Over the Quartzer é o filme de Kamen Rider que extrapola o meta e mostra o choque geracional dos fãs de Kamen Rider,os do passado e do presente.

 






Heisei Riders vs Showa Riders foi um filme de Kamen Rider cujo roteiro estava ancorado naquele choque geracional que existe na vida real e o que torna esse filme um filme metalinguistico e nesse caso é o fato dos fãs antigos não gostarem dos Riders da era Heisei que estavam longe daquele exemplo de personagem durão sempre pronto pra luta,praticamente pronto que tínhamos a era Showa. Só que anos depois Over the Quartzer o filme de Kamen Rider Zi-O simplesmente extrapolou o meta de uma forma nunca vista,esse é o filme mais insano feito de Kamen Rider,e sim é mais insano que o filme crossover de Saber com Zenkaiger que tem o Shotaro Ishinomori como personagem e simplesmente a idéia desse filem é a seguinte. Um belo dia Sogo e seus amigos recebem do tio do garoto um aviso de algo bizarro acontecendo no noticiário. Então eles veem um pergaminho da era Sengoku onde é visto Geats e o Time Majin desenhado e Geats diz que não tem anda a ver com isso. Eis então que eles recebem um vídeo misterioso do Kreim Steinbelt pedindo ajuda e mandando Sougo ir a um certo endereço nas montanhas,eles chegam lá e dão de cara com o Go Shijima o Kamen Rider Mach e eles veem um vídeo de Krim dizendo que algo está alterando o tempo e apagando a família dele e então ao sair eles dão de cara com um cara estranho que se torna Kamen Rider usando um Rider Watch de um Rider Showa,eles lutam e após ele fugir Go fica desesperado porém Sougo diz que eles podem voltar no tempo até a era Sengoku onde toda essa treta está rolando e lá eles conhecem Oda Nobunaga que é bem diferente do Nobunaga que conhecemos nos livros que é apaixonado por uma estrangeira que na verdade é uma ancestral do Krim e eles precisam fazer a história caminhar pro turno correto e lá eles se deparam de novo com um cara do mesmo grupo que o rapaz que o atacou e ele usa uma Rider Watch de Riders da era Showa. Depois de resolver essa treta toda eles voltam ao presente e recebem dois Rider Watchs de Go  e assim Sougo completa todos eles e aí que a história de verdade desse filme começa e então Woz prepara um grande palco com várias pessoas pra coroar Sougo como Rei e quando Sougo chega no trono se depara com outra pessoa lá. E eis que tudo se revela,aquele cara na verdade é o verdadeiro Sougo e o Sougo que conhecemos é um duplice dele,feito apenas com o objetivo de coletar as Rider Watchs e eles são de um grupo chamado Quartzer que tem o papel de vigiar o tempo e Woz era membro deles que tinha como objetivo de guiar o falso Sougo pro seu caminho e dá lugar ao real Sougo.




