O manual definitivo do Tokusatsu: tudo que um iniciante precisa saber pra se aventurar nessas produções de forma aprofundada. Sistema de Apresentação e Representação,diferenças entre Power Rangers e Super Sentai,os gêneros e mais

 Se você é um novato em Tokusatsu ou veio das adaptações americanas como Power Rangers e quer conhecer os originais esse vai ser um guia mais aprofundado sobre essas séries sem me apegar somente ao básico como todo mundo faz,eu quero você entenda tudo que precisa pra saber o que é Tokusatsu e tudo mais.





Como sempre começamos explicando o que é Tokusatsu. Tokusatsu é um estilo de produção dentro do Live Action,uma sub categoria dentro desse estilo.São séries geralmente japonesas de baixo orçamento que visam o uso massivo de efeitos especiais. Não é uma regra absoluta mas o uso de efeitos especiais é o que define um Tokusatsu. Mas ao contrário do que se pensa não é toda produção que possui efeitos especiais que é um Tokusatsu. O Tokusatsu são tipos de produção únicas e especificas que se diferenciam dos filmes Live Action de médio ou alto orçamento. Geralmente é uma forma especifica de filmagem,do uso de efeitos especiais,da narrativa etc. Por exemplo ao invés de se criar um monstro em CG ou feito com um boneco animado eletronicamente eles usam uma pessoa vestindo o traje de monstro e essa técnica é o suitmaker que praticamente só o Tokusatsu faz. Quando você se depara e acostuma a assistir essas produções você já vai ser capaz de ver algo e bater o olho e já identificar como um Tokusatsu mesmo sem conhecer poque como eu disse é alho muito próprio.Por isso mesmo quando você ver por exemplo Sailor Moon pode identificar ele como um genuíno Tokusatsu pois ele tem todos os elementos dessas produções e o mesmo já não pode ser dito do filme de Bleach ou de Full Metal Alchemist que mesmo tendo efeitos especiais são filmes comuns e não dentro do Tokusatsu. .Filmes como Zeiram não são considerados Tokusatsu. Pode acontecer da série ter elementos de Tokusatsu mas ser considerado um Drama como o caso de Wingman já que a idéia é fazer uma pessoa do mundo real virar um herói de Tokusatsu no mundo real.




A segunda coisa que temos que notar é que o Tokusatsu do gênero Super Heróis tem toda uma bagagem artística japonesa em seu interior que é o teatro No e o Kabuki onde as falas são exageradas e os personagens fazem pose e se apresentam como um grande espetáculo. Outra inspiração é no estilo dos exércitos samurai onde os dois adversários e apresentam um pro outro antes de partir pra batalha. Pros soldados desses exércitos samurai japoneses é muito importante saber quem está te enfrentando,pois eles encaram a batalha como algo que trás glória,e por isso existe um respeito ao adversário e tal.E é por isso que no Tokusatsu os personagens se apresentam e fazem poses exageradas enquanto o vilão fica esperando que é chamada de roll call pelos fãs,é uma grande apresentação do personagem contra o inimigo e se o oponente simplesmente corta isso é tratado como algo desrespeitoso,em algumas séries os personagens não podem ser interrompidos como ter alguma barreira na hora que fazem alguma combinação de robôs pro exemplo..




A terceira característica do Tokusatsu é o elemento que o gênero Super Herói trás e as pessoas tem que abandonar o conceito ocidental pois as roupas de Super herói do Tokusatsu não é um simples disfarce ou um traje especial que a pessoa coloca,é literalmente uma transformação.Usando uma mistura de fantasia com super ciência os trajes de Tokusatsu no geral são tecnológicos e por isso que muitos já sabem como lutar porque eles já tem tudo que é preciso no próprio traje,as informações e tudo e outros casos é pura fantasia.Sabendo disso não estranhe se um cachorro humanoide se transformar e o capacete dele for um capacete humano normal,ou uma criança ficar em tamanho adulto quando se transformar porque isso não é um traje comum,é uma transformação,assim como o traje do Super Sentai é eletrônico e por isso que no Tokusatsu voa faíscas pra tudo quanto é lado,não só uma forma de tirar violência como mostrar que isso ocorre por conta do traje tecnológico que ele possui,ou até mesmo tecnorgânico em vários casos.




