Os 25 anos de Ultraman Tiga e como ele reinventou a forma de se contar a história em Tokustasu e trouxe uma evolução também nas produções de Tokusatsu





 Ultraman Tiga que completou 25 anos foi uma série revolucionária para o Tokusatsu. Após anos fora da TV por uma briga entre a Tsuburaya e a TBS o gigante de luz finalmente retornou a TV e trouxe a maior revolução na forma de contar histórias em Tokusatsu elevando a franquia pra um nível nunca antes visto.Até hoje eu considero essa a melhor série Ultraman já feita e um dos melhores Tokusatsu de todos os tempos tamanho foi o capricho em todos os aspectos e que afetou toda a indústria juntamente com Megaranger pro Super Sentai e Kamen Rider Kuuga.




Contexto

Na época que Ultraman Tiga surgiu o mundo do entretenimento japonês foi impactado pela chegada de Neon Genesis Evangelion,algo que de alguma maneira ou de outra impactou toda a indústria japonesa.Isso porque Evangelion trouxe pro anime mainstream uma maior complexidade dos personagens e no desenvolvimento de sua história. Isso fez com que o público japonês se interessasse mais por séries onde os personagens tinham muito mais camadas de profundidade do que antes. Curiosamente começou a surgir diversas produções mais elaboradas nesse sentido do que antes nesse aspecto É muito comum hoje em dia mangás como Naruto passarem dos 50 volumes devido a complexidade narrativa que não existia antes por exemplo. No Tokusatsu não foi diferente. Essencialmente o Tokusatsu ainda é um produto infantil que visa o luvro com a venda de brinquedos mas seus personagens mudaram e se tornaram mais humanos,um reflexo que parece vir justamente da influência de Evangelion. Antigamente os heróis de Tokusatsu tinham um padrão bem definido,o homem/mulher modelo pras crianças,já prontos,inabalados,extremamente sérios e compenetrados,mas gentis perto das crianças ou quando não estavam lutando. Inúmeros personagens com esse mesmo padrão que incluem Kotaro Minami,Retsu Ichimonji,Spielvan,Den Iga entre vários outros.Esses personagens eram um tanto bidimensionais,não havia as falhas inerentes aos humanos,ou espaço pra desenvolvimento. Após isso houve essa mudança,onde as séries dizem o seguinte: "agora qualquer pessoa pode ser um herói,mesmo jovem e inexperiente,basta ter o que é necessário pra isso" que foi a grande mudança que trouxe um pouco mais de camadas na descrição de personagem dos super-heróis japoneses.




A gente já percebe isso a partir de Ultraman Tiga.No passado nós já tínhamos heróis muito inexperientes como o Hideki Go ou o Gen Otori mas o desenvolvimento deles chegava num ponto e parava nessas séries. Com as séries o desenvolvimento dos personagens era constante e todos os personagens tinham suas motivações e um background. não que o Daigo seja necessariamente um personagem incrível porém nos membros dos esquadrões das séries Ultra antigas era comum termos gente que só fazia número,e a série ser muito mais centrada na ação. Eles eram mais uma unidade de combate do que um personagewm com seus sonhos,passado,medos. Em Tiga a coisa mudou,cada um dos personagens tem um desenvolvimento,tem uma história,e eles vão progredindo muito conforme a série avança e isso foi fantástico.Como a capitã Iruma que perdeu seu marido num ataque dos Kaijuus e tem que cuidar sozinha de seu filho pequeno. Horii que é o cientista do grupo que durante a série além de desenvolver a sua visão da ciência principalmente entre aqueles que não fazem o uso correto delas,ele também tem um relacionamento com uma mulher que ele salva durante uma missão chamada Michiru Ezaki que eles aos poucos vão se relacionando mais e mais até que eles se casam no fim da série,essa é uma parte muito emocionante,te dá lágrimas nos olhos de tão especial que se trona o momento porque você vê toda a progressão disso.O Shinjoh que possui uma irmã mais nova que trabalho de enfermeira na TPC,a Rena e sua relação com o Daigo que é melhor construída do que supostas relações entre personagens das séries passadas sobretudo do próprio Hideki Go com a Aki. E isso tudo torna a experiência de Ultraman Tiga muito mais memorável,principalmente porque o nível das tramas individuais dos episódios continua muito alta.é algo que sinto falta nos Ultras mais recentes,parece que como as séries são mais curtas tendo cerca de 24 episódios,parece não haver tempo pra desenvolver tudo.O Ultraman Trigger embora seja uma série até legal tem esse problema,praticamente tudo fica centrado muito no trio de personagens centrais da equipe GUTs e todo o resto está lá apenas porque Precisa ter uma equipe.Parece que estão ali apenas pra cumprir função e não como um personagem mesmo,com suas história,motivações etc.Outra coisa muito melhorada era a coerência da narrativa,na década de 70 era muito comum até pelas limitações ou visão da época,e até a dificuldade dos roteiristas em dar uma visão artística,e criar um produto adequado a crianças,então temos séries onde elas começam incrivelmente tensas e dramáticas e mudam completamente o tom no meio,como o Leo que fica bem infantil em um momento da série,ou o próprio Jack que começa sendo bem intenso e vai ficando bem leve na metade da série,em Tiga existe um estilo que é seguido até o fim.




