35 anos de Kamen Rider Black e como essa série reinventou a franquia na era Showa e moldou os primeiros Riders Heisei
Kamen Rider Black é uma das séries mais amadas no Brasil por quem viveu a era de ouro do Tokusatsu na Rede Manchete nos anos 90. Porém isso acabou sendo uma benção e uma maldição porque a idolatria a essa série é tanta que esse pessoal coloca a série num pedestal tão imenso que não consegue enxergar as outras séries que vieram depois antes,tão pouco a sequencia RX que mudou o tom quanto as séries atuais e nem sequer assistiram nada da era Showa que veio antes e a coloca como a melhor e tanta idolatria fez o público que curtem as séries novas e vê a atitude dos mancheteiros como exagerada acaba criando um ranço com a série,apontando que o Black não é uma serie boa e que ela perde narrativamente as séries atuais como forma de diminuí-la e confrontar os fanboys do Black,sendo que a série é fruto da época em que ela foi deita,algo que comentarei mais a frente e isso é um problema porque nem um e nem outro conseguem enxergar o verdeiro potencial do Kamen Rider Black e um mundo onde todos gostem e apreciem de todas as séries Kamen Rider parece cada vez uma utopia distante,mas felizmente existem pessoas no meio batalhando pra que pessoas consigam apreciar a franquia que é muito rica e que possui séries sensacionais além do Black e também vermos o potencial do próprio Black que é uma série fantástica e precisamos enxergar longe do fanatismo do fandom seu real potencial e mérito.
Pra começar Kamen Rider Black tem uma produção bem diferente porque o Tohru Hiraiyama que sempre produzia as séries junto ao Ishinomori se aposentou e em seu lugar entrou o Susumu Yoshikawa que é o produtor dos Metal Heroes e ele sempre trabalhava em parceria com o designer veterano da Toei que trabalhava em animes de Super Robots antes de ir pro Tokusatsu, Katsushi Murakami que também foi chamado pra trabalhar em Kamen Rider Black junto ao Ishinomori porém Murakami era uma pessoa difícil de lídar e que se impunha,querendo fazer tudo do jeito dele e ele rejeitou os designs feitos por Ishinomori e fez a sua maneira redesenhando Black. Nesse ponto eu até concordo com ele porque o Black do Ishinomori ainda era muito similar aos Riders anteriores e talvez não trouxesse a inovação necessária porém da forma que foi feito pode ter sido a causa de um rompimento entre a Toei e Ishinomori que afetou outras séries como o Super sentai que teve Gorenger e JAKQ tirados do Super sentai pra não creditarem o autor pagando royalites a ele e a própria retirada dele da produção do RX e isso foi muito ruím e por sorte a coisa foi resolvida em 1992 e Ishinoimori e a toei voltaram a ser parceiras.Apesar do Black não ter a assinatura do Ishinomori ou do Murakami em sí a série conseguiu de certa forma superar os problemas de bastidores e entregar aquilo que foi desejo do Ishinomori que era ser um novo marco zero na franquia Kamen Rider tanto que a idéia era como se fosse uma releitura moderna reiniciando a cronologia do Kamen Rider original de uma forma parecida com que a Sunrise faria mais tarde com Gundam Wing que é praticamente uma releitura moderna do primeiro Gundam e em 2002 com Gundam Seed e isso trás pontos interessantes pra se observar.
Em primeiro lugar Black é a primeira série a realmente romper o elo com a década de 70. mesmo que tenhamos Kamen Riders nos anos 80 como o Skyrider e o Super-1 ou mesmo o ZX eles ainda estavam presos a estética e padrões similares aos anos 70. E também porque a primeira modernização do Tokusatsu rolou mesmo quase na metade dos anos 80. A contribuição do Murakami em mudar o padrão do uniforme do herói pra um material diferente deu a Black um visual moderno e atual e preparou terreno pro que seria um reboot. A série inicialmente ignoraria a cronologia anterior e reiniciaria uma nova. E com isso também vieram mudanças no conceito do herói que mesmo se baseando na mesma idéia, a forma era diferente. Como estávamos no final da década de 80 a imagem do nazismo já estava ficando distante no passado do imaginário popular,assim ao invés de termos uma organização militar derivada ou referenciada diretamente a ele eles alteraram para Gorgom uma seita secreta que existe desde os primórdios da humanidade e que se infiltra em todos os meios da sociedade controlando meios importantes como a politica. Então a ameaça não é uma organização para-militar independente,é algo que está dentro da sociedade secretamente.E várias pessoas,de políticos e celebridades também fazem parte da Gorgom. como é o caso do pai de Kotaro Minami e Nobuhiko que faz parte dos Gorgons e tinha um cordo de ceder seus filhos pro projeto de torná-los Humanos Modificados o famoso Kaizou Ningen já presente desde o original de 70 pra escolher qual dele se tornará o Imperador que liderará Gorgom e seu controle mundial total.Enquanto no original a Shocker era uma organização militar que coletava jovens capazes pra modificá-los e tornar parte do seu exército de monstros. E a idéia do Kotaro é