40 anos de Uchuu Keiji Gavan,o nascimento dos Metal Heroes e como essa série reinventou os Tokusatsu da Toei Company se tornando uma das mais im portantes séries de Tokusatsu de todos os tempos.

 




A década de 80 é lembrada com muito carinho pelos fãs brasileiros de Tokusatsu com diversas séries que marcaram nossa memória porém no Japão os anos 80 não foi exatamente um mar de rosas para essas produções,passando por uma turbulência que poderia ter sido a ruína do estilo,ou algo bem próximo disso.Porém uma série acabou provavelmente livrando a Toei que praticamente carregou o Tokusatsu nas costas naquela época de terminar na falência como outras companhias,esse foi Uchuu Keiji Gavan que aqui deveria ter mais importância e carinho do público do que deveria. E pra reparar isso nada melhor do que contar como ele conseguiu essa façanha em seu aniversário de 40 anos.Antes de falar sobre o ponto de virada,é necessário voltarmos no tempo





A era de ouro do Tokusatsu,os anos 70

Aquela foi a época de ouro do Tokusatsu. O Regresso de Ultraman já em 1971 marcava o retorno do icônico herói agora como a primeira grande franquia de Tokusatsu tendo novas séries Ultraman ao longo dos anos.Nesse mesmo ano surgiu Kamen Rider,a segunda grande franquia de Tokusatsu criada por Shotaro Ishinomori com um novo conceito de herói que revolucionou o gênero e criou o chamado Henshin Boom. Diversas emissoras encomendavam heróis pra Toei criadas por Ishinomori enquanto diversas empresas investiam no lucrativo mercado com suas próprias séries,algumas conseguiam um lugar ao sol em meio a enxurrada de títulos enquanto outros amargavam o retumbante fracasso.Só pra se ter uma idéia só em 1973 eram 15 novas séries passando na TV fora aquelas que começaram no ano anterior e seguiam até aquele ano.Era algo absurdo,ainda mais considerando que nessa mesma época surgia outro boom,dessa vez nos animes que era os Super Robots,animes de mecha que foram os protagonistas antes dos Shonen de luta tomarem conta do mercado,com Mazinger Z e incontáveis séries que surgiam a todo momento sempre com o intuito de vender brinquedos assim como o Tokusatsu,e basicamente era uma verdadeira guerra comercial que deve ter deixado alguns pais loucos por aí naquele período. E obviamente tanta demanda teve seu revés,esse que foi ampliada pela crise do petróleo em 1974 que acabou prejudicando muito a era de ouro e aos poucos uma a uma,empresas iam caindo,fechando as portas e aqueles que sobreviviam preferiam investir em outro negócios.Algumas empresas como a P. Productions sobreviveram por algum tempo mas também não aguentaram o baque. As franquias Kamen Rider e Ultraman sem grandes novidades em seu repertório não resistindo muito a mesmice e acabaram tendo que entrar em hiato. A Tsuburaya seguiu com várias idéias e conceitos de séries diferentes como Izenborg que mesclava anime com Live Action,enquanto a Toei encontrou outra série que se tornou um grande fenômeno em 1975,que foi Himitsu Sentai Gorenger mais uma vez pelas mãos de Ishinomori. E seguia com inúmeras séries dos chamado Henshin Heroes(que não são uma franquia e sim um apelido que os fãs usam pra descrever um certo tipo específico de heróis numa mesma categoria de empresas distintas) como Akumaizer 3,Choujin Bibyun entre outros porém algo muito similar ao que ocorreu no Brasil também aconteceu no Japão,que é a saturação do estilo,muitas séries,sem grandes mudanças,acaba cansando o público.Outras séries inovadoras como Yamato e Gundam começavam a chamar mais atenção.A Toho que já havia entrado em hiato com Godzilla até tentou alguma coisa com Megaloman mas sem grande sucesso,decidiu não investir em Tokusatsu por um longo tempo.O retorno de franquias após um período de hiato não deu muito certo.A Tsuburaya tentou ir de carona no sucesso de Yamato e Gundam e criou um anime do Ultraman que não foi tão popular,o Ultraman 80 passou por problemas sérios de bastidores que levaram a franquia ao hiato novamente e Kamen Rider apesar de ter se saído relativamente moderado com Skyrider em 79,acabou amargando outro prejuízo com Super-1 no fim dos anos 80 e durante o ano de 81. Com a Tsuburaya dando um tempo,com poucas empresas ainda tentando algo somente o Super Sentai veio pra manter a Toei no mercado,tudo graças a parceria com a Marvel que trouxe uma adaptação do Homem-Aranha pro mercado japonês que resultou no retorno do Super Sentai,dessa vez o conceito criado por Ishinomori seria usado pelo grupo de criação da Toei conhecido pela alcunha de Saburo Hatte(equipe responsável por séries se Super Robots de sucesso da Toei Animation como Voltes V) com a idéia de usar o robô gigante visto no Spider-Man da Toei que foi um sucesso absoluto.Graças a parceria com a Bandai o Super Sentai ressurge como uma franquia com visuais padronizados e cada série trazia alguma novidade interessante,e isso é o segredo da estabilidade da franquia.Porém ainda faltava algo de sucesso,que trouxesse novo conceito e atraísse a atenção do público ou a Toei teria sérios problemas.




