As impressões de Tower of Fantasy não são boas. Genérico e sem alma. Como não fazer um jogo Gacha de Mundo Aberto

 





Eu lembro que no ano passado Tower of Fantasy causou um certo barulho na comunidade pois este jogo foi visto como parte da ala hardcore do Genshin Impact como o "Genshin Killer", ou "o jogo que ia colocar pressão na Hoyoverse pra fazer o Genshin melhorar" e todas essas coisas,mas como esse pessoal só sabe exigir coisas e nunca fica satisfeita com nada,já era de se esperar que iam cair do cavalo porque não é fácil você criar um rival de um jogo tão amabicioso como Genshin Impact e muitas vezes você paga caro pela ambição,especialmetne se não fizer com qualqidade. Então o ToF chegou,a maioria esmagadora de criadores de conteúdo de Genshin Impact,muitos deles também acreditando que ToF ia ser um jogo grandioso surfou no sucesso mas inúmeros problemas e a perda de interesse do público foi rapidamente deixando o jogo no limbo que por algum motivo ainda teve uma fanbase que manteve pelo menos seus modestos 2 milhões de jogadores mas muito longe de ameaçar o reinado de Genshin Impact e a popularidade do jogo é tão baixa que é difícil achar coisas sobre ele como até cosplays de personagens,e os criadores de conteúdo fingiram que ele nunca existiu voltando a fazer conteúdos de Genshin que é o  que gera views afinal. Mesmo que você reclame muito do jogo, faça vídeos criticando pesadamente, você ainda continua jogando,fazendo lives e análises,lucrando com o patrocínio de empresas que oferecem descontos no cash e até cobrando pra fazer analises e pra fazer certos conteúdos do jogo pra pessoas com dificuldades porque existe uma demanda pelo jogo que é justamente da parte hardcore que também reclama e continua jogando,é assim que funciona hoje em dia não é mesmo.




E depois de 1 ano ToF foi anunciado pra PS4 e PS5 e foi uma coisa inesperada e como eu queria realmente saber se esse jogo era tão ruím como dizem,afinal não dá pra confiar na comunidade de Genshin que reclama de coisas estúpidas do jogo mas ao mesmo tempo com aquele pé atrás devido a falta de popularidade.É de graça então não iria perder nada e eu poderia ou ter uma experiência legal com esse gênero como Genshin foi,já que a minha cabeça não funciona como time de futebol onde eu devo torcer apenas pra um jogo ser incrível,e que outros com qualidade similar não possam surgir,ou pode ser uma experiência frustrante mas que pode realmente me fazer medir a real qualidade de um jogo pra outro e esse último foi o que acabou acontecendo. ToF foi uma experiência frustrante e descobri coisas de seus bastidores me fez ficar ainda mais irritado com esse jogo e com a empresa que o criou e é algo que vou contar sobre essa curta análise da minha experiência.




