Séries de Tokusatsu diferentes dentro de suas franquias ou que possuem a visão dos seus criadores e um pouco sobre a diferença entre o produto comercial e o autoral
Como todos sabem Tokusatsu são produtos criados em sua maioria para o público infantil com o intuito de vender brinquedos desta série para crianças. Obviamente esses produtos trabalham com uma linguagem própria pro seu público alvo e também necessita criar fórmulas básicas pra garantir o sucesso. E não apenas ele,muitos produtos que consumimos,aquele mangá que você tanto gosta da Shonen Jump,aquele filme,aquele anime pra TV também usa esse tipo de artíficio,embora no Japão isso ocorre mais por padrão e tradição do que o comércio propriamente dito,mas ainda assim existe a necessidade de vender. Então nós chamamos esses produtos de produtos comerciais. No entanto as pessoas que trabalham nessas séries também são artistas e são humanos como eu e você,eles tem desejos,eles tem sentimentos,eles querem realizar algo,transmitir algo e deixar até mesmo uma marca,e por isso que muitas vezes o Tokusatsu é capaz de nos emocionar porque existe o desejo do artista de manifestar a sua arte e mesmo num produto infantil visando a venda de brinquedos isso é possível. E quando esse artista tem uma sensibilidade maior ou uma liberdade grande do estúdio de fazer as coisas do seu próprio jeito?aí então ele começa a imprimir uma marca,um estilo que é só dele,e daí as coisas que ele irá criar vão fugir dos padrões e fórmulas estabelecidas e ganhar menos a visão da empresa e mais a sua própria visão e a isso damos o nome de produtos autorais.No Tokusatsu não foi diferente,muitas obras acabaram recebendo uma visão do autor e extrapolaram as barreiras das produções da quais ele faz parte,de alguma franquia ou gênero e se torna algo único algo especial então vamos conhecer algumas obras que conseguiram essa visão mais artística dos seus autores.outros no entanto não tinham necessariamente uma visão mais artística,mas mesmo assim eles tentaram extrapolar as inovações e eles se tornaram algo muito diferente dentro de suas franquias de algum modo Alguns viraram cults,outros ficaram esquecidos ou ate mal vistos pois quando você não oferece aquilo que o público alvo está acostumado ele pode sofrer até mesmo rejeição. Nem sempre a visão do ator pode ser o melhor pra aquela obra mas o menos ele dá uma cara diferente pra elas.Lembrando que essa não é uma lista das séries mais inovadoras então Tiga,Kuuga,Megaranger,Bioman,Donbrothers não estão nessa lista mas sim séries que tem uma visão autoral muito forte que as tornaram únicas ou séries que tentaram fazer diferente dentro da sua franquia que muitos duvidariam que pertencem a ela.
Godzilla vs Heldorah de 1971
Numa época onde os filmes de Kaijuu precisavam competir com as produções de Tokusatsu para TV era necessário trazer algo novo pro gênero então a Toho chamou Yoshimitsu Banno e deu a a ele carta branca pra dirigir Godzilla a sua maneira então Banno fez o filme de Kaijuu mas autoral que existe.O filme tem o Godzilla enfrentando o monstro do filme mas ele possui uma direção artística muito mais forte e uma mensagem anti-poluição muito clara. Já começa com uma música cantada por uma mulher meio estilo 007 além do filme ter ângulos e fotografia distintos. Além disso o filme abusa da psicodelia como vemos na cena da discoteca e nas várias artes desenhadas pra descrever certos eventos e até um certo tom violento com Heldorah literalmente transformando pessoas em esqueletos com seu veneno. Na época esse filme foi bem polêmico incluindo dentro da própria Toho que proibiu o diretor de trabalhar em Godzilla porém alguns veem esse filme como um cult.
