer mexer vai ganhar um baú de recompensa em locais inusitados o que te dá uma satisfação em ter descoberto sem nenhuma pista indicando o óbvio.Com paisagens onde dá pra se ver as coisas no fundo igual o Dark Souls que você pode ir e zilhões de outras coisas como caçar animais,descobrir estátuas específicas,pescar e um monte de outras coisas legais e tudo isso sem gastar um real.Apesar disso o jogo te limita um pouco, então pra evoluir você precisa usar um ítem chamado Resina pra dar a chance de baus de Dominios(as Dungeons do jogo) dropar ítens pra destravar a Ascensão dos personagens (fazer eles evoluírem além do lv básico que no começo é o 20)além do nível máximo que ele atinge e se você gasta precisa esperar um tempo pra recarregar e usar de novo,então você não pode ficar 24h por dia farmando coisas em Dungeons já que a idéia é balancear as coisas,quem paga por ítens pode evoluir mas rápido quem não paga como dito antes.E como muitos Artefatos(o equipamento dos personagens) te dão bônus aleatórios fica ainda mais difícil conseguir exatamente o que quer ainda mais com a limitação das Resinas ser meio exigente demais,mas é até relevável dada as coisas que se pode fazer aqui e esperado de um jogo Free To Play.Os personagens são muito cativantes e cada um tem personalidade,história e um nível de amizade que te faz se aproximar mais deles e desbloquear mais da sua história,então mesmo se um personagem não for relevante na trama principal é possível conhecê-los melhor através desse sistema  que ainda te recompensa com ítens e a Exp de aventureiro que o jogo tem e que te dá ítens assim que os completar e até mesmo o jogo te dá bônus em diálogos específicos com NPCs,como se ele te convidasse a experimentar tudo que ele tem e incentivar a conversar com eles e aproveitar o outro aspecto do jogo além dos ítens,estatisticas e vontade de se fortalecer que muitos fazem com jogos do tipo,ele dá um elemento mais humano e mostra o quão apaixonados esses produtores são pra fazer coisas assim que na boa eles nem precisavam fazer,era só usar os truques psicológicos do Gacha num jogo simples repleto de estatísticas pra tirar seu dinheiro.Uma coisa bem legal é que os protagonistas são mudos pra facilitar a imersão porém você pode desbloquear falas exclusivas dele ou dela com a Paimon em certos eventos e visitando certos lugares.são conversas simples mas que dão mais personalidade aos personagens,esses detalhes mostram a paixão dos desenvolvedores pela cultura Otaku sempre presente nesse jogo.e os detalhes são tão gritantes que além do visual espetacular da engine Unity que te deixa de boca aberta como se vivesse em uma verdadeiro anime ele tem muito detalhe,cada personagem tem várias animações quando estão parados que faz mostrar bastante de suas personalidades(como a Barbara que fica cantarolando) e diversas falas pra cada situação como quando chove,quando ele corre,quando faz sol,e muitos outros e a interação com os ambientes é muito legal porque um NPC pode reagir de formas diferente,se você atacar eles ficam com medo,se você fizer uma habilidade impressionante eles batem palmas pra você,os animais se assustam como cães que latem pra você e gatos que saltam se der um ataque perto deles.E os personagens influenciam na exploração.Amber consegue planar mais que qualquer personagem. Noelle quebra pedras que dão pedaços de ferro num golpe só diferente de outros que precisam zeram um a barra de HP dos objetos antes de quebrar,alguns escalam mais rápido por serem mais altos e personagens baixos acessam partes que personagens altos não acessam.E isso fez me ter muito mais  respeito pela produtora desse jogo,eles sequer precisavam se preocupar com esses detalhes mas eles o fizeram..Os Dominios que podem te dar bônus ao completar e funciona como em RPGs comuns onde tem um checkpoint se você morrer e reiniciar de onde acessou ele e em alguns casos um chefe.Tem muitos chefes opcionais e o jogo está sempre atualizando de temos em tendo com novas áreas e eventos com atualizações constantes a cada umas 6 semanas e sempre são bem feitas e variadas,não existe repetição nesse jogo.




