Cada época do Tokusatsu tem seu próprio sabor,basta saber como degustar
Depois de fazer um guia completo com todas as eras do Tokusatsu eu decidi fazer um artigo um pouco mais pessoal,mostrando pras pessoas como cada era do Tokusatsu tem seu sabor. É muito triste ainda ter essa resistência das pessoas da geração Manchete com relação principalmente a era atual e então eu acho que é interessante ter uma discussão mais madura sobre o assunto,pra gente poder aproveitar o Tokusatsu,do que aquela simples discussão de qual época é melhor e qual não é. Antes de tudo vale comentar que a nossa sociedade nunca é igual em todas as épocas. A tecnologia era diferente,as pessoas tinham outra visão sobre certas coisas,as referencias eram outras e a maior prova disso são os produtos culturais que mudaram em absolutamente todos os campos,desde o vestuário,a música,o cinema,tudo é diferente agora no ano de 2022 pra década de 70 e 80. Séculos atrás os homens usavam terno e cartola e as mulheres longos vestidos e espartilho,e hoje vemos gente de bermuda e chinelo,mulheres com minissaia e etc e tudo isso é natural,o ser humano é mutante e é uma necessidade mudar pra que tenhamos coisas novas. Nenhuma franquia resisitiria se permanecesse a mesma.Curiosamente uma grande lição sobre isso ocorre no jogo Genshin Impact quando eu vi a regente da região de Inazuma a Shogun Raiden e sua história que visava prender a região na eternidade onde a nação resistiria sem cair,coisa que ocorreu no passado,inclusive ela perdeu sua irmã e continuaria ali firme. Porém essa mudança deixaria tudo estático,não se criaria coisas novas e as pessoas não progrediriam,e isso é ilustrado bem quando ela decide refletir sobre isso indo com nosso ou nossa protagonista Viajante num passeio pela cidade e ela experimenta coisa que ela não tinha visto a 500 anos atrás,quando ela saiu pela última vez,e são coisas simples como um novo tipo de comida inventada por um vendedor,ou mesmo as Light Novels que foram vendidas. E é basicamente a mesma coisa que ocorre com muito fã de Tokusatsu que insiste em querer ficar preso ao passado e não se dar o direito de tentar coisas novas e diferentes.
A minha experiência com Tokusatsu foi muito parecido com nossa protagonista de Tokusatsu GaGaGa,o Drama onde uma mulher adulta tenta esconder de todo mundo que é apaixonada por Tokusatsu. Ela adorava quando criança mas sabe como é,chega a vida adulta e metemos na nossa cabeça que qauela coisa não é mais pra gente e temos que abandonar.A história tem uma parte muito emocionante que é quando a trama revela quando ela redescobre o amor que sentia ao se deparar novamente com o Tokusatsu e toda uma paixão é reacendida nela. Comigo foi o mesmo. Eu no entanto acabei assistindo Ryukendo na Rede TV depois de uns 10 anos mais ou menos quando decidi focar apenas em animes,e eu assitia e achava bem legal,ele tinha muita coisa dos animes como o arquétipo do anti-herói com o RyuyinOh mas por algum motivo estranho eu não fiquei tão impactado com a série quanto deveria afinal era o primeiro contato com Tokusatsu moderno por anos,eu acho que é porque Ryukendo é uma série avulsa que não fazia parte de nenhuma franquia específica,então a memória afetiva nesse caso é mais importante pra criar aquele impacto maior. As adaptações americanas como Dragon Knight os Power Rangers que passavam na Band também não despertavam isso porém isso mudou quando tive contato depois de me deparar com muitos fãs nas redes sociais e em revistas e então com o advento da internet de qualidade,que justificava a aquisição de um PC pros moradores de interior como eu um novo e inesperado mundos e abriu quando eu decidi por curiosidade dar uma conferida em como estava o Tokusatsu atualmente e ao me deparar com Kaizoku Sentai Gokaiger eu imediatamente tive o gatilho a lá Tokusatsu GaGaGa que as outras séries acima não despertaram porque ele tocou fundo na nostalgia também. Assistir Gokaiger era como rever um velho amigo de infância que você não via há tempos,ele parece o mesmo em certos pontos mas ele é uma pessoa completamente diferente agora,porque o tempo e as novas experiências o mudaram também. Ver algo familiar tão diferente foi bem chocante,eu fiquei pasmo como o Tokusatsu evoluiu até porque nossas referencias acabam sendo séries ainda de antes dos anos 2000,agora era uma série que estava fresquinha recém finalizada com tudo que se poderia oferecer naquela época. A filmagem,os efeitos especiais,a forma como as antigas versões de heróis eram convertidas pra tecnologia de hoje foi algo notável pra mim,e os personagens eram muito diferentes do que eu conhecia,tanto a atuação como os estereótipos eram muito similares aos animes que eu estava acostumado a assistir nos dias atuais.E a qualidade do roteiro chamava atenção porque havia um maior desenvolvimento de personagens e na forma como a trama era conduzida que 30 anos atrás não tinha. Eu meio que senti quase como a Raiden Shogun que eu mencionei acima.E a paixão reacendeu e imediatamente começou aquele período de caçada e descoberta que foi muito prazerosa,eu só fui sentir algo parecido com as séries Yankees que assisti recentemente. Magiranger tinha tanto carisma e era tão apaixonante,e a forma como a história se desenrolava que eu fiquei encantado com a série. Gekiranger foi marcante como as artes marciais eram retratadas e Shinkenger teve a maior reviravolta que vi numa série e todo o valor artístivo dela é notável ao retratar o aspecto samurai a série. E conheci a série que pra mim até hoje é o melhor Super Sentai que foi Timeranger que me fez surtar na época no Twitter quando eu assistia,e olha que ela não era uma das séries indicadas por quem apostava por onde começar. Eu comecei pelas temáticas que eu achava legais e interessantes,e aí sempre havia a surpresa de achar uma jóia que não era indicada.
