Um panorama geral dos animes da década de 70 até hoje: as grandes tendências e as grandes obras de várias épocas
Animações já existiam há muito tempo no Japão mas o anime como conhecemos hoje surgiu com Osamu Tezuka em seu desejo de levar as telas suas obras famosas de mangá começando com Tetsuwan Atom que aqui é mais conhecido como Astro Boy no ocidente em 1963 e desde então a indústria foi crescendo e vários mangás famosos foram ganhando anime como Dai Tetsujin 28 Go,Ribbon no Kishi(conhecido como A Princesa e o Cavaleiro), Mach Go Go Go(Speed Racer aqui) e a indústria foi crescendo e se desenvolvendo criando novas tendencias e estilos visuais e de design. Muitos animes de antes da década de 70 são extremamente raros de encontrar,tem até lost media,inclusive não consegui achar Ribbon no Kishi traduzido,já que a versão em português praticamente teve um texto escrito pelo estúdio de dublagem,perdendo o sentido original,então vou falar sobre os animes que inclusive assisti na era onde a animação japonesa começou a sua era de ouro e grandes obras que definiram vários gêneros surgiram a partir daqui. Vamos confeirir algumas das principais obras e que fizeram muito sucesso em cada época.
A década de 70: quando os Super Robos dominavam o mundo
A década de 70 é bastante peculiar. Hoje em dia as pessoas podem estranhar bastante a simplicidade das obras, mas antigamente o foco era o puro entretenimento juvenil e as obras tinham um estilo meio similar ao Tokusatsu,formato OMNIBUS(aquele tradicional formato de episódios fechados) e um forte tom de heroísmo nas obras,embora existiam muitas que fugiriam desse estilo trazendo uma trama contemplativa e emocional como veremos a seguir. O traço das obras ainda eram bastante influenciados pelo Osamu Tezuka e seu estilo de arte era o padrão da época então vários mangakas como Go Nagai,Masami Kurumada,Shotaro Ishinomori,todos tinham esse mesmo estilo de arte e isso foi traduzido pro anime que já naquela época já adaptava grandes sucessos dos quadrinhos japoneses. O grande contribuídor da década sem dúvida foi Go Nagai. Ele costumava fazer uma parceria com a Toei Animation que criava versões mais comerciais de suas obras famosas,deixando elas mais digamos Family Friend por assim dizer como Cutie Honey de 1972 e Devilman também de 72. Mas ele daria inicio a uma era que foi dominada por um gênero específico,os Super Robots com a criação e o sucesso absurdo de Mazinger Z em 1972.Assim como é com os Isekai hoje os Super Robots dominavam a indústria nessa época com uma fórmula bem similar ao Tokusatsu:algum invasor geralmente alienígena vinha tentar dominar a Terra e jovens pilotos cheios de heroísmo pilotavam Robos Gigantes superpoderosos que desafiam as leis da ciência como se fosse magia. Desde o sucesso de Mazinger Z outros inúmeros vieram junto com ele como Yuusha Raideen de 1977, Kotetsu Jeeg de 1975(outra cria de Go Nagai) e inclusive um parceiro de longa data do autor,Ken Ishikawa criou outra obra famosa,o Getter Robo de 1974 que foi o primeiro robô usando o tradicional gattai onde vários veículos formavam o robo gigante.Isso foi muito importante na franquia Super Sentai que adotou os Super Robots que se tornou o core da franquia. ..Ao mesmo tempo as grandes óperas espaciais começavam a surgir também encabeçadas pelo épico Uchuu Sekan Yamato de 1974 do nosso eterno mestre Leiji Matsumoto,que foi uma obra a frente do seu tempo,enquanto a indústria queria diversão e entretenimento Yamato focava mas nos dramas emocionais e não foi um sucesso de cara,ele só fez sucesso com uma versão compacta da série na forma de filme em 1977.E inclusive surgiu o diretor mais importante da década de 70,o Yoshiyuki Tomino,e seu Zambot 3 de 1977 que já mostrava como o diretor já queria ser diferenciado criando um anime de Super Robots com grande foco nas tragédias e consequências das batalhas titânicas entre mechas e monstros e como isso impactava as pessoas comunsAlém de Yamato outras obras fantásticas do autor tiveram sorte na tv, Captain Harlock de 1978 e Galaxy Express 999 também de 78,duas obras-primas da animação japonesa feitas pela Toei junto a Leiji Matsumoto que naquela época tinha os melhores diretores e roteiristas trabalhando pro estúdio e conseguiram fazer belas adaptações dos personagens do autor que supervisionava de perto. E não só de Robos Gigantes viviam o mundo das produções infantis,a Tatsunoko já famosa por Mach Go Go go trouxe vários Super Heróis pros animes ao estilo Tokusatsu de ser como Gatchaman,Hurricane Polymar,Cashern e a obra que influenciaria forte Pokemon ,o Yatterman.Os Super Robots continuam saindo aos montes como Dai Appollon,Vanguard Ace,Voltes V. E a década de 70 foi marcada por aquele que seria o grande blockbuster que marcaria época se tornando a primeira grande franquia a atravessar os séculos e que redefiniu o gênero mecha. Mobile Suit Gundam de 1979 expôs o desejo do diretor Tomino de fazer algo diferente do apelo heróico dos Super Robots,tentado criar uma abordagem realista de guerra,onde ao invés de bem e mal,temos dois lados com suas razões e ideais com os