Heisei Generations Forever é um filme pra quem AMA Kamen Rider,e o filme mais meta da franquia,o tributo perfeito a era Heisei
Se tem uma coisa que eu adoro nos filmes de Tokusatsu modernos é a criatividade que eles tem de brincar com qualquer tipo de temática,e uma dessas questões fica em relação a metalinguagem,ou seja usar elementos da vida real pra compor seus roteiros o que deixa tudo mais divertido. Super Hero Taisen brinca com o conceito de que os Riders e Sentai iriam lutar uns contra os outros por conta de um acontecimento real:Amazon foi um fracasso comercial e no ano seguinte estreou Gorenger no seu timeslot da antiga Net TV. Desde então os Riders entraram em hiatos constantemente enquanto os Sentai passaram ininterruptamente. já Heisei vs Showa foi um filme que tratou daquele conflito geracional onde fãs antigos consideram os Riders Showa durões enquanto consideram os Heisei sentimentais demais,pois eles tem mais conflitos emocionais,e isso virou uma base pra que o antigo Império Badan de Kamen Rider ZX ganhasse poder e isso fizesse os Rider Showa ficassem contra os Heisei.Ao mesmo tempo Kamen Rider Decade é uma série metra onde o Decade que não possui um mundo e uma história é mandado pelo seu criador(representando por uma versão alternativa do Wataru Kureinai/Kamen Rider Kiva) a reunir os Rider Heisei em cada mundo unificando essas histórias e os destruindo com o conceito do big bang onde a idéia era que a o revisitar esses Riders que estavam sendo esquecidos com o tempo permanecerem na memória do público. Eis que Kamen Rider Zi-O veio pra comemorar os 20 anos da era Heisei e ao mesmo tempo marcar o final de uma era pois no ano seguinte(2019) entraria uma nova era,a Reiwa que marcaria o reinicio de uma nova era para os Kamen Riders. Sabendo disso os produtores da série prepararam surpresas muito legais pros fãs da franquia Kamen Rider e um deles é o filme Heisei Generations Forever. Como Heisei Generations Final marcou a batalha final com a Foundation X,a organização secreta que patrocinava os vilões da era Heisei a partir de W esse filme teria uma ideia diferente e por causa disso mesmo ele seria um filme tributo a era Heisei e pra isso foi decidido que esse filme diferente dos outros não seria cronologicamente encaixado na série Zi-O pois aqui eles precisariam ir além e ser meta como nenhum outro filme Rider fez antes.O resultado é um filme que toca no sentimental do fã e se torna uma obra-prima por sí só que fala com você que ama essa franquia com o fanservice feito da melhor forma possível com um surpresa maravilhosa contida nele.
Esse filme tem uma história genial. Um Time Jacker chamado Tide volta no tempo no ano 2000 e impede que Kuuga surja roubando seus poderes.Isso altera totalmente aquela realidade que passa a ter os Riders como seres puramente ficticios das séries Tokusatsu igual é no nosso mundo. E vários personagens de Kamen Rider Zi-O e Build incluindo o próprio Sougo estavam vivendo sem memória até que surge Geiz e Tsukuyomi com seus Time Majins e perseguem Zi-O. Eles então recuperam a memória e lutam contra o Another Den-O que surgiu junto do Den Liner.Ao mesmo tempo Sento e Ryuga percebem algo errado e se deparam com seus amigos sem memórias mas que ainda viram Riders,eles tinham criado um novo mundo sem a Sky Wall e sem o Rider System. Ao mesmo tempo surge um menino que é perseguido por um outro Another Rider que é o Another W. Então depois de uns contratempos eles encontram Sougo e seus amigos tentando descobrir o que aconteceu.Pra piorar Tsukuyomi,Geiz,Misora acabam perdendo a memória(depois ao longo do filme Geiz acaba se lembrando de novo) e achando que são apenas pessoas comuns ali. A chave disso tudo está no rapaz chamado Ataru. Ele fez um pedido a um Imagin pra conhecer os Kamen Rider pessoalmente que ele é fã das suas séries,e seu irmão mais velho desapareceu misteriosamente antes do Kamen Rider Kuuga estrear. Ao saber da sua história eles encontram também o menino que tinha sido perseguido mas estranhamente ele só conhece as série antigas. e depois de muita lutinha aqui e ali eles perdem pro vilão e