Mas sem dúvida o que fez eu ficar realmente surpreso foi com a franquia Kamen Rider. Foi um impacto absurdo porque a minha referencia era só o Black e RX e os Riders da era Heisei não eram só diferentes dos Riders antigos,eles eram diferentes de tudo que eu conhecia de Tokusatsu. O formato da série na época me fazia sentir mais estar assistindo uma série holywoodiana do que um Tokusatsu,afinal Tokusatsu é uma coisa lúdica,com poses exageradas,explosões,vilões tentando dominar o mundo e um plano pra se parar toda semana pelos heróis. Mas os Riders Heisei tinham um tom mais digamos pé nmo chão,mais próximo do real,não exatamente em efeitos especiais já que as idéias do Tsuburaiya de fazer parecer ficção continuavam mas narrativamente falando. Depois eu comecei a entender melhor quando tive contato com os Dramas(que o pessoal chama de Dorama apesar de estar errado já que Dorama é uma palavra japonesa mas existem coreanos e chineses também né) e esse era o real formato que eles queriam buscar com esses Kamen Riders,o que fez a franquia explodir em popularidade especialmente entre o público feminino que adora Dramas e está habituado a esse formato que permite uma complexidade maior da trama,da narrativa e do desenvolvimento e profundidade dos personagens. Kamen Rider 555 era um drama onde tínhamos 3 núcleos,os antagonistas de verdade,pessoas trágicas que viraram os monstros da série tentando lutar contra seus instintos recém adquiridos e ainda viver como humanos e o núcleo de heróis que tinham seus próprios dramas entre sí, o próprio protagonista tinha dilemas internos,havia um segredo sobre o pai da heroína Mari e tudo isso me impactou muito especialmente o Kamen Rider Kuuga com os Grongis que eram antagonistas mas cruéis que já vi.Ryuki tinha um psicopata,isso já é algo extraordinário.
É claro que fui vendo alguns episódios iniciais de cada série e estranhei bastante os novos Riders que tem um estilo mais digamos, chamativo,com aqueles cintos repleto de falas,aqueles ítens que tinham mais cara de brinquedo e uma ambientação muito mais Anime do que Drama mas abri minha mente e fui não só acostumando como entendendo e acabei achando muito legal essa coisa toda da era moderna.Eu comecei a perceber que os ítens colecionáveis dos Riders eram pra despertar na criança aquele sentimento que nós temos de colecionar coisas,na minha infância eu gostava de colecionar tampinhas de refrigerante e bolinhas de gude. Eu sinto que diferente das séries antigas que muitas vezes passavam um pouco do ponto das séries infantis as séries atuais dialogam muito melhor com o público infantil e eles conseguem criar uma homogenidade maior entre drama e comédia,coisas sérias e coisas de criança e por causa disso que hoje tudo é mais chamativo,é mais colorido,ao mesmo tempo que mantém a carga dramática.
Quando conheci as séries antigas foi uma festa também. Liveman se tornou uma das minhas favoritas dos anos 80 e pude vir como Jetman era diferenciado exatamente como as antigas revistas os descreviam. Tudo isso me fez sentir como se voltasse a ter 10 anos de novo. Mais legal ainda é descobrir que as coisas que você gostava eram melhores do que se lembrava,outras nem tanto assim mas era muito legal. Mas ainda tinha pontos a amadurecer e aos poucos eu fui evoluindo nesse aspecto. Antigamente eu não me interessava por Ultraman. Hoje eu assisto a franquia,eu maratonei ela por completo. Filmes de Kaijuu ainda não são meus favoritos,confesso que os outros gêneros me atraem mais, porém ainda assim quis conhecer e tem muitos filmes do Godzilla que eu curti assistir.Eu por exemplo tinha um ranço com a franquia Precure por causa de Sailor Moon e como a série aparentava ser muito infantil eu acreditava que era apenas uma versão light de Sailor Moon pra vender,mas aí fui assistir influenciado por muitas pessoas e acabei me apaixonando pela franquia e que ela não era nada daquilo que eu achava.isso também aliás me ajudou até a entrar na franquia Girls x Heroines com maior facilidade.
