O impressionante Dead Or Alive, um jogo de luta com cara de filme de ação e artes maciais

 



Se tem uma franquia que eu amo de paixão mas que infelizmente é difícil acompanhar e cuja popularidade não é tão alta é Dead or Alive,o jogo feito pela Team Ninja da Koei Tecmo criadora do popular jogo oitentista Ninja Gaiden. Nada mais justo que fazer um artigo mostrando o que esse jogo tem de diferencial de tantas franquias de luta e não só as mulheres bonitas do qual ele é mais conhecido.




O jogo surgiu em 1996 na placa Model 2 da Sega. Ninja Gaiden era referencia em jogos de ação nos anos 80 e então quando a empresa decide criar um jogo de luta imaginamos quais idéias eles podem nos proporcionar. O Dead or Alive ele tem um esquema de gameplay e controles similar ao Virtua Fighter mas que contém o exagero e a força sobre-humano do Tekken,o que já é o melhor de dois mundos.Mas ele tinha dois diferenciais importante;uma e que no lugar dos Ring Outs ele possuía uma Danger Zone que eram áreas nos extremos dos estágios que geravam uma explosão causando mais dano. O segundo é o chamado sistema triangular onde temos 3 sistemas: Strikes que são seus golpes físicos,o Throw que são os agarrões e o Hold que é um botão que serve pra countra-golpes(ou travas na linguagem de fliperama),similar aqueles que alguns personagens de Tekken tem mais servindo pro elenco todo. Esse sistema funciona assim: Strikers perdem de Holds,porém estes perdem de Throws que por sua vez perdem de Strikes. Então é um sistema de perde e ganha que faz com que a leitura dos movimentos do oponente seja muito importante. Com um botão de Soco,um de Chute,um de Hold o DOA funciona e os golpes ainda são divididos entre Strings e outros movimentos mais fortes que deixam um oponente em estado de Stun onde você fica vulnerável a combos mais longos porém é possível usar um Hold mesmo durante o estado de Stun então você tem que ser preciso e não abusar dos combos e usar muitos Mix Ups. E os Holds precisam ser feitos de acordo com a altura dos golpes,High,Mid e Low,com um comando pra cada um e uma direção que determina se o Hold é pra soco ou chute.Claro que no primeiro jogo é tudo um pouco mais simples e eles foram aperfeiçoando,o que eu falei aqui é algo vem por cima pois muita coisa surgiu na franquia,não é um sistema muito perfeito,muitos reclamam de não ter uma opção de escape de arremessos se você não estiver com desvantagem grande de frames pra evitar situações 50/50 e tem cenários que podem acabar com dua vida totalmente em certos jogos como os com chão explosivo mas mesmo assim é um sistema profundo e recompensador porém ele é um jogo incrivelmente acessível tal como Soul Calibur onde um iniciante pode mashar botões contra outro e fazer golpes e combos lindos mas que mascara um sistema mais profundo e complexo que exige treino.Um jogo de alto risco e recompensa e com muita leitura e adivinhação,então o forte dele sãos os minds games. Ele também tem um sistema de duplas onde podemos fazer combos em dupla com até alguns personalizados de acordo com os personagens,se eles tem relação entre sí. Obviamente DOA tem um forte apelo ao público otaku contendo muito fanservice como atrativo se inspirando na personagem Mai Shiranui nesse quesito e tendo uma protagonista feminina a Kasumi que foi inspirada na kunoichi da SNK.




