O Tokusatsu e todas as eras do inicio aos dias atuais: um artigo que é uma verdadeira enciclopédia

 




Esse é um artigo que eu queria fazer faz muito tempo mostrando todas as eras do Tokusatsu,mostrando que o Tokusatsu tem uma história muito rica e antiga,maior que a geração Manchete,que apenas o que é novidade,temos em mãos produto histórico cada era com seu sabor e inúmeros gêneros diferentes que a maioria desconhece então esse artigo é pra mostrar tudo sobre a história do Tokusatsu

O inicio de tudo e a era dos Kaiju e o Tokusatsu no cinema 





O Tokusatsu foi criado em 1954 por Eiji Tsuburaya que veio com uma idéia interessante pra uso de efeitos especiais nos filmes da Toho com uso de maquetes,suit actors pra representar personagens como monstros gigantes entre outros efeitos e a Toho criou o Godzilla em alusão a bomba nuclear. Os testes mutacionaram uma criatura que se torna uma ameaça e um aviso,uma grande força da natureza potencializada com testes nucleares e assim surgiu o Godzilla e junto com ele um universo de monstros gigantes da Toho como Radon(Rodan no ocidente) e Mothra e outros filmes avulsos de monstros gigantes. No inicio o foco era muito mais no público geral mas com o tempo aos poucos a marca característica do Tokusatsu veio a toa que é a venda de produtos comerciais do personagem ao público infantil com merchandising da série.Além deles outras empresas tentaram embarcar na carona sem fazer o mesmo sucesso até que a Daiei criou o Gamera que se tornou uma franquia de filmes já com o foco no público(e talvez o fator decisivo pra Toho mudar o foco nas crianças com o Godzilla apesar das declarações contrárias de produtores,mas tá na cara que não tem motivo maior que esse)

Existem ainda filmes de Tokusatsu que não são do gênero Kaijuu como Gorath de 1962 que é basicamente uma ficção cientifica assim como Latitude Zero de 1969,a primeira parceria de japoneses e americanos,pois é uma série feita por japoneses como Ishiro Honada e Eiji Tsuburaya mas os atores são quase todos ocidentais.


A era dos Super-Herois




Com a expansão da cultura americana no mundo ao final da segunda guerra fez os japoneses ficarem preocupados(hoje por uma série de fatores dou certa razão pra isso) por terem muita influencia no país então eles decidiram fazer seus próprios produtos culturais pra rivalizar com os americanos embora anos depois graças a parceria com eles tivemos evoluções importantes as franquias famosas. De qualquer modo o primeiro Super-Herói japonês de Tokusatsu(já que existia o Ougon Bat em outras mídias) foi o Super Giants que apesar do nome não é um "Kyodai Hero" como muitos possam imaginar,aparentemente foi uma homenagem a um time de beisebol que é um esporte febre no Japão e foi produzido por um braço da Toho chamada Shintoho. depois a produtora Senkousha com ajuda do escritor Kohei Kawaguchi que apesar de não ser tão badalado quanto Shotaro Ishinomori teve importância muito forte pro Tokusatsu que criou o Gekko Kamen o primeiro Super herói de Tokusatsu pra TV embora aqui não no formato tradicional mas sim uma série de curtas de uns 7 min divididos em múltiplos seguimentos todos os dias,e por isso ele teve o número assustado de 131 episódios em apenas 1 ano de exibição. Nessa época os Heróis japoneses ainda não eram como os que conhecemos sendo na verdade meros clones dos heróis americanos de Comics,eles nãos e transformavam,usavam um traje comum pra ocultar sua identidade,tendo alguns como o National kid uma força sobre-humana natural provida de sua raça alienígena.Na maioria das vezes eles combatiam criminosos comuns ou invasores do espaço.não existe muito material deles por aí,dá pra achar Gekko Kamen completo mas muitos heróis como o próprio Super Giants é algo bem raro.


As inusitadas adaptações de personagens ocidentais pro Tokusatsu






Em 1962 ocorreu algo inusitado,o personagem King Kong foi licenciado pela Toho pra fazer um filme crossover com o Godzilla,sendo o primeiro personagem ocidental adaptado para Tokusatsu. Frankeinstein também foi licenciado e adaptado pro Tokusatsu no filme da Toho de Kaiju chamado Frankeinstein vs Baragon. Em seguida ele ganhou outro filme o War of the Gargantuas em 1965 que trás uma versão bem diferente do personagem como conhecemos sendo que são dois,um chamado Gaira e outro Sanda. 