As séries antigas no entanto era mais problemáticas pra mim, afinal, além da tecnologia ser mais simples,até a coreografia das lutas eram bem mais cara de coreografias,os efeitos mais precários,principalmente a simplicidade maior da trama mas no fim o problema não é a série e a forma como ela é e sim eu que sou de fora,não sou o público alvo e nem era feito pra minha geração,tive que ME ADAPTAR as séries e não a série se adaptar a mim,isso sequer tem lógica.A gente nunca acerta sempre,vamos aprendendo com experiencias então eu coloquei na minha cabeça em uma certa época que a compreensão das coisas era o melhor caminho pra se aproveitar e entender como funciona é a forma de se poder aproveitar com muito mais maturidade as coisas,e essas coisas poderiam inclusive evitar aqueles atritos de gerações. Hoje eu consigo adorar todas as épocas do Tokusatsu e perceber como esse estilo de produção é maravilhoso e como temos a história sendo contada e podemos ver cada cultura de época e como as coisas funcionavam
E depois dessa longa conversa chegamos ao tema principal desse artigo que é: o que cada era de Tokusatsu tem pra oferecer de legal?Bom, então começando pelos anos 50 onde as únicas produções que encontramos dessa época são os filmes de Kaijuu,a única série que encontraremos por aí é o Gekkou Kamen no ramo de Super Heróis. Eu vou deixar ele de lado porque eu assisti pouca coisa dele,apenas vou dizer que ele se parece muito com os heróis de comics da era de ouro usando um disfarce e não tendo super poderes. Ele combatia criminosos comuns e a série era seguimentada em uma grande história pois os episódios eram curtos e exibidos todos os dias diferente do formato semanal. Os filmes de Kaijuu são um pouco lentos e parados, o segundo filme do Godzilla te dá uma impressão que os humanos estão lá apenas pra preencher espaço,tem uma cena por exemplo que mostra uma fuga da cadeia por conta da luta dos monstros gigantes qu ocupa espaço e não acrescenta nada,mas era normal naquela época. Muitas convenções dos filmes do Godzilla que vieram aparecer também nas séries de heróis que vemos na era Showa inteira com um apelo infantil,que com o já disse que é o uso do absurdo e do exagero coisa que parece enraizada nas histórias e mitos como a lenda de Orochi onde Susano'O derrotou Orochi embebedando as suas oito cabeças,quer coisa mais absurda e exagerada que isso?. Os Kaijuu eram os astros e tinham os humanos que a gente não se lembra muito,eles estão lá apenas pra cumprir um papel que é apenas pra dar aquele contexto do que acontece. Na década de 60 nós temos mais contato com o Super-Heróis e bem na metade da década. Séries como Ultraman e Ultraseven além das adaptações de mangás clássicos que eram comuns na época como o Giant Robo e o Magma Taishi. Existia um charme nessas séries,as histórias eram até um tanto ingenuas demais como no Ultraseven onde o Dan Moroboshi,um estranho que do nada alerta de uma invasão e ninguém questiona como ele sabia disso e já o convidam pro esquadrão, mas não é nada que tira o mérito da produção,são histórias pra criança afinal,então nossa suspensão de descrença tem que ser maior por conta disso e principalmente por conta da época. Exite um charme especial naqueles efeitos especiais antigos que usam muito luzes 2D e coisas mais artesanais e tínhamos que suar mais imaginação pra aceitar que tudo aquilo era real,embora a idéia do Eiji Tsuburaya seja que o Tokusatsu de fato pareça fantasioso e irreal. Existe uma magia única no Tokusatsu que só quem é fã sente.Se você olhar séries que passavam na época como Viagem no Fundo do Mar você via que era exatamente igual o Ultraseven e o Ultraman,era uma época em que mesmos e você não souber nada da série,você sabe que ela é daquela época se tiver algum contanto com outras produções do período. Ultraseven tinha uns roteiros muito bem escritos e as vezes episódios com ma direção muito autoral. No episódio banido que era o episódio 12 tinha uma ambientação bem escura e com uma luz bem especifica,e um close muto grande no rosto dos personagens e uma câmera que acompanhava tudo de perto ao invés de ser mais estática.Eu percebi que muitos deles vieram do cinema japonês,e isso explica porque certas séries passam um pouco do ponto de uma série infantil,o pessoal não tinha muito tato pra dialogar com o público infantil,era uma dificuldade que eles tinham e muitas séries que vemos também nas décadas seguintes até tinham que mudar o tom porque a audiência estava baixa já que o tom da série era muito pesado pra criança poder se entreter. Tem muitas séries onde percebemos isso muito claramente e isso vai durar ainda mais umas 3 décadas até uma nova geração de roteiristas e diretores surgir dando uma melhorada nesse aspecto.