Kamen Rider Amazon de 1974
Amazon foi uma série um tanto interessante pois ele surgiu da vontade de Shotaro Ishinomori de realmente mudar a franquia Kamen Rider e fazer algo diferente do padrão. E as mudanças foram bem gritantes pois dessa vez não tínhamos uma organização militar como vilões,um herói transformado em ciborgue com poderes vindos de tecnologia,mas sim algo mais mistico,onde o herói se transforma com um artefato mistico em Amazon e ele é um Rider totalmente selvagem,violento e meio bestial,com uma transformação que é muito assustadora,inclusive eu acho ela mais assustadora que o Kamen Rider Shin. O inicio da série mostra muitos episódios com uma cinematografia com mais cara de cinema e mostrava o dilema do herói que era visto como estranho e assustador pelas pessoas da sociedade,e que não consegue se adequar,mesmo ele sendo um herói,tendo como amigo um único garoto. Mas as mudanças em Amazon foram muito radicais na época,e no fim os produtores tiveram que fazer alterações no programa pra tornar ais agradável ao público infantil como a diminuição da violência e da mudança do herói que ficou mais civilizado e menos bestial.no entanto isso não salvou a série que foi encurtada pra somente 24 episódios fazendo a Toei recuar e tentar um Rider mais tradicional em seguida.Porém Amazon se tornou uma seri cult no Japão especialmente por ela ser bem diferenciada
Choujiki Metalder(1987)
Metalder nasceu da necessidade de renovação nas série de heróis de armaduras que ficaram conhecidos anos mais tarde como Metal Heroes,onde a fórmula dos policias do espaço já não funcionava mais. Sem trazer grandes novidades,público queria algo realmente diferente. Eu acredito que a staff de Metalder recebeu muita liberdade criativa da Toei porque os produtores fizeram algo completamente diferente e com uma visão autoral muito forte tornando Metalder uma série única mesmo que sua influência direta seja Kikaider,sendo literalmente uma releitura do herói criado por Shotaro Ishinomori e no meio da sua produção até ocorreu uma treta entre Ishinomori e a Toei por conta da contratação de Murakami pra ajudar nos designs da série sendo uma pessoa bem difícil de lídar o que fez com que lá não se mencionasse o nome de Kikaider por lá. Claro que é tudo especulação mas deixando de lado os bastidores que pouco importa,o que importa é que Metalder é uma releitura de Kikaider onde um cientista cria um androide de batalha pra ser usado na segunda guerra porém ele acaba não usando e dá a ele a liberdade de escolher qual caminho a seguir dando sentimentos humanos e o Metalder é um andróide que vive o dilema entre ser homem e máquina,de compreender os sentimentos humanos e escolher lutar pela humanidade. Neroz e seu império são o começo do diferencial de Metalder. Se trata de um vilão com um objetivo mais palpável pois ele planeja um domínio mundial mais realista onde ele visa causa guerras fazendo a valorização do petróleo aumentar artificialmente e controle da bolsa de valores. E pra isso ele usa um verdadeiro exército,cada um com sua especialidade,algo reutilizado de Spielvan e ampliado e cada um disputa pra vencer seu maior inimigo e o que ele mais teme: Metalder. Logo que Metalder conhece o mundo de fora ele fica encantado. Uma das cenas mais marcantes do inicio de Metalder é quando ele enfrenta um soldado da tropa blindada de Neroz e protege um coelho. Metalder sabe o valor da vida e protege o coelho e a cena mais marcante é quando ele vence o inimigo e ia dar o golpe final porém seu circuito de autocontrole de suas emoções permite ele ter piedade e compaixão pelo inimigo ensinando ele a valorizar a vida. O soldado olha pra cima e vê o céu azul e em seguida ele olha pra uma flor e começa a chorar mostrando que ali ele também tinha percebido o valor a vida.Existe um clima meio melancólico em Metalder e uma vontade de ser algo mais. Como por exemplo n forma como os vilões do exército são mostrados,seja com Bigwayne um soldado lendário que agora está ultrapassado,sendo até ridicularizado por isso e prestes a se descartado,sendo valorizado por outro membro do exército chamado Gochack que nutre admiração por ouvir suas histórias,e que tenta morrer de forma gloriosa contra um inimigo formidável ou Hedogross,um monstro ridicularizado que amava Wisdom um monstro feminino,e ele queria realizar o sonho de subir de posto e dar uma vida digna a ela e seu futuro filho.Só que outros membros do exército de Neroz não o consideravam digno de eliminar Metalder e armaram uma emboscada pra ambos acabando morrendo. Essa mesma Wisdom tenta se vingar de Metalder por ele sendo enganada por Neroz,mas devido ao seu filho estar perto de nascer ela não consegue e é perseguida pelos demais pela falha sendo salva por Metalder que lhe devolve seu brinco e deseja que ela cuide do filho longe de Neroz e conte como seu pai lutou e morreu pelos sonhos dele.Após metade da série pra levantar a audiência esse clima mais pesado de Metalder foi sendo dissipado e ele passou a ter mais elementos comuns de séries anteriores como a própria forma de luta de Neroz que antes era um disputa do seu exército e passa a ser mais planos pra eliminar o Metalder que vemos em Jaspion ou Spielvan. Essa mudança não foi o suficiente e a série foi encurtada pra 39 episódios porém já que a série iria encerrar a staff decidiu fechar mantendo o clima do inicio em seus momentos finais resultado no episódio mais triste já visto que realmente te emociona de uma forma incrível. Por isso mesmo não tendo reconhecimento mesmo após seu fim,Metalder acaba sendo reconhecido por fãs internacionais como no Brasil onde ele virou cult porque estilo mais artístico e melancólico de Metalder era um diferencial muito forte na série e imprimiu sua marca.Fora a trilha sonora que reforça o clima da série por ser uma música de um estilo bem diferente do que estamos acostumados com Tokusatsu,note que a música nem sequer menciona o nome do herói.
