Go Nagai: o autor que é contra o politicamente correto e a hipocrisia,vamos conhecer a importância e características de suas obras

 





Go Nagai é sempre visto como um autor polêmico e controverso mas na verdade é muito mais que isso. Esse autor na verdade através de suas obras literalmente faz criticas contra a hipocrisia humana e ele não tenta ser nem um pouco politicamente correto. Quem vê suas obras pode até acha-las bem simples mas na verdade elas tem muito a contar sobre o autor e o que ele pensa. E é isso que iremos ver e talvez você até tenha uma percepção diferente sobre esse autor muito importante.




Go Nagai é japonês e por isso toda sua ótica é vista da forma que ele enxerga coisas ruíns em seu país embora muita da coisa que ele faz reflete o que acontece hoje na sociedade. Que é a coisa que ele parece não gostar muito que é viver de aparência. E através da sátira ele critica essas questões ou até leva a sério como no caso do Devilman.A sátira dele beira até mesmo ao grotesco,pra mostrar com um tom total de deboche,então vemos inclusive muitas das figuras que vivem de aparência tem um traço bem cartunesco e debochado. A primeira série de sucesso de Go Nagai o Harenchi Gakuen já mostrou bem isso,nela temos uma escola que por fora é vista como uma escola de renome e prestígio,com seus proprietários sendo bem vistos por todos. Mas é só uma máscara porque por dentro tudo quanto é tipo de sacanagem acontecia dentro da escola. Alunos se pegando,professores pegando alunos,professores pegando outros professores e todo tipo de coisa. É uma escola que refletia a hipocrisia da boa aparência. No Japão sempre se tenta criar uma imagem de postura correta e prendada,porém em muitos casos isso é só uma fachada e isso reflete bem na própria popularidade do mangá pois enquanto pessoas protestavam contra tudo aquilo o mangá vendia horrores,o que significa que muitas pessoas pra se passar por boazinhas e certinhas reclamavam da obra mas escondida curtia toda a sacanagem que tinha nelas. E devido a tanta controversia o autor decide encerrar de uma forma genial. Ele cria uma verdadeira guerra entre a escola e os moralistas e termina numa verdadeira chacina onde morrem praticamente todos os personagens mostrando que a guerra e o conflito mata muito mais que uma simples obra que visa satirizar a máscara da hipocrisia.




E Go Nagai atira pra tudo quanto é lado. Cutie Honey é uma crítica aberta ao ideal de pureza feminina que joga uma pressão muito grande nas garotas japonesas. Então a história numa escola religiosa que mais uma vez oculta todo tipo de sacanagem e perversão que ocorre lá dentro e a hipocrisia dos seus donos em parecerem corretos mas fazem o oposto do que dizem.E Honey é aquela protagonista com personalidade pura e inocente que na verdade se transforma de forma bem sensual,porque na verdade é isso que as pessoas querem de verdade,e não o ideal de pureza verdadeiro. O curioso aqui é que temos um personagem de apoio que é o avô e seu neto que é um garoto pervertido e que todas as suas atitudes recebem aval do avô mostrando pras pessoas que não sabemos educar nossas crianças.




Em Mazinger Z Go Nagai faz um alerta e uma alusão a herança da guerra pra próxima geração. O Mazinger é um robô poderoso que pode se tornar um demônio ou um anjo,depende de como seu usuário manipula. É uma alusão direta a tecnologia do reator nuclear que pode ser algo que traria revolução e evolução mas é extremamente perigosa e vimos isso muito bem quando aconteceu aquele incidente em Hiroshima onde os reatores sofreram um acidente bem sério.





Mas sem dúvida a obra mais famosa e chocante de Nagai era Devilman que mostrava a humanidade contra demônios perversos porém a história não cai na idéia maniqueísta de que a humanidade é bondosa,na verdade Nagai mostra em diversas situações como a humanidade pode ser ainda mais perversa que os demônios que o atacam,uma forma de mostrar as pessoas pra pararem de inventar desculpas pra justificar seus próprios erros e olhar pra dentro de sí mesmos.

Obviamente tudo que eu falei aqui sobre Nagai é de suas obras em mangá onde ele tem mais liberdade criativa pra falar de assuntos controversos,as versões anime eram mais leves pra se adequar a grade e a censura que existia. É muito interessante ver como um autor dos anos 70 é importante ainda hoje,numa época onde a hipocrisia reina absoluta,e as pessoas criam uma máscara de humanitárias,justiceiras sociais e defensoras da democracia e elas na verdade fazem o completo oposto e as figuras políticas tentam cada vez mais minar a opinião pública e inclusive as redes sociais já literalmente te censuram e pessoas precisam ter um certo cuidado ao falar sobre certos assuntos.No Youtube você não consegue falar sobre nenhum assunto que o algorítmo considera controverso,nem mesmo pra defender. Go Nagai sempre vai ter o meu respeito por criar obras falando sobre o que ele pensa.

Comentários