Reflexão da Cultura Pop: Dragon Ball Super ficou mais infantil?vamos tentar entender o que aconteceu com a obra analisando ela desde o começo do clássico até a fase Super
Dragon Ball Super Super Hero chegou e mais uma vez levantou aquela velha polêmica que vai perseguir a série até o seu término que é a questão da infantilização da série e inclusive essa é a mesma polêmica que rola com o Tokusatsu atual,isso porque esse filme veio com uma proposta mais de ser um filme sem grandes pretensões sendo praticamente um spin-offf mais focado no Piccolo e Gohan,personagens que perderam um tanto seu espaço na franquia. O filme tem muita comédia e muita gente gostou por fugir do padrão normal que o Super vinha apresentando e outros já odiaram por achar bobo demais. Então eu decidi analisar a obra Dragon Ball como um todo e mostrar que a infantilização existe mas não dá forma como as pessoas imaginam,mas sim um processo natural que já veio do próprio Dragon Ball Z.
Lembrando que muita gente esquece de 3 coisas muito importantes quando o assunto é Dragon Ball. O primeiro é que o Z só existe no anime pra diferenciar uma fase da série da outra. isso ocorre também com Naruto que tem o Shippuuden e Hokuto no Ken que tem o 2 também. O Dragon Ball e sua fase Z são uma coisa só no mangá. Segundo que Dragon Ball é um Shonen que é focado entre jovens de 12 a 17 anos em média. E o mais importante de todos é o autor: Akira Toriyama é um autor de comédia e não de Battle Shonen. A gente percebe que todas as oras antes e após Dragon Ball são todas com uma pegada de comédia,que é o estilo que o autor gosta de trabalhar. E o próprio Dragon Ball começou assim com muita comédia e também com ação,não da forma que vemos,mas pra dar uma sensação dos filmes de artes marciais que Toriyama era fã.E por mais que nós amamos DBZ,eu por exemplo conheci por revistas e jogos e quando ia pra escola eu gravava em fita cassete quando passava na Bandeirantes,por mais que amamos e essa fase que se tornou icônica no mundo dos animes,ela só surgiu por interesse comercial da Shonen Jump.
Mas como assim?não teria sido vontade do autor?bom o Toriyama não costuma fazer obras muito longas,então Dragon Ball foi junto de Dr. Slump aquela que ele mais sentiu que poderia continuar fazendo uma série mais longa. porém se analisarmos bem o mangá,o Toriyama parecia querer encerrar Dragon Ball reproduzindo um épico das artes marciais em seu final,que seria Goku numa luta grandiosa contra um grande vilão visando salvar o mundo. Esse vilão que inclusive mata seu amigo e seu mestre. Esse último não lembra os filmes do Bruce Lee onde ele entra numa jornada de vingança contra um ente morto?ou qualquer outro filme de Kung Fu?o tom da série pareceu subir exatamente por conta de criar esse clima,tanto que em Dragon Ball a única morte realmente tensa foi o do índio Bora que deu um apelo dramático a série e outro apelo maior emocional foi quando Goku reencontra seu avô.Mas a ora sempre se manteve com foco em comédia,sem mostrar mortes ou até mesmo violência.A impressão é que Dragon Ball fecharia com Goku salvando o mundo de Piccolo,um foreshadow construído desde a visita a Uranai com Goku vencendo o torneio e indo se casar. Era o final perfeito e encaixadinho. Mas foi justamente essa parte que popularizou a obra porque o público adora Battle Shonen e um dos mangás de maior sucesso foi o pai dele,que é o Hokuto no Ken. Então o sucesso foi devastador por conta disso então Toriyama teve que continuar e ele precisou expandir a série e criar uma trama em volta da origem do Goku por conta disso,nota que Goku só tinha a cauda e virava macaco gigante por conta do Son Goku do conto da Jornada do Oeste. O Saiyajin não foi algo planejado pra série desde o começo,foi consequência. O autor precisava deixar a trama interessante.E o que se fala dos bastidores é que os 3 primeiros editores de Toriyama eram muito rígidos e controlavam muito a obra,não dando muita liberdade ao Toriyama. Talvez eles tivessem pressionado o autor a fazer coisas que ele nem queria com obra porque Dragon Ball foi ficando cada vez mais sério. Tinha uma piada ou outra,mas o clima era muito diferente,já não era como no seu inicio,tinha muita violência. Inclusive os vilões de Dragon Ball parecem ter sido criados a imagem dos seus editores.A gente nota até a mudança do traço do autor onde os personagens ficam muito mais musculosos e imponentes,algo que também foge ao estilo do autor,e veja só esse estilo de traço é exatamente idêntico ao de Hokuto no Ken que também tem personagens forte e musculosos.O conceito de Ki fica muito parecido com o que Hokuto estabelecia também e muitas convenções desta obra começaram a fazer parte de Dragon Ball. Grandes painéis mostrando o traço e grandes quadros também chamavam atenção,algo adotado pelo Kubo Tite em Bleach. Eu não duvidaria se isso fosse um pedido do editor pro Toriyama se inspirar no Hokuto no Ken pra fazer a obra cada vez mais. Isso é muito evidente na saga de Cell.