E a quarta característica é a mais importante pra se entender o Tokusatsu que é Sistema de Apresentação.Isso aqui é MUITO importante saber. Mas o que é isso?é uma característica da narrativa japonesa e apenas ela tem. Pra entendermos ela precisamos entender primeiro o que é o Sistema de Representação. Esse sistema é o nosso padrão de história,se você tem um universo compartilhado tudo nesse mundo vai ter uma continuidade lógica e será respeitado o que foi feio antes quando se criam novas histórias. Nas HQs de Marvel e DC costumam usar isso porque se o novo roteirista quer fazer por exemplo uma história com o Capitão América porém ele veio a morrer numa saga anterior, então esse roteirista primeiro tem que criar um meio de reviver o personagem pra aí sim ele começar uma nova trama com ele. Nesse caso dizemos que ele usa conceito lógico acima da narrativa. Já o Sistema de Apresentação é o oposto total nele uma idéia ou conceito prevalece sobre a lógica. Se uma pessoa tiver uma idéia pra uma história ele não é obrigado a respeitar o que foi feito antes,ele tem total liberdade de criar a história do jeito que ele quiser da forma que ele quiser. Como exemplo nós temos Gokaiger a série que comemora os 35 anos do Super Sentai e ele trás de volta vários heróis anteriores a série como se todos vivessem num universo compartilhado. Obviamente as séries Sentai não foram pensadas pra funcionar existindo num mesmo universo exceto Denziman e Sun Vulcan e Goranger e JAKQ.Então muitas histórias se contradizem e como exemplo temos 4 Sentais com temática de dinossauro e todas elas trazem uma história diferente da extinção dos mesmos. Mas como o roteirista queria e a equipe da Toei queria então eles puderam fazer esse crossover sem se importar com isso. E na série comemorativa dos 45 anos que foi Zenkaiger o conceito já se altera e temos os Super Sentai fazendo parte de universos paralelos separados.Como o roteiro de Zenkaiger pedia que fosse um multiverso então ele foi feito.O autor não é obrigado a seguir o que aconteceu antes pra criar sua própria história e eu sei que isso pode ser confuso e estranho mas é assim que funciona. E meu conselho é só se preocupar com a trma daquela série e não em lógica,em conceitos de universo e multiverso,apenas curta a série e analise cada uma pelas suas próprias qualidades.Existem casos onde a franquia começa usando o Sistema de Apresentação e depois passa a usar o Sistema de Representação como é o caso de Ultraman que hoje tem um multiverso coeso bem no estilo ocidental.



Dito isso é hora de explicar os gêneros que o Tokusatsu pertence. Em toda sua existência que já são 70 anos o Tokusatsu tem mais vertentes diferentes do que se imagina e muitos até que assistiram na Manchete não fazem idéia de que o Tokusatsu trazia mais variedade de estilos do que a gente viu na TV. Existem vários tipos de Tokusatsu que surgiram com o tempo e aqui vão eles:





Filmes/séries de Kaijuu: Kaijuu é o nome japonês pra monstro gigante literalmente e esse foi o primeiro gênero do Tokusatsu que surgiu com o Godzilla.Os filmes dele dominavam a década de 50 e 60 praticamente com seus filmes de cinema. Em seguida surgiram em sua cola diversos outros monstros,alguns faziam parte de um universo compartilhado genuíno com o Godzilla,outros eram independentes. Também tivemos séries focadas nela nesse caso o Ultra Q. Existem várias séries da Tsuburaya onde o foco é uma patrulha de combate enfrentando esses Kaijuus,não tendo Super Heróis presentes.





Outro tipo de série que costumava ser predominante na década de 70 era o gênero de fantasia e comédia,essas séries tem o foco maior em crianças tanto que elas são protagonistas nessas séries. Temos como exemplo o famoso Robocon que no estilo do anime Doraemon mostravam crianças sendo amigas de um simpático robozinho aprontando diversas confusões com muito humor exótico japonês. 5 Nen 3 Gumi Mahougumi que trás uma bruxinha carismática,tem também o Suki Suki Majou Sensei com uma professora mágica. Além deles existe a franquia da Toei  chamda Fushigi Comedy que na verdade é um resgate desse tipo de série mas todas agrupadas no mesmo horário e sob o comando da mesma pessoa e por isso é uma franquia. Porém são todas as séries que vieram de 1981 até 1993 que fazem parte,e tudo que saiu antes não faz parte dela mesmo que se pareçam muito,e inclusive tem muitas séries estilo Robocon na Sushigi Comedy. Infelizmente é um gênero que chegou ao fim justamente com o fim da franquia Fushigi Comedy mas ele servia pra mostrar o quanto o Toksuatsu já foi versátil em gêneros .





Séries,filmes de Super Heróis: esse é o gênero mais predominante no Tokusatsu os dos Super Heróis. Séries como Juspion,Changeman,Power Rangers,Ryukendo todas estão dentro dele. Existem várias grandes franquias dentro dela. São o Kamen Rider,Super Sentai,Ultraman, Garo as que estão em voga até os dias de hoje e outras que não nasceram como franquia mas se tornaram mais tarde como os Metal Heroes que foram predominantes na TV brasileira na era Manchete.