Robôs sendo retratados de forma mais realista com toda uma explicação científica pro seu funcionamento. Como Gundam era bem chocante e pesado ele não fez sucesso logo de cara,ele só ganhou força na reta final da série qundo a popularidade provavelmente veio com o boca a boca e a série ganharia sua fama e auge nos anos 80 com versões em filme da série com várias mudanças.Em Gundam aquele aspecto mais heróico dos protagonistas se foi pois aqui temos um adolescente protagonista totalmente imaturo que comete diversos erros e é jogado numa batalha de vida e morte,e ele acaba sendo necessário pela sua habilidade de pilotar e entender o Gundam,mas acaba sofrendo por ser uma criança em meio a uma guerra. Assim como os antagonistas que lutam pelos seus próprios ideiais,inclusive tendo relações pessoais,família entre outras coisas que o diferem do que era comum na época e isso fez de Gundam o revolucionário.. Por outro lado Kinnikuman de 1979 um Battle Shonen de luta livre fez grande sucesso,sendo de fato o grande pontapé em algo que se tornaria padrão na indústria.Versailles no Bara ou Rosa de Versailles de 1979 foi o anime adaptado mais aclamado e popular,e na verdade icônico até hoje,um anime focado na época da Revolução Francesa com personagens tão conhecidos quanto celebridades.Teve o character design de Shingo Araki mas tarde conhecido pelo design de Saint Seiya,aqui um pouco mais influenciado pelo estilo Tezuka seguindo as tendências da época
A década de 80,o nascimento dos OVAs,de vários novos estilos e de novas referencias e influencias
A década de 80 foi marcada pela mudança radical no estilo. Muitos desenhistas novos surgiram se libertando das influências de Osamu Tezuka e adotando novos estilos de arte bem únicos e diferenciados .Nos mangás tínhamos Tetsuo Hara que trazia um traço bem característico,e agressivo com foco em lutadores bem grandes e musculosos com grande influência no cinema ocidental dos brucutus como Stalonne e Schwazeneger. Haruhiko Mikimoto com seu degin extremamente belo e detalhista e várias obras famosas trouxeram novos estilos pro anime como o Cyberpunk,outra influência de um grande sucesso da época o Blade Runner.os anos 80 pra mim foi uma época mágica e única. A música, a moda e as produções culturais tinham um estilo próprio que se você bate o olho já sabe que veio dessa época. A música inclusive mudou,sairam o estilo hino, que exaltava o personagem da obra muito comum em animes setentistas e no Tokusatsu pra musicas pop licenciadas de artistas famosos ou desconhecidos que viam no anime uma forma de vitrine. Nessa época os animes de Super Robot ainda existam mas o gênero mecha praticamente estava tomado pelo estilo que Tomino trouxe com obras bem maduras e pesadas com um foco bem distinto do espirito heróico dos Super Robots e temos diversas oras como MD Geist de 1985,L-Gaim de 1984 entre outros.Rumiko Takahashi inaugura o gênero da comédia romântica com Urusei Yatsura de 1978 mangá que ganhou um anime de grande sucesso em 1981 e a primeira waifu da história surgiu,Lum a protagonsita que se tornou popular que foi passada de geração e geração Temos uma variedade grande de obras geralmente com foco no futurismo,no Cyberpunk e nas ação policial. No inico da década já tivemos o primeiro grande hit que foi o anime Macross em 1982 do diretor Shouji Kawamori que praticamente moldou a cultura otaku como conhecemos hoje. Ele fazia parte de uma trilogia chamada Super Dimensional com outras duas séries Orguss de 83,e Mospeada de 84 trazendo a influencia das idols com forte toque da música pop e grandes batalhas espaciais que marcaram uma geração.e o apogeu foi no filme da série Do You Remember Love que tinha uma beleza inacreditável. Da mesma maneira surgiram os OVAs com a série Dallos graças ao mercado de home Video e a chegada do videocassete e do Laser Disc possibilitando as empresas criarem obras curtas com grande qualidade de animação e sem a censura das emissoras de tv dando uma abordagem mais madura tocando em temas controversos.Obras como Bubblegum Crisis e Gall Force,Ginga Eyuu Densetsu ficaram muito populares graças aos OVAS e o mundo do anime se expandia cada vez mais,foi um grande salto em relação a era anterior principalmente artisticamente. o foco no entretenimento ainda seguia tendo séries divertidas na TV como Dirty Pair de 1985 mas os OVAs trouxeram novas e interessantes abordagens também.Temos muitos destaques na década de 80 como Kimagure Orange Road de 1985 ,adaptação de um mangá de romance com foco bem forte em triângulos amorosos que tem umas aberturas sensacionais,se puder procure por aí. Enquanto isso os grandes sucessos vindas dos mangás Shonen apareciam aí.Já existiam muitas oras de esporte famosas como o anime de Touch,o mangá de beiseboll mas foi aqui onde o Battle Shonen se tornaria o carro chefe de grandes estúdios de animação,sobretudo a Toei que abocanhava toda série de sucesso das revistas famosas como a Shonen Jump.De lá saíram os magnum opus do gênero Hokuto no Ken em 1983 e Dragon Ball em 1986,Saint Seiya em 1987 que inclusive trouxe uma característica bem forte da