A década de 70 era marcada pelos Henshin Heroes. Até então só o Ultraman se transformava mas era mais como o humano se tornando o alienígena hospedeiro do que o conceito do Henshin Hero fez. Antes era comum o herói apenas usar um traje comum apenas como disfarce,ou com acessórios e armas tecnológicas mas o estilo que se tornaria padrão até hoje era do herói que precisava se transformar pra ter acesso a seus poderes e habilidades.O Henshin Boom era marcado pleos seus protagonistas adultos e durões,reflexo dos filmes que passavam na época,calças boca de sino,veículos extravagantes e o visual berrante dos trajes além do cachecol característico. O cachecol é sempre associado ao heroísmo assim como os óculos de aviador. Se você ver um personagem usando esses ítens e fazendo pose já sabe de onde vem a inspiração. O meu maior contato com a década de 70 foi a série Kamen Rider e Super Sentai e os Ultras que assisti por completo.Os Ultras por conta do roteirista Shoujo Uehara tinha uma preocupação em elaborar mais a trama,mesmo sem o desenvolvimento mais profundo que temos hoje,enquanto os demais eram mais focados na ação diversão descompromissada. Séries como Ultraman Jack já tinham um drama todo envolvente pelo menos inicio já que eles amenizam bastante o tom da série e isso ocorre com frequência em Ultraman,como o Leo que é uma série que tem pleo menos 3 tons distintos em seu desenrolar,sendo bem sério e dramático no inicio e ficando bem mais infantil pra depois voltar a tensão do final.Esse é um problema que acontece muito com Tokusatsu clássico porque a mudança de tom não é natural,ela é muito brusca e sem muita homogenidade,é como se a série não soubesse o que queria.os Riders e Sentais já eram bem mais focados na ação com um plot bem básico pra justificar a ação e talvez seja um pouco cansativo ver sempre um cientista sendo coagido com os filhos ameaçados,os amigos do herói sendo raptados e as armadilhas que o herói tinha que escapar mas o Kamen Rider de 1971 e ou que vieram depois precisam ser respeitados por pavimentarem o caminho até hoje e eu gosto bastante dele e o meu favorito é o Stronger junto ao Amazon. O Amazon tem um estilo bem mais cinematográfico no inicio mais intenso da série inclusive.Ela também teve aquele problema de mudança de tom e diversas alterações pra agradar mais o público pois o estilo selvagem dele era bem assustador pra criançada e daí ter apenas 24 episódios porém hoje em dia ela é cult no Japão e depois do primeiro Rider e do V3 é a mais popular sem dúvida da era Showa. Já as 3 séries Super sentai são um show a parte e eu adoro. Gorenger é uma série bem divertida que é praticamente uma série de espião pra crianças.Sempre havia bases inimigas pra destruir,cientistas pra proteger e infiltrações pra fazer além da mania de charadas que era absurda ali e tudo era divertido e charmosos demais.Os vilões eram como um exército e isso era bem legal. JAKQ tentou uma pegada mais séria(e bota séria nisso visto o episódio 5) porém como eu disse antes eles passaram um pouquinho do ponto e a série mudou de tom no meio dela,oq ue não foi suficiente pra sua curta duração tendo apenas 35 episódios. Mas o clima de espionagem ,aqueles ciborgues com aqueles aparatos antigos e principalmente o uso das cabines de transformação eram legais demais. E as duas séries estão ligadas pois existe um filme canônico que encerra ambas que não é como os filmes Vs que vemos atualmente mas naquele filme existiu a idéia de uma criação de um universo compartilhado do Ishinomori onde tanto os Riders e o Kikaider faziam parte do mesmo universo ao estilo ocidental mas depois os japoneses adotaram a o Sistema de Apresentação então essa idéia foi descartada. Uma pena. Já Battle fever J tem o estilo total anos 70,os visuais deles são ótimos,as tramas são bacanas e é muito divertido,ainda com clima de espionagem mais com mais personalidade que os Sentai anteriores principalmente pelo visual e Maria é minha personagem favorita.Mas a série mais marcante foi Kaiketsu Lionmaru que é uma série que combinou o Sengoku Jidai,que é os Dramas de época com o Tokusatsu criando um hibrido único e muito interessante,se você quiser uma experiência completamente distinta com Tokusatu essa é a série perfeita. Kikaider também é muito bacana,aquele toque Kamen Rider mas com sua própria identidade. Eu quero muito ver mais dessa época,eu sempre gosto de ver o primeiro episódio de cada série pra conhecer e já me apaixonei por Jumborg Ace ,Triple Fighter,Strada 5 e Red Baron,eu quero muito poder ver.
E agora temos a minha década favorita da cultura pop em geral que é a década de 80. Como eu amo essa época peculiar. Tudo é tão único nessa época,a moda,a música repleta de sintetizadores,o neon,o retrofuturismo(que é quando uma obra conta sobre um futuro distante mas que ainda possui coisas antigas,tipo ter uma trama que se passa em 2022 mas as pessoas usarem videocassete ainda) e as produções culturais como filmes como Exterminador do Futuro,De volta pro Futuro e tantos outros. Quem viveu ou conheceu sabe o quão sensacional foi essa época,infelizmente no Tokusatsu todas essas coisas boas as vezes são um pouco estragadas pela idolatria cega dos fãs mancheteiros xiitas mas se você deixar tudo isso de lado vai perceber como essa época era incrível sim e suas produções foram muito marcantes. Uma série que mostra muito bem essa transição do Tokusatsu é o Ultraman 80 logo de cara com sua abertura que tem músicas características dessa época com artistas japoneses muito inspirados em grupos que faziam sucesso como o A-Ha e que tem um estilo que você ouve e já identifica que é uma música oitentista.Então temos Denziman que é uma série que definiu o padrão dos Super Sentai com uniformes mais padronizados e foi uma transição do estilo antigo com o novo que viria a partir de Sun Vulcan. Sun vulcan,Goggle V e Dynaman já mudam a forma de fazer Tokusatsu porque são séries mais focadas em oferecer ação desenfreada com muito mais dinamismo e velocidade. Quando criança eu sabia que Goggle V era visualmente inferior aos Sentais que vieram antes pro Brasil mas tinha uma coisa hipnotizante naquela série que a torna incrivelmente divertida de acompanhar porque as tramas são simples,não existe drama ou conflitos,nem mesmo aqueles combates finais grandioos com os vilões é puramente focada em ação que não te deixa respirar pelo episódio inteiro e sempre com