acabam voltando a seus mundos fictícios. mesmo sabendo que são criações de alguém eles mantém sei desejo firme de salvar o garoto e arrumar uma forma de voltar e é através do Rider Watch de W. E eles acabam encontrando o Imagin que fez o contrato com o Ataru e voltam ao ano 2000 e lá Sougo percebe que o garoto chamado Shingo na verdade é o tal irmão desparecido de Ataru que acabou parando no ano de 2018 ao fugir do vilão,isso porque os hábitos do garoto era de alguém que desconhecia as coisas da era moderna como smartphones e inclusive um detalhe interessante ele se veste de maneira similar ao próprio Godai Yusuke,o Kuuga. Geiz tentou impedir que o vilão roubasse os poderes de Kuuga e acaba falhando,ele consegue usar um Rider Watch pra se tornar o Another Kuuga. Enquanto o Imagin fala toda a verdade pro Sougo que Tide pegou o poder de Kuuga e se Kuuga não existir os Rider Heisei também não irão existir e aqui é uma metalinguagem porque no mundo foi a existência de Kuuga que estreou em 30 de janeiro de 2000 que os Rider Heisei puderam existir então nesse filme se o Kuuga for eliminado então nenhum Heisei Rider surgiria.O problema é que aquela criança chamada Shingo é um Ponto de Singularidade que pra refrescar a memória de quem esqueceu dos eventos de Kamen Rider Den-O é um ser que não é afetado pela mudança do tempo e pode ser responsável por devolver tudo a normalidade.
Depois de alguns acontecimentos Sougo e Sento acabam chegando até Tide mas novamente passam por mau bocados até que são salvos pelo Den Liner original e lá acontece a maior surpresa de todas,simplesmente a aparição de depois de anos de Takeru Sato interpretando o personagem que o lançou na carreira cinematográfica,o Koutaro Nogami,e essa foi uma surpresa guardada a sete chaves e nem o elenco sabia,foi uma surpresa total pois como deu pra perceber esse filme também é um tributo ao aniversário de Kamen Rider Den-O e todos os elementos do filme fazem referência a ele. E isso que torna o encontro emocionante e mais ainda os diálogos que rolam nele onde ele fala que talvez os Riders não existam mas enquanto alguém se lembrar deles é lá que eles estarão e isso é um conceito que existe na viagem do tempo única da série onde a memória tem o poder de alterar o tempo. O importante é o que é lembrado e só desaparecerá aquilo que for esquecido. E isso é sensacional,justamente é o que faz os Kamen Riders ressurgirem naquele mundo porque Ataru pensa que acreditava que os Riders não existiam mas eles estavam lá junto dele,nos shows ao vivo,nos brinquedos e por isso ele acreditaria que eles viriam salvar seu irmão perdido.E então todos ressurgem pra épica batalha final e que batalha,meus amigos,simplesmente todos os Kamen Riders em suas motos numa luta incrível,e depois de derrotar o vilão Shingo volta pra sua realidade podendo estar junto ao seu irmão e passar os seus anos assistindo as séries de Kamen Rider. E apesar da realidade não ter voltado totalmente ao normal os Kamen Riders passam de fato continuar a existir,Sougo e Sento continuam vivendo suas vidas normais pensando que agora eles existem mesmo naquele mundo.E aí vai tocando um medley com as aberturas das séries dos Riders Heisei e mostrando vários momentos mágicos de cada série.Um filme que apesar dos problemas do ator que interpreta o Yusuke Godai e sua relação complicada com a série conseguiu fazer um tributo digno a ela da forma mais inteligente possível. É um filme com uma história simples que se parece com outros filmes de Ultraman como o do Gaia e do Tiga,ele usa aquele filtro mais escuro que lembram os primeiros Riders Heisei inclusive, mas que consegue ser tocante,eu mesmo fui transportado pro ano de 2012 que foi a época que eu me reencontrei com essa franquia,eu já sabia há anos que ela avia voltado mas não tinha contato,e foi a partir dos fãs que me interessei por Tokusatsu de novo e ver os Kamen Riders foi uma experiência foi algo que me surpreendeu esse formato único que a franquia e por enquanto é só dela. Então Heisei Generations Forever é um tributo e um presente que marcou uma época.
Comentários
Postar um comentário