No ano seguinte surgiu Denji Sentai Megaranger,outra série que trouxe essa modernização. E aqui você pode ver a diferença gritante no que tange  a história e os personagens e o desenvolvimento,todos eram jovens adolescentes que precisavam se tornar heróis mas faltava experiencia e amadurecimento,o que vai sendo bem explorado na série junto com a relação pessoal entre eles.Se pegarmos Turboranger de 1989 que trouxe também adolescente colegiais como protagonistas nós percebemos o quanto Megaranger é superior nesse aspecto,pois os adolescentes de Turboranger não eram muito diferentes dos heróis dos anos 80,eles pareciam maduros e adultos demais na sua forma e agir,não havia espaço pra desenvolver os personagens

o Kamen Rider Kuuga também já veio com um maior desenvolvimento dos personagens,um fator característico da era Heisei juntamente com sue formato Drama





Novos valores de produção


Obviamente o Ultraman Tiga foi feito pra pegar um público mais velho além das crianças,seu tom sóbrio e moderno.O visual do personagem mudou e agora dava uma maior sensação de imponência e beleza ao traje do herói bem como a aparência dos membros do esquadrão GUTs e dos equipamentos. Com uma trama onde o Ultraman era um gigante de tempos atrás que virou pedra abandonando a mitologia do M78. A produção de Ultrman Tiga também era notável graças ao fator da Tsuburaya ter feito uma incursão ocidental onde eles aprenderam inúmeras  técnicas de filmagem dos americanos como já usar efeitos especiais em filmagem em vídeo e apesar das séries desenvolvida em parceria com o ocidente como Ultraman Great e Powered serem bem fraquinhas aquilo tudo serviu como know-how pra eles evoluírem as técnicas de filmagem. Eles já experimentaram isso na s´serie Gridman em 1993 mas foi em 1996 onde eles já evoluíram muito a série,mesmo nos dias atuais se você assistir Tiga,você não vai estranhar,apena é perceptível que está datado mas ele continua belo e bem feito e não havia nenhuma produção desse nível na época.O uso do CG por exemplo foi fundamental,agora ao invés dos jatos serem feitos de maquetes,eles usavam o CG o que dava um  efeito muito melhor com voos muito mais rápidos e dinâmicos,dando uma impressão muito maior.Uma coisa que impressionava bastante em Ultraman Tiga era a base da TPC que era imensa e repleta de funcionários que dão suporte,temos mecânicos,engenheiros,cientistas,tudo era bem mais realista.

A trilha sonora de Ultraman Tiga também é especial,tendo uma das trilhas sonoras mais marcantes de todas,daquelas que ficam na sua memória como a música que toca nas batalhas.

Existem muitas coisas a se falar de Ultraman Tiga e seria melhor ainda com a série fresca na memória,mas com esse artigo espero te conseguido passar um pouco do porque Tiga foi um diferencial e um divisor de águas no universo Tokusatsu tal qual o Ultraman original também foi. Sem dúvidas esta foi a melhor série Ultra já feita e nenhuma outra conseguiu se comparar a ela,embora séries como Gaia,Mebius conseguiram chegar bem perto.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoraria ter visto uma sequencia de Gridman. A série tinha como protagonistas crianças e todo um núcleo familiar e de vizinhos que a tornava bem diferenciada.Mas aquela era mesmo a hora de Tiga,do Ultraman voltar a TV e se tornar uma das séries mais importantes da história do Tokusatsu

      Excluir

Postar um comentário