A chegada do salvador Gavan

Nesse contexto que entramos finalmente naquele que marcaria história na Toei,Gavan. A idéia da Toei era trazer um novo tipo de Henshin Hero,ao estilo das séries que ela sempre fez desde Inazuman e Kikaider mas com conceitos novos e interessantes,pra isso ela chamou um time de peso,muitos vindos de séries de anime de Super Robots de sucesso da Toei como o grupo conhecido como Saburo Hatte e outro que foi fator determinante no sucesso dos Super Robots da Toei Animation na época: o designer da Bandai Katsushi Murakami. Murakami tem um currículo premium,o homem foi responsável pelo design de séries como  Hyakujuu Ou Go-lion e Dairugger XV,duas séries adaptadas pro mercado americano como Voltron,foi responsável pela linha Popynica e Chogokin. O produtor Susumu Yoshikawa,produtor executivo de Dairugger XV e de Shozo Uehara,o famoso roteirista das séries de Ultraman e esses time fez toda a diferença.No inicio Gavan seria chamado de Space Detetive Z porém mudou de nome pra ser referência ao ator francês Jean Gabin.





Se observarmos bem a série Gavan e todo conceito de personagem,a época e a estética veremos como ele era diferente de tudo que veio antes dele.A começar pelo seu design arrojado,dessa vez não foi criado por um mangaka,e sim por um homem que trabalha no setor de brinquedos,que já tem como visão tornar esse visual atrativo pra se vender brinquedos,por isso que Gavan era diferente do Super Sentai,do Ultraman,do Kamen Rider e de todos os outros heróis da Toei.Ele tinha um design arrojado,repleto de detalhes,com grande foco no apelo tecnológico,imagina ver um herói com uma armadura brilhante,cromada,com um design tão arrojado,aquees olhos brilhando no escuro,totalmente diferente do que estávamos acostumados?pra uma criança deve ter sido um paraíso,nós aqui do Brasil sentimos isso com Juspion, então pra criança japonesa também foi um grande choque. Aquele visor que acendia,a espada laser,o Gavan Dynamic que era um espetáculo visual da época fazia Gavan se destacar,ele estava muito a frente do visual do Super Sentai da época o Goggle V,tanto que quando eu soube que Gavan que era do mesmo ano eu não consegui acreditar.Até hoje você sente como Gavan parecia estar a frente de seu tempo.




Kenji Ohba foi outro grande diferencial da série. Com grande destaque já na sua participação em um episódio de JAKQ e tendo tanto carisma como Battle Kenya em Battle Fever J que ele já foi chamado pro ano seguinte pra interpretar o Denzi Blue em Denziman. Kenji Ohba além de passar todo o ideal do herói japonês dos anos 80 que era aquela figura forte e imponente que serve de exemplo e que toda criança se espelha mas que perto de pessoas queridas e crianças sorri e se mostra muito gentil ele era um artista marcial de primeira,vindo da escola de dublês do JAC(Japan Action Club),Ohba é o que eu posso definir como o Jackie Chan japonês que era um ator que mostrava muito carisma,humor e habilidade acrobática. Ohba dispensando uso de dublês protagoniza os melhores menos e cenas de ação que ouso dizer que apenas o seu sucessor Sharivan conseguiu igualar.Desde perseguições de carro pendurado no teto dele,saltos com tirolesa,saltos em lugares altos,escaladas e todo tipo de coisa.Logo na abertura você vê do que a serie é capaz só com algumas acrobacias de Ohba,e esse foi outro grande diferencia de Gavan pras séries da época:ele tinha um foco gigante em ação e performance coreográfica como nenhum outro antes dele.Os heróis da década de 70 seguiam uma padrão de sempre lutar diretamente com os monstros no mano a mano mas Gavan era diferente porque as cenas de perseguição,explosões,fuga de caro,saltos em lugares enormes eram tão importantes quanto encarar o monstro do dia numa luta mano a mano.Só pra se ter uma idéia existe um episódio de Gavan que é a síntese disso pois ele começa com Gavan andando pela cidade,e com menos de 1min ele é levado pra quase o episódio inteiro com ele sendo perseguido pela Makuu com tudo que você puder imaginar,o episódio praticamente não tem história,ele só contextualiza o que Gavan estava fazendo pra começar uma sequencia imensa e quase interminável de ação,que já emenda com a transformação do herói e a derrota do monstro da semana.Eu sempre brinco dizendo que Gavan é tão frenético e rápido que se você piscar o olho não entende o que tá acontecendo porque ele tem uma direção muito dinâmica com o herói fazendo poses e saltando e parando em lugares distintos,que já era o padrão do Super Sentai desde 81 com Sun Vulcan onde ele dinamiza as cenas de luta do Tokusatsu que eram bem lentas e com cara de coreofrafia nos anos 70.E o público ficava hipnotizado com as peripécias marciais de Kenji Ohba.O traje de Gavan tinha que ter 3 tipos distintos,um pra cenas de ação,mais maleável(que eu chamava antigamente de traje de borracha),o de Close que era pra takes mais próximos e a Super Close,mais detalhada e cromada,usada principalmente em artes promocionais,o único problema era a fácil distinção entre as 3.