Séries de Mahou Shoujo: essa só fez parte a franquia Girl & Heroines da Takara Tommy sendo que as Mahous Shoujo como Patrine faziam parte da Fushigi Comedy. essa franquia acabou porque o propósito dela era criar um grupo idol que tinha como membros as atrizes dessas séries,algo muito parecido com as primeira séries da franquia Pretty Series fazia. Depois que a banda caminhou com as própria pernas é muito provável que eles já sentiam que não era mais preciso ter mais séries dela o que é uma pena porque essa franquia é a mais diferentona dentro do Tokusatsu embora ela seja bastante infantil.Ela lembra um pouco Precure mas é bastante diferente em muitos aspectos.




Séries  adultas: sim existem Tokusatsu pra adultos também existem e elas variam bastante,existe desde as que buscam a nostalgia trazendo os velhos conceitos do Tokusatau sem a censura das TVs e sem a necessidade de vender brinquedos mas mantendo o heroísmo presente como a franquia Garou e também existem séries de ação sem Super Heróis presentes nela como o filme Travellers Jigen Keisatsu dirigida pelo diretor mais balado por Tokusatsu que é o Koichi Sakamoto e basicamente é um filme de ação com mulheres lindas em roupas curtas com muitos efeitos especiais. Não esperem que por ser feitas pra adultos que veremos algo estilo um Ghost in the Shell ou um Lobo Solitário da vida,muitas dessas séries são iguais ao Tokusatsu que conhecemos mas sem as restrições,censuras e com universos mais cinzas e menos maniqueístas,mas no geral o autruísmo dos heróis ainda prevalece,a simplicidade maior também em certos aspectos.A série Garo é um exemplo disso onde na história existe uma ordem de cavaleiros que sacrificam tudo pra proteger a humanidade das sombras.




Existem também adaptações em anime.Sailor Moon,Cutie Honey já ganharam sua versão Tokusatsu e era bem comum na década de 60 vários mangás famosos ganharem uma adaptação em Tokusatsu como o mangá de Osamu Tezuka Magma Taishi.




E por fim o Tokusatsu de fora do Japão. Na China e nos EUA possuem seu Tokusatsu. A China produz séries idependentes,e a principal e única franquia de lá é a Armor Hero que é basicamente o Kamen Rider chinês,muitas coisas são similares entre as duas mas Armor Hero tem personalidade própria e até hoje as séries tem uma vibe estilo dos primeiros Rider Heisei.O problema é que a maior parte das séries não é legendada,existem duas delas disponíveis com um dublagem em inglês horrorosa que até americaniza o nome dos personagens bem no estilo de animes da década de 90 como Rayearth. Nos EUA temos as famosas adaptações das séries japonesas e a mais famosa é Power Rangers que adapta o Super Sentia japonês.Agora vem o elefante na sala: qual a real diferença entre Power Rangers e Super Sentai? é algo além da cultura,na verdade a forma como os americanos e os japoneses tratam o público infantil é diferente,existe um controle e censura nos programas em ambos os casos mas o tratamento pe diferente. Os americanos possuem um protecionismo maior. Então Power Rangers vai ser mais similar culturalmente e por esse tratamento a programas infantis mais próximo das Tartarugas Ninja e dos Thundercats onde os heróis tem que ter uma linguagem mais radical cheia de girias e tudo ser tratado como um "kick ass",ou seja os heróis zombando e chutando a bunda de monstros não se levando muito a sério e sem qualquer peso dramático alto. Diferente do Tokusatsu que assim como vemos nas produções japonesas tudo tem um peso mais dramático,eles se levam mais a sério e tudo tenta mostrar alguma profundidade maior,um significado maior nas coisas. Mesmo uma série como o Super Sentai mais recente,Boonboomger que pende mais pro lado da comédia ele tem partes de drama,ele gosta de emocionar o público que assiste com situações bem mais sérias,quando ele faz humor ele é escrachado mas quando ele fala sérieo ele fala sério de fato, e não fazer ser uma simples aventura. É a diferença que temos das animações americanas pras japonesas. O anime conquistou o mundo graças a essa profundidade,a essa carga mais o de drama.Então se você é uma pessoa que começou a assistir Power Rangers e de repente se interessou pelas séries japonesas,ou ficou meio receoso por algum motivo de encontrar algo raso pode apostar que não vai. Se você já é acostumado a assistir o anime então o Tokusatsu vai funcionar perfeitamente só lembrando que Tokusatsu possuem clichês e limitações por serem produções feitas pra crianças mas elas podem surpreender muito quem assiste e até te emocionar porque as pessoas que criam são artistas que fazem artes mesmo em produções comerciais como essa. Então sempre vai ter um diretor ou roteirista que vai ser fora da curva e contar uma história que vai mexer com você de alguma forma. Mas existem série de Power Rangers que acabam sendo boas a sua maneira como por exemplo Galáxia Perdida que tem muita influência de Star Trek,Força do Tempo que pega muito da seriedade do original Timeranger,tem o Power Rangers RPM que é bem fora da curva e se inspira bastante em Mad Max.





