Minha experiência com Genshin Impact após 4 meses jogando de forma "casual"

 



Anteriormente eu fiz um artigo mostrando como Genshin Impact um jogo Free to Play e Gacha conseguiu ser um jogo satisfatório o bastante,rico o bastante pra quem tem medo desse tipo de jogo,e como ele funciona então esse artigo é um complemento pra aquele pois agora estou bem avançado e posso dizer se a experiência é comprometida de alguma forma porque todo mundo sabe que sendo gratuito vem limitações com isso.lembrando que estou jogandod e forma "casual" porque normalmente o gameplay hardcore de rPGs é fazer 100% do jogo,mas no caso desse jogo não é esse o hardcore,e sim ficar dentro do chamado meta,ter os melhores personagens,composições e extrair o máximo de dano do seu time.





A primeira coisa que observei com atenção estudando o jogo e vendo vários vídeos sobre o mesmo é que a maioria imensa dos jogadores foca no aspecto PVE deste jogo que seria o Player vs Enemy já que não existe PVP o Player vs Player neste jogo que consiste basicamente em você criar builds poderosas com foco apensa em dano mais alto possível com um modo de jogo automatizado onde você fica decorando rotas de uso de personagens pra aproveitar todas as suas habilidades de forma a repetir o tempo todo até o inimigo tombar e fazer isso de modo a ficar intocável e eliminar os inimigos o mais rápido possível.Isso porque o único recurso late game(como os jogadores chamam o gameplay quando você completa tudo dele) é o chamado Abismo que são 12 pisos com 3 câmaras cada com avaliações de1 a3 estrelas de desempenho onde você precisa exterminar os inimigos dentro de um limite de tempo e quanto menos tempo conseguir melhor o seu rank e só com 3 estrelas você habilita os 4 últimos mais difíceis. Então tudo vira números e calculo de dano,gameplay automática,o chamado meta onde se mede os personagens por Tier Lists onde personagens mais fortes ficam no topo e são mais visados e outros ficam esquecidos e toda build ou guia que você ver na internet é voltado pra isso. O que eu particularmente acho extremamente chato. Qual a graça de ficar invencível ou causar danos de 500 mil e acabar instantaneamente num inimigo?como normalmente personagens de 5 estrelas são extremamente poderosos,cada vez que sai mais eles ficam ainda mais fortes,e o jogo de fato nem precisa de tanto poder pra passar seus desafios,com pouco tempo terminar todo o Abismo com facilidade é possível e ele vai resetando pra dar algum senso de novidade.Mas se o jogo focasse nisso apenas eu ficaria longe dele e não é o caso.






Isso porque Genshin Impact não é como um MMORPG como Raganarok que te dá quests de história mas na maior parte do tempo você está sofrendo matando mobs pra ficar mais forte lentamente nos servidores gratuitos.Eu vi um amigo jogar ele durante 2 anos ou mais e ele basicamente fazia a mesma coisa:procurava um mapa,subia sofridamente de lv com o personagem e quando conseguia e o mob não te dava xp suficiente ele mudava pra outro mapa e ficava fazendo a mesma coisa,sempre posicionando o mouse num inimigo e deixando os ataques automáticos enquanto usava suas Skills e isso se repetia de novo e de novo e ele só ia fazer as quests de história quando conseguisse lvde personagem e job o suficiente pra isso. Eu achava isso tão entediante. Mas o Genshin Impact é diferente porque ele não te recompensa matando mobs no mapa e sim com a exploração e a própria quest da história principal e esse foi o grande diferencial,em Genshin evoluir mesmo no free to play onde tudo é mais difícil se torna mais prazeroso e o maior diferencial deste jogo é que ele te permite jogá-lo como se fosse um RPG de console comum como os que a gente conhece tipo Final Fantasy,Witcher,Tales Of,etc porque ele tem um mundo aberto imenso e uma lore extremamente alta e detalhada que te trás um clima de aventura.




Mas pra isso você precisa entender algumas coisas diferentes que ele tem pra que você saiba como é e as diferenças pros RPGs pagos.Pra começar Genshin é um jogo de serviço e ele não está completo ainda.Conforme os anos novos continentes do jogo,novas partes da trama principal e mis quests e coisas serão adicionadas,é como se o jogo tivesse diversas sequencias mas cada uma sendo parte do mesmo game e não separada como um Kingdom Hearts por exemplo.E ele é lançado aos poucos porque o jogo é GIGANTESCO. Você que não jogou não faz idéia do quão grande ele é. É absurdo de imenso mesmo com 1/3 dele.Temos no momento apenas 3 continentes dos 7 prometidos e com o quarto chegando esse ano. Cada ano teremos um continente novo com as partes da história seguirem. 