A abordagem espacial foi um grande acerto também,a Toei já havia tentado antes com a série Uchuu Kara no Messeji com grande influência de Star Wars mas os heróis da série tinham um estilo muito incomum que não foi um sucesso como se imaginava mas com Shouzo Uehara sendo um grande especialista nesse tipo de trama a coisa em Gavan fluiu melhor,mesmo com tecnologia limitada da época ele conseguiu criar bem uma mitologia simples com o conceito da policia espacial.O visual de Gavan com grande apelo tecnológico ajudava muito,a sequência de transformação que pra muitos parece repetitiva até hoje produziu um efeito icônico: toa vez que Gavan se transforma primeiro vem uma versão simples e então o narrador explica como foi feita a sequencia de transformação com detalhes mostrando Ohba fazendo a coreografia numa tela preta com efeito de rastro e aquelas particulas brilhantes num fundo escuro,aquilo era sensacional demais,pra mim era como se fosse um ritual,do climax do episódio,o momento máximo,se fosse apenas mostrada uma vez(como fizeram em Spielvan por exemplo) não teria o esmo impacto então dá pra relevar essa repetição.O único porém é que Gavan talvez pelo alto custo de produção possui muitas cenas recicladas e momentos de ação que se repetem.Porém não tirou todo o brilho da obra.

Os brinquedos de Gavan eram outro atrativo.Só o visual do personagem já valeria o investimento mas Gavan trouxe um arsenal de brinquedos que deu todo um apelo bem especial e que é até diferente do que estamos acostumados. Gavan possuia o Dolgiram que era sua nave espacial que se convertia em um dragão que é bem legal,tinha uma moto a Cybarian,um tanque chamado Gravion que ele usava pra se infiltrar em bases inimigas pelo solo com o Scooper que era um Drill pra escavação.Além disso assim como quase todo herói dessa linha tinha um jipe em sua forma civil.




Outra coisa que Uehara trouxe que foi bem interessante foi a trama com maior carga dramática.Na verdade Gavan é bem mais simples narrativamente que seus sucessores,até por ser um conceito e ter sido o primeiro,mas na cena final onde Gavan reencontra seu pai foi um dos momentos mais tocantes vistos,Ohba deu um show ali emocionando bastante.Mais tarde o foco maior na narrativa,algo mais comum nas séries Ultra foram determinantes pra evolução do Tokusatsu da Toei que até então focava mais na ação e tivemos a partir de Sharivan um alinha de história principal mais presente com os chamados episódios chave que revelam a trama principal.