Obviamente eu não gosto de analisar esses jogos como apenas jogos onde você farma pra conseguir muitos personagens fortes e deixá-los os mais poderosos possíveis,eu quero que o jogo seja uma experiência single player tão boa quanto qualquer RPG que já jopguei como Final Fantasy,Persona e outros. Eu tive a melhor experiência possível com Genshin seja na sua construção de mundo,na sua gameplay cativante inovadora e seu mundo muito bem construído e bem original,e caprichado em todos os detalhes o que faz este jogo merecer a popularidade e que tem apesar da polêmica do gacha e da toxidade da parte hardcore da comunidade,nunca satisfeita com nada. Genshin oferecia muita coisa pra um jogo gacha e minha limitação era apenas com personagens,já que jogar de graça dificulta obtenção de recursos e ter todos fica praticamente impossível sem cashar. De resto não tenho o que reclamar ,só coisas pontais aqui e ali,como a baixa resina(a famosa energia do jogo que limita seu farm diário),farm excessivo e a falta do mapa de múltiplas camadas que finalmente foi implantada na versão 4.0 e outras coisas que não atrapalham minha experiência. Agora falando sobre ToF a minha experiência com o jogo não foi nada boa,a começar com a ambientação de ToF que mais uma vez apela pro futurismo espacial e nada nele nesse sentido é inovador. Na verdade ele se parece exatamente como a centenas de MMORPGs que existem cheios de ambientes genéricos,sem criatividade. Eu senti que a maioria dos cenários do jogo eram exatamente iguais ao Phantasy Star Online que eu joguei no Dreamcast emprestado com um amigo uma vez e isso foi a mais de 20 anos atrás e tudo aqui é familiar,os ambientes desolados,os tipos de inimigos,a jogabilidade. O ToF também não tem nenhum zelo por sua história e como ela quer te contar. Ela simplesmente te joga dentro daquele ambiente sem muitos detalhes e te jogando um monte de termos técnicos de ciência ficção um atrás do outro como se você já conhecesse tudo aquilo. Não existe uma enciclopédia dentro do jogo pra te situar. Você escolhe seu personagem entre homem e mulher e estranhamente escolhendo um o outro é ignorado mesmo ambos aparecendo na cutscene inicial,sinceramente não entendi nada. Você perde a memória e conhece Shirli e sua irmã Zeke no planeta Aesperia e a trama é tão confusa que  a única coisa que deu pra pegar é que um cataclisma ocorreu naquele mundo e uma doença que tornam pessoas em monstros surgiu,e que tem um grupo inimigo que te enfrenta conhecido como Aida e um monte de monstros chamados Abismantes e uma ordem conhecida como Hykros e seus Executores que combatem essas criaturas. Mas na meia hora que você interage com a Shirli ela acaba pegando essa doença,gera até uma cena tensa com ela pedindo pra ser morta pelo irmão e minutos depois ele decide levá-la pra impedir que ela seja morta,você vai até Hykros,descobre que é um dos Executores que ficou sem memória(nem seguraram algum mistério sobre ele),faz um backup que aparentemente durou meio ano,ou algo assim e do nada percebe que a Shirli virou uma andróide que o jogo chama de Nemesis mas não faz diferença pra história porque continua sendo chamada de Shirli,o irmão dela some e em um único diálogo que sugere que ela nãos abe se é a Shirli mesmo ou a androide Nemesis tudo é ignorado pra você seguir em frente porque parece que eles tem pressa pra contar a história do jogo. E a Shirli embora apareça mais séria agora ainda se mostra uma pessoa doce então fica elas por elas. A pressa é tanta que tem uma parte do jogo que ajudamos alguns Executores que são personagens importantes que podemos jogar enfrentando Abismante gigantesco e não temos uma introdução decente daqueles personagens,já entramos na luta que não é nada interessante e rapidamente a líder do grupo chamada Lin(a personagem mais linda do jogo pra mim de longe) conversa com a gente e já despacha os grupos pra poder fazer uma missão. Os personagens não tem uma linha sequer de diálogo e nem se apresentam pro nosso protagonista. Depois vem a pior parte,encontramos algumas dessas personagens e uma delas a Huma mal fala com o protagonista e diz que seus feitos foram grandiosos e que ela quer ser como o protagonista e eu fiquei me perguntando que feito grandioso é esse,sendo que apenas fiz algo que qualquer um deles faria normalmente que foi enfrentar alguns invasores antes da Shirli ser tomada pela doença.Tem personagem importante que aprece como um NPC qualquer no mapa e quando falamos com ela,ela já nos trata como velhas conhecidas sendo que nuca falamos com ela. O pior é que mesmo quando mudamos a parte da história quando conversamos com certos NPCs eles nos falam sempre as mesmas coisas.Inclusive tem um que vai embora numa cutscene e depois aparece junto com outro personagem exatamente quando encontramos antes de iniciar essa cena que termina com ele indo embora e com as mesmas falas. Fora que numa cutscene a gente vê nosso personagem da exploração aparecendo junto da custcene o que mostra falta total de cuidado,e a coisa fica ainda pior quando a Samir, uma personagem do jogo fica bugando toda hora quando encontramos ela,ficando toda deformada como um filme de terror. As missões lendárias são ainda piores.A da Meryl é só uma história curta onde catamos parte de memórias que mostram seu irmão que mal conhecemos sumindo após salvar a irmã numa missão e que ela procura por ele. E é só isso. Já a missão da Samir tem uma trama mais interessante porém ela é totalmente filler porque ela nos introduz a personagem e Huma como se nunca tivesse rolado aquele encontro com elas no deserto e a forma como termina jamais se encaixaria com a trama principal, e isso é mais estranho ainda porque a missão da Meryl é encaixada na trama principal,quando conversamos com ela depois mencionamos esse evento.Esse jogo é confuso. Tem uma parte que é bizarra,você inicia uma custcene dentro de um local,depois o jogo te manda sair do local só pra apertar um botão(sim você saiu do lugar SÓ pra fazer isso) e voltar pra dentro novamente,gerando dois loadings desnecessariamente,é inacreditável.