O período de adaptações de mangás famosos





Antes das grandes adaptações de Live action que vemos aos montes hoje quem fazia esse papel era o Tokusatsu e ele inclusive substituía o anime nesse papel de trazer grandes séries pra outras mídias até por Tokusatsu ser popular e o anime estar na sua infância ainda. Pode gerar uma certa controvérsia isso,se são ou não Tokusatsu embora eles parecem usar o estilo que as produções usavam na época então... os primeiros que tiveram essa adaptação foram o Tetsuwan Atom Astro Boy de Osamu tezuka em 1959 e o Dai Testujin 28 Go em 1960 sendo os únicos em muito tempo. Foi no meio da década de 60 que se ornou comum vermos grandes mangás adaptados para o Tokusatsu iniciado pela P. Producitions que embarcou no sucesso do renomado Osamu Tezuka e adaptou Magma Taishi em 1966. Em seguida tivemos o Kamen no Ninja Akakage pela Toei de Misatuteru Yokoyama que também teve outra obra produzida pelo estúdio dele que foi o famoso Giant Robo em 1967. Com o crescimento da indústria do anime as adaptações em Live action ficaram cada vez mais escassas tendo poucos representantes,tendo ainda Red Baron nos anos 70,Sailor Moon nos anos 2000 e Cutie Honey também nos anos 2000.

A vinda do Ultraman e a revolução do Super-Herói japonês



Apesar de termos séries interessantes no mercado ainda faltava algo que o Tokusatsu precisava pra que ele desse ao público a originalidad de algo produzido no país e isso aconteceu pelas mãos do próprio criador do Tokusatsu,Eiji Tsuburaya que montou sua própria empresa e criou o primeiro herói que deu a originalidade única e redefiniu os heróis japoneses dando o importante passo pra isso. E fez combinando o gênero de Super heróis com o de Kaijuu criando um herói gigante que se une a um humano e ele é capaz de se transformar nesse alíen pra combater os monstros gigantes e assim nasceu o Ultraman e mudou a história do Tokusatsu tanto que ele poderia ser resumido e Antes e Depois de Ultraman. Curiosmanete a Tsuburaya era a produtora mais criativa que existia criando séries com conceitos diferentes do usual,variando de séries de terror,de investigação,infantis,a Ultra Q que era similar aos filmes de Kaiju mas no formato de série com cada episódio tendo uma história e personagens diferentes e até combinando anime com Tokusatsu como na série Izenborg

O Henshin Boom e o nascimento de Kamen Rider e do Stan Lee japonês





A Toei Company produziu inúmeras séries de Tokusatsu mas tal qual a Marvel nos Comics ela precisava de algo que pudesse fazer a empresa se tornar relevante e grande. Pra isso precisava de algo tão grande quanto o Ultraman. E pra isso surgiu a idéia a empresa de fazer algo que se tornou costumeiro da empresa,tanto a Toei Company quanto a Animation que é contratar mangakas famosos pra criar heróis de sucesso em conjunto com produtores adaptando cada um pra sua mídia adequando a cada uma,assim o mangaka produziria um mangá sobre o título enquanto a série de Tokusatsu e o anime era produzida de forma independente de acordo com o público alvo. Assim surgiu o Kamen Rider após tentativa fracassada de se portar o herói Skullman pra TV que simultaneamente tinha o mangá e o Tokusatsu correndo e cada um com sua própria história e características. O Kamen Rider foi a segunda peça da reinvenção e a mudança pro Tokusatsu como conhecemos porque ele trouxe o conceito de uma pessoa se transformar no herói ao invés de usar um traje. O traje é crucial pro poder obtido pelo personagem. Ele se transforma no herói nesse caso e por isso esse tipo de herói é apelidado de Henshin Hero o que é bem adequado já que o Kamen Rider grita Henshin ao se transformar.Assim sendo ele cria um herói em tamanho humano onde o mais importante não era maquetes e lutas contra monstros mas sim ambientes urbanos e rurais com os heróis enfrentando inimigos com diversas coreografias e dublês de ação e então a nova era do Super Herói japonês foi criada. O sucesso do Kamen Rider foi tão grande que várias emissoras e produtoras tentaram correr atrás dessa fatia do mercado criando inúmeros heróis como Kikaider,Inazuman. A maioria criada por Ishinomori  na Toei enquanto outros surgiam por outras empresas como P Productions, e Senkousha . Só pra se ter uma idéia só em 1973 tínhamos um  total de 15 novas séries estreantes fora as que vieram do ano anterior e seguiram nesse ano. A concorrência era pesada e nem o Godzilla escapou entrando em hiato a partir de 1975 e só retornando quase 10 anos depois  devido a forte concorrência com a TV o que levou a Toho a também investir em séries de Super heróis,uma delas usando até personagens de Godzilla. Porém aconteceu algo muto similar no brasil no período da Manchete,era muita oferta pra pouca procura,saturando o mercado fora a crise do petróleo de 1974 piorando tudo.Assim  diversas empresas fecharam as portas,Heróis famosos entraram em hiato como Ultraman primeiro pela crise e depois por uma briga com a emissora TBS e Kamen Rider pelo desgaste da franquia sem novas idéias.No entanto uma única franquia sobreviveu a esse infortúnio graças a sempre inserir novidades em cada série e sua parceria com a Marvel: o Super Sentai. Temos como destaques Raibowman,Kikaider,Inazuman,Uchuu Tetsujin Kyodain,Lionmaru entre muitos outros.Apesar do boom muitos tipos diferentes de Heróis ainda existiam como o Dai Tetsujin 17 que era do garoto controlando um robô no estilo Giant Robo ou Red Baron e Jumborg Ace que eram de mechas pilotados por humanos.