Toei de modernizar obras famosas e torna-las mais atraentes.Masami Kurumada era um autor dos anos 70 e sua arte já não era o padrão do mercado então eles contrataram Shingo Araki,o desenhista de Rosa de Versailles,sucesso de 1979 pra redesenhar a obra e tornar as Cloth Myths mais atraentes pras vendas. Curiosamente a Tatsunoko e a Sunrise vendo o sucesso de vendas das Cloth Myths tentaram criar algo similar e assim nasceu Tenkuu Senki Shurato de 1989 que an verdade foi uma adaptação de uma mangá não muito popular de 88 e Yoroiden Samurai Troopers que é original e surgiu em 89 e esse foi o única a bater de frente em vendas com Saint Seiya e tem produtos lançados até hoje no mercado de figures. A Sunrise inclusive torna Gundam uma franquia ao criar suas sequencias bastante aclamada,o Gundam Zeta em 1985 que é aclamado até hoje como a melhor série da hoje conhecida Universal Century e inclusive trazendo um OVA,o 0080 que saiu em 1989 e começou uma série de spin-offs que se passam durante a tram principal. Nos cinemas a animação japonesa também trouxe obras bem importantes,como as do Studio Ghibli e seu Hotaru no Haka de 1988,conhecido aqui como Túmulo dos Vagalumes com uma história trágica da Segunda Guerra e principalmente Akira de 1989 ,o Cyberpunk que impressionou a todos com sua excelência técnica via Katsuhiro Otomo.A década de 80 foi algo marcante de fato.E o fenomeno dragon Ball se tornaria uma obra icônica graças a sua nova fase Dragon Ball Z de 1989 que se tornou o anime que virou referencia aos Battle Shonen que viriam. Ranma 1/2 de 1989 mais um sucesso absoluto de Rumiko Takahashi.
A década de 90 segue o que os anos 80 fizeram até a chegada do grande boom que reinventou a animação japonesa outra vez.
Os anos 90 também foi uma época mágica pra muitos que a viveram ou puderam reviver assistindo as suas produções.O público Shoujo viu o nascimento da heroína mais famosa do Japão,Sailor Moon em 1992,o fruto da parceria da Toei com a Kodansha e a autora Naoko Takeuchi que simultaneamente criaram o mangá e anime cada m com suas características,o anime deixava a obra menos com cara de mangá Shoujo e adotava um padrão de estilo similar ao Tokusatsu,sobretudo o Super Sentai que inspirou a obra.O grupo CLAMP surgiu no mercado com adaptações de seus mangás de sucesso sobretudo Rayearth em 1993 que foi um sucesso grandioso rivalizando com Sailor Moon na época e várias obras das autoras ganharam as telas,seja em séries,filmes ou OVAs.estes ainda eram produzidos aos montes e tivemos obras bem interessantes como Iria,Burn Up,Armitage III e o primeiro anime de harém da história Tenchi Muyo em 1990 que foi um fenomeno na sua época.outros grandes sucessos bem divertidsos Saber Marionette de 1996 e Slayers de 1995 que foi um fanomeno no Japão com vários filmes,OVAs e séries de TV assim como Lodoss War que teve série e OVA em 1990. Yu Yu Hakusho de 1994 conseguiu rivalizar o sucesso de Dragon Ball Z,Yu-Gi-oH de 1996 e outros mostravam o poder absoluto dos battle shonen.O público infantil viu o nascimento de uma franquia que dura até hoje na animação,o Pokemon lá em 1996 que virou um fenomeno tanto nos videogames quanto nas animações e com uma tendencia não muito tradicional manteve seu protagonista o mesmo até 2022.Nos cinemas a adaptaçãod e Ghost in the Shell de Mamoru Oshi se tornaria uma obra bem diferente de sua origem,o mangá,se tornando uma série mais reflexiva e filosófica fazendo um sucesso imenso e olha que é difícil aceitação de algo que fica muito diferente do material de origem.mas eis que surgiu um anime que abalou a indústria tanto que tal coisa nunca mais se repetiu,apesar de termos muitos animes que se tornaram extremamente populares mas o reflexo deste na indústria capaz de mudar tudo,somente Neon Genesis Evangelion trouxe. Produzido pela Gainax que era um estúdio sem muito gabarito,que havia feito Nadia e Gunbusters nos anos 80 de repente trouxe algo realmente incrível,um anime que trouxe uma complexidade absurda no psicológico dos personagens com uma narrativa extremamente subjetiva e interpretativa ao mesmo tempo que trás toda a otaquice que a galera adora,como as waifus,os mechas,as batalhas grandiosas,mas definitivamente Evangelion rompe com todos os clichês de mecha e vai além até do que Gundam trouxe nos anos 70,e Hideaki Anno é considerado um dos maiores diretores do gênero,é aquele cara de poucos trabalhos mas de uma criatividade absurda principalmente porque ele trouxe algo que literalmente evoluiu os animes,onde ele mostra que basta você saber onde gastar pra dar qualidade extrema nas horas certa,então ele economiza animação nas cenas paradas sempre usando uma câmera dinâmica nos cenários pra evitar que os animadores tenham que animar o personagem falando e gastar tudo nas cenas de ação dando um aspecto de filme em uma série de TV,algo jamais visto.Isso fez com que muitos animes com temas mais complexos e personagens mais profundos começassem a surgir ao mesmo tempo que o clássico anime puramente comercial ainda passou a existir. Rurouni Kenshin de 1997 foi outro anime que trouxe um estilo mais profundo