trocas rápidas de câmera,muito close,aceleração e desaceleração da câmera,e as coreografias não eram mais lentas como era na década de 70,era bem mais ágil. O Dynaman era o Google V melhorado porque eles adicionaram toneladas de explosões na série,era muita explosão por segundo e era o simples mais divertido. Mas a coisa evoluiu muito com Gavan que tava muito a frente do seu tempo trazendo heróis simplesmente marcantes da hoje conhecida franquia Metal Heroes que antes não era uma franquia e por isso temos uma flexibilidade bem grande com cada série sendo bem distinta entre sí,não possuindo um padrão a se seguir. Gavan elevou o nível das produções,eu sempre comparo ele aos filmes do Jackie Chan daquela época,com muita explosão,acrobacias,perseguição de carro com o herói pendurado nele e uma alta velocidade,tirolesa e tudo que se puder imaginar com todo o dinamismo visto em Sun Vulcan mais visualmente não havia nada parecido na época. Músicas marcantes e tudo era divertido demais. Os heróis também mudam o padrão um pouco sendo aquele sujeito mais conhecido pela jaqueta e luvas de motoqueiro que são alegres e brincalhões perto das crianças mas são sérios e compenetrados na hora da luta. Naquela época existia uma sensação muito forte de proteger a Terra como um dever,muitas frases de efeito pra confrontar os vilões,as frases grandiloquentes. Com Sharivan as histórias passam a ser melhor elaboradas tendo os chamados episódios chave que desenvolvem a trama geral que na série eram poucos mas falavam os segredos do clã do herói, os Iga e era bem legal de acompanhar. As transformações,a a armadura tecnológica,o visor acendendo e as espadas laser com aquele climax no golpe final eram a coisa mais linda de ser ver nessas séries. E isso tudo afeta o Super Sentai também como Bioman que buscava expandir mais o público alvo trazendo características que permaneceram mesmo quando a franquia precisou buscar de novo mais o público infantil,que foi o drama e aqui tivemos mais seriedade principalmente nos monstros que não eram cômicos e falavam pelos cotovelos como nas produções anteriores. Tudo que a gente já via em Gavan e Sharivan foi incorporado ao Super Sentai mas o que chamava atenção nessa época era a fotografia mais elaborada e a forma como a série era produzida já era muito moderna com todas as características da época.Até hoje me impressiono com algumas cenas de Spielvan e na elaboração dos monstros,especialmente os mecânicos graças a Keita Amemiya que era um monstro quando o assunto era design fora outros designers como o Murakami que trouxe toda essa tecnologia característica dos animes de Super Robot pro Tokusatsu. Até as séries avulsas sofreram a influência da época então se você assistir Machineman vai perceber que ele tinha muita coisa da época e era diferente de séries como Kyodain,Ninja Captor e Kikaider. Bioman foi uma transição do estilo antigo pro novo que viria tanto que essa série nada tem de parecido com Dynaman,sendo mais similar a Changeman que viria a seguir,essa que trouxe grande elaboração dos vilões da série,tendo episódios com confrontos finais marcantes com muito drama,esses dramas que vieram nas séries Metal Heroes também. Não posso me esquecer de Metalder que foi uma série bem autoral que mesmo desagradando o público e sequer sendo lembrada virou ao menos no Brasil um cult,ela é bem única e diferenciada artisticamente,ele tinha um teor melancólico e na forma como a história é contada.O Kamen Rider Black mostrou um Rider totalmente renovado e compatível com a época,de uma certa forma mesmo gerando uma treta entre Ishinomori e a Toei por conta do Murakami ter assumido,isso trouxe bom fruto pra franquia,essa série tem características que permanecerem nas séries que vieram no inivio da era Heisei.A fotografia era maravilhosa,o visual marcante,até hoje eu babo com o Shadow Moon.A série do RX por sinal foi totalmente feita pelo Murakami e totalmente Metal Hero Tem também além do Flashman que dispensa comentários,quem viu a série sabe o quanto ela é emocionante e maravilhosa,teve o Liveman série que é dificil escolhe entre ele e Flashman como a melhor,era o puro filé mignon oitentista.Tudo na série valia ouro,desde o visual a trama,os vilões especialmente,as músicas. Tem o Jiraiya que também era maravilhoso,uma série sobre ninjas e família,uma verdadeira guerra com ninjas de diferentes estilos e depois que e ela fica ainda melhor a cada reassistida. Existe no meio de tudo isso a franquia Fushigi Comedy que infelizmente a Toei privou as séries completas no canal do YouTube depois de postar por completas então quem viu pôde perceber outros estilos de tramas mas voltadas a um público menor que o normal e pra toda família e poder perceber o quanto essas séries se diferem do padrão convencional dos super heróis japoneses.Ao menos na década seguinte podemos ver pelo menos 3 dessas séries completas.