Choujin Sentai Jetman de 1991
No final dos anos 80 o super sentai enfrentava uma crise sem precedentes. As qudas butais na audiência e a incapacidade de trazer inovações reais ao gênero fez a Toei dar seu ultimato. Jetman poderia ter sido a última chance da franquia de sobreviver então eles decidiram apostar suas fichas em Keita Amemiya,um diretor e character design sendo famoso por seu visão artística absurda,o que podemos comprovar nos designs de monstros e mechas pra séries como Spielvan,Jiban e Winspector. Junto a ele foi chamado Toshiki Inoue que era já garibado por trabalhar na industria de animes nos anos 80 e até dirigiu episódios de séries Tokusatsu como Flashman e Liveman entre outros. Com toda a liberdade criativa pra fazer o que queriam,já que a Toei não tinha mais nada a perder e a união dos dois trouxe o mais único e incrível Super Sentai já feito. É difícil descrever o quanto Jetman é especial,mas existe algo tão único nele que ele se torna único mesmo fora da sua franquia sendo o Tokusatsu com a maior visão artística e autoral já feita.O jeito estilístico da série e sua cinematografia única e dramática e sua complexidade imensa considerando a época torna Jetman uma série memorável.A idéia era que Jetman atraísse tanto as crianças quanto os adultos que assistiam Super sentai e agora poderiam assistir com seus filhos e por isso elementos mais profundos a trama foram adicionados ao mesmo tempo em que ele trazia de volta as características e elementos mais infantis como os monstros geralmente feitos de objetos inusitados como o famoso monstro miojo que é um dos mais lembrados. Então ele tenta sem deixar de ser um Tokusatsu a abordar temas e elementos mais maduros enquanto mantem um pouco do tom lúdico que o Super sentai é conhecido. em Jetman os personagens são mais humanizados que nas outras séries,normalmente o grupo se une pra salvar o mundo e se tornam amigos rapidamente com um heroísmo sem igual,mas em Jetman isso não acontece,existe conflitos no grupo,existe relações sentimentais que geram triângulos amorosos,os vilões que normalmente são extremamente leias a seu imperador,sabotam uns aos outros chegando ao ponto de trair e eliminar sua própria imperatriz por ambição.Eu falei bastante sobre Jetman no meu especial de 30 anos mas posso afirmar que ele tem o final mais marcante entre todas as séries de Tokusatsu já feitas e isso o tona único e especial
Shin Kamen Rider de 1992
Depois do pedido de desculpas da Toei com Shotaro Ishinomori depois da treta na produção do Kamen Rider Black e não estar presente no RX o autor volta e recebendo carta branca pra fazer um Kamen Rider do jeito que ele queria e como Ishinomori gosta de um dark & edgy ele decidiu fazer o Kamen Rider que ele queria sem restrições da TV e fazer do Kamen Rider um monstro e não necessariamente um herói. O novo Kamen Rider é um experimento científico que faz o usuário perder seu controle e numa trama cheia de conspirações que seria o prologo de algo maior...que não foi porque a mudança pra um tom maduro e sombrio sem absolutamente nada parecido com o herói que conhecia,o público rejeitou o filme e ele foi um fracasso de bilheteria. fazendo uma nanlise esse filme parece bem morno e não consegue ser num mínimo interessante pra justificar uma sequencia mostrando que não basta só fazer diferente.