O nascimento do Super Sentai, a única série produzida ininterruptamente até hoje




Criada também pelo mestre Ishinomori a idéia de ter um grupo de Super-Heróis ao invés de um foi uma inovação bem pensada. Mesmo séries como Strada 5 tendo o conceito de equipe eles não era Super-Heróis e sim uma patrulha como a de Ultraman que enfrentavam organizações criminosas com tecnologia e veículos.O super Sentai era uma expansão do Henshin Hero criada por Ishinomori. O Super Sentai foi a única franquia que seguiu viva sem sofrer hiatos graças a parceria com a Toei e a criação do robô gigante do grupo nos moldes dos Super Robots dos animes que mudou pra sempre a franquia e cada nova série tínhamos alguma novidade que mantinha o público sempre atento diferente de Riders e Ultras que não inovavam tanto de uma série pra outra desgastando rapidamente.Uma treta de Ishinomori com a Toei fez com que Gorenger e JAKQ as únicas criadas pelo autor ficassem de fora por um bom tempo da franquia durante a produção do Kamen Rider Black e isso só foi resolvido nos anos 90 quando foi inserida novamente nela.

O inusitado Spider-Man da Toei,a série que moldou o Super Sentai como conhecemos hoje




Não apenas o King Kong e o Frankeinstein ganahrama daptações pra Tokusatsu como o famoso herói dos Comic  Spider-Man da Marvel Comics teve uma adaptação pra Tokusatsu como forma de trazer as marcas da Marvel por mercado oriental,então a melhor forma foi adaptar o personagem pro gosto e estilo dos japoneses,então o Spider-Man da Toei tem pouco em comum com o herói que conhecemos mas foi algo bem marcante e inusitado e responsável diretamente pelo Super Sentai ser como conhecemos hoje porque Battle Fever J seria uma adaptação dos Vingadores com os mesmos elementos do Spider-Man como a presença do robô gigante.A idéia era que a Marvel fizesse uma parceira com a Toei pra trazer o Super Sentai pros EUA adaptado com atores americanos que foi rejeitado pelas emissoras americanas que não acreditaram no potencial do projeto. A parceria gerou 3 séries: Battle Fever J,Denziman e Sun Vulcan. Graças ao robô gigante adotado da série Spider-Man o Super Sentai se tornou uma grande franquia até os dias atuais,e isso graças a uma tentativa de adaptação japonesa de um personagem americano,e no futuro uma outra adaptação mas inversa mudaria o Tokusatsu pra sempre também.