Mas Dead or Alive tem um outro diferencial muito importante que veio na sua segunda versão quando começamos a ter hardwares capazes de realizar os desejos ambiciosos de seus designers o que trouxe coisas muito boas e outras coisas não muito boas.Isso porque a Team Ninja era uma empresa conhecida por sempre investir no melhor hardware que existia ignorando o resto. Por conta disso os jogos acabaram ganhando a exclusividade do hardware mais potente da época. O Dead or Alive 2 surgiu em 1999 pra poderoso hardware Naomi da sega pros arcades. Nesse jogo o Team Ninja conseguiu evoluir a franquia de uma maneira absurda que deixaram todos de boca a aberta. E que criaram aquilo que eu chamo de o maior diferencial da série perante as outras: Dead or Alive se torna um jogo com cara de filmes de artes marciais e dos bons.Isso porque graças ao poder do hardware da Sega a Team ninja pôde implantar algo que algumas empresas até tentaram como a própria sega com Virtua Fighter 3 mas que aqui mostrou um exito maior: o cenário se torna não apenas o palco da luta mas parte da luta. As Danger Zones do primeiro DOA eram apenas um ensaio minimo pro que eles tinham em ente com a franquia e esse sistema foi totalmente refeito e modificado.Ainda existem as zonas com a a área onde explodem mais com adição de outras com ringues com cordas eletrificadas.No entanto o novo sistema de Danger Zones permitiu realizar algo que Mortal Kombat fez mas só que em 3D: atirar o oponente de certos cenários levando a outros.Em 3D isso se torna muito impressionante porque você cria situações onde você joga o oponente de um castelo e ver ele cair lá de cima rolando pelas escadas abaixo.Obviamente isso causa um dano muito forte e se torna uma coisa ue deixa as lutas mais interessantes e emocionantes fazendo uma luta se tornar imprevisível porque até o cenário pode te beneficiar ou ferrar.Sem usar as áreas com desníveis do VF3 que mais atrapalhavam que ajudavam.Geralmente jogos de luta preferem deixar cenários planos ou com ring outs ou infinitos como Tekken 3. Existem muitos tipos de arenas diferentes,até arenas planas sem interação. E é aí que DOA se parece com aqueles filmes de ação chineses incríveis como os do Jet Li e ainda contando com a força sobre-humana dos personagens,e uma pegada de sensualidade e o forte estilo anime aplicado.O peso dos personagens também determinam como os cenários funcionam,onde personagens pesados são mais difíceis de serem arremessados muito alto ou longe,então o cenário se torna parte da luta e não apenas uma alegoria pra ela e isso é o que torna ele tão especial e único




Cada jogo melhora o visual e a interação porém o problema foi que ele se manteve exclusivo de algumas plataformas.Assim que o Dreamcast saiu ele era exclusivo dele,e quando o PS2 surgiu eles fizeram uma versão upgrade pra burlar o contrato de exclusividade pra oferecer melhor visual. Quando o Xbox surgiu o jogo ficou como exclusivo com DO3 e o 2 Ultimate e quando o Xbox 360 surgiu veio como um dos jogos lançamento exclusivo. E mesmo quando o PS3 saiu  tendo até o também exclusivo Ninja Gaiden tendo uma versão pra ele,permaneceu na plataforma da Microsoft,eu acredito que eles deram prioridade pro Ninja Gaiden sendo que o PS3 era difícil de se programar.Só com o 5 que foi quando Tomonobu Itagaki,o criador da série saiu que a exclusividade foi finalmente quebrada o que foi um alivio. Eu por exemplo só pude jogar DOA 2 Ultimate em locadora,mas nunca pude jogar o 3. É uma franquia difícil de acompanhar e sem qualquer coletânea.E falando no DOA5 é o meu favorito da franquia(em sua versão Last Round do PS4) que isso foi elevado a um nível cinematográfico nunca antes visto graças ao novo sistema Trigger Zone. Nesse sistema fazendo golpes específicos os Power Blows você pode ativa elementos interativos nos cenários.Não é mais apenas transição de queda. Num cenário você pode por exemplo escolher onde ir´jogar o oponente durante uma Power Blow e atirar ele num helicóptero fazendo este explodir e cair gerando outro efeito no cenario.Um dos mais impressionantes é onde um verdeiro acidente com metrô é causado com seu personagem caindo sobre um letreiro,esse letreiro cai e atinge um vagão que cai por cima de outro e isso é algo espetacular e que não compromete o framerate sempre na casa dos 60FPS. Ver um personagem explodir sobre uma parede e fazer uma viga cair sobre um carro gerando uma explosão permanente no cenário é algo insano. Uma coisa bem interessante também e isso vem desde o 2 é a chance de suar certos golpes em partes do cenário.Certos movimentos precisam ser usados próximo a parede onde o personagem vai usá-la como impulso. Personagens Wrestlers podem subir nas cordas e bordas do ringue e usar movimentos pra fazer o oponente rebater nas cordas como uma luta livre de verdade.