Ninja Sentai Kakuranger de 1994
Kakuranger veio nos anos 90 uma época de muita inovação e experimentação dentro da franquia encabeçada por Zyuranger porém essa serie sem dúvida é bem peculiar porque ela foge muito do convencional. Pra começar o líder não era o Ranger vermelho e sim a princesa Tsurihime que era a Ninja White e ela tinha maior importância(apesar da Toei usar o Ninja Red como representante de Kakuranger junto dos demais Reds).Além da série ter um forte apelo cômico apostando muito no bizarro tipico do Japão a série e lutas cheias de onomatopeias que lembram a série do Batman dos anos 60.Havia um narrador em todo episódio pelo menos até metade da série que interrompia o programa pra explicar sobre os Youkai. na metade da série os Kakuranger fazem algo que nenhum Sentai fez,eles se separaram em busca dos pergaminhos pra obter seus novos mechas e cada episódio era uma aventura solo,coisa que nenhuma série fez.Apesar do apelo cômico,Kakuranger tem episódios dramáticos bem sensacionais e uma luta épica do Sasuke e seu pai cujos atores são pai e filho na vida real,Kane e Ko Kosugi
Mechanical Violator Hakaider de 1995
Esse filme dirigido por Keita Amemiya é literalmente uma releitura de Kikaider ambientado num futuro pós apocalíptico onde ele inverte os papéis da série colocando o vilão Hakaider como o protagonista e uma surpresa no final do filme que indica que o vilão mesmo seria o Kikaider,e aqui é aquela idéia de um mundo governado a mão de ferro por um ditador e uma resistência tentando lutar contra ele. Esse filme lembra muito mais outras obras do diretor como Zeiram e Mirai Ninja e a visão dele é bem única e interessante embora ele posa causar polêmica justamente por colocar herói e vilão em papéis invertidos numa abordagem que pouco lembra a série de TV. Mas como de costume a cinematografia,direção e ambientação são incríveis.Infelizmente ele era pra ter sido um projeto ,ongo com várias sequencias como uma série mas ao invés disso a Sega preferiu investir em Changerion no seu lugar.
Godzilla Final Wars de 2004
Godzilla Final Wars foi criado pra comemorar os 50 anos do Godzilla e pra dar uma cara diferente ao projeto chamaram o diretor Ryuhei Kitamura que foi diretor de filmes autorais de ação B como Versus e Alive e ele também fez o filme Azumi de 2003. Kitamura de cara disse que não gostava dos filmes modernos do Godzilla e sendo um grande fã dos filmes clássicos decidiu resgatar o estilo mais dando sua própria visão moderna e estilo e o resultado é o filme de Godzilla mais diferente e surtado que já existiu,tal como o filme do Heldorah mas aqui Kitamura transformou Godzilla num show de ação com artes marciais na parte humana e lutas titânicas e dinâmicas entre os kaijuu resgatando o jeito surreal dos filmes dos anos 70 numa história completamente insana e com um monte de referencias aos filmes clássicos e ele trás inclusive um plot similar ao filme com os aliens X tentando enganar os humanos disfarçando sua invasão de boa vontade e nesse mundo louco surgiram humanos mutantes com poderes especiais que são usados na força de combate a Kaijuu. Com tantas características peculiares Final Wars se torna mais uma série de uma franquia que se torna única dentro dela.
Ultraman Nexus de 2004
Essa série entra pra categoria "ser diferente dentro de sua franquia" assim como Kamen Rider Amazons. Era um projeto que visava dar um reboot total na franquia Ultra talvez motivado pelo sucesso dos Riders Heisei tanto que essa série pega exatamente a mesma fórmula dos Riders Heisei e modifica o estilo do Ultraman. Esse projeto era dividido em duas partes,o primeiro é o Ultraman the Next que é um filme de 2004 e em seguida uma série que se passa anos depois. Nexus tentou uma mudança radical na abordagem. Primeiramente o formato OMNIBUS como é conhecido aquele de episódios fechados que era comum em Tokusatsu foi trocado por um modelo mais linear assim como os Riders Heisei. Elementos dos Dramas também foram adicionados assim como os Riders Heisei. E a abordagem é bem mais adulta e pé no chão,saem aqueles típicos Kaijuu da franquia pra forma de vida alienígenas muito mais realistas e a patrulha que defende a Terra também tem um padrão mais realista,e inclusive não é exatamente a patrulha altruísta que comumente vemos,existem alguns segredos em relação a ela. Na série o hospedeiro do Ultraman não é o protagonista,ele é um membro humano do time TLT Dunamist que esconde as lutas dos Space Beasts,os monstros da serie da população. O Ultraman Nexus tem vários hospedeiros durante a série e seu visual se distingue dos demais e ele luta criando um campo de energia no cenário pra não rolar destruição,mais uma busca de algo mais realista pro Ultraman. Nexus é uma série que pouco lembra os outros Ultraman,inclusive se ele fosse um Tokusatsu qualquer ele não seria nada estranho mas a série tem um roteiro muito interessante e com ótimas reviravoltas até o fim,e seus episódios sempre deixam o gancho pro próximo e entre todos os Iltras ele é único e distinto.