igual o que ocorre com Takeshi Hongo,ele é transforado contra sua vontade em uma criatura parte humana,porém seu pai se arrepende e o liberta antes da mudança total,pagando com avida por isso tal qual o cientista que modificou Takeshi e Kotaro que mantém sua alma humana apesar do corpo modificado vai usar sua condição de super humano pra ressignificar esse poder,de usar o poder vindo do próprio grupo de vilões que ele combate pra trazer justiça e proteger quem ele ama.E quem viu o Kamen Rider pode notar que nos primeiros episódios ele tinha um atmosfera mais dark e sóbria que o normal,ela tinha certos toques de terror,os soldados da Shocker eram mais assustadores e sérios do que os caricatos que ficam dando gritinhos e o Takeshi sem saber quem ele era vive num dilema onde ele não sabe se é um humano ou um monstro e isso o leva a ter conflitos internos.E até mesmo a filha do cientista no inicio acreditava que Takeshi era culpado pela morte do pai aumentando o drama.Talvez por ser pesado demais pra um programa infantil a partir de um certo ponto a produção teve que suavizar a série pra ela ser mais palatável as crianças então o tom foi mais infantilizado e o herói já não tinha conflitos internos,isso acabou sendo transferido pro Kikaider de uma forma menos sombria.E o drama do Kotaro Minami é uma releitura desse conflito só que aqui o Kotaro é o jovem que perdeu tudo,pois seu irmão não fugiu com ele e permaneceu an Gorgom e ele agora é um super humano que precisa usar esse poder adquirido pelos seus próprios inimigos contra os mesmos.E esse fator do drama pessoal é mostrado em um momento da série,um é quando Kotaro se lembra dos momentos felizes que ele tinha com seu irmão, a namorada dele Katsumi e sua amiga Kyoko e que se foi com os Gorgom,e representado pela belíssima canção Long Long Ago 20th Century que é praticamente uma música onde o Kotaro conta dos momentos felizes que ele tinha e que se foram e isso foi muito tempo atrás em algum momento do século 20,essa musica o drama e o fardo do Kamen Rider.
Esse diferencial do Kotaro em relação aos heróis dos anos 80 porque na verdade ele segue o estereótipo da época: jaqueta e luva de motoqueiro,brincalhão e sorridente na frente das crianças e sério e responsável na investigação e luta contra os inimigos,sendo um herói pronto e sem espaço pra desenvolvimento como de costume da época,mas carregando esse drama que os Kamen Riders tem em sua essência o que faz a série ter um algo a mais em relação ao que era produzido na época.Isso potencializado aos efeitos especiais e coreografia de combate atuais faziam Black enfim ser a releitura moderna que a série tanto precisava e falhou no outro reboot o Skyrider que não era muito diferente dos Riders antigos.
E enquanto o Black lutava contra os Gorgons os preparativos pro principal diferencial e grande destaque da série que era o ápice do drama do herói ocorriam nos bastidores das lutas,a chegada do primeiro Rider maligno e o confronto inevitável e iminente do herói com o seu próprio irmão,a única família que lhe restou e esse é o grande ponto alto de Kamen Rider Black.É claro que Black é um fruto de sua época,e obviamente a era Heisei trouxe uma modernização maior que fez a franquia ser mais rica narrativamente e no desenvolvimento do herói então as histórias de black sempre focam no plano dos Gorgons em acabar com Black sempre tentando algo diferente pra superar o herói com a criatura da semana,nesse meio tempo o herói acaba encontrando pessoas que foram prejudicadas pelos Gorgons,forçadas a trabalhar pra eles e que não podem ou tem força pra lutar contra eles,então cabe o Kotaro ter o poder de se impor contra seu domínio. Esse era o padrão narrativo da década de 80 e não há nada errado com isso,eu sempre digo que é preciso se respeitar a época e os padrões que as séries eram desenvolvidas.E também é preciso admitir que tudo evolui,e a franquia Kamen Rider evoluiu também,e o próprio Black já era uma evolução ao que já foi feito antes.
Isso faz com que as pessoas não enxerguem os valores que Black carrega,como um momento que eu acho o mais épico da série que e quando os sacerdotes ganham um power up e eles saem das sombras pra atacar a terra e obriga milhares de pessoas do Japão a se refugiar em outros países inclusive Katsumi e Kyoko que vão pros EUA pra fugir dos Gorgoms ainda mais quando o Kamen Rider Black acaba morrendo e não havia mais ninguém que pudesse detê-los.A morte do Black,sua ressureição,a morte do monstro Baleia,a única criatura de Gorgom ter sentimentos de amor pela natureza que os Gorgons estavam ignorando em seus ataques e se opõe contra eles e principalmente a batalha final contra Shadow Moon,onde Kotaro perde sua moto Battle Hoper,que era uma moto viva,ele é obrigado a matar o irmão por não ter mais salvação e no fim ele retorna pra casa e percebe que não tem mais ninguém lá com ele,as últimas pessoas próximas se foram ficando sozinho,isso é m final bem triste onde o herói perde o que restou mesmo após derrotara ameaça e salvar o mundo.