Outra coisa importante pra se ter em mente é que normalmente em RPGs nós temos um grupo fixo de personagens que varia em cada jogo,uns podem ter 8,ou 12. E cada personagem tem um árvore de novas habilidades desbloqueáveis que o torna mais variado e complexo conforme seu progresso.Só que no Genshin é diferente pois temos até o momento 48 personagens estão disponíveis e cada um tem uma Skill e uma Explosão Elemental(que a galera também chama de Ultimate) fixa,o que significa que é como se um personagem de um RPG normal fosse dividido em outros 10,20,ou 30 personagens distintos(dependendo de quanto teremos até o fim do jogo) e somente dessa forma você teria a variedade. Só que no Genshin tem um detalhe: as únicas formas de adquirir personagens é pleo Gacha,então vai ser por um sistema randômico que você ira conseguir personagens,igual quando você compra um pacote de figurinhas e não sabe qual vai vir. Então é muito difícil obter todos os personagens do jogo principalmente jogando gratuitamente,o que é normal pelo fato de que eles só lucram com o dinheiro real gasto dentro do jogo pra você conseguir comprar as gemas que te dão as orações pra jogar no Banner e conseguir o personagem. Personagens 5 estrelas são muito difíceis de obter pois a probabilidade de vir algum é baixa e ainda pode vir por um sistema do Banner que garante 50 % de chance de vir o personagem daquele banner. Então você tem que ter isso em mente:tudo que e gratuito é mais difícil de conseguir.




E as armas seguem a mesma coisa. Conseguir artefatos que são os seus equipamentos só com baus ou em Dominios que são locais onde se tem uma dungeon ou desafios pra eliminar inimigos e que te dão artefatos. Você també não evolui normalmente,o XP é um ítem que você sua livremente e ganha sob condições especificas então ele é bem escasso também assim como a evolução dos personagens é travada até se obter os ítens pra fazer a chamada Ascensão do personagem e progredir e as armas tem o exato mesmo sistema e e alguns ítens são dropados apenas em domínios em dias especificos. Porém os baús pra se obter esses recursos são limitado diariamente por um sistema chamado de Resina que é a coisa que mais tem em jogos Free To Play pra limitar o seu progresso de farm de modo a não desequilibrar,afinal quem paga tem que evoluir ais rapidamente de quem não paga nada no jogo.Recursos pra repor resinas são escassos e a recuperação delas é lenta.Muitas coisas no jogo tem um limite de tempo até sofrer um reset como banner,ítens vendidos nas lojas justamente pra fazer o jogador impaciente torrar seu dinheiro com a pressa. O que tudo isso significa?que ficar forte é difícil igual nos MMOs convencionais e obter as coisas é muito difícil como esperado de um jogo gratis mais ainda assim você consegue se divertir no jogo principalmente se for como eu que só quer curtir a história e a exploração mesmo com limitações e vou mostrar o porque.




A primeira coisa que se tem em mente é aceitar que você não vai poder ter tudo do jogo jogando de graça. Ponto.Se quiser progredir mais facilmente tem que pagar. E segundo:nãos eja absorvido pelo sitema Gacha ou seja ganancioso. Planeje com cuidado qual personagem quer ter,foque nele,faça um time interessante e se divirta explorando sem pressa. Porque eventualmente você pode ter um time bem variado de personagens.Eu tenho no momento 12 personagens e poderia ter mais só que eu consegui uma personagem 5 estrelas antes do Pity(que são 90 orações),o meu foi no 30 então eu posso reservar todas as gemas no personagem de Banner que eu quero porque já obtive personagens legai tanto no Banner do iniciante,quanto no Banner de um personagem especifico onde eu atirei porque a personagem era legal então se ela viesse seria lucro.Mas como pedi no 50/50 o próximo personagem é garantido(se quiser saber mais detalhes leia o artigo anterior onde explico em detalhes esse sistema) então eu posso aproveitar e esperar a Eula que é minha personagem favorita do jogo vir pra ter ela garantidamente.Nesse meio tempo além da Jean que é ótima personagem ei ganhei o Razor que também é legal e já me dou por satisfeito com os personagens que o jogo te dá,eles são carismáticos,são divertidos e o jogo não exige um personagem absurdamente forte apenas pra explorar e curtir a história,só muda se você quiser fazer Abismo porém até mesmo com a Buld certa faze-lo não vai ser dificil também,então não precisa se preocupar.É com essa paciência que simplesmente não me importo com isso,mesmo se vir a Eula antes de eu juntar as gemas necessárias e não a consiga antes do Banner ser trocado por outro eu não vou ficar chateado,posso esperar outra chance e se eu juntar gemas nesse tempo a ponto de conseguir mais um personagem de banner e ela eu posso fazer dessa forma.E dá pra jogar com ela nas missões lendárias também então dá pra aproveitar essa personagem sem eu precisar joga come ela pois rodos os personagens tem uma missão com foco neles onde dá pra se ter um gostinho de jogar um pouco com eles.Claro que existem personagens indesejados no meu grupo que terei mas simplesmente deixo eles de lado e foco em quem eu gosto e assim funciona muito bem pra mim e tenho em divertido muito principalmente porque o foco do jogo não é exatamente o combate mais sim exploração,tem tanta coisa pr se fazer nesse jogo,de quests a procurar baús e resolver puzzles que ter um time limitado nem é tão relevante assim.Não existe nenhuma tarefa no jogo que requer personagens fortes pra se superar,óbvio que com eles fica mais fácil mas você pode terminar o jogo só com os personagens que ele te dá sem atirar nenhuma vez no banner.




O mesmo vale pro gameplay automático. Eu não curto ficar invencível ou ficar jogando de forma repetida,prefiro jogar do meu jeito.Eu por exemplo gosto muito de usar a Jean pra usar sua Skill onde ela faz um tornado em volta sugando os inimigos próximos e os mandando pra longe com muito dano,ou ficar brincando de absorver elementos com o/a Viajante Anemo em sua Explosão elemental,ou mesmo congela r inimigos e usar um espadão pra causar dano. Eu acho muito mais divertido jogar assim então eu propositalmente ignoro todas as builds de dano elevado ou suporte elevado,até porque pro meu estilo de jogo o personagem ficaria muito desequilibrado causando muito dano mas tomando muito dano também então sub-status de Vida e Defesa normalmente ignorados pelos jogadores são bem vindos pra mim que busco como nos RPg normais equilibrar o personagem.Mas talvez dessa forma fique bem difícil realizar tarefas com Time Attack como nos desafios espalhados pelo mapa ou Dominios onde temos que derrotar os inimigos dentro de um tempo curto,embora se você tiver a chance de segurar o lv do mundo(basta atrasar a missão de subida de lv) isso pode facilitar as coisas,e sempre dá pra desafiar a CPU em diversos lvs se quiser nos Dominios,então não é realmente um problema.




A minha dica é focar num time pequeno.Se não curtir os personagens gratuitos pode conseguir alguns de preferencia no gacha e economizar recursos,ão sair gastando tudo a toa,não sair evoluindo personagens e armas a torto e a direito e você vai se dar bem no que o jogo precisa,que no caso seria apenas explorar tudo e fazer missões e Dominios,agora se quiser o Abismo é bom usar o método dos Youtubers de builds e gameplay pra não ficar numa enrascada.Eu não tentei muito o Abismo até o momento então eu só posso recomendar o tal meta.



Coisas pra se fazer no jogo não faltam.Todos os personagens do jogo(48 até o momento) tem uma missão lendária com uma história de cada um onde podemos experimentar cada um,ou missões de encontros onde precisamos encontrar todas as rotas de história como se fosse uma Visual Novel e manter os corações sobre seu personagem principal no máximo,depende das respostas dadas. Tem baús que são encontrados de inúmeros modos,desde derrotando inimigos nos mapas,batendo em pedras suspeitas,escondidos em rochas,congelados,com plantas balões que precisamos atirar com arco e flecha,dentro de templos onde precisamos de chaves,resolvendo puzzles,ou até mesmo batendo num mato,surge um inimigo e derrotando ele aparece um baú. Tem tarefas de mundo onde ajudamos habitantes,tem missões de reputação onde resolvemos tarefas dos habitantes com um NPC específíco das cidades,temos vários sub chefes dos mapas,temos chefes opcionais que te dão recompensam e sempre respawnam,tem missões diárias,pontos de teleporte que te dão partes do mapa do jogo,eventos especiais do jogo,tem tanta coisa que você fica perdido sem saber qual fazer primeiro e todas te dão alguma recompensa bacana,até mesmo você recebe ítens por manutenção de servidor ou correção de bugs.Milhares de artefatos,armas pagas e de graça,todas podendo subir de lv usando até outras armas e artefatos como matéria prima,ítens pra sintetizar e armas criadas com ferreiro(embora a variedade é escassa aqui) e ganhas com Gacha,Genshim Impact é um jogo incrível e digno de qualquer tirplo A do mercado.Atualmente estou no Rank de Aventura 40,cada vez que subimos esse rank ganhamos ítens e xp e destravamos partes da história e progressão do personagem também além do mundo que sobe de lv e com isso os ítens melhores surgem de monstros embora estes fiquem mais fortes também.ainda tenho muito a fazer neste jogo que vai me manter ocupado por muito tempo ainda.E sem gastar um centavo pra progredir nele.

E quando não tiver mais nada afazer no jogo só preciso fazer umas tarefas diárias ou farmar ítens até esgotar as resinas diárias até esperar sair mais atualizações,praticamente todo mês tem uma,até sair um novo continente continuando a trama enquanto jogo outras coisas,então não se preocupem em dedicar toda a sua vida ao jogo porque eventualmente você terá mais tempo pra jogar outros jogos

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