Kamen Rider Hibiki de 2005
Essa série entra na mesma categoria do Ultraman Nexus porém ela foi ainda mais longe. Essa série foi criada pelo mesmo produtor de Kuuga o Shigenori Takatera pra ser uma versão reboot de Henshin Ninja Arashi,após Kamen Rider Blade ter perdido em vendas pra Gransazer da Toho sendo depois alterado pra Toribi Senki Hayate e finalmente Hibiki no Hiro que iria mostrar a luta de humanos contra Youkai. Porém a vinda de Ryukendo fez a Toei recuar e e incluir a série como Kamen Rider por ser uma marca mais forte pra concorrer com a série da Takara Tommy. Hibiki mantém certas características de Kuuga,como a narrativa mais contemplativa, porém Hibiki foi bem mais além e se tornou uma das séries de Tokusatsu mais artísticas e estilizadas que existem. A idéia do produtor era que Hibiki dessa vez fosse o Kamen Rider Amazon da era Heisei. Naquela época Amazon já era cult mesmo tendo sido um fracasso na época porém acabou que o raio caiu no mesmo lugar como veremos a seguir. Hibiki não se parece nada com um Kamen Rider e inclusive essa idéia do ninja ficou no seu traje que não tem a característica insetóide e nem tem partes de armadura como os Riders Heisei. No entanto Hibiki é inspirado nas criaturas lendárias Oni. Eles optaram por distanciar completamente Hibiki dos outros Riders tanto que se você mostrar a alguém que conhece superficialmente Kamen Rider iria duvidar que Hibiki faz parte e de fato se ele fosse uma série avulsa seria natural. Não existe moto(pelo menos no inicio),cinto de transformação ou a famosa frase Henshin que conhecemos, não temos Rider Kick ou qualquer característica dos Riders Heisei, exceto o formato da série que tem mais elementos dos Dramas japoneses.Hiiki também precisa treinar constantemente e suar instrumentos musicais(no caso dele o Taiko) pra lutar.Apesar de levar o nome da série Hiiki não necessariamente o protagonista e sim o menino de 15 anos Asumu que acaba entrando no universo da organização que Hibiki faz parte e que luta contra Makamous,Yokai que devoram humanos.A série mostra todo o ponto e vista do menino Asumu que acaba participando das aventuras de Hibiki que age como um mentor e ele narra os problemas e coisas de adolescente de Asumu e seu caminho pro amadurecimento e mais tarde se tornar discípulo de Hibiki com a idéia de mestre e discípulo que Hibiki possui. Por isso que a série é mais contemplativa. Os Makamous eram monstros gigantes que só podiam ser atingidos por técnicas especiais com instrumentos musicais e nessa parte entra o valor artístico de Hibiki com direito a kanjis que aparecem em muitos cortes quando Hibiki está lutando ou usando sua técnica especial. Hibiki mesmo não tendo praticamente nada a ver com Kamen Rider era uma série bem diferente e interessante porém assim como Amazon as mudanças não saíram bem. Primeiramente os brinquedos não eram atrativos as crianças(e percebemos que aqueles discos de animais transparentes são muito sem graça mesmo),e segundo a série era considerada assustadora demais pra crianças o que rendeu telefonemas a Toei de mães reclamando do programa e toda essa polêmica fez a toei demitir a staff e substituir por Shinichirou Shirakura e Toshki Inoue no meio do process o com o objetivo de fazer a série se parecer mais com os Kamen Riders anteriores,inclusive dando um tom mais similar de Kamen Rider Agito,uma série da dupla mas como as criações não eram deles Hibiki teve um contraste bem grande mesmo Inoue sendo bem talentoso em manter a série interessante,te dando um novo personagem imaturo que precisou evoluir pra se tornar o Kamen Rider Hibiki e escolhido como seu sucessor e dos dramas envolvendo os outros personagens mas o estilo de ambos era muito distinto e as características que tornavam Hibiki único se perderam. Além do fato de a dupla não ter criado esse universo e personagens o que torna mais difícil você trabalhar e acho que diante dessa atmosfera repleta de pressão eles fizeram um serviço legal porque Hibiki não decaiu,o que seria o mais comum.Pelo menos o final acabou sendo bem inesperado e deu uma idéia bem interessante nele,uma lição de vida muito bacana inclusive.Ainda com esses problemas Hibiki é uma obra muito única e especial.