Já o Kamen Rider Black RX foi feito inteiramente pelo Murakami onde ele praticamente transformou a série num Metal Hero. O herói tinha a moto,mas também um carro. Ele tinha uma espada laser. Ele combatia um império alienígena invasor. E o tom mudou,ficou mais leve e cômico,e o Kotaro parece um tanto brincalhão demais. Mas podemos ainda criar uma relação mesmo com essas diferenças. Kotaro parece de fato não ter mais aquele semblante triste mas podemos pensar que como ele teve m recomeço convivendo com a família Sahara,trabalhando como piloto na empresa do pai dessa família podemos assumir que Kotaro decidiu deixar o passado pra trás e tirar o peso dos ombros sobre isso,o que explicaria seu comportamento mais descontraído,e também pra evitar preocupar sua namorada e a família Sahara,talvez evitando o que ocorreu no passado onde sua luta afastou quem ama.Apesar do RX ter muitos furos de roteiro e parecer menos interessante que o original ele teve seus momentos como as formas Rider que viraram um padrão na franquia,a ressureição de Shadow Moon que teve um momento de redenção onde ele se sacrifica pra salvar umas crianças mostrando que no fim ele conseguiu sua humanidade de volta e a parte mais impactante que foi a morte dos pais da família Sahara que se sacrificaram pra proteger os filhos.E eles que eram bem carismáticos e um alivio cômico da série acabaram tendo um destino trágico que não se imaginava. Kotaro viu nos garotos Shigeru e Hitomi a sí mesmo que também perderam tudo e os aconselha a enfrentar a dr e seguir em frente e é o momento mais tocante da série.
E é claro o Kamen rider Black deixou um legado nas séries da era Heisei que resgataram parte do espirito dessa série e modernizando e aprimorando os conceitos.A atmosfera de Black que mesclava um pouco de suspense e terror com os monstros escondidos a espreita de pegarem suas presas e o clima maia sóbrio permaneceu nas primeiras séries da era Heisei,e visualmente Kuuga e Agito são muito similares ao Black nesse quesito juntamente com as múltiplas formas vindas do RX. O drama marcante de Black também permanece naquela roupagem moderna de Drama mesclado ao Tokusatsu que proporciona maior desenvolvimento da hist´poria e dos seus personagens.Mesmo as séries atuais com elementos próprios pra agradar as crianças mantém o drama sempre presente e Revice não nos deixa mentir.Antes disso o Kamen Rider Zo e J lembravam basante do Black usando os mesmos conceitos visuais vindos das idéias do Murakami pro Black,que por incrível que pareça o Ishinomori parece ter aceitado e adotado,talvez eles tenham se entendido na época,quem sabe?
Pra quem acha que o Black é o que significa ser Kamen Rider por parecer mais sério e tal,é melhor mudar esse conceito porque o que faz uma série ser um Kamen Rider é a idéia do herói que vira Kamen Rider como um fardo pesado e ressignifica o poder vindo de seus inimigos usando contra os mesmos e todas as séries mantém esse conceito em 50 anos de existência. Os Riders do passado eram coloridos. E se você reclama que o RX mudou o tom,saiba que todas as séries que vieram antes tinham esse mesmo tom,o Black que era o diferentão. E o RX acabou fazendo mais sucesso porque ele agradou mais as crianças por ter mais elementos que agradam a elas.Hoje as séries tem múltiplas formas mas não é algo gratuito,faz parte do crescimento e desenvolvimento do herói,da mesma forma que o Kotaro treinou pra desenvolver novas técnicas pra derrotar os Gorgons,ganhou uma moto nova em pontos chave da narrativa,as séries atuais o fazem pelo mesmo motivo mas representadas pelas múltiplas transformações e formas que ironicamente não surgiram agora,elas vieram de um conceito criado já no RX.
Kamen Rider Black reapareceu recentemente em Kamen Rider Decade onde Black e RX eram de universos alternativos(provavelmente graças ao Sistema de Apresentação japonês onde o roteirista é livre pra alterar a lógica cronológica pra contar a história que ele quer e no filme Super Hero Taisen GP. E pra nossa alegria teremos um reboot em 2023 pelo Amazon Prime que deve vir nos moldes dos reboots dos Kamen Rider The First(o original),The Next(V3) e AMAZONS(Amazon) com foco no público adulto que promete ser bem interessante e além disso o mangá criado pelo Ishinomori simultâneamente a série já foi lançada no Brasil
Apesar de não achar ele o melhor Rider até porque não dá pra competir com séries que vieram modernizando,da mesma forma que era difícil comparar Black com os Showa anteriores pelos mesmos motivos,Kamen Rider Black é uma série maravilhosa e está no meu coração ao lado de todas as outras que vieram antes e depois dele. E Black foi muito importante pra franquia que o criou.
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