Como deu pra perceber Over the Quartzer na verdade resgata aquela idéia dos filmes da era Heisei no seu começo que eram os finais alternativos e aqui também temos um final alternativo pois a origem do Woz é diferente e os acontecimentos também se diferem. E o grande objetivo desse grupo Quartzer é apagar os Heisei Rider da história e recomeçar a era Heisei . O motivo é de que os Rider Heisei são consoiderados por eles inconsistentes em suas premissas e objetivos e eles, a Quartzer, devem fazer a era Heisei ser representada por um único individuo que dominaria tudo,esse é o real Sougo. E como se isso não fosse o bastante o cara abre um portal dimensional e decide que todos que nasceram na era Heisei devem morrer.Então o Sougo que tava preso conversa com um sujeito estranho que disse que ele foi rejeitado pra ser escolhido como Kamen Rider,esse sujeito usa roupas da década de 70 e tem uma aparência muito similar ao Shotaro Ishinomori então fico me perguntando se não seria ele. Depois de um incentivo o Sougo foi liberto pelo Go explicando o que ele andou fazendo.Enquanto o Geiz acaba confrontando o Woz e joga na cara dele que ambos foram atraídos pelo Sougo e mesmo que ele negue isso essa é a verdade,fazendo Woz ficar mexido e recuar. E Sougo vai até os Quartzerz que revelam que seu plano é reiniciar a Era Heisei jogando o planeta Terra do presente no passado e ocupando seu lugar,literalmente eles vão jogar a Terra do presente na do passado fazendo elas colidirem e uma destruir a outra ocupando seu lugar,é uma loucura total.O real Sougo diz que a era Heisei é patética,tão defeituosa e cheias de solavancos. E que ele vai reescrever a Era Heisei da forma adequada. Então o Sougo quase é mandado pelo portal mas ele tem uma lembrança,ou uma visão que mostra seus pais e desde pequeno seu desejo de ser rei que se torna motivador pra ele. E depois ele é transportado pra 2068 o Ohma Zi-O aparece diante dele no futuro e diz que apesar de Sougo não ser o rei nato o desejo dele é real e faz ele se questionar porque ele quer ser rei,se era por ele se considerar especial ou se era pelo respeito dos outros.Sougo então decide que não tem anda a ver nem mesmo com os Rider Heisei,ele quer ser um rei pra tornar o mundo um lugar melhor. E com isso ele consegue o Grand Zi-O Watch. e o Woz faz aquela apresentação e decide resignar sua posição com o Quartzers dizendo ser parte dos Riders Heisei agora. 




Ele diz que nunca foi possível pra eles controlar a natureza dos Riders Heisei desde o pincípio.Woz então rasga seu livro e nesse momento ocorre algo insano. Uma energia surge do livro e todos os Kamen Riders surgem pra lutar. Mas não apenas aqueles que a gente conhece. O Kamen Rider G que é um especial paródia de comemoração de aniversário de uma emissora de TV,o Zangetsu do Stage Play,o Kamen Sentai Gorider do especial sequencia do Chou Super Hero Taisen e o mais insano de todos,o Kuuga do mangá inclusive ele aparece desenhado nesse mesmo formato mangá,com balões de fala e tudo mais,e até os vilões se questionam de onde eles vieram e Woz diz que a história dos Riders é rica demais pra ser contida em um único volume. Depois disso o real Sougo que também se torna Kamen Rider usa os poderes do Bio Rider e do J pra ficar gigante e ele diz que por causa dos Riders a história dos Riders Heisei são uma bagunça. E isso aqui é a mesma metalinguagem do filme Heisei vs Showa geralmente feita pelos fãs antigos da franquia. Aí o Zi-O rebate de uma forma sensacional.Ele diz que todos os Riders Heisei estão vivendo no seu limite de momento a momento,é apenas natural serem todos diferentes. não tem mais aquele padrão similar dos heróis do passado em outras palavras,porque exatamente isso,a gente tem o todo confiante e bom e tudo Kabuto,tem o Den-o que é azarado,o Kiva que tem fobia social,o Ex-AId que é um médico gamer etc. Zi-O completa dizendo que não era ele(o real Sougo) que devia dizer se era uma bagunça não.