Combate criativo

O maior trunfo do Genshin Impact é o criativo sistema de combate.Geralmente jogos de Action RPG oferecem batalhas frenéticas e a idéia que tu tá batalhando com seus aliados agindo de forma independente de um modo mais "real" por assim dizer e embora não seja nada horrível esse tipo de combate, ele ainda assim te dá um controle bem limitado da sua Party com ordens especificas que nem sempre eles cumprem já que é a CPU  não é um humano controlando o seu aliado e deixando boa parte da tarefa nas suas costas o que faz com que muitos prefiram os turnos que te dá mais controle sobre o grupo mas não te trás a ação em tempo real. Alguns jogos preferem que o jogador tenha mais controle e te dá  um único personagem que pode até ser auxiliado por alguns NPCs mas não te dá uma Party de fato como o caso de  The Witcher onde só o Gerald é o personagem que você controla e o bom é ter o controle e o ruím é que só tem ele,em alguns casos você assume o controle da Ciri em certas partes dos jogos como no 3 mas é apenas isso. Os MMORPGs te dão a experiência de jogar combates em tempo real e ter uma Party feita apenas por pessoas reais mas aí você tem as vantagens e desvantagens disso como a disponibilidade da pessoa pra se aventurar contigo,e também o ego,já que uma pessoa pode agir de forma egoísta e atrapalhar.Então Genshin faz algo diferente ele pega as características desses 3 tipos de sistemas e as combina num só de modo criativo porque aqui você tem um jogo de Action RPG,que apesar de ter uma Party ele te dá o controle completo das ações e ao mesmo tempo em que você luta só com um personagem na tela.Mas como isso?simples,você tem uma Party de 4 personagens porém você não tem os 4 ao mesmo tempo lutando.Ele usa um sistema de trocas de personagens usando o direcional com o personagem ficando na reserva e você troca entre eles pelos direcionais digitais(nos consoles)Assim você tem mais controle do que ocorre sem sacrificar a ação e achei bem genial isso. Então se você conjura um escudo com um personagem que só tá ali pra suporte ele não precisa ficar na luta,basta trocar o personagem que o escudo permanece no personagem trocado,e isso funciona com os buffs também.Então você pode conjurar um escudo com o primeiro personagem,usar magias de buff com outro e usar um elemental com um mago forte e passar pro personagem mais porradeiro pra causar altos danos com seus ataques físicos criando uma sinergia de grupo diferenciada.E inclusive o sistema de magias conhecida como Elemental se beneficia disso,como os efeitos chamados de Reações Elementais que magias provocam combinadas com outras de outro elemento como poder congelar,vaporizar entre outros,basta ver qual elemento funciona com qual pra poder usar a seu favor.Uma coisa legal do Elemento é que dá pra usar na exploração como congelar flores de fogo pra pegá-las,ou congelar a água pra poder criar um chão de gelo,ou plataformas pra poder acessar locais altos e vento pra impulsionar. é muito divertido esse sistema.O coo-op funciona de modo complexo. Você pode invocar ou ser invocado pro mundo do seu amigo e o jogador invocado não interage no mundo mas ganha as recompensas que ganham em certas Dungeons específicas. Nesse caso se tiver mais 3 amigos todos ficam simultaneamente na tela contanto que cada um use um personagem diferente.Se tiver 1 pessoa contigo,ou seja dois jogadores, pode trocar o personagem mas limita pra apenas um pra cada pra termos os 4 membros na Party igualmente.Aí ele funciona como no Single Player trocando os personagens com os direcionais.