e complexo de narrativa ao Shonen Mangá. A franquia Gundam decide explorar outros horizontes se libertando da linha cronológica original da série,a Universal Century pra investir em outra linha que ficaria conhecida como Alternative Century onde cada série tem uma tram independente.E eles começaram chutando o balde criando um anime de Super Robots bem nonsense de Gundam que foi Gundam G de 1994 que acabou até conquistando um público seleto por incrível que pareça.Mas a nova geração foi surpreendida com a chegada de Gundam Wing de 1995 que foi uma releitura moderna da série original com elementos originais que criaram uma verdadeira e incrível série que foi outro fenômeno. Ao mesmo tempo Macross seguia apostando em novas séries como Macross II de 1992 que não faz parte da cronologia e não fez tanto sucesso e Macross Plus de 1994 porém o sucesso avassalador de Macross original só foi repetido por Macros 7 de 1995 que foi um fenomeno arrebatador rendendo a maior quantidade de continuações até hoje. Nos anos 90 a produtora Madhouse começou a ter destaque com belas adaptações e OVAs como Demon City Shinjuku nos anos 80e ela começa a se destacar nas séries de Tv de ótima qualidade como adaptação do mangá Trigun de 1996 e a adaptação de X pros cinemas em 1996 e Card Captor Sakura de 1998 que foi o anime mais popular do CLAMP.One Piece começa sua carreira meteorica como o maior sucesso dos battle shonen em 1999 com seu anime assim como Hunter x Hunter da mesma época. E também os reflexos de Evangelion ressurgem com Cowboy Bebop de 1998,um anime claramente focado no público adulto com alta inspiração no jazz e nos filmes de gangsters se tornando um anime cult mesmo não tendo uma audiência boa na sua transmissão. Este anime também trouxe aquela que seria a tendencia dos animes da próxima década,o uso de efeitos de CGI nos efeitos especiais e naves,curiosamente algo que já estava sendo experimental em vários estúdios contratados por empresas de videogame pra fazer as cutscenes de anime,e abusavam dos efeitos digitais,muito parecido com animes dos anos 2000coincidência?eu acho que não. Outros destaques dessa década são Utena de 1997,do mesmo diretor da segunda metade de Sailor Moon,o Kunihiko Ikuhara que trouxe uma tendência comum nos animes,que e apostar num anime nonsense que usa muita subjetividade e abstratismo e Escaflowne de 1996 que é um anime de mecha mais ao estilo shoujo.O impacto de Evangelion é sentido em várias novas obras mais profundas surgindo aos poucos.Dessas o maior destaque é Serial Experiments Lain de 1998,um anime abstrato que praticamente previu como a asocierdade atual seria com a evolução tecnológica. Digimon Adventure de 1999 se tornou o concorrente de peso pra Pokemon tendo vários animes que não mantéms sempre os mesmos protagonistas e são produzidos até hoje.
Os anos 2000 e o fim da celuloide e a chegada do CGI e animação computadorizada
Os anos 2000 foi uma época peculiar,aqui foi declarado o fim dos animes produzidos em celuloide e o advento dos efeitos digitais graças ao avanço dos computadores. Essa época é bem interessante pois assim como nos anos anteriores é muito fácil saber que um anime é dessa época só por assistir.um ano onde a Madhouse começou dominando tudo na primeira metade com suas adaptações famosas de grandes obras da CLAMP como Chobits de 2002,uma versão TV de X.O estúdio Ghibli ganhou notoriedade mundial quando o único da história a ganhar um Oscar,ao Sen to Chihiro no Kamikakushi de 2001,ou A Viagem de Chihiro fez até os críticos do Oscar que não ligam pra animações estrangeiras se renderem a ele.Até mesmo Mononoke Hime filmes dos anos 90 veio pro ocidente pelas mãos da Disney,quem diria .Após o fim de Sailor Moon alguns membros importantes que trabalharam na série conseguiram criar uma obra-prima que foi Princess Tutu,anime de 2002 que é um conto de fadas inspirado no quebra nozes e no balé,com character design de Ikukoh Itto e direção de Junichi Sato. Em 2002 outro fenômeno vindo dos mangás Shonen começa sua carreira pro sucesso absoluto,eu falo de Naruto que foi uma febere onde foi assistido,trazendo o ninja de Konoha ao mesmo patamar de sucessos como Dragon Ball e o agora também fenomeno One Piece.muitos animes surgindo por aí como a adaptação de Love Hina em 2000,o mangá de comédia romantica harém de 1998 que trouxe forte influencia das Visual Novels como Tokimeki Memorial e praticamente definiu o gênero daqui em diante e vemos reflexo direto dele nas obras atuais também.Teve também Genso Maden Saiuyuki de 2000 que antes de Naruto conseguiu encher os cofres da Pierrot tendo várias temporadas,inclusive com a última saindo em 2022.Depois de Urusei Yatsura e Ranma 1/2 fizerem sucesso outra grande obra de Rumiko Takahashi se torna fenomeno,o Inuyasha de 2000 que agora trás um estilo mais de ação,algo surpreendente visto que a autora parecia especialista em comédias românticas embora o romance ainda marque presença forte mas agora com uma carga maior de drama.Kaleido Star de 2002 outra obra do diretor de Sailor Moon foi bastante popular principalmente por se passar nos EUA e