E além disso a trilha de Gavan era especial.Normalmente séries Tokusatsu costumam tocar sua música de abertura ou encerramento nas cenas de ação importantes,o Super Sentai trouxe um novo conceito de se ter uma trilha sonora diferente pra quando o robô gigante é invocado. Gavan ampliou ainda mais esse conceito e recheou Gavan com múltiplas músicas cantadas nas mais variadas cenas que davam empolgação necessária  série encabeçada por aquele que se tornaria um monstro das Toku Songs,Akira Kushida. Akira foi um dos principais responsáveis por inovação nas trilhas musicais de Tokusatsu antes dominada por Isao Sasaki e Ichirou Mizuki. Ele já havia cantado a música de abertura de Sun Vulcan em 81 e foi chamado pra Gavan talvez pra dar mais ainda aquele diferencial das outras séries.Junto do grupo de vocais de fundo Koroogi'73 e do artista Noboru Kimura que era da banda TALIZMAN e que havia cantado as músicas de Ultraman 80 e que deu grande toque oitentista a trilha de Gavan e que eu pessoalmente gosto muito da pegada oitentista desse artista.Várias músicas como Kagaku no Ouja Dougiran,Dekkou Sekan Gavan,Chase Gavan entre outras trazem uma trilha riquíssima de músicas empolgantes a baladas melódicas.





Metal Heroes

Com Gavan outros heróis na mesma linha surgem.Como outros dois policiais espaciais,Sharivan e Shaider. Tentando inovar, outras séries seguindo essa linha similar apareceram porém algumas poucas mudanças foram feitas em Juspion,sem o mesmo sucesso dos antecessores e o Spielvan pareceu tentar resgatar o estilo mais similar aos Uchuu Keiji, mas também não foi tão bem.Com Metalder houve uma mudança maior.O visual arrojado que Gavan trouxe permaneceu nessas séries e que mantinham o conceito das armaduras. Até então não havia o nome Metal Heroes porém em 2005 a Toei decidiu classificar todas as séries que vieram a partir de Gavan como Metal Heroes em livros e até em certas séries crossover como o Super Hero Taisen Z,devido ao fator de todos em comum terem essa armadura metálica independente da tecnologia usada nelas,porém eles não são uma franquia como muitos ainda acreditam,é só uma classificação igual aos fãs que chamam todo herói transformante em Henshin Heroes. Podemos perceber também que apenas o Gavan comemora aniversário,tendo aquelas logos especiais igual as franquias Super Sentai e Kamen Rider tem então independente do que é dito na internet por aí os Metal Heroes não são uma franquia e nunca foram.




Mais tarde Gavan retorna no crossover com Kaizoku sentai Gokaiger em 2012, no aniversário de 30 anos da franquia homenageando outros personagens de Ohba no Super sentai com inúmeras referencias.Em seguida passou o bastão pro seu sucessor,o Gavan Type G com Geki Jumonji assumindo o posto do Retsu Ichimonji no filme de 2013,o Gavan original.O Gavan Type G apareceu em 2013 em Go-Busters pra divulgação deste filme que deu o pontapé na nova geração de policiai do espaço além do crossover Super Hero Taizen Z de 2012. Após Sharivan e Shaider Next Generations a Toei tentou criar uma espécie de MCU com seus heróis,aqueles que foram elaborados por saburo hatte em sua maioria,como os Super Sentai e Metal Heroes(Kamen Rider ficou fora por pertencer a Ishinomori Productions)  chamado de Space Squad,mas o projeto ao que parece não foi pra frente e permanece incompleto. Tivemos Gavan vs Dekaranger,o Super sentai que trouxe muitos elementos dos Uchuu Keiji e foi grande sucesso e após isso fizeram um crossover com Kyuranger,o Sentai de 2017 no Kyuuranger vs Space Squad de 2018..No entanto após isso não tivemos nada a respeito de Space Squad que continuaria com a adesão do público.Uma pena. Principalmente que os trajes estão melhores,agora eles usam um material único sem precisar de 3 tipos distintos como antes dando mais homogeneidade além de contar com o grande Koichi Sakamoto na direção.





E finalizando Gavan foi uma série espetacular com um novo e inovador conceito que tirou a Toei do buraco e criou um personagem icônico,extremamente importante pra história do Tokusatsu. Eu particularmente adoro essa série que mesmo sem ter uma trama muito elaborada como Sharivan ou Shaider tinha cenas de ação muito boas e era empolgante e que mesmo sem fazer sucesso no Brasil por ter vindo na época e emissora erradas,ter uma dublagem bem medíocre,e ser enclipsado pelo sucesso de Juspion é uma série que merece mais reconhecimento aqui como ele tem no seu país de origem e esse artigo é pra fazer justiça a isso porque o universo do Tokusatsu é imenso e vai além do que fez sucesso na nossa infância.Quem quiser pode assistir Gavan em versão legendada já disponível completa facilmente na internet.

Comentários

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    1. Eu já ouvi falar dessa história mas não sei se é mesmo verdade,é até difícil acreditar porque Tokusatsu não era muito conhecido nos EUA naquela época.até porque a cor prata pra um ciborgue geralmente era um padrão

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