Guia do Godzilla e o Kaijuuverso da Toho

 



Godzilla deu inicio a era do Tokusatsu no Japão.Não foi com Super-Heróis e tão pouco com séries de TV como vitrine pra vendas de brinquedos direcionada ao público infantil mas filmes de monstros gigantes com foco inicial no público geral.Eu decidi fazer um guia porque apesar de não parecer Godzilla é uma série com uma cronologia complexa.Isso porque apesar de ela ser uma franquia de Tokusatsu ele não é uma série sozinha,ela na verdade faz parte de um universo compartilhado de Kaijuu da Toho com outros filmes de monstros gigantes além do Godzilla e geralmente quem fala sobre a série só costuma citar os filmes do Godzilla e deixam pra trás esses outros filmes. e segundo porque Godzilla não é um universo compartilhado simples como os universos de HQs da Marvel que tem uma única cronologia,o Kaijuuvere e Godzilla funciona através do sistema de gaiden onde a série reseta a cronologia e desenvolve uma outra diferente sempre usando o primeiro filme de 1954 como base pra contar essa nova cronologia e eles fazem isso inúmeras vezes tanto que chega a ser até difícil memorizar tudo.Então eu decidi fazer este guia pra mostrar a ordem e os filmes a serem seguidos.Lembrando que Godzilla é dividido em 3 eras: Showa,Heisei e Millennium.Filmes americanos e animes não serão citados aqui.




Mas antes como eu sempre gosto de fazer,primeiro vamos contextualizar a série Godzilla e mostrar como ela funciona e a essência básica da série.Primeiro conforme dito acima os filmes de Godzilla foram um universo compartilhado cinematográfico mutos antes do UCM só que diferente do UCM esse universo não foi planejado pra ser compartilhado tanto que os filmes não fazem qualquer referencia ou menção a outros,essa idéia foi surgindo ao longo dos filmes. Então no filme do Radon ninguém menciona o Godzilla,a mesma coisa ocorre no filme da Mothra. Só quando eles precisam criar os crossovers que existe uma explicação ou senso de continuidade.Por exemplo no filme do King Ghidora que é um crossover entre Godzilla,Mothra e Radon,no filme o ovo do Ghidora cai na terra e desperta o Radon que estava adormecido no vulcão.Esse Radon é o outro Radon macho que estava no filme,a fêmea morreu na lava enquanto ele foi soterrado.Essa preocupação com a cronologia não é costumeira do Japão,lá existe até mesmo o Sistema de Apresentação do qual já falei inúmeras vezes onde as séries de um universo ou franquia não possui uma linha cronológica lógica,justamente pro roteirista não ter amarras na hora de fazer a história que ele quer contar.O exemplo mais fácil disso é Gokaiger onde na série é mostrado o Super Sentai como um único universo compartilhado mesmo que não faça sentido na maioria das vezes,e inclusive um universo compartilhado com a franquia Metal Heroes já que o Gavan aparece lá também. Só que em Zenkaiger fica estabelecido que os Super Sentai já são de universos paralelos,porque é assim que a roteirista Junko Komura queria contar a hstória. No ocidente é costumeiro usar o Sistema de Representação onde a cronologia tem uma lógica narrativa e continuidade.Assim se um roteirista do Capitão América matar o personagem,o outro que assumir a revista e quiser usar o Capitão América ele vai ter que antes criar toda uma justificativa pra reviver o personagem. No japão não existe essa preocupação embora a série Ultraman decidiu faze um universo compartilhado lógico recentemente o que é até engraçado porque antes as séries Ultras que faziam parte do mesmo universo como Jack ou Ace nunca justificavam a troca da patrulha de defesa da Terra todo ano e nem o que aconteceu com a anterior.com isso dito agora entendemos o porque não tem tanto senso de continuidade embora Godzilla não necessariamente usa o sistema de apresentação já que eles tentam justificar o retorno de algum Kaijuu no filme seguinte.