Depois que eles derrotam o vilão Geiz e Tsukuyomi desaparecem pois a história estava sendo alterada. Aí os resto dos Quartzers aparecem diante do Sougo perguntando se ele não queria mesmo refazer a era Heisei e que o futuro seria ainda mais grandioso se ele fiesse isso,e Sougo afirma que de fato ambos,passado e futuro podem não ser os melhores.E outro Quartzer pergunta porque não refazê-los.e Sougo diz que é porque Tsukuyomi e Geiz estiveram ali e foi isso que criou esse momento e o futuro,e ele quer viver nesse futuro.Então os Quartzers dizem pra não culpa-los pois as coisas podem não ser como ele quer que aconteça e Sougo diz que a vida nãos er perfeita é algo óbvio,não é como uma história ou um livro.É claro Sougo estava falando que o fato de a vida ser imprevisível era algo óbvio pros vilões que queriam moldar a realidade com o que eles achavam que era certo mas isso também pode ser intepretado como um aviso pros fãs mais antigos de que no futuro as obras que eles gostam podem não ser do jeito que eles querem,aquele ideal de perfeição que eles criaram na cabeça deles,algo muito similar ao que os fãs do Kamen Rider Black no Brasil adoram fazer,eles criarm a imagem do Rider perfeito,aquele que foi o único que ele viu e tudo que se difere disso é imperfeito. Se você simplesmente acreditar que tudo no seu tempo era melhor e que não tem espaço pra inovação,nada iria durar. Muitas vezes nossas franquias de Tokusatsu ficarm por um fio por não inovar e aí eles foram forçados a mudar pra sobreviver porque não dá pra viver sem trazer coisas novas,o ser humano anseia por inovação,quer sair da mesmice,e isso se reflete no mercado e o Tokusatsu mudou pra continuar existindo,uma era onde novas idéias são colocadas e dão um novo frescor,eu tenho uma experiência muito distinta com os novos Kamen Riders em comparação ao que eu assistia no passado,e isso é muito bom porque eu gosto de ambas as experiências,só precisei me adaptar.E vai ser assim com muitas obras de longa duração ou que trouxerem histórias novas.E depende de quem tá fazendo conduzir isso com competencia respeitando e preservando o que une o passado e o futuro,heróis que servem de exemplo e trazem histórias emocionantes pra nós. Acho que Over the Quartzer é bem sobre isso. E não tem como dizer que é outra coisa porque são vilões que possuem poderes dos Rider Showa insatisfeitos com a Era Heisei.Já deu pra perceber o que esse filme queria dizer de verdade.




Só pra concluir o filme Sougo volta pra casa e pra sua surpresa Tsukyomi,Geiz e até o Woz que tinha sido atingido mortalmente na luta estão de volta e nem eles entendem porque e Woz só dá a desculpa que o futuro é incerto. E de certa forma é mesmo porque se tínhamos um Sougo Real por que Ohma Zi-O apareceu diante do Sougo o chamado de seu eu jovem?é porque independente do que fosse acontecer o Sougo iria seguir essa linha do tempo e se tornar Ohma-Zi-O. Na trma rescrita da série ele virou mas decidiu se livrar desse poder pra trazer seus amigos de volta e reescrever a realidade. E mesmo assim o Ohma Zi-O não sumiu completamente retornando em um crossover com Decade mais tarde. Enquanto o filme possui uma continuação chamada Over the Quartzer.Nele o amigo de Sougo,Hiryu que tinha sido derrotado após o arco da mudança do presente,volta com os poderes do Rider de nome impronunciável já que ele mistura os nomes de Riders Showa igual eram os outros do filme Over the Quartzer que o falso Sougo usava e disse ter mudado. E nesse Stage Play Tsukuyomi aparece como Kamen Rider Tsukuyomi se proclamando a Rinha do Tempo e tendo como servo o agora chamado Aka Woz. Eles na verdade estavam sendo manipulados pelo que restou da Quartzer porém tudo era uma armação de Hiryu que tentou resgatar os Rider Watchs dos Riders lendários Showa e se tornar Another Ohma Zi-O eliminando Sougo da história. porém o que ele não contava eram com os Riders Showa que nasceram na era Heisei e isso era um paradoxo no seu plano,ou seja o The First,The Next e os Amazons estavam lá e dão força pro Sougo lutar e sobrepujar o vilão.




Uma curiosidade desse filme é que no início dele Sougo sonha com o Kamen Rider Zero-One ocupando o lugar dos Riders na nova era Reiwa e o filme termina da mesma forma com aquele público na área do trono chamando o nome dele que na verdade é uma parte da música Real Time que toca na abertura do Zero-Ine,esse toque é bem legal.

Comentários

Postagens mais visitadas