 A trama de DOA não é seu ponto forte mas ela tem personagens com muto carisma e é até certo ponto legal.Ele tem até o Ryu Hayabusa do Ninja Gaiden que aqui ele tem só seu sobrenome talvez pra não confundir com o Ryu do SF. Narrativamente a Team Ninja coloca diálogos muito básicos e sem um desenvolvimento muito profundo e até fazem os personagens lutarem entre sí sem mais nem menos.Mas ainda assim a trama de DOA surpreende por ser bem corajosa e meio tensa.Inclusive Nioh e Ninja Gaiden fazem parte do universo do jogo Existe um clã lendário de Ninja chamado Mugen Tenshin. Existia um homem chamado Raidou que queria a liderança do clã mas no estilo Geese Howard de ser era muito ambicioso e violento então ele não foi escolhido. Pra se vingar ele decidiu estuprar a mulher do líder do clã escolhido que é a mãe dos personagens Kasumi e Hayate.Assim nasceu Ayane que acabou sendo dada a outra família devido ao trauma do acontecimento vivido por su mãe sempre vivendo nas sombras do clã principalmente por ser considerada a filha do demônio pelos adultos que sabem bem parecido com o Naruto nesse ponto até sofrendo preconceito dessas pessoas.Ela inclusive já encontrava e brincava com seus irmãos sem saber que eram sua família.Quando já mais velha ela descobre pela sua mãe ela passa a nutrir um grande ódio por Raidou e uma inveja e raiva por Ayane,ela achava que Kasumi era a preferida e privilegiada.Porém ela tinha um grande carinho por seu irmão Hayate. Um dia Raidou voltou e rouba um pergaminho com uma técnica secreta. Hayate tentou lutar contra ele e foi severamente ferido ficando desacordado desde então. Um dia no entanto ele acabou sumindo do nada.Kasumi então toma a decisão de ir atrás dele porém o código ninja é proibido deixar o clã por qualquer motivo especialmente pessoais,principalmente pros seus segredos não vazarem por aí e ela acaba virando uma Nukenin(ninja foragido) e quem acaba recebendo a tarefa de matá-la por deserção é justamente Ayane que não parece nem um pouco disposta a recusar. Então a empresa de tecnologia DOATEC descobre sobre Raidou e o Mugen Tenshin e usa isso como forma de atrair os ninjas do clã e capturá-los usando um torneio de fachada pra usá-los em experimentos de clonagem pra se criar um exército invencível.Então Kasumi entra no torneio atrás de pistas que a levariam a Hayate,ela encontra Raidou e o derrota,mas é capturada,e clonada,ela consegue fugir e depois encontra Hayate sem memórias vivendo com o nome de Ein junto  a um dojo de karatê,enfrenta Ayane e s duas acabam tretando mas aos poucos Ayane vai acalmando seu coração e ficando próxima dela,o Hayate recupera as memórias,o DOATEC cria diversos clones da Kasumi como Alpha 152 e Phase 4.e até mesmo um Youkai surge(esse Youkai tem ligação com Nioh),Helena Douglas herda a companhia de seu pai mas vive sob demônios internos por conta das atitudes dele. Muitos personagens tem sua motivação,algumas bem basiconas mas o enredo de DOA é simples,meio clichê mas satisfaz na medida do possível





