Kamen Rider Wizard e a aceitação da perda. Relembrando os momentos marcantes da série que completa 10 anos

 




Kamen Rider Wizard é uma das séries mais subestimadas,talvez competir com séries como OOO e Fourze que foram excelentes é um desafio bem grande mas Wizard foi uma série que trouxe algumas surpresas bem grandes principalmente quando eu assisti a série da segunda vez.Essa foi a minha primeira série Kamen Rider onde acompanhei semanalmente com o lançamento dos episódios no Japão e depois de reassisti a série em maratona muitas coisas significativas nessa série foram aparecendo conforme eu já conhecendo como a história se desenrolava comecei a observar.Wizard foi escrito pela Junko Kodama(de Zyuohger,Lupinranger vs Patranger,Zenkaiger) junto a Tsuyoshi Kida (de Kamen Rider Hibiki até o episódio 32 onde foi substituído pelo Toshiki Inoue). Eu não considero a Junko uma grande roteirista mas quando ela acerta,consegue fazer bem principalmente no relacionamento dos personagens,um exemplo é Lupat que tem uma trama fraca mais um ótimo desenvolvimento de personagens.Em Wizard acho que foi o melhor trabalho dela porque ela acerta na trama e nos personagens de forma satisfatória e trás uma importante mensagem,talvez por conta da parceria com Kida que fez um trabalho muito bom com Hibiki.




Como já faz muito tempo desde que eu reassiti eu não vou cobrir cada detalhe de cada personagem da série porque teria que assistir de novo pra lembrar de tudo,então eu vou me focar num aspecto importante da série que nos trás coisas interessante pra pensar. Na trama Haruto Soma é um mago que tem a missão de impedir que os Phantoms,criaturas que nascem do desespero das pessoas venham ao mundo e façam dele sua moradia.Um grupo de Phantons causa desespero em uma pessoa e fazendo sua esperança se despedaçar um Phantom surge na Terra matando-a no processo. E Haruto vem como Wizard que é capaz de trazer esperança as pessoas que sofrem com o desespero. Essa série é mais voltada as histórias individuais das pessoas que Haruto ajuda em cada episódio do que nos personagens em sí então e não são tão interessantes quanto por exemplo as histórias dos alunos da escola do Fourze ou com a evolução do relacionamento entre Ankh,Hina e Eiji em OOO,mas a parte que envolve Haruto e seus companheiros tem um bom desenvolvimento.Como Haruto é um herói já "pronto" por assim dizer ele não precisa de tanto desenvolvimento quanto outros Riders.Talvez seja essa razão que passa a impressão de que Wizard é ma série mais fraca comparada as outras,porém ela tem sim coisas interessantes. Sem dúvida o elemento chave dessa série se concentra em Koyomi uma jovem um tanto introvertida que precisa ser reabastecida com a magia de Haruto constantemente senão ela morre.E ela é a personagem central da trama de Wizard pois tudo que ocorre é em relação a ela.Na reviravolta mais impactante de uma série lá pelo episódio 42 descobrimos que Wizard na verdade estava sendo manipulado pelo Mago Branco que criou um falso salvador pra realizar seu desejo que era de trazer Koyomi de volta a vida e pra isso ele precisava manipular as lutas de Wizard com os Phantoms e sacrificar incontáveis vidas pra criar um feitiço pra tal.ou seja tudo que Haruto era e o símbolo de esperança era uma mentira e nessa hora é ele que entra em desespero,mas ele acba sendo salvo e desperta a forma mais poderosa do Wizard. Se o Kamen Rider Wizard era uma mentira feita pelo mago branco pra manipular os dois grupos então coube a Haruto dar o significado verdadeiro do que ele acreditava então ele passa a ser de fato o herói que trás esperança a quem tem desespero,afinal a idéia do Kamen Rider é justamente resignificar seu próprio poder advindo dos seus inimigos em prol da sua justiça.



Aqui temos o Mago Branco que foi incapaz de aceitar a morte da filha que foi vitima de um ritual pra invocação de Phantons a terra mas que de algum modo conseguiu resistir. Mas sua condição é praticamente de uma morta viva que precisa de magia pra continuar viva. Sabendo disso e da amizade gigantesca que Haruto tem por ela,o Mago Branco deu a ele a condição de se tornar Wizard e mantê-la viva enquanto montava seu plano debaixo dos panos. Koyomi tinha muito medo de morrer. mas ao perceber a catástrofe que seu pai queria lhe causar pra salvar sua vida fez com que ela,toma uma decisão importante de aceitar a própria morte e acabar com isso. E Haruto também.Ele não queria de forma alguma que Koyomi morresse,mas ele mesmo tem que aceitar a decisão dela e seguir em frente.Porque é justamente quando não aceitamos a perda que não conseguimos a força pra seguir em frente e tocar nossas vidas,mesmo diante de uma tragédia. E é justamente fez com que o pai da Koyomi fizesse o que fez.

Outra coisa que é destaque em Wizard são as coreografias de luta,elas são espetaculares e o estilo do herói com espada lembra uma esgrima além é claro de todo o uso criativo das magias e inclusive com o herói tendo que mergulhar dentro da consciência das pessoas pra salvá-las e eu acho que ele é o Rider que mais usa a moto até comparado com hoje em dia.E a trilha sonora é simplesmente espetacular,ela tem um tom épico e grandioso e pra mim do lado da trilha de Ghost é a melhor da franquia Kamen Rider.




Uma dica muito boa é o filme Movie Wars Ultimatun que é um crossover entre Wizard e Fourze que é sensacional,um dos melhores filmes de Kamen Rider repleta de repaginada de personagens de Tokusatsu criados pelo Ishinomori como Uchuu tetsujin Kyodain,Akumaizer 3 e Bishoujo Kamen Poitrine(Patrine).Infelizmente a participação de Wizard em Zi-O é bem decepcionante,na série vemos uma mão pegando uma rosquinha que é a coisa favorita do Haruto e dava impressão que ele ia aparecer porém quem aparece é Kohsuke Nitoh o Kamen Rider Beast que apenas entrega o Rider Watch de Wizard sem maiores problemas e é só,foi uma participação bem decepcionante.




E eu sei muito bem o que é isso,pois perdi minha mãe que estava sempre comigo em todas as situações e tive que lidar com a perda pra poder seguir em frente.Talvez seja por isso que hoje Wizard se torne uma série bem mais significativa pra mim pois quando você vive situações parecidas coma da ficção,elas acabam mexendo mais ainda com você.esse artigo também serve pra gente também enxergar o copo meio cheio e ver as coisas boas dessas séries porque existem obras como Ghost e recentemente Saber que são muito criticadas pelo público só porque não atingiram o mesmo patamar de um Build ou Gaim.Até séries fracas como Zi-O tiveram ótimas homenagens e desenvolvimento dos Riders antigos embora uns foram bem frustrantes. Mas talvez com esse artigo pra quem lê, Wizard possa ser mais reconhecido

Comentários