Outra coisa que vale ressaltar é que no inicio Godzilla e demais filmes de monstros tinham foco no público geral e eles eram bem mais pé no chão no começo. Mas talvez por conta do concorrente Gamera e das  vendas de  brinquedos, eles passaram a dar um foco maior no público infantil inclusive fazendo uso de um recurso muito comum em obras infantis e no próprio Gamera que é o uso do exagero e do absurdo pra dar enfase a uma coisa fantástica,algo que os primeiros filmes não tinham e passaram a ser parte a partir do filme da Mothra de 61 que tinha mais elementos de fantasia com aquelas guardiãs minúsculas gêmeas da Mothra, King Kong vs Godzilla de 62,um filme que passou a dar mais foco em batalhas de Kaijuu vs Kaijuu ao invés de só Kaijuu vs humanidade ,no filme do  King Ghidorah(onde tem aquela cena da Mothra conversando com Godzilla e Radon mostrando que monstros tivessem personalidade) e especialmente o filme do Monstro Zero onde tem alienígenas com aquele visual bizarro tipico das séries Tokusatsu,e aquela famigerada dança de vitória do Godzilla. Esse recurso parece ter sido influenciado pelas séries de Super-heróis dos Comics americanos porque na era de Ouro e Prata era muito comum esse tipo de recurso que visava impressionar as crianças não importando o quão ridículo aquilo fosse como por exemplo o Superman que tinha poderes absurdos como fazer alguém perder a memória cm um beijo,fazer duplicatas de sí mesmo e até poder laçar vários planetas e puxá-los como se tivesse puxando pneu com uma corda. E os Kaijuu de Godzilla também fazem coisas absurdas como aquele famoso golpe do Godzilla onde ele desliza com cauda pra usar os dois pés ou quando ele usa sua baforada atômica como impulso pra voar coisa referenciada em Dragon ball quando Goku faz isso com o Kamehameha,pois a idéia é impressionar as crianças em como esses Kaijuus conseguem fazer coisas fantásticas. E esse estilo narrativo está presente nas obras japonesas como Sukeban Deka e Majisuka Gakuen onde as yankees fazem coisas absurdas,elas tem uma força praticamente sobre-humana sem nenhuma lógica,tudo pra demostrar o quanto essas personagens são incríveis capazes de coisas como usar bolinhas de gude como armas e atirar como se fosse balas de revolver nos oponentes,e no mangá Shonen como no Katekyou Hitman Reborn onde um personagem usa o sal do suor do corpo como um projétil pra atirar no refletor que era usado no ataque oponente ou mesmo no Dr Stone onde o Tsukasa,o primeiro vilão da série tem uma força sobre-humana capaz de derrota um urso com socos e ele é só um adolescente colegial que parece um lutador adulto musculoso.Também temos muito uso de ficção cientifica fantástica com invasões alienígenas.Então agora você sabe porque essas coisas são comuns de ver e porque os filmes de Kaijuu tem essas coisas bizarras que também marcam muita presença no Tokusatsu clássico.Já os filmes das chamadas era Heisei e Millennium retomam o tom mais sério e com classificação etária livre com exceção do Final Wars que é uma homenagem aos filmes Showa e reproduz a mesma pegada.




Dada essa contextualização vamos ver quais filmes fazem parte e quias são as cronologias das séries do Kaijuuverso da Toho. A base é sempre o filme do Godzilla de 1954.Ele é a obra que gera todos os gaiden que vieram depois.Em alguns casos outros filmes da era Showa também contam nessa cronologia de determinado filme também e sinalizarei quais.

Primeira cronologia: os filmes clássicos de monstros

Começamos com o filme Godzilla Ataca Novamente de 1956 que é a origem do segundo Godzilla que é o principal desse universo lembrando que o primeiro foi morto pelo Oxigen Destroyer no primeiro filme.Ele inicia o Kaijuuverse. Depois deles temos o filme do Radon de 1956(ou Rodan como é conhecido aqui,eu prefiro Radon pois faz mais sentido com a idéia original que é uma contração de Pteranodon) e Varan de 1958. Depois disso veio a Mothra de 1962. E e seguida Godzilla vs King Kong(antes do Homem-Aranha virar Tokusatsu tivemos outros dois personagens ocidentais,Kong e o Frankestein).Aí depois vem o filme do Atragon e 63,Ghidora de 64 que é o primeiro crossover de Kaijuu da Toho reunindo Godzilla,Mothra e Radon,Mothra vs Godzilla de 64,A guerra dos Monstros de 65,Frankeistein vs Baragon de 65(curiosidade:ele pode ter servido de inspiração pro Doran Monster Frank de Zyuranger),o Ebirah de 66, e O Filho do Godzilla de 1967 e Destroy All Monsters de 68, que seria o último filme da série que seria uma espécie de Vingadores da Toho que reuniria todos os Kaijuu da Toho e acontecendo em 1999 sendo o último dessa cronologia.Mas como esse filme fez sucesso eles decidiram continuar então os filmes que vieram a seguir se passam antes dele.Então foi produzido um filme de fora da cronologia que é A Vingança de Godzilla de 69,que como dito,foi o que fez os filmes passarem a serem mais focados no público infantil. Depois disso os filmes retornaram  cronologia antes de Destroy All Monsters(mais ou menos pois muitos filmes ignoram a cronologia)passando por filmes como  vs Helldorah de 71,vs Gigan de 72, vs Megalon(de 73),a série de TV Ryusei Ningen Zone(ou Zone Fighter)de 26 episódios que tem participação do Godzilla de 1973, vs Mecha Godzilla(74) e terminando com O Terror de Mecha Godzilla de 1975.Com a perda de popularidade principalmente pros Super-Heróis de TV o que era mais atraente que os filmes dos Kaijuu a idéia da Toho de reviver o personagem foi começar a voltar as origens e assim o primeiro Gaiden de Godzilla é criado ignorando toda a cronologia estabelecida em 1956 até 1975 e estabelecendo uma nova.