O preço do Free to Play e o sistema de Gacha de Genshin Impact

Infelizmente os sistemas de jogo ainda estão presos a um predatório sistema randômico então neste jogo é impossível aproveitar 100% dele sem gastar sua grana. Então tenha em mente que as limitações são o preço a se pagar pra ser jogar de graça e de certa forma Genshin te dá tanto que as vezes é até chato criticar isso porque eles não precisariam fazer nada disso como eu disse anteriormente,podiam fazr um jogo simples com um monte de estatística,equipamento e personagem e arrancar sua grana. Então amigos você tem esse sistema Gacha que é o jeito de se ganhar personagens e armas fortes no jogo. Ele funciona assim: existem alguns Banners  na opção Orações cada um com uma característica. O do iniciante onde você só tem 20 jogadas(ou tiros como ficou no jargão da comunidade do jogo ou Oração como é oficialmente) e some após ser concluídas,é geralmente o Banner mais simples pra se conseguir algum personagem bom de cara, restando três: o do Mochileiro,ou o Banner Geral,o Banner de personagem e o Banner de armas. O Banner geral eu não recomendo porque apesar de ele ser fixo, e vir qualquer personagem 5 estrelas ou 4 do jogo com exceção os personagens exclusivos de Eventos ele dá probabilidade igual pra todos e com maior quantidade o que faz diminuir a chance de vir o personagem que você quer.O ideal é usar apenas quando ganhar o ítem que te permite dar tiros nele que é chamado de Destino Familiar. O Banner de iniciante é recomendado quando se inicia pois vem personagens bons em maior probabilidade e tem só 16 tiros graças ao desconto de 8 tiros ao invés de 10 pra garantir um personagem 4 estrelas e custa Destino Familiar. E o Banner de personagem que é o mais recomendado porque nele vem personagens de 5 ou 4 estrelas com probabilidade maior que são os que estão destacados nele.Esses personagens tem 50% de chance de vir se você der uma determinada quantidade de tiros ou pela probabilidade que é bem baixa,uns 6% de vir um a qualquer hora mas com o sistema Pity(piedade) é possível ter um personagem 5 ou 4 estrelas garantido e o 50/50 te dá metade das chances de vir um personagem do Banner. Como assim? você pergunta.Não é tão difícil de entender.O Pity te dá a a chance de vir qualquer personagem 4 ou 5  de estrelas,o sistema 50/50 determina as chances de eles serem do Banner,que aparecem em destaque lá.Os de 4 estrelas vem a cada 10 tentativas(tiros) e os de 5 a cada 90.Então se você dar 10 tiros te metade das chances de vir um personagem do Banner e outra metade de vir qualquer outro 4 ou 5 estrelas que esteja listado dentro dele.É só apertar pra esquerda no direcional digital no PS4 pra ver o conteúdo dele. Se o personagem que vir nos primeiros 10 tiros não for o do Banner nas outras 10 é garantido ele ser. e é assim que funciona. Os de 5 estrelas é o mesmo método mas com 90 tiros o que é coisa pra caramba.O de armas é de 80. Tanto ele quanto o Banner de personagens usam Destino Entrelaçado(o rosa). O grande problema do Banner de personagem é que ele renova a cada 20 dias então se não conseguir os ítens necessários pra fazer os 180 tiros pra garantir o personagem do Banner vai ter de esperar outra chance de ele aparecer,ou arriscar no do Mochileiro e gastar muito mais tentando. Lembrando que os personagens do banner do Mochileiro são meramente ilustrativos apenas pra dar exemplo do que se pode conseguir,nada tema ver com probabilidade aumentada,nesse Banner não existe sistema de 50/50.Porém é cumulativo. Então se você tiver por exemplo buscando a Eula  após não consegui-la nos primeiros 90 tiros no seu Banner mas não tiver tempo e vier a Klee na próxima troca e você conseguir juntar,a Klee  estará garantida nos próximos 90 tiros que fizer.Se você não quiser a Klee  e insistir na Eula terá de esperar o Banner dela novamente. Essa é a melhor forma de controlar quem você quer pegar. Você pode continuar jogando pra ganhar os personagens de 4 estrelas de 10 em 10 tiros enquanto ela não retornar mas tem que ter cuidado pra não dar todos os 90 e vir o personagem do Banner sem querer.Pra isso você pode consultar o histórico do Banner e ver quantos tiros você deu pra não cometer erros.Tenha em mente que o personagem do Banner pode vir antes dos 90 tiros e se isso acontecer a contagem reseta então tenha isso em mente.E o jogo de certa forma dificulta as coisa porque pra conseguir os destinos é um trabalhão.Existem várias formas.A primeira delas é pagando com Cristais Gemas que só são conseguidos  com grana real no jogo e dá pra troca-las pelas Gemas Essenciais a principal e mais fácil moeda de barganha dos do jogo,sendo na proporção de um Cristal gema por Gema Essencial(a grana real,o Gold é chamado de Mora). A segunda é o Brilho Estelar que só é conseguido quando se pega personagens repetidos e a mais difícil de conseguir,ele também pode te dar a chance de obter dois personagens 4 estrelas vendidos na loja da Paimon que mudam a cada mês (o único problema é que pode vir personagens que já tem ou que não quer ou até ambos). E a terceira é a Poeira Estelar que é só obtido ao fazer a Oração,os famosos tiros .Já  as Gemas Essenciais  são obtidos de mil maneiras nesse jogo tanto completando missões da história,abrindo baús,fazendo Dominios e uma série inúmera de outras coisas. O problema é que cada Destino custa uma quantidade alta dos outros pra se ter apenas um. O exemplo são as Gemas Essenciais que é preciso 160 pra um único Destino. Então basta fazer o cálculo de quanto você precisa pra ter um personagem 4 ou 5 estrelas garantidas é preciso farmar MUITAS delas.Eu aconselho também a nunca dar upgrade em armas abaixo de 4 estrelas ou evoluir Artefatos abaixo disso também já que os equipamentos mais fortes são mais limitados e os seus recursos também que segue a mesma lógica do jogo,quanto mais forte mais difícil de se fazer as coisas com os ítens. Ítens de recarga de Resina tem de ser guardados pra se usar mais pra frente pra farmar ítens melhores quando seu Rank de Mundo e Aventura sobem(o nível do mundo determina a força dos inimigos,chefes e dos ítens que dropam).Use apenas o que o jogo te dá tranquilamente até a hora que precisar.Se você quiser ser hardcore além disso o melhor é evoluir mais os personagens favoritos ou quem você achar os melhores pra você.Porque evoluir todos mundo vai te dar dor de cabeça pra farmar ítens pois será fraco demais pra encarar desafios maiores.