O quarto editor era conhecido por ser mais gente boa e menos rígido,dando mais liberdade pro Toriyama e a semelhança pro vilão Majin Boo que é mais engraçado e nem um pouco assutado é inegável. E a gente percebe a mudança da obra exatamente aí. No inicio da saga de Majin Boo tinha muita comédia com o Great Saiyaman,até que chegou o torneio e já na luta da Videl,vimos a surra mais violenta que um personagem já teve. O clima sério permanecia,com bastante detalhe grandes quadros e painéis e isso permaneceu até vegeta se sacrificar. Embora Majin Boo fosse um vilão rechonchudo e de aparência fofa,ele tentava manter a seriedade mesmos endo bizarro o Kaiohshin dizendo que jamais esqueceria o rosto "aterrorizante" de Majin Boo mas a partir desse ponto tudo muda drásticamente. O autor começa a inserir muito mais comédia com o tempo na obra. Começando com ele dando o protagonismo por Mr Satan,o personagem mais cômico da série e ao fazer ele interagir com Majin Boo que já era um vilão cômico geram mais cenas engraçadas. O traço do autor muda também,ele começa a fazer seu traço bem menos detalhado e sem tanta ênfase nos quadros grandes de página inteira,até mesmo quando os vilões ganham transformações,onde antes o Toriyama colocava uma página inteira pra isso e agora não mais. O traço dele além disso fica bem menos agressivo que antes.O Majin Boo mesmo na sua versão magra ainda segue com mentalidade infantil e que gosta de comer chocolate. E toda parte que vemos do treinamento do Gohan é totalmente cômica,mais até que a do Sr Kaioh no inicio da série. O herói restante que era o Gotenks e Majin Boo na sua versão Super também protagonizam muita comédia numa luta que deveria ser seria já que Gotenks é a última esperança.Tem até um golpe bizarro onde ele invoca fantasmas e o Piccolo jogando vôlei de Majin Boo" e se irritando várias vezes com as maluquices do Gotenks gerando mais comédia. Até mesmo quando Vegetto aparece ainda rola muita comédia com ele zombando do Majin Boo que tava na sua versão mais séria e inteligente, com heróis absorvidos e tudo mais,quando Goku enfrenta a última forma do Boo que é inclusive é mais brincalhão e debochado,ele morde o vilão em um ponto da luta. Fica muito claro que com mais liberdade por parte do editor,o Toriyama colocou muito mais elementos que ele gosta que foram se perdendo ou diluídos na obra,que era a comédia bem escrachada.
Isso tudo que apontei não parece muito famíliar?pois é,o Dragon Ball Super ele segue exatamente o que a saga de Majin Boo seguia,mais muito mais cômica,embora os elementos da fase Z ainda continuassem lá,mais não tem mais violência ou um forte drama assim como o fim de DBZ também não tinha,e a comédia também era parte da luta. Eu acho que até de uma certa forma o drama em Dragon Ball perdia muito a força por causa das Dragon Ball porque qualquer consequência mais séria podia ser revertida facilmente com um desejo. E quando as Dragon Balls tinham alguma limitação,essa limitação era desfeita.Você tinha o Goku com a piada da boca virgem tal qual ele oferecendo a Bulma pro Dai Kaiohshin pra fazer vista grossa no uso das Dragon Balls pra reviver a Terra no fim da saga Majin Boo. Então o Goku não ficou mais paspalho como muitos afirmam. Ele sempre foi assim.E uma coisa muito interessante é o novo estilo de traço do autor ao longo dos anos. Nos anos 2000 o Toriyama fez diversas ilustrações novas de Dragon Ball e o que mais chamou a atenção foi a diferença brutal do traço onde ele deixou o Goku com uma aparência muito mais magra,longe da influência do Hokuto no Ken,aquele padrão musculoso,e até mesmo em algumas artes ele lembra muito mais o Dragon Ball clássico que o Z. E o Super ele segue um pouco isso apesar de que no anime a mudança não é tão gritante quanto na própria arte do autor. O que indica que o Toriyama não quer fazer mais aquele Dragon Ball anos 80 e 90 e ele quer fazer a série com mais elementos cômicos e seu novo traço é um reflexo desse desejo.
Embora o Dragon Ball ainda tenha seus vilões e suas lutas titânicas ele não é aquele Dragon Ball. Então nós percebemos que essa mudança no tom da série não foi por acaso ou de repente,tem um motivo muito grande pra ser assim. Essa é a forma que o Toriyama gosta de fazer o Dragon ball e seus mangás.Embora o Super tenha muitos problemas,tem furos de roteiro e muitas conveniências como a forma obtida de muitas transformações a expansão da obra com o multiverso trouxe coisas interessantes e novos personagens legais também.Muita gente tá usando a bilheteria baixa da segunda semana nos cinemas do Super Hero como um pretexto conveniente pra dizer que os fãs estão insatisfeitos com a obra desconsiderando o sucesso nas bilheterias japonesas e o sucesso que o Super em geral vem fazendo que foi capaz de mobilizar cartaz na Chanpions League e até ter um final digna dessa competição juntando pessoas pra assistir o último episódio do Super num telão. Um feito gigantesco pra uma obra que não estaria agradando. Mas com isso eu espero ter elucidado aí essa questão.
Os fãs brasileiros de One Piece também parecem ter essa obcessão de que seu anime favorito seja tratado como "série para adultos",tanto tem tratado a dublagem recente de OP como a melhor do mundo simplesmente porque no último lote o diretor resolveu enfiar uma montanha de palavrões que ficariam melhor em um Gantz da vida.E quem criticar esses excessos é acusado ''querer transformar o anime em um cartoon pré-escolar" ou simplesmente xingado(até a dubladora do Luffy parece ter dito baixarias para os fãs que ousam criticar essa "perfeição").Com certeza verei One Piece Red só legendado!
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