ter como tema uma garota que quer ser estrela de circo. Bleach de 2004 é outro grande sucesso da Shonen Jump que saiu lá em 2001 que se populariza ainda mais com sua versão em anime outra vez pela Pierrot conseguindos e tornar por muito tempo um dos 3 pilares da revista. E pra mostrar que o Shonen não é só Jump,a Square Enix trouxe suas revistas não tão famosas como a Shonen Gangan que trazem novos e interessantes Battle shonen um tanto distintos do que vemos. Com isso tivemos Full Metal Alchemist de 2003 uma série que surpreendeu a todos usando muito bem as técnicas de Evangelion pelo hoje já famoso estúdio Bones e que tinha uma abordagem distinta do que a Jump oferecia. Mais tarde uma nova versão Brotherhood de 2009 surgiu mais fiel ao mangá já que o anime era praticamente uam versão distinta do original. Macross depois de um apagado OVA chamado Macross Zero em 2002 veio com outro sucesso arrebatador,que foi Macross Frontier em 2008 com seu estúdio Satelight que tem o próprio Kawamori como um dos responsáveis pelo estúdio que até considerado o melhor anime da franquia. E Gundam trouxe mais uma releitura moderna do clássico Gundam com Gundam Seed em 2002que foi mais um fenomeno da franquia rendendo uma sequencia o Gundam Seed Destiny em 2003 tão bom quanto o primeiro. E muitas adaptações de Visual Novels começam a aparecer como Clanad,Kimi ga Nozomu Eien e aquele que se tornou um fenomeno graças a sua adaptação em anime foi Fate Stay Night em 2006,um anime não tão brilhante como adaptação do jogo da famosa Type-moon que seguia o estilo inspirado por Evangelion, mas ainda assim foi o suficiente pra popularizar a obra e inclusive cada vez mais séries infleunciadas por Fate usando toda uma metodologia complexa pra seus poderes e mundos que abraçam o ocultismo e a fantasia mescladas. Nesse ano também começou a surgir dois estúdios que revolucionaram os animes,um é o Kyoto Animation que faz todo seu trabalho interno dentro do estúdio sem precisar chamar gente de fora,os freelancers pra trabalhar e com isso essa empresa conseguiu algo fenomenal,animes pra tv com qualidade técnica igual a de filmes,e dessa vez sem precisar economizar como Evangelion fazia,cada diálogo ou cena menor esbanja animação fluída e detalhada. E com isso o estúdio ganhou o mundo primeiro com a adaptação de Visual Novels como Air de 2003 e Clannad de 2007 que já teve um filme da Toei com seu primeiro grande hit meteórico que foi Haruhi Suzumiya de 2006.Nessa época as Ligh Novels,livros menos complexos que os normais e que traziam algumas artes junto a escrita começaram a se popularizar e obviamente os estúdios perceberam que esse era um grande filão a se explorar. Haruhi é uma dessas LNs que se popularizaram e agora virou um padrão adaptações de inúmeras LNs pra anime que ajuda a vender o material original ifual é com o mangá .O outro estúdio foi a Ufotable que começou a ter destaque adaptando um sucesso da Type Moon, Kara no Kyokai,a série de filmes a partir de 2007 que surpreendia m com uma qualidade técnica invejável,mesma qualidade que imprimiam ao fazer adaptação do jogo Tales of Symphonia da Bandai Namco em OVAs. Aos poucos foi se tornando um dos melhores estúdios de animação da atualidade.Na segunda metade dos anos 2000 o elemento HD entrou em cena. Rapidamente o Japão começou a adotar o HDTV como o padrão do mercado e agora o formato 4;3 ia dando adeus e cada vez mais vemos animes com altíssima qualidade surgindo em formato HD. Na Shonen Jump mangás que subvertem as regras da editora também fazem sucesso e Death Note,um shonen bem diferente com tons de suspense policial surge e se tona outro fenomeno com a adaptação em anime em 2006 pela Madhouse. Na metade dos anos 2000 duas coisas interessantes começaram a ocorrer.Primeiramente foi uma mudança bem grande no character design e no padrão do estilo visual dos personagens,cada década tinha um padrão e nesse as personagens femininas foram ficando cada vez mais fofas,os personagens masculinos são bem joviais,especialmente nos mangás shonen. Eu não sei precisar quando isso começou mas acredito que isso possa ter sido influencia muito grande da Kyoto Animation com suas adaptações já com Haruhi Suzumiya e isso se tornou mais forte com a vinda de Lucky Star de 2007 .Doram nesses animes,onde o termo moe(vindo de moetteru,pegar fogo que é a sensação que as personagens fofas causam no coração dos fãs) começou a ganhar muito mais força e popularidade no fandom otaku inclusive começou duas novas ondas no mundo dos animes que de certa forma não é exatamente algo tão novo assim,que é colocar garotas fofas fazendo qualquer coisa em qualquer história.Então tem garotas fofas tocando em bandas,tem garotas fofas fazendo artes,acampando,pilotando tanques de guerra e agora vemos coisas meio absurdas como jogos onde navios são garotas fofas equipadas com as armas de navios reais. E isso também trouxe um novo estilo de história que ficou conhecido como Slice of Life(que seria cortes da vida cotidiana por assim dizer) onde basicamente a história não tem uma grande trama ou desenvolvimento,são apenas os personagens