Como aproveitar um jogo Free to Play sem ser tão hardcore apenas pra curtir a jornada

Eu como sou um jogador que entra numa jornada pela aventura e não pelos números posso aconselhar nesse ponto.Não sou do tipo que fica obcecado em platinar um jogo,o que o jogo me oferece até numa campanha sem sidequests já me deixa satisfeito,se o mundo,os personagens,o gameplay forem interessantes eu invisto nele sem qualquer obrigatoriedade. É mais ou menos essa a mentalidade quando encarar jogos Free to Play: não tente ser afobado e conseguir as coisas rapidamente.Existem personagens que eu adoro nesse jogo como a Eula e pra mim só o fato de ela estar no jogo está bom,não preciso ficar obcecado em obtê-la.Se conseguir legal,se não,paciência.Com um administração boa de ítens e com guias dá pra farmar Gemas Essenciais e conseguir qualquer 5 estrelas que gostar mais mas vai ter trabalho.Felizmente o método pra se conseguir isso acaba sendo amenizado pela exploração gostosa e o Genshin é o jogo que te permite isso com mais liberdade que outros Gacha,ele não é um jogo Pay to Win,não existe nada que te impeça de continuar aproveitando toda a história disponível(virão outras com o tempo já que Genshin não tá concluído) e que obriga a ficar muito forte pra prosseguir(só aqueles desafios mais hardcore que eu falei que nada importam pra quem quer curtir o jogo casualmente) e por isso que ele é tão popular,o que te leva a obter esses ítens são tarefas bem divertidas no geral.E os personagens que o jogo te dá são bem legais,mesmo personagens fracos podem ficar bons se investir neles.Então não precisa ter pressa ou ficar afoito,apenas aproveite o que te interessa e quanto menos se esperar você pode até conseguir aquele personagem que deseja.O que não falta é personagem legal em GI pra suprir a falta daquele tão desejado 5 estrelas.Tem a Barbara que eu gosto muito,ela com sua vontade de querer fazer as pessoas felizes,tem a Lisa que é a professora sexy cool e um tanto preguiçosa,até a Amber mesmo não sendo muito forte como outros arqueiros é bem divertida e carismática com sua personalidade alegre tipica de animes Bishoujo. Alguns personagens como a própria Lisa e o Kaeya o jogo te dá de graça e eles são bem úteis pro básico e até pra coisas hardcore também.caso tenha feito tudo curta mesmo assim de pouco em pouco,jogue outros jogos,espere as atualizações,sempre vai ter algo enquanto a vida útil do jogo permanecer até de repente fizerem um outro jogo similar.Apesar de eu usar o temo hardcore ele não é tão hardcore como jogos MMOs,não tem anda de absurdamente limitador como os MMOs por exemplo.Se você quiser não precisa fazer os desafios mais casca grossa que requer equipamento forte e evolução de personagens como o Abismo,uma Dungeon de vários andares com 3 câmaras cada que te dá bônus ou chefes extras fortes,só que é hardcore vai querer fazer,apenas curta a ventura porque o que ele te dá te satisfaz mesmo com algumas limitações afinal,a graça seria ter uma vastidão de personagens com habilidades diferentes ao seu dispor e nenhum limite de equipamento mas dada a natureza Gacha e sendo Free ele já tá bom assim.São pesos e medidas.





E por isso que Genshin Impact me impactou tanto com perdão da piada esse tornou um dos meus jogos favoritos.Ele é um jogo que serve muito pra relaxar.O mais importante desse jogo é que ele não é só um amontoado de números e estatísticas e equipamentos,ele tem personagens cativantes(e muitas waifus),tem um mundo vivo,uma boa história e é muito mais do que ele aparenta ser.



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