Power Rangers RPM de 2009
Quando a Disney abandonou Power Rangers de vez os produtores tiveram liberdade criativa total pra fazer o que queriam e o resultado foi espetacular. Power Rangers rPM transcendeu a franquia Power Rangers nos dando uma abordagem mais madura da série. A história é algo nunca feito até hoje no Tokusatsu tanto no Japão quanto no exterior. Eles ambientam a série num outro universo distinto da franquia e num futuro pós apocaliptico com forte inspiração em Mad Max. Power Rangers RPM tem um forte desenvolvimento de personagens e abordagem da história onde o protagonista era o Ranger Preto e não o vermelho como de costume e o segredo que escondia.A série tem piadas incríveis que zoam a própria franquia e além da ação frenética,num mundo onde máquinas dominaram quase todo o planeta restando apenas a cidade de Corinto pra tomar de vez o mundo e tendo os Rangers RPM como única resistência.rPM não fez muito sucesso mas hoje ele é cult entre fãs da franquia e mesmo quem torce o nariz pra Power Rangers costuma ver a série com bom olhos então ela é realmente única dentro da franquia.
Tokumei Sentai Go-Busters de 2012
Go-Busters foi talvez a primeira tentativa de alterar a fórmula básica do Super Sentai com uma abordagem mais pé no chão abandonando várias convenções da franquia. Já começa pelo visual arrojado dos heróis que abandonam o spandex pra ter uniformes de couro,lembrando bastante os Riders Heisei e não apenas nisso não. Um visual arrojado,sem roll calls exageradas,com uma base pra aparições de armas,pro gattai(combinação de robô) sem o vilão intervir,tendo uma explicação pra isso e até mesmo a forma como os Busters combatiam os inimigos pois eles precisavam lutar contra o monstro mecânico e exibia um contador que era o lançamento da versão maior do monstro que era combatido simultaneamente,assim a famosa fórmula de combate o vilão,o monstro cresce,chama robô é quebrada pois nem sempre o grupo estava junto pra formar o robô tendo eles que derrotar os monstros com seus veículos normais. E não havia um grupo de vilões mas apenas um assistente do vilão que agia em seu nome até surgir uma aliada dele,a vilã Escape.Com forte dose tecnológica,e ítens que não eram tão similares a brinquedos Go-Busters talvez fosse o pontapé que a franquia iria caminhar porém a série foi mal nas vendas. Acredito que o problema é que os atores de Go-Busters não tinham muito carisma,ainda mais comparados a série anterior Gokaiger que é aclamada por isso,talvez só a atriz que faz a Yoko que também dubla uma personagem de Love Live tenha saído um pouco melhor. A série não mudou totalmente pois a fórmula narrativa se manteve igual,pode ser que essa quase inovação total que vimos em Turboranger tenha sido outro fator,porque a estrutura da série em sí não mudou tanto,sendo ainda episódica e com o passar do tempo ele começa a se tornar mais semelhante as outras séries,talvez pra tentar pegar a audiência de volta e parar com os conflitos do grupo que eram constantes no inicio sendo que eles ficam muito mais amigáveis ainda mais com a entrada de Jin que nunca deixa a coisa fica muito séria. Até mesmo o comandante dos Go-Busters que era mais linha dura passa a ficar mais manso e amigável de repente.Talvez se ele tentasse mudar a estrutura da narrativa como Donbrothers tá fazendo hoje sendo bem sucedido ele pudesse ter tido um resultado melhor e a franquia não seria a mesma que vemos hoje. Mesmo assim Go-Buster se tornou um tanto único e inclusive ele possui um V-Cinema zoando justamente esse fator onde temos um mundo onde os Go-Busters são um grupo de Super Sentai clichê com todas as convenções possíveis que conhecemos
Deve-se observar que o primeiro final prpposto para PR RPM teria sido bem mais ambicioso ,onde Dillon seria revelado como um andróide e se tornado o corpo final de Venjix ,forçando seus amigos a destrui-lo de verdade.Obviamente isso foi demais para os executivos e o esquadrão motorizado ganhou um final mais convencional mas que poderia ser um fim mais digno para os sentais americanizados(não assisto Dino Fury e não estou interessado em nada da "admirável nova era da Hasbro".
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