E por fim chegamos as eras do Tokusatsu e cada uma vai ser bem diferente em temos de narrativa,de enredo,de tudo. As série da década de 70 costumam ser bem simples em roteiro como tudo era naquela época inclusive os animes,tinha uns fora da curva tipo Galaxy Express, mas a maioria visava o puro entretenimento bem simples com um foco maior na ação e aventura,os heróis eram modelos de conduta que inspiravam as crianças sendo praticamente prontos e destemidos,mas sorridentes perto das crianças. Ao longo dos anos tivemos mudanças como um foco maior em roteiro nos anos 80 e a partir do fim dos anos 90 as séries começaram a ter uma complexidade maior especialmente focado em desenvolver mais os personagens,os personagens passam a ter mais camadas,passam a ter mais defeitos,ser mais humanizados e menos bidimensionais. Eu encaro o Tokusatsu com um mindset de acordo com a época,nos anos 70 eu costumo apreciar muito os efeitos especiais antigos que eu acho bem charmosos,e na ação pura,na década de 80 a ação se intensifica com a chegada do Gavan e trás o puro suco de dublês em cenas extremamente perigosas com maior rapidez,explosões,herói pendurado em carro em movimento,despencando morro abaixo,pulando em tirolesa, com muito efeito prático.E depois dos fim dos anos 90 pude apreciar tramas mais complexas e personagens mais complexos também. Então tenham em mente isso. Cada era tem o seu sabor próprio e podemos curtir Tokusatus de múltiplas formas possíveis. As séries Kamen Rider atuais costumam ter um apelo maior ao público adolescente graças ao tom mais dramático e complexo das suas tramas,o Super Sentai e o Ultraman costumam ser mais leves,Garo tem tramas mais pesadas com reviravoltas muito interessantes e por aí vai.Tenham em mente também que Tokusatsu é feito pra vender brinquedos e muita coisa tem apelo infantil justamente pra atrair as crianças pra comprar os produtos senão não tem série. 





E por onde começar?não existe uma resposta correta pra isso.Geralmente a gente começa com os principais medalhões que a maioria das pessoas indicam. Por exemplo Kamen Rider Build é considerada uma boa série pra maioria das pessoas. mas se a pessoa quiser embarcar nessa sem se importar com o tempo e quantidade de séries pra ver pode começar pelos Kamen Riders modernos a partir de 2000 pois essas séries tem um formato similar os famosos Dramas japoneses e começar do Kuuga e ir avançando aos poucos pra acostumar melhor as mudanças drásticas que as séries tem atualmente principalmente pra quem é fã das antigas da época da Manchete, e quer se inserir novamente nesse universo. Quem leu One Piece,My Hero Academia pode começar por qualquer série nova porque os elementos delas são muito similares ao que vemos nesses animes como personagens terem poderes meio estranhos como o recente Kamen Rider Gavv que sua fonte de poder são doces,é algo muito similar as bizarras Akuma no Mi de One Piece que tem vários poderes incomuns que são usados de forma criativa. hoje em dia eu posso dizer que o Tokusatsu abraça a fantasia de forma como nunca fez antes onde a imaginação é o limite,os produtores podem fazer qualquer tipo de temática ou poderes nessas séries,bem parecido com o próprio mangá Shonen atual com os exemplos que eu citei. Nunca comece pelas séries crossover,ainda não vai ser a hora de aproveitar os fanservices e ter aquele peso de ver os heróis antigos reaparecendo. Quando eu voltei ao mundo do Tokusatsu eu procurei os maires medalhões da comunidade como ponto de partida.Depois eu fi analisando cada série,vendo o primeiro episódio de cada pra ver qual temática me atraia mais. Um Super sentai com temática estilo Harry Potter parecia interessante então parti pra ver Magiranger.Com samurais também então fui ver Shinkenger. De artes marciais tinha o Gekiranger. E depois disso eu fui avançando nas temáticas menos atraentes e a partir daí ficou bem fácil,buscar séries clássicas como da época da Manchete ou que ouvia falar que eram fora da curva como Jetman e Liveman foi fácil. E aí depois eu fui mais longe e busquei assistir todas as séries das principias franquias e agora restam apenas as séries stand alone de várias épocas,muitas delas sem ter sequer legenda pra conhecer.


Comentários