E falando de qualidade técnica os personagens são bem robóticos,e apesar de termos veículos legais como uma moto, não existe diferença entre estar no veículo ou a pé a não ser a velocidade maior,parece uma caixa deslizando na terra,e toda hora inimigos surgem só pra tu esbarrar e ter que ficar saindo deles pois no veículo não inicia o combate.Se era pra ser assim porque diabos eles simplesmente não cortam os encontros com inimigos quando pilotamos veículos. A exploração desse jogo é chata,e temos um foguete que usamos como impulso e só pra diferenciar do Genshin eles colocam um cooldown gigantesco quando usamos ele ao máximo pra ganhar altura e nesse jogo tem muita montanha alta te impedindo de chegar a certos locais facilmente e ter um cooldown monstro no melhor recurso que temos pra atravessar esses locais é algo chato demais. A gameplay do jogo é meio estranha porque não controlamos um time com personagens,nós quando pegamos armas SR ou SSR podemos assumir o avatar do dono daquela arma assim como sua personalidade embora isso não faça diferença alguma na história,é só como se você estivesse controlando o próprio personagem só que não está, e só podemos escolher um avatar por vez,e realizamos combos com trocas de armas. É um gameplay genérico que é meio similar a Honkai Impact mas sem a mesma qualidade desse jogo,então tudo é genérico nesse jogo,até suas mecânicas. E se não quisermos usar o avatar dos personagens ligado as armas podemos usar o do nosso personagem customizado, e na maioria das vezes eu preferi isso,porque a maioria dos personagens de ToF tem visuais bem genéricos de jogos futuristas sci-fi e suas personalidades não são nada marcantes. Os gráficos não tem nada de especial e a trilha,tirando uma ou duas músicas é simplesmente esquecível. Obviamente ToF tenta compensar sua falta de qualidade te dando inúmeras opções pra obter recursos,são uma quantidade absurda de menus e sub menus com tarefas pra fazer,tarefas nada interessantes e os menus não são anda intuítivos,e na versão console isso ainda é pior porque muitos recursos somos obrigados a apertar quadrado e  triângulo pra aparecer um cursor estilo mouse e clicar neles e é um sofrimento navegar nos menus desse jogo que é claramente feito só pra quem usa PC ou mobile. E como falei acima ToF tem um monte de bugs em coisas básicas,eu realmente não esperava ver um personagem bugar numa cutscene,esse foi o primeiro jogo que joguei na vida onde isso aconteceu.Já foi motivo suficiente pra largar o jogo. E os eventos desse jogo são a coisa mais medonha que vi na vida,tem um jogo de esconde esconde que acho que ninguém descobriu como se joga pois eu e vários jogadores ficamos parados ali até o tempo acabar e receber as recompensas. Não existe nenhuma história no atual evento de aniversário do jogo também o que é bem decepcionante. Muitas coisa no jogo são iguais do Genshin como inimigos estilo Helichurls,e que ficam bloqueando baús até você os derrotar,embora ele tenha muitas coisas próprias dele,como o foco muito maior no cooperativo online com raids,missões conjuntas e até PVP. Mas não acreditem quando fãs desse jogo o chamem de MMO.nem a empresa o trata como tal. MMO é Massive Multiplayer Online,é um mundo que abriga um gigantesco número de jogadores todos interagindo desde já. Aqui vemos jogadores  conectados ao mesmo servidor que a gente,temos chat,e até guildas(chamadas de Bando)no mapa como se fossem "fantasmas" e o fator massivo apenas coloca ToF como um RPG Online com foco em multiplayer.




Eu poderia me aprofundar mais e falar mais sobre como os sistemas do jogo funcionam como o gacha que é diferente mas não é tão interessante,em como o jogo apesar de te dar muito recurso tem o triplo de customização que outros jogos do gênero tem mas sinceramente Tower of Fantasy é uma experiência que quero esquecer e nada dele realmente faz o jogo parecer no mínimo aceitável. No PS4 ele é quase injogável,ele fica travando a todo momento,com loadings imensos quando teleportamos pra lugares até próximos,a 30 FPS obviamente,com quedas constantes com muitas coisas em tela,deixando tudo ainda pior que ele já é. No PS5 ele é mais fluido,sem travadas,com loadings mais rápidos(embora ainda demorem mais que o normal) rodando a 60 FPS mas não espere também algo que vai melhorar muito o jogo. A forma como ele foi feito faz você pensar que ele foi feito unicamente pra ser um joguinho de farm pra fica fortinho ainda mais com coisas de bastidores que descobri. Esse jogo nasceu sem dúvida do desejo de surfar na onda do Genshin Impact que foi um fenômeno. e ainda é só querendo lucrar muito fazendo pouco. A empresa Perfect World e a Hotta não tinham experiência alguma com jogos desse estilo e deram um tratamento de Tier B pra esse jogo com um time pequeno de desenvolvimento e baixo investimento. E se você acha que a Hoyoverse é uma empresa gananciosa nem se fala da Hotta porque ela quis ganhar muito dinheiro sem investir na qualidade diferente da empresa do Genshin,não é mesmo?Mas como disse,não basta ter apenas vontade de querer fazer um jogo nesse estilo é preciso ter grana e experiência e tratar o produto como algo especial.como eles viram que fez um certo sucesso passaram a dar Rank S de prioridade arrumando um time maior que tentam desfazer as mancadas que a equipe fez como se fosse um beta test pra games futuros. Quando descobri isso simplesmente não sinto vontade nenhuma de querer jogar isso aqui novamente. E não recomendo ninguém tentar.Tendo um concorrente de peso que aprece fazer aquilo que ToF tentou mas com mais qualidade como o vindouro Blue Protocol da Bandai Namco,eu sinto que lançar pros consoles só vai fazer esse jogo continuar no nicho. Eles tiveram a cara de pau de fazer uma pré-order conrando caro pra você ter apenas alguns ítens quando o jogo sair e isso é lamentável.então ToF é um jogo esquecível.


Comentários

Postagens mais visitadas