Primeiro gaiden

O primeiro gaiden de Godzilla  começa com O Retorno de Godzilla de 1984,Godzilla vs Biolante de 1989,Godzilla vs King Ghidorah,Godzilla vs Mothra de 1992,Godzilla vs Mecha Godzilla de 1993,Godzilla vs Space Godzilla de 1994,Godzilla vs Destroyer de 1995.  Existe a trilogia O Retorno da Mothra de 1996,1997 e 1998 e Godzilla Island que é uma série de 256 episodios de 3 min cada mas eles não fazem parte da continuidade mas vale a menção de sua existência 

Segundo gaiden

O segundo gaiden do Godzilla vem após um longo hiato e surge com Godzilla 2000 de 1999

Terceiro Gaiden

O terceiro gaiden temos Godzilla vs Megaguirus de 2000 sendo o único daqui

Quarto gaiden

O quarto gaiden veio com Godzilla,Mothra e King Ghidorah: O ataque de Todos os Monstros de 2001 

Quinto gaiden

O quinto gaiden é um tanto diferente dos outros porque ele não considera apenas o filme de 54 mas vários outros filmes revelados num livro que saiu junto do filme e esses são:  Godzilla Ataca Novamente de 55, Radon de 56,Varan de 58, Mothra de 61,Atragon de 63,Frankeinstein vs Baragon de 65 e um filme que não era parte do Godzilla da Era Showa mas faz parte desta cronologia especifica que é o War of Gargantuas de 1966. Esse filme é o segundo filme do Frankeinstein porém originalmente ele não tem ligação com o filme anterior de 65 sendo uma história totalmente nova.Só que aqui na chamada Kiryu Saga os dois fazem parte da mesma continuidade ao contrário do conceito original de seus criadores. E por último um filme que não fazia parte do Godzillaverso que é o Space Amoeba de 1970. Então essa cronologia segue com o Godzilla vs Mechagodzilla de 2002,Tokyo SoS de 2003 que é sequencia direta deste.

Sexto gaiden

O sexto gaiden temos Godzilla Final Wars de 2004 que é um filme com cronologia própria ignorando todos os filmes anteriores até o primeiro que até então era usado de base pra todos os demais Gaiden mas esse funciona sozinho.Ainda sim ele possui imagens de diversos filmes de monstros da Toho da era Showa,inclusive muitos sendo referenciados como o filme Gorath então pra um melhor aproveitamento sugiro assistir todos os filmes citados acima tanto da cronologia Showa quanto os exclusivos da Kiryu Saga,o filme Gorath de 62 e mais o filme Space Amoeba de 1970,o filme Conflagration de 1975, Profhecies of Nostradamus de 1999 que também não são do universo de Godzilla mas também aparecem no Final Wars nas imagens iniciais, lembrando que não é crucial assistir nenhum deles mas dá pra aproveitar todas as referencias se assistir.

Já o Shin Godzilla do Hideaki Anno de 2014 não pertence nem as séries Showa,Heisei e Millennium mas sim no universo de monstros novos que compõe o Shin Ultraman e Shin Kamen Rider


Comentários

  1. Deve-se que observar que King Kong vs Godzilla começou com um roteiro americano de King Kong Vs Frankenstein(o mesmo roteirista chegou a propor TARZAN VS KING KONG!!!) que não conseguindo interessar os estudios americanos acabou vendido para a Toho que preferiu substituir o Prometheus moderno por Gojira.Com o sucesso chegou-se a pensar em Godzilla vs Frankenstein mas no fim a criatura de Victor foi trocada por Mohtra deixando a idéia ser reaproveitada no filme com Baragon.Na época a Toho também chegou a planejar colocar Batman contra Godzilla mas os americanos recusaram rapidamente e o projeto não passou da idéia básica e alguns designs de bat-veiculos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário