A nova geração de STREET FIGHTER 6 chegou e surpreendeu com visual arrebatador dos grafitis das ruas e gameplay empolgante e animação absurda. O que sabemos até agora




 Eu começo esse artigo bastante feliz e aliviado. SF é minha franquia favorita e quando SF6 foi divulgado naquele teaser eu fiquei MUITO preocupado com a direção artística que ele ia tomar,no gameplay não me preocupava tanto mas o visual me deixou de cabelo em pé por conta do uso da RE engine e do aspecto ultra realista(embora mantendo os corpos desproporcionais que gerou memes com o Ryu),cinza e dark dando um aspecto mais parecido com um Resident Evil que um SF. Parecia que o realismo e o jeitão mais estilizado e cartunesco não pareciam combinar,era estranho e senti que os personagens seriam descaracterizados e até usar captura facial.Eles fizeram isso com DMC5 e não gostei nada do visual,parecia um jogo americano,inclusive já fiz um texto sobre isso,como o realismo vem tirando a estética japonesa das produções,algo preocupante e que já afetou a franquia Resident Evil. Mas o jogo finalmente foi mostrado em sua plenitude na State of Play e finalmente vemos em ação e pro meu alívio,ou eles mudaram de idéia vendo as reações negativas,ou era algo muito cru aquele teaser porque felizmente SF6 não será parecido com aquele trailer embora alguns conceitos do realismo sejam usadas.Ou seja ainda existe o realismo nos personagens,dá pra ver veias,unhas,rugas na pele dos personagens porém o estilo estilizado e colorido adotado no SFV vai permanecer mesclado com o realismo e que não descaracteriza os personagens,dá pra acreditar que um brutamontes como o Hugo ou Abgail poderia se encaixar facilmente com esse visual que o do teaser inicial. O jogo tá muito bonito e colorido,especialmente os cenários como o cenário do "Samurai Shodown" da praia com direito a uma árvore de cerejeira o fundo. E a Isla do KOF XV ia ficar louca vendo esse jogo,ia querer invocar Otoma=Raga pra ir pro universo de SF porque ele adota o estilo urbano da arte do grafiti,junto com as pinturas japonesas vists anteriormente.Quando os personagens fazem certos ataques especiais mais poderosos splashes de tinata colorida voam na tela criando um visual estilizado que é apaixonante e mostra que sF não vai perder o estilo artístico adotado desde o 4. Isso faz com que SF pareça uma evolução natural nesse conceito,ficando mais sério no 5 e mais realista no 6 e estou muito satisfeito com o resultado final,ele é brilhante,ele é colorido,ele respira a arte das ruas,ele combina com o aspecto da história que remete a nova geração.






Mais impressionante que o visual do jogo são as animações e minha nossa como elas são fantásticas.O jogo conseguiu atingir um outro patamar no estilo 2.5D,com uma fluidez tão absurda que nem jogos completamente 3D como Tekekn 7 e Soul Calibur conseguiram atingir esse nível,em Tekken 7 principalmente por já ser uma reciclagem quase total dos movesets do 6,ainda tem uma certa dureza nos movimentos.Aqui  animação é plástica e me lembra um pouco o nível de detalhes do Final Fantasy XV que é uma das coisas que mais se destacava era como a movimentação dos personangens era fluida e realista e aqui é o mesmo.E assitindo em câmera lenta ficam ainda mais impressionante,os detalhes do personagem que tem várias expressões diferentes na hitstun(a animação qundo ele sofre o golpe) e a captura de movimentos que já era boa no SFV atingiu outro nível,é insano.





Logo de cara nós somos apresentados a uma Chn Li.Eu não curti muito o design dela,eu estranhei bastante porém faz sentido.Tudo indica que esse jogo se passa após o 3RD strike e ter uma Chun Li mais velhja e experiente com aquele ar de mestra é muito interessante.Junto com ela aparece uma já crescida Lei fen,a garotinha que el salvou da Shadaloo no SFV,e ela tem um estilo meio parecido com a Isla e Shun ei,com aquela vibe urbana de Shibuya(mesmo sendo chinesa já que Shibuya é a maio referencia da Capcom que é uma empresa japonesa) e o design dela é muito bacana mesmo mostrado numa cena rapidamente. Ryu aparece com um traje novo que remete ao Gouken, que é um robe budista. Isso significa que ele pode já ter treinado com Oro e inclusive ele tem várias técnicas novas usando o Mu no Shiki como canalisar energia,que lembra o Senjutsu do Oro,e até um Denjin Shin shoryuken. Esse jogo faz questão de mostrar uma celebração de passado e futuro pois Chun e Ryu são representantes do passado e os outros dois personagens mostrados no trailer são a nova geração,a modernidade.No trailer a gente vê Jamie,um jovem lutador de Kung Fu que segue os passos de Yun e Yang e domina um estilo que combina Break dance,Suiken e o Kung Fu clássico em seu movimentos junto do Luke com seu MMA ambos num ambiente urbano enquanto a velha guarda de SF aparece com um cenário antigo com uma cerejeira e pagodas de templos japoneses.Esse contrte entre o antigo e o novo é bem claro.





Já o gameplay vai ser bem interessante.Observamos que agora temos uma nova barra que substitui a barra Stun que é a drive Gauge que tem 6 blocos e você irá ter ela disponível cheia desde o inicio e quando se esgota você fica um tempo tendo de esperar ela recarregar automaticamente (em estado de Burnout,ou seja como se estivesse sem stamina e mais vulnerável)lembrando a barra de Skill do KOF XI. Com ela você vai usar as inúmeras técnicas ofensivas e defensivas do jogo que são uma reunião de tudo que foi feito nos 2 jogos anteriores como o Drive Impact que custa 1 estoque(que causa um splash que varia de cor com o personagem,o Jamie é amarelo,Chun Li é azul e amarelo e Ryu é marrom) feito com dois botões fortes que é uma nova versão do famoso Focus Atack,ele absorve o golpe do oponente e ataca podendo agora causar um Guard Crush e um Wall Bounce no canto da tela,e o Drive Parry(que tem um efeito de aura azul),o famoso Parry de SF3 está de volta permitindo aparar os golpe do adversário,esse golpe gasta um consumo continuo da barra,o que impede de se ter um festival de Parry apesar do comando mais facilitado.É possível fazer um Perfect Parry recuperando um estoque e tendo mais vantagem(o personagem faz um grande splash roxo nessa hora)O Overdrive(com efeito de aura amarelo) é o velho golpe EX feito do mesmo jeito de sempre e custando 2 estoques.O Drive Rush(um efeito de splash esverdeado ) é uma corrida feita com dois toques durante um Drive Parry ou um golpe qualquer seu custando 3 estoques e lembra o FADC(Focus Attack Cancel) do SF4,e vai servir pra estender combos ou realizar uma ofensiva após um Parry bem sucedido,uma mecânica tanto ofensiva quanto defensiva.E o drive reversal(um efeito laranja) que custa 2 estoques é basicamente o V-Reversal com a mesma função.A barra de Super está presente e ela carrega até 3 níveis e temos múltiplas Super Arts,algumas simples e outras com aquelas câmeras sensacionais indicando que talvez teremos lv como KOF. Ainda não vimos uma gameplay completa,apenas cortes do jogo no trailer mas significa que você terá um sistema que serve pra todo tipo de jogador,um mais agressivo estilo Punk ou mais defensivo como Tokido e saber administrar a barra com sabedoria é o que vai trazer a beleza técnica da complexidade dos combates,é algo que eu quero ver mais detalhes em ação.Se você usar todos seus recursos de cara pode ficar sem em uma situação ruím,mas pode te levar a uma vitória certa se bem usada.Ou você pode ir com mais calma e usar na hora mais necessária. Isso vai bem legal de se ver e acredito que vai ter um nível técnico bem alto e agora os personagens terão um recurso universal ao invés da individualidade do V-Trigger e Skill do jogo anterior.Isso nem de longe é uma desvantagem,é bom ver que a franquia não joga safe e oferece novas formas de se jogar SF sem perder a essência do jogo técnico e cadenciado.E a in dividualidade não foi limada totalmente,agora cada personagem possui uma mecânica única,o Ryu pode usar um Denjin Charge pra deixar seus golpes elétricos lembrando seu primeiro V-Trigger,Jamie potencializa seus golpes bebendo similar ao Chin na KOF 2002,a Chun Li usa uma Stance que lembra a posição da Fênix da Xiaoyu do Tekken e Luke pode fazer vários follow ups durante seus Overdrives.






Uma coisa curiosa é que a Capcom não desistiu de trazer novos públicos pro jogo e ofereceu um controle bem no estilo Stylish Mode do Blazblue. Atualmente a ARC vem fazendo jogos que mostram uma execução simples em troca de toda uma complexidade do sistema deixando as lutas mais cerebrais,não dependendo tanto da habilidade como antes,mas ao que tudo indica a Capcom vai voltar atrás nesse conceito e oferecer algo separado e funciona da mesma form que o Blazblue,você vai ter um layout mais limitado com 3 botões de ataques e um pra golpes especiais que você faz no estilo GranBlue versus mudando a direção no direcional.Também dá pra ter acesso a uma espécie de Rush Combo do KOF XV,onde temos combos simples e limitados que ordem atender os casuais.Isso não atrapalha quem escolher o controle clássico porque o estilo Moderno não te dá acesso a todos os recursos do jogo e pra fazer algo mais complexo o treino e dedicação ainda serão fundamentais.Mas ajuda quem nunca jogou um game de luta na vida a se habituar com ele e pode quem sabe querer aprender a jogar de verdade em algum momento.Esse é um caminho melhor que a SNK fez que só colocou o Rush Combo e facilitou a execução,ainda sendo difícl, usar recursos como o Hop que tem comando exigente e desconfortável,as vezes obrigando o jogador a pegar algum tipo de controle mais adequado.






E por fim temos as duas maiores surpresas do trailer que são o World Tour e o Battle Hub. O primeiro é uma versão modernizada do World Tour do SF Alpha 3.Lá você escolhi um personagem do jogo e saia explorando o mundo encontrando oponente e evoluindo seu personagem.Agora parece um jogo de mundo aberto onde você cri um personagem e o customiza lutando pelo mundo.Muitos acreditam que você lutará contra pessoas reais mas eu duvido esse modo é claramente um Single Player mais pra satisfazer o público causal,enquanto o hardcore vai querer ir mesmo nas partidas online.A empresa revelou que todos os modos de jogo do SFV estarão no jogo,então devemos ter o História Individual que é muito legal,o cinemático,talvez um Arcade com várias artworks destraváveis etc.O Battle Hub é o Hub online que vemos em jogos de luta da arc e em MMOs,e não obrigatório entrar aqui pra joa online o que é ótimo também.Existe uma preocupação muito grande em ter muito conteúdo com o lançamento do jogo diferente do SFV que pegou bem mal na época.

E mal o jogo saiu e tivemos vazamentos,um deles mostra uma lista com artes dos personagens do jogo,tudo indica que a lista é mesmo real pois a personagem Kimberly que aparece no Battle Hub do trailer está igual da imagem e a Cammy aparece num vídeo vazado com sua Super Art,ali ela tá com a roupa clássica,o que indica que os personagens podem estar com uma roupa alternativa ou terem os visuais clássicos como roupa alternativa.Também vemos uma imagem que mostra Cammy junto com Guile com qualidade bem baixa in game.







Retornam Ryu,Ken,Zangief,Dhalsim,Honda,Blanka,Guile e Chun Li(o elenco original de SFII)
Em seguida Cammy e Dee Jay(SSFIIT)Rashid(SFV)Juri(SFIV)Ed(SFV) e Akuma(SSFIIT)
Os novos personagens são Luke que retorna do seu debut no SFV,Marisa,Jamie,Mimi,Lily,JP,Kimberly e AKI




E com isso eu estou bastante empolgado com SF6,tem tudo pra ser um excelente jogo com gameplay de altíssimo nível e mal posso esperar pra ver mais dele,a Capcom conseguiu de novo.Mesmo que o jogo tivesse mantido o estilo do teaser eu iaria jogar pelo gameplay mas ia ficar bem resmungão com o design mas felizmente o jogo tá bonito e tá legal.





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