Os anos 90 foram uma época de muita experimentação e os Metal Heroes foram pra uma parte policial após Jiban com a trilogia dos heróis de resgate Winspector,Solbrain e Exceedraft,bem diferente do que estávamos acostumados,nada de vilões alienígenas invasores,apenas pessoas usando a tecnologia de maneira errada,tendo missões de regate de civis,com os visuais mais incríveis dessa franquia,e que trouxe um ar diferente.O que mais chama a atenção dessas séries eram os enredos que tocavam em coisas muito mais intensas e sentimentais que o costumeiro com tramas tão bem elaboradas quanto os Ultras da década de 70.A franquia Super Sentai precisava de mudanças urgente,por mais que a gente goste do drama e da emoção das séries oitentistas,nenhuma série se sustenta se não tiver mudanças então era preciso fazer algo. Como forma de trazer novamente o público infantil e velho pra poder dar uma sobrevida convidaram nada mais nada menos que Keita Amemiya,o famoso design de monstros e mechas de séries como Spielvan e Winspector e do veterano nos animes Toshiki Inoue pra ser o roteirista principal de Jetman e com liberdade total o diretor deu sua visão autoral que tornou Jetman uma série única e repleta de coisas diferentes de tudo que o Super Sentai havia mostrado.Os personagens eram mais humanizados,eles não eram só o grupo que se unia pra salvar o mundo eles não eram modelo,eles tinhas falhas e defeitos e se relacionavam entre sí tanto que tínhamos até um triângulo amoroso e tudo isso sem perder o jeitão de Tokusatsu,haviam ainda as poses,os vilões extravagantes que davam gargalhadas embora aqui tenha uma surpresa porque eles sabotavam uns aos outros e não tinham nem mesmo lealdade com sua imperatriz diferente dos impérios do mal convencionais,e tendo um maior apelo ao público infantil ao trazer os monstros mais caricatos e cômicos como na época do Gorenger,tem até um monstro miojo que é bem lembrado até hoje Talvez hoje ele não impressione quem está acostumado a séries atuais,principalmente com 555 e Ryuki, mas na época e pra franquia foi um choque muito grande principalmente o final que foi marcante e tornou Black Condor o personagem mais icônico e único da franquia inteira. E o estilo mais dramático e artístico nas cenas que é bem cinemático. é só você ver o episódio 42 quando a Maria fica bem machucada naquela chuva. Jerman é único e especial até hoje. Com achegada de Zyuranger o público infantil começou a ser o foco novamente sem abandonar o drama que tínhamos antes. Mas com o tom mais leve do inicio da franquia de volta inclusive com os vilões mais cômicos que diferem do que foi visto.Mechas com formas de dinossauros(sinceramente o mecha leão de Liveman nem conta perto dos dinossauros de Zyuranger,esse realmente foi inovador).Um Super Sentai bem diferente fruto dessa experimentação é Kakuranger uma série que quebra muitos padrões sendo a primeira série a ter uma temática 100% japonesa,tem onomatopéias estilo HQs e aquela série do Adam West do Batman,e arcos onde os heróis se separam em busca do crescimento. Essa questão segue em Kakuranger onde temos a combinação dos elementos da Fushigi Comedy com Super sentai,é muito engraçada,é uma das minhas favoritas. A mitologia é bem explorada inclusive a mitologia chinesa em Dairanger série marcada por incríveis coreografias e principalmente por sua trama com reviravoltas até os 45 do segundo tempo e seus dramas.Os Metal Heroes seguem o estilo policial com Janperson que é uma série ótima,muito similar ao Jiban,embora tenha personalidade própria e difere bem do estilo dos heróis de resgate,Blue SWAT veio bem diferente sendo um esquadrão que combate aliens na mais pura artilharia,sem armaduras ultra tecnológicas,meio similar ao Jiraiya nesse sentido Quanto aos heróis eles começam a diferenciar e se afastar daqueles dos anos 80,o padrão de motoqueiro já era e os personagens começam a humanizar mais,tendo aqueles heróis mais no estilo idiota e impulsivo,ou mais engraçado,um exemplo é o próprio protagonista de Bluie SWAT que é bem diferente do Ryouma do Winspector. As coisas foram se moldando pra revolução que veria a seguir. Quando entramos na era moderna do Tokusatsu e a minha favorita absoluta porque todas as séries do grau mais alto da minha Tier List estão aqui e muitas coisas mudaram
Nos anos 80 tanto Kamen Rider quanto Ultraman entraram em um longo hiato experimentando coisas diferentes,uns filmes aqui e ali até que Ultraman Tiga veio como um tiro na mente dos fãs do gênero com seu retorno e em grande estilo. Agora filmado em vídeo e o uso do CG pra dar mais veracidade aos jatos fazendo eles ficarem mais interessantes e mais empolgante. Por mais que as pessoas reclamem de CG ele possibilita coisas que nunca veríamos com maquetes. Os jatos de Ultraman Tiga voando a toda velocidade são grande prova disso,mas o Ultraman saiu da mitologia de M78 pra se expandir,trazer coisas novas,um visual mais imponente e arrojado como a época exigia,uma trama que visava agradar velhos e antigos fãs com muito drama,histórias bem elaboradas e um inédito desenvolvimento de personagens como se nunca havia visto na série. Todos os personagens tem um destaque,background e vão crescendo e pavimentando um caminho de vida. Você vê um personagem da equipe conhecer a sua futura esposa na série e todo relacionamento dele ao mesmo tempo que questiona a moralidade no uso da ciência e isso é algo incrível. Antes os Ultras tinham tramas de episódios bem elaboradas mas agora eles além disso tem o desenvolvimento de personagens pra deixar tudo mais completo e interessante e quando eu reassisti Ultraman depois de tentar acompanhar na Record foi algo que me emocionou muito principalmente porque eu acompanhei toda a franquia cronologicamente e você vê sua evolução. A mesma felicidade que eu tive ao perceber que a partir de 1997 a mesma coisa aconteceria com Super Sentai com Denjin Sentai Megaranger que mostrava o Super Sentai evoluindo pra sua forma moderna com grande desenvolvimento de personagens e história que deixa tudo mais interessante ainda.Depois disso foi um Sentai melhor que o outro como Gingaman e Go Go V até chegar no masterpiece que foi Timeranger,até hoje é o Sentai com o melhor plot e desenvolvimento da história,eu chorei vendo essa série,ela mostra