fazendo coisas normais da vida cotidiana,sem grandes batalhas,conflitos ou fio condutor e isso ficou em moda durante muito tempo e embora tenha perdido força ainda sai muitos animes nesse estilo como Hidamari Sketch de 2007. No fim da década Slayers retornou em mais duas temporadas a em 2008 começando uma nova tendencia de reviver obras antigas que já é praticada bastante com anime como Mazinger e Getter Robo que sempre ganham novas séries modernas reimaginando a história mas mantendo o estilão clássico,mas hoje em dia reviver o sucesso de obras antigas se tornaria cada vez mais uma prática de mercado,algo reforçado na década seguinte. E dentre estes o mais importante foi Rebuild of Evangelion de 2008que foi uma reimaginação da série original toda refeita com qualidade técnica e efeitos 3d incríveis junto a grandiosa animação agora sem economia de recursos. Evangelion causa barulho imenso mesmo em uma época onde obras como ele não são mais tão incomuns assim. E isso com a queda da Gainax perdendo seus principais membros e sua relevância no mercado e o nascimento da Khara que passou a cuida da marca Evangelion a partir daí. Mas antes da queda da Gainax elas nos deu um presentão especial,o anime Gureen Laggan de 2007que veio pra homenagear os animes de Super Robots elevando o nível de exagero a outro patamar com estilo inspirado nos anos 70 e bem cartunesco e uma animação absurda.
Os anos 2010,novas tendências e tecnologias surgem
Numa época de transição onde a internet cada vez mais presente nas vida das pessoas facilitando o acesso a qualquer coisa fez os animes se tonarem cada vez mais populares e a demanda enorme faz com que saiam cada vez mais séries por temporada sobrecarregando a mão de obra e existe agora uma disparidade muito maior entre um anime feito pro uma staff talentosa junto a um bom estúdio dos que não tem porque a qualidade técnica é cada vez mais exigida. Nesse meio tempo surge a tecnologia de se criar animes inteiros feitos em CG,movimento que já é um padrão no ocidente.Só que uma tecnologia que mexe com técnicas tradicionalíssimas num estilo diferente incomoda muitas pessoas e a aceitação de algo tão diferente se torna complicada. Mesmo assim estúdios como a Polygon Pictures e a Orange apostaram em fazer dos estúdios especializados em fazer animes totalmente emCG numa época que este estilo ainda estava engatinhando e ainda por cima não contavam com o orçamento pesado das animações de empresas como Dreamworks e Pixar .Ainda era estranho e um tanto robótico mas eles arriscaram.A tecnologia 3D evolui numa velocidade incrível e o aperfeiçoamento da técnica viria com o passar dos anos,e depois de anime estranhos como Ajin de 2015 e a nova versão 3D de Berserk de 2016 que era bela esteticamente mas uma desastre em movimento hoje temos um anime capaz de rivalizar com a perfeição técnica da animação ocidental Arcane baseado no jogo League of Legends que foi Trigun Stampede uma reimaginação da série clássica.eu particulamente acho que o 3D dá um ponto de vista diferente e interessante em relação ao 2D e as duas podem coexisitr.O mundo dos animes é abarrotado de novas séries como K-ON! de 2010 que fez o Kyoto Animation ser um estúdio a apostar alto em animes no estilo moe e este aqui foi um sucesso absurdo.E um anime que causou muito barulho foi Madoka Magica de 2011 graças a sua trama tensa e inesperada vinda de um mahou shoujo que colocou o nome do escritor Gen Urobouchi nos holofotes e diversas obras escritas por ele como Fate Zero e Psycho Pass deixaram grande impressão no público com seu estilo dark e edgy de ser. Também pôs o Shaft nos holofotes,um estúdio especialista em criar obras que fogem do padrão de mercado,sendo mais artísticas e abstratas bem ao estilo Utena de ser e foi o palco perfeito pra obra de um autor tão fora dos padrões,o Nishio Ishin que junto a criatividade absurda do diretor Akuyuki Shinbo trouxeram na década passada Monogatari Series,obra que abraça o abstratismo,ao mesmo tempo que o otakismo junto a questões mais filosóficas. A Ufotable começou a cravar seu nome na história com a adaptação da LN Fate Zero de 2011,uma prequel de Fate Stay Night que teve uma qualidade técnica inacreditável,graças a novos filtros digitais que deixavam as animações muito mais belas e incríveis além de cenários que parecem wallpapers.Mas se os animes já mostram que é possível alcançar a qualidade técnica dos filmes o que acpntece com os filmes?o diretor Makoto shinkai que desde os anos 90 começava sua carreira animando curtas sozinho coeçou a chamar atenção da indústria japonesa ganhando notoriedade graças a a qualidade absurda dos filmes de grande orçamento que ele passou a produzir como Boyosoku 5 Centimenter. E o autor começou a se tornar responsável por fazer cinemas até atingir seu auge com Kimi no na Wa de 2016 ,uma das maiores bilheterias da história e a qualidade técnica de encher os olhos mostrando que o cinema ainda é capaz d surpreender na qualidade técnica .Idols são parte da cultura japonesa e anime de idols se tornam muito populares graças a sucessos do grupo AKB48 e animes desse estilo