Correndo por fora: as séries de robôs e comédia da Toei




Um tipo de gênero que se tornou muito comum em meio a Henshin Boom eram as aventuras fantásticas focadas no público infantil. Robocon deu inicio a uma série de personagens robôs amigos de humanos bem ao estilo Doraemon de ser. Existia também séries como 5 Nem 3 Kumi que tinha uma bruxa amiga de crianças como protagonista marcando a  estréia da inesquecível Machiko Soga.Muitas séries podem ser confundidas com a franquia Fushigi Comedy da toei o que é normal pois elas tem praticamenete o mesmo estilo porém elas não fazem parte por causa de algo que falarei mais a frente

A grande reinvenção dos nos 80,os Metal Heroes



Mesmo o Super sentai sendo bem estável não era o suficiente pra manter os negócios. Os anos 80 foram complicados,a Tsuburaya e a Toei praticamente eram as únicas empresas que sobraram apostando nessas produções, porém a grande franquia Ultraman entrou em hiato assim como o Kamen Rider por desgaste e outros problemas e a Toei precisava de algo que chacoalhasse as coisas novamente e então com a ajuda do design de mechas da Toei Animation  Katsushi Murakami ,Shozo Uehara o famoso roteirista da franquia Ultra foi criada aquela que mais tarde se tornaria uma franquia muito querida principalmente no Brasil,os Metal Heroes,começando com Uchuu Keiji Gavan. A série veio com  o conceito revolucionário de um herói moderno e tecnológico com uma armadura que chamava atenção,algo que os Henshin Heros não tinham e assim Gavan mostrava ser uma série a frente de sua época pois ele era muito superior a qualquer produção que existia,como o Super Sentai e os Kamen Riders que tentaram retornar no inicio dos anos 80. Tal coisa chamativa e marcante salvou a  Toei de ir a falência. Como na época não existia esse conceito de franquia,coisa que só foi decidida mais tarde seguindo uma certa lógica as séries dos Metal Heroes não eram similares a sí com exceção de algumas que formavam trilogias e duologias,o que faz do Metal Heroes a franquia mais flexível que existe. A revolução foi tão grande que até mesmo o Super sentai e o Kamen Rider tiveram fortes influencias dos Metal Heroes,a partir de Bioman a franquia começou a ter produções mais sérias,dramáticas e caprichadas nos efeitos e no conceito dos uniformes e mechas,até o traje foi alterado pro famoso spandex que conhecemos enquanto o Kamen Rider Black foi concebido por Murakami também(daó a treta com Isinomori) sendo que RX que foi totalmente produzida por Murakami é praticamente um Meal Hero travestido de Kaen Rider

Correndo por fora parte 2: a franquia Fushigi Comedy e a reinvenção dos filmes de Kaiju



A franquia surgiu da idéia do publicitário Minoru Uchida que deu a opção da Toei focar em séries voltada a família nas manhãs de domingo com o tema de comédia mesclada com fantasia. Assim nasceu Fushigi Comedy em 1981 que trouxe vários estilos desde garotos detetives,robôs como Robocon,mascotes fantásticos e as Mahou Shoujo já famosas nos animes agora no Tokusatsu mesmo que se possa considerar Suki Suki Majou Sensei como a primeira Mahou Shoujo porém eu considero ela como uma heróina comum. É aqui que surgiu a série Bishojo Kamen Poitrine ou estrela fascinante Patrine como é conhecida no Brasil. Enquanto isso os novos filmes do Godzilla iniciados em 1984 traziam uma reinvenção dos filmes de Kaiju passando a serem mais complexos principalmente na abordagem dos personagens humanos e nos próprios monstros.

Zyuranger e a revolução do Super Sentai



O Super sentai vivia tempos sombrios,carecendo de inovação até que  mudança veio com Kyoryu Sentai Zyuranger que tirou o Super sentai do padrão e pode fazer a franquia ir a patamares mais elevados nos conceitos da série explorando mitologias,saindo do padrão convencional milita dos mechas e expandindo conceitos tendo séries baseadas na mitologia chinesa,nos ninjas e muito mais dando a revigorada necessária a franquia


A era das adaptações americanas e o boom dos Power Rangers: popularizando o Tokusatsu no ocidente