o Super Sentai não como um grupo de indivíduos e não só como aqueles que se reúnem e se tornam amigos rapidamente com o dever de lutar contra o mal,embora eu também goste disso,mas foi tão incrível eles desenvolverem a relação interpessoal dos personagens como Jetman fazia mas ainda mais elaborado,e essa série tem muitas reviravoltas e momentos épicos,com aquele estilo musical característico,com uma música poderosa de abertura,aquela influência de Matrix,e e um estilo que é artístico principalmente no combate.O estilo do CG já estava integrado a série e provoca um sentimento meio charmoso parecido com os anos 60,quando o Cg tava engatinhando e foi algo bem interessante e provoca uma sensação diferente quando a gente vê. Esse é o grande diferencial dessa era pras outras.Os Metal Heroes tentavam combinar estilos como os do Super Sentai com B-Fighter e com os robôs amigos de crianças como Kabutack mas teve seu fim quando o grande criador Shotaro Ishinomori faleceu e aí uma antiga franquia adormecida foi revivida como homenagem mas seu sucesso foi tão grande que ele trouxe finalmente a estabilidade e a força da marca novamente E disso veio algo que como eu comentei acima elevou o Tokusatsu pra um outro patamar,fez ele se tornar algo um pouco mais do que pessoas que se transformam e lutam contra monstros,ele abandonou diversas convenções,tano da franquia de onde veio quanto do próprio Tokusatsu e até hoje ele permanece único nesse quesito das séries japonesas. Acho que Bima Satria e Armor Heroes fizeram similar. Mas os Kamen Rider da era Heisei trouxeram o melhor dos Dramas japoneses e uniram ao Tokusatsu e fizeram o Kamen Rider ser a franquia mais popular e rentável da atualidade. Não há mais narrativas episódicas naquele formato conhecido como OMINBUS,não existe mais roll calls,e tudo tenta ser mais sóbrio que de costume. Eu realmente fiquei impressionando com o que os Kamen Riders dessa era conseguiam fazer com Kuuga,uma história que trazia até reflexões da nova era,naquele período se debatia muito sobre a chegada do novo milênio e como a sociedade estava e esse debate está por toda a série,depois tivemos suspense com Agito e o novo conceito de justiça que limou de vez o maniqueísmo que vemos no Tokusatsu ao introduzir na franquia um conceito que veio da cabeça do produtor Shinichirou Shirakura que os outros produtores seguiram essa mesma visão d estabelecer o conceito de justiça,onde diversos Kamen Riders surgem na série,cada um com sua visão de justiça que bate de frente com a visão de outro e pode gerar conflitos e novamente Yasuko Kobayashi de Timeranger nos brinda com um Kamen Rider Ryuki que introduz conceitos que veríamos nos Metal Heroes onde vemos que os Kamen Riders serão ainda mais tecnológicos onde seu poder pode vir de um Driver incrivelmente tecnológico que usa diversos acessórios como cartas ou ítens especiais pra dar novas armas e power ups e não um experimento cibernético de modificação ou mesmo com relíquias antigas conforme vimos e isso expandiu absurdamente a franquia fazendo ela ganhar a mesma flexibilidade que os Metal Heroes porque agora eles podem trabalhar com qualquer temática,algo similar ao que o Zyuranger tinha feito pro Super sentai. E essa expansão veio com força.Ao mesmo tempo o Super sentai já usa aquilo que vimos na década passada pra poder se expandir ainda mais como por exemplo trazer o louco conceito dos mechas com consciência própria,não como um Deus como vimos em Zyuranger mas como se forem seres vivos com sua própria personalidade e nesse ponto o CGI contribuiu muito porque ele deu animação e movimentos que era necessário para as feras Animais de Gaoranger,algo que seria impossível com maquetes,a gente viu que em Kakuranger e Zyuranger era apenas a voz saindo dos deuses mechas e aqui não,nós temos movimento,nós temos inúmeros animais distintos e isso é muito legal mesmo.Esses efeitos deram uma cara própria pra Magiranger que as décadas passadas não permitiriam,dando um ar muito Harry Potter literalmente a série. Nós tivemos Hibiki que se não fosse um Kamen Rider ele seria um Henshin Hero totalmente único e artístico com aquele conceito da música e dos kanjis aplicados as lutas.Também tivemos a primeira série comemorativa que virou uma tendencia de se referenciar ou até mesmo trazer heróis clássicos de volta que foi o maravilhoso Ultraman Mebius,que trouxe o universo original dos Ultras clássicos e diversos retornos emocionantes,e a série não era só fanservice,ela tinha um desenvolvimento próprio de seus personagens e sua trama,ela é sensacional E também a franquia de Tokusatsu adulto que começou lá com o Kamen Tenshi Rosetta,daí veio Vanny Knights,Decker e que me fez pirar quando eu vi que foi GARO. Essa série é a manifestação máxima do estilo artístico de Keita Amemiya,o cara é um designer monstro,ele fez uma mescla de algo bem estilo samurai,com cavaleiro medieval,e um estilo gótico único numa série Tokusatsu que mostra coisas mais pesadas que séries infantis não podem e as coreografias de luta mais insanas já feitas.Falando sobre os arquétipo dos personagens é totalmente diferente,pode ser tanto um herói já pronto quanto um que precisa aprender a ser um,geralmente os protagonistas são bem similares a do mangá Shonen,muios meio impulsivos e cabeça oca mas com grande coração,outros são mais sérios,outros mais brincalhões.Os vilões seguem o modelo que vemos nos mangás Shonen atuais,sendo mais estilosos,sem aquele aspecto mais violento e que gargalhava como antes,e que muitas vezes tinha um motivo mais elaborado pra ser o vilão da história.