se tornam muito populares e dividida em dois seguimentos:pra crianças com o surgimento da franquia Pretty Series a partir de 2011 e Aikatsu! de 2012 vinda diretamente dos arcades e também pro público geral e o fenômeno Love Live de 2013 que vendeu horrores se tornando a maior franquia de idols já feita e a popular nos videogames The Idolmaster que fez sua estréia nos animes com um spin-off que combina idols com mechas,o Xenoglosia na década passada o que é bem inusitado mas o sucesso veio com The Idolmaster de 2011 e The Idolmaster Cinderella Girls de 2015. E com o surgimento de uma nova tendência que são garotas fofas com armaduras de mechas entre as figures colecionáveis a Bushiroad que é uma empresa focada em produtos multimidia decide criar um anime nessa tendencia o Senki Zenshou Symphogear de 2012 do estúdio Satelight que rendeu 5 bem sucedidas temporadas. Shigatsu Wa Kimi no Uso de 2014 fez muita gente chorar com seu drama. Dragon Ball resurge após 20 anos com o filme Battle of Gods de 2013 que fez um grande sucesso abrindo caminho pro Fukkatsu no F de 2015 e pra Dragon Ball Super também de 2015 com um novo conceito de série desenhada e escrita por outro autor,no caso o Toyotaro simultaneamente ao anime contendo suas diferenças nas histórias,usando o conceito japonês de gaiden onde não existe uma versão oficial,e sim histórias paralelas cada uma seguindo sua vertente. O anime de DBS no entanto sofria com a baixa qualidade coisa acertada aos poucos e o fenoimeno desta série foi tão forte que seu último episódio foi exibido num telão no estilo de final da competição de futebol européia Champions League,um feito grandioso para um anime. Sailor Moon também retorna com Sailor Moon Crystal em 2014 embora com uma série que apesar de ser uma versão fiel ao mangá,trouxe uma qualidade técnica vexatória e um design diferente e sem qualquer carisma,e isso foi mudando aos poucos na terceira temporada até chegar nos maravilhosos filmes Eternal e Cosmos trazendo a character design original Kazuko Tadano dando de volta a beleza e carisma perdido das personagens .Mas nenhum revival ficou tão popular quanto Jojo's Bizarre adventure de 2012,uma das obras com mais tempo em publicação que surgiu nos anos 80 mas nuca teve uma adaptação decente em anime até que a David Productions,um estúdio desconhecido decidiu arriscar e trazer a obra em anime sendo o mais fiel tanto na trama quanto na arte a série original. E foi uma explosão pela primeira vez no ocidente,e isso é algo incrível se tratando de uma obra oitentista e muito se dá da originalidade e a extravagancia de Jojo que o torna único finalmente tendo um sucesso fora do Japão que só vinha timidamente através dos videogames. E grandes fenômenos ainda surgem e um que foi arrebatador foi Shingeki no Kyojin de 2013 que foi a obra que mais causou alvoroço entre os fãs de anime graças a tensão e ambientação de sua história,um fenômeno tao forte que ate gente de fora do anime assistia,coisa que presenciei pessoalmente.Fez o pequeno estúdio Wit,novato, ficar relevante na época e se tornar uma dos maiores estúdios da atualidade.E outro que se tornou fenomeno e criou um boom de um gênero que dura até os dias de hoje foi Sword Art Online de 2013 que fez o Isekai,se tornar a nova mania e tendência das animações japonesas. Ele consiste em fazer uma pessoa comum entrar dentro de um outro mundo,seja através de um MMORPG de realidade virtual ou morrendo e reencarnando num mundo de fantasia,ou sendo simplesmente transportado.O motivo de tanto sucesso são dois fatores;a paixão dos japoneses pelo RPG,mesmo histórias onde o protagonista vai parar num outro mundo que não é virtual os autores criam todo um sistema de customização e status similar ao RPG justamente porque é um estilo amado pelos japoneses. O outro é de realizar a fantasia do otaku onde um perdedor no mundo real e se torna alguém poderoso e respeitado num outro mundo onde existe magia e ele pode se tornar alguém forte da noite pro dia .Isso também fez com muitas histórias onde o protagonista que era um perdedor no mundo real se torne extremamente overpower sem nenhum desafio ou crescimento o que fez muitas histórias desse tipo se tornassem vazias e genéricas e por isso o Isekai é muito criticado embora aos números de vendas só fazem aumentar mais e mais histórias desse tipo e muitos autores tentam fazer o possível pra se destacar no meio de tantas seja fazendo paródias como Konosuba de 2016,ou obras mais densas como Re Zero de 2016,ou com plots chamativos como Tate no Yuusha de 2019. Em contrapartida muitos gêneros vem perdendo força como o mecha com cada vez menos produções de sucesso nesse estilo,tendo apenas Gundam como carro chefe com a obra-prima Gundam The Iron Blood Orphans de 2015 que trouxe um novo público pra franquia criado por uma staff que difere da tradicional,a interna conhecida pelo pseudonimo de Hajime Yatate o que deu novo frescor, e Macross continuou indo muito bem com o sucesso de Macross Delta de 2016 depois de anos sem uma série e com os filmes de Macross Frontier de 2012 que são uma nova versão da série igual