Em 1956 tivemos a primeira adaptação americana de Tokusatsu com o filme Godzilla: King of Monsters onde um ator americano substitui os japoneses pra contar a história do filme original de 1954. Devido as enormes diferenças culturais as empresas preferem adaptar séries e filmes de outros países com diferença cultural enorme pro mercado local e isso não ocorre só com Tokusatsu,já vimos com novelas mexicanas,filmes japoneses e entre outros. Nos anos 80 Hain Saban que compôs músicas pra diversos desenhos famosos como He-Man conheceu o Super Sentai e quis trazer pros EUA,porém ele sofreu a mesma rejeição das emissoras como Stan Lee alguns anos antes com a tentativa de trazer Sun Vulcan pro ocidente.Em 1985 outro filme de Godzilla foi adaptado ao ocidente que foi Godzilla Retorna de 1984. E a persistência de Hain Saban deu resultados quando a produtora da Fox apostou sua carreira no sucesso daquilo que se tornaria um fenômeno mundial em 1993:os Power Rangers que adaptou a serie Zyuranger criando uma nova história,com personagens americanos,apenas reutilizando as cenas japonesas de ação,e essa série conquistou o público e criou um universo próprio unindo características entre ocidente e oriente.De uma forma bem similar a Robotech e Voltrom. Em seguida a Tsuburaya também licenciou sua série Gridman pros EUA se tornando Super Hyuman Samurai Syber Squad em 1994 sem o mesmo sucesso tal qual outras produções da Saban como VR Troopers que adaptou séries Metal Hero e Masked Rider que adaptou Kamen Rider Black Rx. até mesmo Ryuki teve uma adaptação americana que não foi pela Saban,o Kamen Rider Dragon Knight

Além das adaptações ocidentais vale mencionar que o mercado asiático tentou criar suas próprias produções de Tokusatsu.Na china tivemos a franquia Armor Hero,na Indonésia tivemos Bima Satria Garuda,na Coréia Legend Hero. E um caso inusitado ocorreu na Coréia: lá O Super sentai ganha dublagem coreana porém o nome muda pra Power Rangers. Assim séries como Kyoryuhger se torna Power Rangers Dino Force. Essa série fez tanto sucesso que os próprios coreanos decidiram criar uma continuação direta chamada Power Rangers Dino Force Brave que inclusive é dirigida pelo Koichi Sakamoto e roteirizada pelo Riku Sanjo os mesmos da série japonesa. Essa série ganhou uma localização japonesa com dublagem se tornando Kyoryuger Brave.

Tsuburaya experimentando com o ocidente




Depois do rompimento entre a Tsuburaya e a TBS a empresa decidiu procurar novos horizontes como o mercado ocidental,eu acho que nem era pra tentar a sorte por lá mas sim de dar uma nova abordagem ao Ultraman e aprender com a tecnologia ocidental,fato que será de extrema importância pra evolução do Tokusatsu em 1996. Ela fez inclusive uma parceria com a Hanna Barbera pra lançar um cartoon de Ultraman em 1989 chamado Adventure Begins nos EUA mas sem muito sucesso. Mas ela decidiu fazer co-produções de Ultraman pra lançar a série em vídeo e a primeira foi Ultraman Towards of the Future qu foi feito em parceira com a Austrália e lançada no Japão em vídeo sem muito sucesso em 1990,e em seguida na TVs americanas em 1992,e na TVs japonesas em 1995. No ano seguinte ironicamente os Power Rangers se tornariam um fenômeno mundial. Depois ela fez uma co-produção com os EUA com Ultaman The Ultimate Hero que mesmo tendo atores americanos foi lançado em 1993 em vídeo somente no Japão e nas TVs em 1995.Somente alguns anos depois que ele foi lançado nos EUA. Apesar de não terem sido sucesso eles deram um know-how a Tsuburaya pra poder finalmente poder ir de cabeça na filmagem em vídeo abandonando a película e ela começou a fazer seu retorno no Japão com Ultraman Zearth em 1996. Mas a verdadeira revolução viria a seguir com o retorno a franquia as TVs.


Ultraman Tiga e o início da era moderna no Tokusatsu





Na segunda metade dos anos 90 começa a era mais importante do Tokusatsu quando o gênero deu a sua evolução máxima. Na época o grande sucesso de Evangelion que abordou assuntos e temas mais profundos dentro do anime mainstream fez com que automaticamente o público das produções culturais nerds japonesas quisessem mais histórias complexas com personagens mais humanos. Assim o Tokusatsu também entra nesse conceito trazendo um abordagem mais profunda embora não abandonasse suas características mais enraizadas. Tudo começou quando a Tsuburaya trouxe de volta o Ultraman dando uma abordagem mais séria e sóbria a série,buscando também o público que cresceu vendo as séries além das crianças. O resultado foi uma série de Tokusatsu como nunca se havia visto antes,com grande ênfase no desenvolvimento dos personagens,em tramas mais densas e complexas com muito desenvolvimento e senso de continuidade dando inicio ao que considero com a era moderna do Tokusatsu. Outras séries de franquias famosas fizeram o mesmo como Megaranger pro Super Sentai e Kuuga pro Kamen Rider

Kamen Rider Kuuga elevando o Tokusatsu a um novo patamar



Com o término da franquia dos Metal Heroes,e o desejo de homenagear o falecido Ishinomori a Toei em parceira com o Ishimori Pro decidiu trazer Kamen Rider de volta. Da mesma forma que Ultraman a idéia era pegar o público adulto e o infantil e modernizar o herói com novos conceitos tal como Tiga fez porém eles foram ainda mais ousados o que determinou não apenas o sucesso da franquia como pôde pela primeira vez estabelecer regularidade no Kamen Rider pela primeira vez que desde o ano 2000 é produzida sem qualquer hiato. E tudo isso graças a brilhante idéia de usar elementos de Darma na série. a narrativa do Kamen Rider é diferente de qualquer série de Tokusatsu por conta deste estilo mais similar aos Dramas,as séries japonesas que tem um foco maior no drama e no desenvolvimento de personagens e questões mais elaboradas sem aquela característica episódica e assim Kamen Rider se livra dos grilhões do formato OMNIBUS como é chamado as séries de formato episódico pra algo ais linear com um fio condutor da narrativa constante nos episódios e maior complexidade nos vilões tirando muito do maniqueísmo típicos de Tokusatsu e toda essa abordagem complexa fez Kamen Rider atrair até mesmo pessoas de fora do Tokusatsu que assistem apenas Kamen Rider,não há mais barreiras criativas,é possível usar a temática que quiser dando sempre aquele senso de novidade mesmos e tratando de Heróis que usam fórmulas e clichês convencionais.

Tokusatsu pro público adulto,um novo seguimento



Surge uma empresa no fim dos anos 90 chamada Tsuburaya Entertainment sem ligações com a Tsuburaya Productions e ela tenta explorar algo interessante,fazer Tokusatsu para o público adulto. Pra isso eles usam uma abordagem mais madura e adulta,embora o formato seja mantido pra atiçar a nostalgia e usando belas modelos de gravura como chamariz. Assim surge Kamen Tenshi Rosetta que apesar do orçamento pobre conseguiu dar mais um a opção de mercado que não envolve o merchandising da venda de brinquedos. Isso possibilitou o diretor Keita aAmeimya o mesmo de Jetman a criar sua própria empresa,a Tohokushinsha e sua série GARO que trazia uma estética mais dark sem deixar de ser Tokusatsu mas com um orçamento maior e um grande investimento no visual e nas coreografias das lutas.Assim surge GARO como uma franquia de Tokusatsu com uma abordagem madura sem deixar o lado mais heróico dessas produções.

A era do 3D e do HDTV





Com o aumento da tecnologia 3D as filmagens em películas foram abandonadas pelas filmagens em vídeo já nos anos 2000 que gera imagens mais naturais e com a tecnologia 3D avançando já era possível usar a tecnologia de maneira a ficar mais adequada, diferente do que Cybercop tentou fazer em 1988. Por isso muitos efeitos de CG produzem resultados interessantes como por exemplo mostrar a personalidade dos mechas animais de Gaoranger e os jatos de Ultraman que eram maquetes e difíceis de convencer,embora Tokusatsu seja produzido de forma a parecer falso pra não tirar a magia e fantasia da série,algo determinado por Eiji Tsuburaya no seu conceito,mas os novos efeitos deram coisas interessantes principalmente em termos de filmagem e produção,na era do HDTV Boukenger e Kamen Rider Kabuto nos mostram como as produções seguiriam daqui em diante

A era da inovação dos brinquedos,nas temáticas e na narrativa




Com as produções modernas em seu ápice o que era preciso fazer é adequar as séries a seu tempo e trazer novas idéias e conceitos as séries. Kamen Rider Ryuki foi o precursor do novo conceito de brinquedos usando um sistema de cartas diversas que dão power up e estão intrisicamente ligadas a narrativa,não é algo feito a toa como muitos pensam. Cada vez mais os brinquedos vão incentivando o colecionismo com diversos gadgets e ítens que dão habilidades que incentivam o colecionismo. Nesse ponto o Kamen Rider W foi revolucionário tanto nesse aspecto trazendo cintos de transforações repletos de vozes,gadgets e luzes e com ítens diverso ao colecionismo que se tornaram constantes,como pen drives,cadeados,moedas e inúmeros outros. Os Kamen Rider mantem a idéia de pareceram dramas mas agora trazendo mais a fantasia presente no Tokusatsu adicionando elementos vindos do mangá Shonen Moderno,se parecendo bastante com obras como One Piece e My Hero Academia além de trazer mangakas como roteiristas que ajudam a dar esse clima e as temática podem mesclar médicos com videogames,fantasmas,cientistas,danças de rua com samurais e o que mais os produtores imaginarem sempre chamando atenção ao público infantil e ítens que chamam atenção a esse público.O Tokusatsus e torna bem diferente do que víamos décadas atrás  e segue atraindo o público infantil,afinal se antes uma criança gostava de brincar de pião de madeira,hoje em dia vão preferir uma Beyblade cheia de designs engenhosos,efeitos e sons diversos,o mesmo ocorre com o Tokusatsu

A era dos crossovers




Seguindo um conceito inspirado no MCU o Tokusatsu também realizou seus grandes crossovers como seu inicio na Ultra Galaxy Legends de 2009 um filme da franquia Ultra que trás vários heróis de volta junto da série Ultra Galaxy Mega Monster Battle que não tem Ultras mas pertence ao universo da série. E aqui a Tsuburaya muda pra sempre seu universo criando o Multiverso compartilhado da franquia bem no estilo DC e Marvel de ser e muitos heróis fazem crossover com outros. Com o retorno dos Ultras a TV e com seu Multiverso e elementos mencionados ao que se refere a brinquedos e abordagem,os Ultras pela primeira vez assim como Kamen Riders conseguiram a estabilidade e desde 2013 de volta as TVs com Ultraman Ginga. Em seguida a Toei ainda usando o sistema de apresentação japonês que nesse caso ao invés de um universo compartilhado lógico,as regras do universo e a lógica não é obedecida,pra dar mais liberdade aos roteiristas evitando a necessidade de impedir consequências nos finais das séries que afetam aquele mundo e não precisar criar um contexto pro crossover entre personagens. Assim o universo ser paralelo ou compartilhado é algo flexível que depende do que o roteirista quer. Por isso que em Kamen rider ZI-O temos os Riders vivendo em universos separados mesmo que tenhamos inúmeros crossovers a partir de W. O mesmo ocorre na franquia Super Sentai onde em Gokaiger nós vemos o universo é compartilhado enquanto em Zenkaiger o universo é múltiplo com cada série em um universo separado. O sistema que a Tsuburaya ,a DC e a Marvel usa é chamado de Sistema de Representação que como o nome diz é uma representação mais fiel de uma coerência lógica,ou seja se numa série ocorre algo,na próxima ela tem que respeitar e manter aquilo que ocorreu com continuidade lógica.Ainda existem séries reboot voltadas pro público adulto e reimaginações de série como Kamen Rider The First,The Next e o Shin Godzilla Shin Ultraman e Shin Kamen Rider. mas sem dúvida o que chamou atenção foi o crossover reunindo em filmes as franquias Kamen Rider e Super sentai na série de filmes Super Hero Taisen,a verdeira realização de um sonho de infância.


A nova era das Mahou Shoujo



A franquia mais nova de Tokusatsu a surgir foi Girls x Heroines em 2017. Usando o conceito das Pretty Series a Takara Tommy criou uma série pro público infantil feminino que mescla idol com Mahou Shoujo e dessas séries surgem diversos grupos menores com a as atrizes das séries que mais tarde formam um grupo maior. As histórias são bem infantis e honestas com grande valor de produção e uso 100% de CGI e belos efeitos na composição da série que é bem diferente do que estamos acostumados




Ainda existem séries independentes dos chamados Local Heroes que são produções curtas com heróis de cada região como Doggengers,Tachiongar Seven e outros.Muitas homenageiam Tokusatsus clássicos com o mesmo estilo reproduzido. O primeiro Tokusatsu independente apesar de não ser um Local Hero conhecido é  Cosmo X de 2001.

Nos dias de hoje praticamente Kamen Rider,Super Sentai,Ultraman,GARO e Girls Heroínes que se mantém.tivemos séries avulsas como Guyferd,Ryukendo e outros ao longo dos anos mas tudo hoje se resume as franquias que vemos acima mas a história do Tokusatsu permanece sempre trazendo séries de qualidade nos dias de hoje.E o melhor é que temos quase todas a nossa disposição pra curtir o sabor único que cada época,gênero tem a nos oferecer. Viva o Tokusatsu.


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