Essa era teve uma transição pro HD em 2006 com Kabuto e Boukenger que definiram como seria o estilo de filmagem do Tokusatsu até então.ao mesmo tempo em que as franquias começam o processo de renovação mais uma vez e vemos diversos roteiristas que trabalharam com anime surgindo e uma maior integração de elementos de comédia com os dramas o que mostra que a nova leva de diretores e roteiristas já tem um tato muito maior pra lidar com produtos infantis e isso é muito importante. Após a polêmica com Kamen Rider Hibiki,um processo de suavização surgiu juntamente a uma maior censura das emissoras e esses elementos foram cada vez melhor integrados além de elementos típicos dos animes. Heróis com frases de efeito,com personalidades excêntricas e novamente o uso do fantástico e absurdo(Kabuto que o diga) sempre presente nas histórias japonesas desde muitos anos voltam com tudo e um clima mais fantasioso começa a surgir. Isso tudo foi trazido com Kamen Rider Den-O até hoje a série mais popular da franquia no Japão que integra mais o humor e o fantástico na obra do que a coisa mais sóbria e realista do inicio da era Heisei e sem perder qualidade. Quando nos adaptamos nós percebemos que essas séries conseguem ser inteligentes e ricas. O Kamen Rider W potencializou isso,trazendo Riku Sanjo um famoso mangaka,criador de Dragon Quest Dai no Daibouken e muito de coisas do Super sentai e dos animes começam a compor os Kamen Riders que começam a expandir muito mais as suas idéias. Quem imaginaria um Kamen Rider que fosse um detetive noir,que perseguem criminosos que são pessoas comuns que viram os monstros da série usando pen drives vendidos no mercado negro que dão poder sobre a natureza? e que são duas pessoas que unem suas mentes pra formar um único Kamen Rider?com vários power ups e gadgets visando agradar as crianças de hoje que já não são mais daquela época do pião de madeira e sim das Beyblades que tem designs arrojado,muita luz,sons e coisas pra chamar atenção então os ítens aqui tem cara realmente de brinquedo e incentivando o colecionismo,coisa que foi adotada rapidamente por todas as demais franquias. Os cintos com vozes e gimmicks são um show a parte e sempre trazem algo interessante e inovador a cada série. Com elementos que agradam crianças e jovens e até adultos como esse que vos fala. Temáticas que misturam samurais com armaduras de frutas(pra chamar atenção das crianças) com dança de rua,ou médicos e videogames,ou fantasmas agora são possíveis. Depois de atingir o patamar narrativo o Tokusatsu tenta se reinventar com novas idéias criativas e novos conceitos. Os Kamen Riders também se expandem narrativamente com diversos filmes em vídeo e especiais de internet complementando a história e trazendo aspectos mas pesados densos que na TV já não é possível.Os Ultras após novo hiato também se reinventaram trazendo os conceitos que a toei havia criado,um papel que foi invertido durante eras e expandiu seu próprio universo com a criação do multiverso onde todas as barreiras de heróis de diferentes estilos e origens é quebrada e só pela vontade do roteirista que qualquer herói de qualquer época pode ser trazido de volta,além de também a estabilidade de termos sempre a série todos os anos como os Kamen Riders. Por isso mesmo as décadas de 2010 e 2020 são muito similares entre sí com a diferença da melhoria dos efeitos especiais e uso de drones nas cenas. mas aquilo que mais me marcou foi quando as duas franquias que eu mais gostava se uniram. ver Gokaiger interagir com Gavan já era maravilhoso,mas o Super Hero Taisen que uniu Kamen Rider e Super Sentai foi algo fantástico. O filme pode não ter o melhor enredo do mundo mas uma coisa ninguém pode negar que aquele climax com todo mundo se unindo pra enfrentar outro exército de vilões diversos cada série com o seu par da época,e com diversos easter eggs e referencias foi como um sonho realizado. Até hoje eu acho demais poder ver um filme como Heisei vs Showa Riders onde esse personagens atuais e antigos interagem entre sí,eu adoro todos os crossovers,nem me importo se a história não é a maior maravilha do mundo.O anos de 2010 ainda trouxe Koichi Sakamoto que com sua experiencia na franquia Power Rangers como coordenador de dublês e cenas de ação trás um estilo holywoodiano único e singular com uso intenso de coreografias elaboradas como em filmes de Kung Fu e efeitos práticos de explosões coisa que caiu em desuso com o uso do CGI,talvez o ponto negativo do uso desse recurso,e ele faz até mesmo o fã mais antigo que torce o nariz pras produções novas e ele anda fazendo escola pois diretores muito talentosos como Teruaki Sugihara de Zero-One e Kiyotaka Taguchi de Ultraman Z na década de 2020. Hoje em dia nós temos a mais recente franquia Girls x Heroines que tenta capturar o público feminino com produção que usa CGs deslumbrantes e uma série de Mahoiu Shoujo combinada a Idols com um estilo que lembra as séries infantis de Tokusatsu como Robocon e Poitrine mas com a sua própria cara,mesmos endo bastante infantil,é uma série honesta e muito bem produzida que trás um estilo diferente de Tokusatsu que estamos acostumados. E atualmente o Super sentai após um longo período sem mudanças tenta trazer a franquia de volta ao topo e ao que indica a idéia agora é trazer aquele sentimento mais divertido de Goranger com novos conceitos que libertarão a série de usar padrões muito repetitivos de narrativa sem mudar o que ele é.
Olhando pra trás eu consigo ver como o Tokusatsu é algo muito rico,e todas essas mudanças através das eras torna cada era um sabor único e especial dela.Não é só no Tokusatsu,o mangá Shonen era diferente do que é agora,os animes eram diferentes nas décadas de 70,80,90,2000 e esse longo artigo poderia servir pra qualquer um deles e eu espero que tenha sido didático pra que talvez as pessoas entendam o que cada era trouxe e que é possível você gostar de tudo. Eu adoro aquele estilo mais lúdico dos anos 80 tanto quanto a maior complexidade que temos atualmente.Tem muito material a explorar inclusive quero dar uma olhada nos Tokusatsu de fora do Japão,aqueles produzidos na Indonésia,China e Coréia pra ver se tem alguma coisa que possa ser interessante e talvez ele dê novas abordagens e culturas distintas mesmo sobre uma mesma coisa.Assim como também ver tudo que saiu e o que dá pra se encontra por aí.



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Até admito que não gosto de algumas coisas em certas séries recentes ,mas a nostalgia da geração manchete está ficando quase cômica.Assisti agora a pouco um vídeo do Linhagem Geek questionando o futuro nebuloso dos Power Rangers,começou bem ,mas logo fujiram do assunto para tagarelar como todas as séries anteriores são ruins com clichês como "os monstros não assustam,não passa a emoção de Changeman",etc.Ainda é longe de ser tão ruim quanto usar o tokusatsu para panfletagem woke como certos "fãs" fazem ,mas com certeza não me inspirou a continuar acompanhando o canal.
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