ocorreu com o Macross e o filme de 84 e esses filmes são espetaculares ae a série e o Rebuild of Evangelion com suas continuações,a primeira You Can (NOT) Advance de 2012 que deixou todos perplexos com as mudanças bruscas do roteiro em comparação ao original e You can (NOT) Reedo de 2015 que enganou muita gente ao mostrar uma trama diferente da prévia que vinha no fim do segundo filme. Embora vez ou outra surjam sucessos nesse estilo como Darling in the Franxx de 2018.Esse anime aliás veio de um estúdio que causou grande barulho nessa época o Trigger fomados por ex-membros da gainax e que trabalharam em Gurren Laggan. Eles criaram outra obra inacreditável que homenageia o estilo clássico da década de 70 com o nonsense e o exagero absurdo das animações e combates com estilo cartunesco estilizado.E assim Kill La Kill de 2013 causou grande impacto .Entre inúmera obras temos ainda sucessos dos mangás como Haikyuu de 2014 que ganhou uma impressionante adaptação em anime que fez o queixo cair ao representar o vôlei de forma tão realista e tensa. Com o público cada vez mais exigente com a qualidade das obras visto que Naruto e Bleach sofreram muito com a quantidade absurda de fillers,aqueles episódios originais pra ganhar tempo até ter material pra adaptar,a Bones decidiu tomar uma decisão bem diferente e adaptar o seu Battle Shonen Boku no Hero Academia de 2016 em anime por temporada ao invés de continuar entupindo de fillers,uma decisão correta e atualmente a série tem tido 6 temporadas e quase sem nenhum acréscimo idesejado em relação ao material original sendo bem fiel. E muitos estúdios ficaram de olho nisso embor alguns ainda usam o modelo antigo como o Black Clover de 2017 do estúdio Pierrot que inclusive teve de interromper a produção do anime por não ter material pra adaptar,então preferiram continuar por um filme ainda meio distante de lançar. porém parece que isso será o modelo ideal daqui pra frente pois os shonen mangás acompanharam a época e evoluíram se tornando mais longos e complexos em suas histórias necessitando de mais qualidade nas adaptações. Muitos sucessos vindos das Lights Novels surgiriam por aí como Strike the Blood,Index,Mahouka,obras essas muito infleunciada por Fate que inclusive ganharia uma nova adaptação em anime feita pela Ufotable que com sua qualidade já aclamada foi outro fenômeno.No fim dessa década ela traria uma adaptação dessa vez de um mangá da Shonen Jump que se tornaria um fenômenos tão grande quanto One Piece foi,Kimetsu no Yaiba de 2019,no formato adotado por BNHA só que esbanjando animação de alta qualidade,melhorando a história e fazendo da simplicidade de Kimetsu algo capaz de arrebatar milhares de pessoas,e batendo recordes e mais recordes de vendas do material original e com seu filme se tornando a maior bilheteria da história do Japão,fez de Kimetsu algo extraordinário.Go-Tobun no Hanayome de 2019 veio comandando uma frota de ótimas comédias românticas como Kaguya-sama Love is War de 2019. E Hello World de 2019 um filme mostra como a tecnologia do CGI evoluiu rapidamente onde um anime nesse estilo consegue fluidez e expressividade a par com as animações em 2D mostrando que esse estilo veio pra ficar.
E atualmente
Mesmo o inicio da década de 2020 já trouxe inúmeros clássicos como Jujutsu Kaisen de 2021 que anda rivalizando com Kimetsu em popularidade,Mushoku Tensei em 2021,uma nova versão de Bleach adaptando o arco final em 2023 e um novo Gundam,o The Witch from Mercury de 2022 que anda surfando na nova onda de animes yuri que vem popularizando cada vez mais como Lycorys Recoil de 2022 que fez um sucesso absurdo no Japão.Trigun Stampede de 2023 surpreendeu a todos com uma evolução absurda da animação CGI como dito acima capaz de rivalizar com Arcane,a produção ocidental e o streaming vem popularizando diversos animes cada vez mais e empresas como Netflix tem investido em animes exclusivos da plataforma e os isekais vãos e mantendo como a atual tendencia do mercado.
Outras coisas que também apareceram nos anos anos 70 foram Doraemon,Lupin 3(que demorou para atingir o ocidente em parte devido a problemas com os direitos do personagem literário Arsene Lupin) e as primeiras magical girls da Toei(que ainda seguiam o modelo Cute Witch aproveitando o sucesso de A Feiticeira e foram a principal inspiração para o recente Little Witch Academia em vez de Harry Potter como muita gente pensa).Mas listar todas as coisas relevantes nessa época seria um trabalho de Hercules.Nem sei se Ogan Batto(Fantomas) e Kick no Oni(Sawamu) fizeram tanto sucesso em sua terra natal ou se atingiram mais os brasileiros na época pré-bispo da record.
ResponderExcluirCorrigindo um pequeno erro que fiz,na verdade o anime original de Lupin 3 foi um grande sucesso na Itália,foi nos EUA que demorou mais para ser conhecido(inlusive há uma história de que a TMS e a Dic planejaram um spin-off dirigido ao publico americano infantil chamado Lupin 6,mas os problemas com o nome Lupin fizeram o projeto ser cancelado,e há rumores de que alguns elementos foram aproveitados no desenho original do Inspetor Bugiganga).
Excluir