Com  isso tudo a Tecmo tinha a faca e o queijo na mão pra tornar DOA uma franquia popular,pois apesar do foco no público otaku,ele possui esses elementos que fariam qualquer pessoa se divertir sendo um jogo muito inclusivo e acessível  e ela teve a chance quando lançou a versão gratuita do jogo o Core Fighters porém o conceito foi extremamente mal aplicado. você poderia baixar o jogo e ter todas as opções da versão completa exceto o modo história vendido a parte. Porém eles acharam que era uma boa opção o jogador apenas poupar grana e comprar o personagem que gosta e isso seria o bastante.Eles simplesmente não te deram nenhuma opção que jogos gratuitos te dão,até mesmo os com sistema gacha tem: a chance de você conquistar tudo com sua fidelidade ao jogo,ou seja quanto mais você jogar mais recompensado você seria.é assim que jogos como Brawnhala,uma espécie de Smash Bros fez por exemplo. Implanta uma grana virtual estilo Fight Money do SFV permitindo você se esforça e dedicar caso quisesse ser u free to Play era essencial mas não tinha e o resultado foi devastador. O primeiro DO5 conseguiu atingir a marca dos 12 milhões porém pela decepção de não oferecer um meio de conseguir o conteúdo de graça o número caiu absurdamente no 6,algo que contribuiu pra vida curta do jogo,junto a um sistema mercenário de DLCs onde a empresa se aproveita do fanservice pra cobrar valores astronômicos nas roupas extras mas que não separa isso da parte competitiva poi temos DLCs que vem com um pacote imenso de roupas mas com 2 personagens juntos custando o dobro do preço do jogo.O sexto game criou um ar muito ruim porque a empresa deu uma impressão de foco no E-Sports censurando o jogo pra se adequar,coisa que não era verdade mas causou um mal estar no público otaku e com polêmicas com cosplayers na EVO fez com que ele fosse abandonado até nas competições. E o mais bizarro disso é que o jogo continua tendo fanservice e tem um gameplay perfeito pro público competitivo.Mas ao tentar agradar todo mundo perderam o foco e não agradaram ninguém.ainda assim DOA6¨é um jogo lindo e excelente sendo pra mim o  segundo melhor da série,e tem personagens Mai e Kula sendo que nesse jogo tivemos o encontro de Kasumi e sua inspiração Mai que foi muito legal.Lembrando que o 5 tem os personagens Akira,Pai,Jacky e Sarah do Virtua Fighter sendo o encontro do jogo com sua inspiração também) mesmo eles diminuindo o uso das Trigger Zones  e tem campeonatos a parte pela comunidade que mantem o jogo vivo mesmo com o suporte da Koei Tecmo tendo encerrado com apenas 1 ano só,tanto que ele tem apenas 4 passes enquanto o DOA5 teve 7. Existiu um rumor a algum tempo atrás que DOA 7 teria sendo cancelado num perfil de um suposto desenvolvedor mas sabe-se que ele não fazia parte do time do jogo então é difícil afirmar se é verdadeiro ou não mas eu espero que a Koei Tecmo não desista da franquia e volte a reconquistar o público dessa vez fazendo as coisas de um modo certo especialmente no foco do público e em politicas monetárias melhores.



Se você quiser jogar DOA eu recomendo comprar o 5 Core Fighters no PS4 já que a versão base custa inexplicáveis 394 reais(existe o desbloqueio de personagens a 164 mais o modo história a 79 este  se quiser  saindo a uns 240 o que é bem salgado pra um jogo antigo mas ao menos é um preço por um jogo legal(sendo que você vai gastar mais de 500 com KOF XV só nesse ano) e não tem o que fazer,pois  dificilmente ele entra em promoção ou pegar o jogo físico ou usado em alguma loja de confiança. O 6 também é recomendado porém é difícil encontrar oponentes online então é mais pra diversão e pra amantes de Fighting Games do que tudo e se você não quiser competir dá pra se divertir muito com DOA e se você é otaku que curte fanservice e waifus vai estar no paraíso(só não vai torrar grana com roupas extras,eu recomendo ser bem seletivo nessa parte pro seu bolso agradecer). 

Comentários